O técnico do Verdão



O Palmeiras já acertou a parte fixa do salário de Ricardo Gareca, argentino que dirigiu o Vélez, mas ainda discute a parte variável, referente aos bônus por produtividade.

Com aprovação do Conselho de Orientação e Fiscalização, espera acertar nas próximas horas com o novo treinador, que também tem proposta do Racing, da Argentina.

A chegada de um técnico estrangeiro seria muito boa para o futebol brasileiro, não só porque Gareca tem ótimos conhecimentos de futebol, tática e liderança, mas principalmente porque é preciso oxigenar os ares daqui.

Nossos “professores”, muitos dos quais vivem do nome e de feitos passados, já cansaram e boa parte deles precisa de uma reciclagem.

Certo, porém, é que não dá para analisar o trabalho de um treinador por um par de jogos, como aconteceu com o argentino Daniel Passarella, que não completou 20 partidas no comando do Timão anos atrás, ou mesmo com o uruguaio Jorge Fossatti, que não chegou a marca de 40 jogos pelo Internacional.

Dos dois eu gostava do trabalho do segundo, tinha restrições ao estilo do primeiro.

Certo também é que muitos analisam pensando apenas no curto prazo. O próprio Alberto Valentim, interino que começou bem no lugar de Gilson Kleina no Verdão, após três jogos já passou a ser idolatrado.

Parece um sujeito esforçado, competente e que tem se preparado para se tornar um bom técnico de futebol, mas ainda é cedo para uma análise mais aprofundada.

Como no caso de Fábio, goleiro formado na base que foi o melhor jogador contra o Vitória. Talento tem, mas é preciso paciência para possíveis erros que ele por ventura venha a cometer, já que está apenas começando entre os titulares.

De qualquer forma acertou Valentim ao apostar em Fábio.

Bruno, que teve diversas oportunidades, ultrapassou cota de erros há tempos e caiu em desgraça com a torcida. Não entendo como Kleina insistia tanto em mantê-lo como substituto de Fernando Prass…



  • Luiz

    Mas nunca deu para entender a escolha pelo Bruno, o próprio Felipão muitas vezes falou que Fabio ia estar entre os melhores do brasil em pouco tempo, mas nunca o usou, mesmo aqui no lance ele sempre foi destaque no treino fechando o gol, mas mesmo assim la os técnicos nunca o enxergaram, agora esta provando isso, ele tecnicamente é tão bom quanto o Prass, a diferença é a experiencia que Prass tem.

    • janca

      Gostei muito da estreia do Fábio. Acho que no Palmeiras o Bruno perdeu espaço e o Fábio, mesmo que venha a falhar nos próximos jogos, algo que pode acontecer com qualquer goleiro, parece ser mais talentoso do que o Bruno.

      • Carlos

        Concordo, e acho que não seria bom para o Fábio atravessar o Bruno, agora que o Bruno é uma unanimidade o Fábio entra com essa tranquilidade de que é a chance dele! Boa sorte pro cara!

  • Giu Almeida

    Ótima análise, tbem apoio nossa diretoria na contratação de um técnico estrangeiro….
    Deveriam ter feito isso antes, mas ainda não é tarde para mudarmos o rumo do nosso time.
    Pelo trabalho realizado no Velez, esse técnico acredito eu que tenha totais capacidade de treinar nosso Alvi verde imponente…..
    Mais do que o pobre Kleina……….

    Forza Palestra

  • Mario

    concordo q temos q apostar em tecnicos de fora , a maioria daqui só sabem armar retrancas são raros os q montam bons esquemas sem explodir a folha salariam dos clubes , alem disso com o poder economico brasileiro deveriam tambem contratar jovens promessas de toda america latina como faz a europa com a gente.

    mas tem um problema q é o boicote de profissionais de outras nacionalidades quando vem trabalhar no nosso futebol , existe uma arrogância dentro do futebol em todos os setores desde dos cartolas ate os arbitros que cria uma rejeição aos q vem de fora p/trabalhar aqui.

    • janca

      Talvez você tenha razão, há uma certa resistência à contratação de técnicos estrangeiros _boicote espero que talvez não. Como se nossos “professores” fossem melhores do que os de fora, quando não são. Ou não necessariamente. Mas espero que esse paradigma seja quebrado.

  • Jose Santana

    O problema dos técnicos aqui é que não conseguem dar padrão de jogo aos times. Algumas exceções ocorreram com o Tite, o Marcelo Oliveria e o Cuca. Tiveram bons elencos e deram padrão de jogo. O Marcelo deu padrão de jogo num Coritiba sem estrelas.

    Fora isso é difícil lembrar de um técnico que tenha dado padrão de jogo a um time nos últimos 5 anos. O próprio Felipão no Palmeiras ficou mais de 2 anos e nunca deu padrão de jogo; mesmo com um elenco limitado, ao menos padrão de jogo o time deveria ter.

    Espero que esse argentino possa trazer isso ao Palmeiras.

  • Gustavo Esposte

    Também acho que passou da hora do futebol brasileiro importar o material de trabalho. Vejam a Europa, a diversidade que tem! Gareca será bem vindo e, se fizer um bom trabalho, pode ser o divisor de águas do esporte no Brasil.
    Quanto ao uso inexplicável do goleiro Bruno, quero eu acreditar que os treinadores que por aqui passaram não queriam “queimar” o Fábio. Imaginem se o Fábio engole aquele frango que sobrou para o Bruno contra o Tijuana no ano passado? Ele nunca mais jogaria pelo Palmeiras! Mesma coisa o Felipão, que viu potencial no garoto, mas preferiu dar tempo ao tempo. Fábio não poderia ter assumido a vaga em hora melhor.
    O que me deixa mais curioso nessa discussão toda é se Gareca vai conseguir revitalizar a base do Palmeiras. Temos jogadores com muito potencial, espero que ele aproveite boa parte e torne o projeto do Brunoro (de ter boa parte do elenco com jogadores formados em casa) uma realidade.

    • EL MAGO

      discordo pois Fabio ja era pra ter sido usado contra o Tijuana e Ituano…

      não se esqueça que São Marcos deu seus primeiros passos rumo a titularidade num jogo eliminatório de Libertadores contra os gambas.

    • janca

      O problema do Bruno é que depois daquele jogo contra o Tijuana ele voltou a falhar, a falhar e a falhar. E ó que no jogo de ida tinha fechado o gol, lembra?

  • Cleibsom Carlos

    Que o meu Palmeiras contrate o hermano, mesmo!!!!O futebol brasileiro está precisando de uma arejada e torço para que essa iniciativa dê resultados. Quanto ao Lúcio, que não queria a contratação de um técnico gringo, penso que o seu destino à curtíssimo prazo seja o banco de reservas. Só os técnicos brasileiros enxergam esse brucutu, que já era péssimo nos “bons tempos”, como um bom zagueiro.

    • Guilherme

      Concordo plenamenete com suas palavras, sobretudo com a análise referente ao Lúcio. De qualquer forma, ainda temos que agradecer que até o momento ele não fez nenhuma grande cagada.

    • Leu

      Em referência ao Lúcio, acho que foi uma má contratação, agora no Palmeiras mantém a média de 3 a 4 “entregadas” por jogo. Não é jogador que aceite o banco de reservas. Deve ser dispensado. Foi, outrora, um bom zagueiro, apesar de ser desleal.

  • careca ja e do palmeiras

  • Claudio

    ACHO QUE OLUCIO SERÁ O PRIMEIRO A COMEÇAR UMA INSATISFAÇÃO. ESPERO QUE NÃO SE ESPALHE PELO ELENCO.

    • janca

      Não vejo o porquê disso.

      • Cleibsom Carlos

        O Lúcio nunca foi um jogador de grupo. Espero que o gringo o coloque em seu devido lugar. O cara está no ocaso de sua carreira e tem uma soberba imensa!

    • ale

      Falou besteira … vc sequer conhece o lucio seu mané …..

    • ale

      De onde tirou essa conclusão seu mané ….não sabe nem o que esta falando …

  • porkoloko

    el tigre comandando el porko……avanti palestra….

  • pedro roberto evangelista

    seja bem vindo Gareca..imponha a tática argentina de jogar bola,aproveite jogadores bons da base como Gabriel Dias,Mateus Miller,Vitor Luís e Chico..mande embora os perebas como Wendell,Juninho,Tiago Alves e os descontentes como Lúcio…não farão falta

  • ailton

    e for o técnico careca que faca um time competitivo forte e com muita gana de ganhar vários campeonatos comol os argentinos.

  • josé Ignacio

    só uma coisa me causa grande espanto, o Gareca vai receber na parte fixa o mesmo que o Kleina, vai me desculpar mas o futebol brasileiro ta caro demais.

    • janca

      O futebol brasileiro está inflacionado demais. E parte da culpa é dos dirigentes, que aceitam pagar o que não podem. Ou melhor, fazem os clubes se comprometerem a pagar o que não podem.

  • Alcebiades Sambati

    Sou favorável a contratar um Técnico estrangeiro, chega de mesmice os Técnicos Brasileiros estão saturados em maneira de jogar, todos os times jogam da mesma forma, não há inovação, as mesma jogadas, lateral cruza pra área e mais nada, com certeza o Gareca trará alguma novidade em termos táticos, o Palmeiras precisa “urgente de 02 zagueiros” o Lucio tem experiência mas precisa de um companheiro bom, ela sai pro jogo e precisa ser corrigido quando está com a bola parar de querer lançar bolas longas que sempre vai e volta rebatida pela defesa contrária, precisamos també de um camisa “10” pois o Valdívia está com os dias contados. Cade aquele menino o Luiz Felipe que acertou a renovação do contrato é bom lateral é so dar oportunidade e por juizo na cabeça do menino.

    • janca

      Às vezes é bom sair da mesmice mesmo. De vez em quando na vida e no esporte precisamos arriscar…

  • Alexandre Battistoni

    O que me anima com o Gareca, que não conheço o trabalho, é a fama de saber trabalhar a base, coisa que sempre desperdiçamos….Torço pela assinatura, Luxa, Dorival Jr, Caio Jr, Muricy, Osvaldo, e os outros que estão no sofá, são apenas mais do mesmo, que sabe om um argentino tenhamos algo diferente.

  • Waldemar Paupitz Sobrinho

    Ate que enfim enxergaram o Fabio, agora será que ningue´m esta vendo o grande jogador que é o Patrick Vieira. Jogador, forte, raçudo, canhoto, boa técnica e nem no banco está ficando.

  • Acosta

    Agora com a contratação deste estrangeiro espero que cure o cio desta torcida modinha que virou a outrora grande torcida verde e branca. Sim, por que a única explicação que encontro para a contratação deste treinador é o cio pela palavra “estrangeiro” que grande parte desta torcida sofre…
    Este treinador com muito sacrifício vai terminar o campeonato brasileiro. O dinheiro que vão gastar para contrata-lo e mais os reforços que ele pedir, mais valia terem sido investidos em reforços no inicio do ano e na renovação com o Alan Kardec. Como o Casagrande falou, a demissão do Kleina foi a coroação da incompetência desta diretoria, que obrigou o treinador a montar o elenco em três oportunidades, pois sempre que tinham a oportunidade de reforçar a equipe faziam lambança e perdiam jogadores importantes para o elenco. Isso chama-se ingerência, ou falta de planejamento. Para que saibam este treinador tem 2 títulos no currículo, em 5 anos a frente do Velez. É muitíssimo pouco, até mesmo por que deve ser considerado que na Argentina o campeonato nacional tem 19 rodadas (metade daquelas que se jogam no Brasil).
    Particularmente ainda acho que a demissão do Kleina foi fruto da cultura brasileira de demitir o treinador quando a coisa vai mal, assim como em certas zonas de África demiti-se o curandeiro quando isso ocorre. É vergonhosa a situação atual do Palmeiras. E me revolto ainda mais diante da atitude da torcida modinha que hoje acompanha o time e que na verdade mais atrapalha do que propriamente ajuda quando as coisas dão erradas.
    Enfim, o nosso rumo no campeonato já está traçado; não vamos para além do 5º lugar e vamos ver como as coisas correm para o próximo ano…

    • Erick

      Torcida modinha? Que termo é esse? Torcida que hoje é Palmeirense e na próxima temporada torce pra outro? Nos poupe de ouvir comentários estúpidos como esse. A diretoria foi incompetente em muitos pontos, mas defender o Kleina? Ele pode não ser o culpado de tudo, mas faltava a vontade de vencer, Marcelo Oliveira levou o Coritiba a vôos mais altos com um time limitado, e ganhou o Brasileiro com o Cruzeiro com sobras por não ter medo de arriscar. Kleina não era um mal treinador, mas tknha medo de arriscar e perder o cargo, e esse medo o fez perder a chance de escrever o nome na história do Palmeiras.

    • Luiz

      É engraçado isto, você está muito desinformado, quem acompanha futebol e o Palmeiras diariamente e tem um mínimo de memória, não esquece que o Kleina perdeu de 6 do Mirassol, foi eliminado pelo Atlético Pr na Copa do Brasil 2013, conseguiu perder 4 jogos na serie B (o que eu acho uma vergonha), foi eliminado pelo Ituano, sofreu uma virada do time fraquissimo do Flamengo e finalizou os trabalhos perdendo (de virada novamente) para o Sampaio Correia. Aí vem um desinformado e diz que a diretoria não teve paciência?

      Hj apostar e investir em estrangeiros não é moda, é inteligência financeira. Na América do Sul (exceção ao Brasil) os jogadores e salários são baixos, ideal para um time que está se ajustando financeiramente.

      A diretoria cometeu alguns erros, mas acho que acertou muito e o trabalho precisa ser avaliado a médio e longo prazo. Eu sou otimista, acredito sempre no meu time e torço, vou aos jogos, sou sócio Avanti e compro produtos oficiais.

      Não me sinto à vontade criticando o time que amo, é como se fizesse o mesmo com a minha mãe.

      abs.

    • Paulo

      Ou você é corinthiano ou não acompanha o Palmeiras. Ou melhor, ambos. O GK já foi tarde e o Casagrande é mais um dos corneteiros da imprensa gambá. Ele pode se juntar com o Neto, André Rizek, Chico Lang e outros.

    • THIAGO

      Que comentario infeliz Acosta, o Kleina ficou 20 meses no Palmeiras e não acrescentou nada, pegue como exemplo o Jaime do Flamengo ganhou 2 titulos e mesmo assim foi demitido, me diz que titulo o Kleina ganhou? Você sim é o legitimo torcedor modinha, Esquece o Kardec ja é pagina virada não fez diferença nenhuma a saida dele.

  • Ricardo Schneider

    Acho que será uma boa, o time do palmeiras tem limitações, mas não perde em termos de elenco para muitos da série A! Kleina fez um péssimo trabalho, sem conhecimento, sem pulso, desconhecia táticas e tecnica, não sabia mexer, mas era amigão e isso pesou para ter ficado quase 2 anos no comando (o certo era ter saido já no rebaixamento – não apresentou melhoras nas 12 rodadas que teve para ao menos tentar evitar a queda e quase brigou para ser lanterna). Gareca tem pulso, comando, mostrou visão de jogo em muitos jogos que pude acompanhar, é cedo para dizer se vai ou não dar certo, mas se derem a mesma paciência que deram pro kleina, não tenho duvidas que terá sucesso!

    • janca

      Também acho que o Kleina foi muito mal e a diretoria errou ao mantê-lo em 2014. Deveria ter começado a temporada logo com um outro treinador, Ricardo. Abs.

  • t.

    janca,

    mas qual é a validez de contratar um técnico estrangeiro e bom diante da mediocridade do jogador brasileiro, principalmente a nível educacional?

    em outras palavras, jogadores treinarão de má vontade, farão corpo mole pra derrubá-lo, afirmarão que a língua é uma dificuldade etc. não vejo nenhum clube, hoje, no brasil, capaz de manter o técnico e ir em cima dos jogadores.

    nossos técnicos possuem muita responsabilidade acerca do panorama do futebol brasileiro atual, mas já não dá pra aliviar a responsabilidade dos jogadores.

    • janca

      Espero que não. Não há motivos para boicotarem um técnico só porque ele não é brasileiro.

      • kkkkkkkkkkkkkkkk

      • t.

        janca,

        não somente pelo fato de ser estrangeiro, apesar de, mas também de ser justamente um estrangeiro (no sentido amplo da palavra) por querer implementar algo distinto, treinamentos (em vez de somente rachões) etc. ou seja, alguém que vai por os jogadores pra trabalharem e pensarem, o que pra essa gente é uma tragédia.

        e não entendi a risada caquesca do adriano, abaixo da sua resposta.

        • janca

          Também não entendi a “risada”. Enfim… Sobre o fato de ser estrangeiro e poder chegar com novas ideias acho isso ótimo. Se vai dar certo ou não, não sei, mas espero sinceramente que dê. No Palmeiras ou em outra agremiação brasileira. Oxigenar é preciso, t.

  • almada

    Janca, Você é um dos pouquíssimos comentaristas de futebol que ENTENDE de futebol. Parabéns! Na minha opinião o Verdão deveria ter entrado em 2014 com técnico novo, pois o GK é bem fraquinho. Perdeu quase todos os jogos contra times da serie A, perdeu quase todas as partidas realmente importantes para o Verdão, como pro Tijuana, Santos, atlético paranaense e outros. Escalava mal e substituía pior ainda. Jogadores como Bruno, Tiago Alves, wendell nem deveriam estar no time. Sem contar as invencionices como Tiago Alves de lateral, Marcelo Oliveira de zagueiro, Wendel de lateral, Vinicius de meia e por ai vai… Além de insistir com o Bruno Frangueiro. Parece que o Verdão é uma baita duma panela e tomara que este técnico venha e se imponha. E principalmente coloque cada um pra jogar na sua posição de origem. Jogadores nos temos, falta técnico, esquema tático e parar de inventar.

    • janca

      Não acho que entenda muito de futebol, não, mas gosto de acompanhar o entorno, os bastidores, os negócios, a psicologia do esporte, o comportamento das massas, são assuntos, enfim, que me interessam e intrigam. Mas no caso do Gilson Kleina acho que o Palmeiras deveria tê-lo dispensado há tempos. Errou ao mantê-lo por tanto tempo. E o Bruno não pode ser crucificado apenas pelo gol contra o Tijuana, mas pelo conjunto da obra não poderia continuar jogando. Foi boa a troca de goleiros. Abs. e bom resto de quarta pra você, Janca

  • SAMUEL

    DESSA VEZ DOU OS PARABENS PARA O NOBRE! FOI ARROJADO, NÃO FICOU PRESO AOS SALÁRIOS ABSURDOS QUE OS TÉCNICOS BRASILEIROS PEDEM…BUSCOU UM CARA QUE SABE GANHAR POR UM PREÇO MUITO BOM…AGORA CABE A TORCIDA ABRAÇAR O CARA QUE COM CERTEZA VAMOS INCOMODAR MUITO AINDA…COM ELE PROVAVELMENTE VEM O PRATTO E O ZAGUEIRO DO VELEZ OU O VETERANO SAMUEL QUE TB ESTÁ DE SAÍDA DA INTER… AINDA PODEM PINTAR O CAMBIASSO E MILITO QUE ESTÃO SE DESLIGANDO DA INTER E QUE TB TERIAM COMO DESTINO O RACING….A IMPRENSA FEDORENTA VAI IMPORTUNAR O CARA ATÉ FALAR QUE CHEGA…NÓS TORCEDORES VAMOS APOIAR…CHEGA DOS MESMOS!! AVANTI! TIME DO SEGUNDO SEMESTRE: FÁBIO, ? , LÚCIO, TOBIO(SAMUEL), JUNINHO, CAMBIASSO, WESLEY, VALDIVIA, B. CESAR , MILITO E PRATTO. ENCARA QUALQUER TIME BRASILEIRO DE IGUAL PRA IGUAL!

  • Ramiro Rezende

    É friboi?

    • janca

      ???

  • EL MAGO

    argentinos sempre tiveram melhor postura tatica que os brasileiro… e essa disciplina tatica pode fazer bem tanto aos times brasileiro quanto aos jogadores em si futuramente.

    intercambio é preciso pois nossos técnicos estão defasados !

    • janca

      Também acho o intercâmbio e o contato com outras culturas e outras formas de pensar e treinar importantíssimos.

  • SAMUEL

    PARABENS AO NOBRE E AO BRUNORO!!!DESSA VEZ ACERTARAM!!!NÃO FICARAM PRESOS AOS MESMO TREINADORES BRASILEIROS…QUE JÁ ESTÃO ACOMODADOS E NÃO APRESENTAM NADA DE NOVA FAZ TEMPO..MAS ATENÇÃO! UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO… O CARA PRECISA DE MATERIAL HUMANO….E QUE VENHAM MAIS HERMANOS PARA O NOSSO VERDÃO….PRATTO, TOBIO, MILITO E CAMBIASSO…..TB TEM QUE MANTER O VALDIVIA E O WESLEY!!!VAMOS APOIAR!!! AMANHÃ É ESTÁDIO LOTADO E GRITANDO O TEMPO TODO…ASSIM O CARA JÁ VAI SENTIR A GRANDEZA DO PALMEIRAS E DÁ SUA TORCIDA!!!AVANTI!!!

MaisRecentes

Verdão vai às compras



Continue Lendo

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo