Visão do exterior



Tenho acompanhado a cobertura da mídia estrangeira, especialmente a europeia e a australiana, em relação à Copa no Brasil e uma atração à parte tem sido a torcida brasileira.

Ao contrário do que acontece em muitos outros países, ela tem se envolvido em cada jogo, como já fizera na Copa das Confederações, daquela feita abraçando a seleção de Taiti.

Em Manaus, o apoio aos italianos foi destaque na imprensa do Velho Continente e ontem, no Maracanã, a torcida pela Bósnia também mereceu nota.

Outro ponto que chama a atenção é na hora do hino. Os brasileiros cantando firme e forte daquele jeito, emocionando os jogadores, que ficaram com os olhos marejados na estreia, também têm rendido matérias lá fora.

Já na organização os estrangeiros veem falhas pontuais, especialmente no setor de comes e bebes, mas têm elogiado a atenção dos voluntários e o clima dentro dos estádios ou arenas, termo que, pelo jeito, veio pra ficar.

O nível dos jogos, que têm sido emocionantes e não tiveram empate pelo menos nos 11 primeiros da competição, também tem merecido menção. Assim como a arbitragem, essa alvo de muitas críticas aqui e lá fora. Mas ser juiz com tanta tecnologia para ajudar torcedores e comentaristas a esmiuçar cada lance convenhamos que não é das tarefas mais fáceis…



  • joao

    brasil, se não corrigirem o buraco que fica na lateral de daniel alves ,brasil vai levar varios gols por ali ou quando a zaga deslocar para cobrir sofrer virada de jogo,pois quando o jogador se deslocar para cobrir o lugar do outro o dele fica desguarnecido,brasil deveria jogar com os laterais defensivos e não ofensivos,caso que vem ocorrendo com varias seleções e clubes que estão deixandos essas lacunas nas laterais

    • janca

      Calma, o Felipão não é bobo nem nada e sabe disso, deve estar corrigindo os defeitos que de fato existem, principalmente na marcação, embora tenhamos quatro grandes jogadores lá atrás. A marcação, talvez, tenha que começar a ser feita lá na frente. Marcar a saída de bola do adversário. Não acha?

  • Tarcísio

    Copa do Mundo no Brasil batendo recordes interessantes:
    – Jogo sem direito a Hino Nacional.
    – Fogos de artifícios soltos dentro do estádio (jogo do Chile).
    – Invasão de torcedores sem ingressos (jogo da Argentina).
    – Arrastão de bolsos das calças com ingressos (jogo da Argentina).
    – Prostituição aos olhos de todos, sem máscaras (Avenida Beira-Mar de Fortaleza).
    – Filas de mais de 300 metros com o jogo começado (Estádio Mané Garrincha).
    Brasil 2014, a Copa das Copas !

    • janca

      Claro que há falhas, vide o caso do hino ou de fogo de artifício dentro do estádio, mas na Europa já vimos coisas piores, vide o escândalo dos ingressos na Copa da França, em 1998. Com falhas aqui e acolá a Copa tem funcionado até aqui. Sobre prostituição, contanto que não seja infantil, o que seria gravíssimo, existe aqui e na Europa e acho que deveria ser uma profissão regulamentada, embora saiba que muitos não concordem comigo. E que dentro dos estádios pelo menos até aqui temos tido jogos incríveis, temos. Grande abraço, Tarcísio, apesar de no momento você estar mais crítico em relação à Copa do que eu, João

      • janca

        Só pra completar: sigo crítico em relação ao uso de dinheiro público do jeito que vimos na Copa, inclusive em arenas privadas, atrasos, improviso, preços subindo até não poder mais, legado reduzido em relação às promessas iniciais, mas até que até aqui os jogos têm transcorrido bem. Espero que sigam assim, embora a Copa esteja apenas começando.

    • Rafa

      Dentro de campo, a Copa está muito legal. Fora, a incompetência corre solta. Mas há casos mais graves: não me lembro de uma partida de Copa começar sem hino, isso foi extremamente deselegante, no mínimo, com os jogadores e torcedores de França e Honduras. Quanto ao caso dos foguetes, absurdo, absurdo! Poderia ter acontecido uma tragédia como a de Oruco, poderia ter acontecido um incêndio…isso não é caso de incompetência somente, é caso de polícia. Mas só tem um porém: os estádios estão sob administração da FIFA. A culpa é dela…

  • Zico

    O que mais me chama a atenção é a quantidade de sulamericanos nos estádios! O Chile sem dúvida alguma , foi a torcida mais IMPRESSIONANTE!!

    • janca

      Foi mesmo. Parecia em casa. Até por isso eu vinha apostando que seria a Copa dos sul-americanos, embora uruguaios e equatorianos tenham perdido na primeira rodada. Mas Brasil, Chile, Colômbia e Argentina venceram.

  • HECK_BR

    SHOWCOLATE ALEMÃO JANCA. DESPENTEARAM O GAJO. FICOU MAL NA SELFIE. AGORA, PORTUGAL SE JUNTA A ESPANHA E URUGUAI COMO MICOS DA COPA ATÉ O MOMENTO. URUGUAI ATÉ MAIS QUE OS OUTROS POR PERDER PARA UMA SELEÇÃO SEM TRADIÇÃO, MAS OS 3 ESTÃO NO BOLO. QUER DIZER, NAS MIGALHAS. MEUS PALPITES DE PRIMEIRA RODADA JÁ FURARAM. VAMOS VER DE CLASSIFICAÇÃO… ABRAÇO JANCA, BOM TRABALHO.

    • janca

      Vou postar agora justamente sobre isso: o vexame português diante da Alemanha. Uma Alemanha arrasadora, diga-se de passagem.

    • janca

      E não é que saiu o primeiro 0 z 0 da Copa? Primeiro empate. Pior jogo da Copa até agora. Desse jeito Argentina atropela Irá e Bósnia tem tudo pra ficar com a segunda vaga.

MaisRecentes

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo

A grana de Nuzman



Continue Lendo