Nova sede pra 2022



Ingleses e franceses dão como certo que a Copa de 2022 não será no Qatar.

No domingo a imprensa britânica revelou que o país pagou a membros do Comitê Executivo da Fifa a fim de ganhar a eleição que determinou a sede do Mundial de 2022.

Entre os acusados de receber grana está Ricardo Teixeira, que comandava a CBF.

Até presidentes de federações nacionais que não votavam para escolher a sede mas eram influentes no Comitê Executivo teriam recebido agrados.

O Brasil, que, antes de ser escolhido para abrigar a Copa de 2014, sonhou receber torneios anteriores, chegou a realizar amistosos na década retrasada contra países cujos presidentes de federações, mesmo não fazendo parte do Comitê Executivo, tinham força no colegiado e podiam assegurar votos ao país.

É muito diferente, no entanto, da acusação que pesa contra o Qatar, que configuraria corrupção e deve obrigar a Fifa a fazer nova votação.

Para ingleses e franceses, além da denúncia de compra de votos, pesa em favor de uma outra votação a percepção pela própria Fifa de que fazer a Copa no Qatar é inviável.

Além da falta de tradição esportiva do país, o forte calor de junho/julho é um ponto contrário ao país do Oriente Médio. A ideia de mudar o período de realização do evento chegou a ser cogitada, mas grande parte dos países europeus é contra.

Os Estados Unidos, um dos derrotados pelo Qatar, há tempos faz lobby em Zurique para receber o Mundial de 2022.

Mas certamente terá disputa. A Inglaterra, derrotada pela Rússia para abrigar a Copa de 2018, quer concorrer pela de 2022. E a Austrália, que perdeu com norte-americanos e japoneses a disputa com o Qatar, também será candidata.

A decisão de fazer nova votação só deve ser anunciada após a Copa no Brasil, que tanta dor de cabeça tem dado à Fifa. Mas a de 2022, se mantida no Qatar, tende a dar problemas ainda maiores à entidade que dirige o futebol mundial. Bem maiores, aliás.

E vale lembrar que Michel Platini, cujo nome foi envolvido no escândalo, assim como o de Zinedine Zidane, um dos embaixadores da candidatura do Qatar, têm preferido o silêncio, embora o primeiro, em ocasiões anteriores, tenha negado ter recebido um centavo dos árabes para apoiar sua candidatura por 2022.



  • Mario

    o Brasil poderia se candidatar a sediar a copa de 2022 quem sabe ate lá o famoso legado fica pronto ou quase ………

    meses atras vi a noticia que o Platini ia se candidatar a presidente da FIFA , outro dia li q o Blatter vai tentar a reeleição , agora estranhamente o esse escândalo da copa do Qatar q todo mundo sabia desde dia q foi escolhida ate com boatos envolvendo PSG , Platini e Barcelona começa a aumentar , ate parece um filme q eu já vi na mesma epoca da ultima eleição da FIFA ……..

    Janca falando em Platini o que vc achou da punição do PSG por Fair Play financeiro e depois de uma semana comprar o Davi Luis por uma fortuna?

    • janca

      Acho que o Platini deve explicações e o Blatter será mesmo candidato à reeleição. Quer mais um mandato, embora também deva explicações. E várias, alias. Sobre a punição ao PSG, pelo que vi, era cabível de acordo com o chamado Fair Play Financeiro europeu. Gastou acima do teto que podia, dada sua arrecadação. Mas é um assunto polêmico. Inclusive a forma como deve funcionar o tal fair play das finanças. A ideia é manter um certo equilíbrio nas competições, além de obrigar os clubes a honrarem o que devem, mas com xeiques árabes e bilionários russos fica difícil competir. O que você achou da punição?

      • RAfael

        O próprio dono do PSG disse que não liga pro FP financeiro da Fifa. Ele não está nem ligando pra isso, o valor da multa é irrisório comparado à fortuna q ele tem oras….
        Acredito que a multa deveria ser em campo (perder mandos, ficar de fora de competições etc etc), e não no bolso, uma vez que o valor não faz nem cócegas nas finanças dessas pessoas…

        • janca

          Imagino que punição no bolso doa, mas talvez você tenha razão. O que parece muito dinheiro pra gente pode ser uma ninharia para o xeique árabe. E punição em campo, em alguns casos, pode acabar sendo mais interessante mesmo.

      • Gabriel

        Achei esse negócio de fair play financeiro ridículo. Até porque sabemos que Paris Saint-Germain e Manchester City não estão gastando mais do que arrecadam, que está gastando são seus donos. No meu ver, isso vai impedir, ou, no mínimo brecar, o surgimento de novas potências. O próprio Paris Saint-Germain, por exemplo, era apenas um mediano francês, sem qualquer tradição a nível de Europa. Agora é uma potência, com a melhor zaga do mundo, um ataque sensacional, formado por Cavani e Ibrahimovic, e que deixou a Champions League mais emocionante, mais disputada. Afinal, agora é mais um forte candidato na briga. Outro exemplo é o Manchester City, que sempre disputava a zona intermediária da Premier League, mas depois que foi comprado, passou a ameaçar a hegemonia do United. Deixou o Camp. Inglês muito mais emocionante. Hoje são 6 times brigando pelo título. Além dos 3 tradicionais (United, Arsenal e Liverpool), temos Tottenham, e os dois novos ricos (Chelsea e City). Eu, particularmente, sou contra o Fair Play Financeiro.

        • janca

          É uma discussão interessante. A Inglaterra também está cheia de bilionários controlando alguns de seus principais clubes. Não tem uma posição definida sobre como deveria ser o tal do Fair Play Financeiro, especialmente na Europa, mas que ele deve existir, deve. Inclusive no Brasil, obrigando ou forçando os clubes, enfim, a cumprir seus compromissos caso contrário podem ser punidos em campo. Inclusive com perda de pontos e rebaixamento.

      • Mario

        no primeiro momento achei a punição do PSG foi justa por q existe uma cláusula que caso houvesse um acerto nas finanças do clube a multa cairia mostrando q o clube queria se adequar a lei , mas depois da compra do David Luis acho q o caso precisa ser reaberto e os dirigentes do clube chamados a darem explicações sobre essa compra e ter a pena revista.

        • Victor Hugo

          Esse Fair-Play financeiro só funcionará pra times sem esses sheikes, pois quando rola grana a FIFA e a UEFA abrem as pernas na hora, ou pros queridinhos das organizações. Cadê a punição ao Barça por contratar jovens ilegalmente? Ficaria um ano fora do mercado e o que aconteceu? ganharam recurso e voltaram a contratar! Pois é, essas “leis” e punições só valem pra clubes pequenos e/ou “falidos”.

          • janca

            No caso do Barcelona a Fifa, de fato, recuou.

  • Paulo Leite

    TUDO QUE É DE DESONESTO, SUJO E OBSCURO, O BRASIL TÁ NO MEIO.. PELO AMOR DE DEUS…. QUE PAÍS É ESSE!!! DEPOIS NÃO QUER QUE TENHA A FAMA QUE TEM… ISSO AQUI É O BREGA DO MUNDO! SÓ PU.. E LADRÃO!

  • WAGNER

    GÊNIOS. DEPOIS FALAM SOBRE A MÁ ORGANIZAÇÃO DO BRASIL. VEM COM A HISTÓRIA DE QUE QUEREM MUDAR PARA OUTRO PAÍS? ANDREW JENNINGS BEM QUE AVISA AS MARACUTAIAS. BLATTER SERÁ REELEITO PELO QUE SABE, NÃO PELO QUE PODE FAZER. PELO QUE SABE DE PODRE DOS OUTROS.

    QUANTO AOS COMENTÁRIOS DO MÁRIO, DISCORDO COM O FAIR PLAY FINANCEIRO IMPOSTO. CADA UM SABE DO SEU QUINTAL. ACHO QUE O QUE PODERIA SER FEITO É DIVIDIR MELHOR AS COTAS DE TV(NÃO NO CASO DA FRANÇA) E PUNIÇÃO SÉRIA PARA QUEM ATRASAR SALÁRIO E PAGAMENTOS DIVERSOS(NÃO SÓ DE JOGADORES, MAS DO CLUBE NUM TODO).

    O FAIR PLAY NADA MAIS É DO QUE TENTAR BRECAR UM TIME GIGANTE(FOI FEITO PARA O REAL MADRID E OUTROS GERIDOS POR XEQUES ÁRABES) E NÃO FARÁ A MENOR DIFERENÇA PARA UM PEQUENO. OU ELES ACHAM QUE A CULPA DO VALENCIA QUASE FALIR FOI DO REAL? PLATINI E SEUS “CONTATOS SOCIAIS”(CONTATO MESMO, NÃO CONTRATO). PLATINI QUER REFORMULAR A LIGA DOS CAMPEÕES PARA UM CLUBE DO LESTE EUROPEU CHEGAR A FINAL. NA LIGA EUROPA ELE JÁ TEVE RESULTADO.

    VEJAM O CASO DO ANZHI QUE OSTENTAVA O LUXO E HOJE NÃO TEM MAIS NADA. SE DEVER QUE PAGUE! SE GASTAR, PAGANDO, QUAL O PROBLEMA?

  • Lando Klarian

    Não vejo esse lance do Qatar um problema tão “grave” assim. A FIFA é uma entidade privada e a Copa do Mundo um evento desta entidade que é comercializado com os países que tem grana pra bancar. Esse papo de “escolha” é um papo furado que só a imprensa insiste em acreditar. É como um show, leva quem paga, e ponto final. O Qatar pagou e levou.
    O que tem que se parar é com essa hipocrisia de achar que a FIFA é uma entidade beneficente e que escolhe os locais da Copa por questões sociais ou quaisquer outras que sejam. Fato é, a FIFA leva a Copa para onde tem maior ganho financeiro e vantagens. Futebol é apenas mais um negócio rentável, igual ao Petróleo, a venda de refrigerante ou um show de um artista por.

    • janca

      Mas se houve compra de votos é um caso grave. Além do Qatar, Austrália, Estados Unidos e Japão eram candidatos.

  • Rafa

    Concordo com o Mário (08:34), o Brasil deveria ficar também com organização de 2022,apesar de o risco de as obras de infraestrutura prometidas não ficarem 100% prontas – e nem os estádios – ser grande…

  • Kleber

    So acho que se a copa de 22 for tirada do Qatar, deveria ser votado entre os paises derrotados, e nao incluir Franca e Inglaterra (como ambos paises querem), afinal, de acordo com a dona FIFA, em 22 a copa deveria ser fora da Europa.

    • janca

      A França não é candidata. Nem pré-candidata. Já os ingleses têm interesse em concorrer, mas provavelmente a votação seria refeita. E a Copa acabaria indo para Austrália ou Estados Unidos, já que no Qatar o clima (literalmente) não é favorável. E muitos não querem mudar o período do Mundial.

    • jorji

      Então o ideal é no Japão, que tem estádios moderníssimos, alguns cobertos e climatizados.

      • CONHECEDOR

        Pelo rodízio, um país na Ásia, ou, Oceania, já que a Austrália disputou as últimas eliminatórias pela Ásia. Europa, África, Américas, Ásia e Europa novamente, então isso seria a lógica, mas os interesses comerciais, podem levar para Europa. Mas será mesmo que conseguirão tirar a Copa do Catar ? Façam uma votação aberta, entre todos os países membros, pelo sim ou não da Copa no Catar e aí veríamos de uma forma cristalina as opiniões (ou dúvidas). Tudo utopia, mas não custa sonhar.

  • Vai Corinthians!

    Acho que a Copa de 2022 deveria ser no Brasil de novo, como castigo por o povo ser oportunista e misturar as coisas. Os protestos deveriam ser contra o governo e não contra a Copa. Povo burro.
    Essa de agora vai ser a melhor Copa de todas. Quero outra.

  • WAGNER

    JANCA, SE POR ACASO A RUSSIA NÃO TIVER CONDIÇÕES DE SEDIAR A PRÓXIMA COPA O PAÍS ANTERIOR SERIA A SEDE CORRETO?(PELO MENOS TRATARAM A ALEMANHA ASSIM QUANTO A COPA NA ÁFRICA DO SUL) VAMOS SUPOR QUE A COPA DO QATAR SEJA DESFEITA 1 ANO ANTES, POR EXEMPLO NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE 2021. A RÚSSIA QUE NÃO SEDIOU ATÉ HOJE NENHUMA COPA PODE TER 2 EM SEQUÊNCIA? OU COLOCARIAM NA INGLATERRA PARA ATENDER A ANSEIOS POLÍTICOS? HÁ ALGUMA NORMA? LEMBRANDO QUE A COPA DE 1986 ESTAVA PREVISTA PARA A COLÔMBIA E FOI NO MÉXICO QUE TINHA ESTRUTURAS ENVELHECIDAS PELO MENOS 16 ANOS…

    • janca

      De jeito nenhum. E a Rússia tem todas as condições de abrigar a Copa, não estão cogitando mudar a de 2018. Inclusive as obras por lá estão bem avançadas. A discussão é em relação ao Mundial de 2022.

      • WAGNER

        ACHO QUE NÃO FUI CLARO, DEI EXEMPLO A RÚSSIA… SE O QATAR NÃO FOR SEDE EM 2022 A RUSSIA SERIA A PRIMEIRA A HERDAR A COPA? FIZ UMA COMPARAÇÃO DE QUE CASO O BRASIL NÃO SEJA A SEDE, SERIA A ÁFRICA, SE A RUSSIA NÃO FOSSE SERIA O BRASIL, SE NÃO FOSSE O QATAR SERIA A RUSSIA…. A RÚSSIA TERIA CHANCE DE SER ANFITRIÃ EM 2 MUNDIAIS SEGUIDOS OU VOCÊ ACHA QUE EM 2022 COLOCARIAM A INGLATERRA POR EXEMPLO?

        • janca

          Não, não será. Não existe isso, Wagner.

          • WAGNER

            OK, BLZ… RSS. MAS ACHO AINDA QUE NÃO ENTENDEU A PERGUNTA… ABRAÇO

          • janca

            Entendi, acho que você que não entendeu a resposta. Se a Rússia por ventura não puder receber a Copa de 2018 ela não será no Brasil, assim como não seria na África se o Brasil não pudesse receber a de 2014. Isso não existe. Abs.

          • WAGNER

            KKKK, AGORA EU ENTENDI… VALEU, ABRAÇO

  • WAGNER

    OUTRA, TÁ CERTO QUE É AMISTOSO, QUE ALGUNS SE POUPARAM, E COISA E TAL… MAS ESSE FUTEBOL CONTRA O PANAMÁ FOI DE DOER…4 X 0 SENDO QUE OS 20 PRIMEIROS MINUTOS NADA DE SELEÇÃO BRASILEIRA…

    • janca

      Era uma espécie de jogo-treino. E não temos o que reclamar da Seleção. Ok que o primeiro tempo não foi grande coisa, mas no segundo o time jogou bem. E Neymar teve belíssima atuação.

      • WAGNER

        AÍ CAI NO CASO NEYMAR. JÁ PENSOU SE ELE SE MACHUCA? NUM JOGO TREINO? ONDE FOI O JOGO É SEDE DA COPA? RSS… LEI DA COMPENSAÇÃO. MATO GROSSO TEM COPA. QUAL TIME DE LÁ DISPUTA A 1° OU 2° DIVISÃO DO BR 14? E O MORUMBI, VAI SER PALCO POR SER UM ESTÁDIO CAPACITADO OU POR GRATIDÃO DE MARIN A JUVENAL? PÉROLAS, MEU CARO, PÉROLAS…

  • Luciano

    Preciso mencionar que esse é mais um texto que necessita revisão? Sem mais!

    • janca

      ???

  • A próxima copa do mundo de 2022 pode ser nss Argentina pq a Argentina participou só uma vez então a Argentina pode sediar a segunda vez a copa do mundo de 2022

  • SANDRO

    Difícil conceber que o Catar tem mais condições de receber uma copa do mundo do que os EUA. Só rindo!

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo