O melhor do mundo



Conversei com jornalistas alemães com quem mantive contato durante a Copa e muitos acham que o goleiro Neuer, do Bayern de Munique, tem grandes chances de ganhar a Bola de Ouro. Concordam com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, de que merece o prêmio.

Cá entre nós, penso do mesmo jeito. Quando vejo muitos apostando em Cristiano Ronaldo, que quer manter a coroa, e Messi, escolhido o melhor da última Copa por razões que não consigo entender, apenas imaginar e que já ganhou a premiação em quatro oportunidades, prefiro ir contra a maré.

Neuer fez uma Copa fantástica, assim como todo o time alemão, e mostrou uma nova forma de um grande goleiro jogar. Também com os pés. Como líbero. Comandando de fato o sistema defensivo e até o meio-campo de sua equipe. Além de ter feito na temporada, claro, excelentes defesas.

Messi e Cristiano Ronaldo, que sumiu no Mundial, não merecem vencer.

Mas a decisão não é minha. Acho, inclusive, que Neymar, novamente na lista, foi melhor que os dois. E, pelo que vem apresentando no Barcelona e na própria Seleção, ganhando cada vez mais personalidade, deveria ter mais chances do que a dupla. Só que se tem ou não é outra história.

Seja como for, o fato de seis alemães estarem na lista de 23 indicados pelo Comitê de Futebol da Fifa e um grupo de jornalistas da revista “France Football”, diz muita coisa. Assim como o fato de o Brasil ter tido apenas um atleta lembrado.

Da defesa não poderíamos ter ninguém. Se chamassem David Luiz, depois dos 7 a 1, ou Thiago Silva, após tudo o que não apresentou na Copa, seria um assombro.

Como foi um assombro o uruguaio Suárez ter sido deixado de lado depois de tudo o que jogou pelo Liverpool e também na Copa. Até morder Chiellini da Itália…

Tudo bem, entendo que a mordida e a suspensão posterior pesaram muito. Mas que ele foi melhor que alguns dos que estão na lista não tenho dúvidas. Caso de Mascherano, para ficar em um exemplo só.

Enfim, a escolha é subjetiva. Ou muitas vezes, pelo menos. Mas meu voto seria de Neuer. O de vocês, não sei.



MaisRecentes

A matemática do futebol



Continue Lendo

A melhor do mundo



Continue Lendo

Aprender a perder



Continue Lendo