Febre nos EUA



O Mundial no Brasil tem causado comoção nos Estados Unidos. A própria mídia norte-americana parece pasma diante da reação do público de lá, ávido por notícias do torneio.

Domingo, quando empataram com Portugal, por 2 a 2, a audiência na TV bateu recorde, ultrapassando a casa dos 18 milhões de espectadores na ESPN americana, marca maior que a de 1999, quando a equipe feminina dos EUA fora campeã mundial de futebol.

O interesse pelo torneio é tanto que o maior número de bilhetes comprados para a Copa por estrangeiros foi justamente nos “States”, superando a venda em países latino-americanos como México, Argentina e Chile, por exemplo.

Hoje os norte-americanos jogam sua sorte na competição diante da Alemanha, tentando uma vaga para as oitavas de final. Se empatarem, classificam-se em segundo, devendo pegar a Bélgica na etapa seguinte.

A expectativa é de que novo recorde de audiência na TV seja batido com o jogo de logo mais.

A cobertura da imprensa escrita também tem sido extensa lá na América e a avaliação sobre a Copa até aqui, positiva, especialmente com o clima festivo dentro das arenas e a boa média de gols, bem perto da casa dos três por partida.

Muitos dizem que se trata do melhor Mundial desde os de 1982 e 1986, com o que, até aqui, posso dizer que estou de pleno acordo.



  • HECK_BR

    A GRANDE CULPA DISSO É A ORGANIZAÇÃO. OS EUA SÃO MUITO ORGANIZADOS QUANTO AO ESPORTE E QUASE TUDO QUE TOCAM VIRA OURO. A MLS DEMOROU A EMPLACAR POR CULPA DAS VÁRIAS REGRAS, ATÉ O TETO SALARIAL, MAS ISSO NO FIM AJUDOU. HOJE ELES TEM UMA LIGA MAIS FORTE E ATRATIVA PARA CRAQUES EM FIM DE CARREIRA ONDE O FUTEBOL EVOLUI E O CARA SE PREOCUPA MENOS COM SEGURANÇA, POIS É UM PAÍS ONDE A LEI FUNCIONA.
    SE ESTÃO BEM NA COPA OU SE PASSARÃO DE FASE, AÍ É OUTRA HISTÓRIA. ACHO QUE EM 2022 ESTARÃO NUM PATAMAR PARECIDO COM O DA ESPANHA. SÓ O TEMPO DIRÁ.
    ASSISTI A COPA DE 2002. PARA MIM ATÉ HOJE JUNTO COM A DE 1998 FORAM AS MELHORES JANCA, MAS ESSA TEM TUDO PARA SUPERAR. TRISTE É VER CAMPEÕES CAÍREM PELO CAMINHO, MAS MAIS POR COMPETÊNCIA DE QUEM PASSA DO QUE INCOMPETÊNCIA DE QUEM CAIU. COPA BOA É O BRASIL NA FINAL…RSS MAS OUTRO MARACANAZO SERIA TERRÍVEL.

    • Mario

      “SE” a liga americana engrenar , acho que dentro de campo eles vão ter a competitividade da liga inglesa e a organização Alemã fora, por causa do sistema de teto salariam que lá é muito serio tanto q as grandes ligas NBA , NFL e outras tem greves de jogadores , juizes e donos das franquias , mas temos que esperar para ver.

      • HECK_BR

        CONCORDO, MAS PARA ELA ENGRENAR PRECISA DE ÍDOLOS E ISSO ESTÃO PROVIDENCIANDO COM BECKHANS, VILLAS, HENRYS E OUTROS. KAKÁ SE VIER PARA O SÃO PAULO NÃO SERÁ CONTRATAÇÃO DO SPFC. SERÁ DO ORLANDO, TIME QUE O SPFC FEZ AMISTOSO ESSE ANO. EM 2010 O SANTOS FEZ UM AMISTOSO CONTRA O NY RED BULL E PERDEU POR 3 X 1. COM NEYMAR E TUDO. ELES NÃO SÃO UM PRIMOR TÉCNICO, MAS A EVOLUÇÃO DO FUTEBOL DO TIO SAM É CLARA. VIDE OS JOGOS PORTUGAL E EUA E GANA E EUA. MAS COMO VC DISSE MARIO, É CEDO, MELHOR ESPERAR, POIS UMA COISA É TIRO CURTO, OUTRA É MÉDIO E LONGO PRAZO.

    • Mauro

      As grandes redes americanas (ABC, CBS e etc…) boicotam o futebol por não ser um esporte que permita durante os 90 minutos da partida, grandes inserçoes de comerciais. Alegam que isso não traz anunciantes e portanto torna a exibição inviavel.
      Já houve tentativas nos EUA de realizarem partidas com interrupção de 3 minutos, a cada 15 minutos para o tal espaço publicitário, mas a FIFA não reconheceu aquilo como válido para o futebol.
      Há uma febre sim, mas é mais por parte dos latinos lá residentes e com americanos nativos que acompanham o futebol feminino ( muito popular!!!) e assim que o Soccer Team for desclassificado, cairá no esquecimento.
      Não creio sinceramente que o futebol venha a ganhar grande espaço a curto e médio prazos naquele pais, enquanto durar essa “ditadura” televisiva.

      • janca

        Mas nas escolas ele tem sido cada vez mais praticado. Por meninos e meninas, embora ainda haja esse problema que você citou mesmo. De qualquer forma vem ganhando espaço ano a ano.

    • janca

      Também assisti à Copa de 2002, estava no Japão. E também estive na da França, em 1998. Assim mesmo achei as de 1982, que vi em parte no Brasil, em parte na Dinamarca, e 1986, melhores. Enfim, questão de opinião. Sobre o tal do Maracanazo, quem sabe esse ano não aconteça com o Uruguai? É no Maraca, afinal de contas, que os uruguaios pegarão sábado os colombianos. Sem Suárez, suspenso. E merecidamente, a meu ver.

      • joe LHP

        Esse Uruguai é zica, quando td parece conspirar contra eles e quando todo mundo pensa que já estão mortos eles ressurgem das profundezas ainda mais fortes e aguerridos, essa punição do Suarez provavelmente vai fazer esses uruguaios virarem 11 leões em campo e entrarem com mais raça ainda, bom o ótimo time da Colômbia abrir o olho.

        • Gargamelvio

          Uruguai já era, o Suarez é meito time. Se deixar o Cavani sozinho sem goleiro ele chuta na lua. A sorte deles é que a Colombia não tem defesa.

          • janca

            Sei não, sei não…

        • janca

          É o que eu penso. O que aconteceu com o Suárez, embora merecido, a meu ver, vai fazer o Uruguai entrar mordendo em campo. Mas aí não literalmente _rs. Vão ser 11 jogadores muito aguerridos. E espero que a Colômbia vença no Maracanã, porque mais uma vez o Uruguai fazendo festa no Maraca será complicado. E nas quartas é nossa vez, caso passemos pelo Chile, de ter a Celeste pela frente. Ganhar aqui já chega em 1950, mesmo que eu não fosse nascido naquele tempo. Aquela Copa já deu muito o que falar…

      • HECK_BR

        TEM UM DETALHE. A DE 1982 EU TINHA 2 ANOS. EM 86, TINHA 6 ANOS. ME LEMBRO VAGAMENTE. JÁ A DE 90 ME LEMBRO BEM. MEU PARÂMETRO DE COPAS VISTAS AO VIVO FORAM DE 90 PRA CÁ. E PITACO MEU. DÁ COLÔMBIA.

  • Mario

    já houve varias tentativas de uma liga profissional de futebol nos EUA ,se essa pegar vai ser um problema para o futebol brasileiro , pois vai ser mais um mercado forte a tirar jogadores dos nossos times .

    lembrando que a MSL tem uma media de publico de 47 mil pessoas por jogo e com marketing esportivo injetando dinheiro vai ser uma questão de tempo deles virarem umas das principais ligas de futebol no mundo.

    enquanto isso na CBF o Marin e Del Nero ficam brincando de banco imobiliário com outros cartolas , mas não sei por q acho q todos acabam falindo no fim …….

    • HECK_BR

      AQUI QUEM GERE O FUTEBOL NÃO É SÉRIO. SE FOSSE, SERIAMOS A NBA DO FUTEBOL. BOLA TEMOS. ATÉ OS CABEÇAS DE BAGRE DAQUI SÃO MELHORES QUE MUITOS QUE ESTÃO NESTA COPA. OU O HERNANE DO FLAMENGO SE FOSSE NATURALIZADO ESPANHOL TAMBÉM ESTARIA NA FÚRIA OU ITÁLIA E OU TAMBÉM NA INGLATERRA.

    • janca

      Em termos de organização a CBF está bem atrás mesmo. E a média de público em jogos de futebol nos Estados Unidos tem crescido muito mesmo.

  • HECK_BR

    A DISCIPLINA VENCEU. 9 JOGOS PARA SUÁREZ.

    • janca

      Merecidamente, aliás.

      • Gargamelvio

        Primeira Hat-trick de mordida da história do futebol. Merece uma estátua lá na Transilvânia.

  • Gargamelvio

    Melhor Copa que eu já vi Janca, pois na de 82 eu era garoto e nao assisti direito.
    O que está fazendo falta nessa Copa são as suecas, norueguesas, finlandesas, ucranianas, dinamarquesas e as tchecas. Ah sim, as tchecas.
    A melhor torcida até agora é a mexicana e depois a argentina, enquanto que a brasileira é a de modinha, cheia de patricinhas que compraram ingresso apenas para aparecer no telão e postar no Facetruque.

    • janca

      Tem muito brasileiro que está indo ao estádio só pra dizer que foi, pra ser visto e publicar que estava lá nas redes sociais…

  • Lee

    haha

    Janca, pára, vai! vc assistiu a copa de 1982 e se lembra? Para de caô!

    • janca

      Claro que me lembro. A primeira Copa de que me lembro foi a da Argentina. A de 82 vi pela TV, uma parte no Brasil, outra na Dinamarca. Sofri com a derrota pela Itália, mas comemorei muito a estreia contra a Rússia e a vitória contra a Argentina.

  • Johnny Santista

    EUA tem jogar Copa América e seus times jogarem a Libertadores.

    • janca

      Concordo.

    • WAGNER

      CLAMAREMOS POR ISSO. MUDARIA O PATAMAR DA LIBERTADORES. MAS NA BOLÍVIA, NO PERU, NO PARAGUAI, NA ARGENTINA TEM QUE PARAR COM ESSE NEGÓCIO DE PRESSÃO. FUTEBOL EVOLUI E GANHA O MELHOR. ALIÁS, NA BOLÍVIA, NA COLÔMBIA, NO CHILE ELES JÁ TEM UM DIFERENCIAL QUE É A ALTITUDE.

  • Johannes

    Boa Noite João Carlos,
    Se eles pegarem o gosto pela coisa em 4 Copas poderão se tornar um time de quartas e semifinal, pois em oitavas eles já têm aparecido. Se tiver público eles saberão como tirar proveito disso e logo terão programas de “Soccer” mais avançados nas universidades.

    • janca

      Com certeza. Johannes. Organização pelo menos eles têm. E podem ficar poderosos na modalidade, sim. No futebol feminino são uma força há tempos, tanto que até campeões mundiais já foram. Abs.

MaisRecentes

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo

A grana de Nuzman



Continue Lendo