A lição holandesa



A Holanda voltou, mais uma vez, a deixar uma lição ao mundo numa Copa, como já havia feito em 1974, quando nos brindou com a Laranja Mecânica.

Sua equipe nesse ano também não tem posição fixa, quando vemos a escalação não sabemos ao certo onde dado jogador vai atuar, que espaço irá ocupar no campo, o que irá fazer, enfim.

A marca dos holandeses nesse Mundial, como já aconteceu em outros também, é a versatilidade. E o fator surpresa para os adversários.

Seu polêmico treinador Louis Van Gaal, que vive às turras com a imprensa, deixa uma lição que deveria ser pelo menos avaliada pelos demais. Que uma seleção não tem apenas 11 jogadores, mas 23. Todos sabem disso, claro, mas apenas na teoria, porque nas demais os coadjuvantes acabam tendo papel muitas vezes apenas decorativo.

Na Holanda não. Tanto que Van Gaal já usou 21 de seus 23 convocados nessa Copa. Sim, 21. Pois cada um tem um papel que muda de acordo com as circunstâncias. Todos são úteis, de um jeito ou de outro.

Que o diga o goleiro reserva Tim Krul, que ainda não havia jogado nesse Mundial e entrou nos instantes finais da prorrogação contra Costa Rica. Com a única finalidade de defender pênaltis. Pegou duas cobranças e ajudou a levar os holandeses à semifinal contra a Argentina.

Van Gaal já deu provas de que conhece muito bem sua equipe. Muito bem mesmo. Uma Holanda para entrar na história, mesmo com dificuldades aqui e acolá e falhas também, como mostrou contra a Austrália, na primeira fase, e mesmo nas quartas de final, num sufoco danado diante de Costa Rica, que deixou o torneio invicta. Mas enfiou 5 na Espanha, virou de uma maneira incrível contra o México no jogo das oitavas e tem um futebol alegre, aberto, ofensivo, bonito de se ver.

Que sirva de lição e inspiração para as demais. Se não para essa Copa, para as vindouras.



  • Josué

    Bom dia, Janca, este Sr. Van Gaal é extremamente competente, ele leva suas convicções até o fim, todos contestam, e no final, ele Van Gaal estava certo, realmente ele passa uma imagem de azedo, porém, o Mourinho também passa essa imagem…. Janca, mudando de assunto, quiz o destino que casal 20 (Washington e Assis) estivessem juntos no mesmo plano espiritual sempre, nós perdemos mais um ótimo jogador (essa dupla judiou tanto do meu Timão)

    • janca

      Oi Josué. Sou fã do trabalho do Van Gaal. Sobre Washington e Assis, uma pena mesmo. E a fama pode ser ingrata. Foi com os dois, que sofreram muito nesses últimos anos de vida. Não é fácil administrar nossa existência, Josué. Se é que é possível administrá-la…

  • leandro

    Ate concordo em algumas partes . . . Porém temos que ser realista no fato que o mesmo Sr Van Gaal que reclamou em “um possível favorecimento da arbitragem para a Seleção Brasileira” onde a Seleção Holandesa foi favorecida pela arbitragem … pois foi pênalti a favor da Costa Rica e 02 faltas próximas a área da Costa Rica foram “achadas” fatos que poderiam mudar este noticiário de hoje … e ainda reforçando seu comentário a Holanda só esta na semi graças (70%) ao Arjen Robben que se não fosse tão cai cai seria o melhor jogador da copa antecipadamente … mas mesmo assim decide partidas !

    • janca

      Nesse ponto (da arbitragem) você tem razão. Van Gaal foi ridículo, como foi ridículo Lugano vendo suposto complô contra os uruguaios e é o próprio Parreira, pra quem a CBF é o Brasil que deu certo, enxergando um complô contra o Brasil. Se há, cadê as provas? Ficar só na especulação (todos eles, na verdade) é que não dá.

  • O Van é muuito melhor q o mlhor tecnico brasileiro, sabidamente. O Felipe ñ tem nada de tática, não arrisca não tem versalidade explora pouco do potencial dos jogadores o q faz nossa seleção ficar com calças na mão, provavelmente perderá frente a uma esquadra melhor taticamente, a alemã . Vja Muricy qual legado dele q foi muito bom jogador, comotecnico deixou o famigerado MURICIBOL chuveirinho na área q nem ingleses praticam mais e agora no SPFC do meio pra frente so jogadores altos…quer dizer… bem, o Van é bom mas ñ vamos cair no babaovo O MOURINHO É MELHOR OU NA PIOR DAS HIPÕTESES TÃO BOM QTO ELE A MÍDIA BABA OVO FICA COLOCANDO O VAN NAS GALÁXIAS MAS VEJA ELE MAIS ERROU QUE ACERTOU, É FATO: TEVE TRês TEMPOS, isso mesmo tres tempos pr mexer no time !!!! PR mudar algo e GANHAR DA COSTA RICA E SUAS MUDANÇAS NÃO GANHARAM O JOGO. GANHOU NA ÚLTIMA arriscandoem demasia deixando de colocar um jogador pr o tudo ou nada. eNTÃO CALMA LÁ É MERO MORTAL MENOS MENOS BEM MEEENOS COM O TAL Van

  • MOURINHO JÁ PRA SELEÇÃO BRASILEIRA !!!! FORA FILIPÃO GANHAREMOS O HEXA COM JOSÉ MOURINHO !!! ACORDA POVO E PREPAREM-SE PR O ESPIRITO CORPORATIVISTA DOS TECNICOS

    • janca

      Sobre os “professores” brasileiros vou me manifestar em momento oportuno, embora já tenha tratado do assunto em algumas oportunidades anteriores. Sobre o Felipão, que tem muita bagagem no currículo e que não deve nem pode ser menosprezada, espero que sejamos campeões com ele mais uma vez. Daí o heptacampeonato fica pro Mourinho. Ou pro Guardiola, por que não?

  • Diego

    Boa tarde Janca, esse texto foi escrito somente porque a Holanda passou da Costa Rica, caso não tivesse passado ele teria queimado os dois goleiros ao mesmo tempo nesse jogo, hoje vejo a Holanda muita dependente da cadência do Sneijder e da habilidade-malandragem do Robben, este que está se aproveitando do nosso país ser tropical e mergulhar numa piscina imaginária em toda jogada. Agora de positivo realmente é a utilização de todo o elenco, coisa que se nosso técnico fizesse nos daria mais confiança na campanha do Brasil. Nesse ponto acho o Van Gaal melhor que o nosso técnico turrão.

    • janca

      Foi um risco que o Van Gaal assumiu. Vinha sendo detonado pela imprensa holandesa. Imagine se perdesse o jogo, a disputa por pênaltis, digo, depois de trocar o goleiro.

    • joe LHP

      Como se o mergulho do Fred contra a Croácia fosse menos pior que o mergulho do “parceiro do Batman”, oras, tiveram erros para todos os lados, o Brasil foi beneficiado e prejudicado tbm como naquele lance do Hulk contra o Chile, tbm devemos ver que contra a Colômbia, o Brasil iniciou o jogo de intimidação e a pancadaria, deu certo no jogo mas pagamos um preço caro por isso e se fosse o contrário tipo um David Luiz que tivesse entrado daquele jeito e quebrado o 10 colombiano? Será que estaríamos pedindo o banimento do nosso zagueiro???Mas é assim , afinal o amor e a paixão nos faz ficar cegos e não ver certos erros e defeitos.

      • janca

        Mas quem está pedindo que o colombiano seja banido do futebol? Eu, pelo menos, não. Mas punido sim, como achava que o Leonardo tinha que ser punido em 1994 e foi, merecidamente, aliás, pela Fifa. Depois daquela cotovelada no final do primeiro tempo entre Brasil e Estados Unidos, lembra?

      • Diego

        e quem comparou o Fred com o Robben? Não tem nem comparação, Robben está mais para o Neymar, assim como o Fred está mais para o… Fred.

  • HECK_BR

    NAS CIRCUNSTÂNCIAS DESCRITAS ACIMA JANCA, E ANALISANDO OS JOGOS DO TIME LARANJA, NÃO O VI JOGAR BEM APENAS CONTRA A AUSTRÁLIA. MESMO CONTRA A COSTA RICA, FORAM 3 BOLAS NA TRAVE E 20 CHUTES A GOL. VAN GAAL É CONHECEDOR DO ESPORTE. SABE ONDE APERTAR E ONDE AFROUXAR OS PARAFUSOS DA MECÂNICA. ELE NUNCA DISSE COISA COM COISA EM ASSUNTOS EXTRA CAMPO, MAS DENTRO DE CAMPO É PROFUNDO CONHECEDOR. ACHO QUE A ARGENTINA DANÇA NA QUARTA. SE 1/3 DOS GOLS QUE NÃO SAÍRAM CONTRA A COSTA RICA SAIR VAI SER PIOR DO QUE FOI PARA A ESPANHA. VAMOS VER… JOGÃO. ACHO QUE É ATÉ MEELHOR EM CHAMADA DO QUE BRA X ALE.

    • janca

      Mas contra a Austrália eu achei que a Holanda mostrou que tem problemas. Por pouco não perdeu o jogo. Acho o futebol mais bonito dessa Copa o da Holanda, que merece uma vaga na final. Mas às vezes o futebol-arte perde para o pragmatismo.

      • HECK_BR

        CONCORDO. MAS VEJO A HOLANDA COM UM FUTEBOL ALÉM DA BELEZA. QUANDO NÃO FOI TÃO EFICIENTE COMO CONTRA A AUSTRÁLIA, FOI PRAGMÁTICA TBM. CONTRA O MÉXICO ELES FORAM NO PESCOÇO SE É QUE ME ENTENDE.

  • nat

    Torço por uma final Brasil e Holanda. Não quero que acontece com o Brasil o mesmo que ocorreu em 90 em que Muller, Careca e Cia perderam 200 chances contra a Argentina, inclusive 3 bolas na trave. O maradona precisou de uma única jogada pra decidir a partida, o Messi tem o mesmo perfil (precisa de um momento único de genialidade pra decidir uma partida). A Holanda joga o futebol mais bonito e versátil desta copa e a Alemanha tem mais jogadores qualificados no meio de campo e o pragmatismo de sempre, mas acho que os “deuses do futebol” vão nos presentear com uma final sul-americana, infelizmente. Não querro ser vice da Argentina. Que passem Brasil e Holanda pra final.

    • janca

      Também não quero ser vice da Argentina de jeito nenhum, até por isso torço por Brasil x Holanda na final. Daí não correríamos esse risco. Mas pelo que jogaram até agora alemães e holandeses teriam certo favoritismo nas semifinais, se bem que falar em favoritismo tratando-se de quatro seleções como Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda e jogando na América do Sul fica difícil.

MaisRecentes

Galiotte cobrado



Continue Lendo

Palmeiras ferve



Continue Lendo

Cuca continua?



Continue Lendo