Scolari quer trégua



O técnico Luiz Felipe Scolari anda preocupado com o abalo emocional dos jogadores. Até por conta disso chamou alguns jornalistas para uma reunião, já que as críticas às atuações da Seleção estariam desestabilizando seus atletas.

Relatos de quem participou do encontro indicam que o treinador, que publicamente tentava manter o discurso de que o time não vinha mal e estava evoluindo, reconhece problemas técnicos e táticos, além dos emocionais.

Felipão pediu socorro à psicóloga Regina Brandão, que iria a Teresópolis conversar com os jogadores, especialmente os mais abatidos, caso de Thiago Silva, muito criticado por não ter tido postura de capitão na hora dos pênaltis.

Ele elogiou muito David Luiz, que é quem, na prática, tem exercido o papel de líder da Seleção.

O técnico não tem conseguido fazer seus jogadores atuarem mais relaxados. A pressão é tanta que a bola chega a queimar nos pés de alguns, como já aconteceu com Paulinho, Oscar, Willian, Jô e o próprio Fernandinho, entre outros.

O curioso é que o primeiro a jogar pressão em cima do grupo foi Carlos Alberto Parreira, que na primeira coletiva após a apresentação do grupo para a preparação para o Mundial disse que a taça de campeão seria do Brasil, adotando o discurso do favoritismo absoluto da Seleção.

Na prática, com um equilíbrio muito grande entre as principais equipes, caso de Holanda, Alemanha e França, e atuações inesperadas de muitos azarões, como Costa Rica, México, Chile, Colômbia, Nigéria e Argélia, fica complicado apontar um grande favorito do torneio.

Embora eu ainda ache que o Brasil siga com condições de ser campeão e passar sexta pelos colombianos, há muita coisa a ser acertada até lá. Inclusive na parte tática.

Sem Luiz Gustavo, suspenso, para o confronto das quartas, a tendência é o técnico entrar com Fernandinho e Paulinho juntos no meio.

Paulinho ganhou pontos com sua atitude na hora das cobranças de pênaltis, quando Thiago Silva ficou sentado em cima da bola, sem conversar com os demais, e ele passou a incentivar os batedores.

Não está descartada a saída de Daniel Alves para a entrada de Maicon nem outras possíveis alterações. Agora Felipão tem dito que tudo é possível e, pelo jeito, não quer morrer abraçado com uma ideia nem apostar tanto na sorte e nas traves, como aconteceu contra o Chile.



  • Mario

    li e fiquei com uma duvida , como sera que o grupo de jogadores vai encarar essa noticia ?

    os jogadores vão se unir , aumentar a crise , perder a confiança no tecnico?

    bom eu acredito q futebol é muito dinâmico e tudo pode mudar no proximo jogo , principalmente por q o Felipão reconheceu o erro e vai tentar mudar , o problema é ver como os jogadores vão encarar ,agora que essa posição do tecnico se tornou publica.

    • HECK_BR

      ACHO QUE É MAIS VÁLIDA A POSIÇÃO DELE AGORA E SER ABRAÇADO DO QUE SER SOZINHO, TEIMOSO E TER QUE MUDAR DE PAÍS. SE PERDER, PERDEM TODOS. PEDINDO AJUDA, AS VEZES É SINAL DE QUE PRECISA DE UMA OPINIÃO DIFERENTE DA QUE NÃO ESTÁ DANDO CERTO. ACHO QUE VOCÊ ME ENTENDE, MAS A MELHOR OPINIÃO HOJE, SERIA DO ZAGALO. EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO. NÃO DÁ PARA COLOCAR TUDO QUE O ZAGALO DIZ COMO VERDADE. MAS APRENDER A OUVIR UM CARA TÃO VIVIDO EM SELEÇÃO SERIA O MÍNIMO.

      • janca

        Mas não está pedindo ajuda para escalar o time. Isso não. Tentar se reaproximar dos críticos até pra se explicar e pra ver se eles mudam um pouco de opinião é uma coisa, pedir ajuda pra escalar, o que não aconteceu, que eu saiba, seria outra bem diferente.

        • HECK_BR

          ENTÃO ELE QUER QUE FECHEMOS OS OLHOS E COLOQUEMOS A MÃO NO PEITO? AFF… AÍ ELE TÁ ERRADO. PEDIR TRÉGUA NÃO É SE RENDER. É ACORDO DE OPINIÕES MÚTUAS. COMO CONCORDAR COM O FUTEBOL APRESENTADO? SE NÃO FOSSE O NEYMAR, A COPA JÁ SERIA CONJUGADO NO PASSADO.

    • janca

      Sinceramente eu não vejo problema nenhum, mas já vi jornalista dizendo que acha a situação complicada. Ainda mais com o Felipão admitindo problemas emocionais no grupo. Mas insisto que não vejo problema, alguns jogadores, embora nas entrelinhas, mas o capitão publicamente mesmo, já admitiram que a tensão e a pressão tem atrapalhado, sim.

  • HECK_BR

    CARAMBA JANCA. EXCELENTE TRABALHO NO TEXTO ACIMA. DOS JORNALISTAS QUE CONVERSARAM COM FELIPÃO, VOCÊ FOI UM DELES? SE SIM, O QUE ELE DISSE SOBRE O NÃO JOGAR BEM, MUDANÇAS NO TIME, OSCAR, NEYMAR… QUERIA SABER MAIS SE HÁ MAIS DETALHES DA CONVERSA COM ESSES JORNALISTAS E ATÉ QUEM SÃO ELES, LÓGICO SABENDO QUE MAURO NAVES FOI UM E TALVEZ ALGUNS DA BAND. SE O FELIPÃO PENSA ASSIM, E NÃO ESTENDEU A BANDEIRA BRANCA SÓ PARA TER PAZ PRÓPRIA, ACHO AINDA TER ESPERANÇA. OUTRA, ACHO QUE O FELIPÃO FOI UM DOS QUE DISSERAM PUBLICAMENTE O BRASIL SER FAVORITO E AGORA JOGA PARA O PARREIRA? NÃO VI NEM LI O PARREIRA DIZER QUE SERÍAMOS CAMPEÕES, MAS VI O FELIPÃO FAZENDO. A PSICÓLOGA É MAIS QUE NECESSÁRIA, AINDA MAIS PARA A PRESSÃO. MAS DIGA O QUE VOCÊ REALMENTE ACHA. SEM MURO…RS, O BRASIL COM O TIME QUE INICIOU O JOGO CONTRA O CHILE(FORA O LUIZ GUSTAVO) TERIA CHANCES CONTRA A COLÔMBIA? O FELIPÃO PEDIU TRÉGUA A TEMPO, ACHO. MAS TEM QUE OUVIR OS JORNALISTA, COISA DIFÍCIL EM TÉCNICOS DE FUTEBOL. PARECE QUE JORNALISAT NÃO ENTENDE NADA, NA CABEÇA DE QUALQUER TÉCNICO. SE OUVISSEM, MAICON JÁ SERIA O LATERAL E FRED JÁ TERIA SAÍDO DO ATAQUE.

    • janca

      Não, não fui, nem estou em Teresópolis. Da ESPN estavam o Juca e o PVC. A ideia, claro, é tentar se aproximar mais da imprensa, especialmente aquela que tem criticado a Seleção, embora as críticas sejam legítimas. Tão legítimas que o próprio Felipão admite que as coisas não estão aquela maravilha. E não estão mesmo.

    • janca

      Agora não acho que o Felipão tenha que ouvir jornalistas pra escalar o time, isso não. E duvido que ele faria. Agora o Parreira disse sim que o Brasil seria campeão. Disse logo na primeira coletiva.

      • HECK_BR

        JUCA É UM SER PENSANTE. LOGO SE NÃO O AGRADAR ELE VAI RACIOCINAR E EXPELIR O CONTEÚDO COERENTE DO QUE ACONTECE. PVC ENTENDE DE TÁTICAS. LOGO ELE SABE O QUE É UM LATERAL INOPERANTE E UM MEIO CAMPO POUCO FUNCIONAL. AINDA MAIS UM FRED, DIGAMOS QUE MERCURI. MASS ME LEMBRO DE FELIPÃO ASSUMIR O FAVORITISMO NA COPA E CRAVAR(http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,felipao-exalta-time-apos-amistoso-e-crava-o-brasil-vai-ser-campeao,1097692) O BRASIL SERÁ O CAMPEÃO.

        PARREIRA TEM EXPERIÊNCIA, MAS ERRA FEIO AO REPETIR ISSO. MAIS PRESSÃO NAS COSTAS DOS JOGADORES DE CARGA EMOCIONAL ALTA.

        • janca

          O discurso do Felipão e do Parreira, então, mudou um pouco, pois pelo menos o primeiro, antes do jogo contra o Chile, admitia que a derrota era uma possibilidade. E era mesmo. Não dá pra cravar que A ou B será campeão, embora favoritos existam e o Brasil é um deles. Pra mim ainda temos condições de vencer essa Copa. Todas as condições, aliás. Estamos entre os oito melhores, o que já é alguma coisa. Inglaterra, Itália, Uruguai e Espanha ficaram no caminho.

  • Zico

    Ele apenas não quer repetir o que com o Palmeiras!! Morrer abraçado com suas idéias ultrapassadas e medíocres.. Ele sempre foi um distribuidor de camisas!! Um Joel Santana com sorte de ter trabalhado na copa que ganhou com os Ronaldos , Rivaldo. Técnico fraco que não sabe fazer um treinamento descente!! Em competições que exigem treinos , tática ele não funciona!! Com um time minimamente organizado ele sempre passa aperto!! Na copa do mundo vide Bélgica em 2002 ,Grécia em 2004 ou em liberta..
    Ele não é bobo.. não quer carregar o peso que o Dunga carrega, de teimoso !
    Só existem duas chances do Brasil passar : se ele mexer no meio e jogar com 2 atacantes (não sendo o Fred) ou a Colômbia fazer sua pior partida na copa!!
    O favorito desse confronto pelo futebol apresentado , pela campanha é a Colômbia , se o Brasil passar será mais uma surpresa, não pela história mas pela campanha e o que vem jogando.

  • PIERRE CAETANO FERREIRA

    A SITUAÇÃO É MUITO SIMPLES: FALTA O CRAQUE, COMO FOI O ROMÁRIO EM 94, AO DIZER FIQUEM TRANQUILOS A COPA É NOSSA O MESMO CHAMOU A RESPONSABILIDADE PARA SI, HOJE NÃO TEM NO GRUPO DA SELEÇÃO ALGUÉM QUE CHEGUE PERTO DO BAIXINHO.

    FALTA UM LÍDER, ALGUÉM QUE GRITE PARA O OSCAR JOGAR COM MAIS VONTADE, ALGUÉM QUE COBRE DO NEYMAR QUE ELE PASSE MAIS A BOLA E QUE FIQUE MAIS EM PÉ, ALGUÉM QUE DIGA PARA O NEYMAR QUE ELE NÃO É NENHUM GÊNIO E QUE SOZINHO NÃO CHEGARÁ A LUGAR ALGUM.

    FALTA NA SELEÇÃO MAIS ESPIRITO DE GRUPO, CHEGA DE OBA OBA, CHEGA DE BRUNA MARQUEZINE, CHEGA DE FOLGAS, É HORA DE COMPROMISSO TOTAL.

    SE A SELEÇÃO JOGAR CONTRA A COLOMBIA IGUAL JOGOU CONTRA O CHILE, A COPA PARA O BRASIL ACABARÁ MAIS CEDO.

  • PIERRE CAETANO FERREIRA

    PAULINHO NÃO, PELO AMOR DE DEUS!

    • janca

      Talvez volte diferente. Por que não?

      • PIERRE CAETANO FERREIRA

        JANCA, É U7MA OPINIÃO MINHA, MAS ACHO O PAULINHO UM TREMENDO DE UM CABEÇA DE BAGRE, JOGOU MUITO NAQUELE CORINTHIAS…MAS A FASE, TÃO SIMPLESMENTE A FASE DO CORINTHIANS ERA TÃO BOA QUE SE ME COLOCASSEM JOGANDO LÁ TAMBÉM ARREBENTARIA…

  • Carlos

    Paulinho me surpreendeu positivamente, foi sensacional seu comportamento, demonstrou um espírito de liderança que está fazendo falta ao time. Entendo que seu retorno será muito positivo, voltará para retomar sua posição.

    Fernandinho é bom jogador, mas é absolutamente absurda essa titularidade incontestável que ele conquistou após jogar meio tempo contra um time desclassificado, desmotivado e desmontado como o Camarões. Quando a batata esquentou contra o Chile, foi tão apagado quanto o Paulinho nos jogos anteriores, também difíceis.

    Se Felipão não rever o esquema tático, pode colocar o Zidane que nada mudará. Eleger Paulinho como bode expiatório como alguns da mídia fizeram foi de uma covardia absurda. Em contrapartida, o que Fernandinho fez a mais para merecer essa titularidade absoluta e inquestionável? Um gol contra Camarões? Isso até o Fred fez!

    Que volte o Paulinho já!

    • janca

      Também acho que ele deveria voltar. Quem sabe não volte outro Paulinho? Aquele do ano passado?

  • Cleibsom Carlos

    Janca, você tem idéia do critério usado para escolher os jornalistas desta “conversa”? Tinha alguém do Lance lá? Ou foram chamados os ditos “formadores de opinião” que não formam opinião nenhuma tipo Juca Kfouri e PVC? Pelo que li por aí parece que foi uma conversa de comadres…Nada me tira da cabeça que para o Felipão “convocar” algo do tipo e descer de seu pedestal as coisas devem estar mais complicadas do que imaginamos. PS.: Não era o Felipão que até a semana passada batia na mesa para gritar que escalava quem ele quisesse!?

    • janca

      Do LANCE! não tinha ninguém. Juca e PVC estavam, são formados de opinião mesmo, foram chamados, não vejo motivos, sinceramente, pra que não fossem. Pelo contrário. Trouxeram notícias da reunião. Inclusive Felipão admitindo problemas no time, algo que ele não vinha fazendo nas coletivas. E quem escolheu os jornalistas na reunião, seis, salvo engano, foi o próprio Felipão.

    • janca

      E não quer dizer que ele vá escalar quem Juca ou PVC ache melhor. O técnico ainda é o Felipão e o Juca, o PVC, eu, você, todos nós, enfim, podemos ter nossa opinião sobre quem deveria ou não jogar, mas quem escala e define não somos nós. É quem está lá no dia a dia com os jogadores e é muito bem pago pra isso.

MaisRecentes

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo

A grana de Nuzman



Continue Lendo