Salve Fogo



Já escutei hoje no rádio repórter apontando o Botafogo como um dos candidatos ao rebaixamento do Brasileirão. Sinceramente, espero que não, embora a situação do clube seja preocupante.

Não por conta da estreia, derrota para o São Paulo, fora de casa, acontece, mas pelo início do ano, com péssima campanha no Estadual do Rio e eliminação precoce na Libertadores.

Fora que segue complicada a questão econômico/financeira do Fogão, que atrasou salários, teve receitas bloqueadas e enfrentou protestos de seus jogadores, o que mostra que o clima não anda nada favorável. E parte da oposição ainda quer o impeachment de Maurício Assumpção, sinal de que o ambiente está tenso.

Mesmo assim ainda considero prematuro apontar o Botafogo como candidato ao descenso. Tivemos, afinal, apenas uma rodada no Brasileiro, que será interrompido para a Copa, quando teremos uma nova fase do campeonato, que pode ser bem diferente da primeira.

Fogão à parte, gostei das atuações de São Paulo e Fluminense na rodada de abertura da Série A.

O time do Rio atropelou o Figueirense e, especialmente do meio para a frente, conta com bons jogadores, alguns dos quais podem fazer a diferença.

Já o São Paulo, que como o Fluminense tem tudo para fazer bom campeonato, ainda comemora as belas atuações de Ganso e Pato, por quem torço bastante, além da boa notícia que foi a entrada de Boschilia como titular.

Faz bem Muricy Ramalho em começar a olhar com carinho jogadores vindos da base. O Corinthians, que foi mal em Uberlândia, bem que poderia fazer o mesmo…



  • jonas alves de oliveira

    Amigos que o Botafogo e serio candidato a serie “B” já havia falado deste do tempo que a diretoria dizia que a prioridade era a Limbertadores. agora espero que não seja tarde, e não foi a luz amarela que acendeu a vermelha ja esta piscando rumo a serie “B” 2015

    • janca

      Espero que você esteja equivocado, mas pelo sim, pelo não é bom acender o sinal amarelo. Mas ainda acho que há times piores. O que preocupa, porém, é a situação financeira, que pode refletir no campo.

      • João Lima

        Além da situação financeira, o Botafogo sofre com a presença de Eduardo Húngaro na comissão técnica, jogadores em fim de carreira como Emerson, Edilson, Bolívar, Julio Cesar, Junior Cesar, Marcelo Matos, Renato, Ferreyra, Jorge Wagner, jogadores sem qualidade técnica como Dankler, Airton, Rodrigo Souto, Edilson, Wallison, Sassá, Yguinho, Ferreyra, Helton Leite. Sofre, ainda, com a queda estrondosa de rendimento de Dória, Gabriel, Lodeiro. Enfim, faz-se necessária uma reformulação quase total do elenco. Não há jogador inegociável. Se houver proposta, o Botafogo deve aceitá-la agora, sem esperar por uma possível valorização após a Copa. (É mais provável que haja uma perda acentuada de valor.) A luta será para fugir do rebaixamento, o que será muito difícil, mas não percamos a esperança. Vamos torcer até o fim para escaparmos da série B.

  • gilberto

    Meu caro Janca, seria salve fogo ou salvem o fogo? pois acho que a segunda hipótese seria mais viavel. E se a salvação não vier logo, talvez será tarde de mais. Quanto a questão financeira e juridica, só chegou a este ponto graças a ” incompetência” administrativa do SR. MA que ao deixar de pagar os acordos já alinhavados e a incompetência em conseguir patrocinadores que vendam suco e e outros em processo de falência, que para fechar a mesma diretoria, pega o refugo do futebol, jogadores em fim de carreira ou os fim de feira, e ai Sr. Janca que me desculpe o trocadilho mais esse grupo ao invés de tocar a bola uns poucos tocam a bola e recebem uma JACA.

    • janca

      É, talvez o melhor fosse “Salvem o Fogo”, mas o campeonato mal começou. Sobre a Libertadores achei certo priorizar o torneio e lamento que a vaga tenha escapado por tão pouco. O time vacilou muito nos últimos dois jogos.

  • Marcelo Mancini

    Sobre o Botafogo é prematuro dizer que irá mal por uma rodada apenas, para São Paulo e Fluminense não é prematuro dizer que farão boa campanha, ja devem ter jogado umas 10 partidas pelo Brasileirão e eu não vi. Botafogo foi mal no estadual, São Paulo e Fluminense foram muito bem nos seus estaduais, acho que foram campeões não foram???????? Na Libertadores o Botafogo foi eliminado precocemente, mas me diga qual time brasileiro está bem na Libertadores, talvez o Grêmio, quem sabe, mas também não está lá essas coisas. Qualquer um dos representantes brasileiros na Libertadores poderia ter saido na primeira fase.

    • janca

      Não disse que São Paulo e Fluminense farão uma boa campanha até porque não tenho bola de cristal. Apenas imagino que farão pelos jogadores que os dois times têm. Têm condições de ter um bom desempenho no Brasileirão. Mais do que muito time por aí…

      • benedito

        Os jogadores do São Paulo são Rògerio Cenni 42 anos, Luiz Fabiano 33 anos, Ganslento só sobra o ainda projeto de jogador Pato. Se esses jogadores estivessem no Botafogo tratariam com tratam hoje o Jorge vagner, wallison etc. esse mesmo time do São Paulo com exceção do pato escapou fedeno do rebaixamnto ano passado.

  • nimbo

    Queria ver esses merda no flamengo
    ou Corinthians.No botafogo só sabem
    cobrar no blog.Time museu.

  • Thiago Junior

    O Botafogo não é muito pior que o resto de Rio e São Paulo. A única certeza é que o time reserva do Cruzeiro vestia a camisa de titular em Flamengo, Fluminense, Botafogo, Palmeiras e Corinthians. Vou deixar o São Paulo, só pela força dos nomes, mas não estão jogando nada também.

  • JECCP

    Janca, o Botafogo é candidato ao rebaixamento sim, mas não digo isso por causa do jogo de ontem. Digo isso porque não temos time realmente. Não temos um bom centroavante, não temos um atacante rompedor. Falta lateral esquerdo, falta zaga reserva, zaga titular já obsoleta. Falta armadores, faltam reservas para o meio. Resumindo, temos apenas um excelente goleiro e só. O time é fraco, sem reservas, e um time que não corre e tem vergonha na cara, não tem vontade nenhuma de ganhar os jogos. A maioria em final de carreira, vão correr para que ? Muitos deles ricos, vencedores de vários campeonatos, vão correr para que ?
    Nosso time é envelhecido.
    O clube não tem estádio, não tem diretoria. Com essa diretoria, nós torcedores temos que rezar para em dezembro não sermos rebaixados. Por favor, apesar de muita coisa errada, não culpem os jogadores, árbitros, torcedores e imprensa. O culpado de tudo isso é nossa fraquíssima diretoria.

  • Nelson

    …..Ninguém pode trabalhar sem salário e jogador de futebol não é diferente,mas, ano passado houve um período em que os salários estavam rigorosamente em dia e tinha jogador tirando o pezinho das divididas então não justifica….agora, discordo que esse grupo seja vencedor, tirando uns 3 o resto é tudo refugo, rejeitados de outros clubes…….Mancini é bom técnico mas vai suar sangue pra dar jeito nesse time…..Sem contar a total incompetência dessa diretoria que nos colocou nesta situação…..è lutar pra ficar no meio da tabela e olhe lá, tomara que eu esteja errado….

  • JULIO CESAR LEITÃO

    o Wagner Mancine foi o técnico que rebaixou o Guarani que até hoje nunca mais voltou.

  • Maurício de Manaus

    Caro JANCA!
    Estou com mau pressentimento em relação ao ano de trabalho do Botafogo. Não sei que consequências teriam, mas acho que a diretoria do Clube deveria pensar em “fechar as portas” este ano, ou seja, entrar em acordo com a cbf, com os jogadores/funcionários e com a equipe técnica, retornando quando o Engenhão for devolvido. pois teria um ganho a seu favor com o Estádio reformado. Estão tentando esticar uma situação, que está transparecendo insolúvel. Não têm recurso para nada, como gerir um negócio, que está praticamente falido? A diretoria devia entrar em negociação com as partes envolvidas e afastar-se das competições; declarando-se incapaz de cumprir com os seus contratos momentaneamente; desta forma os jogadores estariam livres para acertarem novos contratos com Clubes, que lhes pagassem o trabalho executado. Simples assim…
    Cito isto com o coração mais do que apertado, mas acredito ser o caminho mais honrado a ser seguido, pois, infelizmente, não temos “padrinhos”!
    Saudações Alvinegras enlutadas!

    • janca

      Também não é pra tanto, embora a situação seja mesmo complicada. Mas quem deveria pensar em dar um tempo era a Lusa. Nosso futebol anda mal, os clubes deveriam cuidar melhor de suas finanças. Até por isso a ideia do fair play financeiro é interessante. Abs.

  • Goiásfogo

    IMPEACHMENT DE TODA ESSA DIRETORIA DE MALAS VAGABUNDOS JÁ!!!
    E TEM QUE HAVER UMA TOTAL REFORMULAÇÃO DO ELENCO, ESSES COME E DORMES MEDÍOCRES NÃO PODEM CONTINUAR ENVERGONHANDO E SUJANDO O MANTO SAGRADO ALVINEGRO, E DENEGRINDO A IMAGEM DO CLUBE.
    FORA CAMARILHA DE INÚTEIS MEDÍOCRES, NULIDADES PÉSSIMOS DE FUTEBOL. BANDO DE PERNAS-DE-PAU.
    A SEGUNDONA COM ESSA DIRETORIA DE BILTRES BANDIDOS, E ESSE ELENCO NOJENTO SEM BRIO NEM VONTADE, RUIM DEMAIS, SÓ CONSEGUE GARANTIR A SEGUNDONA EM 2015.
    OUTRA COISA, ESSES BOSTAS DESSES JOGADORES SAFADOS, TEM QUE PARAR DE SE COMPARAR OU SEREM COMPARADOS COM TRABALHADORES DE QUALQUER CLASSE PROFISSIONAL. POIS SE QUALQUER TRABALHADOR QUE TENHA OS PÍFIOS DESEMPENHOS E OS RESULTADOS MEDÍOCRES QUE ESSA CAMBADA APRESENTA ANO APÓS ANO, JÁ TERIAM PERDIDO SEUS EMPREGOS POR JUSTA CAUSA A MUITO TEMPO, E SEM CONTAR COM OS FAUSTOS SALÁRIOS QUE ESTES SEM VERGONHAS GANHAM.

    • janca

      Mas se ganham bem é porque os dirigentes toparam pagar tais salários. Comprometeram-se a tal. Mau desempenho em campo não justifica o atraso no pagamento, né?

MaisRecentes

Verdão vai às compras



Continue Lendo

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo