O novo meio-campo



Pedidos para Luiz Felipe Scolari mexer no meio-campo do Brasil não param. Sexta, contra a Colômbia, ele será obrigado a faze-lo, já que Luiz Gustavo, com dois amarelos, não pode jogar. A questão é quem colocará no lugar.

Uma opção é botar Fernandinho na posição e recolocar Paulinho, que tem talento e assumiu papel de liderança no final do jogo contra o Chile, entre os titulares. Jogariam os dois juntos. A entrada de Ramires ou Hernanes também não está descartada.

Outra possibilidade é adiantar David Luiz, formando a zaga com Thiago Silva e Dante, ou mesmo apostar em Henrique, convocado porque também sabe jogar como volante, botando o ex-palmeirense no lugar de Luiz Gustavo.

Não sei qual será a decisão de Felipão, mas certamente nosso meio-campo muda na sexta.

Independentemente do que o técnico decidir, enfim, tem que trabalhar muito o time para que o setor, que tem sumido em vários momentos da Copa, passe a existir, já que a Colômbia é bem forte por aí e conta com James Rodríguez, apontado por alguns como o melhor jogador do Mundial até aqui. Embora eu ainda ache que o grande destaque esteja sendo o holandês Robben.



  • Mario

    o melhor seria adiantar David Luiz que jogou quase toda temporada como volante no Chelsea e colocar o Dante na Zaga , agora que seria irônico se entra o Henrique e ele fosse a salvação do meio campo ou se ele entrasse cometendo um erro gigante causando a derrota e virando tudo uma tragedia .

    mas para mim não ira resolver o problema do meio campo independente de quem entrar , tanto que Fernandinho entrou e as coisas continuaram ruins ,ali o problema é psicológico e ainda acho q teria entrar o Maicon no lugar do Daniel Alves .

    • janca

      De fato, Mario, Fernandinho entrou e não resolveu nada. E também acho a melhor opção adiantar David Luiz e colocar o Dante na zaga.

    • HECK_BR

      CONCORDO EM PARTES COM VOCÊ MARIO. ACHO QUE CONTRA A COLÔMBIA DEVERÍAMOS MUDAR ESSE TIME URGENTEMENTE. SE MUDAR O MEIO, A LATERAL EU MANTERIA. UM MEIO COM DAVID LUIZ, FERNANDINHO, PAULINHO E OSCAR COM NEYMAR E HULK A FRENTE SERIA O IDEAL. SUSTENTAÇÃO NO MEIO E O FRED PODERIA ENTRAR SE FOSSE REALMENTE NECESSÁRIO BOLA AÉREA. COM ESSE MEIO, OS LATERAIS AVANÇARIAM E A ZAGA ESTARIA PROTEGIDA. O FERNANDINHO GRUDARIA NO JAMES E O DAVID SE ENCARREGARIA DO CUADRADO. EU IRIA DE JC; DANIEL, DANTE, T.SILVA E MARCELO; DAVID, FERNANDINHO, PAULINHO E OSCAR PELO MEIO; HULK E NEYMAR SE REVEZANDO NA ÁREA. SE O FELIPÃO SE ATREVER A ISSO, NOSSO CAMINHO É MAIS FÁCIL. SENÃO, NEM FUTEBOL VAI TER AQUI NESTE PAÍS NO RESTO DO ANO. IMAGINE PERDER A COPA PARA A COLÔMBIA? ESPERANÇA, TEMOS QUE TER ESPERANÇA…

      • Mario

        respeito sua opinião , mas vou defender meu ponto de vista , o meio de campo já teve mudanças com pouco ou nem um efeito e nem uma mudança na lateral , mas se entrasse o Maicon que defende melhor que o Daniel Alves poderia dar mais consistência defensiva ao time e mais liberdade ao meio campo para criar e atacar.
        abrçs

        • janca

          De fato é uma ideia interessante. Mas não acho que Felipão pense como você.

        • HECK_BR

          RESPEITO TBM. VALEU MARIO

  • Zico

    Bom , como o nosso ´´entregador de colete“ é previsível irá voltar com o Paulinho. De resto , o mesmo time. Existem coisas inexplicáveis , como convocar o Henrique e não dar chance pro melhor volante que temos Hernanes . O meio-campo forte seria Fernandinho, Hernanes, Ramires e Oscar. Hulk e Neymar. Com o Hernanes e Ramires o Oscar teria a ajuda do Hernane pra criar além de termos uma arma que é chute de fora. Com esse time teríamos chance , com o time que está jogando arrisco que seremos ´´engolidos“ pelo JAMES o craque da copa!
    obs: se o Felipão entrar com o David de volante é assinar o atestado de total desconhecimento dos atletas e ´´dar um presente“ ao Henrique ! E mais , o Neymar nem tentou um chapéu sequer no jogo passado por quê?

    • janca

      Pra você ver. Cada um com uma opinião. Eu, por exemplo, arriscaria entrar com o David Luiz de volante. Mas nessa posição o Henrique também manda bem. De qualquer forma eu, particularmente, acho que o Felipão entra com Fernandinho no lugar do Luiz Gustavo e promove a volta do Paulinho ao time. Mas temos quatro dias pra saber o que vai acontecer. Por enquanto estamos nas especulações.

      • HECK_BR

        TBM ACHO QUE O DAVID DE VOLANTE MANDA BEM. MAS O HENRIQUE É CAFÉ COM LEITE. NÃO DÁ. É O MESMO QUE TIRAR O FRED E COLOCAR O JÔ. ALIÁS, SE O FELIPÃO DECIDISSE JUNTAR OS 2, USARIA A PERNA DIREITA DO JÔ E A ESQUERDA DO FRED. E SE PUDESSE COLOCAR UMA CABEÇA DIFERENTE SERIA A DO RONALDO NAZÁRIO PARA FAZER GOLS DE CABEÇA…PUFFF…

      • Antonio

        Caro Janca

        O que eu entendi que o Zico quis dizer, que ele me corrija que se eu estiver enganado, que a justificativa do Felipão quando convocou Henrique é que ele poderia jogar na defesa e no meio de campo, então se não for jogar com Ramires, Paulinho ou Hernanes, considero que o Fernandinho seja titular, por coerência, ele entraria com Henrique e manteria zaga do que entrar com Dante e colocar David no meio.

        • janca

          Foi essa a justificativa do Felipão mesmo e é uma opção que ele tem. Mas tem outras também, como você mesmo apontou. E nesse momento não acho que o técnico tenha que se preocupar em ser coerente ou não, tem que fazer o que for melhor pro time e ver se finalmente desencantamos nessa Copa.

        • Zico

          Perfeito Antônio. Como você disse, no mínimo seria incoerência levar o cara com a explicação que citou ,e quando surge a possibilidade não usar o que pensou!
          Nem no Fla queria o Henrique , que é mais de quem Felipão confia!
          E será que somente EU vejo o Hernane como melhor volante que temos?

  • Robson Pacheco

    Apesar de gostar demais do Paulinho e de ele ter tomado a atitude que caberia ao Thiago Silva antes das cobranças de pênalti, não o vejo num bom momento, então, eu optaria por recuar o Fernandinho pra cabeça de área e com o Hernanes de 2º volante. Entendo que ele, apesar de ter menos velocidade, tem mais talento no trato da bola, tem mais recursos técnicos e chuta melhor de fora, coisa que não tenho visto na seleção, entendo inclusive, que ele auxiliaria o Oscar na armação.
    Voltando a falar do Thiago Silva, me desculpem, mas a atitude dele de se isolar do grupo antes das penalidades é inaceitável pra um capitão. Até entendo não querer bater, mas não estar junto com os companheiros naquele momento foi ridículo, não contribuiu e ainda poderia desestabilizar os outros jogadores.
    Acho o Thiago um baita zagueiro, mas me parece faltar estrutura psicológica pra assumir a liderança desse grupo que vai ser cobrado demais por qualquer resultado diferente do título.

    • janca

      A atitude do Thiago Silva de fato causou estranheza. Mas o time tem outros líderes, não pode depender apenas do capitão. Há lideranças naturais que surgem, caso do David Luiz e do Paulinho, por exemplo, que foram importantíssimos na hora das cobranças.

      • Robson Pacheco

        Então Janca, concordo com o fato de que o grupo ter outras lideranças, mas continuo achando inadmissível que um dos mais experientes, aquele que leva a braçadeira e a quem, pelo menos teoricamente, os mais jovens devam ter como referência não tenha estabilidade pra um momento como esse.
        Me ocorreu que talvez, todas essas pataquadas de levar torcedor com deficiências físicas, com histórias de superação de vida (por mais bonitinho que seja) , ao invés de motivar alguns jogadores, estejam deixando os sensíveis demais.
        Ainda nessa linha, a execução do hino “à capela”, com todas aquelas caras de “Vamos pra guerra”, me soa tão sem sentido…principalmente se analisarmos a letra do nosso hino, que é lindo, mas é totalmente ufanista, só fala das coisas maravilhosas que temos, diferente, por exemplo, da Marselhesa, que é uma conclamação à luta. Pior ainda, é ver que só em jogos da seleção que se canta o hino nacional.

        • janca

          Só duas observações. Entendo todas as críticas feitas do Thiago Silva e também às feitas à estratégia de levar torcedores com problemas físicos, histórias de sofrimento e superação etc. etc. etc., histórias que muitas vezes até colocam o time pra baixo mesmo. Mas no caso do hino discordo. Gosto da forma como é cantado, muito melhor que antes, no passado poucos sabiam canta-lo de cor, só que o hino, por si só, não ganha jogo.

    • Zico

      Robson , tenho exatamente o mesmo pensamento ! Estava até começando a acreditar que SOMENTE eu enxergava o Hernane como melhor jogador de meio. Tem vários recursos como o que citou além de saber marcar também .

      • Robson Pacheco

        Pois é Zico, o Hernanes joga demais!!! Até entendo que tanto Paulinho quanto Ramires dão mais dinâmica ao jogo, são mais rápidos e fortes e talvez até marquem melhor, mas ofensivamente,a qualidade do Hernanes é indiscutível, e ele dividiria a criação com o Oscar, que na verdade, só jogou contra Bósnia.

        • Rafael

          Hernanes é muito mais completo que o Ramirez e não atravessa má fase como Paulinho e Oscar. Não sei se ele vai resolver o problema do meio de campo brasileiro mas acho que merece uma chance no time titular urgente, tenho certeza que com ele em campo o time melhora.

  • t.

    janca,

    sobre aquela conversa de vício em internet, celular etc. navegando pela internet, me deparo com sites dizendo que njr, depois do jogo, vai à festa em boate, hotel, faz churrasco no interior de são paulo. isso tudo machucado e do dia do jogo para outro. o capitão, fica tirando foto com biquinho em rede social, no dia seguinte.

    jogador tem todo direito de fazer o que quiser em sua folga (apesar de que não entender o motivo desta), mas penso na expectativa das pessoas, no investimento, no trabalho honesto que algumas pessoas tentam desenvolver e tudo parece que não é levado com muita seriedade. depois, ficam igual a bebês chorando, ou pior, visivelmente descontrolados etc. isso tudo diante de dois técnicos pra lá de experientes.

    • janca

      Folga é folga, só não podem exagerar. Mas sabe que elas também me incomodam um pouco, todo esse contato com família, amigos, empresários etc. etc. etc.? Porque o jogador acaba assumindo muita responsabilidade, inclusive pedidos de ingresso pra muita gente e parente, enfim, que nem sempre podem atender. Ronaldo, em 1998, quando alugou uma casa para a família que o diga e conte os problemas que enfrentou na França, vide a crise nervosa que teve na final. Não sou contra o choro, mas os parentes e amigos, alguns nem tão amigos assim, acabam trazendo muita coisa de fora pra dentro e nessa época de informação instantânea é preciso um pouco de filtro. Ainda mais com o descontrole emocional da Seleção.

      • Robson Pacheco

        Isso vai ao encontro do que escrevi lá em cima, essa historinha de toda semana ter alguém com problemas (muito mais sérios que um simples campeonato de futebol) na Granja Comari, já tá dando no saco. Será que alguém acredita realmente no “Brasil, joga pra mim!”

        Alguém acredita que o Daniel Alves vai marcar melhor o Robben só porque foi um garotinho deficiente ou uma das vítimas das enchentes de Teresópolis na concentração?

        • janca

          Não sou contra os jogadores receberem crianças com deficiência física ou vítimas das enchentes na concentração. Apenas acho que isso, por si só, não ganha jogo, como o hino, por si só, tampouco. E o problema da Seleção é emocional, mas também tático. O buraco no meio-campo pode ser sanado com muita conversa, mas também com treinamento, algo que o Brasil quase não fez até aqui.

  • joao

    pelo visto midia brasileira não ve a extrema violencia que esta sendo empregada pela seleção holandeza e francesa para se classificar , nas copas anteriores africanos eram acusados de violencia ,e hoje eles são as vitimas, a jogada do jogador frances na perna do jogador nigeriano, arbitragens piores que estas nunca vistas ridiculo ,midia brasileira so sabe fazer criticas ao futebol brasileiro, se esquecem de realmente dar enfase as atitudes de outros selecionados.

    • janca

      Não vi o que você chama de “extrema violência” da Holanda, não. E outras seleções têm sido criticadas, sim, a própria Holanda, mas por outros motivos, após aqueles 3 a 2 diante da Austrália, por exemplo, e a Argentina, que deixou muito a desejar nos dois primeiros jogos. Foi bem no terceiro, mas sua defesa voltou a falhar. Sobre o Brasil, apesar da classificação, não está aquela maravilha e imagino que a própria comissão técnica saiba disso.

  • Rafael

    Gostaria de ver o Hernanes, acho que ele ocupa melhor os espaços que os outros jogadores, me agrada muito mais a entrada dele do que Ramirez e Paulinho, por exemplo. O david Luiz também poderia ser adiantado como volante. O que não pode é o Brasil querer fazer a ligação direta da defesa pro ataque sem passar pelo meio. O PVC citou na transmissão em todas as partidas que faltam jogadores no meio para dialogar com os atacantes.

    • janca

      Mas o mais provável é que joguem Fernandinho como primeiro volante e Paulinho, voltando ao time, ao lado dele.

MaisRecentes

Galiotte cobrado



Continue Lendo

Palmeiras ferve



Continue Lendo

Cuca continua?



Continue Lendo