Fernandinho ou Paulinho?



Muita gente na mídia e torcedores em geral têm defendido a entrada de Fernandinho no lugar de Paulinho. Não sou contra, acho uma ideia e, como tenho defendido, o Brasil tem que mudar seu repertório pra subir de produção, passar pelo Chile e ir avançando até a final, em 13 de julho.

Apenas acho que colocar Fernandinho em lugar de Paulinho por si só não resolve nossos problemas, que são muitos e apareceram nos três primeiros jogos da Copa.

Um dos principais, talvez, seja o aspecto emocional. O time tem entrado muito afobado em campo, desespera-se em alguns momentos, rifa a bola da defesa para o ataque e não pode ficar apenas nos lances de genialidade e oportunismo de um único atacante, que todos sabem qual é.

Fernandinho deu outra movimentação ao meio-campo ontem, mas entrou no segundo tempo, quando Camarões já se sentia derrotado e estava atrás no marcador. Entregue. Temos que lembrar disso também.

Ontem, mais uma vez, Daniel Alves não foi bem. Mas é talentoso, sabe jogar bola e pode mudar de postura para a próxima partida. Ou, em caso de avançadas do lateral, a defesa e o meio-campo acertarem a marcação, algo que não aconteceu no primeiro tempo diante de Camarões.

Ninguém precisa morrer abraçado com uma ideia, Carlos Alberto Parreira e Luiz Felipe Scolari sabem disso. Mas também podemos viver agarrados a uma convicção. Ou não?

Sou dos que acham que Felipão vai mexer na equipe, mas prefiro não palpitar sobre a saída de A ou B. Apenas acho, e isso quero colocar aqui que, os jogadores não precisavam folgar tanto, ficar tão em contato com familiares e amigos, arrumando ingressos pra todos e preocupando-se com questões de logística para que acompanhem o jogo, em Brasília ou agora em Belo Horizonte. O foco deveria ser outro.

Um trabalho mais bem feito na parte emocional é necessário e em alguns casos parentes e amigos mais desestabilizam do que estabilizam certos atletas. Ronaldo, na Copa de 1998, que o diga.

A insegurança do time , enfim, é visível e reconhecida por alguns jogadores, mesmo que nas entrelinhas.

Que o segundo tempo diante do combalido Camarões, certamente uma da piores seleções da Copa, com três derrotas, 11 gols sofridos (dois deles mal anulados diante do México) e só um marcado (no Brasil) e uma cisão interna impressionante, sirva para dar um pouco de tranquilidade ao grupo.

Ainda acredito que pelo Chile, que ontem mostrou fragilidade diante da Holanda e pecou na defesa, que é baixa pacas, passaremos. A Copa continua pra gente. Pelo menos até sábado, mas espero que até dia 13, quando jogaremos (torço pra isso) no Maracanã. Mas temos que jogar mais e melhor do que apresentamos nessa primeira fase. Ou não?



  • Jean Eudes

    Janca, bom dia… comentei isso ontem depois do jogo, não vou nem falar de Fernandinho ou Paulinho, mas eu acho que a copa é só um mês, o Felipão tem que fechar o grupo lá em teresópolis e falar que folga só depois de 13 de Julho, agora foco total na copa, tbm acho que está tendo muita folga e muita coisa para se resolver, e isso só se resolve treinando e não com folgas, muito oba oba e dentro de campo estamos vendo algumas deficiencias… eu acredito, mas estamos vendo que nessa copa não tem seleção boba e alguns placares estão surpreendendo… bom essa é minha opnião, fecha os caras na concentração e mais treinamentos e menos folgas…

    • janca

      Também acho que o foco deveria ser total na Copa e nos aspectos técnico e tático, fora a questão emocional. Teresópolis muitas vezes lembra a preparação que o Parreira fez na Suíça pra Copa de 2006, mas quem sabe agora não dá certo. Ou não dê certo apesar de erros que temos visto na preparação?

      • Zico

        Acho que vocês esqueceram quem é o técnico!!KKK Desde quando Felipão é treinador?? Desde quando treina bola parada.. mudança tática..etc Ele se agarra nas questões motivacionais e SÓ !! Então pra que treinar , se ele não sabe O QUE TREINAR!!!

      • Jean Eudes

        Janca, estava pensando aki… ontem o Brasil deu muito chutão pra frente, bola dos zagueiros direto para os atacantes, não seria o caso de sentar o hulk no banco e colocar o hernanes, que marca, passa bem de canhota e chuta bem tbm, pq o oscar não está vindo buscar o jogo e o meio de campo fica perdido desse jeito…

  • HECK_BR

    MEXER NAS ESTRUTURAS DO TIME ESTA ALTURA DO CAMPEONATO É COMPLICADO. MAS ADORARIA NÃO SÓ VER FERNANDINHO NO LUGAR DO PAULINHO MAS TBM HULK NO LUGAR DO FRED E NA VAGA QUE OCUPAVA O HULK O WILLIAN OU BERNARD. FICA MUITO OFENSIVO? FICA. MAS TEM MAIS JOGADORES QUE SABEM JOGAR BOLA. MAS ACREDITO QUE SE ELE PASSASSE O HULK PARA CENTRO AVANTE(QUE SÓ EM MEUS SONHOS PASSARIA) A VAGA ABERTA NA PONTA SERIA DE RAMÍREZ. COM O TIME QUE EU DISSE, NEYMAR NÃO TERIA PROBLEMAS EM BRILHAR E TAMBÉM NÃO FICARIA SOBRECARREGADO. O QUE ACHA JOÃO?

    • janca

      Eu discordo. Ainda insistiria no Fred, mas posso estar equivocado. Sorte que não somos o técnico (risos), Felipão é quem tem de decidir.

      • HECK_BR

        KKKKKK POIS É… AZAR DO FELIPÃO… PRINCIPALMENTE SE PERDER…KKKKK

  • Carlos Prates

    Fernandinho!!
    Paulinho saiu do Corinthians e ainda não chegou no Tottenham.
    Fica entre o banco e o campo.
    O que quer dizer, que nem no clube da Inglaterra, é prioridade.
    Fernandinho, mesmo sendo volante, é mais vertical. Mais “meia”…
    O que “ainda” me deixa abismado, e que agora é apenas uma lamentação, é como Felipão não convocou o melhor meia brasileiro de 2013. Éverton Ribeiro…
    Acho que este cara, seria juntamente com Neymar, o diferencial.

    • janca

      Mas quando saiu a convocação ela foi quase unanimidade. Ou não?

      • AGORA VEMOS O ERRO do treineiro felipão NUNCA É TARDE PRA SE VER ! fICA PRA OUTRA cOPA, A VERDADE É QUE NOSSOS TREINEIROS SÃO FRACOS e achamos que eles são iguais aos jogadores… os melhores do mundo

      • Carlos Prates

        Sim, ERA unanimidade!
        Pelo jogador que ganhou tudo no Corinthians. Além de ter sido o “craque”, naquele time muito aplicado taticamente.
        Mas como a fila andou, não estava bem no Tottenham.
        Poucos sabiam! Inclusive eu…
        Assim como Julio César! Jefferson HOJE, é muito mais goleiro.
        Mas ainda é criança pra família Scolari…

  • Rafa

    Primeiro, Janca, a questão da concentração. Cansei de ver a Argentina se encastelar em hotéis Copas à fora e morrer na praia. Dunga tentou o mesmo, brigou com a Globo, e não deu em nada. Por outro lado, há casos de seleções liberais como a Holanda, que acabam chegando. Só não pode virar a bagunça de Wegis, que serviu apenas para engordar Adriano, Ronaldo e a conta bancária da CBF.
    Quanto ao Paulinho: não deu para ele, claramente sentiu a péssima temporada europeia e o clima da Copa. E, como consequência, atrapalha o jogo não só do meio de campo quanto do próprio Daniel Alves, que não sabe se sobe e leva bola nas costas, ou se fica para marcar – algo que não sabe fazer direito. Para mim, o modelo para enfrentar o Chile é: saem Paulinho e Hulk, entram Fernandinho e Ramires. A seleção fica com dois volantes para cobrir os laterais e mais um no meio, para sair jogando. Oscar e Neymar caem pelas pontas, para tabelar com os laterais e cair em diagonal para o meio, buscando a tabela com Fred, na função de pivô. É isso, e buscar muito a bola aérea, a Holanda mostrou que pode dar certo contra uma zaga de baixa estatura como a chilena.

    • janca

      Não há uma fórmula exata para a concentração, concordo com você. Apenas que, para alguns atletas, esse contato com familiares e amigos (e até empresários, por que não?), boa parte deles atrás de ingressos, pode não ser a melhor alternativa. E isso não tem contribuído pra melhorar o emocional do time. Espero que a vitória contra Camarões e o segundo tempo, pelo menos, sirvam pra alguma coisa. Dar um pouco de confiança ao grupo. Sobre as mudanças é complicado, cada um teria a sua, se trocar num jogo decisivo e cair fora Felipão pode ser crucificado. Se não trocar e ainda assim acabar eliminado, idem. Vida de técnico não é fácil. Mas que até agora Paulinho e Hulk deixaram a desejar estou contigo. Deixaram mesmo.

  • PIERRE CAETANO FERREIRA

    FERNANDINHO…DEUS ME LIVRE SÓ FALTA O PAULINHO DA REFUGADA DO CHORINTHIAS…

  • SHAOLIN

    Pode colocar qualquer um…pq “o cara” é o Neygênio, é gênio, é gênio, o SALVADOR DA PÁTRIA.

    • janca

      Salvou contra a Croácia e salvou contra Camarões.

  • SE NÃO MUDaR O TREINEIRO FELIPÃO DEPOIS JOGO CHILE JÁ ERA !!!! QUANDO ALGO Ñ VAI BEM VC TEM QUE MUDAR. A DEFINIÇÃO JACOSA DE LOUCO É OCARA QUE FAZ UMA COISA SEMPRE DO MESMO JEITO E ESPERTA TER UM RESULTADO DIFERENTE. estamos Fu…. com o Felipão é teimoso e coloca amizades acima do trabalho igualzinho ao empaTITE morre abraçado com os caras que deram resultado, deram mas hj estão mal. Devemos erguer as MÃOS PROS CEUS SE ELE COLCOCAR O fERNANDINHO ACHO QUE NEM ISSO ELE FARÁ, SÓ NO 2o. TEMPO!!! Felipão é fraco de tática na entrevista ele mesmo disse que ñ erta pra fazer tanta ligação direta mas jogadores ñ escutavam mas se vc tem um cara que orienta pra sempre olhar pro banco e repassar instruções – e ele tem TRês CAPITÃES – vc PRIMARIAMENTE RESOLVE isso. Todo mundo sabe que o frqaco do Chile é sua defesa de risos com 1,70m FALA SÉRIO É JOGO TAMBÉM PRO Jô AGORA, VCS ACHAM QUE ELE VASI POR O jÔ? Burro que é evidente que não…. como disse só ganharemos se MARIN FOR MACHO E TIRAR O TAL TREINEIRO FELIPÃO …. o Muricibol é terrível mas até ele chegaria nas finais nessa copa !!!

    • janca

      Eu gosto do Felipão, que tem experiência e muito serviço prestado à Seleção e ao futebol. Com os 11 que iniciaram a Copa do Mundo ou com uma ou outra modificação, necessária, a meu ver, temos que mudar a forma de jogar. Ontem melhoramos no segundo tempo contra Camarões, mas Camarões era uma seleção esfacelada e ainda nos deu trabalho no primeiro tempo, quando erramos em demasia. Mas temos mais time e mais bola que o Chile.

  • Leandro

    Concordo que o Paulinho esta bem abaixo do que pode render e futebol vive de momento! Temos 3 opções para essa opção ( Fernandinho, Ramires e Hernanes ) e mudando ou não se o resultado não vier o Felipão vai ser crucificado, mas não vejo ninguém comentando do Daniel Alves. Esta mal, não ataca e nem defende com eficiência. Na minha opinião muito mais decepcionante do que o próprio Hulk. Acho o Daniel acima da media na posição, mas ate agora não mostrou a que veio!

    • janca

      Muita gente tem falado do Daniel Alves, que foi bem mal avaliada pela mídia novamente diante de Camarões. Também o acho acima da média para a posição, mas até agora nessa Copa nada. Ou muito pouco. Assim como Paulinho, que deve perder o lugar para Fernandinho. Pelo menos eu imagino qe perca.

  • Zico

    Tenho comigo algumas questões : Primeiro o apego do mediano Felipão a questões motivacionais.. o semblante dos jogadores no hino é de raiva!! Onde já se viu ganhar jogos com raiva? Ele passa isso para os jogadores. Segundo , é a questão de folgas em demasia para os jogadores . Ele não sabe treinar bola parada, nem mudança tática nem nada … então pra que treinar!?? E terceiro são as mudanças.. Sinceramente não sei porque o Hernane não tem chance.. Sabe marcar e sai melhor que todos os outros, além de chutar tanto com a direita , quanto com a esquerda.

    • janca

      Motivação é importante, mas equilíbrio emocional também e isso o time não mostrou nos três primeiros jogos. E mesmo a hino, em Brasília, não teve a mesma empolgação da estreia. Principalmente por parte da torcida. É legal, ok, emocionou na Copa das Confederações, na abertura da Copa também, mas só isso não ganha jogo. É preciso futebol. E o Brasil não pode ser Neymar mais dez.

  • Gargamélvio

    Entra Fernandinho…. sai Paulinho.
    Entra Maycon…. sai D. Alves.
    Entra William…. sai Hulk.
    Adianta o Oscar no ataque.

    • janca

      A primeira alteração, ok, a segunda, pode ser, na terceira não apostaria, embora Hulk tenha decepcionado na primeira fase. Dá a impressão de estar sentindo a pressão. Ao contrário do Neymar, aliás.

MaisRecentes

A mágoa de Ceni



Continue Lendo

Alerta a Raí



Continue Lendo

Os erros do Verdão



Continue Lendo