Zico na Seleção



As possibilidades de Zico ser chamado para auxiliar-técnico pontual de Dunga tornaram-se nulas. A CBF não gostou das declarações do ex-jogador sobre a escolha de Gilmar Rinaldi como coordenador de seleções e de Dunga como treinador da equipe principal.

Zico não entende como um empresário de jogadores de um dia para o outro vira o “cara da CBF”, tendo apenas uma rápida experiência na área, quando atuou no Flamengo e teve seu trabalho contestado e muito criticado na época.

Tampouco entende a escolha de Dunga para comandar a Seleção, já que começou como técnico justamente aí e saiu defenestrado após a perda da Copa de 2010. Depois teve apenas uma experiência como treinador, longe de ser um sucesso, no Internacional.

Para Zico, que era um dos nomes cotados para exercer a função de auxiliar-técnico de Dunga no ano que vem, as duas escolhas são um desestímulo para os profissionais que trabalham duro no dia a dia do esporte e tentam se aperfeiçoar.

O primeiro auxiliar-técnico da Seleção, que irá atuar nos dois primeiros amistosos pós-Copa, sem remuneração, é Mauro Silva. Ele reconheceu que, algum tempo atrás, avaliava jogadores para empresas de assessoria esportiva para definir valores de venda, mas não vê conflito de interesse com o cargo que ocupará por dois jogos na CBF.

Mauro Silva, que chamava a confederação de brinquedo nas mãos de meia dúzia, tem gostado da administração de José Maria Marin e vê evolução desde a saída de Ricardo Teixeira. Apesar de, nas mãos de Marin, o Brasil ter sofrido o maior revés de sua história, a que ele, Mauro Silva, atribui ao desequilíbrio emocional do time. Como se o problema fosse só esse… Triste futebol brasileiro…



  • Thiago

    Caro Janca, bom dia.

    Realmente ta cada vez mais dificil ter algum sentimento por nossa seleção, não vou nem culpar os jogadores neste momento. Mas é impossivel torcer para a seleção e saber que sua vitoria ira beneficiar apenas os dinossauros que la habitam. Após o desastre anunciado na Copa imaginei que atitudes de impacto seriam tomadas, mas são apenas decisões politicas para tentar enganar o torcedor.

    Vou tentar dar minha opinião sobre os principais problemas que vejo na seleção/CBF.

    Marin/Del Nero: É inaceitavel essa dupla presidir a CBF e comandar o maior patrimonio publico deste pais como se fossem donos da seleção e se perpetuando no poder. Pq não adianta nem torcer pra um deles “ir pro inferno, ja que o atual presidente vai ser o vice mais velho ano que vem e assumiria novamente o poder. UM ABSURDO.

    DUNGA/RINALDI: Não sei se critico os dois ou volto a criticar a “dupla dinamica” de presidentes da CBF, afinal, eles não bateram na porta da entidade pedindo emprego, mas foram “convocados” pela dupla. Não vou criticar o carater de nenhum dos dois, não tenho argumentos pra isso. Mas o Dunga precisa aprender muito pra ser considerado um treinador de ponta e assumir a seleção e o Rinaldi é empresario de jogadores e por mais que diga ter se desligado da profissão vai carregar esse fardo por toda sua trajetória na seleção.

    Gallo: Esse merece um topico a parte, como assim quer convocar duas seleções para os amistosos? Não consigo imaginar isso, quer dizer que um jogador com potencial como o Gabriel do Santos vai ficar jogando pela seleção olimpica ao inves de mostrar seu potencial na seleção principal?? Esse cara ta de brincadeira, isso sem contar que eles vão acabar com times como Santos, SPFC e Inter que revelam bons jogadores e estarão disputando seus campeonatos. Apenas alguns exemplos…Ou esse cidadão não percebeu que o calendario divulgado para 2015 é uma grande mentira?? Com jogos da seleção na terça e o campeonato brasileiro na quarta…

    Globo/Patrocinadores: Não é possivel que os donos do dinheiro não se preocupem com o investimento que fazem. Esta impossivel ver jogos do Brasileiro, sou Corinthiano, socio torcedor, assinante do PFC, consumidor de produtos do clube e posso opinar como consumidor. OS JOGOS DO BRASILEIRO ESTÃO UM LIXO, MÉDIA DE 1,09 GOLS POR PARTIDAS E JOGOS QUE BEIRAM O RIDICULO. CORINTHIANS X CORITIBA SEMANA PASSADA DEVERIA IR A JULGAMENTO NO STJD E OS DOIS CLUBES SEREM PROIBIDOS DE ENTRAR EM CAMPO NOVAMENTE. Com a seleção esta acontecendo a mesma coisa, jogadores medianos, jogos horriveis e um afastamento do verdadeiro torcedor com a sua seleção.

    Local dos jogos da seleção: Um absurdo o torcedor ficar sem ver os jogos da seleção na sua casa, não temos uma casa, perdemos nossa identidade. Os jogos em paises caças niqueis durante a semana em horario que 90% da população esta trabalhando é um absurdo. Durante 2010 e 2014 sem jogos das eliminatorias ficamos quase dois anos sem jogos no Brasil ou televisionados em um horario compativel para a maioria dos torcedores. E por enquanto nada mudou ja que para esse ano teremos tres amistosos no minimo, dois nos EUA e um em Cingapura. Não vou nem comentar o horario dos jogos do Brasileirão…não vale a pena.

    É meu caro Janca, vou parar por aqui senão vou ter que escrever um livro sobre os absurdos que acompanho como torcedor…

    Espero que a gente consiga encontrar uma solução para o nosso futebol, pq do jeito que esta vamos ter que arrumar outro esporte pra torcer…

    Um grande abraço

    • janca

      Tem muita coisa errada mesmo. Mas pelo menos dois patrocinadores da Seleção já manifestaram descontentamento com a CBF e a forma como o futebol brasileiro tem sido gerenciado. E a Globo tem feito o mesmo, a audiência está em queda. O produto, afinal, está desvalorizado. E virou alvo de deboche. Grande abraço, João

    • Robson Pacheco

      por entender que o Felipão não tinha a menor condição de ter algum sucesso contra seleções formadas, com esquema e padrão de jogo (diferente do esquema “chuta na direção do Neymar e reza pra dar certo”) definidos.

      Com relação aos tópicos que você citou, deixo minhas impressões:

      Marin/Del Nero…perfeito!!! Talvez se os dois forem pro inferno…

      Dunga/Gilmar…podemos questionar várias coisas do Dunga, mas é inegável que ele tenha pelo menos dado um padrão de jogo pra seleção, algumas escolhas erradas (mas não me lembro, desde 1982, a minha 1ª Copa, de uma convocação que não tivesse sido questionada), sua teimosia, sua falta de educação e tals, mas seus números foram muito bons, os 45 minutos finais contra a Holanda definiram que ele não era o técnico ideal pra seleção. Já o Gilmar não dá, né?! Sua única experiência nesse sentido, como o Janca bem citou, foi bizarra, sem contar que me parece um daqueles caras metido a disciplinador, mas que não tem o respeito de ninguém, não me parece ter aquele carisma e ascendência que líderes precisam ter, e esse tipo de posição, a meu ver, exige.

      Gallo…me parece mais uma piada de mau gosto…com relação à formar 2 seleções, duvi-d-ó-dó!! Não conseguimos formar uma!!!

      • Mario

        Todo mundo fala da Holanda e dos numeros do Dunga e esquece q ele tomou um cacete da Argentina nas Olimpiadas , sobre o esquema tatico do Dunga é o mesmo de times pequenos e medrosos quando precisou de talento ou ousadia para mudar o jogo não soube o que fazer.

        • janca

          Dunga já avisou que vai priorizar a marcação e o futebol compacto. Defender também é uma arte (ou pode ser), mas não podemos nos esquecer que ganhamos a Copa de 1994, por exemplo, não só por conta disso, mas porque tínhamos um craque lá na frente com uma criatividade impressionante. Romário fez a diferença naquele Mundial.

      • janca

        Caro Robson, sobre o Dunga eu fui um dos que defenderam o trabalho dele na Seleção apesar de ter fracassado no Mundial. O Brasil fez grandes jogos pelas eliminatórias, ganhou e muito bem a Copa América e a das Confederações, mas não fez uma boa Copa. O que questiono é ele ter voltado agora, já que pouco fez pelo futebol e para se aprimorar de 2010 pra cá. Sobre Gilmar não dá mesmo. Uma escolha, no mínimo, infeliz. Agora em relação às convocações para Copas, a de Dunga foi questionada, na época, especialmente pelas ausências de Neymar e Pato. Já a de Felipão teve fortíssimo apoio popular e da mídia também. Não podemos nos esquecer disso. Fica fácil atacar Felipão agora, mas a convocação dele teve enorme aprovação.

    • Mario

      Leia a materia do Lucio de Castro sobre negociação do meia Ederson q envolve o Dunga e seu advogado com o grupo IPC .

  • Mario

    Concordo com o Zico em a alguns pontos e discordo em outros, mas escolher entre CBF(Dunga e Marin ) e Zico , fico do lado Zico sem pensar 2 vezes .

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo