Palmeiras e Caixa



Uma parte do conselho do Palmeiras quer que a diretoria insista com a Caixa Econômica Federal para patrocinar o clube a partir de 2015.

Um dos argumentos é que ela já “banca” o Corinthians e então, pelo menos segundo o conselho, seria justo levar sua marca ao principal rival do Timão também, algo que costuma fazer em outras cidades e estados, aliás.

O Verdão está sem patrocínio máster desde o ano passado e até agora não conseguiu um novo, tendo focado na iniciativa privada.

Com a Certidão Negativa de Débitos que conseguiu junto à Receita Federal a ideia é que busque um parceiro no setor público e nada melhor do que a Caixa, que patrocina seu maior rival.

Há dois problemas, no entanto. O primeiro é que uma decisão por parte do banco não deve ser tomada antes das eleições. O segundo é o risco de o Palmeiras, que vive flertando com o rebaixamento, cair para a Série B, o que desvalorizaria mais um pouco a camisa do clube.

O ministro Aldo Rebelo, do Esporte, não irá se misturar nas negociações.

O departamento de marketing palmeirense, assim como o do futebol, tem sido alvo de severas críticas pelo fracasso em conseguir um parceiro que estampe sua marca na camisa do time. Tanto que a cúpula que o dirigia, recentemente, foi afastada de suas atribuições. Vamos ver se agora a coisa melhora…



  • Cleibsom Carlos

    Janca, é legal uma empresa pública patrocionar algum time? Para isso não seria necessária uma licitação? Seja o futebol com a CAIXA ou o volei com o BANCO DO BRASIL sempre achei esses patrocínios suspeitos…Caso sejam de fato ilegais todos esses patrocínios devem ser cortados e os clubes que se virem, independente de quais sejam!!

    • Luiz

      Cleibsom, não é ilegal desde que o valor esteja no planejamento destinado a marketing, e não haveria a necessidade de licitação pois os clubes não estão prestando serviços para a empresa no caso CAIXA OU BB, porem não é moral pois esse planejamento orçamentário são mudados constantemente para atender interesses políticos

      • Luiz

        prejudicando assim todo o controle financeiro que o banco deve ter

        • vaz

          Luiz, o que controle bancário fica prejudicado com ações de marketing? O Banco é fiscalizado pelo BC assim como qualquer banco, agora o que acho muito mais preocupante é a Caixa servir para financiar empresas enroladas (leia-se construtoras entre outras) em obras que nunca terminam, escândalos e suspeitas em operações alavancadas com juros subsidiados pelo governo federal e que não se sabe como serão pagas. Temos aí sim uma espécie de “sub prime” Tupiniquim. Isso preocupa o resto é cortina de fumaça.

    • Walter

      É totalmente legal, desde que a verba do patrocínio seja a verba do marketing da empresa.

      O que não é legal é ter lobby de ex presidente para fazer o patrocínio, entende?

    • Seu comentário, em partes está correto. A CAIXA é EXCLUSIVAMENTE PÚBLICA, portanto ela deveria fazer uma licitação, na modalidade CONCURSO, para contratar o melhor projeto de marketing, ou os melhores, no caso de patrocinar/apoiar mais de um.. Isso já foi apontado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), mas a CAIXA despista e continua DISPENSANDO LICITAÇÃO por INEXIGIBILIDADE (quando não há concorrência)… Quanto a Banco do Brasil e Petrobras, as duas são de Economia Mista, ou seja parte pública e parte privada, e os patrocínios saem da parte privada, já que nas aprovações de contas, que os acionistas não vão, é aprovado sempre uma verba para apoios e patrocínios, e é daí que sai o R$ para “apoio” aos esportes… é um resumo mas dá prá esclarecer um pouco…

      • vaz

        Você está confundindo contratos externos para marketing (mídia) que devem ser feitos com concorrência entre agências de propaganda e não onde a verba vai ser alocada. Toda concorrência implica em ótimos serviços com preços mais baixos. Seria curioso vermos clubes oferecendo preços baixos em suas camisas para conquistar patrocínios. Inversão total da lógica da valorização da marca e do meio.
        Como seria esta concorrência? Vamos imaginar o Palmeiras oferecendo a camisa por R$ 20 milhões enquanto o Corinthians oferece por 15, Flamengo por 10, São Paulo por 5 e o Vasco leva por 1?

      • tata

        e como vc poderia aumentar a carteira de clientes do banco?

        os bancos usam-se de artificios ou mkt para atrair investidores, correntistas, etc, a caixa economica deve tb usar esses artificios para aumentar sua participação no mercado, e não ficar quieta atras das instituições privadas, porque não pode “fazer nenhuma campanha”, tem que fazer licitação

    • janca

      Não é ilegal, não. Cada banco, inclusive os estatais, tem suas ações de marketing e os patrocínios são legítimos. Uma ferramenta de marketing para concorrer com os outros bancos, incluindo os privados.

  • Cleibsom Carlos

    Esqueci de citar no comentário anterior, mas é ridículo equipararem o Corinthians com o Palmeiras mercadologicamente. No mercado publicitário o Corinthians vale, no mínimo o dobro, e o Palmeiras tem de se conformar com o seu tamanho atual, tamanho este que, aliás, não pára de diminuir…Falo isso com amargura porque sou palmeirense, mas essa é a triste verdade, pelo menos para os torcedores do alvi-verde do pq Antártica.

    • Alisson

      Caro Cleibsom, Sou Palmeirense e tenho que concordar com você nessa, o Palmeiras se tivesse dirigentes corretos e competentes, seria a maior potencia do Futebol Sul-americano, se tivesse dado continuidade após saída da Parmalat , e cada ano que passa o Palmeiras se apequena mais, cada presidente pior que o outro. é lamentável.

      • José Neto

        Como assim. O Corinthians sonegou impostos desde 2008 e sua dívida coma a construção do estádio passa dos 500 milhões. Já o Palmeiras está com as finanças em dia e tem um estádio que vale muito mais que o corintiano.
        Como um time cheio de dívidas e que sonega impostos para pagar jogador pode valer mais que o outro com as finanças em dia? Se você fosse um empresário e fosse adquirir um time qual deles você escolheria?

    • janca

      Claro que o Corinthians vale mais, seja pela quantidade de torcedores que tem, seja pelo poder de consumo dos mesmos. Mas isso não invalida possível patrocínio ao Palmeiras. A quantia paga para os dois times não tem, necessariamente, que ser a mesma.

      • Cleibsom Carlos

        Você acha que os diretores xiitas do Palmeiras vêem as coisas racionalmente, Janca? Na opinião deles se o Corinthians ganha tanto o verdão também deve ganhar o mesmo pois é tão grande quanto! O Palmeiras tem de se colocar no seu devido lugar…Hoje o meu verdão é a 3ª força econômica do estado de S.Paulo no futebol e, caso não trabalhe melhor, se tornará a 4ª pois será ultrapassado pelo Santos. O orgulho de nós, palmeirenses, está ferido e meu verdão está à caminho de se tornar uma Portuguesa da vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        • tata

          infelizmente temos que concordar com o cleibson, a maioria dos dirigentes (pn, brunoro, omar e uns 100 conselheiros) totalmente fora de sintonia com uma administração moderna, acham que tem que ganhar a mesma quantia de clubes que estão em “evidência”, e geralmente acham que devem pelo menos chegar a uma oferta proxima da do rival, aparentemente parece que eles não tem recursos (ideias/criatividade) para fazer algo diferente como acordos pontuais
          tb o momento para fazer isso era nas finais do paulista, no momento ninguém patrocinaria um time beirando o rebaixamento

        • Fabiana

          Sinto muito, mas por mais sóbrio que um Palmeirense pode ser ele não fica espezinhando, diminuindo o clube publicamente. Vai enganar outro. E ainda tem gente que assunto pra esse cara.

    • o curintia ta maior q o Palmeiras so c for em robalheira so um cego e analfabeto nao v isso ex ladrao e atual ladrao da republica fazendo estadio com dinheiro do povo e sem contar esse mafioso e ladrao andre sanchi pilantra

  • jonis

    Diz as leis que que qqer órgão publico deve fazer licitações antes de adquirir qqe produto.Mas

    depois do episódio itaqueráo vc acha q alguém ta ligando pra isso ainda?

    A dilma deve perder a eleição so por causa disso.

    • Luiz

      ela esta patrocinando e não adquirindo um serviço ou produto

      A lei no caso regulamenta apenas que uma instituição governamental não pode patrocinar nenhuma instituição com dividas publicas seja elas de cunho municipal estadual e principalmente federal, e tenho que ser transparente na questão de valores pagamento (ela tem que publicar isso), o problema é o que os clubes fazem para obter a CND que normalmente é positiva com efeito negativo.

  • CU RINTI ÂNUS GAYVOTA

    A dilma deve perder não, ela já perdeu, e, por consequência da ajuda que o lula nos tem dado. O que será de nós sem o pt no poder?

  • Zico

    Não concordo em empresas públicas patrocinarem o futebol e outros esportes como vôlei , que existem várias dúvidas em relação aos dirigentes.
    Algum incentivo a esportes olímpicos que possivelmente dão retorno , talvez seja viável , fora isso ..os clubes que se virem com seus dep.marketing !!
    Em relação a patrocínio máster , um absurdo clubes grandes não terem !! Como diz minha vo , é melhor pingar que secar!!!

  • NOVA PATROCINADORA é incompetencia pura desses dirigentes burros que vão encerrar com palestra, reclamam da torcida, mas se cair novamente a torcida tem que ter vergonha na cara e não assistir nenhum jogo em 2015. para ver se eles aprendem a respeitar o time e a torcida.
    Vergonha já iniciamos a campanha vergonha de setembro, outubro, novembro e dezembro.

  • NOVA PATROCINADORA é incompetencia pura desses dirigentes burros que vão encerrar com palestra, reclamam da torcida, mas se cair novamente a torcida tem que ter vergonha na cara e não assistir nenhum jogo em 2015. para ver se eles aprendem a respeitar o time e a torcida.
    Vergonha já iniciamos a campanha vergonha de setembro, outubro, novembro e dezembro.

  • Marcelo – Araraquara

    Essa é a diferença do Palmeiras x Curintia…Nós temos Aldo Rebelo que não irá se misturar as negociações com a CAIXA, José Serra que nunca ajudou em nada, alias até atrapalha o Palmeiras e o Marco Polo Del Nero(futuro presidente da CBF) que não move uma palha para ajudar o Palmeiras a não ser roubado dentro de campo. Tamu ferrado com esses torcedores. Enquantoos influentes que torcem para nosso rival, não cansam de ajudar o curintia.

  • JOAO

    Os bancos públicos deveriam sim patrocinar escolas públicas que estão caindo aos pedaços. Deixar o futebol para trás afinal patrocinar esse mercenários, que só querem ganhar dinheiro e nada mais, tendo boas escolas e boas estruturas esse caos que encontra-se nossa Educação seria mudado para melhor com toda certeza teriamos menos garotos desocupados.

    • tata

      pra quê contruir escolas? do jeito que tá para o povo é melhor contruir um baile funk para crianças

      agora o banco tem que pensar como empresa, e trabalhar o mkt sim, pois com retorno (aumento da carteira de clientes), pode-se investir mais, e possibilitar melhorias

      agora, questão de roubo, mau uso do dinheiro é questão da policia

      atualmente no brasil escolas não adianta mais nada, enquanto não mudar o pensamento ridiculo do povo brasileiro, tem criança que xinga o professor e o pai protege..

    • Robson Pacheco

      João, quem tem que construir escolas, hospitais, creches é o governo, não os bancos.

  • SOU TOTALMENTE CONTRARIO A CAIXA COMO PATROCINADORA DO PALMEIRAS,ESSA DIRETORIA INCOMPETENTE DEVERIA IR ATRAZ DE OUTRAS EMPRESAS PARA ESTAMPAR NA SUA CAMISA.

  • Roberto Felicio Bini

    TUDO BALELA. UM MONTE DE ASNEIRAS. SE REALMENTE SÃO PALMEIRENSES, SE TORNEM SÓCIOS TORCEDORES E CONTRIBUAM PARA A GRANDEZA DE NOSSO PALMEIRAS. NÃO VENHAM AQUI FAZER COMENTÁRIOS TORPES QUE NÃO LEVAM A NADA. A ÚNICA COISA QUE RESOLVE DE FATO, É GRANA E PELO JEITO, ESTA CURTA PELOS LADOS DO PARQUE ANTARTICA. PENSEM NISSO. SOMOS 20.000.000 DE TORCEDORES E SE CADA UM CONTRIB UISSE COM R$ 1,00 MES, NO FIN AL DELE TERÍAMOS R$ 20.000.000,00 NO CAIXA E NO FIN AL DO ANO, R$ 240.000.000,00. O QUE ACHAM?

    • marcelo pires

      Esta corretissimo, eu como Palmerense quase sempre vou aos jogos e tenho várias camisas do cluber todas elas oficiais, isto sim é participar, ajudar o seu clube. So para lembrar somos a 5ª camisa da ADIDAS mais vendiida do MUNDO, atras sómente de clubes como REAL MADRID, BAYEN DE MUNIQUE,CHELSEA E MILAN , o resto, FLAMENGO, FLUMINENSE E OUTROS EUROPEUS estão na fila atras de nós.

    • Cauê SEP

      Para de defecar pela boca cara!
      Você falou de comentários torpes, mas de todos o seu é o pior!
      Quanta asneira!
      Para começar, só é realmente palmeirense quem é sócio torcedor?
      Somos 20 milhões de torcedores? Não viu o último Censo?
      Desses 20 milhões que você diz que tem, subtraia do montante aqueles que se dizem torcedores simplesmente para dizer que torcem por algum time, mas que na realidade não estão nem aí… tire da conta também as crianças que não tem como contribuir… as pessoas que tem o orçamento apertado e também não podem se associar… etc… etc.. etc…
      Tire tudo isso e agora some a roubalheira e a falta de inteligência dos dirigentes em investir corretamente… acha mesmo que esses fatores encorajam os torcedores a investir no time?
      O Palmeiras, hoje, tem sorte de ter a quantidade de sócios torcedores que tem!
      Você Roberto, por exemplo, investiria na política por conta própria sabendo que os recursos só estão enriquecendo os políticos e sendo mal investidos?

  • marcelo pires

    Qual a vantagem que a Caixa, Petrobras, Banco do Brasil, Correios, Formula 1 (EQUIPE WILLYANS) etc tedm em patrocinar clubes, seleções, etc, acho que não é por causa disto que vou abrir uma c/c nestes bancos, vou sim pelo seu atendimento, taxas, etc, acho mais oportuno pegar todo este dinheiro e investir em esportes da base, como construção de ginasios, quadras, etc tipo Granja Comary só que para os esportes olimpicos onde nossos atletas treinam e sobrevivem com verdadeiras misérias em comparação aos esportes de elite

    • Oswaldo

      A vantagem é a exposição da marca. Pelo seu raciocínio qualquer ação de marketing de qualquer empresa seria nula.
      Você acha que a VW vende um Gol a mais por conta da propaganda com o Neymar? Diretamente não. Mas toda vez que você ver o Neymar em campo o seu inconsciente fará uma ligação entre ele e a VW e você lembrará da marca. É isso que a marca deseja.

  • tenho cc na cef….

  • Evandro

    Sabemos que o Palmeiras não vai bem nas competições que jogou, porém, não vejo o porque de terem colocado no texto dessa matéria – “o que desvalorizaria mais um pouco a camisa do clube.”-, pois do jeito como foi inserida essa frase, supostamente demonstra que a camisa do clube já está desvalorizada!!!! Creio que não, meus caros!!!! Um pouco mais de tato dos que redigem as matérias e principalmente de correções por parte de quem assim deve fazer com relação aos textos, seria ótimo, não só para os times mencionados e suas torcidas, como para o bem do futebol, que convenhamos, deixou de ser o espetáculo que se via em outros tempos!!!!

    • tata

      não defendendo, mas o que está relatado nesta reportagem, é o que todo mundo já sabe

      o pior cego é o que não quer ver….pense em vc como um empresário, vc iria investir 30 milhões anuais em uma camisa ou time (atualidade não história) que fica a anos beirando o rebaixamento, time sem craques…..vc iria queimar sua marca, então infelizmente tem que se aceitar um patrocinio mais baixo (diminua o tempo de contrato, e inclua clausulas que vc pode desfazer se surgir proposta superior)

      agora vc querer receber o mesmo que times que estão em evidência é muito dificil com a atual situação, agora por exemplo se fosse o time de 93/94 poderiam estar garimpando a maior receita de patrocinio do brasil (pois daria retorno em midia)

      então essa reportagem não é nem para vc nem para mim, é para os burros que dirigem (e muito mau) o clube

  • AcaccioSEP

    Eu não compro na moral msm, esse ano eu comprei o agasalho a camiseta do centenário, comprei o livro do marcos, comprei uns itens na loja nova na mooca, mas comprar um item com CAIXA escrito nem pra ajudar o verdão. NEM FODENDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Dan

    Paulo Nobre teria confessado que o motivo de seus esforços com a restruturação da dívida perante o Governo era buscar incentivo para as categorias de base. Não iria se esforçar por um patrocínio com a Caixa.

  • tata

    EL MAGO DO ESPIRITO DE GAMBÁ DO CARALHO!!!!

    TÁ SÓ ENROLANDO, E ESCAPANDO DAS PARTIDAS, TÁ DOIDINHO PARA VOLTAR PARA DISNEY, E LEVA O WESLEY, QUE TÁ DOIDO PRA IR PROS BAMBIS, FICA DISFARÇANDO, ISSO VAI ATÉ DEZEMBRO QUENDO ESSA BESTA VAI ANUNCIAR, SE FOR SAIR SEJA HOMEM E CAI FORA, VAI FICAR FAZENDO BIRA CRIANÇA, PARECE O VALPILANTRA

MaisRecentes

Oposição santista



Continue Lendo

Santos em SP



Continue Lendo

Fuga de patrocínio



Continue Lendo