A mão do juiz



A Fifa errou em colocar o juiz japonês, o mesmo de Brasil x Holanda em 2010, para apitar a abertura da Copa.

E ele errou feio ao dar aquele pênalti em Fred, que gosta de simular faltas, um mal de muitos jogadores brasileiros.

Foi decisivo para a vitória brasileira, criticada em países como Argentina, Espanha, Holanda, Dinamarca e Bélgica pela forma como aconteceu. Com apito amigo.

A repercussão do caso chegou à Fifa, claro, e reforçou a ideia de Joseph Blatter, que quer que os técnicos possam, pelo menos duas vezes no jogo, chamar o árbitro para um desafio, quando usariam imagens da TV para saber se um lance crucial estava ou não legal.

Isso teria evitado o pênalti em Fred ontem.

Enfim, como já disse antes, fiquei emocionado com o hino brasileiro, a reação dos jogadores, que entraram com lágrimas nos olhos, feliz com as atuações de Oscar e David Luiz, mas triste por ganhar assim. “Roubado”, como dizem os argentinos. Prefiro dizer que ajudado pela arbitragem, que errou, espero, sem intenção. Mas ganhar ou perder por erro de arbitragem, mesmo que faça parte do jogo é complicado. Ainda mais em Copa do Mundo.

Mas outros erros virão. Afinal não são só técnicos e atletas que erram. Juízes também. E não é fácil apitar um jogo, tendo segundos ou frações de segundo para tomar uma decisão.

E não é a primeira vez que um árbitro ajuda o Brasil na estreia de um Mundial. Em 1986 foi assim. Em 2002 também. Mas em 1978, na Argentina, não. Foi o contrário. Lembram?



  • Mario

    maioria fala do penalti , mas esquecem que o Neymar deveria ter sido expulso por agressão ainda no primeiro tempo com o time croata já ganhando por 1×0 .

    antes de pensar em usar tecnologia no futebol tem profissionalizar os árbitros e dar um padrão maior aos critérios tecnicos nas suas decisões e o recurso de ver na TV não acaba com os erros , na NFL tem esse recurso e acontece erros .

    o problema da FIFA , CBF ou do nosso governo é o mesmo ,eles fazem a politica do dar e receber pensando mais em interesses pessoais do que no que seria o certo para as pessoas ou para o esporte tirando toda credibilidade das decisões , ai fica a duvida a FIFA errou ao escalar o Japonês ou foi de caso pensado para favorecer o time brasileiro?

    bom como eu disse em outros comentarios o Brasil vai ser campeão do mundo na bola ou no apito amigo ou nos 2 sendo muito semelhante a Argentina/78 , existem muitos interesses politicos , muito dinheiro envolvido ……

    • janca

      O juiz japonês, que eu saiba, é profissional. Sobre o lance do Neymar achei que o amarelo ficou de bom tamanho, embora, dependendo do árbitro, ele talvez até pudesse ter sido expulso. Mas se eu fosse juiz o puniria com amarelo. O vermelho seria pesado demais.

      • Mario

        de q adianta ser profissional se cada juiz um tem uma opinião de como apintar um jogo e como disse tem q ter um padrão com maiores criterios tecnicos e não cada um apitando só com a propria opinião.

        bom são opiniões temos respeitar de todos ,tanto q espero q vc tenha a mesma opinião se agredirem o Neymar sem bola .

        • janca

          Mas a arbitragem também é subjetiva. Há lances que dependem de interpretação. E ainda acho que o amarelo para o Neymar estava de bom tamanho. Mas é questão de opinião.

          • Mario

            com ctz , mas subjetividade é muito usada para favorecer “A” ou “B” durante os jogos , por isso tem q ter um trabalho para diminuir ela.

            como eu disse respeito opinião de todos sua inclui a sua .

            abrçs

      • Oscar de Melo

        Concordo com o amarelo do Neymar,afinal de contas,o Marcelo apanhou mais que gato em desenho animado,e o Japa não puniu os croatas.

  • WAGNER

    TEM UNS QUE DIZEM QUE SE ACABAR A POLÊMICA, ACABA O FUTEBOL. DISCORDO. TEM QUE ACABAR A POLÊMICA! MAS ENQUANTO ELA EXISTIR, VAMOS DIZER QUE O JUIZ É FRACO. COMO ELE EXPULSARIA O FELIPE MELO…OPS, NEYMAR EM PLENO BRASIL? FRACO POR NÃO IR DE ENCONTRO COM OS JOGADORES. NÃO OS ENCARAVA. ACREDITO NO SOBRENATURAL FC. NEYMAR VAI SER O NOME DA COPA. SE NÃO SE MACHUCAR. TORÇO PARA ELE MARCAR 2 POR JOGO. VAI DAR UNS 14 GOLS. SORRY RONNY. CRY KLOSE!

    • janca

      Já eu acho que a polêmica faz parte do futebol. E a tecnologia deve ser usada, mas sem exageros. Erros fazem parte. De jogadores, técnicos, comentaristas, jornalistas, torcedores, juízes…

      • WAGNER

        NÃO ACHO QUE FUTEBOL TEM QUE VIRAR TÊNIS. MAS FALTA CRITÉRIOS. COMO NÃO SE IRRITAR QUANDO FOR CONTRA? ONTEM FOI A FAVOR. MAS JÁ IMAGINOU NA FINAL DA COPA, NO MARACANÃ, VAI O MESSI, CAI NA ÁREA POR UM ESCORREGÃO E O JUIZ DÁ PÊNALTI? ACHO O INSTANT REPLAY VALIDO! ATÉ PQ TEM AGORA UM CHIP NA BOLA. FUTEBOL TEM MILHÕES DE HISTÓRIAS EM UMA PARTIDA. A POLEMICA É SEMPRE A QUE LESA ALGUÉM. MAS JANCA, ME DIGA… E SE FOSSE O INVERSO? E SE O CROATA CAÍSSE NA ÁREA E O ARBITRO DESSE O PÊNALTI? GRAÇA É QUANDO É JUSTO. AQUELE INIMAGINÁVEL DESVIO DE COLUNA DO ROMÁRIO NA FALTA DO BRANCO EM 1994 É ASSUNTO ATÉ HOJE. O CHUTE MASCADO DO NEYMAR DEVERIA SER O ASSUNTO DE HOJE. MAS NÃO. A MÍDIA INTERNACIONAL PEGOU O QUE É DE PIOR. DESDE O SHOW DE ABERTURA ATÉ O ESCORREGÃO DO FRED. ESTAVA 1 X 1 QUANDO ISSO ACONTECEU. POR ISSO DIZEM QUE FOI AJUDADO. ESSE PLACAR SÓ SERÁ APAGADO SE NÃO TIVERMOS MAIS AJUDA ATÉ O FINAL E GANHARMOS COM ERROS A FAVOR DOS RIVAIS. SENÃO OS CORNETAS IRÃO DIZER “APITO AMIGO”…. E REPITO O BRASIL DEU LAMPEJOS DE QUE PODE SER CAMPEÃO. SEM O APITO! SEM DISCUSSÃO! SEM CONTESTAÇÃO EXTERNA!!!

        • janca

          Não é legal nem quando é a favor nem quando é contra. Agora mesmo dois impedimentos mal marcados atrapalharam o México, se bem que o time venceu no segundo tempo. Defendo o uso da tecnologia, mas com critério. Temos que tomar cuidado para não robotizar o futebol.

          • WAGNER

            JANCA, O FUTEBOL NUNCA SERÁ O TÊNIS. NEM O VÔLEI. O GOL NÃO É PONTO. IMPRESSIONANTE A HOLANDA. E O MÉXICO? MERECIA O QUE HOUVE? SEM TECNOLOGIA, AINDA ASSIM O ROBBEN CORTARÁ A JOGADA PARA A PERNA ESQUERDA. NAQUELE ESTÁDIO SÓ OS ZAGUEIROS DA ESPANHA NÃO SABIAM DISSO… CHIPAR O CÉREBRO ESPANHOL…RS

      • Mario

        tecnologia diminui , mas não acaba com as polemicas , assistindo as finais da NBA q usa a tv para tirar duvidas tem erros , tem opiniões diferentes das dos arbitros , comentaristas e tecnicos sobre os lances .

        • WAGNER

          PALMAS A VOCÊ MARIO. MENOS CARACTERES E MAIS CLARO DO QUE EU FUI.

        • janca

          Sim,pode diminuir mas não vai acabar com as polêmicas. Até porque a arbitragem tem uma boa dose de subjetividade.

  • joao

    a continuar com os erros grosseiros de daniel alves ,torcedor brasileiro vai sofrer muito, a tempos ele esta meia boca e comissão tecnica do brasil não ve seus erros que as veses chega a ser grosseiros o lado dele fica um grande buraco e sacrifica os pobres colegas de zaga ,pior jogador em campo oscar começou meio apagado mas apos dez minutos se tornou o maior jogador em campo guerreiro e sem sombra de duvidas o melhor jogador em campo

    • WAGNER

      SEGUINDO SEU RACIOCÍNIO JOÃO, A RESERVA TEM MAXWEL E MAICON. A CHANCE TEM QUE SER DADA A ELES. SE MELHORAR, PQ Ñ? FELIPÃO É TEIMOSO. MAS FOI ISSO QUE NOS TROUXE A COPA DAS CONFEDERAÇÕES. COM OS MESMOS LATERAIS QUE JOGARAM ONTEM.

      • janca

        Mas o Maicon é uma ótima opção se a cobertura não melhorar. Ele marca bem.

        • WAGNER

          CONCORDO. MAXWEL TBM

  • Oscar de Melo

    Que foi erro grave do árbitro,não se discute,mas argentino reclamando de gol irregular?”La mano de Dios” não envergonhou os Hermanos,porque deveríamos esquentar com um pênalti mandrake em um jogo que foi 3 x 1 ? Oscar foi o melhor em campo,mas o Marcelo se redimiu do gol contra,e jogou tudo que sabia no resto do jogo.

  • Johnny Santista

    O japa errou, mas foi um erro e ponto final. Quem joga em casa sempre acaba tendo isso. Ganhamos 5 vezes essa Copa, sem ter ganhado em casa (diferente de quase todos os outros, principalmente dos que estão gritando agora) então isso faz parte do futebol , de clubes e seleção, e quem acompanha sabe, não quer dizer “esquema” ou nada. Crianças saiam da sala. É o que acho.

MaisRecentes

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo

A grana de Nuzman



Continue Lendo