Bando organizado



Lamentável cena de injúria racial no jogo Grêmio 0 x 2 Santos contra o goleiro Aranha lá no Sul. Lamentável.

E lamentável também a reação da organizada do São Paulo, que resolveu atacar Fred por sua postura contra as uniformizadas. Ou o vandalismo que muitos de seus membros praticam.

A defesa das organizadas não se restringirá às de Fluminense e São Paulo, pois, como ouvi hoje no rádio, temos aí um modelo de negócio muito lucrativo, com a conivência de boa parte das diretorias dos clubes, e duvido que os “torcedores” vão abrir mão dessa mamata.

Os clubes deveriam proibir as organizadas de usarem (de graça) seu logo e faturarem tanto com ele. Fora as regalias que recebem… “Torcer” virou profissão. E tem provocado muitas cenas de violência e criminalidade dentro e fora dos estádios. Em Porto Alegre, Curitiba, Recife, São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Santos…



  • WAGNER

    SÃO OS MESMOS QUE GRITARAM A MORTE DO FERNANDÃO? ACHO QUE SÃO. CADEIA NELES PARA ONTEM A NOITE!

    • janca

      Não sei, mas o comportamento em grupo (ou bando) é complicadíssimo. Tem gente que libera o que há de pior. De pior. Como tem gente que faz isso usando a internet. Não é seu caso, claro. Mas a questão das uniformizadas, com complacência dos clubes, tem que ser repensada. E investigada a ligação com crime organizado. O que já tivemos de morte tendo como pretexto ou pano de fundo o futebol…

      • WAGNER

        A INTERNET TAMBÉM É UM MEIO RACISTA. SEI QUE LÊ AS PAGINAS DOS CLUBES “DOENTES” E MESMO A HOMOFOBIA É UM CASO A SER VISTO. SOU CONTRA QUALQUER CASO DE HOMOFOBIA. DEFENDO PIADAS, MAS HOMOFOBIA, DISTINÇÃO DE CLASSE, DE COR, DE CREDO, SOU TOTALMENTE CONTRA. DIFÍCIL É FAZER ALGUMAS PESSOAS ENTENDEREM SOBRE ISSO. O DIA QUE ISSO TAMBÉM FOR PUNIDO, TODOS PARAM. MAS ENQUANTO ISSO… FALTA MESMO É CUMPRIR AS LEIS. SE ESTAS QUE ESTÃO AÍ FOSSEM CUMPRIDAS…

        • janca

          Homofobia é lamentável.

  • dorivald

    Truman Capote em seu livro (In Cold Blood), A sangue frio, descobriu não sei se por acidente ou intenção a personalidade de grupo que reage muito diferente do que as pessoas são normalmente, para o bem e para o mau. A Readers Digest publicou um artigo a este respeito e afirma que os times que tiveram esta personalidade de grupo são três: Seleção brasileira de 1970, O time do Bulls de Chicago na era Michael Jordam e um time de cricket do Oeste da India.
    Sei que esta informação pode ajudar muito pouco, mas já passou da hora de nossa policia usar a inteligencia nestes casos para desmantelar estes bandos, apenas uma sugestão, não quero e não sou o pai da verdade.
    Abraço.

    • janca

      E Freud já tratava do comportamento de massas há muito e muito tempo. Aliás o nazismo teve muito disso. Quando se é um no meio da multidão… Grande abraço e desde já um bom final de semana pra você.

  • Cleibsom Carlos

    As torcidas organizadas não torcem para os clubes e sim para elas mesmas! Esses bandos servem apenas de massa de manobra nas mãos de dirigentes inescrupulosos!!!!Quanto ao ato racista no sul, o que a torcedora fez é lamentável e a dita cuja merece ser punida, mas o crime que ela cometeu não se caracteriza como RACISMO na LEI e sim como INJÚRIA RACIAL, e isso faz todo a diferença na punição que ela deve sofrer. Jornalistas desinformados pedindo a prisão da infeliz torcedora, como o sr.Juca Kfouri fez, só prestam um desserviço ao estado de Direito e escancaram a ignorância de determinados “formadores de opinião”.

    • Silvio

      Independente do crime acho que deveria ser presa.

      • Cleibsom Carlos

        Uma coisa é você achar, Silvio, outra é o que diz a Lei. A torcedora cometeu um crime e, entre as punições que existem para esse crime na Lei, não existe a prisão. Que a torcedora seja punida conforme a Lei determina! O triste é que nessas horas aparecem demagogos de tudo quanto é lado…

        • Adalberto Flores Franco

          Perai Cleibsom , até onde eu sei racismo é crime inafiançavel , aquela moça flagrada xingado o goleiro do Santos de macaco já deveria ter sido presa na saida do estádio e encaminhada para a delegacia e ficado presa pelo crime de racismo .

          • Cleibsom Carlos

            Cara, é o que eu já escrevi aí em cima…Pela Lei, o crime cometido pela gremista foi INJÚRIA RACIAL e não RACISMO. O que a torcedora fez merece punição, evidentemente, mas daí a falar em PRISÃO é desinformação e oportunismo!

          • janca

            Ou de injúria racial.

    • janca

      Sim, é caso de injúria racial. Gravíssimo, aliás. E que deve ser levado às últimas consequências. Ela tem que ser punida.

      • Cleibsom Carlos

        Tô falando desde o início que ela deve ser punida! O duro é aguentar a desinformação de “formadores de opinião” propondo a PRISÃO da torcedora quando isso claramente não cabe. E depois reclamam da sede vingativa e sanguinolenta da população…Cara, as coisas estão esquisitas no Brasil, de fato eu não sei onde esse país vai parar!!!

        • janca

          Mas quem comete injúria racial ode pegar pena de prisão, sim, embora seja um crime para o qual haja fiança. Não se trata de sede vingativa e sanguinolenta. Quem cometeu o crime tem que responder por ele. Inclusive, que eu saiba, passando um período na cadeia, especialmente se não for réu primário. Mas duvido que isso aconteça no caso.

          • Cleibsom Carlos

            Prometo que esta é a última vez que comento sobre esse caso, Janca, porque sua opinião já está clara: cadeia na gremista e ponto final! Não acredito que uma pessoa que saiba minimamente o que a JUSTIÇA significa pense que a torcedora ignorante mereça a prisão pelo crime que ela cometeu. Quem pensa assim esta apenas satisfazendo sua sede sanguinolenta de vingança, sim, e está no limite do populismo e da demagogia. Apesar desse ser um direito dos que assim pensam, eles com esse pensamento deturpam completamente o que o DIREITO e a JUSTIÇA significam em sua essência.

          • janca

            Lamentável você defender a torcedora dizendo que ela fez aquilo porque é ignorante e por isso deve ser poupada de qualquer punição. É um simplismo barato. O que disse é que, ao contrário do que você afirmou, o crime de injúria racial pode dar cadeia sim. E não se trata de sede sanguinolenta. O que fizeram (porque não foi apenas a tal torcedora, que nem conheço, mas um grupo de gremistas) com o goleiro Aranha não pode ficar impune. É aceitarmos uma aberração. Racismo (ou, no caso, injúria racial) é gravíssimo e deve ser combatido pela raiz. Bom final de semana, João

          • janca

            Lembrando que a pena para o crime de injúria racial é de um a três anos de reclusão, além de multa. Do jeito que você escreve parece que não há pena prevista. De reclusão, digo. E há.

          • Cleibsom Carlos

            Janca, prometi não postar mais nada mas depois da sua resposta não me contive: onde você leu que eu não quero que a torcedora seja punida de forma alguma!?Você leu mesmo o que eu escrevi!? Desde o começo estou dizendo que a torcedora deve ser punida e isso está claro nos meus comentários. Só acho que a punição de prisão não cabe no caso da gremista e tanto não cabe que nenhum juiz será louco de condená-la à cadeia! Agora eu fui mesmo!!!Bom final de semana para você também…

          • janca

            Injúria racial é crime previsto em lei. A pena é de um a três anos de reclusão (embora você ache que não caiba no caso da torcedora) e multa.

  • Silvio

    Eu acho que o arbitro da partida deveria ser denunciado pelo STJD ou pela comissão de arbitragem, uma vez que ele não relata o ocorrido na súmula mesmo sendo avisado do caso isso teria que ocorrer ele é a autoridade da partida e não pode ser omisso. Tudo bem continuar o jogo, mas tem que relatar o caso.

    • janca

      Não entendo como não relatou o caso, que é gravíssimo. Quero ver que providências vão ser tomadas. E sou favorável a interromper partidas em casos assim. Grande abraço.

      • Silvio

        Oi venho corrigir pois o arbitro citou no adendo então retiro o que disse. E eu também sou a fovor de interromper e só continuar o jogo após a prisão dos infratores, mas essa não é a prática no futebol em nehum lugar do mundo. Fazer o que né. Abraços.

        • Mario

          não se corrija ,o Arbitro só fez o adento por q o caso tomou uma grande repercussão , senão ele ia dar uma de mosca morta e fingir q não aconteceu nada, por isso ele tem q ser punido .

        • Adalberto Flores Franco

          Concordo contigo Silvio , deveriam ter parado a partida e prendido aqueles torcedores principalmente aquela moça flagrada xingando o Aranha de macaco , mas como estamos no país da impunidade nada vai acontecer e tudo acabara em pizza como sempre , até acontecer de novo .

  • Thales donizeti

    AS ORGANIZADAS SÃO A ALMA DO CLUBE. SEM ELAS O ESTADIO É VAZIO, ELES VIAJAM PERDEM EMPREGOS POR AMAR O TIME, PASSAM FRIO, FOME, E AINDA SÃO TAXADOS DE VAGABUNDOS, CANTAM 90 MINUTOS E APOIAM O TIME 90 MINUTOS !!!!!!!!! NÃO AO FUTEBOL MODERNO, QUER ASSISTIR JOGO SENTADO FIQUE EM CASA, ESTADIO É PARA APOIAR AS ORGANIZADAS TEM QUE REFLETIR QUE BRIGAS SÓ ESTRAGAM O ESPETÁCULO E JOGO SEM ORGANIZADA NÃO É JOGO !

    • janca

      Perdem empregos? Vivem às custas dos clubes.

  • Sidnei Ordza

    Caro Janca, toda generalização é estúpida. Sou de Torcida Organizada, trabalho desde os meus 14 anos, hoje tenho 31. tenho um filho de 5 anos, e estou no meu ultimo semestre cursando ciências contábeis, e o que quero dizer com tudo isso que nao são todos integrantes das torcida organizadas vândalos, bandidos ou afins… Existem trabalhadores pais de familias la tbm. Assim como na politica, na policia e até no jornalismo, existem pessoas de bem e mal caráteres também. Hoje em dia ta muito fácil ficar falando mal das organizadas pelas coisas de ruim vem acontecendo, mas o lado bom das torcidas isso ninguém fala pq nao da ibope né… Mas quero ver o time sem uma torcida organizada, sem alguém pra incendiar o estadio quando o time estiver precisando… Vide o Brasil na Copa do Mundo na sua casa e os torcedores almofadinhas sentadinhos quietinhos, enquanto os Argentinos gritando e incentivando a seleção deles o tempo todo… Abraço Sidnei Torcida Os Fanáticos…

    • janca

      Concordo com você. Há torcedores organizados e torcedores organizados. Há os que vão para torcer, há os que vão para brigar. Há os que fazem disso uma forma (lucrativa) de viver, há os que querem apenas socializar. Nunca fui contra o fechamento das uniformizadas, o torcedor tem o direito de se reunir em grupo, mas os excessos, que não são poucos, devem ser coibidos. E punidos. Chega de morte provocada por brigas entre organizadas aqui e fora do Brasil. Abs. Janca

  • Mario

    estamos falando muito da torcedora e esquecendo do grupo q fazia sons de macaco para o goleiro e outros torcedores tambem afrodescentes q estavam a xingar o goleiro .

    Em 1992 ,eu tinha 18 anos e em uma conversa com diretores de um grupo financeiro apreendi o quanto essas “torcidas” ganhavam de dinheiro só com a cobrança de taxas e mensalidades dos membros , imagina hj cresceram e tem ramificações em outros “negocios”, se tivéssemos uma policia ,MP , judiciario e politicos interessados em fazer o bem para a sociedade essas torcidas já estariam extintas a muito tempo .

    • janca

      Tem toda razão, Mario. Não foi um caso isolado. E as uniformizadas hoje viraram um grande negócio. Muito lucrativo para alguns e com complacência de muitos dirigentes de clubes.

    • janca

      Mas sou contra a extinção das organizadas. A não ser que o vínculo com o crime organizado fique claramente comprovado. E, como já disse alguém aqui no blog, não podemos generalizar. Há torcedores e torcedores, inclusive entre os organizados.

  • Adalberto Flores Franco

    É lamentável o que alguns poucos torcedores do Grêmio fizeram com o goleiro Aranha , ainda mais aquela moça que foi flagrada xingando-o de macaco . Conheço o povo gaúcho e sei que a maioria deles são educados e recptivos principalmente com os visitantes . Aqueles poucos torcedores são tão burros que não sabem o quanto prejudicaram o seu time com aquela atitude execrável . O racismo é uma coisa sórdida , nojenta que esta na cabeça de gente ignorante que não merece ser classificada na cadeia biológica .

    • É e esses mesmos poucos devem ser os que enfeitaram o carro do arbitro com bananas em Bento Gonçalves, ou que ofenderam o zagueiro Paulão na mesma arena grêmio, isso só para ficar em 2014.

      Infelizmente isso é recorrente no RS !

      Claro que não são todos, mas a mensagem de quão isso é desprezível precisa chegar mais diretamente. Para que o mal triunfe basta que os de bem nada façam.

      Acho que a ofensa veio só do setor atrás do gol onde ficam as organizadas do grêmio, 10 jogos de interdição só ali. E responsabilização na justiça criminal para os identificados.

  • Raphael

    O futebol libera o melhor e o de pior em nós. É muito bonito ver uma torcida fazer festa para seu time, como também é ridículo ver esses atos de violência física e psicológica. Sou corinthiano, mas neste momento fecho com o Aranha e lhe desejo muita força para atravessar esse momento difícil. FORÇA ARANHA!!!

  • Douglas

    Qual é o problema do animal macaco, se fosse chamado de porco, cavalo, gato, cachorro seria racismo? O Macaco que não tem nada a ver com o assunto leva a má fama. Coitado desse animal chamado macaco, não sei o que ele fez de tão ruim que alguém se sente tão insultado ao escutar essa expressão. Existe muitas coisas piores acontecendo todos os dias causadas pelo animal homem, portanto acredito que quem deveria se sentir humilhado é o animal macaco por ser comparado ao animal homem, sendo que este não faz mal algum a sociedade…

    • janca

      O problema é que é usado para insultar, injuriar. E injúria racial é crime.

  • Douglas

    mas qual é a injuria? o que o macaco tem de ruim para ser considerado injuria? ou seria injuria somente pela relação da cor do pelo do macaco com a cor da pele dos negros? Chamar um branco de alemão batata seria injuria também? o que a batata tem de ruim para ser considerado injuria? ou seria injuria pela relação da cor da casca da batata com a cor da pele dos bracos?

    • janca

      É uma agressão. Comparar ao macaco é uma forma de dizer que A ou B está na idade da pedra, que não se desenvolveu como ser humano (basta estudar Darwin), como se o agressor tivesse se desenvolvido… Essa é a grande ironia da coisa. Mas não podemos tolerar esse tipo de agressão. Discriminar alguém pela cor da pele ou pela preferência sexual, o que for, é inadmissível.

  • Douglas

    Agora quando há comparação com algo ruim como por exemplo: Negro sujo, Negro Fedido, Alemão Fedido, Alemão sujo, isso não ficou bom por que é coisa de negro, alemão Nazista, entre outros, concordo plenamente que existe injuria e descriminação. Pois esta se sendo feito uma comparação algo que não é bom ou não foi bom.

  • Douglas

    Concordo que houve atos racistas durante a partida, entretanto quando as torcidas fazem o coro chamando algum jogar de viado não é homofobia? não deveria ser tratado da mesma maneira que estão tratando este caso? Este tipo de atitude acontece na grande maioria dos jogos e nenhuma atitude é tomada. Portanto, não concorda estes atos deveriam ser punidos? espero que quando ocorra algo nesse sentido a mídia também tome a mesma posição que esta tomando neste caso.

    • janca

      Eu acho que deveria ser punido, sim. Temos de combater tanto o racismo quanto a homofobia, caro Douglas.

      • Mario

        os 2 estão errados não é homofobia pois o jogadores em questão são heteros ,seria homofobia se fossem gays como o jogador de volei Michael q ainda não tinha se assumido , mas todo mundo sabia e foi xingando durante um jogo em minas .

        • janca

          Mas no mundo do futebol vemos muita homofobia, acho que até mais que racismo. E os jogadores não têm que sair divulgado sua orientação (ou preferência) sexual. Era só o que faltava…

          • Mario

            bom não falei q ninguem tinha q sair do armario , o mundo é machista (ate as mulheres e os gays são machistas), mas chamar alguem de gay não é homofobia , por q chamar alguem de gay não é xingamento e quem fica nervoso com isso é q é homofobico.

          • janca

            Usam termos ofensivos para tentar humilhar A ou B, como se A ou B fosse inferior por suposta preferência sexual assim como tem gente que acredita que A ou B é inferior e deve ser xingado e humilhado pela cor da pele. Não tem sentido.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo