A Fifa e o Beira-Rio



Apesar da festa de reabertura do Beira-Rio com o amistoso entre Inter e Peñarol, a Fifa segue preocupada com o estádio, mais um que tem lhe dado muitas dores de cabeça.

Para a entidade, o entorno da arena deixará a desejar, mesmo com o clube gaúcho informando que finalmente começou a pavimentar o terreno. Outras áreas ao redor do estádio que pertencem à prefeitura, porém, ainda estão na estaca zero, embora haja a promessa de que serão pavimentadas até o Mundial, o que a Fifa duvida.

As estruturas provisórias, por sua vez, ainda têm de ser montadas. O governo do Estado e a prefeitura conseguiram aprovar um projeto de isenção fiscal para empresas que possam custear as obras, mas está complicado acertar parcerias com possíveis interessados.

A Fifa diz que não vai ajudar a costurar acordo com empresas que possam fazer as obras, já que não seria sua responsabilidade. Assim como diz que não vai auxiliar financeiramente ou da forma que for na montagem das estruturas provisórias de Itaquera, estádio que mais inquieta a entidade e cuja construção já virou uma novela. Mas esse é um capítulo à parte, que vou abordar amanhã.



  • ronaldo

    Incrível como a Fifa, com décadas de experiencia, não enxerga o risco que é eleger como sede do maior evento do planeta um ´´ país “ desse. Agora está colhendo aquilo que plantou. Tenho pena não.

    • Chapolim Colorado

      Nem eu.

    • Lucius

      Política meu amigo, o Ricardão só faltou pedir de joelhos para trazer a copa para cá, e quando foi sinalizado lá atrás, há mais de 10 anos, os bacanas não se mobilizaram para que tudo fosse feito de maneira correta, sem pressa e com tudo “funcional”. Depois que resolveram acordar vemos esse “show de horrores”. É lamentável! Agora tudo vira improviso, na terra do improviso. É essa a imagem que o Brasil leva para fora. Eu quero de coração desejar uma boa semana e muita saúde a todos, inclusive aos pais de família que ainda doam suas vidas nas obras dessa Mega COPA DO MUNDO no Brasil.

      • janca

        Para a Fifa interessava ter a Copa aqui também. Mas não acho que a Copa será um show de horrores. Acho que teremos uma boa Copa. Mas a que preço? E com qual legado?

        • Lucius

          Janca, eu referia ao que está acontecendo até agora. O Andrezão a cada dia tem um novo episódio, mortes, irregularidades… no sul, idem. Vamos torcer para que nada de mais grave aconteça, e esse “show de horrores” termine por aqui. Que a copa seja a melhor de todas, mas não estou tão otimista assim. O preço disso tudo não está apenas na questão financeira e sim em tudo que engloba esse evento. Sobre o legado, em estados evoluídos na esfera do futebol terá bons frutos, mas não digo o mesmo de outros como Brasília, por exemplo. O Manezão é enorme, com auto custo operacional e quem vai jogar lá? Tiradentes, gama e Basiliense? É uma comédia. Sem falar outros estados desprovidos da mídia e do bom futebol. Abração

          • Lucius

            ERRATA!! O Manezão terá um alto custo operacional.

          • janca

            A Copa das Copas duvido que será. Mas podemos ter uma boa Copa sem fechar os olhos para o que acontece fora dos gramados. E não acho o termo que você usou, show de horrores para a organização (ou desorganização) descabido, não.

    • dian charles nass

      brasil e um lixo, pra FIFA aprende a nunca mais fazer negocio com esse povinho

      • janca

        Mas a Fifa também tem o telhado de vidro, vide a escolha de Qatar como sede da Copa de 2022. E uma escolha (numa votação) bem nebulosa.

        • Raphael

          Janca, na minha opinião não se pode comparar o planejamento do Brasil com o Qatar. No Qatar as obras já estão sendo feitas a 8 anos da copa, considerando também que eles tem problemas maiores que o nosso principalmente na parte climática e pelo andar da carruagem as suas obras vão ficar pronta uns 2 anos antes da copa. No Brasil qual foi o planejamento? A Arena Corinthians só começou a ser construída em 2011, o estádio do Inter só foi interditado em 2013, aqui não haverá obras de mobilidade pública, hotelaria, infraestrutura e aeroportos. Acredito que se dermos muita sorte teremos todos os estádios prontos.

          • janca

            Mas no Qatar não se sabe nem em que época do ano será a Copa… Fora que o país não tem tradição no mundo do futebol, a eleição foi colocada sob suspeita, há problemas com os trabalhadores, se bem que aqui também… E em relação ao (nosso) legado ou a falta dele concordo contigo.

      • JORGES

        Tu só pode estar olhando para um espelho, seu lixão. O maior problema do Brasil é gente ignorante, desinteressada e entreguista que nem tu, o que chamam de povinho

    • janca

      Não acho que tenha sido equivocada a escolha do Brasil. Tínhamos condições de fazer uma boa Copa (organizar, digo) e deixar um legado de verdade, catalisando outras mudanças e promovendo discussões não só sobre arenas e esporte, inclusive como ferramenta de inclusão social, mas também sobre mobilidade urbana, projetos urbanísticos, uma política de turismo (algo que definitivamente não temos) e por aí afora. Mas jogamos uma chance de ouro no lixo. Acho que teremos uma bela Copa nos gramados, mas legado mesmo talvez as manifestações e as reivindicações populares, um legado indireto mas importante, digamos assim.

  • Léo

    Então tira a Copa daqui, pronto! Não encham o saco, não dão 1 centavo pra ajudar e ainda querem governar o país neste período, carniceiros, sangue-sugas….

    • janca

      Mas o Brasil quando aceitou (e quis) ser sede da Copa, em 2007, sabia das condições e teve tempo de sobra pra se preparar.

  • Sidnei Weiss

    A FIFA tem que modificar os critérios. Para que um país seja candidato a sede da copa do mundo deverá ter toda a infraestrutura já montada e em funcionamento … Estádios, aeroportos, vias de acesso, hotelaria, atendimento médico e demais estruturas de turismo necessárias. Isso só para ser candidato. A escolha, obviamente, deverá recair sobre o país que melhores condições oferecer para a realização do evento. Nesse caso o nosso país não seria nem mesmo candidato.

    • janca

      Eu discordo. Não precisa ser um país com tudo montado, não, inclusive para dar condições para outros que possam se organizar bem. Como poderia ter sido o caso do Brasil. Mas de 2007 pouco do prometido foi feito. E o que foi feito não foi nas condições esperadas.

  • Je Pereira

    Ola Janca!!!! Boa tarde!

    Moro a 10 minutos do Beira Rio e realmente a situação é bastante complicada, as duas avenidas que circundam o estádio estão incompletas, sendo que a Av. Padre cacique, parece um canteiro de obras e quando chove vira uma piscina.
    Os corredores de onibus que foram criados esta tambem no esqueleto. Fora ainda todo a parafernalia da Andrade Gutierres que fica ao lado do Beira Rio que deixa tudo muito feio.

    Aguardemos que esses 60 dias que faltam, prefeitura de Porto Alegre, faça uma magica, trabalhando 24 horas para suprir tais deficiencias.

    Forte abraço,

    Je Pereira

    • janca

      A prefeitura diz que começará a trabalhar no entorno e que tudo estará ok para a Copa, mas a Fifa já acha que não.

  • Marioh

    Janca,

    Sempre fui e sou favorável a Copa no Brasil. Sou do Estado de SP mas este Estado não deveria sediar nenhum jogo deste Mundial. Receberá 11 delegações neste Estado, porém é o Estado da Federação que menos investiu e está investindo neste Mundial. Este governo Alcool em mim está paralizado, só quer receber. Governo banana.

    • janca

      Discordo sobre São Paulo ficar fora da Copa. Deveria estar dentro, sim, como estará. E salvo engano serão 15 delegações concentradas no estado, seja por causa da estrutura, seja por questões de transporte (via aérea, digo _o principal aeroporto do país é o de Guarulhos e deve continuar sendo por muitos e muitos anos, apesar dos problemas que enfrenta).

  • Ivair Kautzmann

    Bela festa, em especial os momentos proporcionados no sábado a noite. Espetáculo tipo exportação. A FIFA com certeza estava de olho e, mesmo sem estar com tudo pronto, observou mais de 50.000 pessoas a cada dia felizes por ter o seu estádio de volta. Ajustes sim por fazer, mas será uma das melhores sedes. Sejam bem-vindos. Parabéns a todos que estiveram envolvidos com o planejamento e a execução desta linda festa.

MaisRecentes

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo

Verdão aflito



Continue Lendo