O cansaço do Flu



O Fluminense deixou escapar dois pontos ontem no Maracanã e ficou no 1 a 1 diante do Coritiba, seguindo a quatro pontos do líder Cruzeiro, que não saíra do 0 a 0 contra o Criciúma, fora de casa.

Após a partida, um dos motivos para justificar o empate, que os paranaenses conseguiram no final, foi o cansaço que os cariocas teriam sentido pelo excesso de jogos na temporada. No meio da semana o Flu havia enfrentado o América-RN, em Natal, pela Copa do Brasil, o que teria desgastado o elenco para o jogo de ontem.

Pode até ser, afinal o grupo jogou na quarta no Rio Grande do Norte e sábado no Rio, mas reclamar do excesso de jogos nesse momento parece um exagero. Claro que temos de mudar o calendário, inclusive pelo número de partidas sem interesse nenhum para o torcedor, mas não dá para os jogadores, após pausa de mais de um mês para o Mundial, dizerem que já estão cansados. E se já estão é porque o clube não trabalhou bem a parte física.

Na Europa também vemos muitas vezes jogos aos finais de semana pelo campeonato nacional e no meio de semana por alguma outra competição, isso não acontece só no Brasil. Entendo que lá muito clube tem elenco mais forte e pode poupar com mais facilidade um ou outro titular, mas até essa fase da Copa do Brasil os grandes também podem.

No jogo de volta o Flu não precisa entrar com a equipe principal, como o Santos não entrou contra o Londrina, fora de casa, embora tenha perdido a partida. E perdeu, no caso do Santos, também para o Inter, no Brasileirão, mesmo com os atletas descansados.

Com todo respeito não é o cansaço que explica a quantidade de jogos terríveis a que somos obrigados a assistir. Como Inter x Santos, Coritiba x Corinthians e Palmeiras x Bania, que semana passada foram ótimos soníferos. O problema, certamente, é muito mais complexo, embora os dirigentes não queiram ver. E alguns jogadores, pelo jeito, também não.



  • Mario

    Cansaço é uma das desculpas padrão , se começarem a corrigir os problemas do futebol no Brasil os jogadores , tecnicos e cartolas vão entrar em crise para criarem novas desculpas nas entrevistas pos jogos .

    o pior é q a tendencia é piorar o nivel tecnico dos jogos ate chegar a falência total do futebol brasileiro.

    • janca

      Tivemos uns joguinhos bem fracos agora à tarde…

  • Cleibsom Carlos

    Os caras mal voltaram das férias da Copa e já estão reclamando de cansaço! Na verdade não há cansaço nenhum, o que acontece é que, face ao nivelamento por baixo do futebol brasileiro, qualquer resultado é possível em qualquer partida que seja…Cruzeiro e Fluminense se enquadram naquela definição de que “em terra de cego, quem tem um olho é rei”. Os dois times não são tão superiores assim ao “resto”.

    • janca

      O Cruzeiro ainda acho que sim, apesar de estar com Inter, Corinthians (que mais uma vez não foi bem hoje, apesar da vitória em Santos) e Fluminense na cola.

  • Cansaço? Nem mesmo o São Paulo, que jogou mal depois do retorno da Copa e tinha feito uma “pré-temporada” fora do país inventou uma desculpa tão inocente. Não seria mais fácil admitir que a equipe jogou mal a partida? Além disso, o Brasil é de tamanho continental e os clubes precisam se acostumar ao óbvio. Ou será que é uma tentativa de desculpa para evitar os jogos em locais mais distantes?

    • janca

      De fato vivemos em um país continental e vez ou outra, especialmente pela Copa do Brasil, alguns times terão mesmo que fazer viagens mais longas. Se bem que, a partir das oitavas, com os grandes predominando no torneio, elas tendem a diminuir. As distâncias, digo.

  • Eu vou além disso tudo, jogadores são tratados como reis nos grandes clubes, tudo que há de melhor em alimentação, descanso, atividade está nos grandes clubes, então isso é papo pra boi dormir, na verdade se o Cristovão usasse o lema de atacar para vencer, lógico que venceria esse timeco do coritiba, que é atualmente lanterna e ainda foi completamente ajudado pelo juiz, acho que o Cristovão errou nas substituições e claro o timeco fraco teve ajuda do apitado de sampa que foi decisivo para deixar todo o time do flusão muito nervoso.

    • janca

      Não acho o Coritiba tão fraco como você diz. Mas não dá para atribuir ao cansaço o fraco desempenho do Flu anteontem.

MaisRecentes

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo

Verdão aflito



Continue Lendo