Flamengo eliminado



O Flamengo entrou confiante demais contra o León e acabou eliminado em pleno Maracanã na primeira fase da Libertadores.

Uma derrota merecida porque o León foi mais competente, entrou para jogar futebol, não apenas se defender, e foi preciso nos contra-ataques.

Revoltada, parte da torcida chamou o time de “sem vergonha” no final. Time que está na finalíssima do Estadual do Rio, para vermos o quão importantes andam nossos Estaduais…

Não acho que tenha faltado raça ao Flamengo, mas o time foi infantil e demonstrou nervosismo em momentos cruciais. Poderia ter terminado o jogo com pelo menos um atleta expulso, sem falar em André Santos, que marcou o gol, comemorou tirando a bandeira de escanteio e, claro, recebeu o amarelo ainda no primeiro tempo.

Deveriam ter servido de exemplos para o time carioca a derrota do Botafogo, no mesmo Maracanã, na semana passada, e a do Atlético-PR, também semana passada em Curitiba, jogo, que a meu ver, foi o grande responsável pela eliminação do time paranaense da competição.

Um primeiro semestre complicado para os times brasileiros, que renderam, na média, menos do que o esperado na Libertadores e nos Estaduais… Nem sei se servem como forma de as equipes engrenarem e ganharem ritmo de jogo.

É um calendário que tem de mudar. E semana que vem tem Brasileiro. Que não promete, aliás.

Cá entre nós, que diferença com os jogos da Liga dos Campeões… Não é à toa que muita molecada está mais voltada para o futebol europeu do que para o nosso. Olhos abertos…



  • Conde

    Janca, o Flamengo entrou em campo no Maraca, com o desbotado espírito brasileiro de libertadores: querer jogar bonito, driblar para os lados, sem foco, sem atenção, despreocupado com a defesa, falta de malandragem, perder pontos em casa.
    Libertadores é terra de ninguém, não adianta por mais técnica que seja a equipe, não entrar em campo com o espírito verdadeiro de libertadores: Malandragem, catimba, conquistar todos os pontos possíveis em casa, consciência que os juízes são caseiros e as arbitragens são ruins, foco e atenção total e objetividade nas ações de ataque e contra ataque. Não sou corinthiano, mas sou fã do Tite, pois ele implementou no Corinthians todas as qualidades acima e que foram fundamentais p/ o título de 2012 do Corinthians. Não adianta, temos que jogar igual aos nossos hermanos se quisermos objetivos sérios na libertadores.

    • janca

      Não acho que tenha faltado malandragem, como você diz. Acho que faltaram principalmente um estratégia e cabeça no lugar. O time entrou muito afoito e a defesa e a marcação voltaram a falhar.

    • geraldo silva

      Conde

      Fala sério, jogar bonito, técnica, tá falando de quem ? dessa BOSTA desse TIMECO do Flamengo, tá de sacanagem, não entende nada de futebol, é maluco ou comeu merda.

      Time LIMITADÍSSIMO, FRAQUÍSSIMO.

      O cracaço do time – Hernane, PORRA….., BOTINUDO, TROMBADOR, CABEÇUDO, o único mérito é que este não nasceu de cú para Lua, conforme o ditado, mas nasceu com a Lua dentro do cú.

  • Alexandre

    muito blá, blá, blá da torcida que libertadores é diferente, jogar com raça e tal. o time do flamengo é fraco pro nivel libertadores e ponto! além disso, o jayme errou na escalação do time e do banco de reservas e ainda mexeu mal. o time é inexperiente, talvez só elano, andré santos e alecsandro tenham vivencia de libertadores, é pouco… mas vida que segue, pro ambito nacional o time tem condições de fazer um papel digno, melhor que o ano passado pelo menos…

  • NIVALDO PEREIRA

    NIVALDO PEREIRA disse:
    9 de abril de 2014 às 23:38

    NIVALDO PEREIRA disse:
    30 de março de 2014 às 18:54

    NIVALDO PEREIRA disse:
    30 de março de 2014 às 10:04

    Ilustres flamenguistas,

    O quanto é chato ser repetitivo, mas infelizmente tenho sido quando afirmo que o time do Flamengo que começa com o apenas regular(nem sempre) goleiro Felipe ao oportunista Hernane é muito pouco para Libertadores, que para Hernane manter sua regularidade de fazer gols necessitava aquele time da Copa do Brasil todo montadinho com algumas contrações de experiência e qualidade, isto não ocorreu, então o Hernane parou de fazer gols, seu limite me parece ser aquilo que vimos. Seleção? estranhei quando se falou em Hernane na Seleção.

    Mas então, vimos um time ganhar de 3×1 da Cabofriense e todos reclamando de todos as suas falhas absurdas e primárias do sistema defensivo, tem sido assim repetitivamente.

    Jayme de Almeida foi zagueiro e não consegue dar jeito na defesa, aí fica impossível caminhar na Libertadores, eu falei impossível o Flamengo continuar na Libertadores pois já joguei a toalha no primeiro jogo, resta ao Jayme de Almeida se manter atento ao time do Vasco(acho será o finalista) e o seu técnico, para ganhar o Estadual, asseguro não será fácil.

    O jogo Flamengo 1×0 Vasco, quando comecei assistir o Vasco havia acabado de fazer o tal gol anulado, logo disse o Vasco faria o primeiro gol a qualquer momento e não deu outra, ou seja se não fosse o nosso gol que felizmente foi marcado poderíamos ter pedido aquele jogo.

    Levando-se em consideração que a defesa vai falhar, seja por falhas individuais(SAMIR,WALACE,JOÃO PAULO) seja por esquema defensivo equivocado sem proteção o Flamengo tem chance zero na Libertadores, só resta ficar atento ao Estadual.

  • NIVALDO PEREIRA

    Jayme de Almeida parece ser o único no Brasil a não está vendo e nem percebendo que falhas e gols que damos aos adversários tornam as coisas mais dificeis.

    Jayme nem fala dos erros da defesa, erros crassos que ele na condição de ex-zagueiro nao consgeue dar jeito, bolas altas na area do Flamengo é gol, os caras não sobem mesmo, nenhum deles e somente marcam a bola, isto é erro elementar no futebol meu caro Jayme.

    Domingo contra o Vasco na final, sente-se no banco e fique esperando zagueiro se corrigir sem que voce o oriente ajude.
    Meteu bola na area do Flamengo é gol, o zagueiro sempre falha, senão o goleiro falha.
    Domingo é último jogo e se falhar como estou prevendo será 3ª derrota na semana e o FIM>

    • Alexandre

      Fala nivaldo, sou seu fã desde os tempos de notinhas no extinto JS e no lancenet tb!!! esperava ansiosamente as suas cornetagens no jornal…bom rever o grande nivaldo e suas cornetagens!! Já ri muito com seus comentários!! Nivaldo silva, maior corneteiro do Flamengo!!! hahaha

  • NIVALDO PEREIRA

    Jayme de Almeida parece ser o único no Brasil a não está vendo e nem percebendo que falhas e gols que damos aos adversários tornam as coisas mais dificeis, o time do Flamengo leva gols em todos os jogos desde o Brasileirão de 2013 e tenho alertado jogo a jogo.

    Jayme nem fala dos erros da defesa, erros crassos que ele na condição de ex-zagueiro não consgeue dar jeito, bolas altas na area do Flamengo é gol, os caras não sobem mesmo, nenhum deles e somente marcam a bola, isto é erro elementar no futebol meu caro Jayme de Almeida, todos estão vendo.

    Domingo contra o Vasco na final, sente-se no banco e fique esperando zagueiro se corrigir sem que voce o oriente ajude.
    Meteu bola na area do Flamengo é gol, o zagueiro sempre falha, senão o goleiro falha e os cars fazem gols facilmente na defesa do Flamengo.

    Domingo é último jogo e se falhar como estou prevendo será 3ª derrota na semana e o FIM, fim do campeonato, Vasco campeão e fim da era Jayme.

    Estou afrmando isso quinta-feira dia 10 de abril de 2014, QUATRO dias antes do jogo final entre Flamengo x vasco
    NIVALDO PEREIRA
    SalVADOR-BAHIA

  • Fabio

    Ué, mas quando o Flamengo ganhou do poderoso Emelec do equador, não era o time da raça, da camisa, do amor???? o que aconteceu?

    • janca

      Contra o Emelec mostrou muita garra, sim, e ontem não faltou vontade. Mas raça por si só não ganha jogo. Ontem pelo menos não ganhou. O time cometeu erros infantis na marcação, falhas no posicionamento da defesa e deu muitas brechas para os contra-ataques precisos do León, que mereceu, a meu ver, a vitória.

      • geraldo silva

        Janca

        Para tudo tem uma desculpa – o Flamengo perdeu porque tinha torcedor com camisa azul/o Flamengo perdeu porque não fez Sol/o Flamengo perdeu porque não comi arroz no almoço, e blá, blá, blá/ blá ,blá blá, ti,ti,.ti/ti,ti,ti. PORRA dá um tempo.
        O flamengo perdeu porque não tem condições de ganhar, o outro time é melhor.
        Esse TIMECO É FRACO, FRAQUÍSSIMO, LIMITADO, HORROROSO

      • Robson Pacheco

        Me desculpe discordar Janca, mas na semana passada o Flamengo assistiu o Emelec jogar e achou um gol num contra ataque totalmente despretensioso, tanto é que o Negueba estava levando a bola pra lateral pra ganhar tempo, por sorte levantou a cabeça (coisa rara nele) e encontrou o Paulinho livre. Ainda que o adversário não tenha finalizado muito, rondou a área do Flamengo por 90% do segundo tempo.

        • janca

          Concordo com você, até por isso escrevi um post semana passada dizendo que a vitória do Flamengo tinha sido heroica. E foi mesmo. Mas achei que lá jogou melhor do que no Maracanã. E ainda semana passada eu frisava que o time, no Equador, tinha cometido algumas falhas defensivas graves, que poderia tê-lo levado à derrota. Ontem, infelizmente para o torcedor rubro-negro, elas se repetiram.

        • PIERRE CAETANO FERREIRA

          PACHEQUINHO…MELHOR SER ELIMINADO NA 1ª FASE DA LIBERTADORES DO QUE SER ELIMINADO NA 1ª FASE DO PAULISTINHA…E CUIDADO ESSE ANO COM O MANO, MESMO COM O ELIAS, O CHORINTHIANS CAI.

          • Robson Pacheco

            HAHAHA…o pequeno Pierre voltou…e quem diria, voltou justo quando o Flamenor foi eliminado de um grupo mais fraco que qualquer grupo do Paulista…hahaha
            Nada como um dia após o outro, ainda mais com uma eliminação anunciada desde o dia que conseguiram a vaga!!!
            Time horroroso, que sem o Elias, que carregou na costas o ano passado inteiro, é isso aí!!!
            Sobre ser eliminado na 1ª fase do estadual, talvez vc não se lembre do Flamenor no ano passado, né?! Já sair na 1ª fase da Libertadores, em “casa”, seu time tá mais que acostumado…hahahahahaha
            Timinho ridículo, não merece nem ser chamado de medíocre porque não consegue nem ser medíocre. ONCE CALDAS da Gávea!!!
            Pierritico, chuuuuuuupppppaaaaaaa!!!!

          • PIERRE CAETANO FERREIRA

            PACHEQUINHO, PASSADO NÃO ENTRA EM CAMPO…SERÁ QUE OS “CRAQUES” DO CORITNHIANS NÃO ESTÃO ENTENDENDO O QUE O MANO ESTÁ FALANDO?

          • Robson Pacheco

            Mas quem tá falando de passado?? Tô falando da realidade do seu time nas últimas Libertadores e no Carioca´s League do ano passado!!! Quem se gaba de um time que foi campeão há mais de 30 anos (com o reforço é você, e convenhamos, Ituano ou Penapolense conseguiriam ficar pelo menos em 2º num grupo com um time boliviano, um equatoriano e um mexicano, já o Flamenor não conseguiu ficar em 2º em nenhuma das 6 rodadas.

            Mas será que um dos “4 melhores elencos” do Brasil está entendendo o que o Jayme Guardiola está falando??

            Aliás, falando em sacanagem, parece que o 2005 não é mais a página mais vergonhosa da história do BR, né?! Papelão comprarem a Portuguesa pra cair no lugar do Flamenor….coisa mais feia!!!

  • t.

    janca,

    acho que o léo moura um representante digno do futebol brasileiro atual. jogando pelo flamengo, ele já foi eliminado cinco vezes da competição, e na maioria delas, em casa, sem ter chegado nem mesmo à semi-final. isso o abalou de alguma maneira? nenhuma. sequer uma vontadezinha de ir além. amanhã, se o flamengo voltar a jogar a libertadores com ele em campo, o discurso será o mesmo. porque bom mesmo deve ser ganhar o estadual.

    (acrescento algo que não compreendo: léo moura atual há quase dez anos pelo flamengo e durante todo esse tempo o clube foi incapaz de formar um jovem lateral pra substituí-lo. um excelente indicador de como são tratadas as categorias de base. lateral esquerdo, então, uma deficiência gritante do futebol brasileiro, nem pensar. pra quê?)

    pra mim, o problema do flamengo na libertadores é cultural. diretorias diferentes e o vexame é o mesmo. aliás, pra atual, importante foi ter enchido o “novo maracanã” com ingresso caro, porque o “resto”.

    • janca

      A questão dos preços dos ingressos está na pauta do dia. A tendência é que, em competições como a Libertadores, eles subam mesmo e o povão acabe excluído do espetáculo.

  • alessandro mendes

    janca, eu fui ao jogo. esse time do Flamengo não sabe jogar tendo que conquistar uma resultado. o time não tinha um cara que fizesse a distribuição do jogo, um 10. o flamengo foi completamente dominado durante os 90 minutos e “acho” os dois gols. o time do Leon mereceu o resultado e acho até que perdemos de pouco. o time estava dividido em 3 blocos sem qualquer ligação entre eles, tendo um buraco enorme entre o ataque e o meio de campo. não tinhamos time pra ser campeão? concordo plenamente. mais tinhamos time para chegar nas oitavas e com sorte nas quartas. paciência !!! estadual não me interessa e não tenho vontade alguma de ir ao jogo, incluvise, no jogo passado eu acordei e ja estava 1 x 0 pro vasco com 25 min do primeiro tempo… rs rs rs .
    faltou um Elias, Um Alex ( curitiba), um valdivia . só temos zaguueiros, laterais e atacantes medianos… precisamos de um craque com certa urgência !

    Abs,

    • janca

      Oi Alessandro, completamente dominado eu não diria, mas faltou criatividade, fora que o time pecou do ponto de vista emocional, foi muito afobado, errou na marcação e cometeu erros no sistema defensivo que já havia cometido no jogo anterior, apesar de ter vencido no Equador. Enfim, faz parte do jogo. Abs.

      • alessandro mendes

        sem dúvida nenhuma. não faltou vontade, faltou organização. o Flamengo não joga bem desde o jogo com o Emelec aqui no rj onde dominou o jogo quase todo. A diretoria não deve tentar contratar robinho, pato entre outros jogadores caros, mas não dá para contratar somente jogadores de ituano, avai, fortaleza… jogar em time de massa, seja ele qual for é muito diferente, a cobrança é enorme e a exposição também.
        jogadores viram craques da noite para o dia e depois viram perebas que não servem pra nada.

        Não sou seu fã, mais gosto do seu perfil de responder aos seus leitores. a maioria dos blogs apenas colocam sua opinião, abre espaço para debates sendo que não nos dão qualquer retorno.

        Abraço

  • Rlima

    Nenhuma novidade, afinal rir do framengo é fácil, dificil é para de rir. !!!!!

    framengo na Libertadores, nada, absolutamente nada é mais engraçado.

    rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs rs.

  • lee

    Quando debato futebol com amigos sou bem enfático em dizer que comparando o jogado aqui com o da europa, o que falta mesmo é profissionalismo. É inadmissível o que os times brasileiros fazem; vivem perdendo para equipes com investimento menores, seja em competição internacional ou no próprio brasileirão.

    Ano passado, por exemplo, cansamos de ver o Atlético mineiro perdendo pra times como o bahia, empatando com a portuguesa, por exemplo e no final do ano tinha um monte de gente dizendo que de repente daria pra ser campeao mundial. Ora bolas, os jogadores parecem que nao se concentram nas partidas. Lá fora dificilmente nós vemos os times grandes sendo derrotados pelos menores.

    E o pior que é quase sempre assim, todos os anos clubes de maiores investimento vão ficando pelo caminho, seja na liberta, no nacional. È tenso!

    • janca

      A diferença de nível técnico (e tático) de uma Liga dos Campeões para uma Libertadores é muito grande. Tem dado gosto de ver os jogos de lá. Da Liga dos Campeões, digo, os da Libertadores, nem tanto.

  • Janca o futebol praticado hoje no Brasil está ultrapassado, atualmente não se joga mais assim.
    O Bolivar que empatou aqui e ganhou do Flamengo lá, tem uma filosofia de jogo mais moderna que a nossa. Seu treinador é Argentino conterrâneo dos treinadores do Barcelona e do Atletico de Madri portanto.

    • janca

      Eu sou dos que defendem a contratação de técnicos estrangeiros para o futebol brasileiro, defendia inclusiva para a seleção. Oxigenar as ideias é sempre uma boa.

  • Zico

    Na verdade nenhum flamenguista com um pouco de conhecimento enxergava esse time passando das oitavas.. das Oitavas!! EMELEC BOLIVAR sinceramente é o fim não se classificar!
    Algumas coisas que fiquei surpreso : O time não correu tanto, não marcou a saída de bola do león pra MORRER do jeito que morreu logo aos 10 min do segundo tempo !!!!
    O Jaime vai continuar com sua panela de categoria de base tão fraca até quando??
    A diretoria não vai dar outra versão?? ´´NÃO MONTAMOS TIME PRA SER CAMPEÃO MUNDIAL EM 2014!“
    ?????? Então gastar mais de 10 milhões com Elias pra quê???
    Finalizando , o título do carioquinha será bom ou ruim???

    • janca

      Você tocou num ponto importantíssimo, a questão do preparo físico. Também me surpreendeu o fato de muitos jogadores do Flamengo, ainda no início do segundo tempo (ou já por volta da metade da etapa final), parecerem extenuados. Sobre o título do Estadual seria bom, claro, mas os Estaduais de hoje não têm o mesmo peso daqueles que vimos nos anos 70 ou 80.

  • Carlos Alberto Magnabosco

    Como o México fica na América do Norte, tem gente que não sabe por que os times mexicanos disputam a Libertadores. Eu sei…
    Vascaíno que sou, hoje pela manhã compreendi como nunca a força do verso de Chico Buarque: “Como é difícl acordar calado…”.
    fRamengo, CÁLICE!!!

  • PIERRI CAETANO FERREIRA

    COM O TIME QUE TEMOS TA BOM ATÉ DEMAIS…TEMOS UM DOS MELHORES GOLEIROS DENTRO DO FUTEBOL BRASILEIRO, TEMOS UMA GRANDE DUPLA DE ZAGA, ALIÁS SAMIR JÁ É O MELHOR ZAGUEIRO DENTRO DO FUTEBOL BRASILEIRO, LÉO MOURA É LÉO MOURA O MELHOR LATERAL DIREITO DENTRO DO FUTEBOL BRASILEIRO, AGORA O QUE FAZ O ANDRÉ SANTOS SER TITULAR? O JOÃO PAULO COM TODAS AS SUAS DEFICIÊNCIAS É MUITO MELHOR, AMARAL, MEU DEUS DO CÉU…O FLA MERECE UM VOLANTE MELHOR, MURALHA SE ELE JOGASSE O QUE PENSA QUE JOGA…NÃO DA PARA ELE ACHAR QUE É UM ZICO, O RESTO TA BOM…É ESSE O NÍVEL DO FUTEBOL BRASILEIRO, PELA MEDIOCRIDADE DAS DEMAIS EQUIPES O FLA É AO LADO DO GALO, CRUZEIRO E GRÊMIO OS FAVORITOS PARA O BRASILEIRÃO…E NA HORA DO DESESPERO ESPERAR O QUE DOS PÉSSIMOS NEGUEBA E NIXON…NÃO DAVA MESMO!

  • rafael

    Olá Janca. Ontem revivi as derrotas para América do México e Universidad do Chile. Mais um vexame deste time sem vergonha. Salvo neste elenco apenas o Felipe, Samir (que não foi bem ontem), Paulinho e Alecsandro. Leo Moura infelizmente está com os dias contados.
    Amaral não pode ser titular nem em time de pelada, marca mal, comete faltas tolas e erra passes simples. Elano nunca poderia ter entrado como titular ontem, estava meia bomba e o Jayme mais uma vez nos prejudicou com uma escalação equivocada, as invenções do Jayme estão prejudicando o Flamengo a algum tempo e ninguém fala nada. Espero que a diretoria invista em um time minimamente competitivo para não passarmos vergonha no brasileirão. André santos é anti profissional e merece uma punição exemplar por ter recebido um cartão tolo ao retirar a bandeirinha de escanteio. Com esse elenco em que posição vc acha que o Flamengo vai terminar o brasileiro Janca? Pra mim é 14º ou pior.

    • janca

      Eu não vejo o time com tanto pessimismo como você, mas entendo suas lamentações. Também gostei do Felipe, do Paulinho e do Alecsandro ontem, mas o time errou muito na marcação, não achou? E do meio para o ataque faltou criatividade. Havia momentos em que o time ficava tocando a bola no meio-campo e parecia não saber o que fazer com ele. Sobre o Brasileiro, acho que pode fazer uma campanha razoável, sim, os adversários estão bem fraquinhos também, com duas ou três exceções. Aliás, como disse, não vejo um Brasileiro nada promissor, Rafael.

      • rafael

        Você está certo Janca. O time do Flamengo marcou muito mal ontem. O time do Leon tocava a bola com enorme facilidade e tinha jogadores qualificados pra isso, o Mário Sérgio frisou isso durante a transmissão do Fox Sports. é lamentável o Flamengo ser eliminado em um grupo com Emelec e Bolivar, espero que com esse nivelamento por baixo do brasileiro o flamengo consiga fazer uma campanha decente.

  • joe LHP

    A mulambada foi engolida pelo bom time do Leon, um time superior tecnicamente, fisicamente e individualmente, controlou muito bem o jogo e teve as melhores chances, poderia ter sido mais tamanha a diferença entre os times, aos mulambos tem que usar essa campanha na liberta para refletir sobre o elenco, trabalho tático e físico para fazer um bom campeonato brasileiro, se ficar com a ilusão do campeonato carioca vai se dar muito mal.

  • Carlos Alberto Melo

    Olá, Janca! Realmente é incrível a diferença de nível do futebol praticado entre os brasileiros e o que temos visto nestes jogos finais da Champions League, por exemplo.
    Parece que estamos falando sobre esportes diferentes… Se os europeus jogam futebol, aqui jogamos outra coisa ou vice-versa!!!
    Por estes lados o que assistimos são partidas muito mais decididas pela força física ou garra do que pela técnica. Está realmente difícil para mim conseguir assistir a uma partida completa… O sofrimento e inconformismo são demais!!!
    E o pior é ouvir de nossos técnicos que qualquer partidazinha “meia boca” é um bom jogo! O tal comentário: Jogamos bem mas aquela determinada bola não entrou, o juiz errou nisso ou naquilo, “se” aquela bola tivesse entrado e por aí vai… Desculpas e mais desculpas para um geralmente péssimo espetáculo, isto sim!
    Grande abraço e parabéns pelo post!

    • janca

      Oi Carlos Alberto. A diferença de nível tem sido gritante, o que me deixa preocupado. Não que em campeonatos nacionais da Europa não assistamos a jogos fraquíssimos também (vi alguns do Português e do Francês de dar sono), mas na Liga dos Campeões vimos partidas incríveis nas quartas de final. Aí sim talvez haja um abismo em relação ao que vemos na Libertadores ou na elite do futebol brasileiro, algo que eu mesmo não via bem assim algum tempo atrás. Talvez tenha que rever meus conceitos, não sei. Sobre as desculpas de nossos técnicos de fato elas já cansaram e faz tempo.

  • Homem Sábio

    Devemos ser honestos.
    A grande parte dos times da série A do Brasileirão estão ultrapassados no quesito estilo de jogo em relação aos sulamericanos.
    Nem direi mais em relação aos Europeus.
    Mas sempre fomos assim, de não ter muita tática em campo. Mas o que salvava era o excelente material humano que dispõe nós dispúnhamos.
    Agora nem isso, nem aquilo.

    • janca

      Se bem que nos últimos anos na Libertadores só ganhavam brasileiros. E esse ano, apesar das eliminações precoces de Flamengo, Botafogo e Atlético-PR a história pode se repetir com o Galo, o Grêmio ou o próprio Cruzeiro.

  • Marcão Mengão

    Os problemas do time do Flamengo, para mim, foram os seguintes:

    1) Jogadores com bagagem: basta ver as atuações de Rafa Marquez e Boselli ontem.
    2) Líderes em campo: não adianta me apontarem Léo Moura ou Wallace, pra mim, não temos esse tipo de jogador nem no elenco.
    3) Muito jogador rápido, mas fraco e franzino: Muralha, Gabriel, Everton, Paulinho e Negueba.
    4) Cáceres: Amaral, como eu sempre disse, no meu time, nem no banco fica.
    5) Zagueiro na direita: Wallace se acertou com o Samir, mas ainda deixa muito a desejar.
    6) Meio-campo tomado: com o esquema adotado pelo Flamengo, o León ficou entre as linhas de volantes e de meias do Flamengo. Como Amaral e Muralha são ruins e os meias foram pro ataque, o meio de campo ficou todo pros caras contra-atacarem.
    7) Toque de bola: esse ponto não é uma exclusividade do Flamengo. Qualquer timeco sulamericano, até de 2ª divisão peruana ou venezuelana, consegue um toque de bola melhor que muito time brasileiro, especialmente em toques curtos. Contra os mexicanos, até a seleção brasileira já tomou baile nesse sentido.

    Pra mim é isso.

    O elenco do Flamengo é coeso e fechado, forma uma espinha dorsal e um esquema que devem ser mantidos. O negócio é que essa espinha, mesmo devagar, tem que ser fortalecida. Jogadores como Amaral, Muralha, João Paulo e Wellington podem ser dispensados. Os “leves” devem ganhar treinamento de resistência e fortalecimento. André Santos e Léo Moura precisam de 2 reservas: um para ser titular a qq momento em que um se machuque e outro para ser “reserva do reserva”. Não podemos contar com eles para o brasileiro todo. Felipe é um bom goleiro e já nos ajudou, mas eu encurtaria a passagem dele e procuraria outro para ser reserva e botaria o Paulo Victor como titular. Também acho que precisamos de mais um meia, enquanto o Mugni não resolver jogar, e de mais um atacante de área para compor elenco. Pelo menos isso…

    SRN’s!

  • Lucius

    Esse time do Leon vai dar trabalho nessa liberta, aliás a maioria dos times mexicanos quando entram na liberta dão trabalho. Gostei muito de dois jogadores que cairia como uma luva em qualquer time no Brasil, o Meia e o Negão que caia pelas pontas, não recordo o nome dos dois. O primeiro deu uma canseira danada no lado direito do Fla e aproveitou que o André Santos tá uma pereba e deitou e rolou. Mereceu passar.

  • PIERRE CAETANO FERREIRA

    MEU CARO JANCA, LIBERTADORES NÃO DAVA MESMO, O TIME NÃO É BOM, APESAR DE SER UM DOS MELHORES DO BRASIL, O FLA É SÉRIO CANDIDATO AO TITULO BRASILEIRO AO LADO DO GALO, DO CRUZEIRO E DO GRÊMIO…O RESTO É DE DAR DÓ! E OLHA QUE ESSES 4 TIMES QUE CITEI NÃO ESTÃO TÃO BEM ASSIM.

    • janca

      Sério candidato ao título não acho que seja, não. E que dava pra ter passado da primeira fase da Libertadores claro que dava, Pierre.

    • Carlos Alberto Melo

      Seu comentário é uma coisa de louco… O Flamengo não tinha condições de disputar a Libertadores mas ao mesmo tempo é sério candidato ao título do Brasileirão!?!?
      Bom… O Janca já disse tudo em sua resposta… Assino embaixo! Um abraço!

      • PIERRE CAETANO FERREIRA

        SIM SÉRIO CANDIDATO AO TITULO, AS EQUIPES BRASILEIRAS ESTÃO MUITO RUINS

        • lucius

          Com esse time, pierre no máximo termina em décimo lugar. Vc deve estar tirando como base o cariocão. Brasileirão não tem Resende, Olaria, etc.

  • PIERRE CAETANO FERREIRA

    PALPITES PARA O BRASILEIRÃO:

    01- GALO
    02- GRÊMIO
    03- CRUZEIRO
    04- FLAMENGO
    05- INTERNACIONAL
    06- BOTAFOGO
    07- SANTOS
    08- BAHIA
    09- PALMEIRAS
    10- ATLÉTICO PR
    11- CORITIBA
    12- SPORT
    13- GOIAS
    14- VITORIA
    15- CRICIUMA
    16- CORITHIANS
    17- CHAPCOENSE
    18- FLUMINENSE (MAS NÃO VAI CAIR)
    19- FIGUERENSE
    20- SÃO PAULO – COM MURICY E PATO O REBAIXAMENTO É INEVITÁVEL.

    • porrrrrrr vc ta de palhaçada zé ruela …..menguinho em 4°??????onde?????dxa de ser sego animal

      • Robson Pacheco

        Marcelo, não dá ibope…antes nós comentávamos em outro blog e ele sempre fazia essas “previsões”!!!

  • Milton de Oliveira

    Não creio em terra arrasada. Basta observar o atual quadro do futebol brasileiro. As deficiências nos elencos são gritantes. Por exemplo, São Paulo, Palmeiras e o timão, para citar os grandes de São Paulo, não possuem duplas de laterais de origem nem zagas confiáveis. O futebol brasileiro, como um todo, vem se apresentando cada vez mais enfadonho, daí eu concordar com seu último parágrafo. Qualquer um dos oito times que disputaram as quartas de final da UCL pega o futuro campeão da Libertadores e faz roda de bobinho com ele. O nível é gritante. O Santos, que vinha apresentando o futebol mais comentado…

    Mas o Flamengo hoje, passando a régua bem embaixo, tem um goleiro no nível de qualquer goleiro brasileiro (exceção ao Ceni, e só). Laterais de origem competentes. Boas alternativas para a zaga, volantes e meias que não comprometem. O que lhe falta é um meia que articule, que dê cadência ao time, que deveria ser Carlos Eduardo, mas molhou.

    Alguém com as características de Douglas ou Ganso. Mais um atacante de ofício, homem de área mesmo, e pronto.

    E, apesar de admirar o trabalho do Jayme, penso que, para disputar um brasileirão contra gente do tamanho de Muricy Ramalho, Paulo Autuori e Abel Braga, ele precisa dar uma evoluída em seus conceitos, principalmente táticos. Time pra buscar a vaga na Libertadores do ano que vem, do jeito que o futebol está, não é impossível.

    E acho que espelho deve ser o São Paulo tricampeão recentemente. Time com ótimas peças, mas que jogava como time pequeno. Três zagueiros, dois volantes e risco quase zero.

    O Flamengo tem elenco pra isso. Basta arrumar a casa. E buscar os reforços pontuais. O resto do futebol brasileiro, exceção ao Cruzeiro, que já sobre desde o ano passado, não está tão diferente de 2013.

    • Zico

      Na boa Milton, tu deve tá de sacanagem!!! Vamo lá: 2013 NÃO CHEGAMOS NA FINAL DO CARIOCA !! 16 NO BRASILEIRO

  • paulo roberto

    O time do Leon considerando as devidas proporções, tem um toque de bola muito bom, e é possuidor de uma calma invejável , não dá chutões e muito menos pontapé nos adversários, se preocupam em jogar o futebol deles sem catimba. Somente o Flamengo não sabia disso, já o time do Flamengo é um time capenga, sem um bom lateral esquerdo, os volantes nem marcam nem jogam, fraquíssimos, não tem um bom meia armador, dá muito espaço para o adversário se armar, e a bola só chega no ataque, quando chega , dividida. Portanto, mereceu perder , o Leon é muito melhor, mesmo sem ser brilhante, agora , abram os olhos, senão, no domingo não será surpresa nenhuma se tomarmos um sapeca aiá.

  • Rasiko

    Meu bom Janca, o Flamengo perdeu porque o time é muito, MUITO fraco. Simples assim. Não se pode pretender nada em futebol sem meio de campo de, pelo menos, razoável qualidade e o do Flamengo é abominável. E isso não é lamento de torcedor, pelo contrário, é uma visão crítica completamente realista. Amaral só pode ser titular em time pequeno ou da 2ª divisão, o que dá no mesmo. Muralha pensa que é craque mas é medíocre, sempre fazendo o mais difícil em vez do simples. Gabriel não é nem nunca será meia-armador. Elano tá velho, lento e bichado (viva o Pelaipe e suas contratações furadas – impressionante como erra esse cara). André Santos, que tem inegáveis qualidades, é um irresponsável, arrogante e, apesar de algumas qualidades, joga muito menos do que sua iludida pretensão onde seu umbigo tem mais valor do que a contribuição pra equipe – a essas alturas ele já deveria saber que futebol é conjunto. Isso sem falar no Felipe, um goleiro que não inspira a menor confiança – não sabe sair do gol, fundamento básico de qualquer grande goleiro, deixando César, o melhor do elenco, até mesmo fora do banco. E o Jayme? Sempre fui seu defensor mas está mostrando ter visão curta e inflexível, incapaz de corrigir falhas e impor um estilo de jogo que nas entrevistas diz defender. Pela importância do jogo e sua configuração (o Leon já entrou classificado), é óbvio que o Flamengo tinha que ter partido pra uma marcação sob pressão no campo adversário pra não deixar os caras respirarem e o que se viu foi os mexicanos jogando em casa com inteira liberdade e dominando amplamente as ações no meio campo. E porque? Porque o Flamengo não tem jogadores de qualidade no setor que é considerado a alma de uma equipe de futebol. Simples assim. Não há o que lamentar. Se não fosse agora seria logo depois e a frustração seria ainda maior, do tamanho da ilusão. O fato é que esse time não dá tesão. Contrata muito mal e o barato, como sempre, termina saindo caro – vide Cadu, Erazo, Mugni e outros e outros. O único que até vem surpreendendo (a mim pelo menos) é o Alecsandro, que além de fazer gols, se doa. Pra se ter uma ideia da mediocridade desse time, o Léo Moura ainda é, tecnicamente falando, o melhor jogador. Voltando às contratações desastrosas, não vejo porque não dar oportunidade aos meninos da base que se não são craques também não perdem em nada pros Erazos e Mugnis da vida, são mais baratos e podem dar retorno. O fato é que o departamento de futebol do clube é fraco e não sabe o que está fazendo.
    Mudando um pouco de assunto, mas nem tanto: o Coríntians contratou o Elias por 4 milhões de euros parcelados, exatamente a oferta do Flamengo ao Sporting – o que houve, de fato nesse imbróglio?
    Grande abraço

    • janca

      O Elias preferia ir para o Corinthians. Acha que é mais fácil receber no Corinthians do que no Flamengo e talvez tenha razão. Sobre a eliminação na Libertadores, acho que com um pouco de competência o Flamengo tinha condições de passar às oitavas. Mas agora é página virada. Restam Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro, cujos jogos confessos que não acompanhei nesse meio de semana.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo