Garantias à Fifa



Em contato com a cúpula do Comitê Organizador Local da Copa-2014, a Fifa, que segue preocupada com uma série de questões em relação ao Mundial, recebeu algumas notícias tranquilizadoras.

Entre elas que o risco de apagão e falta de água durante o Mundial não existe. Se o sistema elétrico entrar em colapso no Brasil ou determinadas regiões adotarem a política de racionamento no fornecimento de água isso só acontecerá, segundo informado à Fifa, após a Copa. Durante o Mundial a ideia é que tudo funcione bem. Depois, porém…

Mesmo assim em Zurique, onde fica a sede da entidade que dirige o futebol mundial, segue uma inquietação grande: com a segurança. Apesar de estar ciente de que o Brasil fará um esquema especial, especialmente em relação às delegações estrangeiras, podendo até acionar o exército, não se sabe como será o clima nas ruas, com possíveis manifestações no período.

E há preocupação também com a segurança nos estádios, especialmente o do Corinthians, que ainda não ficou pronto e só deve ser entregue completo dias antes do início do Mundial. Ou seja, não será testado o suficiente e há temor de que apresente alguma falha que ponha em risco a segurança do torcedor na Copa.

Segurança à parte, em Zurique a avaliação continua sendo de que o Brasil deixou tudo para a última hora e nesse sentido a irritação é grande, já que mesmo questões como o funcionamento da telefonia e da internet no período não parecem bem equacionadas.

O próprio caso da Petrobras, que ocupa não só as páginas econômicas (pela péssima gestão), mas as policiais/criminais do noticiário também, é tido como exemplo da má administração pública do país. Na condução da Copa, com atrasos, descaso e denúncias de superfaturamento ou sobrepreço, como queiram, não seria diferente. Mas a Fifa deveria saber disso antes, não?



  • mario

    quero q a FIFA se exploda e olha q estou sendo educado , quem mandou “escolher” o Brasil p/copa , melhor ainda se a FIFA esta preocupa abra a carteira e de dinheiro p/ajudar nos temas “problematicos” , coloca o Blatter e Jerome Valcke para trabalhar .

    outra coisa temos q parar de tratar esse povo da FIFA como se fossem chefes de estado q estão com toda a razão quando Brasil foi “escolhido” todo mundo sabia dos problemas e q eles não seriam resolvidos em 7 anos , se bobear nem em 70 anos , agora a FIFA q aguente o rojão e temos q começar a tratar eles como cartolas de quinta categoria , um bando de aproveitadores q em um pais serio não teria metade das regalias q o Governo Lula e Dilma deram a eles.

    • janca

      O que não quer dizer que não tenham que ficar preocupados com várias questões referentes à Copa. Já que de fato o país poderia ter se preparado muito melhor para o evento. Inclusive pensando no interesse da população brasileira, o que não foi feito. O tal do legado é melhor nem comentar… Minimizado, só pra variar um pouquinho, enquanto os preços…

      • mario

        perderam o direito de reclamar ou se preocupar qnd escolheram africa do sul 2010 , Brasil 2014, Russia 2018 e Qatar 2022 , com essa lista pior só Ira ou miamar

  • Fernando

    A FIFA e seus dirigentes estão preocupados quendo vêem que as notícias no Brasil apenas dão conta de falta de segurança, superfaturamento, escândalos de corrupção, má administração pública. E ainda está indignada que o Brasil deixou tudo pra ultima hora.
    Claro que em partes concordo com a preocupação deles, pois o Brasil foi até eles se candidatar pra receber a Copa, e agora que a faça de acordo com o combinado.
    Mas, em que mundo estes dirigentes da FIFA vivem para estarem decepcionados ou irritados com tudo isso? Tudo isso é novidade para os ilustres?
    Outro ponto importante: alguém nessa história está falhando no básico, e nem tiveram o cuidado fazer um plano registrando a responsabilidade de cada um envolvido: estou lendo que os clubes não querem se responsabilizar com alguns custos (como sistema de comunicação), as prefeituras e governos não querem bancar (e com razão!) e a FIFA nem quer ouvir falar em puxar a carteira. Será que não houve ninguém lá atrás pra sentar numa mesa e fazer um plano de orçamentos e ações detalhado?
    Difícil entender!!!!

    • janca

      A Fifa nunca se comprometeu a pagar pelas estruturas temporárias. Sobre o Brasil, o país vivia um cenário econômico em 2007, quando foi escolhido sede da Copa, diferente do de hoje. E político também.

  • Eu particularmente não vejo nenhum atentado acontecendo, o maior problema será a locomoção das delegações durante os jogos no RJ e SP, onde as manifestações poderão impactar no inicio da partida.

    No RJ, a localização do estádio no meio da cidade será gigantesco a chance de jogos começarem com atraso.

    Será bem complicado!

    Abs,
    http://www.cademeucamisa10.com

    • janca

      Não imagino problemas de locomoção para as delegações, que terão segurança máxima na Copa. Como já aconteceu com os Estados Unidos quando vieram, no início do ano, treinar no Brasil.

  • André Briant

    Você anda bem coxinha hein Janca nos seus posts ! Colocou até a Petrobrás no meio ! rs ! misturando alhos com bugalhos ! Acho melhor vc escrever em um blog sobre política !

    • janca

      A Petrobras, assim como a organização da Copa, também passa pela questão de gestão. E se você acha que esporte e política não se misturam, não sei em que mundo vive.

      • André Briant

        O quê a Petrobrás tem a ver com a Copa ?! Pagou de coxinha sim ! O Jabor te mandou um abraço ! rs !

        • janca

          Para quem acha que esporte e política não têm relação, como parece ser seu caso, nada. Esporte, política e administração pública, pelo jeito, não se misturam. Pelo menos não na cabeça de uns e outros. E outro abraço para o Jabor.

  • Jocinei

    A Copa esta chegando e ainda temos problemas com estádios ,é o fim mesmo , quanto as obras de mobilidade , aeroportos e etc , todos nós que moramos nesse país sabíamos que não iam ficar prontas . A Africa do Sul , pasmem , deu menos trabalho que o Brasil para a Fifa , mais aqui sempre deixam tudo para última hora . Agora concordo como Fernando que disse que essas obras para terminar os estádios já tinha que ter nos contratos quem as fariam . Agora é só aguardar e ver como disse a nossa presidenta Dilma ,que vai ser a Copa das Copas , a melhor de todos os tempos , será ???????????

  • Rlima

    Dr. Senise, o Sr. já sabe com quantas papeletas amarelas o framengo pagou o suicídio da Lu$a.

    Promotor, promotor….

    • janca

      Aliás a quantas anda o trabalho do doutor Senise? Confesso que também gostaria de saber.

MaisRecentes

Oposição santista



Continue Lendo

Santos em SP



Continue Lendo

Fuga de patrocínio



Continue Lendo