O desabafo de Juvenal



Entre erros (muitos, especialmente no último mandato) e acertos, Juvenal Juvêncio deixa a presidência do São Paulo com uma visão pessimista do futebol brasileiro.

Apesar de ser amigo de José Maria Marin e Marco Polo Del Nero acha inconcebível a eleição da CBF ter candidato único e a entidade estar acima do bem e do mal, sem fiscalização de um órgão como o Tribunal de Contas da União ou algo do gênero.

Vê a seleção cada vez distante do chamado torcedor comum e acha que ela pode ter problemas não só nessa Copa como nas futuras, quando talvez nem entre mais como uma das favoritas.

Sobre a situação dos clubes brasileiros sua visão é ainda pior. Em entrevista à “Folha”, foi muito claro. Chegou a dizer que “o futebol está liquidado (porque) paga o que não pode pagar”. E disse que “não adianta falar que os clubes não quebram porque sempre tem uma sexta-feira na vida da gente”, referindo-se a um dia mais complicado.

Disse que o futebol está no estado calamitoso em que se encontra devido à má gestão, porque “os dirigentes atropelam a razão (e) não vamos sobreviver do modo como está”.

Sobre o Brasileiro deste ano tem dito a interlocutores que deve ser pior do que o do ano passado. Aposta em queda de receitas e público fraco, perda de credibilidade pelo imbróglio que marcou o desfecho do de 2013, falta de interesse, poucas novidades em termos de reforço, um provável fracasso, enfim.

Na saída, Juvenal mostra momentos de lucidez. Que deveriam servir de alerta para os demais dirigentes. Mas pelo jeito eles não esperam uma sexta-feira ou um dia ruim e acham que, mesmo gastando o que não têm, uma hora o governo socorre e os salva da agonia. Será? Espero que não. Porque eles deveriam ser um pouquinho mais responsáveis, o que, convenhamos, parece difícil. O Botafogo, que atravessa uma das maiores crises econômico-financeiras de sua história, que o diga. Mas não só ele, não só ele…



  • Cleibsom Carlos

    Só há uma palavra para descrever a retórica do Juvenal: HIPOCRISIA!!!!Ele esteve à frente do S.Paulo durante anos e fez muito pouco de diferente dos presidentes dos outros clubes, além de ter feito de tudo para eleger seu sucessor e continuar mandando no tricolor…O dito cujo usa de um cinismo enorme para falar algo sim e não cair na gargalhada da cara daqueles que acreditam na sinceridade do “desabafo”!

    • janca

      Ele cometeu muitos erros no São Paulo, entre eles a defesa de mudança no estatuto que lhe permitiu um terceiro mandato e a ingerência indevida no futebol, que anda aos trancos e barrancos de uns anos pra cá, mas isso não tira a legitimidade de suas críticas ao atual estado do futebol brasileiro. Que está muito complicado mesmo.

    • Thiago

      Disse tudo agora.

      Ele até chegou a romper com a CBF mas em momento algum articulou algo para derrubar os ditadores que la se encontram, tenho certeza que se ele tivesse sentado pra tomar uma com o Sanchez poderiam ter formado uma chapa muito forte para tirar essa velharia da CBF. Mas ao inves disso na primeira oportunidade voltou correndo para os braços da CBF e mostrou apoio a atual direção.

      Então reclamar ou falar qualquer coisa agora é facil. Isso é conversa de torcedor e em qq conversa de buteco chegamos as mesmas conclusões que ele. Não precisa conviver neste meio para ter este pensamento, mas quem esta la deveria fazer algo para mudar.

      Já imaginaram uma chapa de oposição formada por clubes como SPFC, Corinthians,Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Gremio e Inter?? Acho que são os clubes que em algum momento se rebelaram contra a CBF, poderia não ganhar as eleições mas ia fazer muito barulho…

      Enquando isso tudo continua na mesma…afinal se o Del Nero morrer o Marin como vice mais velho assume de novo…

      E assim caminha a mediocridade…

      abs

      • janca

        Parece piada, mas é verdade. Se o Del Nero se afastar o vice mais velho é justamente José Maria Marin. E o filho do Sarney está lá na chapa. Como estava nos tempos de Ricardo Teixeira. Sobre uma chapa de oposição formada pelos clubes que você cita e outros mais infelizmente é inviável, porque cada agremiação pensa apenas no próprio umbigo, com uma ou outra exceção. E assim o mesmo grupo segue no poder, mandando e desmandando.

        • Cleibsom Carlos

          Janca, estou cansado destes “políticos” que quando não estão no poder criticam tudo e todos e quando estão dentro desse mesmo poder fazem exatamente aquilo que tanto criticavam anteriormente nos seus “opositores”. Basta dessa laia! Não dá mais!!!!!!!!!

  • Lucius

    Despedida melancólica eu diria para um homem que já viveu dias melhores como dirigente. Essa visão que ele vê sobre o momento do futebol reflete o que foi sua gestão, deixou o lado profissional de lado e virou uma figura fol

    • Corinthiano

      Obrigado por tudo Juvenal.
      Na sua gestão o Corinthians foi campeão da segunda divisão, da Copa do Brasil, duas vezes do Paulistão, do Campeonato Brasileiro, da Libertadores, da Recopa, do Mundial da Fifa e de quebra levou duas Copas São Paulo de Juniores. Construiu CT e agora tem um dos estádios mais luxuosos do mundo, graças à prepotência saopaulina.
      O São Paulo só ganhou meia Copa Sul-Americana e o estádio continua sem teto.
      Adoramos o Jujú… uhú! Vai fazer muita falta.

      • André

        Que estadio?ele é da construtora,vai te que paga o carnezinho,senão teremos um novo pacaembu.

  • WAGNER

    CONCORDO COM CLEIBSOM, POIS SE ESTÁ TÃO RUIN ASSIM, PORQUÊ NÃO NÃO DIALOGOU MAIS E SE IMPÔS MENOS? ENGRAÇADO, MAS SE FOSSE UM DUALIB DIZENDO ISSO TODO MUNDO IRIA CAIR DE PAU, MAS COMO É DO SÃO PAULO, NEM A PAU, JUVENAL…RS
    NÃO DISCORDE DE ALGO QUE DISSE MAS AGORA QUE CABRAL CHEGOU ELE GRITA QUE DESCOBRIU O BRASIL? FÁCIL DIZER QUANDO ESTÁ FORA, DIFÍCIL É FAZER QUANDO ESTÁ DENTRO!
    ELE NÃO FOI SÓ HIPÓCRITA, FOI MESQUINHO COM QUEM PODE ASSUMIR O SPFC. ACHA QUE PODE PERDER A ELEIÇÃO POR CULPA DO SEU SUCESSOR SER MUITO BOCA MOLE…

    DAQUI UNS DIAS SE O CARA DA CHAPA DELE ASSUMIR ELE DIZ QUE SÓ O SPFC QUE SE SALVA DE TUDO QUE ELE FALOU… VAMOS VER…

  • Lucius

    Despedida melancólica eu diria, para um homem que já viveu dias melhores como dirigente. Essa visão que ele vê sobre o momento do futebol reflete o que foi sua gestão, deixou o lado profissional de lado e virou uma figura folclórica com declarações polêmicas e brigas. A arrogância falou mais alto. O futebol brasileiro deu uma boa resposta em relação a receitas, renda, público, marketing etc. e quem souber gerenciar de maneira correta suas agremiações, não quebra tão fácil como ele salientou. Basta saber gerenciar, coisa que ele esqueceu no passado.

    • janca

      Não estou defendendo a gestão do Juvenal, muito pelo contrário, apenas o discurso dele sobre a falência do futebol brasileiro. Não chegamos a tal mas se algo não for feito uma hora vamos ter clube fechando, sim.

      • Lucius

        Concordo!

  • Rodrigo Santos

    Juvenal é um parasita do futebol! O futebol brasileiro agoniza sim, mas muito da agonia se deve ao próprio Juvenal. Em uma crise de “honestidade” a lá Roberto Jeferson, Juvenal culpa a todos menos a sí mesmo pela bagunça que toma de conta do esporte preferido do brasileiro. Eu particularmente, como fã de futebol desde a infância estou mudando de mercado, como todo consumidor consciente deveria fazer. Estou acompanhando o futebol europeu (em maior proporção às pelejas tupiniquins). É apenas um movimento natural devido a falta de segurança nos estádios, péssimas coberturas inclusive no pay-per-view, horários ridículos para as partidas, imbróglios jurídicos e viradas de mesa, arbitragens confusas e árbitros despreparados, superfaturamento de obras e desvios de patrocínio e outros graves problemas de gestão do futebol. Não que eu acredite que lá não exista nada disso, mas pelo menos eles se interessam em melhorar o produto que vendem ao consumidor, no caso EU!!!

  • Mario

    complicado , o Juju é uma pessoa na impressa e outra longe das cameras , aquele tipo “cachasseiro” q faz nas entrevistas esconde muito coisa , foge de muitas respostas .

    ele defende muitas coisas da boca fora para os bobos cairem na dele , mas mantem uma semi-ditadura sendo implacavel com quem discorda dele ,sem falar nos gastos afinal dias atras foi noticiado que o SPFC pediu um adiantamento de milhões a globo e não explica aonde foi o dinheiro da venda do lucas ,ai vem falar dos outros clubes?

    • eden

      vc falou BOBOS os unicos BOBOS ipocritas que acreditam que esse time são paulo é a coisa mais maravilhosa é os proprios BOBOS SÃO PAULINOS..todo tipo de noticia eles escondem da torcida, só mostram coisas belas…o ditador só esta ai graças a justiça. a midia sempre esqueçe de falar isso…SÓ ENGANAM OS BOBOS…QUE NÃO CONHEÇEM FUTEBOL E HISTORIA….FIKA JUVENAL GARDENAL CACHAÇEIRO…..

      • JohnnyFox

        Isso que você utilizou é, por acaso, português?

    • WAGNER

      ENTÃO MÁRIO, ESTE É O RETRATO DO FUTEBOL NUM TODO. SOU CORINTHIANS, MAS ABOMINO O PRESIDENTE DO CORINTHIANS E ACHO O PRESIDENTE DO SANTOS FRACO. O DO PALMEIRAS É UMA GRATA SURPRESA. MAS AINDA É POUCO PARA ESSE NEGÓCIO CHAMADO FUTEBOL. MARIN MANDA E DESMANDA E DEL NERO É UM DINOSSAURO. ACHO QUE A ÚNICA SOLUÇÃO É O GOVERNO INTERVIR APÓS A COPA E NEM QUE FIQUEMOS FORA DE LIBERTADORES E CAMPEONATOS INTERNACIONAIS, MAS QUE SE LAVE A ALMA DO FUTEBOL. COMO PODE UM CLUBE COMO SÃO PAULO, CORINTHIANS, FLAMENGO TER DÍVIDAS TÃO ABSURDAS QUANTO TÊM HOJE. A ALGUNS DIAS ACHAVA QUE A LIGA DE FUTEBOL SERIA UMA BOA, MAS SÓ VAI TIRAR DA MÃO DE UM TIRANO E DAR A OUTROS. INFELIZMENTE O GOVERNO TEM O RABO PRESO COM ALGO QUE NÃO POSSAMOS SABER, POR ISSO NÃO TOMA ATITUDES. FRACOS SOMOS NÓS, QUE TORCEMOS, PAGAMOS, ACREDITAMOS E A REALIDADE É QUE ESTÁ TUDO COMPROMETIDO COM ALGUM FAVOR DEVIDO…

      • francisco correia

        parabens,foi o comentario mais lúcido

  • tricolor do morumbi

    O Juvenal fez um ótimo trabalho no SPFC. Para nós, ele foi um dos grandes presidentes que o tricolor teve em toda a história. Agora doente, já não pode ajudar o São Paulo FC. Que Deus o abençoe…

  • joe LHP

    Larga de ser inocente Janca kkkkkkkk , esse aí é aliado do Marin, até golpe na FPF já executaram juntos, comprou votos nos bambis, comprou parte da imprensa as vésperas das eleições pra mostrar a maravilhosa máquina de chicletes, outro veículo até associou “erroneamente” o candidato da oposição com uma outra pessoa que respondia processo em um escândalo na Santa Casa do Rio, jogo sujo pra colocar um dos seus maiores puxa sacos dele, daí vem com essa falácia pra boi dormir, piada mesmo.

  • Trapizomba

    Caro Janca, pq os dirigentes deveriam ser um pouquinho mais responsáveis? Pq? Eles entram nos clubes, MAMAM nas tetas do clube, se enriquessem e vao embora. Qual o problema que ELES veem nisso tudo? NENHUM. E digo mais, se o povo tivesse a mesma oportunidade, faria a mesma coisa. Pq o problema do Brasil esta’ na gente. Eu e vc. Somos um povo de merda.

    O futebol esta’ apenas acompanhando a gente.

    Abs

  • Rlima

    Lusagate

    No Correio Braziliense de ontem, saiu uma reportagem sobre o caso Lusagate. O famoso maestro João Carlos Martins, fanático torcedor da Portuguesa, afirma “Soube que houve algum esquema de transferência de dinheiro. Se houve mesmo, a Portuguesa tem que ir para a Série C! É uma ofensa à torcida. Fui para a passeata, mas, quando vi essa história, tirei meu time de campo”.

    João Carlos Martins, Roberto Senise – Promotor do MP-SP e a própria Portuguesa estão saindo de fininho. O que foi descoberto para todo mundo tirar o time de campo? Vai ficar tudo por isso mesmo?

    • Cleibsom Carlos

      Rlima, se você acompanha os comentários desse blog já deve ter lido um dos meus e eu desde o começo do Lusagate estou dizendo que o Héverton foi escalado de propósito para beneficiar o Flamengo que havia feito uma besteira no dia anterior. Isso se deu porque, caso o Flamengo fosse rebaixado como deveria, o campeonato brasileiro de 2014 teria 3 grandes cariocas na 2ª divisão e isso a Globo nunca iria permitir. Nos bastidores o conluio foi firmado e é improvável que CBF e Globo não estejam envolvidas. Um acordo foi feito, a Portuguesa foi rebaixada devido a escalação do jogador irregular, milhões foram embolsados mas não pelo time do Canindé e Flamengo e Fluminense, este por tabela porque nada tem haver com a armação, foram salvos da segundona. A razão do silêncio da imprensa é um mistério para mim porque estamos diante da maior armação do futebol brasileiro e nada é publicado. Algumas máscaras estão caindo e, além da Portuguesa, o jornalismo também está sendo rebaixado neste lodo todo.

    • janca

      É o que eu pergunto também. Porque se foi descoberto algo tem que ser tornado público. Se houve suborno, por exemplo, quem recebeu e quem pagou? As duas pontas têm de ser punidas. Mas até agora segue tudo na especulação… E a quantas andam as investigações do MP? O torcedor brasileiro precisa de uma resposta. A credibilidade de nosso futebol anda baixa, muito baixa.

  • Neil Neri

    Janca,
    Se o JJ sai ao final de seu mandato sem burlar o estatuto seria o principal nome da história do SPFC fora de campo.
    Pena que algo chamado vaidade tomou conta.

  • kamikasccp

    As bambis tinham que escolher entre ” AI , DAR ” e Ab ” Da – lah “………muitas delas afirmaram que tanto faz ….== O IMPORTANTE EH DAR !!…..sorry fregaysia !!!!

  • kamikasccp

    Bambis , o ” timinho da piada pronta “…..ontem elas escolheram ” AI , DAR ” !!!!!!!

  • kamikasccp

    As Bambis comemoram ….logo , logo ” terão o maior estadio descoberto de São Paulo “.!!!!!!…

  • kamikasccp

    NESTE MILENIO O ITUANO TEM O DOBRO DE TITULOS PAULISTAS QUE AS BAMBIS !!!!!….SORRY FREGAYSIA !!!!!.

  • Eduardo Dias

    A administração dele não condiz com os comentários feitos por ele, apesar que os comentários pra mim são certeiros… Vejamos: Corinthians paga R$ 800.000,00 pro Pato, não aguentou, passou pra frente a ainda paga R$ 400.000,00 reforçando o rival que por sua vez gasta uma fortuna de salários para daqui a 1 ano o jogador retornar para o Corinthians!!!!..kkkkkkk.. não estamos falando do futebol português não e sim do brasileiro… O Santos com o Leandro Damião, arrumou uma dívida de R$ 42.000.000,00 que será paga corrigida a Doyen e que deve girar na casa dos R$ 60.000.000,00 isso sem contar o salário… O Palmeiras…. Esse cá pra nós, não revela ninguém, não ganha nada e se bobear não renova com o Kardec… O Juju tem razão nas palavras… Mas ele na adm. não fez nada diferente dos que os Odilios, Tirones e outros fazem….

MaisRecentes

A mágoa de Ceni



Continue Lendo

Alerta a Raí



Continue Lendo

Os erros do Verdão



Continue Lendo