Um Barça apagado



Para mim foi surpresa a atuação pífia do Barcelona em Madri. O time acabou aniquilado pelo Atlético, que teve um começo de jogo incrível, muito bem comandado por Diego Simeone, fez 1 a 0 e poderia ter anotado ainda mais gols, não fossem três bolas na trave.

Ok que a ausência do goleiro Valdés, que se contundiu e só deve voltar a atuar na metade do segundo semestre, atrapalha, assim como a fase espetacular do Atlético tem de ser ressaltada, mas nada disso justifica o fraco desempenho do time catalão.

Neymar ainda teve um bom momento no primeiro tempo, quando caiu pela esquerda, fez bela jogada e tocou para Messi, que errou na finalização.

O argentino, aliás, jogou muito aquém do que pode. Neymar, apesar de muito elogiado por alguns no confronto em Madri, para mim também deixou a desejar.

E ficam várias perguntas no ar.  A pressão sobre os dois na Copa será enorme. Como se sairão no Mundial? E o Barcelona no Campeonato Espanhol? Afinal lá a equipe também corre atrás do Atlético, que segue, por pouco, mas ainda segue, na liderança do torneio nacional. E o futuro de Tata Martino? Perguntas, perguntas…



  • Mario

    Valdez não fez falta , o seu substituto não comprometeu e ate salvou no time no segundo .

    para mim não foi surpresa , Barcelona já esta em decadencia a um bom tempo , não soube se renovar é um time envelhecido e Guardiola faz falta .

    o Atletico de Madri esta evolução desde do ano passado , Simeone é um nome de treinador a ser observado , ele sabe extrair o melhor dos seus jogadores .

    Messi e Neymar não sera problema para a copa , mas Xavi e Iniesta não são os mesmo de 4 anos atrás , esses são problema p/a Espanha.

    • janca

      Acho que você tem razão, Mario, se bem que para mim confesso que foi uma certa surpresa, sim. Esperava mais do Barcelona diante do Atlético. Mas de fato talvez o time não tenha conseguido se renovar como deveria. E não poderá contratar, punido que foi pela Fifa, nas duas próximas janelas. Espero que Messi e Neymar se saiam bem na Copa, mas de fato Xavi e Iniesta talvez não repitam as atuações de quatro anos atrás. Abs.

  • raphaeltj

    Muito simples.

    Barcelona, não tem uma defesa muito sólida. Quando sai na frente do placar seus jogadores rapidos como neymar, sanchez, fabregas, pedro e messi infernizam e conseguem mascarar os problemas defensivos que a equipe tem. Jorge alba não é um excelente marcador, assim como daniel alvez também não. Mascherano não é zagueiro e tem uma estatura muito baixa, além do fato de que batra o substituto de piqué não esta alinhado com o time, pois é reserva e quase não joga. Busquets tem que dar o combate sozinho, pois apesar de Iniesta ajudar, Xavi não é nem de longe, o mesmo veloz armador e nao compõe o meio como deveria. Neste caso quando os zagueiros e defesa incluindo os laterais ficam no mano a mano fica um um buraco que pode ser trabalhado pelos rivais, como o atletico e como fez o bayer ano passado que tem um excelente volume de jogo, é mais compacto e trabalha nos erros dos adversarios. O time do barcelona é bom, mas não tem um sistema defensivo hoje adequado, alba e alves atacam e não pensam na defesa que é fraca e fica exposta.

    No futebol americano existe uma expressão. Ataques ganham jogos, defesas ganham titulos. se olharmos os semifinalistas. Bayer, atletico, chelsea e real madrid. Todos tem atualmente um sistema defensivo muito solido, talvez o menos consistente seja o do bayer devido a seu poderoso ataque e estiloso de jogo. Chelsea e atletico de madrid, vão ser adversarios durissimos nessa fase. Apenas deixo uma ressalva ao psg. Embora tenha uma zaga de respeito, os laterais e meias ainda deixam a desejar, e cavani não vem tendo uma boa temporada.

    • Tato I

      A defesa do Barça é lamentável, ficaram esperando Puyol e até agora nada. Piquet mediano, Masche volante improvisado há temporadas. Bartra promete, masi ainda falta bagagem. O meio campo concordo com você, apenas Iniesta parece estar recuperando seu bom futebol.

  • Tato I

    O Atlético foi merecedor. Time menos vazado da Champions, com um retrospecto incrível dentro do Vicente Calderon. Se tiver fôlego poderá ser campeão do Espanhol e aspirar pelo título da Champions. O Barcelona deixou escancarado a tão falada “messidependência” desde os confrontos com o Bayern na Champions passada e se não teve Valdez (o Pinto não passa segurança para o time) o Atlético estava sem dois titulares absolutos: Diego Costa e Arda, com a agravante de não possuir um banco de reservas como o do Barça. Alba foi um dos melhores, apoiou e recuperou inúmeras bolas na sua lateral. Neymar mediano e o resto lamentável. O Cholo colocou o Tata no bolso.

    • janca

      O Atlético foi merecedor, sim. E a mim aqueles 18 minutos iniciais surpreenderam muito. O time estava arrasador. E acho que surpreenderam o Barcelona também. E o Tata Martino, que não tem feito um bom trabalho.

  • Cleibsom Carlos

    Para mim o que decretou o fim da “era Barcelona”, o do Guardiola, foi a elimição do time para o Chelsea na Liga dos Campeões do ano retrasado. Os 7 x 0 agregados que o time levou do Bayern apenas fechou a tampa do caixão…De repente a Diretoria pensou que estes fatos foram acidentes e não se mexeu como deveria. O desgaste que houve entre o técnico e o elenco não teve como ser contornado e ele agora está testando seus conceitos no Bayern, o novo “melhor time do futebol mundial”. Tudo na vida é cíclico e a “era do Barcelona” acabou, resta aos torcedores do time encararem a realidade ou viverem de nostalgia!

    • janca

      Não sei se acabou, mas que está em xeque, está.

  • Fabricio

    A troca dos técnicos pós-Guardiola se mostraram ruins, mas o Tata Martino foi um erro escandaloso. A evidente falta de contratações de zagueiros é ridícula. A negociação cheia de mistérios do Neymar. E por fim, a punição imposta pela FIFA fecha com chave de ouro a mágica do Barça.

    Acho que vai demorar uns bons 3 anos para esse Barça se reerguer.

    O time está envelhecido. Venderam mal o Thiago Alcântara, que era o jogador mais parecido com a dupla Xavi-Iniesta. O time não tem zaga. Puyol aposenta. Valdez vai sair. Xavi não é mais o mesmo. Iniesta vive se machucando. Assim o time irá viver dos lampejos individuais de Messi e Neymar, e até poderá ganhar um ou outro campeonato, mas sem o intenso brilho de outrora.

    Uma pergunta, Janca:

    A punição da FIFA vale também para a contratação de um técnico? E emendando outra: Simeone não cairia bem no Barça? Quando o Tito Vilanova saiu ele foi especulado, mas preferiram o outro argentino, que agora se mostra um técnico fraco.

    Meu palpite é que ou Chelsea ou Atlético levam essa champions, apesar do favoritismo de Bayern e Real.

    • janca

      Já eu não consigo ver um favorito. Dos quatro talvez o que tenha menos chances seja o Chelsea, mas agora tudo é possível, Fabricio. E o Atlético tem se destacado muito, não só na Liga dos Campeões, mas também no Espanhol.

  • Fabricio

    Janca,

    agora falando especificamente de um jogador: Daniel Alves…como caiu o futebol dele!!! E como ele está cada vez mais arrogante, nas entrevistas, comemorações de gols e declarações!!

    Muito se falou da falta de centroavantes na seleção (para substituir o frágil fisicamente Fred), mas o que mais me preocupa na seleção é exatamente o Daniel Alves e o Júlio César.

    • janca

      Confesso que os dois também me preocupam. E tenho achado de fato o Daniel Alves muito esquentadinho, digamos assim.

MaisRecentes

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo

Verdão aflito



Continue Lendo