A exclusão do Grêmio



Para inglês ver a exclusão do Grêmio da Copa do Brasil, até porque, tendo perdido por 2 a 0 em casa, já estava praticamente fora do torneio.

Queria ver se fosse no Brasileirão… Duvido que o STJD expulsasse a equipe gaúcha da competição.

Aproveitou a Copa do Brasil, que nesse ano mais parece um torneio caça-níquel, para jogar para a mídia. Ah! STJD…



  • Mario

    com ctz , e se o Gremio tivesse ganhado por 5×0 do Santos a decisão seria outra.

    Mas não acho q a Copa do Brasil seja um torneio caça-niquel , é um torneio bem legal e emocionante com o Mata-mata , ele e o Brasileirão se completam ,apesar q hj a noite vou sofrer com Timão ….

    • janca

      Muito time grande desprezou a competição, que pelo menos esse ano está bem fraquinha.

      • Mario

        o unico q desprezou com razão foi o Fla que estava lutando desesperadamente para não cair , os outros foram incompetentes em ganhar seus jogos sendo q estão menosprezando a competição só por q perderam .

        pior vão passar o ano sem titulos ou só com os estaduais como conquista.

        • janca

          O Palmeiras também não colocou força máxima contra o Atlético-MG. São Paulo e Fluminense também pouparam titulares na fase anterior e se deram mal. Ah! E outro que poupou o time (contra o Londrina) foi o Santos, que por pouco não foi eliminado pela equipe do Paraná.

          • Mario

            eu me expressei mal ou vc não entendeu o q eu falei , eu disse q o unico q tinha RAZÃO em desprezar a competição era o Flamengo por estar lutando para não cair sendo q os outros não tinham uma boa razão sendo incompetentes e não q era só ele q poupou jogadores.

            tirando o Santos q resolveu no jogo de volta com o time titular , os outros que vc sitou mais o Inter desprezaram vão ganhar q titulo na temporada?

            caça-niquem da Sul-americana q nem vaga direta para grupos da libertadores dá?

          • Ailton

            Caro Janca

            Não considero isso um desprezo.
            O Palmeiras está correndo risco próximo da Zona do rebaixamento. São Paulo, Fluminense e Santos acharam que tinham elencos para vencer times tecnicamente mais fracos.
            Dos 8 classificados só os 2 de Natal, não foram campeão brasileiro, Santos, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Atlético-MG ou Palmeiras, Corinthians. Desculpe-me, concordo com o Mario somente os incompetentes ficaram pelo caminho, basta comparar com os oitos melhores do ano passado: Internacional, Atlético-PR, Grêmio, Corinthians, Goiás, Vasco da Gama, Flamengo, Botafogo.
            Internacional, Goiás, Atletico-PR, Vasco foram incompetentes ficaram e o Gremio foi crucificado.
            Será que o STJD terá peito para eliminar outros Clubes em situações parecidas como as situações abaixo?
            Em 2011, um jogador do Flamengo denunciou que teria sido chamado de ‘macaco’ contra o Santos. O Santos é um clube racista? Mataram um garoto em disparo feito a partir da torcida do Corinthians. O Corinthians é um clube assassino? O mesmo aconteceu com o Palmeiras outro dia. O Palmeiras é um clube assassino?

  • Rodrigo

    Também fiquei com essa impressão. Aproveitaram a oportunidade pra cobrir aquela meleca toda do ano passado, pra parecer que algo mudou sem precisar mudar nada. Punição certa no contexto errado.

    Quanto a atitude de torcidas, se forem mesmo usar isso como paradigma para próximas punições – hahaha – campeonatos pararão por falta de competidores.

  • WAGNER

    O STJD é um circo. Ele monta um picadeiro e quem na verdade faz os julgamentos são os palhaços.

  • Giovanni

    O regulamento diz qe a pena é a perda dos pontos, e se não houver essa possibilidade, a exclusão da competição.
    então se fosse no brasileirão ele perderia os pontos ganhos na partida, mais como na copa do Brasil não tem essa possibilidade, a pena é a exclusão,

    • janca

      Perderia pontos ganhos em qual partida? O Grêmio perdeu o jogo… Se fosse no Brasileirão dariam uma punição branda. Exclusão de um torneio em que o time já estava praticamente eliminado é piada. Fora que quem deve responder por seus atos são os torcedores. O Grêmio colaborou com a investigação e identificação dos responsáveis e mostrou indignação com o acontecido.

      • Robson Pacheco

        Janca, já discutimos algumas vezes sobre questões como racismo e violência nos estádios e tals. Uma vez que o clube colabore com a identificação do real culpado, que foi o caso do Grêmio, não concordo que seja punido.

        Já vimos times sendo obrigados a jogar longe de sua casa pelo ato de meia dúzia de 3 idiotas, mas aí, esses mesmos idiotas acompanham o time pra brigar em outras praças.

        O caso do Capá, o vereador de Francisco Morato, “corintiano” é um exemplo tão emblemático disso. O cara foi identificado brigando em Brasília, depois participou da agressão ao palmeirense que acabou morrendo, mas e aí, o que a punição ao clube adiantou???

        Punir o clube não conscientiza ninguém. Enquanto o indivíduo não for punido, nada vai mudar. Esses caras já tiraram um monte de mando de campo de seus “times do coração” e continua aprontando. Enquanto o cara não for preso, não for impedido de entrar no estádio, NADA vai mudar!!!

        Penso que 1000 não devem pagar por 20, 30 mil não podem pagar por 100. E que se a lei começar a serseguida, punindo aqueles que foram identificados, vai acabar inibindo outros. Se acontecer de novo, pune de novo, uma hora ou os caras param ou vai ter mais torcedor na cadeia que no estádio, o grande problema continua sendo, na minha opinião, a impunidade de quem praticou o ato.

        • janca

          Concordo que a punição ao Grêmio foi indevida. Um clube não pode controlar mais de 30 mil torcedores no estádio e os gritos de uma dúzia não podem prejudicar toda uma coletividade. Fora que uns torcedores adversários infiltrados podem causar a penalização a um clube. Foi aberto um precedente perigoso por um tribunal que gosta de manchetes nos jornais. E puniu um time que já estava praticamente eliminado da competição. Uma punição, repito, para inglês ver e que abre perigoso precedente.

      • Ailton

        Caro Janca

        2 X 0 não é jogo ganho. Com todo respeito este sedu argumento é falho, quantas viradas já houve num mesmo jogo em 45 minutos ou até menos com placares até maiores.
        O Flamengo mesmo ontem fez 3 X 0, o Vasco já virou um placar de 3 X 0 em 45 minutos, o Grêmio já perdeu um jogo de ida e volta por 5 X 0 e fez 5 X 1 no seguinte.
        O que o STJD fez foi jogar para torcida, a imprensa esportiva caindo de pau, eles fizeram média. A pergunta é num campeonato de pontos corridos se perdem quantos pontos numa situação dessa?
        Com todos respeito com o que pensam ao contrário, tenho 46 anos, sou negro, nos meus 15 anos este fato seriam apenas uma zoação de adolescente, como várias zoações que havia na minha época, do mesmo jeito que ninguém virava gay, quando era chamado de bicha, ninguém vira macaco quando se é chamado de macaco.
        Acho racismo algum muito maior do que os noticiados no mundo do futebol, acho que muitas pessoas sofrem muito mais com racismo invisível no Brasil, quando uma pessoa negra passa numa porta giratória de um banco por exemplo, quando você nota que um segurança travou pela cor da pele, pois se travado por ter moedas no bolso é estranho, como se ninguém andasse com moedas no bolso e nem por isso as portas se travam frequentemente.

        Abraços

  • Cleibsom Carlos

    Eu não entendo…Reclamam se não há punição! E também reclamam se há punição!!! Esse papo de que o Grêmio já estava eliminado da copa Brasil é apenas futurologia, certamente os gremistas não compartilham desse pensamento, pensavam em reverter o resultado e estão revoltados com a exclusão.Tenho certeza que, caso o Corinthians seja punido no caso “Petros”, terá gente falando em exagero e esquecendo o regulamento e o histórico de punições passadas. Se queremos um STJD sério o time do Pq S.Jorge tem de ser punido como a Portuguesa, o Cricíuma, o Chapecoense, etc, etc, etc, foram…O Corinthians que corra atrás de seus direitos caso pense que tenha sido prejudicado por um erro do Tribunal!!!Ou há um procedimento padrão e são criadas jurisprudências nos julgamentos ou tudo vai continuar sendo julgado de acordo com as circustâncias e com pesos e medidas diferentes dependendo os envolvidos. Decidam o que vocês desejam, por favor!

    • WAGNER

      Discordo Cleibson. estão passando dos limites, pois já não é uma punição. Veja o caso do Renato Cajá que no inicio de 2013 agrediu um arbitro pelo campeonato baiano(https://www.youtube.com/watch?v=177tysu3Z2E). Foi julgado e inocentado!!!??? Não ficou 1 mês suspenso? O caso da Portuguesa é diferente, pois a Lusa praticamente admitiu o erro. E outra, o advogado do Fluminense fez questão de acompanhar o caso. Criciúma e Chapecoense tiveram pena justa. Se ficar provado que o Corinthians não teve culpa no caso, quero ver o STJD punir a CBF e a FPF… Quero ver não, pago para ver!

      • Cleibsom Carlos

        Quando que a Lusa “praticamente admitiu a culpa”? O time se calou porque recebeu um belo “cala a boca”! Tanto o erro do Corinthians quanto o da Portuguesa é o mesmo: escalação de jogador irregular! O que resta saber é o PORQUE dos jogadores terem sido escalados sem condições de jogo, mas o time julgado não pode alegar “desconhecimento”… Se a Portuguesa não podia apresentar este álibi por que o Corinthians pode?

        • WAGNER

          A Portuguesa caça ratos. Se encontrar e provar que não são hamsters, explicará muita coisa.

        • Robson Pacheco

          O Corinthians tinha conhecimento do que foi publicado no BID, de que o jogador estava apto a jogar PONTO

        • Ailton

          Caro Cleibsom

          Não é LEI não vê as coisas dessa forma, quem interpreta as leis os juristas (juízes e advogados) que vêem de outra forma.
          Ex. O bom advogado da torcedora do Grêmio no seu arrazoado explana que a torcedora tem namorado negro, primo negro, sogra negra, filho negro e nenhum momento, com milhares de parentes e amigos negros de testemunhas, teve atitudes raciais, tem até um vídeo dela fazendo respiração boca a boca para salvar um menino de rua negro que tinha se afogado numa enchente no rio Uruguai. O juiz irá julgar e condená-las a visitas numa entidade que cuida de idosos e ela não será presa.
          Já um outro torcedor do Grêmio com um advogado bom ou não, utilizando os mesmos artimanhas ou não, dar o azar de encontrar um juiz que tenha o pensamento de muitos comentaristas esportivos e condenar este torcedor com a pena prevista de injúria racial.

          Acho que a torcedora gremista estará agora correndo um sério risco de vida e aí a pergunta de quem será culpa se ela morrer?

          Sou negro – se me chamam bicha, eu sou homossexual, não, então eu não sou macaco. Aquela garota querendo ou não está pagando para me ver jogar, meu salário provavelmente, é muito maior que o dela, eu não querer ir na casa dela, se ela me de mole eu mostro o tamanho da minha banana para ela e aposto que ela irá se deliciar com a minha banana.
          Acho que a vida tinha que ser mais alegre

    • janca

      Depois de perder por 2 a 0 em casa o Grêmio tinha poucas condições de avançar no torneio. E duvido que punam o Corinthians, como duvido que puniriam com rigor o Grêmio se estivéssemos no Brasileirão. Como foi Copa do Brasil e o time estava praticamente fora, puniram para dar uma satisfação à sociedade. Punição para inglês ver.

      • Cleibsom Carlos

        É esse casuísmo que eu acho perigoso! Muitos são à favor da prisão da torcedora gremista quando isso claramente não cabe NO CASO dela. E o Grêmio quando é punido com base no que está escrito as pessoas acham que é perda de tempo por causa do resultado do 1º jogo. Decidam, pessoas, ou a Lei vale ou não vale!!!

        • janca

          Cabe sim porque injúria racial tem pena de reclusão prevista em lei de um a três anos, embora eu ache que o ideal seria a prestação de serviços comunitários.

          • Cleibsom Carlos

            Janca, existem INJÚRIA e INJÚRIA e nem toda injúria deve ser punida com a prisão. NO CASO DA TORCEDORA, repito, NO CASO DA TORCEDORA, isso não cabe, por mais que alguns sejam da opinião de que a gremista deva ir para a cadeia. A INJÚRIA, como qualquer crime, tem graus de penalidades diferentes…

          • janca

            Injúria racial é pena prevista em lei. Pena de um a três anos de reclusão e multa.

        • Robson Pacheco

          Como assim “não cabe NO CASO dela”??? A lei diz que cabe, aliás, diz que discriminação racial é crime inafiançável, ou não?!
          Eu, ROBSON, não concordo com a punição do Grêmio por entender que o clube fez o que podia para ajudar a identificar os envolvidos, e porque tinham e vão ao estádio muito mais pessoas que as que praticaram as ofensas, pessoas do bem que vão só pra ver seu time do coração.

          • janca

            Injúria racial é crime, Robson.

          • Cleibsom Carlos

            Cara, você está sendo tão raso quanto a maioria dos que opinam. Para você, como para muitos, todas INJÚRIAS são iguais e todas merecem a mesma punição. Felizmente a LEI não vê as coisas dessa forma.

  • Rafael

    Janca, qual sua opinião sobre a seguinte questão: o Grêmio foi excluído de uma competição pelo ato criminoso de um torcedor ou um grupo de torcedores. Um torcedor ou um grupo de torcedores do Corinthians assassinou um torcedor adversário, não deveria receber punição semelhante ou mais severa?

    Abs.

    • janca

      Eram competições diferentes e aí o julgamento não cabia ao STJD. Mas acho que um clube não deve ser responsabilizado por atos de seus torcedores, a não ser que tenha vinculação com eles (exemplo: organizadas subsidiadas, direta ou indiretamente, pelas agremiações). Abs.

  • O Analista

    Meu caros,
    Por favor, não se atrevam a imputar responsabilidade a quem, pela Lei, não a tem.
    Para começo de conversa, não houve crime de racismo praticado pelo Gremio.
    Racismo seria impedir que pessoas entrassem no estadio, utilizassem suas dependencias, assistisse aos jogos, por serem de pele negra.
    O Gremio tem torcedores negros, tem atletas negros, tem funcionários negros, tem conselheiros negros, e mais, de acordo com as pesquisas oficiais, é lider no RS em torcida, ou seja, até a maioria dos negros preferem torcer para o Gremio.
    Então, vão estudar um pouco antes de aferir ao clube a pecha de racista.
    Segundo, o que ocorreu no estádio foi injuria racial, ou seja, um atleta integrante de determinada raça foi xingado por alguns torcedores que estavam no estádio.
    Apenas para que ninguem esqueça, o mesmo valeria se fosse um grupo de negfros na arquibancada ofendendo um atleta branco em campo, chamando-o de “branquelo” por exemplo, ou aí pode ? Claro que não… todos são iguais perante a Lei.
    Juridicamente, temos no máximo um caso de crime de injuria racial praticado por 6 pessoas identificadas. Aliás identificadas inclusive com ajuda do próprio clube e seu sistema interno de TV.
    Um clube ou estadio não tem a mínima condição de impedir que alguem fale ou grite na arquibancada.

    Quem deve responder por seus atos, ir a julgamento e ser condenado é o indivíduo, aquele que cometeu o alegado crime.
    Portanto, o Gremio nem tinha que ser julgado, que dirá condenado.

    Isso é obra do pavão adornado chamado Paulo Schimidt, o famoso procurador que aparece quando lhe convém…

    Ninguem sequer ouvir falar neste senhor quando o FLUMINENSE de forma suspeita se manteve na séria A do campeonato brasileiro depois de ser vergonhosamente rebaixado na bola e no campo em 2013.

    Juridicamente, esse senhor pavúneo do Paulo Schimidt deveria ter a mesma iniciativa, quando as torcidas do Brasil a fora praticarem o crime de homofobia, ao gritarem nas arquibancadas: “fulano, viado, fulano, viado”.

    Ou isso pode, Arnaldo ?

    Abs

    • Robson Pacheco

      Concordo em gênero, número e grau.

MaisRecentes

Itaquera-2018



Continue Lendo

Brigas no Fla



Continue Lendo

Paulistas com medo



Continue Lendo