Lugano de brincadeira



Diego Lugano só pode estar de brincadeira ao defender Luís Suárez, que foi com tudo para abocanhar o italiano no jogo que classificou os uruguaios para as oitavas de final.

Suárez tem que ser punido e pegar, a meu ver, oito jogos de suspensão.

Por morder adversários certa feita ficou suspenso por duas partidas e, em outra ocasião, por dez.

Um vexame o que fez. Era pra ter sido expulso.

Pra defender o companheiro, Lugano partiu para o ataque. Acusou a imprensa inglesa de perseguição e acha que os brasileiros não deram o mesmo destaque ao lance em que Neymar recebeu amarelo no início do jogo contra a Croácia, quando usou o cotovelo pra levar a melhor. A meu ver, o cartão ficou de bom tamanho, embora alguns entendam que merecia o vermelho.

E a imprensa brasileira e mundial destacou muito o lance em que Fred simulou o pênalti, enganando o árbitro.

Por mais que diga que não, Suárez foi com os dentes pra cima do rival, um péssimo exemplo, que lembrou Mike Tyson em 1997.

Não pode enfrentar a Colômbia, tem que ser punido. E se o time avançar sou dos que torcem para que não possa seguir no torneio, já que sua falta foi grave demais.

Lugano e Suárez à parte, fiquei muito contente com a belíssima atuação de Shaqiri, que marcou três diante de Honduras e levou a Suíça às oitavas de final. Vamos ver como os suíços se saem terça que vem, na Arena Corinthians, diante dos argentinos.



  • Mario

    concordo tem que ser punido , toda a violencia tem que ser combatida , igual defendi que Neymar deveria ter sido expulso .

    outro que tem que ser punido é o juiz do jogo que nem amarelo deu no lance.

    a atitude do Lugano é ridícula , igual a um monte de gente dentro do futebol , então nem merece atenção.

    para mim Chile e Suíça podem comprar a passagem de volta para casa .

    • janca

      Brasil e Argentina entram como favoritos mesmo, oscilaram na primeira fase, mas melhoraram um pouco na última rodada, mesmo que no caso do Brasil apenas no segundo tempo do último jogo. Mesmo assim seu eu fosse chilenos e suíços ainda não compraria passagem de volta, não. De repente eles podem aprontar uma… Em jogo eliminatório, às vezes um lance ocasional, um momento de desequilíbrio ou até o acaso acaba definindo para A ou B.

  • Rafael

    Estou gostando da surpreendente postura ofensiva da Suiça nesta copa. Nem sempre dá certo (vide a goleada diante da frança), mas pelo menos os seus jogos estão bem mais interessantes.

    • janca

      Estão mesmo. Quem esperava que ela ia viver de 0 a 0 em 0 a 0 viu outra coisa. Marcou sete gols em três jogos e levou seis.

  • André

    Suárez não tem que ser punido coisa nenhuma. Não está certo que foi realmente uma mordida e de qualquer forma, vários lances violentos passaram impunes. A imprensa está sim dando muita enfase a este caso, muito pelo fama de Suárez. Apesar do suposto ato ser violento, não traz os mesmos prejuízos à integridade física do jogador caso fosse uma cotovelada ou entrada dura nas pernas. Quem joga futebol sabe que lances como esse do Suárez acontecem. A imprensa não devia ser tão hipócrita.

    • Wes

      André cotoveladas e caneladas são comuns no futebol, mas mordidas não. Voce gosta de impunidade. Se o Suarez tem fama é por sempre aprontou é tem ficha suja o que aumenta a pressão para um punição. Agora deixa de hipocrisia em defender que mordida faz parte do futebol. O Suarez não joga mais essa copa.

    • pedro

      “não pode ser punido ….lances como esse acontecen ….” então segundo vc SO VALE DO PESCOZO PARA BAIXO CERTO?…sugerencia …assista mma ou similar futebol NAO E COM VC !!

      • janca

        E morder nem no MMA pode.

    • janca

      Morder o adversário acontece no futebol? Não acho que seja algo corriqueiro, não, embora no caso do Suárez tenha sido, no mínimo, a terceira vez em que ele partiu com os dentes para abocanhar um adversário.

      • Fabio

        Maior absurdo esse lance de comentarista e apresentador de futebol achar que “cotovela é normal, coisa do futebol”.

        Pra quem já praticou artes marciais, sabe-se que é um golpe destrutivo, quebra ossos e machuca demais.

        A mordida choca mais por ser mais “animalizada” (acabei de inventar, rs).

        Enfim, deveria ser punida com vários jogos também.

        • janca

          Em alguns lances os jogadores costumam entrar com o cotovelo, o que não quer dizer dar cotovelada no adversário, como Leonardo fez contra os Estados Unidos em 1994, lembra? Foi expulso e ficou, merecidamente, fora da Copa. Jogada desleal. Como desleal é morder um adversário. Nem no MMA, insisto, isso é permitido.

    • silvio

      André. Para dizer que não houve mordida, você só pode ser cego. Para dizer que isso é comum no futebol, você deve jogar outro tipo de jogo. Eu jogo futebol e nunca vi alguém morder o outro. Suarez tem que ser suspenso e deve ser obrigado a partir de hoje a jogar com focinheira…

  • Josué

    Bom dia Janca, o Lugano tá de brincadeira, eu sempre achei esse SUJEITO desprovido de caráter, e caneludo, eu não acho que mordida é “coisa de jogo”, já a cotovelada pode ocorrer numa partida, algumas vezes sem intensão outras na maldade mesmo (ambas devem ser punidas com cartão) mas é do jogo, outra coisa, o cretino ainda vem falar da cotovelada do Neymar? não é possível tem banana comendo macaco! Esse acéfalo sempre disputa uma bola no alto com os cotovelos no adversário e muitas vezes cotovelada na nuca que é extremamente perigoso.

    • janca

      Pra mim mordida não é “coisa de jogo” mesmo. Cotovelada pode acontecer, mas quando há intenção, é forte e maldosa, tem que ser punida. No caso do Neymar, acho que aquele amarelo ficou de bom tamanho, embora alguns achassem que ele merecesse o vermelho. E Suárez merecia não só o vermelho como merece, a meu ver, uma punição exemplar dadas as imagens do jogo.

  • Michel Costa

    8 jogos?

    Desproporcional. Para mim, 1 jogo basta. Deveria ter sido expulso e pronto.

    Lugano está certo! O cara é capitão do time, faz o seu papel.

    Imagine se Neymar tivesse sido expulso contra a Croácia? E o penalty no Fred, que teve a cara de pau de dizer que foi “agarrado”.

    Para a seleção brasileira é muito conveniente que Suárez seja suspenso, já que, apesar da Colômbia ser mais time, pode pegar o Uruguai nas quartas.

    • Zico

      Concordo . 1 jogo tá de bom tamanho. A imprensa realmente pega no pé do Suarez ASSIM como vários jogadores e torcedores pegam no pé do Neymar pelas simulações de falta e pulos que dá.. Por isso essa repercussão.
      SE FOR POR REINCIDÊNCIA O PEPE TEM QUE SER BANIDO DO PLANETA TERRA!!

      • janca

        Não dá pra ele continuar mordendo em campo. E mordendo literalmente.

    • janca

      Um jogo só? Já foi um absurdo ter ficado em campo diante da Itália, pena que o juiz não percebeu a mordida, que como disse até no MMA é proibida. Depois de morder uma vez, pegou dois jogos de suspensão, depois de morder em outra ocasião, dez, só por estarmos em Copa temos que poupar o jogador? Não. Tem que ser punido e com uma suspensão pesada. Ficar fora só de um jogo é pouco. Sobre o pênalti do Fred, foi o que mais gerou repercussão até agora, mais do que o que o juiz não deu para o Irã contra a Argentina, até porque o brasileiro simulou e enganou o juiz, o que foi lamentável. Já sobre possível expulsão do Neymar, até poderia ter acontecido. E se tivesse não poderíamos reclamar, já que se trata de interpretação do árbitro, que optou pelo amarelo. Eu também teria optado pelo amarelo, acho que o vermelho seria rigoroso demais. Mas é questão de interpretação.

    • janca

      E no final foram nove jogos. Punição merecida, a meu ver.

  • Zico

    Vejo todos condenando o Lugano ! Condenando o Suarez ! Mas pouquíssimos condenaram, do jeito que estão fazendo com o Suárez , o Fred e o Neymar !
    Se continuar do jeito que estão querendo , é melhor tirar o juiz!!! Pra quê juiz , se depois dos jogos vão julgar as faltas , os lances polêmicos…
    Quem acha que ele deve ser expulso da copa é conivente com a cotovelada do Neymar que tomou amarelo de um juiz que ACHOU um penalty pro Brasil !!
    Tenho uma opinião : ou pune o jogador na hora , ou tira o juiz da partida e começa a punir TODOS os casos de agressão depois dos jogos! Ontem o Giroud distribuiu no MÍNIMO 2 cotoveladas. Será punido?? O PEPE será banido do futebol?? Porque reincidente igual ele NÃO EXISTE !! O soco do Song será punido com quantos jogos??

    • janca

      Não acho que tenha sido uma cotovelada para expulsão. A mordida, foi. Sobre o pênalti em Fred critiquei muito a atitude do jogador. Que simulou para enganar a arbitragem. Pelo menos foi como vi o lance. E acho que o lance foi crucial para a derrota da Croácia. Desestabilizou o time adversário, que no finalzinho ainda levaria o terceiro gol. Sobre o Pepe, também acho que é outro que merece punição. Lamentável o que fez. Pelo menos, porém, foi expulso no jogo, ao contrário do Suárez, mesmo com o italiano chamando a atenção do juiz para a mordida que levou. Mas o trio de arbitragem não viu, ok. As imagens, porém, devem ser usadas, como já foram em outras ocasiões, para punir o jogador. No caso Suárez. E insisto: mesmo no MMA, se ele tivesse dado a tal mordida, seria punido. Só falta no futebol não ser.

    • Josué

      Aí, Maluco, o Lugano é caneludo e só divide bola com o cotovelo na nuca do adversário, o Pit Bull do morceguito está na terceira condenação…. diga-me inergumeno….. quem o Fred mordeu? embora acho que não foi penalti….. o da Espanha tambem não foi….. e o Neymar….. é verdade…. o Neymar mordeu o pescoço…… Ah!!!! mas ele mordeu o pescoço da Bruna Marquezine!!!!!!! Vai te catar rapaz!!!!!! NOVE FOI POUCO……………….TRUCO COM DOZE VAMPIRO!!!!!

      • Zico

        Primeiro nem deveria responder alguém que não conhece a palavra educação !! Talvez NUNCA tenha tido alguém pra ensinar o significado de tal palavra ! Tenho PENA de você ..
        Só um lembrete pra você , fala do Lugano que dá cotovelada e simplesmente ESQUECE do ´´GÊNIO“ Neymar , que beijou o Modric , seu doente!!!

  • HECK_BR

    NEM LI OS OUTROS COMENTÁRIOS, MAS DIGO QUE A FIFA ESTÁ ENTRE O CRAQUE E A DISCIPLINA. O QUE PESAR MAIS LEVA. EM 62 GARRINCHA FOI EXPULSO NA SEMI E JOGOU A FINAL, SE NÃO ME ENGANO. OS TEMPOS SÃO OUTROS MAS A FIFA É A MESMA, COM EXCEÇÃO A TECNOLOGIA DE VALIDAR O GOL.

    • janca

      Suárez já era.

    • janca

      A punição de nove jogos foi acertadíssima. Já tinha pego um gancho de dez jogos por conta de morder adversário, o primeiro, que eu pensava havia sido de duas partidas, parece que foi de sete. Suárez não podia mesmo continuar na Copa. E não se trata de complô nenhum contra o Uruguai, ao contrário do que quis insinuar Lugano.

      • HECK_BR

        ENTRE NÓS. ELE VAI VOLTAR BABANDO DEPOIS DE 4 MESES…RS

        • janca

          Mas a Copa pro Suárez já era…

  • Johannes

    Boa Noite João Carlos, acho que as punições ao Suarez poderiam ter se restringido aos jogos na Copa, mas uma punição teria que ser tomada, o lance da mordida não é apenas agressivo, é também desleal pois é feito sorrateiramente e longe da bola de maneira que o árbitro não possa ver. Pela intensidade física do lance, a mordida fica atrás da cotovelada do Leonardo e da cotovelada do Tassoti e até mesmo de lances com bola correndo que vimos na Copa. Acho que a punição poderia ser mais branda, embora o fato do Suarez ser reincidente torne mais difícil advogar em sua causa. Penso que a FIFA deveria exigir que Suarez fosse acompanhado por um psicólogo ou psicoterapeuta como condição para retorno aos gramados.Gostaria também de ver mais rigor em relações as entradas na canela dos adversários, aquelas que põem em risco a integridade dos outros atletas. Acho que um jogador de futebol que impede o outro de exercer sua atividade por uso excessivo da força ou imprudência, como no caso de fratura de tíbia e perônio em lances de carrinho ou soladas, só deveria ser liberado a atuar quando o jogador machucado fosse clinicamente liberado a voltar as atividades do futebol. Abraço.

    • janca

      Oi Johannes. Você não é o primeiro a achar a punição pesada. Acho que a questão dos quatro meses até poderia ser discutida, mas os nove jogos sinceramente achei justos. Sobre tratamento psicológico não sei se podem força-lo a faze-lo. Enfim, fora da Copa ele já está. Grande abraço, João Carlos

  • Johnny Santista

    A FIFA também de brincadeira: 9 jogos e fora da Copa. Hipócritas, mesmo ele merecendo.

    • janca

      Achei a punição justa. Podem questionar os quatro meses, os nove jogos, não. Não teria sentido ele continuar jogando a Copa depois da mordida que deu.

MaisRecentes

Ingerência no Morumbi



Continue Lendo

Revolta corintiana



Continue Lendo

Pela saída de Levir



Continue Lendo