A defesa da Seleção



Na véspera da abertura da Copa a defesa brasileira transformou-se no setor mais questionado da equipe. Especialistas e adversários veem buracos ou verdadeiras avenidas lá atrás e apontam o sistema defensivo como o ponto fraco do Brasil.

Não vejo assim. Daniel Alves e Marcelo são ótimos laterais, apoiam muito, é verdade, mas não precisam avançar ao mesmo tempo e podem atacar quando necessário desde que a cobertura seja feita com eficácia e eficiência.

Considero os dois zagueiros titulares, Thiago Silva e David Luiz, muito talentosos também, como já mostraram na Copa das Confederações e nos principais torneios de clubes da Europa. São craques e determinados. Garra não lhes falta. E ainda têm o apoio do competente Luiz Gustavo.

Pra mim nossa defesa está muito bem servida, o que não quer dizer que não haja riscos. No futebol sempre há. Uma saída errada de bola e o adversário pode largar na frente.

Lá atrás temo apenas por Henrique, que Luiz Felipe Scolari convocou por ser seu homem de confiança. Mas a ideia é que fique na reserva. Em campo não o vejo no mesmo nível dos titulares (nem próximo deles, aliás, embora possa estar equivocado).

E o papel de Júlio César, ainda mais depois de ter falhado contra a Holanda em 2010, no jogo que eliminou a Seleção da última Copa, é difícil pacas. Como o de todo goleiro. Haverá muita pressão, comparações com Barbosa, o goleiro do primeiro Mundial do Brasil em casa, críticas por jogar em um time fraco, lá no Canadá, contestações… Mas haveria com outros goleiros também.

Torço muito por ele. E por toda a defesa brasileira. Aliás pelo meio-campo e ataque também. Espero que comecemos a Copa amanhã com o pé direito.



  • WAGNER

    BOM DIA JANCA, OUVI FALAR DA DECLARAÇÃO DO CROATA SOBRE A DEFESA BRASILEIRA. MAS ENTRE NÓS, TEMOS OS MELHORES ZAGUEIROS DO MUNDO. ELES VEEM BURACOS NA NOSSA DEFESA? SERIO? SE PREOCUPEM COM O NEYMAR. PQ ELE SIM FARA DA DEFESA CROATA UM QUEIJO SUIÇO!

    • janca

      Espero que sim. Que façamos da defesa croata um queijo suíço. Mas contra a Sérvia, por mais que o time todo estivesse mais preocupado em não se machucar, houve verdadeiras crateras na nossa defesa. O que acontece também. Ninguém joga sempre 100%. Espero que amanhã o time se saia bem, a defesa inclusive, e que vá crescendo durante o torneio.

      • WAGNER

        VEJO QUE O BURACO, NO CASO AQUELE LANCE DO MARCELO NÉ, A DEFESA FOI AFASTANDO E ELE AVANÇANDO. ERRO CRASSO DE DESENTROSAMENTO. A BOLA FOI EM PROFUNDIDADE E NINGUÉM ENTENDE PQ O FELIPÃO FEZ TREINO EM CAMPO REDUZIDO. PARA NA HORA DE VALER ALGO O TIME SER MAIS COMPACTO. É DIFÍCIL FALAR PARA ALGUNS JOGADORES JOGAREM MAIS PRÓXIMOS. MAIS FÁCIL É ACOSTUMÁ-LOS ASSIM. FELIPÃO É DE ESCOLA GAÚCHA. FAZ BEM ESSE TIPO DE TRABALHO DE APROXIMAÇÃO. AGORA DISCORDO DO ZICO DO POST ABAIXO. DAVID É BOM JOGADOR. NÃO É SÓ RAÇA E VIBRAÇÃO. É TÉCNICA. JOGA, E SABE O QUE FAZ. TEM LEITURA DE JOGADAS. AS VEZES PECA PELO QUE VI QUE VOCÊ ELOGIOU. PELA VONTADE! AS VEZES TER MUITA VONTADE É RUIM. EVITA FAZER O “CERTO” PARA FAZER “LOGO”. MAS TÉCNICA, É TOP 3 DO MUNDO.

        • janca

          Mas temos que relativizar. Era um amistoso e às vésperas do início da Copa. Amanhã será diferente. Espero…

  • Zico

    Thiago Silva sem dúvida nenhuma é o melhor zagueiro do mundo! David muitas vezes ´´da uma de Lucio“ e isso é o que me preocupa. Agora então ,cisma que é batedor de falta. Um técnico inteligente , joga em cima do Marcelo que é excelente pra apoiar mas como vários laterais nosso é fraco na defesa!
    Enfim, um time bem montado dará MUITO trabalho! Que o diga o Uruguai na copa das confederações!

    • janca

      Sem dúvida que qualquer time bem montado pode dar muito trabalho. Entendo sua preocupação em relação ao David Luiz, mas acho que ele é um tremendo de um zagueiro, embora falível, claro, fora que costuma dar uma garra extraordinária quando entra em campo. Sangue, suor e lágrimas (espero que de alegria).

  • joe LHP

    Nesses amistosos achei que o time deu muito espaço e não estava tão compacto, amanhã é jogo atípico de abertura e o nervosismo da estreia meio que atrapalha o jogo, mas se o Brasil achar um golzinho no começo talvez possa deslanchar.

    • janca

      Concordo sobre os espaços especialmente no jogo contra a Sérvia, quando o time não estava nada compacto mesmo. Mas amanhã confio num bom resultado. Uma vitória por qualquer placar. O que vale são os três pontos e o time começar a engrenar na competição. Vamos torcer. Abs.

  • Helio Gonçalves

    Janca:
    Boa tarde!
    Estou aguardando as postagens indignadas da imprensa pela perda dos pontos pelo Criciúma.
    Muito estranho o silêncio que se abateu sobre nossa imprensa esportiva.
    Abraço,

    • janca

      Hélio, confesso que não acompanhei o caso. Estou sabendo por você. Depois vou me informar melhor, claro. É que estou com as atenções todas voltadas para a Copa…

    • janca

      Mas se realmente houve perda de pontos e injustificada não vou deixar de me pronunciar. Abs.

    • janca

      Fui atrás do caso e é uma vergonha, Hélio. A suspensão do atleta que levou à perda de pontos não constava, pelo que pude apurar, nos registros da CBF, que organiza o campeonato. Mais uma vez. E pelo jeito nem nos registros a que o Criciúma teve acesso do próprio tribunal. Discordo da decisão do STJD, cuja credibilidade, convenhamos, não é das maiores. Abs.

  • Fabio

    É Janca, como já é de costume, ninguem, mesmo da midia esportiva que tem o dever, questiona algum jogador ou setor.

    Vamos ver: David Luiz jogou meia boca no Chelsea, foi destemperado quando perdeu na Champions e já falei que pode entregar.

    Oscar apagou e quando indagado sobre a sombra do Willian quase teve chilique, nunca sofreu pressão na vida e pode pipocar.

    Paulinho hoje é piada, acabou, ninguem fala nada, o Hernanes joga 100x mais, atualmente.

    Bernard 6 meses sem jogar, outra piada, assim como hulk foi convocado pela Vivo patrocinadora.

    Fred ? Se fizer dois gols na copa eu doarei um rim a algum necessitado da minha cidade.

    Neymar, contra 2 linhas de 04 que todo time vai impor, já era.

    Daqui 03 jogos nos falamos, abraço.

    • janca

      Não vejo a situação como você vê, não, e espero que eu esteja com a razão. Mas aguardemos. Pode ser que quem esteja certo seja você. Vamos ver… Daqui a três jogos a gente se fala. Abs. e boa Copa pra você

MaisRecentes

Goleiro são-paulino



Continue Lendo

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo