Calendário dos clubes



Em conversas com a Rede Globo boa parte dos clubes tem reclamado do calendário brasileiro, o que mostra que não são apenas os jogadores que estão descontentes.

A maioria, segundo um executivo da emissora, pede adaptação ao calendário europeu, com início da temporada em agosto e término em maio.

Já fui contra a ideia inclusive porque achava que tínhamos de respeitar nossas peculiaridades, o ano escolar, por exemplo, começa em fevereiro e termina em dezembro, nosso verão, fortíssimo, aliás, é no final da temporada e nem todos os países da Europa adotam o mesmo calendário. Hoje, porém, acho uma alternativa a ser pensada com carinho, até porque a questão da janela de transferências tem prejudicado muito nossos clubes no meio do ano.

Além da adaptação ao calendário europeu, os clubes reclamaram muito de Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, que são disputadas concomitantemente. O São Paulo até definiu os torneios como caça-níqueis. Defendo a Copa do Brasil, já defendi a Sul-Americana, mas hoje não mais. Não tem sentido São Paulo e Fluminense serem humilhados na primeira e ganharem como presente uma vaga na segunda.

A Globo, pelo jeito, concorda com eles pelo menos em relação às Copas do Brasil e Sul-Americana serem jogadas simultaneamente, o que, de fato, não tem agradado. E insiste no Brasileiro em formato eliminatório, não por pontos corridos, uma questão que tem dividido os clubes.

Para a emissora a maior parte dos times da Série A concordaria com a ideia. A CBF, porém, embora entenda que Copa do Brasil e Sul-Americana juntas só têm dado problemas, ainda é favorável aos pontos corridos. Como eu, particularmente, também sou. Mas que a questão deve ser discutida deve.

Já quando o assunto é o horário dos jogos, alguns clubes se queixaram dos marcados para as 22hs a fim de esperar o término da novela, mas a Globo, pelo jeito, tem sido inflexível em relação ao assunto. E, sinceramente, duvido que mude de posição. Afinal tem que respeitar sua grade e é ela que paga pelos direitos de transmissão, que sustentam os clubes brasileiros. Bem que eles poderiam explorar também outras fontes de recursos, não? Mas vivem esperando (e antecipando) as tais cotas de TV. Com o futebol em baixa, até patrocínio tem minguado. Palmeiras, Santos e São Paulo que o digam.



  • Mario

    a informação esta errada o campeonato Russo já foi adequado ao grandes da Europa começando em agosto e terminando em maio do ano seguinte.

    sou a favor de mudar o calendário sendo adaptaria o formato inglês , ai ficaria o Brasileirão sendo uma liga , os estaduais sendo transformados em mata-mata no que seria uma versão da copa da Inglaterra ,e a copa do Brasil continuaria igual , assim o futebol brasileiro mostraria alguma mudança,sem falar q se mudassem tambem o calendário da Libertadores e da Sul-americana poderiam incluir times Americanos gerando mais dinheiro ,quem tiver duvidas basta ver q muitos times grandes da europa fizeram torneios de verão nos EUA.

    Por mais q a audiência da TV esteja caindo não acredito mudanças , a CBF e a Globo tem muito medo de mudar as coisas e perderem o controle dos times , eles querem é manter tudo sobre controle e apostar em formulas de competição mirabolantes para aumentar a audiência .

    • janca

      Vou corrigir a informação. Valeu.

  • Alex Afonso

    Quem tem que tomar conta do futebol brasileiro são os clubes, e não uma rede de tv que prioriza os seus filhinhos queridos.

  • sampaio

    o que a globo quer e que de uma final entre flamengo,curintias,sao paulo e cruzeiro e o resto
    que se lasque mudando assim o formato original do brasileirao vamos dizer nao a esse monopolio
    global.

    • janca

      Há tempos a Globo quer o mata-mata…

  • Ailton

    Caro Janca

    Uma pergunta fora postagem.
    Porque sempre que se fala em punição administrativa, sempre se fala que a punição deveria ser para os clubes.
    Exs. Se um grupo de torcedores fazem badernas, o clube deveria ser punido.
    Se o presidente de um clube num cumpre com suas obrigações trabalhistas, o clube deveria ser punido.
    Este pensamento hoje em dia é de boa parte da mídia esportiva e de alguns treinadores.
    Porque não o patrimonio dos dirigentes ou a sua destituição, porque punir o clube e a maioria dos seus torcedores. Em relação aos baderneiros é a mesma coisas, porque não puní-los em vez de punir o clube e a maioria dos seus torcedores.
    Parece que os nossos intelectuais dos esportes e treinadores preferem não pensar muito e partir para solução mais fácil.
    Achar que os dirigentes que não cumprem com as suas obrigações administrativas e os baderneiros estão preocupados com os seus clubes, não é muita inocência?
    Abraços

    • janca

      Caro Ailton, acho que os dirigentes devem ser responsabilizados sim por seus atos inclusive com o próprio patrimônio. E acho que não deveriam poder antecipar receitas, como direitos de TV, de mandatos além dos seus. Mas representam o clube, assinam pelo clube, compram jogadores com grana, pelo menos em tese, do clube… Daí o clube, como é natural, acaba sendo penalizado por seus dirigentes. Que costumam ser eleitos, mesmo que em algumas agremiações a rotatividade de poder ainda seja complicada. Sobre penalização por ações de seus torcedores é algo para ser repensado. Pelo menos eu penso assim. Abs.

  • Oswaldo Sakane

    É o momento dos torcedores e o Bom Senso, começarem a pressionar os patrocinadores da Globo a alterarem o horário noturno dos jogos.
    É um absurdo fazer o torcedor ir aos estádios às 22.00 horas !.
    Porque ela paga coloca os jogos no horário que lhe convier ? Se bobear, teremos jogos às 23.00 horas. Os patrocinadores divulgam suas marcas para quem ?. Para os diretores da Globo ?.
    Estamos no país da fantasia, onde uma emissora de TV, faz o governo de um estado com 40 milhões de habitantes, alterar o horário do metro para atender o capricho dessa emissora !

    • janca

      Mas será que interessa à Globo fazer a novela das 9 virar (como outrora) novela das 8? Sei não…

    • Raphael

      Monte uma emissora de TV e pague os 1,5bi que a globo gasta para passar os jogos. Reclamar de horário é brincadeira! Na Espanha tem rodada as 23h.

      • janca

        Na Rússia também tinha. E os interesses da TV, que paga a conta do “show”, também têm de ser respeitados. Ou levados em conta.

  • WAGNER

    NA MINHA MODESTA OPINIÃO, A COPA LIBERTADORES E A SUL-AMERICANA TEM DE SER DISPUTADAS DE MARÇO A OUTUBRO EM PARALELO. O CAMPEONATO BRASILEIRO DIVIDIDO EM 2. PRIMEIRO TURNO NO PRIMEIRO SEMESTRE E SEGUNDO TURNO NO SEGUNDO SEMESTRE SEMPRE AOS FINAIS DE SEMANA. COPA DO BRASIL DE TERÇA E QUARTA-FEIRA COMEÇANDO EM ABRIL E COM FINAIS PARA NOVEMBRO E OU DEZEMBRO. UMA VALORIZAÇÃO MONSTRUOSA NO CALENDÁRIO SE ISSO FOSSE FEITO. O CAMPEÃO DO 1° TURNO JÁ SE GARANTE NA LIBERTADORES DO ANO SEGUINTE ASSIM COMO O CAMPEÃO DO SEGUNDO TURNO. AÍ NÃO TERIA JOGO SEM VALIDADE DE QURTA FEIRA. NÃO QUE O BRASILEIRÃO NÃO SEJA VALIDO, MAS COPA DO BRASIL, LIBERTADORES, COPA SUL-AMERICANA TEM UM PESO DE DECISÃO PARA O TORCEDOR QUE ESQUECE QUE COMEÇA 22H E VAI NO JOGO. JOGOS DE SÁBADO AS 21H TEM DE SEREM EXTINTOS. OS CAMPEONATOS REGIONAIS ENTRARIAM NO INICIO DO ANO E COM DECISÕES NO MEIO DO ANO EM DATAS DE COPA AMÉRICA, COPA DO MUNDO, ENFIM SE ENFRAQUECER O TIME QUE SEJAM NESSAS DATAS. NÃO É IMPOSSÍVEL FAZER. É SÓ TER UM POUQUINHO DE BOA VONTADE DE MEXER NESSE QUE AÍ ESTÁ. O QUE ACHA JANCA?

    MEIO DE FEVEREIRO-INICIO DO PAULISTA AS QUARTAS E FINAIS DE SEMANA.

    MARÇO – INICIA O BRASILEIRO AOS FINS DE SEMANA + LIBERTA E SULAMERICANA
    EM ESPAÇO DE SUL AMERICANA E LIBERTADORES JOGA O REGIONAL. QUARTA E DOMINGO NESSA ÉPOCA.

    ABRIL- 1° FASE DA COPA DO BRASIL NO PERIODO DOS CLUBES NOS GRUPOS DA LIBERTA E SUL AMERICANA.

    MAIO – 2° FASE COPA DO BRASIL/LIBERTA/REGIONAL. JOGOU LIBERTA, NÃO JOGA COPA BR, MAS JOGA O REGIONAL. 2 MEIOS DE SEMANA PARA CADA TORNEIO

    JUNHO- FIM DO 1° TURNO DO BRASILEIRO AOS FINS DE SEMANA- FIM DA FASE DE GRUPOS DA LIBERTA/SULAMERICANA/ REGIONAIS GANHAM VALOR NESSA ÉPOCA ONDE O CLUBE QUE ESTÁ MAL NO BRASILEIRO JOGA TUDO NO REGIONAL.3° FASE DA COPA DO BRASIL.

    JULHO – REGIONAIS AOS FINS DE SEMANA(PAUSA NO PRIMEIRO TURNO DO BRASILEIRÃO) OITAVAS DA LIBERTA E SUL AMERICANA. 4° FASE DA COPA BRASIL JÁ COM ELIMINADOS DA LIBERTA E SULAMERICANA.

    AGOSTO – 1° QUINZENA – FINAIS DOS REGIONAIS-
    2° QUINZENA – COPA LIBERTADORES/SULAMERICANA – QUARTAS DE FINAL

    SETEMBRO – VOLTA O BRASILEIRO AOS FINAIS DE SEMANA / COPA BRASIL OITAVAS / LIBERTA E SULAMERICANA SEMI-FINAIS

    OUTUBRO – BRASILEIRO NOS FINAIS DE SEMANA/ FINAIS DA LIBERTA E SUL AMERICANA/ QUARTAS DA COPA DO BRASIL.

    NOVEMBRO – BRASILEIRÃO 3 ULTIMAS RODADAS/ COPA BRASIL SEMI FINAIS E FINAIS / RECOPA SUL AMERICANA

    DEZEMBRO – 1° DOMINGO 2° JOGO DA FINAL DA COPA DO BRASIL/ MUNDIAL DE CLUBES FIFA.

    APÓS O MUNDIAL DE QUEM O DISPUTAR FÉRIAS, JANEIRO SEM JOGOS EXTENDENDO A COPA SP DE JUNIORES (TIPO A FINAL NO DIA 25 MAS O CAMPEÃO JOGA NO PRIMEIRO FINAL DE SEMANA CONTRA A SELEÇÃO DA COPA. UMA CHANCE PARA CLUBES ANALISAREM REVELAÇÕES DA COPA SP DE JUNIORES.)

    FEVEREIRO – REGIONAIS NA 2° QUINZENA.

    O QUE PENSA JANCA? DÁ PARA LEVANTAR ESSA BANDEIRA OU TEM MUITAS FALHAS NESSE PENSAMENTO?

    ISSO QUE NÃO RESPEITEI DATAS FIFA DE AMISTOSOS, MAS SE ANDAR UM POUQUINHO AQUI E ALI DÁ PARA ENCAIXAR.

MaisRecentes

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo

Tricolor acuado



Continue Lendo