Febre nos EUA



O Mundial no Brasil tem causado comoção nos Estados Unidos. A própria mídia norte-americana parece pasma diante da reação do público de lá, ávido por notícias do torneio.

Domingo, quando empataram com Portugal, por 2 a 2, a audiência na TV bateu recorde, ultrapassando a casa dos 18 milhões de espectadores na ESPN americana, marca maior que a de 1999, quando a equipe feminina dos EUA fora campeã mundial de futebol.

O interesse pelo torneio é tanto que o maior número de bilhetes comprados para a Copa por estrangeiros foi justamente nos “States”, superando a venda em países latino-americanos como México, Argentina e Chile, por exemplo.

Hoje os norte-americanos jogam sua sorte na competição diante da Alemanha, tentando uma vaga para as oitavas de final. Se empatarem, classificam-se em segundo, devendo pegar a Bélgica na etapa seguinte.

A expectativa é de que novo recorde de audiência na TV seja batido com o jogo de logo mais.

A cobertura da imprensa escrita também tem sido extensa lá na América e a avaliação sobre a Copa até aqui, positiva, especialmente com o clima festivo dentro das arenas e a boa média de gols, bem perto da casa dos três por partida.

Muitos dizem que se trata do melhor Mundial desde os de 1982 e 1986, com o que, até aqui, posso dizer que estou de pleno acordo.



  • HECK_BR

    A GRANDE CULPA DISSO É A ORGANIZAÇÃO. OS EUA SÃO MUITO ORGANIZADOS QUANTO AO ESPORTE E QUASE TUDO QUE TOCAM VIRA OURO. A MLS DEMOROU A EMPLACAR POR CULPA DAS VÁRIAS REGRAS, ATÉ O TETO SALARIAL, MAS ISSO NO FIM AJUDOU. HOJE ELES TEM UMA LIGA MAIS FORTE E ATRATIVA PARA CRAQUES EM FIM DE CARREIRA ONDE O FUTEBOL EVOLUI E O CARA SE PREOCUPA MENOS COM SEGURANÇA, POIS É UM PAÍS ONDE A LEI FUNCIONA.
    SE ESTÃO BEM NA COPA OU SE PASSARÃO DE FASE, AÍ É OUTRA HISTÓRIA. ACHO QUE EM 2022 ESTARÃO NUM PATAMAR PARECIDO COM O DA ESPANHA. SÓ O TEMPO DIRÁ.
    ASSISTI A COPA DE 2002. PARA MIM ATÉ HOJE JUNTO COM A DE 1998 FORAM AS MELHORES JANCA, MAS ESSA TEM TUDO PARA SUPERAR. TRISTE É VER CAMPEÕES CAÍREM PELO CAMINHO, MAS MAIS POR COMPETÊNCIA DE QUEM PASSA DO QUE INCOMPETÊNCIA DE QUEM CAIU. COPA BOA É O BRASIL NA FINAL…RSS MAS OUTRO MARACANAZO SERIA TERRÍVEL.

    • Mario

      “SE” a liga americana engrenar , acho que dentro de campo eles vão ter a competitividade da liga inglesa e a organização Alemã fora, por causa do sistema de teto salariam que lá é muito serio tanto q as grandes ligas NBA , NFL e outras tem greves de jogadores , juizes e donos das franquias , mas temos que esperar para ver.

      • HECK_BR

        CONCORDO, MAS PARA ELA ENGRENAR PRECISA DE ÍDOLOS E ISSO ESTÃO PROVIDENCIANDO COM BECKHANS, VILLAS, HENRYS E OUTROS. KAKÁ SE VIER PARA O SÃO PAULO NÃO SERÁ CONTRATAÇÃO DO SPFC. SERÁ DO ORLANDO, TIME QUE O SPFC FEZ AMISTOSO ESSE ANO. EM 2010 O SANTOS FEZ UM AMISTOSO CONTRA O NY RED BULL E PERDEU POR 3 X 1. COM NEYMAR E TUDO. ELES NÃO SÃO UM PRIMOR TÉCNICO, MAS A EVOLUÇÃO DO FUTEBOL DO TIO SAM É CLARA. VIDE OS JOGOS PORTUGAL E EUA E GANA E EUA. MAS COMO VC DISSE MARIO, É CEDO, MELHOR ESPERAR, POIS UMA COISA É TIRO CURTO, OUTRA É MÉDIO E LONGO PRAZO.

    • Mauro

      As grandes redes americanas (ABC, CBS e etc…) boicotam o futebol por não ser um esporte que permita durante os 90 minutos da partida, grandes inserçoes de comerciais. Alegam que isso não traz anunciantes e portanto torna a exibição inviavel.
      Já houve tentativas nos EUA de realizarem partidas com interrupção de 3 minutos, a cada 15 minutos para o tal espaço publicitário, mas a FIFA não reconheceu aquilo como válido para o futebol.
      Há uma febre sim, mas é mais por parte dos latinos lá residentes e com americanos nativos que acompanham o futebol feminino ( muito popular!!!) e assim que o Soccer Team for desclassificado, cairá no esquecimento.
      Não creio sinceramente que o futebol venha a ganhar grande espaço a curto e médio prazos naquele pais, enquanto durar essa “ditadura” televisiva.

      • janca

        Mas nas escolas ele tem sido cada vez mais praticado. Por meninos e meninas, embora ainda haja esse problema que você citou mesmo. De qualquer forma vem ganhando espaço ano a ano.

    • janca

      Também assisti à Copa de 2002, estava no Japão. E também estive na da França, em 1998. Assim mesmo achei as de 1982, que vi em parte no Brasil, em parte na Dinamarca, e 1986, melhores. Enfim, questão de opinião. Sobre o tal do Maracanazo, quem sabe esse ano não aconteça com o Uruguai? É no Maraca, afinal de contas, que os uruguaios pegarão sábado os colombianos. Sem Suárez, suspenso. E merecidamente, a meu ver.

      • joe LHP

        Esse Uruguai é zica, quando td parece conspirar contra eles e quando todo mundo pensa que já estão mortos eles ressurgem das profundezas ainda mais fortes e aguerridos, essa punição do Suarez provavelmente vai fazer esses uruguaios virarem 11 leões em campo e entrarem com mais raça ainda, bom o ótimo time da Colômbia abrir o olho.

        • Gargamelvio

          Uruguai já era, o Suarez é meito time. Se deixar o Cavani sozinho sem goleiro ele chuta na lua. A sorte deles é que a Colombia não tem defesa.

          • janca

            Sei não, sei não…

        • janca

          É o que eu penso. O que aconteceu com o Suárez, embora merecido, a meu ver, vai fazer o Uruguai entrar mordendo em campo. Mas aí não literalmente _rs. Vão ser 11 jogadores muito aguerridos. E espero que a Colômbia vença no Maracanã, porque mais uma vez o Uruguai fazendo festa no Maraca será complicado. E nas quartas é nossa vez, caso passemos pelo Chile, de ter a Celeste pela frente. Ganhar aqui já chega em 1950, mesmo que eu não fosse nascido naquele tempo. Aquela Copa já deu muito o que falar…

      • HECK_BR

        TEM UM DETALHE. A DE 1982 EU TINHA 2 ANOS. EM 86, TINHA 6 ANOS. ME LEMBRO VAGAMENTE. JÁ A DE 90 ME LEMBRO BEM. MEU PARÂMETRO DE COPAS VISTAS AO VIVO FORAM DE 90 PRA CÁ. E PITACO MEU. DÁ COLÔMBIA.

  • Mario

    já houve varias tentativas de uma liga profissional de futebol nos EUA ,se essa pegar vai ser um problema para o futebol brasileiro , pois vai ser mais um mercado forte a tirar jogadores dos nossos times .

    lembrando que a MSL tem uma media de publico de 47 mil pessoas por jogo e com marketing esportivo injetando dinheiro vai ser uma questão de tempo deles virarem umas das principais ligas de futebol no mundo.

    enquanto isso na CBF o Marin e Del Nero ficam brincando de banco imobiliário com outros cartolas , mas não sei por q acho q todos acabam falindo no fim …….

    • HECK_BR

      AQUI QUEM GERE O FUTEBOL NÃO É SÉRIO. SE FOSSE, SERIAMOS A NBA DO FUTEBOL. BOLA TEMOS. ATÉ OS CABEÇAS DE BAGRE DAQUI SÃO MELHORES QUE MUITOS QUE ESTÃO NESTA COPA. OU O HERNANE DO FLAMENGO SE FOSSE NATURALIZADO ESPANHOL TAMBÉM ESTARIA NA FÚRIA OU ITÁLIA E OU TAMBÉM NA INGLATERRA.

    • janca

      Em termos de organização a CBF está bem atrás mesmo. E a média de público em jogos de futebol nos Estados Unidos tem crescido muito mesmo.

  • HECK_BR

    A DISCIPLINA VENCEU. 9 JOGOS PARA SUÁREZ.

    • janca

      Merecidamente, aliás.

      • Gargamelvio

        Primeira Hat-trick de mordida da história do futebol. Merece uma estátua lá na Transilvânia.

  • Gargamelvio

    Melhor Copa que eu já vi Janca, pois na de 82 eu era garoto e nao assisti direito.
    O que está fazendo falta nessa Copa são as suecas, norueguesas, finlandesas, ucranianas, dinamarquesas e as tchecas. Ah sim, as tchecas.
    A melhor torcida até agora é a mexicana e depois a argentina, enquanto que a brasileira é a de modinha, cheia de patricinhas que compraram ingresso apenas para aparecer no telão e postar no Facetruque.

    • janca

      Tem muito brasileiro que está indo ao estádio só pra dizer que foi, pra ser visto e publicar que estava lá nas redes sociais…

  • Lee

    haha

    Janca, pára, vai! vc assistiu a copa de 1982 e se lembra? Para de caô!

    • janca

      Claro que me lembro. A primeira Copa de que me lembro foi a da Argentina. A de 82 vi pela TV, uma parte no Brasil, outra na Dinamarca. Sofri com a derrota pela Itália, mas comemorei muito a estreia contra a Rússia e a vitória contra a Argentina.

  • Johnny Santista

    EUA tem jogar Copa América e seus times jogarem a Libertadores.

    • janca

      Concordo.

    • WAGNER

      CLAMAREMOS POR ISSO. MUDARIA O PATAMAR DA LIBERTADORES. MAS NA BOLÍVIA, NO PERU, NO PARAGUAI, NA ARGENTINA TEM QUE PARAR COM ESSE NEGÓCIO DE PRESSÃO. FUTEBOL EVOLUI E GANHA O MELHOR. ALIÁS, NA BOLÍVIA, NA COLÔMBIA, NO CHILE ELES JÁ TEM UM DIFERENCIAL QUE É A ALTITUDE.

  • Johannes

    Boa Noite João Carlos,
    Se eles pegarem o gosto pela coisa em 4 Copas poderão se tornar um time de quartas e semifinal, pois em oitavas eles já têm aparecido. Se tiver público eles saberão como tirar proveito disso e logo terão programas de “Soccer” mais avançados nas universidades.

    • janca

      Com certeza. Johannes. Organização pelo menos eles têm. E podem ficar poderosos na modalidade, sim. No futebol feminino são uma força há tempos, tanto que até campeões mundiais já foram. Abs.

MaisRecentes

Paulistas com medo



Continue Lendo

A mágoa de Ceni



Continue Lendo

Alerta a Raí



Continue Lendo