Debandada no Fogão



A diretoria do Botafogo tenta, na base da conversa e de promessas, evitar que os jogadores, com três meses de salários atrasados e seis de direitos de imagem não pagos, saiam do clube, pedindo liberação na Justiça.

O presidente Maurício Assumpção, cuja administração está em xeque há tempos, continua dizendo que assim que entrarem recursos os atletas serão os primeiros a receber e conta com o goleiro Jefferson e o técnico Vagner Mancini para convencer o elenco a não abandonar o Brasileirão.

Ele acha que a aliança entre torcedores e jogadores pode continuar até o fim do campeonato, já que o alvo passou a ser prioritariamente a direção do clube. E é ela que deve mesmo explicações. Haja explicações, aliás.

Com Assumpção, o Botafogo deixou de pagar impostos na esperança de aprovação do refinanciamento das dívidas dos clubes e passou a gastar mais e mais, acabando por quebrar a agremiação.

Entre os jogadores, o que mais vem criticando a diretoria é Emerson Sheik, cujos salários estariam sendo pagos pelo Corinthians e diz que teve de emprestar dinheiro a companheiros que estão passando sufoco fora de campo.

A oposição tem se reunido nos últimos dias e deve voltar a pedir impeachment ou renúncia imediata do presidente. Nas arquibancadas a torcida botafoguense tem feito o mesmo. Assumpção, porém, deixou claro à ESPN que fica até o final de seu mandato e só entrega o cargo no início do ano que vem.

E, pasmem, segue dizendo que não vê problemas na comissão de 5% a parentes seus por intermediação de contratos de terceiros com o clube carioca. Insiste que é algo legal e permitido pelo estatuto, como deixou claro no programa “Bola da Vez”. Escura, infelizmente, segue a situação do Botafogo, que não merece o que está passando. Nem o presidente que tem.



  • Cleibsom Carlos

    O Botafogo é só a ponta do iceberg. A quase totalidade dos clubes brasileiros está falida e só não fecha porque contrai cada vez mais dívidas…Aponte o dedo para qualquer time grande que você verá as contas do dito cujo no vermelho. Ontem o Bom-Senso FC venceu e a situação dos clubes, com o adiamento da votação do projeto que eles queriam, se tornará dramática! Como o Botafogo existem muitos times e agora eles não terão mais como se esconder…

    • janca

      Felizmente a posição do Bom Senso foi vencedora. Não dá pra pensarmos num novo refinanciamento das dívidas para os clubes sem as devidas contrapartidas, que não eram as que o governo e o Legislativo propunham. Dar nova carta branca aos dirigentes de clubes seria um tiro no pé.

      • RAUL LAUAR

        Janca:a rigidez do governo, que o Vasco passou até pouco tempo e o Botafogo passa atualmente é a mesma para com Flamengo ou Corinthians?diga sinceramente.

        • janca

          Não sei se se trata do governo. A história está no caso do Judiciário, não?

          • RAUL LAUAR

            Obséquio Janca,não fugir da pergunta não importa se governo ou judiciario,queremos a resposta sincera e corajosa de um jornalista verdadeiro,que não esta aqui para defender o seu emprêgo mais sobretudo a verdade acima de tudo como faziam e fazem ainda alguns mitos do jornalismo verdade.

          • janca

            Vamos lá, então. Não vejo um peso e duas medidas, não. A diretoria do Botafogo está tendo o que merece. O torcedor é que não. E emprego não leva acentuação, meu caro. A língua portuguesa agradece…

          • RAUL LAUAR

            É Janca,como eu previa vc amarelou…lamentável já parou pra analisar se vc esta na profissão certa:ou esta ai apenas para agradar quem te ajudou nos estudos.

          • janca

            Quem deve parar pra pensar se está no cargo certo é o presidente do seu clube, Raul. E torcedores como você também deveriam dar uma repensada no mal que estão fazendo ao clube ao apoiar a atual diretoria, que levou o Fogão a uma situação de inadimplência.

  • Mario

    Se os jogadores tivessem coragem bastaria entrar em greve que receberiam todos os salarios como um passe de magica , nessas horas o dinheiro aparece rapidamente principalmente se for em dia de jogo televisionado , mas são um bando de vaquinhas de presépio que morrem de medo dos cartolas , então que sofram e joguem de graça sem reclamar.

    a questão dos 5% é legal , mas é imoral ,agora o botafogo merece sim o que esta acontecendo , o Assumpção foi eleito pelo voto , ninguem colocou ele a força na presidência do clube , temos q parar de separar as instituições dos seus lideres , se elas tem eles como lideres é por q estão com problemas e precisam mudar .

    • Adonias

      Ninguem tem a estrela na testa. O Botafoguense tem no peito

    • janca

      Não acho que o torcedor do Botafogo mereça passar por essa situação, mas também acho que os jogadores têm todo o direito de não entrar em campo. E exigir a desvinculação com o clube, que se mostrou caloteiro e não honrou os compromissos assumidos.

    • Thiago

      Pelo voto do povo, foi eleita a Dilma. No Botafogo, assim como em praticamente todos os outros clubes, os presidentes são eleitos por sócios proprietários e não pelos sócios torcedores. Os proprietários e beneméritos do clube, são todos velhos e/ou safados interessados em mamar na teta do futebol de.um clube e votam no candidato que mais oferece regalias… vá se informar para poder dar embasamento à sua opinião…

      • Nelson Ribeiro

        Ninguém falou isso quando o Engenhão estava na equação e os salários em dia. Eu acho de uma infantilidade tremenda desvincular uma coisa da outra, assim como acho pueril não ligar a Lei Pelé aos insucesso financeiro dos clubes e da piora do futebol brasileiro.

      • AMIGO THIAGO SOU SÓCIO PROPRIETÁRIO, REALMENTE ESTOU VELHO, MAS NÃO SOU NENHUM SENIL, E SÓ PARA TE AVISAR, VOTEI CONTRA A REELEIÇÃO DO MAURÍCIO ASSUMPÇÃO E SOU UM FORTE DEFENSOR DO BEBETO DE FREITAS QUE NOS TIROU DA SEGUNDONA E ADMINISTROU COM HONESTIDADE O CLUBE, BRIGANDO CONTRA AS TORCIDAS ORGANIZADAS QUE ENRIQUECEM AS CUSTAS DO BOTAFOGO ASSIM COMO OS OUTROS DIRIGENTES QUE APOIARAM O MAURÍCIO NA REELEIÇÃO QUE FORAM O MONTENEGRO, ROLIN E MAURO NEI QUE JÁ NOS DEIXARAM NESTA MESMA SITUAÇÃO EM 2002.

        O PROBLEMA É QUE OS SÓCIOS PROPRIETÁRIOS LÚCIDOS REALMENTE SÃO POUCOS E OS SANGUESUGAS QUE LÁ SE INSTALARAM SÃO MUITOS E NÃO PENSAM NO CLUBE BOTAFOGO.

        ESTOU APOIANDO A CHAPA DO MANTUANO QUE ESPERO QUE AS OPOSIÇÕES SE UNAM CHEGANDO A UM NOME PARA UNIR OS SÓCIOS, ASSIM COMO TODOS OS TORCEDORES DO BOTAFOGO, PORQUE O QUE ACONTECE HOJE NO BOTAFOGO É CASO DE POLÍCIA.

        SOU SÓCIO PROPRIETÁRIO, VELHO, CONTRIBUO COM AS MINHAS MENSALIDADES EM DIA, MAS NÃO SOU SAFADO E MUITO MENOS TENHO REGALIAS E INTERESSE EM MAMAR NAS TETAS DO BOTAFOGO COMO VOCE GENERALIZA.

        INFELIZMENTE TEM TORCEDORES QUE ENRIQUECEM AS CUSTAS DO CLUBE GANHANDO INGRESSOS GRATUITOS QUE ESTA É A PRIMEIRA COISA QUE TEM QUE ACABAR, POIS QUEM QUER TORCER PARA O BOTAFOGO TEM QUE PAGAR PELOS INGRESSOS OU SE TRANSFORMAREM EM SÓCIOS TORCEDORES COBRANDO UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO CLUBE PELO DINHEIRO QUE ARRECADA.

        A CRISE DO BOTAFOGO ATUAL É DE HONESTIDADE.

        • mutíssimo bem colocado suas considerações, é isso mesmo.

  • Zico

    Sinceramente não acho que jogadores importantes irão sair ,pelo fato de já terem disputados os 7 jogos.. E o único que teria mercado é o Doria , mas parece que faltam interessados.
    Em relação ao presidente …sem comentários.

    • janca

      Esse é um sério problema, mas não dá pra jogar de graça.

      • Julio Cesar

        caro janca, porque ninguém da imprensa faz um levantamento serio da atual situação financeira de todos os clubes no Brasil, porque não se faz matéria sobre a quanto tempo o fluminense não paga a seus e nao aos da unimed direito de imagem, e o são paulo tambem? porque ninguem vai a fundo na situação financeira do flamengo? o corinthians deve até hoje premiação do titulo mundial…. o Botafogo é só mais um, só que foi exposto à imprensa e isso tem sido o único assunto relatado pelos meios de comunicação, fico imaginando se o Botafogo estivesse na zona de rebaixamento desde a copa do mundo e hoje fosse o lanterna do campeonato como o Flamengo está quais seriam as matérias, mais engraçado que quando leio as matérias do flamengo nas entrelinhas sempre há uma mensagem de otimismo de quem as escreve mais as nossas não, será porque hen? na imprensa assim como em todos setores há muitos bons e maus profissionais, mais não é teoria da conspiração não é simplesmente constatação. Isso nada tem haver com a incompetência, com a roubalheira, com a cara de pau deste sujeito que nem pronuncio o nome por nojo que administra o Botafogo.

        • janca

          Há estudos de consultoria sobre as dívidas dos clubes, já publicados várias vezes em veículos de comunicação. Sobre o Fluminense vi diversas matérias ano passado, com a Unimed pagando aos jogadores aos quais devia pagar, o Fluminense, nem sempre. Sobre o São Paulo, que eu saiba, houve atraso esse ano, que já foi acertado e noticiado pela imprensa. Mas a situação do Botafogo é mais grave do que as de Fluminense e São Paulo. E a do Flamengo, lanterna do Brasileirão, também é complicadíssima.

          • José Eduardo

            Não vi a resposta sobre a forma como escrevem sobre o Botafogo, sempre para baixo, e com relação à outros clubes principalmente o Flamengo para cima e como se no momento estivesse quase disputando a ponta do campeonato. Um amigo tem uma teoria: ” Os jornalistas antigos era em sua maioria Botafoguenses, uma vez que em sua epoca o time era o melhor. Os jornalistas atuais se tornaram framengo, desculpe não resisti, e com raiva de tanto perder do Botafogo só escrevem e comentam com certa raiva e depreciação.”

          • janca

            Não é verdade. O Flamengo na lanterna e repleto de dívidas não merece elogios. O que não quer dizer que a atual diretoria do Botafogo mereça.

          • RAUL LAUAR

            Mas vc há concordar,que as dividas do Flamengo são protegidas pela imprensa,e não são expostas como as do Botafogo por exemplo,dando a impressão que só o Botafogo é devedor no Brasil.

        • Nelson RIbeiro

          OS estudos não são da imprensa. Os clubes tem esse levantamento, mas muitos escondem qualquer atualização das dívidas e para tudo e para todos uma dívida contraída em 1990 ainda tem o mesmo valor em 2014. Esperamos que a nova lei traga transparência para o torcedor.

        • LCarvalho

          Não é bem assim não, o Fluminense está devidamente em dia tendo quitado todos os direitos de imagem em abril desse ano, noticia que saiu aqui mesmo no Lance. A situação do Botafogo não é igual a nenhum outro clube, nem mesmo do Flamengo. A capacidade do Botafogo gerar receita é minima(Parte afetada pela perda do Engenhão, parte pela falta de interesse da torcida em ser socia além do marketing e valorização da marca Botafogo ser administrada de forma amadora). Só para efeito de comparação com as forneçedoras de material(Flamengo Adidas 35 milhoes, Fluminense Adidas 17 milhões, Vasco Penalty 4.5 milhões, Botafogo Puma 5 Milhões valores anuais) lembrando que o contrato do Vasco foi assinado 5 anos atras e se encerrou agora, o Botafogo de longe tem a receita mais baixos dos grandes do Rio. Soma-se a isso a maior divida de todos os clubes brasileiros que cresceu descontroladamente por culpa dessa diretoria.

  • tricolor do morumbi

    Pobre Botafogo. Está definhando desde quando o
    Bebeto de Freitas abandonou o clube

    • Nelson Ribeiro

      Que conversa torta!!! Até o momento em que o Engenhão foi interditado os salários estavam em dia. O Bebeto herdou dívidas e deixou dívidas também. O Bebeto fala em 220 milhões, mas esse valor é sem correção monetária. Quando fizeram a atualização esses 220 eram na realidade quase 600 milhões.
      A boa coisa é que todos do Rio tem as dívidas atualizadas… já os de Minas, cada um deve dever mais do que o dobro do Flamengo. Não atualizam por medo da torcida e do fisco.

      • NELSON RIBEIRO DEIXA DE SER BABACA E FALAR MERDA, POIS O BEBETO DE FREITAS PEGOU O CLUBE FALIDO NA SEGUNDA DIVISÃO, COM DÍVIDAS TRABALHISTAS COM OS EMPREGADOS, CHEIO DE EMPRESÁRIOS DE JOGADORES NAS DIVISÃOES DA BASE E SÓ CINCO JOGADORES DO CLUBE, E NOS DEIXOU COM O CLUBE EQUILIBRADO PAGANDO AS DÍVIDAS PORQUE O BOTAFOGO NÃO SONEGAVA DINHEIRO COMO FEZ ESTE PRESIDENTE 171, PARTICIPANDO DO ATO TRABALHISTA, E SE ELE ESTIVESSE A FRENTE DO CLUBE AS DÍVIDAS ATUAIS NÃO SERIAM NEM CEM MILHÕES, MESMO CORRIGIDA MONETARIAMENTE.

        ESTE PRESIDENTE 171, QUANDO COLOCOU O ANDERSON BARROS A FRENTE DO FUTEBOL HÁ SEIS ANOS ATRÁS FOI QUE COMEÇOU A AFUNDAR O CLUBE SEM AMORTIZAR AS DÍVIDAS, MUITO PELO CONTRÁRIO, ELE AUMENTOU EM TRES VEZES A DÍVIDA E PIOR SEM PAGAR O QUE ESTAVA CONTRATADO NO ATO TRABALHISTA.

        A ROUBALHEIRA NESTA GESTÃO DE SEIS ANOS FOI MUITO GRANDE, E TEVE A COLABORAÇÃO DOS SANGUESUGAS DO MONTENEGRO, ROLI E MAURO NEI QUE JÁ NOS DEIXOU NESTA SITUAÇÃO EM 2002 E APOIARAM NA SUA REELEIÇÃO.

        ENTÃO NELSON O PROBLEMA DO BOTAFOGO ATUAL E DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS É DE HONESTIDADE.

        • Nelson Ribeiro

          Eu não disse nada de diferente do que vc falou. Só não concordo em jogar pedra sem saber a fundo desse história. O Bebeto pegou dívidas e também deixou. dívidas.. devo falar que não deixou só pra te agradar? Aumentou porque foi atualizada. um queijo comprado em 2003 não é o mesmo preço em 2014 meu caro.

          • NELSON VOCE NÃO É BABACA NÃO É BURRO MESMO.

            O BEBETO SAIU EM 2009 E A DÍVIDA NÃO CHEGAVA EM 200 MILHÕES E ESTAVA SENDO AMORTIZADA COM OS PAGAMENTOS E O QUE ACONTECEU É QUE O PRESIDENTE 171, QUE VOCE DEFENDE ALÉM DE NÃO PAGAR E AMORTIZAR AS DÍVIDAS, ELE AUMENTOU NAS SUAS DUAS GESTÕES E O PIOR FOI O DESVIO DE 95 MILHÕES QUE DEIXOU O BOTAFOGO FORA DO ATO TRABALHISTA.

            O PAGAMENTO QUE O BEBETO FAZIA NÃO ERA JUROS DA DÍVIDA, E VOCE ESTÁ FAZENDO UMA CONTA DE CORREÇÃO DE JUROS E CORREÇÃO MONETARIA A PARTIR DE 2009 PORQUE O 171, NÃO CONTINUOU AMORTIZANDO AS DÍVIDAS E SIM AUMENTOU COM ROUBOS E FALCATRUAS DESDE A ENTRADA DO ANDERSON BARROS COM CONTRATOS COM EMPRESÁRIOS DE JOGADORES EM FIM DE CARREIRA COM SALÁRIOS ABSURDOS, FORA ISSO ELE SUMIU COM O DINHEIRO DA VENDA DOS JOGADORES.

            EU NÃO DISSE QUE O BEBETO NÃO DEIXOU DÍVIDAS, PORQUE QUANDO ELE ASSUMIU O BOTAFOGO ESTAVA FALIDO E CONSEGUIU EQILIBAR AS CONTAS E AOS POUCOS FOI CONSEGUINDO ATRAVES DO ATO TRABALHISTA DIMINUIR AS DÍVIDAS SEM COMETER LOUCURAS, COM O CUCA COMO TREINADOR SEM CLAUSULAS DE RESCISÃO DURANTE TRES ANOS.

            O MAURÍCIO SONSÃO, MONTENEGRO, ROLIN E MAURO SÃO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR TODAS AS DÍVIDAS CONTRAÍDAS E A FALENCIA DO CLUBE E ESTÃO NO PODER NESTA GESTÃO ATUAL, POR ISSO ESTÃO CALADOS.

            VOCE FALOU TUDO DIFERENTE DO EU FALEI, E VOCE QUE NÃO SABE PORRA NENHUMA DA HISTÓRIA NÃO FALE MERDA, NEM PARA ME AGRADAR.

            SE VOCE NÃO SABE DE NADA É MELHOR FICAR CALADO E SE JUNTAR AO RAUL LAUAR QUE É A PAULETE BARRETA, OUTRO QUE APOIA O MAURÍCIO SONEGAÇÃO.

  • tricolor do morumbi

    Todos os clubes de futebol do Brasil correm o risco de fechar as portas. A solução a curto prazo é permitir que recursos não muito honestos do Russos ou dos Chineses entrem no Brasil para comprar essas agremiações. Como acontece na Europa.

    • janca

      Por enquanto nem de magnatas russos ou chineses os clubes brasileiros têm despertado interesse.

  • Bem amigos do bota,como sempre não existe conquistas sem sacrificios.tudo vai dar certo.
    bons ares estão a vir,saudações botafoguénces .

  • GIBO

    Eu acho que o Botafogo é o que está se expondo!! Os demais estão na mesma situação, é uma questão de tempo. Responsáveis: dirigentes desonestos e/ou incompetentes, empresários sugadores, treinadores e jogadores com salários absurdos. Que fechem as portas, acabem com nossos campeonatos e os jogadores vão realizar seus sonhos de Europa, Oriente Médio, etc… Ou então que vão trabalhar como balconistas ou outra coisa qualquer.

  • Nelson Ribeiro

    Muita cornetagem e pouca proposta. Tem é que rever seriamente a Lei Pelé. O adiamento da votação foi uma babaquice. Votasse o lado dos clubes agora e fizesse adendo do lado dos atletas mais tarde. Isto em nada afetaria os atuais contratos mesmo. O Bom Senso acabou sendo um tiro no pé nesse momento.

    • janca

      O Bom Senso foi importantíssimo para o refinanciamento das dívidas não ser aprovado nas condições propostas pelos clubes. Que eram indecentes.

      • Julio Cesar

        indecente não é também a caixa econômica empresa pública financiar apenas alguns clubes? indecente não foi a Petrobras na época empresa 100% pública financiar apenas o flamengo durante anos e anos? indecente não é a lei pelé que entrega jogadores a empresários e mercado europeu com 17, 18 anos como é o caso do garoto da atletico paranaense neste momento? indecente não é o clube pegar o garoto com 7 anos de idade em muitos casos tirar da marginalidade, dar escola, treinamento, e o governo cobrar igual do clube como se fosse uma empresa e usar inclusive estes mesmos atletas para difundir o nome do pais? não é tão simploria assim a situação, ou se discute tudo ou nada.

        • Cleibsom Carlos

          Você está equivocado: Petrobrás e CEF são empresas mistas e isso faz toda a diferença! A crise do futebol brasileiro não tem nada haver com a Lei Pelé. Até quando vão mascarar a péssima administração do futebol brasileiro, que sempre foi muito grande? Agora são os jogadores que são culpados? Essa conversa de que “ou se discute tudo ou não se discute nada” é tipo de político mesquinho, que é a seguinte: deixa como está para ver como é que fica! Realmente o filósofo tinha razão: de onde não se espera nada daí é que não sai nada mesmo!!!Se não houver uma INTERVENÇAO ou uma FORÇA TAREFA DO BEM no futebol brasileiro, e não apenas no futebol mas no esporte brasileiro, o caminho é a extinção…

          • RLC Botafogo

            Não faz toda a diferença não. Empresa mista com 50% mais um obrigatoriamente sob detenção do GOVERNO. É uma Empresa Pública Federal de Economia Mista. Exige-se para todo acordo, parceria e prestação de serviços ou apoio o SICAF!

            Nenhum Clube Possui NADA CONSTA, ponto Final. Nenhum clube desportivo Brasileiro pode firmar qualquer contrato com órgãos públicos, sejam eles de economia mista ou não.

            Mas aí a nossa lei é linda, tem para cada 1 porta fechada 5 janelas abertas para vc entrar por elas e os clubes utilizam-se delas, as brechas. O Botafogo teve todas as Janelas fechadas e está sendo prejudicado o que não ocorre com o FLAMENGO. Porque? São muitos votos irmão. Muitos Votos…. Pense nisso

        • Robson

          Parabéns pela lembrança, também não consigo entender empresas públicas patrocinando somente alguns clubes, ou o governo faz por todos ou por nenhum.

          E esta questão da super exposição e valorização dos problemas do Botafogo, não causa estranheza, pois tenho 46 anos e acompanho tudo do Botafogo a pelo menos 40, todos nos acusam de síndrome de patinho feio, mas a mídia em geral nos trata de forma desigual, é interessante ver e ouvir muitos comentaristas falando sobre jogadores entrarem na justiça para obter passe livre, parecem que vibram e torcem para que se concretize e tenham mais notícias bombásticas a publicar.

          • RAUL LAUAR

            Mas vc há concordar,que as dividas do Flamengo são protegidas pela imprensa,e não são expostas como as do Botafogo por exemplo,dando a impressão que só o Botafogo é devedor no Brasil.

      • Nelson Ribeiro

        Uma coisa em nada afeta a outra. Vão chiar mesmo é quando entrar na reforma da Lei Pelé.

  • o Analista

    Blogueiros,

    Desesperadora a situação do Botafogo. Todavia, pior ainda é a situação do atleta profissional de futebol que tem contrato com o Botafogo.

    O atleta, ao contrário do que sonha a maioria dos torcedores, é um PROFISSIONAL… ele só joga em determinado clube, porque este clube acertou lhe pagar uma determinada quantia por um determinado tempo.
    Em troca desses valores, o jogador presta o seu serviço, que é jogar futebol.

    Ora, se quem contrata (clube) não faz o que prometeu (pagar salários), por que deveria o atleta profissional fazer aquilo que prometeu (jogar futebol) ?

    Portanto, não condeno o jogador que exerça o seu direito de não jogar para o clube que não lhe paga… jogador não é torcedor… jogador é profissional, que tem direitos e deveres.

    Assim, os jogadores do Botafogo tem todo o direito de rescindir o seu contrato de trabalho com o clube e procurar outro que possa lhe pagar pelos serviços.

    O problema, amigos, é que o elenco que o Botafogo tem é tão fraco e medíocre, que dificilmente haverá clube no país com disposição e dinheiro para pagar pelo futebol que eles jogam.

    Desta forma, muitos permanecerão no clube com a esperança de um dia receber os valores atrasados e continuarem até lá, jogando…

    Ou alguém conhece algum clube de série A em que EDILSON seria titular e ídolo ???

    Só no Botafogo mesmo.

    ABs

    • Luiz Henrique

      A presença de Wilson Gottardo, nesse momento, como diretor de futebol, talvez seja o único ponto de apoio dessa atual diretoria. Soube agora há pouco que Maurício Assumpção não compareceu à reunião do Conselho Deliberativo do Botafogo, convocada exatamente para discutir a situação do clube. E, mesmo sendo tão omisso como o Assumpção, pela primeira vez o presidente da mesa do Conselho disse que a ausência do Presidente do Clube feria os estatutos do clube. Parece que o cerca se fecha contra o Presidente do clube, até porque haverá a “reunião anual do dia 12 de agosto”, data festiva do clube, quando o Conselho se reúne todos os anos. Mais chumbo grosso contra o fatídico presidente. Uma dívida passar de 210 mihões para 700 milhões é efetivamente um espanto.
      Mas, tenho a sensação de que o Botafogo é o precursor….pesquisas apontam o Atlético Mg como um clube tão complicado quanto o Botafogo. Gastou demais. E o Vasco vem junto. O Fluminense está tão atrelado á Unimed que se um dia sair, como deverá sair um dia…será o terceiro do Rio a ir para o buraco.
      Em São Paulo, Palmeiras tem problemas, bem como o São Paulo. Há um novo escândalo fiscal no Corinthians…Flamengo pegará mais 10 milhões emprestados, mesmo com administração austera….sem o Pro-forte, é bem capaz das profecias malditas do Mauricio Assumpção se concretizarem…e vários clubes terem problemas de funcionamento.

  • Seedão

    O Botafogo pode até acabar, mas com certeza , irá puxar uma fila enorme.
    Devem sobrar os queridinhos da mídia que ‘ainda’ dão ibope, e o resto é falência.

  • Diferentemente das acusações comuns que se vê por aí , não gosto de chamar de calote as dívidas que alguns clubes tem com os seus jogadores ( não é só o Botafogo . Podemos incluir , talvez , todos os clubes das Séries A , B , C e D ) . Calote está associado a fazer o outro de bobo , não ter a intenção de liquidar a dívida ou agir premeditadamente visando prejudicar alguém . Vejam , por exemplo , o caso do Flamengo , que , desde o início da atual gestão vem demonstrando responsabilidade ( fiscal e trabalhista ) , sendo que , por um inesperado problema do passado , teve que , temporariamente , ficar impontual com algumas de suas obrigações . Isso é calote ? E outra , que tantas exigências de contrapartidas estão exigindo para aprovar a Lei de Responsabilidade ? Não basta o rebaixamento ? Só precisa ser sério . Não tem o menor cabimento atender as exigências do BSFC quanto a inclusão da obrigação de pagamentos de salários em dia . Para isso já há previsão legal para proteger os trabalhadores ( em geral ). Por que uma específica categoria – jogadores profissionais – teriam mais proteções que outros ? E outra , querem incluir a responsabilidade dos clubes em não gastarem nada além do previsto em seus orçamentos . Isso é absurdo ! Quem se encarregaria de fiscalizar todos os clubes ( não só de futebol ) do Brasil ? É sonho ou fantasia pensar ser isso possível . Nesse aspecto cabe aos associados dos clubes protegerem-se contra os maus gestores , alterando os seus estatutos , prevendo afastamentos e responsabilizações cíveis e criminais para aqueles que agirem com irresponsabilidade. Portanto , sou totalmente contra com as intervenções que esse tal de BSFC vem fazendo , pois o que querem é ter mais proteções do que quaisquer outros trabalhadores do Brasil .

    • janca

      Só pra dizer uma coisa, já que você citou o Flamengo. Comecei gostando da atual administração, mas depois se tornou uma decepção pra mim. Mais do mesmo. Tanto que contratou Vanderlei Luxemburgo, descuidou-se de sua folha salarial e resolveu inflá-la para tentar resultados imediatos (vide a própria contratação do técnico, que não é nada barato mesmo vindo de campanhas fracassadas), deixando as finanças em enésimo plano. À espera do refinanciamento (mais um) de suas dívidas.

      • Não são corretas as suas observações . Vc demonstra desconhecimento do que se passa no Flamengo. A espera da aprovação da Lei ? Sim , e algum clube não está ? Só para finalizar o assunto Flamengo , que , neste momento , não é o cerne da questào , o Flamengo está em dia com os impostos atrasados e correntes . Ou seja , não parou de pagar para ter o seu caixa beneficiado , pois se fizesse deixaria de desembolsar R$8 milhões por mês , o que daria quase R$100 milhões em 12 meses . Você foi injusto . Agora , gostaria da sua opiniào sobre os outros pontos abordados .

        • janca

          Temos opiniões bem divergentes. Defendo a atuação do Bom Senso. Não tem sentido aprovar uma lei, pela enésima vez, aliás, para os clubes refinanciarem suas dívidas e fazerem novas. Às custas do contribuinte, aliás. Os clubes seguem fazendo loucuras esperando a aprovação da nova lei. Parece piada. Eles têm a obrigação de pagar os atletas se se comprometeram a faze-lo. E não podem continuar gastando o que não têm. Agora claro que não basta o rebaixamento como punição se não cumprirem as obrigações, algo, aliás, que os clubes não aceitam (o rebaixamento, querem perda de pontos). E querem que a CBF faça a fiscalização. Aí já é piada. De resto, sobre a lei e o Bom Senso, Silvio, vou me pronunciar amanhã.

          • Nelson Ribeiro

            Discordo de muitas propostas do Bom Senso. No entanto acho que a Lei Pelé tem que ser revisada e fortalecer os clubes e não os empresários. Só assim o futebol brasileiro tem chance de se recuperar. Para mim o desbloqueio de verbas e renegociação das dívidas não deveria estar nem sequer na pauta dos atletas. Amanhã esses também saem do clube, o empresário acha um clube russo e ele vai embora… nem espera o jogo importante do fim de semana (vide Vitinho) então atleta não tem que dar pitaco em gestão de clubes. Tem que dar pitaco sim, no calendário do futebol brasileiro que é maluco.

          • Ok , Janca . Só acho que temos muitos palpiteiros . Não estou dizendo que é o seu caso , mas o despreparo leva muitas vezes as pessoas a opinarem sobre assuntos que desconhecem , o que só serve para tumultuar . È claro que se espera uma punição severa para quem deixar de pagar ou criar novas dívidas . Se o fiscalizador , por questões políticas , não pode ser a CBF , ótimo . Atribua a essa responsabilidade a outro órgão. Agora , o que não pode é o BSFC querer legislar em causa própria e pedir para incluir punições aos clubes em caso de atrasos salariais . Por que essa classe teria esse privilègio se todos os outros trabalhadores do Brasil ( incluindo jogadores ) só possuem o Min do Trabalho para defendê-los ? Em princípio pode parecer bonito , mas não é justo . Como proibir que receitas sejam antecipadas ? Quem tem que cuidar disso é o estatuto dos clubes . Como o governo vai fiscalizar gestões temerárias ? Isso não existe . Não há gente para fazer isso . Mais uma vez isso é de responsabilidade dos associados dos clubes . O governo tem que se preocupar com o cumprimento das obrigações fiscais e só. Agora , agindo com rigor .

    • Nelson RIbeiro

      Muita informação errada aqui… Em abril o Maurício Prado denunciou que o Flamengo devia o FGTS desde novembro. Não sei se já pagaram, mas isso foi divulgado enquanto o Globo, Globo Esporte, Extra e outros nada falaram sobre o assunto.

  • Lee

    Tem muito jogador melhor que estes do botafogo jogando a série B, no vasco,, por exemplo. eu acho que vai ter gente saindo mesmo com 7 jogos. è preferível jogar a segundona ganhando salario do que ser rebaixado..e tá na cara que quando o botafogo entrar na zona, nao vai conseguir sair mais.

    è pule de dez!

    No mais…que autoridade poderia prender o presidente? De quem seria essa função? O cara é réu confesso, pelo amor de deus, hein, Janca!!

  • lm_rj

    Janca, o nivel do certame esta baixissimo.
    Tem apenas 1 time brasileiro dando show no campo e arquibancadas com estadio cheio e futebol dinamico e solidario com direito a chapeu drible da vaca e gols muitos gols.
    Tudo isso capitaneado por um tecnico de alto nivel, talvez o melhor da nova geracao, sedento por um titulo grande para sua consagracao absoluta.
    Este mesmo time em 3º na media de publico do certame só nao esta melhor colocado pelo fato do maracana cedido à FIFA ter estado indisponivel em algumas rodadas.
    Agora com Maraca liberado e futebol empolgante, é rumo à primeira colocação em publico e na tabua de classificação do certame.
    Claro q estou falando do tricolor carioca.
    Rumo ao PENTA
    Fui

    • RAUL LAUAR

      E com a volta do Eurico Miranda ao cenário esportivo,tais sonhos são favas contadas o Tricolor poderia fazer melhor ainda:rumo ao Penta na primeira divisão,coroando o ano com a Triplice coroa indo a campo decidir a segunda e terceira divisão Obs:e para ficar mais bonito ainda a decisão seria contra a Portuguêsa o que achas?????????????

  • lm_rj

    Janca, a sobrevivencia do botafogo como time grande eh improvavel em funcao de um aspecto: renovacao da massa torcedora. Neste seculo XXI eh o unico time do rj que nao conquistou nada em nivel nacional, sendo q ate o vasco com uma unica conquista (CB 2011) encontra-se em absoluta desvantagem em relacao a dupla fla-flu, cada um destes com 3 conquistas nacionais neste seculo. Enfim se o botafogo acabar/falir sera triste para o futebol brasileiro, pela sua longinqua historia vitoriosa e celeiro da selecao nos anos 50/60 e sera triste tb pros seus rivais cariocas que terao 2 jogos a menos p realizar no rj ao longo do brasileirao… Outros times ja estiveram em situacao igual ou pior com 98% de chances de queda(caso do meu clube Tricolor carioca em 2009) mas conseguiram viver em funcao do apoio incondicional de sua massa torcedora lotando estadios. Fica a questao: o botafogo tem TORCIDA ENGAJADA p sobreviver? Caso contrario melhor fechar as portas FUI

    • Luiz Henrique

      Por incrível que pareça, o Fluminense tem a torcida mais envelhecida do Rio(acima de 60 anos)…e é ligeiramente menor do que a do Botafogo a nível nacional e um pouco maior a nivel regional. Tem que se ver se a garotada de 15 anos pra baixo está indo para os lados do Flu, ou seguindo a “onda” Flamengo, que tem torcida crescente mesmo ganhando poucos títulos nacionais. Talvez o Botafogo ainda consiga sobreviver, trabalhando com a ideia de “clube médio”…o que, no Brasil, pode ser até ser vanguardista…porque tem grande que gasta muito que também vai despencar.

  • Raphael

    O Janca na minha opinião tá faltando uma entidade para brigar pelos clubes, já que tem o BOM SENSO pelos jogadores. Eu tenho uma critica ao BOM SENSO: eles querem mais tempo para treinar, menos jogos, receber em dia e outras coisas, mas qual a contrapartida que eles oferecem? Não é de hoje que aqui no Brasil existe jogadores mal profissionais, que fingem contusão, não se dedica nos treinos, não respeita hierarquia, praticamente se acha dono do clube. Eu quero saber o que o BOM SENSO propõe para esse tipo de jogador? Porque ganhar salário astronômico para não jogar é fácil.

    • janca

      Se os clubes cuidarem melhor de suas finanças pararão de fazer loucuras e prometer salários milionários e depois não conseguir pagá-los. Sobre o Bom Senso, irei me pronunciar melhor amanhã.

      • Nelson Ribeiro

        Se as leis protegessem melhor os clubes dos empresários abutres os clubes estariam melhor e o futebol brasileiro no topo. EU concordo como Rafael nessa Janca. O que os clubes precisam e os que os atletas precisam são coisas diferentes. É fácil por exemplo, pegar o Botafogo como bode expiatório sem falar nas sacanagens da interdição do ENGENHÃO. Até ali haviam dívidas, sim… mas não atrasos salariais. As contas estavam sendo pagas… e o clube tinha potencial de título.

        • RAUL LAUAR

          Nelson é exatamente por ai que passa toda situação “o Botafogo,tinha potencial de título”,estas lembrado do nosso tri-vice para os urubus não é? nos pegaram para cristo ou melhor para palhaços,antes foi o Vasco lembra? motivo ultrapassarem o Fluminense em nº de titulos,resultado: na ótica deles (leia-se Globo),nenhum clube carioca poderá ser maior que o Flamengo.

  • pedro salomão

    Depois de apurada análise cheguei a conclusão que esse “”janca”” é um verdadeiro babaca!! O bom senso só está olhando o lado deles!! Se os clubes fecharem quero ver onde os joagadores vão arrumar emprego!! De nada adianta não refinanciar. Se não refinanciar não recebe!!! Refis existem aos montes por aí!! As leis hoje existentes já permitem que os presidentes respondam judicialmente por mutretagens, Basta que o MP entre em açãom mas isso é Brasil!!! Vejam os mensaleiros e aloprados!! Estão todos eles soltos com o beneplácito do Governo!! Aliás esse “”janca”” deve ser da turma dos kfuris,

    • janca

      O Bom Senso não está olhando só o lado deles, jogadores, ao contrário do que você diz. Está analisando o futebol como um todo. Quer democratizar a CBF, instituir o Jogo Limpo Financeiro, o que ajudaria os clubes, que hoje se encontram em situação pré-falimentar, pelo menos boa parte deles, além de propor um calendário que contempla o interesse também dos times pequenos, ignorados hoje em dia pela CBF. Agora você dizer que fez uma apurada análise deve ser piada. Agora Refis do Refis do Refis é que não dá. Às custas dos contribuintes, diga-se de passagem. Sobre o Juca, gosto do trabalho dele sim.

      • Luiz Henrique

        Tenho uma opinião clara e assustadora sobre a atuação do movimento Bom Senso: do ponto-de-vista ético, é ótimo. Para a sociedade, para o contribuinte, eles tem agido com muito lucidez, e mesmo apresentado boas propostas na área do esporte para os estudantes. Um bom movimento. No entanto, é um tiro no pé dos próprios jogadores. Não sejamos inocentes…o futebol brasileiro sempre sustentou-se das “facilidades”, não só dos governos, mas de todos os setores da sociedade. Agora, querem uma lei dura, com responsabilidade fiscal e tudo o mais. Sabe o que vai acontecer? vai ter jogador de futebol arrependido de ter participado disso. A uma, porque os salários tendem a cair, no médio prazo, a fim de se empatar receitas e despesas. A duas, porque se tiver clube rebaixado por irresponsabilidade fiscal, o que acontecerá com o valor de mercado de cada jogador? e com os vencimentos? é um tremendo tiro no pé deles, e nem sei se será bom para o futebol brasileiro, que cresceu vivendo de benesses e não está preparado para viver por sua conta e risco. É bom para a sociedade e contribuintes brasileiros.

        • janca

          Os salários podem até cair e acho que deveriam cair mesmo, mas os clubes terão obrigação de paga-los em dia e poderão olhar com mais atenção para a base também, tirando de lá alguns jogadores em vez de apostar em medalhões em fim de carreira. Sobre a punição ao clube que não cumprir o Jogo Limpo Financeiro, ela não precisa ser o rebaixamento, mas perda de pontos, e eles, clubes, precisam de um bom tempo para se adequar às novas regras. Acho válido. Do jeito que está é que não pode ficar. E temos que pensar, como você colocou também na sociedade e nos contribuintes brasileiros. E os clubes que melhorem suas gestões e passem a viver também de outras fontes que não apenas as verbas da Rede Globo.

      • RLC Botafogo

        Bom Senso é hipocrisia.

        É bom para os Jogadores e ponto final. Sempre é assim. Beneficia somente um. Quer prova?

        Auge do Bom Senso e os protestos do ano passado, manifestações antes de todos os jogos entravam com faixas, queremos mais segurança para vocês torcedores nos estádios.

        Jogo: Atlético PR x Vasco da Gama. Briga Generalizada e jogo paralisado por 45 min.

        O que o BOM SENSO ou os integrantes das Respectivas equipes dos clubes fizeram? Principalmente do ATLÉTICO PARANAENSE!?
        Voltaram a CAMPO!

        ME MOSTRE O BOM SENSO NISSO AÍ QUE EU VOLTO A ACREDITAR NESSA PALHAÇADA!

        Eram para ficar no vestiário ou voltar para campo e falarem: “Não haverá mais Jogo de Futebol hoje devido a desorganização do Futebol Brasileiro e a violência apresentada neste Jogo. Queremos a dissolução imediata das torcidas organizadas.” Assinado BOM SENSO!

        E se fossem organizados mesmo iam além. Paralisavam os últimos 45 minutos de campeonato do ano passado com a paralisação de todos os jogos. Aí ia ser bom!

        O que fizeram? NADA! Porque? Ficaram com medinho do velho inescrupuloso do ANTONIO LOPES.

        BOM SENSO FC = HIPOCRISIA FC.

        Bom para os Jogadores e que nas arquibancadas, SALVE-SE QUEM PUDER E DE PREFERÊNCIA PAGANDO INGRESSOS DE 180 REAIS… Né?

  • Não é concebível que um clube contrate jogadores medianos pagando salários exorbitantes como o que vem acontecendo em nosso futebol. Já imaginou, um jogar normal como o FRED, não é nenhuma sumidade, ganhando mais de oitocentos mil reais? Como manter em dia salários de jogadores com a irresponsabilidade reinante dos dirigentes de nossos clubes? Tem que dar um basta nisso tudo, punir rigorosamente os presidentes que estiverem nessa situação. Como o Botafogo teve a infelicidade de perder o Engenhão quando tudo estava sendo arquitetado de forma a ter uma arrecadação condizente com suas despesas, vemos o quadro por que agora está passando. Analisando bem, todos os clubes de nosso país estão falidos, não adianta pensar o contrário, o tempo confirmará.

    • RAUL LAUAR

      Vicente:se vc for hj, ao centro de treinamento de algum clube considerado grande,verá jogadores que vc nunca ouviu falar,chegando em carrões importados,correntes de ouro no pescoço e telefones de ultima geração nos ouvidos.porque digo tal coisa?um menino humilde que joga bola é aprovado na peneira,e passa a ganhar um salário minimo;ai um dirigente ou empresário chega prá família e diz o seguinte:iremos passar o salário dele para 50 mil reais,porém 30 mil serão divididos entre as pessoas,que conseguiram esta promoção e ele(o jogador),fica com 20 mil vc acha que a familia irá recusar?pois é amigo dizem que o Iranildo o “xuxu”tinha um salário de 120 mil reais no Flamengo,porém 60 mil era de um ex-dirigente,por tais coisas que o salários nos dias de hj são tão exorbitantes.É BRASIL MEU AMIGO!

  • RAUL LAUAR

    Não justifica,mas para o governo a mão da justiça não é tão pesada:sou servidor público e minha repartição (no caso o meu sindicato),ganhou em todas as estâncias o direito de receber os atrasados do famoso reajuste de 28% concedido na época por Itamar Franco aos militares e negado aos servidores civis Federais (na época servidores e militares, tinham o mesmo reajuste),ganhamos e não recebemos não cabe recurso,só resta pagar e até hoje não vimos a cor do dinheiro,o governo pode dever, mas se o cidadão comum deixar de pagar ou atrasar algum imposto coitado perde a casa e se possível tiram-lhe até a roupa do corpo.A Situação aqui descrita não é um ato trabalhista? em que o governo deixou de cumprir?e no entanto,não teve suas receitas bloqueadas.

  • Alternativa

    Os clubes para sem aprovados no Proforte deveriam ter por obrigação uma AUDITORIA séria, como contraíram a divida e onde foi parar o dinheiro.
    Apenas os que fossem auditados poderiam ter acesso ao Proforte, aí começariam a MORALIZAR O FUTEBOL.
    Seria uma grande demonstração de boa fé dos dirigentes dos clubes, não acham??

    #AUDITORIAJÁ

    • Nelson Ribeiro

      Com certeza isso estará na pauta, de outro modo como comparariam para saber de uma gestão foi falha ou não? Dai é que temo que muitos clubes que nunca atualizaram suas dividas irão nos deixar pasmos. Sinceramente, eu não creio que o Flamengo seja o maior devedor… tem gente que vai surpreender.

  • Jose

    O que ocorre nos clubes brasileiros se reflete na selecao. Uma administracao amadora desqualificada que vem se arrastando desde o tempo que o futebol era amador. Como agora ficou desmascarada esta realidade, os cartolas nao sabem para onde correr. Os veiculos de comunicacao perderam ibope e nao existemn solucao a curto prazo. O futebol como tido o esporte brasileiro precisara sofrer uma revolucao para comecar a trabalhar com responsabilidade e planejamento como ocorre em qualquer seguimento empresarial. Como se percebe naobexuste solucao a curto prazo. Com que moral u diretor de futebol ira pedir regaluasbao Governo depois do vexame recente na copa.

  • Eduardo Costa

    O Rio não tem condições de ter quatro clubes na série A, Vasco e Botafogo tem que fechar as portas……

    • Alternativa

      Pô, logo os dois que tem mais história e que revelaram os maiores jogadores? Será que você conhece mesmo desse esporte chamado futebol??

    • RAUL LAUAR

      PARA VIR AQUI ESCREVER MERDA,TERIA LUCRADO MAIS SE FICASSE CALADO.

    • Luiz Henrique

      Aproveitando seu comentário, vou expor uma ideia maluca que sempre tive: a fusão do Vasco, Fluminense e Botafogo para se contrapor ao Flamengo. Acho que cabem apenas 2 grandes clubes no Rio, e, talvez, em qualquer grande cidade, tal como Milão. No máximo. Mas, é difícil convencer até cidades do interior, como Campos dos Goytacazes, a fazer a fusão do Americano com o Goytacaz, formando-se um bom clube do interior em Campos, que tem 500 mil habitantes…imaginem convencer os antigos torcedores dos “grandes clubes do passado”. Coloco os três nesta conta e até o Palmeiras, em São Paulo. Belo Horizonte e Porto Alegre não são destaques por acaso. Já seguem este modelo. Mas, eu acho que o pessoal vai preferir virar um ameriquinho do que aceitar o inevitável. Aliás, aí embaixo já devem me chamar de maluco…se empresas se fundem, por que clubes profissionais não podem se fundir?

      • Bira Fogão

        Você não está maluco não, meu caro Luiz Henrique, seria uma excelente sacada para o futebol carioca. O novo Clube chamaria-se Rio de Janeiro FC. O uniforme seria azul e branco, as cores do ERJ; ou preto, branco e verde, uma cor de cada Clube. Eu só teria uma restrição: é proibido o uso do pó de arroz, isso é coisa e boiola……KKKKK.

  • DINHO FOGO ES

    SR.JANCA,VOCE ESTA COM UMA CARA DE DEBOCHE NESTE SEU COMENTARIO,SO PORQUE E COM O BOTAFOGO. CUIDADO QUE ISSO PODERA ACONTECER TAMBEM COM SEU FLAMENGO.

    • janca

      Quem está debochando do Botafogo é seu presidente, Maurício Assumpção, que aliás não é meu parente. Não sou eu quem debocha do clube, não.

      • RLC Botafogo

        O Botafogo tem solução.

        1 – Voto abeto a todos os sócios, não interessa se é sócio proprietário ou não para eleger o presidente

        2 – A criação para administração do clube de um de um CONSAD (Conselho de Administração) no qual fará parte 3 Membros eleitos dos SÓCIOS PROPRIETÁRIOS – Só participam da escolha os SÓCIOS PROPRIETÁRIOS – AÍ VAI RESIDIR A VANTAGEM EM UM PROGRAMA DE SOCIEDADE E OUTRO, mais um membro dos Sócios Torcedores – Direito de voto de todos os membros inclusive dos sócios proprietários e o presidente que será o presidente também do Conselho. Viram 5 MEMBROS DO CONSAD.

        3 – Só o CONSAD delibera sobre pagamento de dívidas públicas. O Presidente não terá autorização para deixar de pagar a estas. O Departamento Financeiro é terminantemente proibido de reter verbas para pagamento de tais despesas e assim que os rendimentos entrarem a dívida é automaticamente paga, não importa se é a data do vencimento ou não.

        4 – O Presidente apresenta o Plano de Salários dos Jogadores que pretende contratar ao Conselho para que estes analisem se. RENDIMENTOS MENSAIS – (PAGAMENTO DA DÌVIDA COM A UNIÃO + PAGAMENTO DOS SALÁRIOS) >=0. Tem que ser maior ou igual a 0 senão o CONSAD simplesmente não pode aprovar.

        Vê se isso é viabilizado?
        Vê se isso existe em empresas privadas pelo país?

        Esquece amigo. Isso é conceito Europeu de ADM de empresas ou americano. O BRASILEIRO é: Vou tirar o MEU e o resto que se exploda, que o mundo acabe.

        Não interessa o TIME: FLA, FLU, BOTA, Vasco, SP, Palmeiras, Cruzeiro, Galo, Coríntias….

        A vc não pode falar isso. Tá bom. Me mostra 1 que não esteja pagando dívida com o Governo. O São Paulo, é tá pagando os juros agora. Kkkkkkkk

        • janca

          Concordo com algumas de suas sugestões, mas acho triste o pensamento de muitos torcedores de justificar os problemas econômico-financeiros de seu clube atirando em outras agremiações e dizendo que elas também têm dívidas. De fato o modelo do futebol brasileiro está errado, até por isso defendo reformas estruturais, mas que alguns clubes estão mais no buraco do que outros, estão. Pergunte para funcionários e jogadores do Botafogo.

  • JUMENTINO

    ANDAM FALANDO TANTO DE MUDANÇAS NO FUTEBOL BRASILEIRO, QUE REALMENTE TÁ UMA DRAGA, O GOVERNO ACABANDO COM OS CLUBES, POR CAUSA DA LEI, ESTA MESMA LEI SE NÃO ME ENGANO QUE DEU PERDÃO DE 2 BILHÕES AOS PLANOS DE SAÚDE QUE NOS EXPLORAM ATÉ A ÚLTIMA GOTA DE SANGUE, E QUANTO A LEI PELÉ QUE É UM LIXO, E AJUDOU A DESTRUIR VÁRIOS CLUBES DO BRASIL E NINGUÉM TENTA MUDAR NADA, MAS VAMOS DEIXAR ISTO PRÁ LÁ E FALAR DO AGORA, E O AGORA É SOBRE O QUE UMA REDE DE TV QUER FAZER COM O FUTEBOL BRASILEIRO IGUAL O DA ESPANHA, CRIAR UM BARCELONA E UM REAL MADRID, E PARA ISTO TERÃO QUE SER SACRIFICADO VÁRIOS CLUBES GRANDE DO BRASIL, REPAREM QUANDO JOGA AQUELE TIME PODE SER ATÉ CONTRA O (ESFOLA DEDO) ELES MUDAM HORÁRIO PARA 22 HORAS SE FOR QUARTA E A CBF QUE É PAU MANDADO FAZ TUDO QUE ELES QUEREM… AI EU PERGUNTO VCS ACHAM QUE O FUTEBOL BRASILEIRO VAI VOLTAR A SER O QUE ERA? ( O QUE VOCE ME DIZ JANCA)

  • JUMENTINO

    ESTRANHO NINGUÉM COMENTA MAIS… O MEU FOI O ÚLTIMO COMENTÁRIO.

MaisRecentes

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo

A grana de Nuzman



Continue Lendo