Copa dos sul-americanos



Em um ponto concordo com o presidente da CBF, José Maria Marin. A Copa de 2014 tem tudo para ser o Mundial dos sul-americanos.

O Brasil surge como favorito por jogar em casa e ter um time muito forte, experiente (apesar de muitos estarem debutando em Copas) e acostumado a jogar contra os melhores da Europa, já que temos uma legião estrangeira. Se engrenar como aconteceu na Copa das Confederações, pode ir longe e até abocanhar o título.

A Argentina, que pegou o grupo mais fácil da primeira fase, terá mais de 20 mil torcedores a incentiva-la, tem um bom elenco, muita garra e Messi, pra mim o segundo melhor jogador em atividade, perdendo apenas para o português Cristiano Ronaldo. É outra que tem condições de avançar até a final.

Uma seleção que pode surpreender é a chilena no grupo B. Todos falam em Espanha e Holanda, mas se fosse arriscar duas prováveis decepções na Copa citaria ambas. Duvido que repetirão a campanha de 2010, quando chegaram à final, embora possa, claro, queimar a língua. Acredito que o Chile, nessa chave, pode se classificar às oitavas de final, eliminando de cara uma das duas seleções europeias. O problema é que na fase seguinte, eliminatória, já corre o risco de pegar o Brasil.

Outro sul-americano que tende a dar trabalho é a Colômbia, que tem todas as condições de se sobressair no grupo C, pegando Grécia, Costa do Marfim e Japão.

Mesmo o Equador acho que consegue a segunda vaga no grupo E, que tem ainda França, Suíça e Honduras. Mas se passar como segundo nas oitavas já deve pegar, em Itaquera, a Argentina.

A grande incógnita, para mim, é o Uruguai, que caiu no grupo mais difícil do Mundial, pelo menos em tese. É uma seleção que admiro muito, sempre imprevisível, que entra em todo jogo como se fosse de vida ou morte,  mas ainda assim aposto que passam Inglaterra e Itália para as oitavas e não os uruguaios (nem os costarriquenhos).

Enfim, são palpites, porque em torneio de tiro curto e marcado pela imprevisibilidade, contexto, aspecto psicológico e até sorte e/ou acaso, muita coisa pode acontecer. Muita coisa mesmo. E é essa a graça do futebol, muito mais empolgante, a meu ver, do que o basquete, onde a lógica costuma prevalecer. E as zebras e surpresas são raras.



  • Mario

    na minha opinião a final é Brasil e Argentina com Brasil campeão na bola ou no apito ou nos 2.

    Uruguai vai depender muito das condições fisicas do Suarez para fazer uma boa copa , a Colombia sem o Falcão vem a passeio , o Chile tambem veio de ferias , afinal sua defesa é uma geleia .

    • WAGNER

      TAMBÉM ACHO MÁRIO. MAS MAIS POR POLÍTICA DO QUE POR BOM FUTEBOL. VOCÊ ACHA QUE A FIFA NÃO INFLUENCIA A ARBITRAGEM A NA DÚVIDA PÊNALTI PARA O BRASIL? COPA DE MERGULHO DO BRASIL !!! SÉRIO, ACHO QUE AS CLASSIFICADAS NO A SERÃO BRASIL E MÉXICO. NO B ESPANHA E HOLANDA (CHILE NÃO VEJO COMO OUTROS VEEM. O CHILE NO AMISTOSO DO ANO PASSADO CONTRA ESPANHA DEU TRABALHO, MAS VALIA O QUE?) NO GRUPO C REALMENTE COLÔMBIA COMO RELATOU JANCA E GRÉCIA É MINHA APOSTA. NO D VOU DE ITÁLIA EM 1° E URUGUAI EM 2° INGLATERRA CAI RÁPIDO. PERDE A ESTRÉIA E EMPATA COM O URUGUAI QUE GANHARÁ DE COSTA RICA E EMPATA TBM COM ITÁLIA… PODEM COBRAR… ACHO QUE NO E PASSAM FRANÇA E SUIÇA PELO FUTEBOL DA FRANÇA E PELO SISTEMA DEFENSIVO DA SUIÇA. NO F VOU DE ARGENTINA E BÓSNIA. NO G ALEMANHA E PORTUGAL COM PARTIDAS DIFICÍLIMAS ENTRE OS EUA E SEUS ADVERSÁRIOS. EUA SERÁ UMA EQUIPE MAIS PREPARADA PARA A COPA DE 2018. PODEM CRER NISSO. NO H A BÉLGICA PASSA SEM SUSTOS MAS A RÚSSIA VAI PASSAR UM CORTADO COM A CORÉIA. AS OITAVAS? VAMOS VER SE EU ACERTO ALGO NA PRIMEIRA FASE PRIMEIRO, NÉ?

      • Coeteris Paribus

        Concordo, pra mim França, Alemanha, Portugal e Argentina além do Brasil saem na frente.
        Decepções Holanda, Espanha, Itália, Uruguai e Inglaterra

        • janca

          Portugal depende muito de Cristiano Ronaldo. Estando bem, tem todas as condições de ser o craque da Copa. Mas isso discuto amanhã. Abs.

      • janca

        Não acho que a Fifa vá influenciar a arbitragem a favor de A ou B, pelo menos não espero que o faça, mas que já vimos arbitragens caseiras, digamos assim, em outras Copas, vimos. Talvez por uma tendência natural (ou não, não sei) de o juiz apitar, na dúvida, em favor do time que tem mais torcida, está em seu terreno etc. etc. etc. Ou a favor da seleção que tem camisa com mais peso, isso também pode acontecer. Como pode acontecer o contrário. Depende muito da característica e da personalidade do árbitro. Agora acho que a Rússia pode fazer uma boa Copa. Muitos apostam em Bélgica e Suíça também, alguns no Chile. Aguardemos.

  • Zico

    Acho que teremos ´´surpresas“ .. Chile em 2º no B , Colômbia em 1º C , Equador em 2º no E !! Acho que quem não passa é a Itália..

  • guilkerme bahiano

    Olha,moro na espanha e o maior disparate que ya ouvi e dizer ou falar que o messi e o segundo maior jogador detrás do empurrabolas do cristiano,nao tem comparacao,messi com lesao noa perna e melho rque cristiano,e nao pior año fez 42 gols,pelo amor de deu ate dimaria e melhor que o cristiano u homen marketing

    • janca

      No último ano, a meu ver, Cristiano Ronaldo foi o melhor do mundo.

  • Oscar de Melo

    Minha seleção favorita a surpreender,não é sulamericana,mas latinoamericana.Acredito que o México já está na hora de se tornar uma das grandes seleções,pois futebol tem,só resta perder a síndrome de vira-lata que os faz entrar derrotados em campo.Os mexicanos sempre complicam contra o Brasil,porque não complicar para as outras seleções.

    • janca

      Podem dar trabalho. Para o Brasil e para outras seleções. Mas têm que sair do “quase”.

MaisRecentes

Carille questionado



Continue Lendo

Ainda dá?



Continue Lendo

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo