A volta do mata-mata



Clubes da Série A já se mostram dispostos a discutir uma possível volta do “mata-mata” no Brasileiro como quer a Rede Globo.

A ideia é aproveitar que a emissora está preocupada com os índices de audiência e resolveu chamar os clubes para conversar para reivindicar mudanças nas cotas de TV. Em troca, o “mata-mata” para edições futuras, embora ainda não em 2015, entraria na pauta.

O Atlético-MG é um dos que aceitam discutir a ideia desde que a Globo abra um pouco mais os cofres e pague cotas maiores, o que parece difícil justamente pela queda de audiência.

Ao lado de Santos e Botafogo, entre outras agremiações que se sentem injustiçadas pelo formato como os direitos de TV são negociados, o Galo quer acabar com a vantagem de Corinthians e Flamengo, tidos como os queridinhos da emissora.

Os três reclamam que há uma overdose de jogos do Timão e do Mengo na TV e temem uma “espanholização” do futebol brasileiro já que os dois recebem mais que os demais para terem seus jogos televisionados.

Desde que o Clube dos 13 quebrou, em processo liderado por Andrés Sanchez, do Corinthians, mas que também teve apoio do Fogão, entre outros, as negociações passaram a ser individuais e a vantagem financeira de Corinthians e Flamengo aumentou.

Há tempos a Globo defende o “mata-mata” no Brasileiro, com uma fase inicial mais curta e jogos eliminatórios (e em tese mais emocionantes e com maior interesse popular) para decidir o torneio.

A possibilidade também foi debatida durante a pausa para o Mundial quando, liderados pelo São Paulo, oito clubes chegarm a discutir a possibilidade de formar uma liga, o que não foi adiante. Doze dos que disputam a Série A do Nacional não mostraram interesse.



  • Mario

    Reclamam mas assinaram com a Globo ate 2018 sem pensar ,sendo que podiam ter ganhado mais se esperassem uma oferta da FOX Sport , mas sempre mesma ladainha dos cartolas brasileiros a volta do Mata-mata e mais dinheiro da Globo para aumentar a dependência com a Globo , tem que quebrar esse ciclo vicioso e andar para frente , procurar crescer em outras fontes de renda, lembrando q quem fica fora do mata-mata sempre chora e os clubes terão menos tempo de se salvar do rebaixamento .

    Sera q eles não tem ideias novas?

    para aumentar a grana e a audiencia é simples arrumem o calendario , moralizem o futebol (CBF ,STJD e CONMEBOL),montem times q joguem futebol de verdade e não essas merdas , vendam o campeonato para TVs de outros paises ,disponibilizem o brasileirão na internet pra o mundo cobrando uma taxa ,imaginem quantos brasileiros q vivem fora querem ver , PRINCIPALMENTE PAREM DE GASTAR COM PERNAS DE PAU E COM TECNICOS MEDÍOCRES!!!!

    Janca , pensei q ia ter post sobre a convocação da seleção dos 7 anões (sera q o Marin é Bruxa má?),mas bom descanso e ate a volta.

    abrçs

    • janca

      Vou postar sobre a convocação, sim, Mario. Em questão de minutos… Abs.

  • Charles

    A volta do mata-mata no Brasileirão é mais um retrocesso.
    Uma solução paliativa, para o problemão dos Clubes X CBF X Globo.
    Para o mata-mata já se tem a Copa do Brasil.

  • WAGNER

    BOM PRIMEIRAMENTE BOA FOLGA, EM SEGUNDO LUGAR É LAMENTÁVEL OS CLUBES PATÉTICOS DESTE PAÍS NÃO TEREM CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E FAZEREM ISSO AOS PRÓPRIOS CLUBES. NÃO BASTA CHEGAREM AO FUNDO DO POÇO, TEM QUE CONTINUAR CAVANDO E QUE OS CLUBES DA SÉRIE A NÃO ME VEJAM AGORA MAS PEÇO LICENÇA AO ESPAÇO SR. JOÃO CARLOS.

    EM 1990 O CORINTHIANS FOI CAMPEÃO E CLASSIFICADO NO BRASILEIRO NÃO COMO O MELHOR MAS O QUE MELHOR JOGOU OS JOGOS DE MATA MATA.

    EM 1991 O MESMO CORINTHIANS FICOU EM QUINTO, LOGO FORA DA FASE DE CLASSIFICAÇÃO, SENDO QUE O SÃO PAULO FOI CAMPEÃO FICANDO POUCA TEMPO NA PARTE DE CIMA DA TABELA.

    EM 1992 O MELHOR TIME DA PRIMEIRA FASE FOI O VASCO E O CAMPEÃO FOI O 4° COLOCADO!

    EM 1993 E 94 O CAMPEÃO LIDEROU O CAMPEONATO DE PONTA A PONTA ENTÃO FEZ JUSTIÇA AO PALMEIRAS!

    EM 1995 DIVIDIDO EM 4 CHAVES, O BRASILEIRO TEVE NA SUA FINAL UM DOS MAIORES ABSURDOS DA HISTÓRIA ONDE O SANTOS FOI ASSALTADO EM PLENO PACAEMBÚ EM UM JOGO QUE DECIDIU O TÍTULO.

    EM 1996 O ENTÃO LÍDER DA 1° FASE CAIU PARA A LUSA QUE FOI 8° QUE CAIU PARA O GRÊMIO 6° COLOCADO!

    EM 1997 O VASCO LIDEROU O CAMPEONATO DE PONTA A PONTA E QUASE PERDE A FINAL PARA O PALMEIRAS 7° COLOCADO. DETALHE, EDMUNDO FOI EXPULSO NO 1° JOGO E JOGOU O SEGUNDO COM LIMINAR.(ETA CAMPEONATO RESPEITÁVEL)

    EM 1998 E 99 O CORINTHIANS GANHOU DE PONTA A PONTA, MAS A FÓRMULA MIRABOLANTE DE 3 JOGOS SE DESTACOU MAIS PELA PÉSSIMA POLITICA DA CARTOLAGEM BRASILEIRA.

    EM 2000, BEM EM 2000 NÃO HOUVE BRASILEIRO. HOUVE UMA COPA JOÃO HAVELANGE ONDE O CAMPEÃO FOI O VASCO, 1° DIVISÃO E O VICE UM TIME DA SÉRIE B!!! MAS O PIOR, LEVANTOU O FLU QUE ESTAVA NA C DIRETO PARA A SÉRIE A EM 2001!

    EM 2001 O CAMPEÃO FOI O VICE. E O VICE FOI DIRETO DA SERIE B PARA A SÉRIE A!

    EM 2002 O SANTOS FOI 8°! O CORINTHIANS FOI VICE E FICOU EM 3° NA CLASSIFICAÇÃO GERAL DA 1° FASE. O CAMPEÃO E TIME MAIS REGULAR SERIA O SÃO PAULO! MAS IMAGINE UM SEGUNDO TURNO, NÃO É? AH, MAS O 2° ERA O SÃO CAETANO! VIXE…

    A GLOBO QUER REALMENTE VALORIZAR O SEU PRODUTO? QUE TAL PASSAR MAIS CEDO O JOGO DE QUARTA FEIRA? 21:20 SERIA IDEAL! ADIANTA A NOVELA. ADIANTA O JN!

    FAÇA DO JOGO UM EVENTO. TIPO COPA DO MUNDO. MELHOR, SEM JOGOS DE QUARTA. SÓ AOS FINAIS DE SEMANA! O ANO INTEIRO. COLOQUE DE QUARTA OS JOGOS REGIONAIS E LIBERTADORES ALÉM DE COPA DO BRASIL! VEJA SE NÃO DÁ UM UPGRADE NA GALERA. JÁ SABE QUE FIM DE SEMANA É BRASILEIRÃO. E DESDE O INÍCIO DO ANO, SERIA COLOCADO COMO O PRINCIPAL CAMPEONATO DO PAÍS. SEM JOGOS AS 21 H DO SÁBADO. O PADRÃO COLOCADO AS 19 H DO SÁBADO E 17H DO DOMINGO E 18:30 O JOGO DA NOITE É MAIS QUE O SUFICIENTE PARA ATRAIR O PÚBLICO.

    OUTRA COISA, HÁ DE SE INVENTAR OUTRAS FORMAS DE CHAMAR A ATENÇÃO DO PÚBLICO. AQUELA MÚSICA “OOOOO EU QUERO VER GOL” É RIDÍCULA. NÃO PELO AUTOR, MAS PELO EVENTO. COLOCAR UM PADRÃO DE VINHETA É SABER QUE TIPO DE CAMPEONATO VIRÁ. E COMO ELA PAGA O EVENTO, “EXIGIR” QUE JULGAMENTOS E SUSPENSÕES SEJAM COERENTES E QUE O CAMPEONATO SEJA DECIDIDO NO CAMPO E NÃO NO STJD!

    TIPO, SUBIU PELO TAPETE, MULTA PARA A CBF! QUE PALHAÇADA FOI AQUELA DO ANO PASSADO ONDE O FLUMINENSE CAIU NO CAMPO E SUBIU NAS COSTAS DA PORTUGUESA? TINHA QUE CAIR OS DOIS! NÃO SER BENEFÍCIO DE UM A TRAPALHADA DO OUTRO.

    É POR ISSO QUE O CAMPEONATO PERDE O VALOR. NINGUÉM QUER VER CORRUPÇÃO. NINGUÉM SE LEVANTA. MAS O BOICOTE A REDE GLOBO QUE PODERIA SER UM GRANDE CENTRO DE PADRÃO INTELECTUAL E “IMPAR” A SOCIEDADE SE DESFAZ QUANDO ACEITA TUDO POR DINHEIRO. E NÃO SE COMPREENDE QUE SE TIVER TRANSPARÊNCIA, MAIS E MAIS PRODUTOS IRÃO APARECER NA SUA GRADE E ELA VENDERÁ O DOBRO PELO BENFEITO E NÃO POR ESTE ESTRAGADO CAMPEONATO QUE AÍ ESTÁ.

    ELA SEQUER NARRA O NOME DE EMPRESAS COMO A UNILEVER NO VÔLEI E ISSO AFASTA EMPRESAS DE SE ASSOCIAREM AO FUTEBOL.

    PENSE NISSO REDE GLOBO. A VOLTA DOS MATA MATA, NÃO FARÁ BEM AOS CLUBES E SERÁ AINDA PIOR PARA A IMAGEM DE VOCÊS. QUEM ENTENDE UM POUCO DE FUTEBOL SABE O QUE ESCREVI AQUI.

    ESPERO QUE “NÃO” LEIAM ISSO.

    ESPERO QUE TENHAM ESTA BRILHANTE IDEIA PELAS PRÓPRIAS MENTES CAPAZ QUE SEI QUE TEM.

  • t.

    minha dúvida é:

    quais foram os oitos clubes que se interessaram em formar uma liga? existiria um campeonato brasileiro sem eles? quem teria mais força entre os oito e os doze? porque estamos falando muito mais que força numérica.

    • janca

      O São Paulo, com Carlos Miguel Aidar, chegou tentar a organizar o movimento, que teria adesão de Internacional, Chapecoense, Botafogo, Flamengo, Cruzeiro, Bahia e Botafogo. Mas é muito complicado, ainda mais porque o próprio Aidar mais dividiu do que somou. O Palmeiras, por exemplo, não se dá com ele, o Corinthians teve problemas, o Sport reclama da Copa União de 1987, cuja Taça das Bolinhas ainda hoje é alvo de controvérsia entre o clube pernambucano, o próprio São Paulo e o Flamengo.

  • t.

    Janca,

    o aidar foi peça fundamental em 1987, não? Mas o comportamento dele, até em relação à própria copa união, foi catastrófica. E leio que ele anda arrumando inimizades com outros cartolas gratuitamente (com respaldo e acesso à cbf é mole).

    Mas tem um representante (você repetiu o botafogo) dos principais centros. Talvez o maior problema hoje seja ele querer estar à frente, entre outros.

    Uma coisa que me perguntei na copa: como se formam as confederações em países novos, como a Bósnia, já que pela fifa não podem ter interferência governamental. Talvez seja algo a ser notado, já que por aqui estamos abaixo do começar do zero.

    • janca

      E esse lance de interferência governamental é meio polêmico. Bem polêmico, aliás. Porque fiscalizar a CBF você tem obrigação de fazer, aquela que usa a Seleção como se fosse propriedade particular de um pequeno grupo, e isso é diferente de depor um presidente de uma confederação, por exemplo. Embora o Marin, pra mim, deveria ter saído faz tempo. Aliás não deveria ter entrado.

      • Joao

        A FIFA devia mudar essa palhaçada e exigir q todas as confederaçoes fossem estatizadas , ou pelo menos permitir isso…,a CBF devia ser estatal , e seus comandantes e funcionários serem escolhidos através de concursos públicos

  • Anderson

    Espanholização ? Com Ituano campeão paulista.?
    Esse clubes na verdade querem mais é uma “bolsa família” as custas dos clubes com mais audiência.
    E, de preferência no maior centro de consumo do pais.
    Patrocinador não paga para expor seu produto em jogos que ninguém vê.
    Continuem a exolorar seus torcedores, triplicando o preço dos ingressos, quando vocês tem mando de campo contra Flamengo e Corinthisns, como semore fazem para mamar no prestígio de quem tem.
    E, mais , tem clube que quer maiores cotas até a página 2, ou seja até onde está o seu time na classificação. Hipócritas.

    • janca

      De fato acho mais difícil ocorrer a espanholização do futebol brasileiro, inclusive pelas características que temos como um país continental do que no futebol europeu, mas como o choro (dos clubes) é livre, já viu.

  • Rafael

    Janca, sou favorável ao mata-mata, sempre detestei os pontos corridos. Acho que a “justiça” deste formato é chata, é provável que o Cruzeiro seja campeão com 5 ou 6 rodadas de antecedência em 2014. Sei que já temos a copa do Brasil mesmo assim acho válido tentar ressuscitar o mata -mata no brasileirão.

    • janca

      Já eu ainda prefiro os pontos corridos para o Brasileirão. Deixaria o mata-mata para Libertadores e Copa do Brasil. Fora a Sul-Americana, que também adota o sistema, mas que é um torneio que, infelizmente, hoje reconheço que não vingou. Abs.

  • Joao

    Uma coisa que me perguntei na copa: COMO se formam as confederações em países novos, como a Bósnia, já que pela fifa não podem ter interferência governamental. Talvez seja algo a ser notado, já que por aqui estamos abaixo do começar do zero.
    ]

    Isso de não poder interferencia do governo é uma palhaçada , todas as confederaçoes deviam ser obrigatoriamente estatais , acho q a CBF deveria ser estatal , qto a fórmula sou a favor do mata mata , mas acho q isso devia passar por voto popular por meio de plebiscito

MaisRecentes

Flamengo e CBF



Continue Lendo

Oposição santista



Continue Lendo

Santos em SP



Continue Lendo