Favoritaço?



Antes de a Copa começar, quando me perguntavam qual país considerava favorito, dizia o Brasil. Continuo dizendo, mas longe de ser “favoritaço”, como insistiam alguns.

Dá perfeitamente pra vislumbrar uma eliminação nas oitavas de final, porque o Mundial tem seleções fortíssimas, fortíssimas. A primeira rodada do torneio mostrou isso. Holanda e Alemanha que o digam.

Mesmo uma Espanha, que pode ser nossa rival nas oitavas de final, não pode ser descartada só porque levou de cinco na estreia. Ou o Chile, por estar longe de ter a mesma tradição que a gente no futebol.

Depois do empate diante do México imagino que quem dizia que o Brasil era “favoritaço” possa estar mudando de ideia. Porque não estamos apresentando o mesmo futebol da Copa das Confederações.

O México, em muitos momentos, deu um sufoco na Seleção Brasileira, que se saiu bem no sistema defensivo, ao contrário do jogo de estreia.

Pecamos, a meu ver, do meio-campo para a frente, sendo muitas vezes anulados pela marcação mexicana, embora Neymar tenha feito uma boa partida. Mas o goleiro do México foi sensacional. O melhor do jogo, penso eu.

Seja como for, temos muito a melhorar, mas por Camarões temos tudo para passar e passar bem. Ir avançando pouco a pouco e acertando os ponteiros. Time nós temos. Falta entrosa-lo e também começar a marcar a saída de bola do adversário.

Como disse Ronaldo, superstição só, referindo-se ao casaco que Felipão colocou no segundo tempo, apesar de todo o calor de Fortaleza, não ganha jogo. E não ganha mesmo.

Ah! E como não poderia deixar passar em branco, parabéns à torcida mexicana, que hoje deu um show no Ceará. Numerosa e festiva, fez mais barulho que a brasileira. Um espetáculo à parte.



  • Mario

    para mim o Brazil (com Z ,espero q um dia volte a ser com S) não é favoritaço , é super favoritaço , mas no momento esta perdendo para sí proprio tanto q o melhor em campo foi o goleiro mexicano .

    o Felipão precisa fazer as mudanças necessarias ou ter um papo serio com Oscar q esta muito irregular e Paulinho q esta abaixo do q pode jogar sendo q se eles não mudarem tem q colocar o Fernandinho ou Ramires e William ou Hernandez como titulares .

    Neymar esta muito bem , chamando a responsabilidade como Romario em 94 , mas o baixinho tinha muito mais experiencia para resolver as coisas e ganhar um copa quase sozinho .

    • janca

      A partir das oitavas devemos ter pela frente equipes mais gabaritadas e ficamos devendo nos dois jogos. Fora que o México poderia ser líder não fossem os dois gols mal anulados na estreia. E ainda tivemos aquela ajuda do juiz japonês. Espero que segunda que vem esse time comece a embalar, se não…

      • Robson Pacheco

        Pelo que o Brasil apresentou nos 2 jogos e pelo que os principais adversários (na ordem, na minha opinião: Alemanha, Itália, Argentina e Holanda) jogaram, vejo a seleção forte, muito mais pelo fator casa, mas não favorita, muito menos “favoritaça”, muito-muito menos “super favoritaça”!!

        Sei que se quiser ser campeão tem que estar preparado pra jogar contra todos, mas se puder ter um caminho mais suave é melhor, né?! Então, é bom torcer pra Croácia contra Camarões. Se os africanos ganharem, eliminam os croatas que devem estar muito putos com o Brasil e vem pra última rodada com chances matemáticas (embora remotas) de classificação, o que aponta pra um joga mais pegado e disputado, já o México pega um time eliminado e com poucos motivos pra se aplicar no jogo. Nesse cenário, México goleando a Croácia e o Brasil passando apertado por Camarões, o Brasil fica em 2º no grupo e pega Holanda de cara.

        Aliás, o México já devia mesmo ser o líder do grupo.

  • Glasan

    O problema do Neymar é que ele custa a passar a bola, sempre tenta mais um drible.
    No chutaço que ele deu de canhota e o goleiro defendeu, a bola voltou pra ele, ele tinha o Jô livre dentro da área e tentou resolver sozinho de novo.
    Oscar foi mal nesse jogo e o Paulinho ainda não jogou na copa.

    • janca

      Oscar de fato não repetiu a atuação da estreia e Paulinho segue sumido em campo.

  • Brasil es horrible !! con un arbitro imparcial se cheian de cartaoes amarelos por tudos os foules para cortar o jogo no meio. Tiveram sorte porque Mexico casi les gana.Tuvo varias ocacioes para marcar y fue superior no manejo del balón. Contra Holanda o Alemania pierden seguro !!! Ah tiene que haber referee imparcial. Seguramente van a dar le propina. Si no vai embora Brasiuuu !!

  • sabe qual é o problema neymar ta preocupado em ser o melhor do mundo e ta esquecendo que futebol é coletivo,ja viram a Holanda tem vários jogadores q estam muito a frente de neymar,da Alemanha ,frança,neymar vc vai ter q esperar todos esses jogadores aposentarem.

    • janca

      Mas os demais tampouco têm ajudado o Neymar. Se ele não procura o jogo acaba ficando como o Fred. Isolado. O que acho é que falta repertório à Seleção. Ou faltou nos dois primeiros jogos.

    • Tato I

      O problema não está no Neymar. Ele está sozinho, pega e bola e não aparece ninguém pra fazer uma parede, um dois, nada! Luiz Gustavo está me surpreendendo, jogador discreto que joga para o time. Agora o Paulinho pode sair facim facim, nem sentiremos falta dele. O Brasil segue sem esquema, padrão, sem nada. Viveremos de lampejos e falhas adversárias.

      • janca

        Por enquanto, ao contrário da Copa das Confederações, também não tenho visto esquema de jogo ou padrão tático, até por isso acabamos dependentes de jogadas individuais.

        • Robson Pacheco

          Tenho dito, desde sempre, que o Brasil é extremamente dependente do Neymar, inclusive,foi assim na Copa das Confederações também, e acho sim, que é muita responsabilidade pra um menino de 22 anos, em sua 1ª Copa.

          E mesmo assim, ele tem chamado a responsabilidade, não tem se omitido. O Felipão, que raramente é brilhante,ontem foi horroroso. Tirou o Ramires e deixou o Paulinho, que não lembra nem de longe o dos tempos de Corinthians ou Confederações. O Bernard

  • Felipe

    Bem eu acho que o primeiro erro começou com o felipão colocando o ramires pra jogar aberto pela direita(Como assim?), perdeu a principal qualidade do ramires que é a transição rapida para o ataque. Ao meu ver ele deveria iniciar com o bernard fazendo a funçaõ do hulk( o bernard quando entrou foi mal) e caso não desse certo ele mudaria colocando o willian ou mudndo o esquema. Eu gosto muito do futebol do paulinho mas copa do mundo não é lugar pra pegar ritmo, afinal o julio cesar mudou de clube por essa razão antes da copa, não foi? Eu na verdade acho que com o hernanes o tima ganharia um chute de media distancia e um auxilio na criação das jogadas para o oscar. E a terceir falha foi manter o Fred por tanto tempo, pois o mesmo foi muito mal. De bom achei a atuação da zaga com destaque para o Tiago Silva.

    • janca

      Também gostei muito do Thiago Silva e do David Luiz. E merece destaque o Luiz Gustavo. Ramires de fato não entrou bem.

  • Julio Cesar

    Bom dia a todos ! Ta na hora da cobrança pra cima do Treinador Luis Felipe. Onde esta a estrategia, esquema? Distribuir camisas pra Ronaldo, Ronaldinho Gaucho, Gilberto Silva, Roberto Carlos, etc, ate eu! Queimou o Ramires ontem. Paulinho e Fred nulos no primeiro tempo.
    Neymar, são onze, o esporte é coletivo. E para de vez com esse cai-cai. Na Espanha ja viu que não funciona. Não vai ser numa copa do mundo. Sendo no Brasil, vai que uma outra cola, juiz japones ja mostrou que tudo é possivel.

  • SHAOLIN

    Faltou escalar o Yoshimura na seleção do Brasil.

  • t.

    o troféu “vinícius pacheco” vai pro marcelo, hem? porque o fred não merece nem isso.

    a cada bola na área, o goleiro mexicano passava segurança, ao contrário do júlio césar, mesmo que tenha sido somente chutes de longe.

    como disseram na maioria dos comentário aqui, tá difícil do neymar tocar a bola.

    o que felipão tá esperando pra barrar o paulinho e, principalmente, o fred?

    luiz gustavo seria o melhor jogador brasileiro na copa até agora?

    • janca

      Eu diria que o melhor até agora estaria entre Neymar e David Luiz, embora ontem Luiz Gustavo e Thiago Silva também tenham jogado muito. Oscar, que brilhou na estreia, ontem pouco apareceu. Mas ainda temos muita Copa pela frente. Espero…

  • Michel Costa

    ” (…) embora Neymar tenha feito uma boa partida” – desculpe, mas vimos jogos diferentes. Neymar é craque e respeito isso, mas ontem carregou a bola além da conta, não trabalhou em equipe e no finalzinho, uma bola perdida por ele quase fez o Brasil tomar um gol.

    “(…) parabéns à torcida mexicana, que hoje deu um show no Ceará. Numerosa e festiva, fez mais barulho que a brasileira”. – definiu tudo, se o Brasil tomou um aperto em campo, a torcida brasileira tomou um show nas arquibancadas. Ouvir a torcida mexicana puxar um “ai, ai, ai, ai, está chegando a hora…” em espanhol foi empolgante.

    • janca

      Oi Michel, pelo jeito concordamos em um ponto, discordamos no outro. Gostei do Neymar ontem. Pode até ter carregado a bola além da conta e não trabalhado o suficiente em equipe, como você diz, mas teve que fazer muita coisa sozinho porque o meio-campo do Brasil não ajudava. Ao contrário de Fred, que sumiu em campo, Neymar pelo menos se impôs, tentou o gol, criou pelo menos duas grandes chances de gol, chamou o jogo para si. Agora faltou, pela segunda vez, repertório à Seleção. Ela parece dependente demais de talentos individuais. Pelo menos tenho visto assim.

  • Oscar de Melo

    Em outra matéria do blog “Copa dos Sul-americanos”,postei que minha favorita à surpreeder era uma seleção Latino-americana,o México.Não escolhi o México por acaso ou simpatia,mas pelo que vem crescendo seu futebol na última década.Lembra muito a situação da Espanha,seleção forte,mas sem títulos de expressão.Não me assusta o empate do Brasil com essa seleção,que pode não ser nessa copa,e tomara que não,vai levar um título e figurar entre as favoritas em breve.O estilo de jogo dos mexicanos dificulta muito a vida de seleções com futebol ofensivo como Brasil e outras da Europa,por conta do estilo mexicano de jogar,que parece unir a velocidade dos orientais com a técnica sul-americana e disciplina européia.Nas categoria de base seu estilo já vem fazendo a diferença.

    • janca

      Lembro disso. Também não acho nada fora do comum o empate que o México conseguiu diante do Brasil, mas confesso que o time (mexicano) até aqui tem jogado um pouco mais do que eu esperava. Principalmente porque por pouco não se classifica para a Copa. Não fossem os dois gols mal anulados na estreia e estaria na liderança do grupo. Mas ainda tem que se classificar, vamos ver o que acontece hoje entre Croácia e Camarões. Se os croatas vencerem podem complicar para os mexicanos segunda que vem.

  • HECK_BR

    POR PARTES E POR NÚMEROS:
    1- RAMÍRES NÃO É APTO PARA O LUGAR DO HULK.
    2- FRED NÃO PODE SER TITULAR.
    3- FRED NÃO TEM RESERVA.
    4- NEYMAR PRECISA DE BERNARD QUANDO CANSA.
    5- PAULINHO ÃO É MAIS AQUELE…
    6- THIAGO SILVA NERVOSO EU ATURO… O MARCELO NERVOSO ME TRÁS PÂNICO!
    7- DAVID FOI GOLIAS.
    8- LUIZ GUSTAVO ROUBOU MAIS BOLA QUE MUITO MALANDRO AÍ…
    9- DANIEL NÃO COMPROMETEU OS ALVES.
    10- OSCAR É UMA ESTRELA QUE SÓ BRILHA A NOITE!
    11- BIG PHIL, FELIPÃO, LUIZINHO, SCOLARI, SCALOPE, PELAMORDEDEUS SENHOR… NÃO DÊ CHANCES AO AZAR… NÃO DE CHANCES AO JÔ!!!
    12- TORCIDA BRASILEIRA: O QUE GRITAVAM NA HORA QUE O OCHOA CHUTAVA A BOLA PARA FRENTE? DEPENDENDO DO QUE EU ENTENDI OU OUVI ELE TAVA LAAAAARGOOOO…

    • janca

      Quase só escutei os mexicanos cantando, os brasileiros foram ofuscados fora de campo por eles. E dentro também.

      • WAGNER

        CONCORDO. ESSA MANIA DE COPIAR OS OUTROS E XINGAR O GOLEIRO NO TIRO DE META DEIXA A MENTALIDADE FRACA PARA APOIAR O TIME. FORTALECE O GOLEIRO ADVERSÁRIO E EMPOBRECE O ESPETÁCULO. SILENCIO ESPERANDO UM TIRO DE META? É DE MATAR MEU AMIGO…

        • janca

          Uma dúvida: qual o grito que a torcida dá quando o goleiro adversário bate o tiro de meta? Burro? Virou mania entre os brasileiros…

  • Olá Janca e amigos que comentam neste Blog. Aliás, o melhor de todos os Blogs são os comentários, pois é neles que demonstramos o quão é ímportante a democracia do futebol. Bem, eu estou vendo, na seleção do felipão, a mesma atitude na Copa de 2002… a gente começou a engrenar no terceiro jogo, quem não se lembra daquela goleada na Costa Rica? foi de lavar a alma, os dois jogos anteriores foi a maior pressão e retranca, o terceiro jogo foi o do “sai Zica”, porém, há uma grande diferença desta copa para a de 2002: tínhamos o fenômeno, Rivaldo, Roberto Carlos,Cafu… deixa pra lá senão vou ficar desmotivado. Hoje, o esquema tático mudou e estamos fazendo jogos equilibrados com timecos de várzea. Respeito os Croatas como também respeito os Mexicanos, mas estas duas seleções só causaram sufoco contra a gente porque o Brasil abdicou de jogar… de agredir taticamente o adversário. Será que só eu via o terror dos adversários quando o Brasil chegava perto da grande área tocando a bola ou fazendo cruzamentos?

    • janca

      Contra Camarões temos tudo pra golear, mas não sei como será depois. Preferia um adversário mais forte agora para testar nossa Seleção, que tem treinado pouco e rendido abaixo do esperado. Vamos ver se melhora, porque os dois primeiros jogos não lembraram nada os da Copa das Confederações.

MaisRecentes

A grana de Nuzman



Continue Lendo

Galiotte cobrado



Continue Lendo

Palmeiras ferve



Continue Lendo