O melhor do mundo



Conversei com jornalistas alemães com quem mantive contato durante a Copa e muitos acham que o goleiro Neuer, do Bayern de Munique, tem grandes chances de ganhar a Bola de Ouro. Concordam com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, de que merece o prêmio.

Cá entre nós, penso do mesmo jeito. Quando vejo muitos apostando em Cristiano Ronaldo, que quer manter a coroa, e Messi, escolhido o melhor da última Copa por razões que não consigo entender, apenas imaginar e que já ganhou a premiação em quatro oportunidades, prefiro ir contra a maré.

Neuer fez uma Copa fantástica, assim como todo o time alemão, e mostrou uma nova forma de um grande goleiro jogar. Também com os pés. Como líbero. Comandando de fato o sistema defensivo e até o meio-campo de sua equipe. Além de ter feito na temporada, claro, excelentes defesas.

Messi e Cristiano Ronaldo, que sumiu no Mundial, não merecem vencer.

Mas a decisão não é minha. Acho, inclusive, que Neymar, novamente na lista, foi melhor que os dois. E, pelo que vem apresentando no Barcelona e na própria Seleção, ganhando cada vez mais personalidade, deveria ter mais chances do que a dupla. Só que se tem ou não é outra história.

Seja como for, o fato de seis alemães estarem na lista de 23 indicados pelo Comitê de Futebol da Fifa e um grupo de jornalistas da revista “France Football”, diz muita coisa. Assim como o fato de o Brasil ter tido apenas um atleta lembrado.

Da defesa não poderíamos ter ninguém. Se chamassem David Luiz, depois dos 7 a 1, ou Thiago Silva, após tudo o que não apresentou na Copa, seria um assombro.

Como foi um assombro o uruguaio Suárez ter sido deixado de lado depois de tudo o que jogou pelo Liverpool e também na Copa. Até morder Chiellini da Itália…

Tudo bem, entendo que a mordida e a suspensão posterior pesaram muito. Mas que ele foi melhor que alguns dos que estão na lista não tenho dúvidas. Caso de Mascherano, para ficar em um exemplo só.

Enfim, a escolha é subjetiva. Ou muitas vezes, pelo menos. Mas meu voto seria de Neuer. O de vocês, não sei.



  • Mario

    Discordo completamente sobre Neuer , se ele foi o melhor da copa deveria ter ganho o premio de melhor jogador dela e não do mundo , o premio de melhor do mundo(bola de ouro) tem q ser pela temporada toda e a do Neuer ficou abaixo do Cristiano Ronaldo na temporada e do Robben q fez uma tremenda copa.

    agora sobre o premio ,a verdade é q as mudanças de votação foram ruins(antigamente quem votava não podia votar em um companheiro de time ou da mesma nacionalidade,agora pode) e escolha de deixar Suares de fora dos candidatos ao premio é mais uma amostra de como a politica acaba com o esporte pois Suares merecia estar na disputa do premio.

    só termos um brasileiro na disputa da bola de ouro e vc sitar 2 defensores q poderiam estar na lista só mostra como o nivel tecnico dos nossos novos jogadores é baixo e voltado só para defensores acabando com os meias e atacantes sendo q se não mudarmos toda a base do futebol no brasil vamos ter muitos problemas no futuro.

    Janca abrçs e bom FDS

    • janca

      Pra você também, Mario. Grande abraço

    • janca

      Ah! Só uma observação pra defender meu ponto de vista, observação que pode ser contestada, claro, assim como meu ponto de vista também pode. Cristiano Ronaldo fez ótimos jogos no Real e foi o grande responsável por Portugal conseguir sua vaga na Copa, no último jogo brilhou como poucos, mas vi atuações fracas do atacante tanto na Espanha quanto pela seleção de seu país. E acho que Copa tem um peso muito grande. Na Copa Messi foi bem, mas houve jogadores melhores, a meu ver. Acho que no todo Neymar teve, até aqui, uma temporada melhor do que os dois. Lembrando que no Mundial não participou dos dois grandes fiascos do Brasil, contra Alemanha e em seguida Holanda.

      • Mario

        mas cade o Neuer na defesa do seu ponto de vista?

        a questão não é Messi versus CR7 versus Neymar e sim Neuer ser escolhido o melhor do mundo , eu falei do CR7 no meu comentario , mas podia ter apontado o Di Maria q fez um temporada acima da media no Real ,Schweinsteiger, Robben e Ribery no Bayern melhores q Neuer na temporada , esse caso me lembra muito a eleição do Cannavaro como melhor do mundo em 2006 por q muitos acharam uma injustiça terem escolhido Zidane como melhor jogador da copa e não um jogador q tinha ganhado a copa.

        falando em campeonato espanhol , vc lembra da vitoria do Granada sobre o Barça na ultima temporada em q Messi e Neymar foram pífios ? todos tem seus altos e baixos

        • janca

          O Neuer fez uma excelente temporada tanto pelo Bayern quanto pela Seleção alemã. Foi um tremendo jogador. Não marca gols, mas joga com as mãos, com os pés, com a cabeça e com as palavras como pouco. E para mim poderia perfeitamente ter sido eleito o melhor jogador da Copa, em que teve papel vital. Inclusive ao liderar os companheiros, especialmente do meio-campo e defesa. Para mim teve menos altos e baixos do que Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, por exemplo. Nessa estou com o Blatter. Gostaria que ele ganhasse. Mas não estou com os jornalistas alemães com os quais conversei e que acham que ele tem grandes chances de conquistar o prêmio. Acho que não. Inclusive pela posição. E como é difícil comparar quem joga no gol a quem joga no ataque… São funções tão diferentes. Até por isso a premiação é complicada e subjetiva pacas. lembra o goleiro alemão que ganhou como melhor do mundo em 2002? Foi injusto ele ganhar o prêmio. Mas a votação foi feita antes da final contra o Brasil.

          • Mario

            mas tambem temos q lembrar q o Bayern teve uma queda monstro de qualidade apos conquistar o titulo da bundisliga por antecipação q levou o time a ser eliminado pelo Real na liga dos campeões com um placar agregado de 5 x 0 aonde Neuer não conseguiu salvar o time.

            concordo q a eleição é muito complicada e subjetiva , ainda mais na mão da FIFA q vai usar para fazer politica e acho q nos proximos anos vai piorar inves de melhor , para mim deveria ser eleito melhor time do mundo , do goleiro ate o centro-avante para ter justiça e não só 3 melhores independente da posição.

  • Raphael

    Não acho que Messi sumiu no mundial, ele decidiu muitos jogos. Quanto a melhor do mundo não sei dizer, não acompanho futebol europeu, é chato e previsível.

    • janca

      Claro que o Messi não sumiu no Mundial, não escrevi isso, Raphael, escrevi? Quem sumiu foi o Cristiano Ronaldo… Abs.

      • Raphael

        Desculpe, mas foi o que eu entendi, abraços.

        • janca

          Sem problemas. Mas eu me referia mesmo ao Cristiano Ronaldo, não ao Messi. Abs.

      • Robson Pacheco

        O “coitado” do Cristiano Ronaldo é uma ilha na seleção de Portugal, não tem com quem tabelar, toca a bola e recebe de volta um pedido de desculpas.

  • Zico

    Caro Janca , gostaria somente que explicasse o porquê de na sua opinião Neymar foi melhor que Messi e CR7 na temporada . Sinceramente opinião é de cada , mas igualar Neymar e CR7 é absurdo . As razões de CR7 você mesmo já deu . Classificação de Portugal , artilharia da champions , e hoje com 8 jogos se não me engano com 17 , 18 gols.
    Melhor do mundo em toda temporada , 1 semestre e segundo semestre . Neymar no 1 semestre fez o quê?? Até pelo fato de não ter disputado eliminatórias(pesa contra) não fez nada de excepcional ou bom no 1 semestre . E na copa, Messi foi melhor que ele , decidindo jogos inclusive , coisa que Neymar não decidiu.
    Tem vários jogadores que mereciam antes dele esse ano , por exemplo Robben e Kroos .
    Na minha modesta opinião , daria ao CR7 seguido por Kroos e Robben . E prêmio Púskas pro Ibrah aquele gol de bicicleta de fora da área.

    • janca

      Claro que há jogadores que mereciam e merecem mais do que Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar. O Robben, por exemplo. Talvez o Kroos. E o Neuer também incluo na lista, daria o prêmio pra ele. Contra o Cristiano Ronaldo pesa e forte o fiasco na Copa do Mundo. E um Mundial é para gigantes. Ele e os portugueses se apequenaram. Na Copa Messi foi melhor do que Neymar, concordo, mas na temporada como um todo não vejo assim. Neymar chegou de fininho e foi conquistando seu espaço no Barça. E lembrando que o Cristiano Ronaldo, ok, colocou Portugal na Copa no último jogo, mas nas eliminatórias como um todo não foi bem. Como não foi a seleção portuguesa. Tanto que se classificou no sufoco. Ah! E aquele gol do Ibrahimovic de fora da área, aí concordamos, foi coisa de outro mundo. Fez falta no Mundial o sueco…

      • Robson Pacheco

        Tá, o Robben jogou muito na Copa, mais que o Messi, por exemplo, mas na temporada toda, a não ser que destrua na Champions, coisa que o Cristiano e Messi vêm fazendo, seja decisivo e campeão, no meu entender, não está no mesmo patamar dos dois.
        Não concordo que a Copa seja um tão preponderante assim na decisão, afinal de contas, é um torneio de um mês, em que de repente,um cara genial não esteja bem e um meia boca tenha um lampejo de genialidade. A própria Alemanha, na minha opinião, fora o Neuer, não tem nenhum jogador do mesmo nível deles, mas tem um conjunto muito mais eficiente que Argentina e Portugal.
        Quanto ao Ibra, faria exatamente o mesmo papel do CR7, o de estrela sem coadjuvantes, estaria sozinho na Copa.

MaisRecentes

Goleiro são-paulino



Continue Lendo

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo