Favoritaço?



Antes de a Copa começar, quando me perguntavam qual país considerava favorito, dizia o Brasil. Continuo dizendo, mas longe de ser “favoritaço”, como insistiam alguns.

Dá perfeitamente pra vislumbrar uma eliminação nas oitavas de final, porque o Mundial tem seleções fortíssimas, fortíssimas. A primeira rodada do torneio mostrou isso. Holanda e Alemanha que o digam.

Mesmo uma Espanha, que pode ser nossa rival nas oitavas de final, não pode ser descartada só porque levou de cinco na estreia. Ou o Chile, por estar longe de ter a mesma tradição que a gente no futebol.

Depois do empate diante do México imagino que quem dizia que o Brasil era “favoritaço” possa estar mudando de ideia. Porque não estamos apresentando o mesmo futebol da Copa das Confederações.

O México, em muitos momentos, deu um sufoco na Seleção Brasileira, que se saiu bem no sistema defensivo, ao contrário do jogo de estreia.

Pecamos, a meu ver, do meio-campo para a frente, sendo muitas vezes anulados pela marcação mexicana, embora Neymar tenha feito uma boa partida. Mas o goleiro do México foi sensacional. O melhor do jogo, penso eu.

Seja como for, temos muito a melhorar, mas por Camarões temos tudo para passar e passar bem. Ir avançando pouco a pouco e acertando os ponteiros. Time nós temos. Falta entrosa-lo e também começar a marcar a saída de bola do adversário.

Como disse Ronaldo, superstição só, referindo-se ao casaco que Felipão colocou no segundo tempo, apesar de todo o calor de Fortaleza, não ganha jogo. E não ganha mesmo.

Ah! E como não poderia deixar passar em branco, parabéns à torcida mexicana, que hoje deu um show no Ceará. Numerosa e festiva, fez mais barulho que a brasileira. Um espetáculo à parte.



  • Mario

    para mim o Brazil (com Z ,espero q um dia volte a ser com S) não é favoritaço , é super favoritaço , mas no momento esta perdendo para sí proprio tanto q o melhor em campo foi o goleiro mexicano .

    o Felipão precisa fazer as mudanças necessarias ou ter um papo serio com Oscar q esta muito irregular e Paulinho q esta abaixo do q pode jogar sendo q se eles não mudarem tem q colocar o Fernandinho ou Ramires e William ou Hernandez como titulares .

    Neymar esta muito bem , chamando a responsabilidade como Romario em 94 , mas o baixinho tinha muito mais experiencia para resolver as coisas e ganhar um copa quase sozinho .

    • janca

      A partir das oitavas devemos ter pela frente equipes mais gabaritadas e ficamos devendo nos dois jogos. Fora que o México poderia ser líder não fossem os dois gols mal anulados na estreia. E ainda tivemos aquela ajuda do juiz japonês. Espero que segunda que vem esse time comece a embalar, se não…

      • Robson Pacheco

        Pelo que o Brasil apresentou nos 2 jogos e pelo que os principais adversários (na ordem, na minha opinião: Alemanha, Itália, Argentina e Holanda) jogaram, vejo a seleção forte, muito mais pelo fator casa, mas não favorita, muito menos “favoritaça”, muito-muito menos “super favoritaça”!!

        Sei que se quiser ser campeão tem que estar preparado pra jogar contra todos, mas se puder ter um caminho mais suave é melhor, né?! Então, é bom torcer pra Croácia contra Camarões. Se os africanos ganharem, eliminam os croatas que devem estar muito putos com o Brasil e vem pra última rodada com chances matemáticas (embora remotas) de classificação, o que aponta pra um joga mais pegado e disputado, já o México pega um time eliminado e com poucos motivos pra se aplicar no jogo. Nesse cenário, México goleando a Croácia e o Brasil passando apertado por Camarões, o Brasil fica em 2º no grupo e pega Holanda de cara.

        Aliás, o México já devia mesmo ser o líder do grupo.

  • Glasan

    O problema do Neymar é que ele custa a passar a bola, sempre tenta mais um drible.
    No chutaço que ele deu de canhota e o goleiro defendeu, a bola voltou pra ele, ele tinha o Jô livre dentro da área e tentou resolver sozinho de novo.
    Oscar foi mal nesse jogo e o Paulinho ainda não jogou na copa.

    • janca

      Oscar de fato não repetiu a atuação da estreia e Paulinho segue sumido em campo.

  • Brasil es horrible !! con un arbitro imparcial se cheian de cartaoes amarelos por tudos os foules para cortar o jogo no meio. Tiveram sorte porque Mexico casi les gana.Tuvo varias ocacioes para marcar y fue superior no manejo del balón. Contra Holanda o Alemania pierden seguro !!! Ah tiene que haber referee imparcial. Seguramente van a dar le propina. Si no vai embora Brasiuuu !!

  • sabe qual é o problema neymar ta preocupado em ser o melhor do mundo e ta esquecendo que futebol é coletivo,ja viram a Holanda tem vários jogadores q estam muito a frente de neymar,da Alemanha ,frança,neymar vc vai ter q esperar todos esses jogadores aposentarem.

    • janca

      Mas os demais tampouco têm ajudado o Neymar. Se ele não procura o jogo acaba ficando como o Fred. Isolado. O que acho é que falta repertório à Seleção. Ou faltou nos dois primeiros jogos.

    • Tato I

      O problema não está no Neymar. Ele está sozinho, pega e bola e não aparece ninguém pra fazer uma parede, um dois, nada! Luiz Gustavo está me surpreendendo, jogador discreto que joga para o time. Agora o Paulinho pode sair facim facim, nem sentiremos falta dele. O Brasil segue sem esquema, padrão, sem nada. Viveremos de lampejos e falhas adversárias.

      • janca

        Por enquanto, ao contrário da Copa das Confederações, também não tenho visto esquema de jogo ou padrão tático, até por isso acabamos dependentes de jogadas individuais.

        • Robson Pacheco

          Tenho dito, desde sempre, que o Brasil é extremamente dependente do Neymar, inclusive,foi assim na Copa das Confederações também, e acho sim, que é muita responsabilidade pra um menino de 22 anos, em sua 1ª Copa.

          E mesmo assim, ele tem chamado a responsabilidade, não tem se omitido. O Felipão, que raramente é brilhante,ontem foi horroroso. Tirou o Ramires e deixou o Paulinho, que não lembra nem de longe o dos tempos de Corinthians ou Confederações. O Bernard

  • Felipe

    Bem eu acho que o primeiro erro começou com o felipão colocando o ramires pra jogar aberto pela direita(Como assim?), perdeu a principal qualidade do ramires que é a transição rapida para o ataque. Ao meu ver ele deveria iniciar com o bernard fazendo a funçaõ do hulk( o bernard quando entrou foi mal) e caso não desse certo ele mudaria colocando o willian ou mudndo o esquema. Eu gosto muito do futebol do paulinho mas copa do mundo não é lugar pra pegar ritmo, afinal o julio cesar mudou de clube por essa razão antes da copa, não foi? Eu na verdade acho que com o hernanes o tima ganharia um chute de media distancia e um auxilio na criação das jogadas para o oscar. E a terceir falha foi manter o Fred por tanto tempo, pois o mesmo foi muito mal. De bom achei a atuação da zaga com destaque para o Tiago Silva.

    • janca

      Também gostei muito do Thiago Silva e do David Luiz. E merece destaque o Luiz Gustavo. Ramires de fato não entrou bem.

  • Julio Cesar

    Bom dia a todos ! Ta na hora da cobrança pra cima do Treinador Luis Felipe. Onde esta a estrategia, esquema? Distribuir camisas pra Ronaldo, Ronaldinho Gaucho, Gilberto Silva, Roberto Carlos, etc, ate eu! Queimou o Ramires ontem. Paulinho e Fred nulos no primeiro tempo.
    Neymar, são onze, o esporte é coletivo. E para de vez com esse cai-cai. Na Espanha ja viu que não funciona. Não vai ser numa copa do mundo. Sendo no Brasil, vai que uma outra cola, juiz japones ja mostrou que tudo é possivel.

  • SHAOLIN

    Faltou escalar o Yoshimura na seleção do Brasil.

  • t.

    o troféu “vinícius pacheco” vai pro marcelo, hem? porque o fred não merece nem isso.

    a cada bola na área, o goleiro mexicano passava segurança, ao contrário do júlio césar, mesmo que tenha sido somente chutes de longe.

    como disseram na maioria dos comentário aqui, tá difícil do neymar tocar a bola.

    o que felipão tá esperando pra barrar o paulinho e, principalmente, o fred?

    luiz gustavo seria o melhor jogador brasileiro na copa até agora?

    • janca

      Eu diria que o melhor até agora estaria entre Neymar e David Luiz, embora ontem Luiz Gustavo e Thiago Silva também tenham jogado muito. Oscar, que brilhou na estreia, ontem pouco apareceu. Mas ainda temos muita Copa pela frente. Espero…

  • Michel Costa

    ” (…) embora Neymar tenha feito uma boa partida” – desculpe, mas vimos jogos diferentes. Neymar é craque e respeito isso, mas ontem carregou a bola além da conta, não trabalhou em equipe e no finalzinho, uma bola perdida por ele quase fez o Brasil tomar um gol.

    “(…) parabéns à torcida mexicana, que hoje deu um show no Ceará. Numerosa e festiva, fez mais barulho que a brasileira”. – definiu tudo, se o Brasil tomou um aperto em campo, a torcida brasileira tomou um show nas arquibancadas. Ouvir a torcida mexicana puxar um “ai, ai, ai, ai, está chegando a hora…” em espanhol foi empolgante.

    • janca

      Oi Michel, pelo jeito concordamos em um ponto, discordamos no outro. Gostei do Neymar ontem. Pode até ter carregado a bola além da conta e não trabalhado o suficiente em equipe, como você diz, mas teve que fazer muita coisa sozinho porque o meio-campo do Brasil não ajudava. Ao contrário de Fred, que sumiu em campo, Neymar pelo menos se impôs, tentou o gol, criou pelo menos duas grandes chances de gol, chamou o jogo para si. Agora faltou, pela segunda vez, repertório à Seleção. Ela parece dependente demais de talentos individuais. Pelo menos tenho visto assim.

  • Oscar de Melo

    Em outra matéria do blog “Copa dos Sul-americanos”,postei que minha favorita à surpreeder era uma seleção Latino-americana,o México.Não escolhi o México por acaso ou simpatia,mas pelo que vem crescendo seu futebol na última década.Lembra muito a situação da Espanha,seleção forte,mas sem títulos de expressão.Não me assusta o empate do Brasil com essa seleção,que pode não ser nessa copa,e tomara que não,vai levar um título e figurar entre as favoritas em breve.O estilo de jogo dos mexicanos dificulta muito a vida de seleções com futebol ofensivo como Brasil e outras da Europa,por conta do estilo mexicano de jogar,que parece unir a velocidade dos orientais com a técnica sul-americana e disciplina européia.Nas categoria de base seu estilo já vem fazendo a diferença.

    • janca

      Lembro disso. Também não acho nada fora do comum o empate que o México conseguiu diante do Brasil, mas confesso que o time (mexicano) até aqui tem jogado um pouco mais do que eu esperava. Principalmente porque por pouco não se classifica para a Copa. Não fossem os dois gols mal anulados na estreia e estaria na liderança do grupo. Mas ainda tem que se classificar, vamos ver o que acontece hoje entre Croácia e Camarões. Se os croatas vencerem podem complicar para os mexicanos segunda que vem.

  • HECK_BR

    POR PARTES E POR NÚMEROS:
    1- RAMÍRES NÃO É APTO PARA O LUGAR DO HULK.
    2- FRED NÃO PODE SER TITULAR.
    3- FRED NÃO TEM RESERVA.
    4- NEYMAR PRECISA DE BERNARD QUANDO CANSA.
    5- PAULINHO ÃO É MAIS AQUELE…
    6- THIAGO SILVA NERVOSO EU ATURO… O MARCELO NERVOSO ME TRÁS PÂNICO!
    7- DAVID FOI GOLIAS.
    8- LUIZ GUSTAVO ROUBOU MAIS BOLA QUE MUITO MALANDRO AÍ…
    9- DANIEL NÃO COMPROMETEU OS ALVES.
    10- OSCAR É UMA ESTRELA QUE SÓ BRILHA A NOITE!
    11- BIG PHIL, FELIPÃO, LUIZINHO, SCOLARI, SCALOPE, PELAMORDEDEUS SENHOR… NÃO DÊ CHANCES AO AZAR… NÃO DE CHANCES AO JÔ!!!
    12- TORCIDA BRASILEIRA: O QUE GRITAVAM NA HORA QUE O OCHOA CHUTAVA A BOLA PARA FRENTE? DEPENDENDO DO QUE EU ENTENDI OU OUVI ELE TAVA LAAAAARGOOOO…

    • janca

      Quase só escutei os mexicanos cantando, os brasileiros foram ofuscados fora de campo por eles. E dentro também.

      • WAGNER

        CONCORDO. ESSA MANIA DE COPIAR OS OUTROS E XINGAR O GOLEIRO NO TIRO DE META DEIXA A MENTALIDADE FRACA PARA APOIAR O TIME. FORTALECE O GOLEIRO ADVERSÁRIO E EMPOBRECE O ESPETÁCULO. SILENCIO ESPERANDO UM TIRO DE META? É DE MATAR MEU AMIGO…

        • janca

          Uma dúvida: qual o grito que a torcida dá quando o goleiro adversário bate o tiro de meta? Burro? Virou mania entre os brasileiros…

  • Olá Janca e amigos que comentam neste Blog. Aliás, o melhor de todos os Blogs são os comentários, pois é neles que demonstramos o quão é ímportante a democracia do futebol. Bem, eu estou vendo, na seleção do felipão, a mesma atitude na Copa de 2002… a gente começou a engrenar no terceiro jogo, quem não se lembra daquela goleada na Costa Rica? foi de lavar a alma, os dois jogos anteriores foi a maior pressão e retranca, o terceiro jogo foi o do “sai Zica”, porém, há uma grande diferença desta copa para a de 2002: tínhamos o fenômeno, Rivaldo, Roberto Carlos,Cafu… deixa pra lá senão vou ficar desmotivado. Hoje, o esquema tático mudou e estamos fazendo jogos equilibrados com timecos de várzea. Respeito os Croatas como também respeito os Mexicanos, mas estas duas seleções só causaram sufoco contra a gente porque o Brasil abdicou de jogar… de agredir taticamente o adversário. Será que só eu via o terror dos adversários quando o Brasil chegava perto da grande área tocando a bola ou fazendo cruzamentos?

    • janca

      Contra Camarões temos tudo pra golear, mas não sei como será depois. Preferia um adversário mais forte agora para testar nossa Seleção, que tem treinado pouco e rendido abaixo do esperado. Vamos ver se melhora, porque os dois primeiros jogos não lembraram nada os da Copa das Confederações.

MaisRecentes

Thiago Silva confirmado



Continue Lendo

Arbitragem no Timão



Continue Lendo

O técnico do Fogão



Continue Lendo