Semestre perdido



Com a eliminação do Cruzeiro da Libertadores, vemos um primeiro semestre perdido pelos times brasileiros.

Estaduais fraquíssimos e desinteressantes que nem como pré-temporada serviram, um início de Brasileirão apagado, repleto de jogos de baixíssimo nível técnico, uma Copa do Brasil com partidas de dar sono e um desempenho dos times nacionais na Libertadores ruim como há tempos não se via.

Foram três os eliminados logo na primeira fase, outros dois nas oitavas de final e agora o Cruzeiro que não passou das quartas.

O time mineiro, aliás, foi anulado pelo San Lorenzo no primeiro tempo do confronto em Belo Horizonte. Mostrou nervosismo excessivo, que chegou ao descontrole, sérios erros de marcação e muita afobação quando chegava ao ataque. Os argentinos mereceram avançar.

Claro que se trata de um ano atípico, com Copa do Mundo e Copa do Mundo no Brasil, mas a fragilidade de nosso futebol _não de nossa Seleção_ é evidente.

Os clubes andam caindo pelas tabelas, endividados, com dificuldades para arrumar patrocínios e parceiros comerciais, gastando mais do que podem, atrasando salários e com problemas para honrar seus compromissos.

A Seleção, por sua vez, tem tudo para encantar no Mundial. O Brasil, afinal, será representando por ume enorme legião estrangeira. Muito forte, claro, só que ficará aqui menos de dois meses. Terminada a Copa a maioria dos jogadores volta para o Velho Continente, onde poderemos acompanha-los à distância, pela TV. É chato, mas é a realidade do futebol nacional nos tempos da globalização.



  • Fabrício Carvalho

    É isso aí Janca,

    sem contar o mais importante: os times brasileiros tem folhas salariais que são as maiores disparadas da Libertadores. Virou mais do mesmo aqui: jogadores medianos ganhando salário europeu no Brasil, jogadores em fim de carreira ganhando mais aqui do que ganhavam na Europa…

    • janca

      Sinal de que a estrutura interna tem que melhorar. E o Bom Senso praticamente sumiu de cena…

      • jaja

        É fácil falar, até que um time rival começa a enfiar os pés pelas mãos e contratar, com dinheiro de empréstimos, medalhões voltando da Europa que mesmo com idade avançada ainda deitam e rolam no futebol brasileiro que é, sendo otimista, a segunda divisão do futebol europeu. Então seu time que estava tentando fazer uma gestão mais austera começa a sofrer uma pressão incessante da imprensa e torcida para que contrate jogadores de peso, pagando 500, 700 1 milhão por mês por eles. A diretoria pressionada acaba cedendo e empurrando a pressão para outro time qualquer que deverá fazer o mesmo.
        E como resultado temos clubes endividados com jogadores caríssimos e velhos e uma molecada deslumbrada que mal começa a dar entrevista e já quer sentar com o empresário para ganhar 200 mil por mês. E se o clube não aceita o empresário faz uma guerra da torcida contra a diretoria até fechar o negócio, ou outro clube aparece e topa fazer a loucura de oferecer um contrato longo e caríssimo a um jogador que não passa de uma promessa. Promessa essa que é endeusada pela mídia que está carente de jogadores relevantes e exaltam qualquer tranqueira para vender jornal.
        Como podem ver é uma bola de neve, e não vai parar tão cedo.

        • janca

          Mas uma hora tem que parar. Os dirigentes, por exemplo, deveriam ser penalizados por seus atos. Não podem forçar os clubes a pagar aquilo que não têm por mais que os torcedores e a própria mídia pressionem.

        • paulo

          Muito bom. É exatamente o que eu penso. Todo mundo pressiona o dirigente do clube a fazer loucura e depois a culpa é do cara.

      • WAGNER

        O BOM SENSO FOI ESFACELADO PELA CBF. FUMAÇA CINZA, JANCA

        • janca

          Espero que você esteja errado, embora eu tenda a concordar com você. A CBF venceu a primeira batalha com o movimento, que está sumido, sumido, sumido.

          • flavio

            Os dirigentes são espertos e infiltraram alguém que está do lado deles dentro do BOM SENSO. Adivihem quem é este cara. Foi só ele aparecer entre os demais jogadores do bom senso e o movimento acabou de vez. Estou falando dele mesmo. Aquele que trabalha para os dirigentes tais como MARIN E DEL NERO. Aquele goleirinho sem vergonah chamado rogerio ceni. Canalha aliado dos diretores sãopaulinos e da CBF.

          • Anderson

            Não digo o principal representante do movimento, mas o que dava “as caras ao tapa”, o zagueiro Paulo André, foi mandando (vendido) para o mais longe possível, rs.

            Parece que ele indo para a China, o movimento foi junto. Não vemos Rogério Ceni do SP, Alex, entre outros falando, cobrando nada…

          • janca

            Parece que o movimento foi junto com o Paulo André para a China, sim.

  • WAGNER

    É JANCA. INFELIZMENTE O FUTEBOL NO BRASIL ESTÁ PELAS ÚLTIMAS VOLTAS. ACHO QUE LOGO SEREMOS IGUAIS AO URUGUAI. MUITA TRADIÇÃO MAS SÓ. QUAL JOGADOR DO BRASIL HOJE É COBIÇADO PELO MERCADO EUROPEU? QUAL A GRANDE REVELAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO? O SÃO PAULO DIZ QUE É COMPRADOR COM 14 MI QUE CONSEGUIU COM A LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE. O CORINTHIANS QUER 70 MI EMPRESTADOS(ABSURDO).FLAMENGO, COMO DIZ OS PRÓPRIOS, É FLAMENGO(KKKK). BOTAFOGO, VASCO, FLUMINENSE, PALMEIRAS, GRÊMIO, ATLÉTICO PR E MG. SALVO AÍ O INTER E O CRUZEIRO QUE ESTÃO SEGURANDO AS CONTAS PARA NÃO EXPLODIR. ENQUANTO DIRIGENTES NÃO PAGAREM PELO QUE FAZEM ESSA BOLHA SERÁ CADA VEZ MAIOR. ACHO TAMBÉM QUE O ÚLTIMO TIME A SER CAMPEÃO DO MUNDO NA AMÉRICA DO SUL SERÁ O CORINTHIANS TBM. FOI O ÚLTIMO SUSPIRO. BOM DIA E ESPERO QUE ESTEJA MELHOR, JÁ QUE N~ÇAO ESTÁ DE MAL…RS ABRAÇO

    • janca

      Não, de mal não estou, Wagner, mas meu pulmão não anda muito bem… E ó que não fumo… Gripe prolongada é fogo. Enfim, uma hora passa, uma hora passa. Abs. Ah! Sobre a conquista do Corinthians ter sido o último suspiro de nosso futebol no continente, discordo, inclusive porque o nível do futebol dentro da América do Sul anda bem fraquinho, bem fraquinho mesmo.

      • WAGNER

        SIM, NA AMÉRICA DO SUL CONCORDO. MAS MUNDIALMENTE FALANDO, MUNDIAL DE CLUBES PARA SER MAIS ESPECÍFICO, NÃO TEREMOS MAIS. A NÃO SER QUE MUDE MUITA COISA NO FUTEBOL SUL-AMERICANO NOS PRÓXIMOS 10 ANOS. NA AMÉRICA DO SUL, ESSE ANO FOI EXCEÇÃO. O CRUZEIRO TINHA E TEM TIME PARA ELIMINAR O SAN LORENZO. MAS TEM TIME PARA JOGAR CONTRA O REAL OU O ATLÉTICO DE MADRID? ATÉ O BAYERN A COISA SERIA INSUSTENTÁVEL. PREFIRO ACREDITAR QUE O BRASIL, NO CASO SELEÇÃO É A ÚNICA SALVAÇÃO DO PAÍS. PELO MENOS POR ENQUANTO. NOVAMENTE, MELHORAS…

        • janca

          Como se trata de um jogo só (a decisão do Mundial) acho que o Cruzeiro poderia beliscar o título, sim. Mas concordo que o futebol interno (o nosso) está uma bagunça só. E de um baixo nível esse ano…

          • WAGNER

            ENGANO, EM UM ITEM. CHAMAMOS DE INTER E ATL MINEIRO… 1° FASE CAÍRAM. VALE A REGRA DE 1 JOGO PARA ELES TBM. ABRAÇO

    • Robson Pacheco

      Wagner, apesar do meu sobrenome, não sou um entusiasta do momento atual do futebol brasileiro, aliás, entendo que ganhar essa Copa só será benéfico para a CBF (Del Nero e Marin serão alçados a condição de heróis) e aos jogadores que estão na Europa, Neymar, Oscar e outros vão valer seu peso em ouro, mas extremamente prejudicial aos clubes, pois a CBF, que já não faz nada por eles, continuará não fazendo nada, com a discurso de que a seleção continua sendo campeã. Além do mais, todos os “investimentos” terão sido justificados, enfim, vão se deitar mais uma vez sobre os louros de um título, como fizeram em 2002.

      Mas quando vc fala em revelar jogadores, qual foi a última grande revelação mundial dos últimos 5 anos??? O belga-albanês-sérvio do Manchester??? o Gotze??? O Isco??? Não vejo nenhum desses melhor que Oscar ou Neymar, por exemplo.

      Temos visto grandes times na Europa, como o Real, Barça e Bayern nos últimos anos, mas quem esses caras estão revelando???

      O tão decantado trabalho de base do Barça não tem revelado ninguém FORA DE SÉRIE também. Aliás, diferente do que dizem, o Barça nunca teve tradição em revelar muitos jogadores, seus grandes ídolos antes da safra Messi/Iniesta/Xavi eram Ronaldo, Romário, Rivaldo, R.Gaúcho, Stoichkov…

      Também não acredito no Brasil no mesmo patamar do Uruguai, até porque não dá pra perder pra Argentina, Chile e Colômbia…talvez, se estivesse na Europa pudesse até ser considerados 2º escalão, mas na América não tem concorrentes, e ainda entendo ser um ciclo, pelo qual já passou Alemanha (na minha opinião, a seleção mais preparada pra ganhar esse mundial) e passam atualmente a Itália, França, Inglaterra e até a Argentina, que também não preocupa se o Messi não vier 200% .

      • WAGNER

        ENTENDI SUA POSIÇÃO ROBSON, MAS ENTRE NÓS, PASSAMOS ALGUNS ANOS RECLAMANDO DE POUCA PRODUÇÃO EM 1994 E OS CARAS ERAM BEBETO, ROMÁRIO, RAI, EVAIR, NETO, TÚLIO. SABE TIRANDO ROMÁRIO E BEBETO O RESTO NA ÉPOCA ERA CONSIDERADA 2° LINHA. LEMBRA DISSO? ESTAMOS MAL ACOSTUMADOS COM BONS JOGADORES. OUTRA É QUE NA EUROPA EXISTEM OUTROS COMO EVERTON RIBEIRO, GABRIEL GABIGOL, E ME AJUDE AÍ UM OUTRO NOME QUE ALGUÉM VEIO E QUIS LEVAR RECENTEMENTE. NÃO TEM. O CAMPEONATO BRASILEIRO ESTÁ FADADO AO FRACASSO. OS TIMES SÃO DONZELAS QUE SÃO VITIMAS DE SEUS PRÓPRIOS DIRIGENTES CORRUPTOS. NÃO DIGO QUE O BRASIL NÃO SERÁ CAMPEÃO DO MUNDO NOS PRÓXIMOS 10 ANOS. OU 12 É A CONTA MAIS CORRETA. DIGO QUE O FUTEBOL DE CLUBES POR AQUI ESTÁ CONVALESCENTE. PRÓSPERO É UM ESTRANGEIRO QUE CHEGUE E RESOLVA O PROBLEMA DOS TIMES NACIONAIS. VEJA SEEDORF. FIM DE CARREIRA, NÃO SERVE MAIS PARA A EUROPA E VEIO PASSAR UMAS FÉRIAS NO BRASIL. E SÓ PORQUÊ É CASADO COM UMA BRASILEIRA. ELE DESTOAVA DOS DEMAIS JOGADORES. E PRA EUROPA NÃO SERVIA MAIS… ABRAÇO

        • Robson Pacheco

          Pois é Wagner, concordamos com relação à situação dos clubes brasileiros, mas mesmo assim, quais países revelam mais jogadores “exportáveis” que o Brasil (aos trancos e barrancos, é verdade)??? Talvez quem chegue mais perto sejam os países africanos.

          Concordo também com o Cleibson, que diz a fatura chegou e que estamos pagando por anos e anos de desmandos da CBF, até por isso, entendo que a conquista da Copa seja muito mais prejudicial que benéfica para o futebol brasileiro PRATICADO no Brasil. Vai mais uma vez maquiar tudo de ruim que temos na (des) organização de um evento desses. Roubos, fraudes, superfaturamentos, obras feitas nas coxas…isso sem contar, o legado que não vai ficar.

          Talvez eu tenha entendido errado lá em cima sobre times brasileiros ou a seleção serem campeões mundiais, mas com relação aos clubes, não me lembro de nenhum que tenha chegado na final como favorito contra qualquer time europeu…talvez o Santos de Pelé, mas esse eu não vi. Já a seleção, por toda a tradição, mesmo mal das pernas sempre chega como favorito.

          Abrx.

          • janca

            A Argentina e o Uruguai, países muito menores do que o nosso, revelam muitos jogadores. Inclusive para o nosso futebol. É que viraram países exportadores de craques, como é o caso do Brasil. Basta ver aonde atuam os principais atletas da nossa seleção. Ou quase todos eles.

          • WAGNER

            O CORINTHIANS, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA CHEGOU FAVORITO. SORTE O CHELSEA ELIMINAR O BARÇA.

        • Robson Pacheco

          Ah Wagner, com relação à seleção de 94, discordo totalmente de qualquer um que questione a qualidade do elenco. Fora Romário e Bebeto, tínhamos 3 laterais (Jorginho, Branco e Leonardo) de quem Marcelo, Daniel Alves, Maycon e Maxwell não amarrariam as chuteiras, Dunga e Mauro Silva infinitamente superiores a Fernandinho, Luis Gustavo, Lucas Leiva; Mazinho jogava mais que Ramires e Paulinho. A dupla de zaga era mais talentosa que a de hoje, talvez inferior fisicamente, mas muito mais técnica e o Zinho, na minha opinião, tbm jogava muito pro time, mas não aparecia pra torcida. Enfim, eu sempre gostei daquela seleção e talvez por isso, tenha sido a última pra qual torci muito.

          • Denison

            Eu achei a copa de 94 uma das melhores que teve… cheia de craques em muitos times (Stoichkov, Hagi, Maradona, Baggio, Batistuta, Ortega, Romário, etc)…

            mas o time do Brasil era bem meia boca. Dunga era um pouco melhor que o Filipe Melo, mas era o mesmo estilo… o Mauro Silva só sabia marcar, não sabia jogar… o Zinho era horrível, ciscava de um lado pro outro o tempo inteiro.. e o Mazinho então, nem se fala.. péssimo. Paulinho e Ramires são um milhão de vezes melhor que Zinho e Mazinho.

            Aliás, um milagre foi o que o Romário e Bebeto fizeram… ganharam a copa sem ninguém armando o time. Quem deveria armar era o Raí, que não jogou nada.

            sobre os laterais concordo, exceto o Branco, que o que melhor fazia era bater falta… mas o Roberto Carlos foi infinitamente melhor.

            os zagueiros não eram ruins, mas o Thiago Silva é muito mais tecnico e forte fisicamente.

            Por fim, o Taffarel era um baita goleiro, muito melhor que o Julio Cesar, mas só na seleção porque nos clubes era mediano.. um dos poucos jogadores que jogava melhor na seleção do que nos clubes.

          • Robson Pacheco

            Denison, respeito sua opinião, mas discordo. Aliás, de primeiro volante, o Felipe Mello é melhor que qualquer um dos que temos hoje (o problema dele é o destempero), e tanto Dunga quanto Mauro Silva jogaram mais que o Felipe.

            Sobre o Roberto Carlos eu concordo, mas comparei os laterais de 94 com os de hoje, e os de hoje não saem na foto, inclusive do Branco (que não era só batedor de faltas, não!!!).

            Adoro o Paulinho, até por ter jogado no Corinthians, mas o Mazinho jogou muito mais.

            Aldair e Márcio Santos eram monstros, Thiago Silva e David Luiz são muito bons PONTO

            Gostava do Taffarel, mas muitos julgam o Júlio Cesar pela falha na Copa passada e esquecem o que ele fez nos 4 anos anteriores, quando foi determinante nas Eliminatórias, Copa das Confederações, considerado o melhor goleiro do mundo por dois anos seguidos. Aliás, as falhas que o Taffarel cometeu só foram em momentos menos decisivos, mas foram muitos também, alguns inclusive, bem piores que uma saída de bola errada, com um jogador à frente tirando sua reação (nesse caso, o Felipe Mello).

            Enfim, pontos de vista diferentes.

  • Mario

    se fosse só o semestre , esta ais é para decada ou milenio perdido , o problema são q os cartolas “acreditam” q esta tudo bem , tudo maravilhoso e nunca mudam nada , cada ano q passa esta pior o nivel tecnico e os desastres vão se acumulando , logo ira virar normal perdermos ate para times africanos .

    para salvar o futebol brasileiro proponho exportamos cartolas , o Mario Gobbi mandamos p/China , o Marin p/Siberia , o Del nero para o Etiópia , assim por diante ou juntamos todos em um avião de propriedade da Al Qaeda e mandamos todos para o EUA .

  • Cleibsom Carlos

    O futebol brasileiro é um defunto que ainda não foi enterrado! As décadas de desmandos estão cobrando a fatura. Não é possível viver na esbórnia eternamente pois um dia a conta terá de ser paga e este dia chegou para o nosso futebol…Os jogos nos estádios serão cada vez piores e para públicos cada vez mais deprimentes. O exemplo claro do melancólico final do futebol brasileiro está exemplificado na Itália e são duas escolas importantíssimas do futebol mundial que estão morrendo abraçadas. A desgraça se avizinha, Janca, e creio que até o futuro do Lance esteja comprometido. Como diz o grande Facção Central: ” Dias melhores não virão!”.

  • Michel Pinto

    Sinceramente, é ridículo assistir a qualquer jogo do futebol brasileiro hoje.

    Não consigo ver uma partida inteira. Comecei várias, e aos 10 minutos já cansei. É só chutão.

    O que me afastou ainda mais foi a desorganização dos nossos campeonatos. A situação “Flu versus Lusa”, ano passado, foi a gota d’água.

    Só leio os resultados e alguns comentaristas.

    Em tempo, não vejo luz no fim do túnel. O futebol brasileiro está no buraco e não tem quem o faça sair.

    • janca

      Tinha esperanças no Bom Senso, mas o movimento errou feio nesse início de ano, teve receio de adotar postura mais firme com os cartolas, apresentou divisões internas, perdeu lideranças, seja para a TV, seja para novas carreiras no exterior, como atleta ou como treinador, enfim, acabou caindo no vazio e está bem apagado nesse momento. Talvez tenha perdido o que chamam de “timing”, o que é uma pena, Michel.

  • Zico

    Assim como em qualquer instituição , família ou financeira a ordem e disciplina vem de cima pra baixo! O que se esperar do futebol com uma cbf ? Uma instituição que visa apenas seu lucro ou de seus presidentes? O que se esperar de dirigentes como Patrícia Amorim , Zezé , Dualib ? As categorias de base que jogadores só passam se tiverem empresários , ´´peixada“ ou físico de jogadores de Rugbi !!! E quando surge alguém que sabe dar passes acima de 5 metros , ou um drible a imprensa, sedenta de alguém para ser chamado de craque, o próprio clube ´´endeusam“ o garoto! O Santos é um dos clubes que gostam de endeusar seus garotos com ´´gerações“ e colocam victor andrade (craque) , léo cittadini (craque) e neiltons da vida !! O futebol do Brasil caminha para se tornar uma Espanha, Itália, Portugal com apenas os com receita maior brigando por títulos..

    • janca

      E os clubes são coniventes com a CBF e a estrutura atual de poder. O fundo no poço ainda não chegou, pois o pessoal não cansa de cavar.

    • joe LHP

      Esse negócio de se tornar uma Espanha é balela , o Corinthians financeiramente está meia boca , o Flamengo está na pindaíba e outra na Espanha o único que esbanja dinheiro é o Real Madrid, o Barcelona investe na base e gasta de vez em quando como no caso o Neymar, os demais clubes de lá sofrem com má gestão e gastos exorbitantes em épocas passadas, alias a Espanha é um país de inúmeros elefantes brancos que deixam o Brasil no chinelo, a diferença é que lá ao menos eles terminam esses elefantes, por aqui nem isso.

  • Gustavo

    Menos Janca tivemos bom jogos no início do Brasileiro sim.
    Tenho gostado dos jogos do Internacional,o Fla x Flu foi bem interessante entre outros… claro que aqui nem todos os jogos são de primeira mas na Europa também não, ou você se diverte vendo o Chelsea,Manchester United e até o Atlético de Madrid jogar?Eu não.
    Mas sinceramente esse pontos corridos destruiu a alegria do futebol brasileiro hoje jogam para não perder e isso obviamente acaba com o nível técnico das partidas já que ninguém prioriza o gol e sim em não deixar o adversário jogar pois uma derrota nesse modelo pode eliminar chances de título.
    Espero que as coisas mudem mas não vamos ser extremistas ao achar que tudo é uma porcaria aqui no Brasil.

    Abraço

    • WAGNER

      CARO GUSTAVO, O ATLÉTICO DE MADRID, O CHELSEA E O MANCHESTER TEM UMA COISA EM COMUM… CAPACIDADE DE MELHORAR SEUS ELENCOS JÁ NA PRÓXIMA TEMPORADA E SER CAMPEÕES DE TUDO QUE DISPUTAREM. COM TODO RESPEITO MAS O FLA X FLU NÃO É PARÂMETRO PARA NADA E O INTER A UMA SEMANA ATRÁS EMPATAVA COM O CUIABÁ(!). VENCEU ONTEM, MAS O INTER É UM TIME QUE CORRE, LUTA, BRIGA E PERDE O GÁS. ALÉM DISSO O FUTEBOL DO TIME DEPENDE MUITO DO D´ALE, E SEM ELE É MUITO NA MÉDIA DOS DEMAIS. O D´ALESSANDRO É UM JOGADOR COMUM. DIFERENCIADO É O ALEX DO COXA, ONDE TEM QUASE 40 ANOS. VEJA A SITUAÇÃO. ABRAÇO

    • janca

      Já tratei muito disso, acho que na Espanha há jogos pavorosos também, em Portugal e na França, idem, mas o que temos visto aqui nesse início de ano é um show de horrores. O Fluminense foi bem contra o Flamengo, mas não foi um jogo interessante. Achei mais interessante, pelo número de gols, não pela qualidade das equipes, o Flamengo x Palmeiras. Mas você viu Chapecoense x Corinthians? Ontem Palmeiras x Sampaio Correa? Sem condições. E não faltam jogos assim. Agora, Gustavo, eu me divirto vendo Chelsea, Manchester e Atlético de Madrid em campo, sim. Sou fã do futebol do Atlético. Abs.

      • WAGNER

        NÃO OPINAREI SOBRE O FUTEBOL DESTES QUE ATÉ EU MESMO CITEI. POR ISSO DISSE QUE ANO QUE VEM OU NA PRÓXIMA TEMPORADA ELES SERIAM ATÉ MAIS FORTES. MAS AQUI A REALIDADE É OUTRA. CONCORDO CONTIGO JANCA. MIL VEZES ASSISTIR UM JOGO DA EUROPA DE EQUIPES MÉDIAS DO QUE SÉRIE A DO BR-14. SOU CORINTIANO, MAS TÁ DE MATAR O SONO ESSE FUTEBOL BRASILEIRO.

  • Carlos Prates

    Estou começando a questionar uma velha tradição!!!

    Jogar o 2º jogo em casa, tem sido desastroso para os times brasileiros…

    A “obrigação” de correr atrás do placar, com a torcida empurrando, não tem sido bom negócio.

    O descuido com o contra-ataque é mortal…

    O San Lorenzo ontem, poderia ter resolvido o jogo no 1º tempo, se não fosse o Fábio….

    • janca

      Poderia mesmo. E o Dedé teve uma atuação desastrosa na primeira etapa. Desastrosa.

      • Carlos Prates

        Janca,

        Dedé é um engano que saiu do Volta Redonda, e teve uma boa fase no Vasco.
        Inclusive, o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil, por um erro infantil dele.
        Zagueiro irregular, é meio caminho pro caos…
        Pode reparar! Parece um vagalume. A cada partida, acende e apaga…
        Se você analisar o retrospecto do Cruzeiro, Bruno Rodrigo é muito mais zagueiro.
        Mas, chegou de graça, vindo do Santos, onde era reserva do Durval.

  • Paulo Eduardo

    Janca a culpa em parte eh de vcs da imprensa tbm…não estou falando especificamente de alguma pessoa mais de um modo geral…nosso futebol ta nivelado por baixo a mto tempo…mtos não enxergam isso.essa libertadores mostrou tbm que nossos técnicos precisam de uma reciclada…qualquer time michuruca vem aqui e bota time brasileiro na roda…times de Bolívia..equador..peru…ate argentinos que não estão com essa bola toda,pois os melhores de lá não estão lá…qualquer jogadorzinho aqui faz 4 embaixadas e 3 golzinhos já eh exaltado…o cara com 19 anos já eh endeusado…vide exemplos Gabriel do santos..Thales do Vasco…Vitinho que era do Botafogo…E ate esse tal de Daniel tbm do Botafogo que já ta sendo comparado ao iniesta só pq fez 3golzinhos num jogo… Os mlks já sobem se achando a ultima bolacha do pacote…e ai vem claro a culpa doa clubes cada dia mais refém de empresários que fazem oque querem

    • WAGNER

      VEJO QUE ALGUNS TALENTOS HOJE EM DIA SÃO DESPERDIÇADOS. O GABRIEL ERA UM JOGADOR DE UMA FUNÇÃO ESPECIFICA NA BASE DO SANTOS E NO PROFISSIONAL ELE SOBE E TE MQUE FAZER OUTRAS FUNÇÕES. A ALGUM TEMPO ATRÁS OUVI UM JORNALISTA DIZER QUE O JORGE HENRIQUE NA ÉPOCA DO CORINTHIANS ERA UM JOGADOR QUE FAZIA UMA FUNÇÃO QUE SÓ ELE SABERIA FAZER. PRONTO… UM BOOM DE JOGADORES APARECEU COM ISSO. NÃO ME ENCANTA TER UM CORINGA NO TIME. AS VEZES É NECESSÁRIO. MAS O GAROTO NÃO TEM NEM IDENTIDADE AINDA E QUEREM QUE ELE EXERÇA FUNÇÕES QUE NEM OS MAIS EXPERIENTES SABEM CUMPRIR. VEJAM O CASO DO TIME DO CORINTHIANS DA COPA-SP 2012. VI JOGADORES COMO MATHEUS(MEIA), MARQUINHOS, VIDOTTO, GOMES, GIOVANNI E NENHUM DELES SERVIA PARA O PRINCIPAL? O TIME DESTE ANO DO CORINTHIANS NA COPA – SP NÃO TEM NENHUM QUE SE APROVEITE MAIS ALÉM DO MALCOM E DO ZÉ PAULO? O PAULO VICTOR NÃO TEM CHANCES NEM QUANDO O 3° RESERVA NÃO JOGA. E VEJO QUE ELE TEM MEDO DE ERRAR. TRISTE TÉCNICOS QUE ESCALAM MAL, ESCOLHEM MAL E JOGAM OS MENOS PIORES NO LIMBO.

    • janca

      Também acho que nós, da mídia, temos nossa parcela de responsabilidade, que não é pequena. Mas vou retomar o assunto oportunamente, Paulo Eduardo. Abs.

      • Paulo Eduardo

        E vou te falar mais uma hein Janca…toda vez que um time brasileiro vai jogar fora de casa numa libertadores ou fora de casa no brasileiro…nossos amados analistas,nacionais ou regionais, dizem..”nao,pq o empate é um bom resultado..bla bla bla…trazer um ponto é lucro…” o engraçado é que parece que nossos times ouvem isso e entram pra empatar fora de casa rsrs jogam como se fosse o madureira(com todo respeito ao madureira)…ai os mesmos analista criticam a postura dos times ..rsrs eu nao entendo rsrs ai eu vejo um real madrid indo pra dentro do bayern de munique na alemanha e um dos nossos comentaristas antes da bola rolar, dizendo que o real tinha que ficar fechado e quando ele ve o real com 3 atacantes na escalação e com a postura de time grande,que é,ele ficou surpreso…. fico me perguntando se a gente aqui entende de bola mesmo rsrs

        • WAGNER

          CONCORDO. HOJE OS COMENTARISTAS SÃO A SÍNTESE DO FUTEBOL. FALA PARA FRENTE E JOGA PARA TRÁS.

          • Ailton

            Caros Wagner e Paulo Eduardo

            Concordo plenamente com vocês. Você pode contar nos dedos quantos comentaristas esportivos falam sobre análise tática dos jogos, nem para dizer que não tem tática nenhuma, os que muitos reproduzem são se jogam com 4 atacantes são ofensivos se jogam com 3 volantes são defensivos, indiferentes que se os 4 atacantes batem cabeça, pois ocupam as mesmas posições ou se os 3 volantes sabem sair jogando. Ninguém fala que o maior mérito do Cristovão foi Jean e Diguinho mais fixos, Conca ora recuando para armar jogada ora se infiltrando, o Fred Saindo um pouco da area, abrindo espaços para infiltrações de Sóbis e o Conca e o Wagner e o Sóbis, ora fechando para o meio, ora abrindo pelas pontas e ainda auxiliando os laterais que também avançam, fazendo cobertura. E que o Flamengo jogava no ano passado em alta velocidade porque havia um corredor em linha reta para Elias, o Paulinho não fechava demasiado para o meio nem o Luis Antonio e o Cadu era responsável pelas viradas de jogo e segurar a bola no ataque.

            Abraços

  • Paulo Eduardo

    Aproveitando o seu gancho sobre o Gabriel…não acompanho o dia dia do santos pois moro no rio…mais que vejo eh que supervalorizam ele…o mlk com 17 já tem apelido.. Multa…e nem fez nada na vida…parece q já foi campeão do mundo 5 vezes…hj um mlk desses sobe e parece um aposentado.. Tem mais preguiça que o Douglas do Vasco… concordo com oque vc disse sobre o Jorge Henrique…aqui no Brasil criasse modas ne…mais em relação ao Gabriel fazer outras funções não vejo problema…hj dia tem q ser assim…no Brasil tem essa cultura de que eh um absurdo todo mundo marcar..fazer outra função..tirar a característica do jogador eh outra coisa..e isso realmente eh errado..e digo isso em critica aos nossos técnicos…acho engraçado ver Cristiano Ronaldo..bale di maria e benzema correndo atrás de lateral..volante e zagueiro e aqui no Brasil todo mundo parece de cristal

    • WAGNER

      PAULO, NÃO ME REFERI A MARCAR. HOJE O FUTEBOL NÃO DÁ AO LUXO TER UM JOGADOR QUE NÃO MARQUE. MAS TBM ESTAMOS NESSA POBREZA DE FUTEBOL POR NÃO RESPEITARMOS ORIGENS. LATERAL NÃO SABER MARCAR PODE?RSS O GABRIEL É NOVO, NÃO ACHO ELE 1/2 NEYMAR E CONCORDO COM O QUE DIZ SOBRE O VALOR DE MERCADO(APESAR QUE ELE TEM CONTRATO ATÉ JUNHO DE 2015 COM O SANTOS) MAS SE ELE NA BASE JOGA DE CENTRO-AVANTE, NÃO PROMOVAM O CARA PARA SER PONTA. OUTRA É QUE ZAGUEIRO NO BRASIL NÃO TEM HABILIDADE. SE MARCAR VOLANTES QUE SAIBAM SAIR PARA O JOGO, JÁ ERA A EQUIPE. FORA QUE OS MEIAS E ATACANTES DO BRASIL SÃO 3G. LEEEEEENTOS…. ABRAÇOS

      • Paulo Eduardo

        Eu entendi oque vc falou Wagner…mais como falei…nao acho errado o jogador aqui fazer outra funçao..exceto quando isso tira ele das suas caracteristicas…é obivio que se o cara é centroavante meter ele na ponta direita nao é certo…mais pq nao incentivar os nossos a ter essa funçao nova?lembro do benzema no lyon e era 9 de fabrica…hj em dia tu nao ve desse jeito..o bale indem..era latetal esquerdo…to citando esses pq me vieram na cabeça..nao sou torcedor do real nao rsrs podemos ver o alan karcec..que quando surgiu aqui no vasco era um cabeçudo filhote de jardel…alias como podem ta pedindo ele na seleção???rsrs concordo contigo que nossos atacantes sao 3 g..kkkkkkkk e nossos laterais tbm sao mto mto fracos…na verdade acho que os jogadores aqui no brasil sao sim acomodados..parecem que nao gostam de evoluir…pode se ver que quando vao la pra fora se sao colocados pra ralar muito logo querem voltar pra cá

        • WAGNER

          É POR AÍ… ABRAÇO

  • Fabio

    Acrescento a seu texto o nível ridículo da arbitragem.

    Sei que você não gosta de falar sobre mal intenção sem provas, mas tem lances como o do Santos e Figueirense, só um exemplo, que não tem como o bandeira não marcar.

    Flamengo e Vasco foi outra pouca vergonha pro país do futebol.

    Abraço.

    • janca

      Oi Fabio. De fato não gosto de falar sobre possível má intenção até que haja provas, já que erros todos nós cometemos. Jornalistas, juízes, técnicos, jogadores, comentaristas… E inclusive em Copas do Mundo. A Coreia em 2002 que o diga. E você esqueceu de mencionar o erro em Atlético-MG x Cruzeiro no domingo. Abs.

  • WAGNER

    FICO AINDA MAIS TRISTE POR VER ERROS DE ARBITRAGEM. O FUTEBOL JÁ ESTÁ DESSE JEITO E AINDA FAZEM ISSO. CONCORDO QUE É ERRO. BRINCO COM UM SANTISTA DA PÁGINA DO TIÃO FIEL QUE O SANTOS É MAIS AJUDADO QUE O CORINTHIANS, MAS NA VERDADE VEJO QUE ERRA PARA TODOS OS LADOS. ERROU ONTEM NUM AMISTOSO. EM UM AMISTOSO! GOL LEGAL DO CORINTHIANS E NÃO FOI DADO. MAS VAMOS PARAR POR AQUI, SENÃO JAJÁ VOCÊ CITA O CASTRILLI…KKKKKKKKKK

  • Ailton

    Caro Janca

    Será que não estamos analisando a seleção brasileira apenas pelo o que ela apresentou na Copa das Confederações? Será que não estamos esquecendo que o Brasil deu um banho nas Confederações de 2005 e em 2006 foi um fiasco? Convenhamos as seleções de 2014 estão melhores que em 2006, tanto as tradicionais como as emergentes, Bélgica e Suiça, por exemplo. Um tropeço do Brasil vamos creditar a quem? Felipão é ultrapassado? Nós não somos mais os melhores? ou?
    Não devemos esquecer que os grandes nomes das Confederações foram os jogadores que jogam no Brasil e hoje em dia só temos o Fred de titular.

    Abraços

    • janca

      A seleção brasileira, independentemente da última Copa das Confederações, segue entre as melhores do mundo. Já o futebol interno está de mal a pior. Sobre possível fracasso na Copa há o risco de acontecer. Como há em qualquer torneio eliminatório e de tiro curto. Mas mesmo que percamos o material humano que o técnico tem em mãos é de muita qualidade. E a grande maioria joga no exterior.

      • Ailton

        Caro Janca

        Espero que esta sua opinião não seja com base no ranking da fifa, pois lembro que na era mano a seleção foi muito criticada por apresentar um futebol muito sofrível e ter bons jogadores não significa ter melhor esquema tático.
        Por jogarem no exterior além de serem mais conhecidos, estarão sentindo o mesmo desgaste dos estrangeiros e ainda não vi a seleção do felipão, depois das confedereções, o B rfasil jogou com 2 emergentes, Suiça e Portugal, perdeu para Suiça e ganhou de Portugal sem Cristiano Ronaldo e o outros jogos foram baba. Torço para o Brasil, mas se fizer jogos duros com o sempre perigoso México, os brasileiros da Croácia e Modric e o velho E`too e ser eliminado na 1ª fase não me causará nenhuma surpresa.
        Abraços

        • janca

          Não, não me baseio no ranking Fifa. Na época do Mano achava que contávamos com grandes jogadores que podiam ser chamados, como contamos agora. Só que na época do Mano não havia esquema tático nem algo parecido, agora pelo menos há, como pudemos ver na Copa das Confederações. Fora que também há liderança, que é importantíssima. Abs.

  • paulo

    No Brasil é assim, a torcida exige jogadores com salários de Europa, briga se o clube desistir da compra ou se o jogador for para o rival, mas na hora de pagar a conta, que são os ingressos, aí querem pagar R$ 20,00. Os dirigentes, para se manter no comando, vão fazendo empréstimos infinitos afim de atender as exigências da mídia e da torcida e todo mundo já sabe o final. Pagar R$ 520 mil para um Sheik, R$ 800 mil para um Pato, R$ 700 mil para o Fred…. Isso é uma vergonha, mas atende às exigências.

  • Mateus

    Janca entendo a colocação de vocês quanto ao baixo nível técnico do futebol brasileiro, que realmente já teve um brasileiro-13 sofrível, mas discordo que isso seja algo q ira perdurar por muito tempo, vejo que a ultima temporada foi uma exceção a regra pois na janela de julho do ano passado nos foram levados nossos melhores jogadores como a tempos isso não ocorria, visto que na janela mencionada foram embora Neymar, Paulinho, Bernard, Thiago Neves,Wellington Nem entre outros. Vejo que hoje nossos times tem muito mais condições de segurarem seus jogadores mesmo com assedio de clubes europeus e que este ano será um ano de afirmação de novas grandes equipes brasileiras e acredito que em breve poderemos ver um outro time brasileiro ganhar o mundial novamente.

    • janca

      Não acho que seja exceção à regra. O Brasileiro deste ano tende a ser ainda pior.

  • Eduardo Dias

    Tem toda a razão, os times brasileiros vivem uma gigantesca crise, inclusive no que diz respeito ao interesse do torcedor. Cada vez leio mais que os jogos vão perdendo audiência, nem na TV (exceto certos jogos) o povo tem mais tanto interesse como em outrora. Tem vários motivos, mas, jogos às 22h é de matar qualquer trabalhador. Se você perde o interesse na semana, consequentemente começa a perder no final de semana também, e aí o futebol se torna opção quando não se tem outra coisa mais agradável. Os números dizem isso. Pra completar, times como o Santos que revelam jogadores, quando os vende, descobrimos que o clube “só” tem 50, 60 ou 70% do jogador, muito esquisito, veja o Estefano Yuri do Santos, o peixe só tem 30% do jogador? Como pode, ele surgiu agora? Ai o time vende, vende tudo e ainda fecha o ano devendo, falo do Santos ainda. Acho que a tendência é piorar, estão, querendo que Corinthians e Flamengo ganhem mais que os outros, acho injusto, times da série A tem que ganhar cotas iguais de TV, você não acha Janca? Ou então, fazer uma distribuição de acordo com sua participação no ano passado, se disputou Libertadores, classificação, etc…

  • lécio

    O PROBLEMA DO CRUZEIRO FOI A TOTAL INCAPACIDADE DO MARCELO OLIVEIRA EM ESCALAR O TIME CORRETAMENTE .INSISTIU EM COLOCAR O EX ,DIGO E REPITO EX JOGADOR DE SELEÇÃO JÚLIO BAPTISTA E NÃO JOGADOR DE SELEÇÃO COMO DIZEM ALGUNS DA IMPRENSA QUE NÃO ESTÁ JOGANDO NADA HÁ MUITO TEMPO E DEIXAR O GAROTO ALISON DA BASE, QUE ESTÁ JOGANDO MUITO FORA DO TIME .E AINDA TEM O MARTINUCCIO QUE JOGA MUITO SEMPRE ENTRA BEM NO TIME, MESMO QUANDO VOLTA DE CONTUSÃO E POR FIM MARCELO MORENO QUE QUER JOGO AO CONTRÁRIO DO JÚLIO BAPTISTA QUE NÃO SE MOVIMENTA ,NÃO MARCA, NÃO DOMINA UMA BOLA E NÃO ACERTA PASSE.RESUMINDO A INSISTÊNCIA DO MARCELO OLIVEIRA EM PERSISTIR NA PÉSSIMA ESCALAÇÃO E PIOR SUBSTITUIÇÃO NO TIME CAUSOU A SAÍDA DO TIME DA LIBERTADORES ,MAS LEMBRANDO QUE ISSO VEM ACONTECENDO DESDE O INÍCIO DE 2014 E EM JOGOS DE 2013 TAMBÉM.POR FIM ESTÁ NA HORA DO CRUZEIRO CONTRATAR UM TÉCNICO DE VERDADE QUE ESCALE O JOGADOR QUE ESTÁ BEM E NÃO OS MEDALHÕES COMO O J.B. QUE NÃOI ESTÁ FAZENDO NADA E O TÉCNICO COVARDE NÃO TIRA ELE DO TIME .

MaisRecentes

O título do Timão



Continue Lendo

Tricolor acuado



Continue Lendo

A volta de Felipe Melo



Continue Lendo