Oscilações de Ganso



Há algum tempo o estafe de Ganso anda descontente com Muricy Ramalho, que mais uma vez colocou o atleta na reserva, irritado com duas atuações sofríveis após vitória na estreia do Brasileiro, quando jogara muito bem ao lado de Pato.

Entendo a insatisfação, mas o problema, pelo menos nesse caso, talvez esteja mais em Ganso que no técnico são-paulino.

Porque o meia é extremamente talentoso, tem ótimo toque de bola, sabe dar passes e lançamentos cirúrgicos, só que muitas vezes simplesmente desaparece do campo. Há dias em que está presente de corpo, não de alma.

No Santos, depois de jogar muito bem em 2010, acabou sendo assim, tanto que saiu da Vila hostilizado por torcida e diretoria, e na Seleção Brasileira também. Foi cortado da Olimpíada por estar desmotivado e muito apático nos treinos.

Contra o Coritiba, sábado, no Pacaembu, não foi escalado entre os titulares, já que Muricy, descontente com Ganso, resolveu apostar na velocidade de Pabon e Osvaldo pelas laterais do campo.

O time, porém, novamente não foi bem e só melhorou justamente quando o técnico resolveu colocar o meia, que entrou bem no segundo tempo e ajudou seus companheiros a crescerem em campo.

Ganso à parte, considero o trabalho de Muricy muito fraco até aqui. Foi importante para salvar o São Paulo da degola no Brasileirão, tirando-o das últimas colocações, mas foi só.

A equipe não tem padrão de jogo, seus desempenhos são abaixo do esperado e, assim como Ganso, oscila demais. Simplesmente não consegue emplacar uma sequência boa.

O “professor” reclama muito, ganha bem, tem ótimas condições de trabalho, mas resultado que é bom… Até aqui nada. Ou melhor, quase nada. Porque livrar a equipe da degola do Brasileiro conta, mas é pouco.



  • Josué

    Bom dia Janca, concordo com seu “modo de vista” ( como diria o outro), mas quando voce diz “o estafe não esta contente…”, este estafe deveria esta descontente é com o próprio Ganso, caramba, o sujeito não toma jeito, tamanha malemolência que chega a aborrecer. Depois vem com essa conversa, poxa, parece aqueles garotinhos mimados criados pelos avós…. ACORDA GANSO, talento voce tem mas, o tempo urge…. Janca, mudando de assunto, voce viu o tal de Valdivia chamar o PVC de mentiroso (na Band) logo ele Valdivia…., posso lhe afirmar o PVC é um dos melhores na minha opinião, além de o conhecer pessoalmente, por outro lado já perambolei pelas madrugadas, isso mesmo madrugadas entendeu Sr. Valdivia.

    • janca

      Caro Josué, não vi essa confusão entre Valdivia e PVC, estou sabendo dela agora, por você. Também gosto muito do PVC, mas sobre o Valdivia o que acho é que é um tremendo jogador. Muito talentoso. E um sujeito de personalidade. Pena que viva no departamento médico. Sobre madrugadas, não vejo problema de jogador sair à noite, desde que compareça ao treinamento dia seguinte (ou departamento médico, o que for, enfim) e treine adequadamente (ou siga o tratamento direitinho)… Só falta colocarmos uma regra do tipo jogador não pode sair depois das 22hs ou 23hs, o que for. Pelo menos é o que eu acho. Já no caso do Ganso tendo a concordar com você e sou dos que acreditam que o problema dele tem fundo emocional. Boa semana, Janca

      • Josué

        Janca, a ferramenta de trabalho do atleta é o seu corpo e uma noite mal dormida, não vou nem falar de bebidas, no dia seguinte o organismo não vai render… quando ocorrer nas folgas não vejo nada demais…. quando me referi a madrugadas era 04:00 e até 5:00 horas.

        • janca

          Mesmo assim acho que vida pessoal é vida pessoal e ponto. O sujeito pode ficar em casa e beber e ninguém saber. Agora se isso ou aquilo estiver atrapalhando desempenho de A ou B é outra história. Mas sou contra patrulha como fizeram com o Fred no Rio. Abs.

  • Cavalaro

    Janca, acho que você deve considerar algumas coisas em relação ao trabalho do Murici.
    Particularmente acho que ele ainda está fazendo milagres. Pense comigo: nossa zaga é praticamente a que ficou na zona de rebaixamento o ano passado (Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Douglas), um dos volantes também é remanescente (Maicon). E como acho que volante e zaga são primordiais para um time ir bem, não tem como o Murici fazer muita coisa.
    Ainda continuo com a convicção de que o maior culpado de nossa situação é a diretoria que não contrata para as posições que realmente necessitamos (zaga e volantes).
    Abraço.

    • janca

      Milagres não está fazendo, não, Cavalaro. O time é muito superior que a maioria das equipes que disputam a Série B. Ano passado ajudou a tirar o time da zona da degola, mas teve muito tempo pra isso e foi só. Veja a atuação do time no Paulista desse ano… Foi bisonha. Contra o CRB, em Maceió, atribuir a derrota ao cansaço depois de ter tido um baita tempo pra treinar não dá. Já são nove, quase dez meses de trabalho, não?, e o time não se encontra, não tem um desenho tático. A diretoria tem sua parcela de responsabilidade (e grande), claro, mas dá condições de trabalho ao Muricy. Disso ele não pode reclamar. Além do mais, paga bem para ele treinar a equipe. Que segue oscilando… Abs.

      • Cavalaro

        Concordo contigo quando você fala das derrotas para o CRB e a atuação no Paulista.
        Um time do porte do São Paulo e que se encontra na Série A não pode ir tão mal assim contra times de menor expressão.
        Mas se contarmos a quantidade de técnicos que passaram pelo clube (não estou discutindo a qualidade deles), chego a conclusão que o menor dos problemas é o técnico.
        Volto a insistir: temos jogadores de baixíssima qualidade no elenco e não tem como dar padrão tático tendo jogadores desse nível.
        E se esses jogadores estão lá, é por culpa única e exclusiva da diretoria.
        Mesmo que um técnico peça um determinado jogador, a diretoria tem que analisar sua qualidade e ver se o perfil se enquadra com a agremiação.
        E parabéns pela sua coluna, gosto muito das suas opiniões, mesmo que as vezes não concorde com elas, sempre vejo imparcialidade e profundidade nas suas análises.
        Abraço.

        • janca

          Obrigado Cavalaro. Sobre a questão dos técnicos no Morumbi é reflexo da gestão do Juvenal, que interferia demais no futebol. Abs.

      • Sidney

        Caro Janca,

        Apesar da cara feia, dos maus modos, da insistência em se mostrar como grande “trabalhador”, Muricy claudica. Não consegue montar um time.
        O elenco é limitado? Mas não foi ele quem deixou de tirar ferias para “planejar” 2014?
        Ganso vem jogando pouco e não é errado sacá-lo d time.
        O problema é que outros também não jogam nada e são mantidos.
        E o que dizer da insistência com Ademilson?
        Os dois gols que fez, conquanto bonitos, não servem para esconder o seu pouco futebol, a dificuldade que tem em dominar a bola.
        E por que Boschilia não merece as mesmas oportunidades que alguns outros?
        Ademais, noto que até mesmo o Alvaro Pereira caiu muito de produção, coisa que já aconteceu com outros atletas. O São Paulo vai se consagrando como cemitério de jogadores.
        Quanto ao Maicon, não o vejo como sendo a inutilidade que vem mencionada em muitos dos comentários de hoje. O problema é que o cara não é volante. joga ali na base do sacrifício.
        E o técnico nunca se animou a coloca-lo como meia.
        Do mesmo modo que nunca tratou de tirar o LF para ver se a coisa melhora

        • janca

          Também acho que Muricy tem um discurso, o de grande trabalhador, mas a prática é outra. Se o elenco é limitado ele tem sua parcela de contribuição nisso. Fora que chegou a hora de apostar na base. Até aqui Muricy simplesmente não conseguiu montar um time. Mesmo.

          • Sidney

            Janca,
            O Muricy parece detestar a base.
            Talvez até tenha razão, pois a base do sampa não tem mostrado grandes talentos.
            Mas há um jogador vindo de Cotia que já deveria ter sido bem utilizado.
            Falo do João Schmit.
            Até o Leão o escalava.
            Além disso, foi titular na seleção sub 20, capitão do time se bem me lembro, e se destacou na copinha do ano passado.
            Até o JJ, com seus modos folclóricos, falava bem dele.
            Mas o Muricy pensa diferente e não o põe para jogar.
            Só se esquece de que o empresario do moleque é o Carlos Leite, isso mesmo, o empresário do Cristiano Ronaldo, e logo logo leva o garoto para outro canto.

  • Mario

    é o trabalho do muricy é muito fraco , deveriam contratar o tecnico Gilson Kleina do palmeiras para o seu lugar ……..rsrsrsrsrsrsrsrrrsrsrsr

    • janca

      Pelo menos o Kleina é mais barato e inflaciona menos a folha de pagamento.

  • Meu amigo Janca, como o Trabalho do Murici é ruim???Pq ele não consegue fazer o time jogar,uma anta morta que é o ganso contratado por 24 milhões e num sabe quando quer jogar,saí um dia na midia falando que é o cara e no jogo seguinte num consegue fazer uma jogada contundente, uma diretoria que se Deus quiser vamos melhoras as coisas pq o JuJu foi bom mais a época dele acabou, ele so fazia e colocava no time quem ele gostava….
    Um Luis Fabiano que nesse ano ta querendo alguma coisa pq no ano passado vivia pior que o Valdivia,entendeu fora que a zaga so o Antonio Carlos que Joga pq o resto,tadinho do Rodrigo Caio ele ta lá quebrando Galho pq ele num é zagueiro… Pq a Diretoria num tenta contratar o Manuel que ta brigando no Atletico….Trabalhar com esses tipos de condições é facil,Muricy é o melhor que tem hoje para dirigir o São Paulo e ele tem muito amor pelo clube que dirige e isso tem que ser respeitado….

    • janca

      Oi Gabriel. O Muricy não está lá por amor, fazendo trabalho voluntário. Ele é muito bem pago e não tem mostrado resultado. O elenco do São Paulo tem suas deficiências mas é melhor do que o da maior parte dos times da Série A. A equipe oscila muito e, como o Palmeiras, não tem padrão de jogo. Abs.

  • saulo

    Bom dia Janca.

    1- Sobre o Ganso, acho que, realmente, ele não está produzindo o esperado pela torcida. Entretanto, não existe, no S. Paulo, um jogador que possa substituí-lo, com lucro para o time.
    2- Quanto ao Muricy, no meu modo de entender, está pecando ao manter o Maicon como titular. Ele não acrescenta algo ao time; é uma peça nula. Por outro lado, o Rodrigo Caio que é uma dinamite prestes a explodir, atuando na zaga, poderia jogar como volante no lugar do Maicon, com maior poderio de marcação.

    • janca

      Talvez você tenha razão e alguns dos problemas passem mesmo por aí.

  • Zico

    Infelizmente depois da contusão ele não foi nem de longe o Ganso de 2010. E o pior é que não vejo nenhuma vontade dele de voltar a ser o craque que é( ou pelo menos foi) , porém ele ainda acha que é! Hoje não é mais decisivo como foi na copa do Brasil onde carregou o Santos..
    Pra mim vai ser negociado com o futebol árabe ,chinês ganhar uma grana violenta e depois voltar pra algum time mediano.. Aquele Ganso que arrancava , driblava , chegava na área pra concluir e dava o último passe , quem viu , viu ,quem não viu só lamento!

    • janca

      Também apostava muito nele em 2010, mas hoje só mostra lampejos daquele futebol.

  • André

    Olá Janca, Concordo com você em partes…., mas dizer que o elenco é forte…., não é ruim, mas precisa melhorar muito, por exemplo, lateral direito não temos, Douglas é esforçado, apenas isso.., aquele luis Ricardo é perda de tempo, é claro que certas coisas não dá pra entender, como por exemplo o Maicon como volante…., ele não marca, não corre e mal consegue desarmar, um cara desse é um peso morto no meio campo e talvez seja a grande questão pro esquema tático que o Muricy insiste, (desde o paulistão..) da errado, difícil jogar com 3 ora 4 atacantes sendo que o meio fica tão desprotegido por causa do Maicon…, No meu ver precisaríamos de um zagueiro e um volante.. Abras

    • janca

      Claro que há lacunas, mas com esse elenco dá pra render muito mais. E vejo o Luís Ricardo mal aproveitado. Abs.

  • Vison

    Tanto o Ganso como Muricy estão devendo. O Ganso vive de lances eventuais (as vezes decisivos) e quando o time perde fica patente a sua omissão, o que chateia a todos. Não adiante ele ter um ou dois lances geniais num partida e depois, na(s) seguinte(s), se omitir, como tem feito. É importante que ele mantenha uma regularidade e ser menos preguiçoso. Já o Muricy está dando tiro para todos os lados e não encontra uma formação. Todos sabem que a melhor formação do São Paulo atualmente é: Rogério, Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Álvaro Pereira; Souza, Maicon, Ganso e Boschilia; Pato e Luiz Fabiano. É só manter esse time e realizar mudanças pontuais conforme necessidades por contusões e cartões. O elenco é relativamente fraco e necessita de algumas contratações de peso, tais como: Um zagueiro, um volante e um armador.

  • Pedro Rebouças

    Me lembro bem que falavam a mesma coisa do Alex Cabeção. Até que o Luxemburgo resolveu fazer um time em função desse jogador e ele rendeu como nunca. Acho que é isso que o Muricy tem que fazer. Se o Ganso some de campo, ele precisa fazer o time procurar o meia. A minha ordem seria: levanta a cabeça e bola no Ganso. Todo o time deveria ser orientado a procurá-lo. Porque, na maioria das vezes que ele pega na bola, sai um passe diferente, uma jogada inteligente, uma clareada no lance, uma assistência pra gol. Ganso é o tipo de jogador de extremo talento, mas que espera que a bola chegue até ele. Então, cabe ao time fazer essa bola chegar. Porque quando chega, sai coisa boa. Posso até estar querendo inverter as coisas e tal, mas aqui é necessário uma profunda confiança no talento do jogador. Talvez o Muricy não confie tanto assim.

  • cristian

    Gosto do Muricy,torci pela sua volta e junto com a torcida foi o principal responsável por tirar a
    equipe do fundo do poço,mas neste caso concordo com o Ganso,se ele tirar o Maicon ( q nada faz )puxar o Rodrigo C. pra 1 volante vai aumentar a pegada no meio ao invés de pedir ao meia de voltar até a zaga pra marcar e fazer o Pato voltar tanto ficando longe da ária e do Luis F. o Muricy esta inventando Muito e assim perdendo o foco.

  • marcio

    Ele trinava o santos e fluminense por 600 mil e treina o sãopaulo por 300,00 mil……quer mais amor que isso…..vc abriria mão da metade do seu salario por amor ao sua empresa?
    Muricy é o cara mano…….no fim do ano esses insetos estarão aqui pagando pau pra ele…..ta escrito.

  • Caro janca concordo com tudo que você falou , sobre o Ganso penso que o culpado seja ele próprio mas me parece que acontece muito com ele igual aconteceu com o jadson na epoca do Leão o time ruim com ele pior sem ele , e com certesa o trabalho do Muricy é ruim , sou fã dele quero ele como treinador mas ja esta me preocupando , ele esta parcendo o Ney Franco o ano passado indeciso , mudando o time a toda hora , ele mexe muito no ataque e se esquece de mexer na defesa , porque Rodrico Caio e Maicom não da um forte abraço

  • Fabricio Carvalho

    Concordo com você Janca. E digo mais: sou sãopaulino (pra deixar claro)….mas, com o baixíssimo nível desse campeonato brasileiro (Cruzeiro quase a única exceção), um time caríssimo como o São Paulo (um dos 3 mais caros do campeonato) não pode nem pensar em perder pontos em casa para Coritiba (com todo o respeito ao time do PR).

    O São Paulo virou uma montanha de dinheiro jogada fora, e cheio de arrogância e presunção. Sinceramente eu tenho vergonha de ter tido um presidente falastrão e piada nacional Juvenal (não esqueço do seu passado, mas essa última gestão foi patética), e agora esse preconceituoso do Aidar, que já começou errado, pagando demais por esse mediano Kardec, e falando um monte de besteira em qualquer entrevista que dá…

    Nas mãos desses sujeitos o São Paulo passou de maior força do Brasil até 2008, até cair como um raio, e hoje ser um time de médio escalão no cenário nacional (aqui fala um torcedor do SP, para ficar claro de novo). Hoje o São Paulo está um patamar abaixo de pelo menos Cruzeiro, Galo, Grêmio, Inter, Flu e Corinthians.

    Tirando a maior culpada (a diretoria, claro), claro que o Muricy tem sim uma grande parcela de culpa. Eis um exemplo de técnico que não evoluiu. Seus times jogam quase o mesmo futebol que ele jogou no tricampeonato brasileiro pelo mesmo SP em 2008, época em que quase foi pra seleção. Hoje Muricy vive do nome, e seus times tocam um samba de uma nota só…não tem variações de jogadas, não tem nada demais.

    O elenco é caro, e não joga metade do que valem! Começando pela zaga (com a invenção do Rodrigo Caio como zagueiro, e um Antônio Carlos que era reserva do Botafogo). Douglas e Luís Ricardo são esforçados. Álvaro Pereira é ótimo, mas joga até a Copa do Mundo, depois tem de redefinir contrato.

    O meio de campo é a lástima. Maicon não dá mais. Souza é bom, mas fica sobrecarregado. Boschilla é uma esperança ainda. Daí tem 2 vagas em aberto, disputadas por Ganso, Osvaldo (que desaprendeu), Ademílson (pífio), Pato (eterna promessa) e Pabon (fraco).

    Pato e Ganso tem o mesmo problema, de fundo psicológico. Acham que ainda tem 18 anos e toda uma vida pela frente. Não tem e nunca tiveram quase nenhuma grande responsabilidade na vida. Sofreram problemas físicos na carreira, com cirurgias e longos períodos de recuperação. Por isso, e acho que muito por serem imaturos, desanimaram com a carreira. Estão vendo o bonde da vida passar na frente deles, pois sempre haverá alguém que pagará altíssimos salários pra eles (ambos jogaram bem uma ou duas temporadas, se tanto!!!). Falta a eles hombridade e gana de querer mais, de aproveitarem mais o talento que tem. Não sei se algum deles tem solução!

    Luís Fabiano está lento e cada vez mais distraído do jogo.
    Em 3 jogos foram 11 impedimentos, sendo disparado o líder nessa estatística, segundo o footstats (o segundo lugar tem 5!!!)….

    Para concluir acho que o São Paulo tem um time caro demais pelo qualidade, mas que tem potencial para jogar mais do que está. E o salto de qualidade depende muito do Muricy manter um time jogando, treinar esse time, variar posturas e planos de jogos, etc…difícil isso acontecer. Prevejo no máximo uma sexta colocação para esse ano. E olha que o nível esse ano é o mais baixo dos Brasileiros em pontos corridos!

    Meu time hoje para o São Paulo seria algo assim:

    Rogério.
    Douglas, Antônio Carlos; Zagueiro Contratado (por enquanto é melhor jogar com Paulo Miranda ou Lucas Silva); Álvaro Pereira.
    Rodrigo Caio (ou Hudson), Souza; Pato, Ganso e Boschilla e Luís Fabiano.

    • janca

      Também penso que o São Paulo tem um time caro demais se formos pensar em termos de qualidade (ela poderia, de fato, ser maior), mas que tem potencial para jogar mais, conforme você diz, tem mesmo. Sobre o Juvenal, que se tornou uma figura caricata e fez questão de defender mudança no estatuto para ter um terceiro mandato, já foi tarde, apesar de sua administração ter tido pontos positivos, mas no futebol há tempos ele não vinha bem. E em relação ao Aidar, cujo discurso todo mundo viu, não sei nem o que dizer. Acho triste, patético até o que falou em relação ao Kaká, a história de ter dentes etc. e tal, a Itaquera e ao próprio Palmeiras, arrumando brigas e polêmicas no mínimo desnecessárias. Sem falar que virou o advogado da CBF… Enfim, quem te viu, quem te vê. Grande abraço e boa terça pra você, Janca

  • Hebinho

    Caro Janca e amigos, sou muito fã do Muricy mas não acho que ele salvou da degola acho que isso aconteceu por osmose mesmo, poxa olha o time do Sp Luis F, Osvaldo Ganso etc.não é time pra cair, Isso é pior ainda pois o Muricy nessa nova passagem está inventando muito, o time até tava começando a engrenar mas lembra contra a Ponte Preta? mexeu no time em plena Semi- final. Lembra no Mundial ainda pelo Santos? mesma coisa, o time vem em uma sequência e der repente ele tenta surpreender e fode com tudo. Sobre o Ganso ele é o melhor meia do País mas não implaca o Ganso é o tipo de jogador que precisa de um cuidado especial e acho merecido pois o ano passado ele vinha sim sendo o Ganso dos velhos tempos mas a imprensa demora a reconhecer, no jogo contra o Atletico MG ele foi o melhor em campo no jogo que o Sp ganhou de 2×0 no Morumbi a Atlético MG nem viu a bola, é claro é muito pouco por ser o Ganso , este ano o Muricy sacrificou o Osvaldo poxa não podemos perder o Osvaldo quando o jogador esta ruim se tirarmos ele ai pronto ele perde a confiança e já era, tem que ver não sou a favor de um time com elenco muito recheado,porque o brasileiro não está acostumado a ficar no banco e causa estafe. O time do Sp tem que ter um mordedor um cachorro louco tipo Guinazu Lugano e na Defesa Zagueiro de verdade o Maicon é um excelente meia mas para o elenco que o Sp tem não dá acho até que o Jadson deveria jogar com o Ganso e não o Maicon é esse meu pensamento.

  • Joaquim Paulino

    Prezado Janca, acho que o Muricy está sendo muito teimoso em manter Maicon e Rodrigo caio em suas posições. Rodrigo caio tem falhado sucessivamente em todos , repito, todos os jogos , ele comete uma falha grave, pelo menos. Isso porque ele não é zagueiro. Muricy não sabe disso? Claro que sabe, mas ele não confia nos reservas Paulo Miranda, Lucas Silva, então por que dispensou Rafael Tolói e não exigiu reposição para o Lúcio? Estão esperando o Breno, mas talvez ele nunca mais consiga jogar, afinal perdeu a forma, o senso de colocação, enfim, Breno, com sorte, volta a jogar daqui há 1 ano, pelo menos. O SPFC precisa de 2 zagueiros . Eu gostaria de ver o Luisão ( Benfica) e o Coates ( Liverpool) em nossa zaga. Com a vinda de mais um volante, que deverá ser o Felipe Melo, o elenco ficaria pronto para qualquer competição. Mas este não é o ponto, não é mesmo? Afinal o SPFC não deveria precisar de reforços para ganhar de Ponte Preta, Penapolense, CRB. Estas derrotas podem ser devidamente debitadas a Muricy ramalho , que escalou muito mal e mexeu pior ainda no time durante estes jogos, afinal, não é possível que para vencer estes times de terceira divisão Muricy precise de Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar. Não estou pedindo a cabeça dele, Janca, mas espero, que o Ataíde Gil Guerreiro tenha uma conversa com ele e exija melhores resultados, afinal, se o SPFC tivesse um técnico medíocre duvido que seus resultados fossem piores do que os do Muricy.

  • Luciano

    Muriçaca é vencedor mas seus times são horrorosos.
    Muriçaca não aprendeu quase nada com Telê. Seus times não sabem trocar passes, não envolvem o adversário, jogar bonito então, esquece.
    Muriçaca ganhou títulos jogando futebol força, chuveirinho na área, e covarde, que faz um gol e se retrai.
    Muriçaca não me engana.

MaisRecentes

Verdão vai às compras



Continue Lendo

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo