Bom Senso empaca



O Bom Senso F.C. não pretende fazer protestos nesse início de Brasileiro mesmo com a informação de que pelo menos dez dos 20 times que começaram a disputa apresentam problemas para quitar salários e direitos de imagem de seus atletas.

O caso mais grave é o do Botafogo, que procurou a cúpula do movimento que reúne mais de mil jogadores para pedir ajuda, mas a chance de greve é considerada nula.

O Bom Senso já percebeu que não tem sentido repetir protestos do ano passado, quando jogadores sentavam no gramado ou ficavam tocando a bola no minuto inicial da partida, de um lado para o outro, para chamar atenção ao movimento.

De prático, até aqui, a única coisa que o grupo conseguiu foi adiar o início dos principais Estaduais deste ano em uma semana.

A proposta de calendário que apresentaram foi descartada por clubes e federações e a própria TV acha que não tem sentido fazer Estaduais com menos de 15 datas. Considera a sugestão inviável do ponto de vista comercial.

Gostando ou não das ideias do Bom Senso, que propõe também a implantação do fair play financeiro, o que acho outra reivindicação legítima, algo tem de ser feito.

Em ano de Copa, o futebol nacional está em baixa, vide o fracasso de público dos Estaduais e o pouco interesse pelo início do Brasileirão, que começou bem apagado, por sinal.

Não por acaso a “Folha” noticiou ontem que Libertadores e Paulistão perderam público na Globo. O torneio sul-americano, sem paulistas na competição, teria tido queda de 15% na audiência. Já o Paulistão teria visto a média geral caindo de 16,9 para 16,1 pontos de audiência. A final deste ano marcou 19,9 pontos diante de 24,2 da do ano passado, que reuniu Santos e Corinthians. Agora tivemos Santos x Itu, com vitória do time do interior.



  • Pois é…acho que esse SENSO não vai dar certo, pois deram um jeito de acabar com ele, mandando o Paulo André embora… Já era esse tal BOM SENSO !!!!!!

    • janca

      Paulo André virou alvo de ofensas e ataques via redes sociais, fora aquela invasão do CT do Corinthians, não tinha mais clima no clube, optou por se refugiar na China e ganhar uns bons trocados, o que é um direito dele, aliás. Era o principal nome do movimento e sem ele o Bom Senso perdeu muita força, muita força mesmo.

      • Sempre Fiel

        Olá Janca, tudo bem? Olha, acho um absurdo torcedor ir no CT reclamar, mais ainda invadir e agredir! Isso é crime! Mas dizer que o Paulo André ficou sem clima por causa desse episodio é forçar a barra! Ele foi pra China ganhar uma grana preta, isso sim! Assim como o Roberto Carlos (segundo melhor lateral que vi jogar, mas que no meu clube não jogou nada – o melhor lateral é Vladimir -) que saiu dizendo-se “com medo da torcida”, mas na verdade abandonou o barco por grana! É simplesmente isso a que se resume o futebol: DINHEIRO! Os únicos que realmente amam o futebol são os torcedores! Minha opinião. Abraço e VAI CORINTHIANS!

        • janca

          Mas há torcedores e torcedores. Muitos usam os clubes como fontes de renda. As organizadas que o digam. Abs.

  • sardu

    Paulo Andre, ficou com medo e foi embora pra china ganhar dinheiro e deixou os jogadores do bom senso pra la. Viu que não ia valer a pena.

    • janca

      Pode até ser, mas uma hora volta e acredita que vá retomar a luta. Só que aí será um outro momento. O futebol precisava dele aqui nesse ano, nesse semestre, ainda mais com Copa no Brasil, mas entendo e respeito a decisão do jogador, execrado nas redes sociais, que optou em partir para a China. E ainda ganhar uns bons trocados, que é, insisto, direito dele.

    • Mario

      e vc iria ficar por aqui brigando sozinho por mudanças e sendo traido pelos outros participantes do grupo?

      • janca

        Por isso que o Paulo André está na dele, tem todo o direito de ir para a China. Uma hora cansa a gente cansa de levar tanta cacetada.

  • Zico

    TODOS nós que temos um leve ´´noção“ de futebol sabemos que não vai dar em nada o bom senso!! Os problemas com datas, com atrasos de salários continuam ou pode-se dizer que até piorou vide o botinha..
    Perderam a oportunidade no início da ano com os fracos estaduais podendo ter um tempo maior de preparação, e não será agora no brasileiro que terão! Cotas de TV já antecipadas, ingressos caros para ver quem ? E me vem ex-jogadores querendo se promover em redes sociais?? Faça-me o favor..
    Janca , a tendência é só piorar ,vide a economia no país que deverá sofrer um ´´abalo“..

    • Lucius

      Mas tava incomodando, tinha que pressionar e continuar a pressão sobre os cartolas. Cadê o Rogério Ceni? Esse deveria assumir porque é um lider nato e sua credibilidade poderia fazer a diferença. Vamos esperar pra ver.

      • janca

        Oi Lucius, também acho que estava incomodando e tinha que seguir pressionando os cartolas. Em relação ao Rogério Ceni, ele segue outra linha em relação ao Paulo André. Foi contra a greve no Paulista, argumentando que a invasão corintiana era um problema do rival, não do São Paulo, e que os próprios jogadores do Timão (pelo menos a maior parte) eram contra a paralisação do torneio, vive bom momento no Tricolor, prepara sua despedida esse ano e depois talvez vire cartola. Nesse momento está mais preocupado com o São Paulo do que em mudar o futebol brasileiro. O que também é um direito dele.

        • Lucius

          Verdade, acredito que após sua aposentadoria se unirá ao M. A. Cunha e pensará só no SPFC. Bem lembrado Janca.

    • janca

      Às vezes do caos sai uma coisa melhor ou pelo menos eu espero que saia. Mas o fundo do poço ainda está longe, até porque tem gente que não para de escavar. Agora concordo que o movimento perdeu grande chance com os fraquíssimos Estaduais desse ano. Era hora de reivindicar, de se fazer ouvir, mas nada. Acabou perdendo força e até credibilidade. Uma pena.

      • Mario

        quem criou a teoria q do caos nasce a ordem para ter desenvolvimento não estudou o Brasil ou colocaria o pais com um buraco negro sem fundo .

        • janca

          Pode ser, pode ser…

  • Josué

    Bom dia, Janca, logo no inicio do Bom Senso, disse neste espaço que via com desconfiança esse Movimento…. porque a classe não é unida, veja: possui um sindicato inoperante, diga-se inoperante para os filiados (jogadores) pois a diretoria se perpetua, não e verdade Sr. Martorelli, no caso desse Sr, há mais um agravante, era um atleta, fraco é verdade, mais era… como todo sindicato, só se da bem a Diretoria, cabe a pergunta, porque esses presidentes de sindicatos, de clubes, não querem largar o osso (cargo)??? Eu não sei porque? Pensando bem, acho que sei sim…. voltando ao Bom Senso, se aqui os atletas tivesse a mesma união que os argentinos tem, aí sim, eu colocaria muita fé…. mas….

    • janca

      Bom dia, Josué. Concordo que a classe não é única nem tem a força que vemos nos atletas argentinos ou europeus, por exemplo. O grupo teve discordâncias internas nesse ano e a corrente liderada pelo Paulo André perdeu força. Mesmo no Corinthians ele não conseguiu apoio suficiente para não enfrentar a Ponte, em Campinas, depois daquela invasão do CT. Venceu a diretoria, com apoio da comissão técnica e da maior parte dos jogadores, respeitando os interesses da federação e da TV e com receio da reação da torcida. Sobre sindicatos inoperantes, também estou de acordo. E ninguém quer largar o osso mesmo.

    • janca

      Bom dia, Josué. Concordo que a classe não é única nem tem a força que vemos nos atletas argentinos ou europeus, por exemplo. O grupo teve discordâncias internas nesse ano e a corrente liderada pelo Paulo André perdeu força. Mesmo no Corinthians ele não conseguiu apoio suficiente para não enfrentar a Ponte, em Campinas, depois daquela invasão do CT. Venceu a diretoria, com apoio da comissão técnica e da maior parte dos jogadores, respeitando os interesses da federação e da TV e com receio da reação da torcida. Sobre sindicatos inoperantes, também estou de acordo. E ninguém quer largar o osso mesmo.

  • Janca , o Paulo André , tido por muitos como o salvador da pátria do futebol brasileiro , nada mas era do que cabo eleitoral do Andres Sanchez. Bastou o ex-dirigente retirar a sua candidatura à presidência da CBF para o Paulo André se mandar. Algumas outras posições desse Paulo André também revelam a falsa impressão de tratar-se de alguém bem intencionado , como a infeliz declaração de que se fosse torcedor não iria aos estádios ? Como um empregado pode dar uma declaração prejudupicial ao seu empregador ? E o Corinthians nada fez em função da relação entre o seu empregado e o Andres Sanchez. O Paulo André ( aliás todos desse Bom Senso ) também não sabe ouvir críticas. Basta alguém ser contrário as idéias propostas para ser ofendido e tratado com arrogância . Isso aconteceu com o Eurico Miranda e com os presidentes das Federações do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Se não bastasse tudo isso , apresenta uma proposta demagógica e inviável economicamente de montar uma Série E , com mais de 700 clubes. Se a Série A tem uma média de público sofrível , imaginem a E ? Demagogia pura , pois o que querem mesmo é continuar ganhando salários milionários .

    • janca

      Oi Silvio. Não considero o Paulo André salvador da pátria do futebol brasileiro, aliás não acredito em salvadores da pátria, e duvido que ele fosse cabo eleitoral do Andrés, apenas acho que trouxe algumas questões relevantes, como a do calendário e do fair play financeiro, para o debate. Mas está difícil encontrar interlocutores…

      • Janca , sei que vc não vê o Paulo André como o Salvador da Pátria. Mas muitos entendem dessa forma. Quanto a servir de cabo eleitoral para o Andres Sanchez , Janca , não tenha dúvidas . Isso é fato. Ele inclusive ganharia um cargo na CBF , assim como a família do Juca Kfouri. Tenho informações concretas sobre isso. É por isso que nunca acreditei nesse movimento chamado Bom Senso. Janca , sei que não é o seu caso , mas o jornalismo esportivo brasileiro está dominado por pessoas com interesses escusos. É uma pena , pois isso está empobrecendo o esporte nacional , especialmente o futebol. O caso da Lusa x STJD é um bom exemplo. Repito , sei que não é o seu caso , mas muitos jornalistas e órgãos da imprensa aproveitaram-se da situação para tirar proveitos políticos , mercadológicos e financeiros , pouco importando-se com as consequências para o futebol brasileiro.

        • janca

          Imagine, Silvio, impossível. O Andrés nunca gostou muito do Paulo André e o que a família do Juca faria na CBF presidida pelo Andrés? Agora mudando um pouco de assunto e tocando em outro ponto que você colocou, a questão da imprensa esportiva, não sou eu que vou defende-la, de jeito nenhum, inclusive porque discordo veementemente da opinião de muitos profissionais, que a meu ver tentaram fazer média com clubes mais fortes e de maior torcida. Acho natural que os clubes mais poderosos e com maior apelo popular tenham mais atenção da mídia, mas não é por isso que tudo o que fazem tem de ser aplaudido. Aqui há a coisa do um peso, duas medidas, duvido que, no lugar da Lusa estando um Corinthians ou um São Paulo, por exemplo, o tratamento seria o mesmo. Estando um São Caetano da vida aí sim. Enfim, vida que segue, Silvio.

          • Janca , esse negócio de não se dar muito bem um com o outro só vai até a página 12. Havia o interesse do Andres Sanchez de detonar a CBF e o do Paulo André em iniciar uma carreira política . É a famosa uma mão lava a outra . A família Kfouri tem interesse no cargo de Assessor de Imprensa da CBF. Janca , supor que o que aconteceu com a Lusa não se repetiria com um clube de maior expressão é mera suposição. O Flamengo não foi igualmente punido ? Essa sua argumentação é hipotética e , na minha opinião , não serve para a defesa da Portuguesa , que , de forma flagrante , infringiu o regulamento da competição. Esse negócio de E.T. é artimanha jurídica.

          • janca

            Silvio, acho bem possível que o Paulo André tenha interesses políticos e até em fazer carreira como dirigente, chegou a cogitar a presidência da CBF, um dia quem sabe, mas dai a dizer que seria cabo eleitoral do Andrés vai uma distância muito grande. Que eu saiba é totalmente descabida a informação de que a família do Juca teria interesse no cargo de assessor de imprensa da CBF. De onde você tirou isso??? É um despropósito imagino que inventado por alguém que não goste dele, claro. Já no caso do Flamengo, o time não foi rebaixado. Queria ver se fosse o Flamengo que caísse no lugar do Fluminense. Duvido que fariam uma coisa dessas, mas isso, de fato, é suposição minha. Mas que duvido, duvido.

    • Lucius

      Silvio, o Paulo estava sendo perseguido e acredito que suas ações estavam causando desconforto com a diretoria do Corinthians tanto que o Gobby disse algo a respeito. Esse tipo de pessoa como o Paulo, é visto como um desagregador e tumultuador na visão dos dirigentes. O Corinthians até facilitou sua saída, não por deficiência técnica porque o time naquela altura não estava rendendo no conjunto em geral. Acho que o pouco que fez rendeu algo de bom que os demais deveriam ter seguido.

  • Mauvemir

    A solução do futebol brasileiro, é a mesma do país, intervenção Federal na CBF, banindo toda essa corja de lá, fazendo uma limpeza geral e reorganizar tudo. A intervenção do país, tem que ser Militar.

    • janca

      Aí já discordo.

  • Mario

    estranho é a globo perder audiencia e não exigir mudanças ……

    agora o BSFC dá mesma forma q foi apoiado agora tem q ser criticado e suas lideranças cobradas pela impressa , tem colocar seu Rogerio Ceni , Fernando Prass , Alex na berlinda e prensado na parede sempre q reclamarem de qualquer coisa sobre futebol.

  • rafael

    Olá Janca!

    A CBF e o STJD e algumas Federações andam na contramão do Bom Senso. Confesso que o Futebol, antes apreciado, está se tornando algo ruim. Agora estamos na era das liminares sem fim, culpa da CBF e do STJD. Espero sinceramente que os clubes consigam romper o elo com esta entidade podre chamada CBF. Será que um dia o Futebol aqui no Brasil voltará a ser motivo de prazer?

    • janca

      Oi Rafael. Infelizmente acho dificílimo que rompam o elo com a CBF ou lutem para mudar a estrutura de nosso futebol. Os clubes, digo. Inclusive porque na eleição para a presidência da entidade todos votaram pelo continuísmo. Só não votou o Figueirense, por conta de uma liminar que o tirava da Série A, depois cassada na Justiça. Abs. e uma boa quarta pra você, Janca

  • alex afonso

    Vampeta estava certo, eu estava certo qnd falei a vc no início do ano, bom senso é só pra otário acreditar…

MaisRecentes

Goleiro são-paulino



Continue Lendo

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo