A mídia e a Holanda



A mídia brasileira em geral, refletindo muito o que pensa boa parte da torcida e da sociedade brasileira, é marcada pelo imediatismo.

A Holanda é exemplo claro disso. Bastou uma goleada na estreia, goleada que já entrou na história do futebol mundial, para muitos saírem dizendo que é, ao lado da Alemanha, a grande favorita da Copa.

Um  jogo e já afirmavam que o time está sobrando no Mundial, que se encontra degraus acima dos demais, exceto a Alemanha, e que estaria lembrando os velhos e bons tempos da Laranja Mecânica.

Hoje, diante da Austrália, outro jogo muito bonito de se ver e os holandeses fizeram mais três gols, chegando a oito em dois jogos. Sensacional, ok, mas que o time também tem ajustes a fazer, tem.

A Austrália em muitos momentos jogou de igual para igual e até melhor. Chegou a virar o jogo, titubeou, cedeu o empate e por pouco não faz 3 a 2.

Ofensiva, a Holanda conseguiu, ela sim, marcar o terceiro, graças, porém, à uma falha do goleiro australiano.

Passou, enfim, sufoco em Porto Alegre. Fosse o Brasil e muitos estariam criticando a atuação da nossa Seleção, especialmente pelas falhas que os holandeses mostraram na defesa. E pelo salto alto em determinados momentos.

A Holanda pode perfeitamente ganhar a Copa, mas também pode repetir o que fez a Dinamarca em 1986. Encantar na primeira fase, quando passou a ser chamada de Dinamáquina, e depois…

É clichê, mas futebol muitas vezes ainda é uma caixinha de surpresas. E até por isso segue emocionando.

Ah! E pra completar, que Robben e Van Persie têm jogado muuuito, ambos têm. Que craques!



  • Lucas

    Antes da Copa diziam que a Espanha seria campeã do grupo. Bastou uma rodada e a Holanda virou favorita. A imprensa não entende nada. É Maria Vai com as Outras.

    • janca

      Claro que você tem que ir de acordo com o que as equipes estão apresentando, mas fazer uma análise a partir de apenas um jogo muitas vezes é precipitado. Vide o que aconteceu com a Dinamarca, como citei no post, em 1986.

  • Cassiano

    Não se compara o jogo da Holanda com o do Brasil, Janca. A Holanda tem esquema tático, o Brasil não tem nada. Holanda e Austrália foi emocionante, Brasil e México foi o único 0 a 0 da Copa ao lado de Irã e Nigéria. Segundo pior jogo da Copa.

    • Fábio

      O gênio. Se foram dois 0 a 0 o do Brasil não foi o único da Copa. Não foi o segundo pior jogo da Copa, mesmo com 0 a 0. Brasil e México bem melhor que Irã e Nigéria.

      • janca

        México x Brasil foi muito melhor do que muito jogo da Copa, que, aliás, tem tido partidas incríveis. Incríveis mesmo. Achei a melhor de ontem, superando Bélgica 2 x 1 Argélia e Rússia 1 x 1 Coreia do Sul.

    • janca

      Está louco? Brasil e México, apesar de 0 a 0, foi um jogo interessantíssimo, tenso e emocionante. E o esquema tático do México foi um espetáculo. O do Brasil, de fato, ainda tem que aparecer.

  • Fábio

    Na Copa de 2010 o papo era o mesmo. Suíça ganhou da Espanha na estreia e vi muito jornalista dizendo que a Espanha não ia longe. Foi campeã.

    • janca

      Esse ano, pelo menos com a Espanha, está sendo diferente. O time está perdendo por 2 a 0 do Chile e se despedindo da Copa. Antes de o Mundial começar, numa reunião com colunistas do LANCE!, ao ser perguntado pela TV LANCE!, disse que a Espanha seria o fiasco da Copa. Mas nunca imaginei que caísse fora na primeira fase como está caindo. Só que disse também que meu candidato a artilheiro e estrela da Copa seria o Cristiano Ronaldo. Vamos ver se ele se recupera da estreia, que foi pavorosa para Portugal. Aí estou errando e errando feio.

  • Maurício Manaus

    Pra você qual o favorito pra Copa então Janca? Alemanha.

    • janca

      Ainda o Brasil. Mas longe de ser “favoritaço”. Se bem que está uma Copa cheia de incógnitas, emocionante pacas. O Chile que o diga. Duas belíssimas atuações, até melhores que as duas da Holanda. O Brasil não terá facilidade nas oitavas de final. Mas entre Holanda e Chile prefiro pegar a Holanda. Os chilenos têm jogado muito e têm uma torcida incrível. Vide hoje no Maracanã. Invadiram o Rio e segunda que vem invadirão a Arena Corinthians.

  • t.

    janca,

    ótima análise. a holanda no jogo passado já tinha deixado vários buracos. só não perdeu hoje porque noutro lado era a austrália. ontem, o brasil não correu metade do risco do time holandês.

MaisRecentes

Brigas no Fla



Continue Lendo

Paulistas com medo



Continue Lendo

A mágoa de Ceni



Continue Lendo