A Globo e o legado



Galvão Bueno deve insistir daqui em diante na tese de que a Copa deixará um bom legado ao Brasil, adotando uma agenda positiva agora que estamos a menos de cem dias do início do Mundial.

Ontem, no jogo contra a África do Sul, já tocou no assunto, dizendo que o país que abrigou a Copa de 2010 passou por grandes transformações a partir do evento, especialmente na questão da mobilidade urbana, incluindo melhorias em aeroportos, da segurança e do turismo.

Os estádios de 2014, que tendem todos a ficar belíssimos, também serão enfatizados nas transmissões, embora a questão dos custos deva ficar de lado.

Na Copa das Confederações, a Globo queria mostrar os benefícios que receber um evento como aquele significa para o país e pretendia apresentar o “Jornal Nacional” dos locais onde o Brasil jogasse. Teve que abortar a ideia durante a competição devido aos protestos populares que começaram justamente questionando o preço e a qualidade do transporte público no Brasil e cresceram a ponto de ficaram muito mais relevantes do que o que acontecia dentro dos gramados.

Já na Copa do Mundo o lema deve ser o “somos todos um”, incentivando os torcedores a se unirem em torno de um ideal, que seria a conquista do hexa.



  • mario

    alguem ainda acredita no que Globo , Galvão e outros apresentadores/jornalistas que trabalham lá falam?

    não foi a toa o sucesso do cala boca galvão no twitter

    eu só assisto futebol na globo ou sportv por q ela tem monopolio do futebol , senão nem isso eu veria .

    na verdade o unico benefício da copa sera se o povo continuar a protestar e apreender a lutar por seus direitos , mas vendo as pesquisas que dizem que a mocréia da Dilma vai ganhar no primeiro turno a eleição fico na duvida se teremos alguma real mudança , lembrado q o BSFC já morreu e foi enterrado .

    • Ué, Calaboca Galvão não era um pássaro em extinção? (risos)

      E pesquisa eleitoral não significa muita coisa, não. Aqui em São Paulo, em 2010, para o senado dava Marta (PT) em primeiro e Netinho (PCdoB) em segundo, inclusive pouco antes da eleição. Mas na eleição de verdade o Aloísio Nunes (PSDB) passou na frente dos dois e o Netinho ficou de fora.

    • ANDERSON

      OLA CARO AMIGO MARIO

      o problema da dona mocoronga e os tais projetos sociais que ela tem por ai e que nao vai deixar de fazer por que isso é voto do cabresto “enquanto tem dinheiro eu voto nela quando acabar e saio fora” e isso que a massa quer teremos que brigar para que um voto nao obrigatorio so assim poderemos mudar o brasil para o seu lugar de direito UMA PAIS DE PRIMEIRO MUNDO

      RUMO AO VOTO NAO OBRIGATORIO #SOMOSTODOSUMBRASILSO

    • Tri Mundial Doom

      O cala boca galvão, a Globo contou mais uma mentirinha para mascarar que ninguém quer ouvir as asneiras do Galvão Bueno, essas do jogo contra a África do Sul foram apenas mais algumas…

      Talvez bem usadas, qualquer obra pública pode dar retorno, alguns prédios depredados pelo que chamam de vândalos pode servir de casa para moradores de rua que trabalhem dando retorno ao se tornarem consumidores, por exemplo. Nunca irá dar retorno do jeito que Galvão Bueno pensa, principalmente explorando o povo com preço absurdos, visto isso no próprio jogo Brasil x África do Sul com um estádio de final de Copa completamente vazio.

      Galvão falou só mais uma idiotice, depois que se aposentar vai ganhar o prêmio de maior falador de asneiras da tv brasileira e só concorrente global; Arnaldo Jabour, o diretor da Xuxa, o comediante que tomou um coice do Dunga…a Globo é feita de um punhado de gente que é paga para efetuar seu trabalho apenas e eles resolvem pensar daí sai essas cagadas e tudo ao vivo ainda…

  • Victor Dunstan

    Fala Janca…galvão é ridículo,já nem assisto mais partidas com ele,vi na internet que ele nem conseguiu narrar o primeiro gol…hahaha..vi pela sportv,que é melhor,e muitos não tem tv a cabo,eu antes assistia pelos sites de tv online(tem muiitos) ontem mesmo queria assistir tricolor,e só consegui pfc online,ligo o pc na tv,sem sofrimento,essa globo só atrapalha…e pra mim falta credibilidade ao galvão,que tbm é chato pra caramba,sem contar os comentaristas sem noção,tô fora nem perco mais meu tempo…ainda bem que copa teremos mais opções na tv fechada

    • janca

      Já eu gosto de ver os jogos na Globo, Victor, continua sendo minha primeira opção. E discordando ou não as pessoas acabam sintonizando nela, especialmente no Galvão, ainda mais em tempos de Copa.

  • deminha

    Acredito que tudo tem seus pros e contras. Certamente a copa trará benefícios para o brasil, como também o ônus do superfaturamento. fico imaginando a quantidade de serviço que um evento deste poderá gerar para a nação, e não acredito de jeito nenhum na teoria da conspiração que prega o fracasso de tudo. Acho sim que de qualquer forma ele será realizada, e não adianta nada ficar criticando ou pior torcendo pro fracasso, que será um desastre pro pais. Qto ao superfaturamento, infelizmente isto é cultural por aqui desde que cabral aportou em nossas terras, vide o escanda-lo da Odebrech e outra construtora que não me lembro o nome agora, em que havia contratos com superfaturamento de até 1000%, e que foi pouquissimo divulgado pela midia. Ta ai, que tal cobrarmos estas superconstrutoras pelo superfaturamento que vemos em tudo por aqui. Quem paga propina tambem tem culpa no cartorio, ou não?

    • janca

      Em relação aos estádios o problema é que eles acabaram viabilizados essencialmente com verbas e benefícios públicos e com preços superiores ao que inicialmente havia sido divulgado, o que não quer dizer necessariamente que tenha havido superfaturamento. E não houve prova nenhuma até aqui de pagamento de propina para construção das arenas, o que não quer dizer que os custos e como elas serão mantidas no pós-Copa não devam estar em pauta. Devem, sim. E a população tem o direito de questionar os legados, havia promessa de que seria uma Copa da iniciativa privada e não foi, boa parte do que poderíamos ter com infraestrutura e ganhos em mobilidade urbana também não veio, há uma série de mazelas que devem ser discutidas, enfim.

      • deminha

        Concordo, o que quis dizer é que agora não adianta nada desejar o fracasso, como varios desejam por suas posições politicas. Qto a cobrança por parte da população, isso tem que haver sempre, independente de ter ou não um evento deste porte, e ela pra mim, tem que ser independente interesses politicos, que é o que estou vendo. Qto a propina janca, me engana que eu gosto. Tudo, eu disse tudo relativo a obras públicas neste pais tem propina e lobby no meio. Isso é cultural, e só vai diminuir(pois acabar acho impossivel) quando pusermos alguns figurões na cadeia, como fizeram com o pessoal do mensalão. Não pegaram aquele povinho la?
        Pra mim o mensalão é uma merreca perto do que estas construtoras pagam de propina para terem as obras que lhe interessam. Pra mim o pessoal do mensalão são bandidos sim, mas levando em consideração o que rola por ai, são ladrões de galinha.

  • Evelton De Moraes

    Oi Janca

    A Copa do Mundo 2014 e o maior erro esportivo da historia Brasileira e o Rio 2014 o segundo maior. Nao havera um aumento significativo na pratica esportiva como mostraram estudos relacionados as edicoes anteriores dessas competicoes.

    O maior legado deveria ser para o bem da populacao, porem os principais beneficiados serao os donos das empresas envolvidas com os eventos.
    Na hora que as contas desses eventos chegarem, dinheiro publico destinado para as necessidades basicas do povo sera usado para cobrir o rombo.
    A distancia entre as classes sociais ficara ainda maior.

    Resumindo, o Brasil e um reinado, aonde a corte esta acima da Lei e o povo faz o papel duplo: o de pagador de impostos e o de bobo da corte!

    saudacoes handebolisticas!

    • janca

      Eu sempre defendi tanto a Copa quanto a Olimpíada por aqui e gostei quando o Brasil ganhou o direito de abriga-las. Mas não gosto da forma como está se preparando (ou não está se preparando) para os eventos. Eram duas grandes oportunidades que podem estar sendo, pelo menos parcialmente, jogadas no lixo. Abs.

      • sai do muro,vaselina do caralho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        • janca

          Ficar no muro não deixa de ser uma forma de se posicionar… E sobre assistir aos jogos do Brasil na Globo é um direito que tenho. Já em relação ao legado do Mundial, tenho posição bem definida. Como aconteceu no Pan do Rio, o legado acaba sendo minimizado e o custo, maximizado, o que é uma lástima.

      • deminha

        Tambem acho bom que a copa e olimpiadas sejam realizadas no brasil, pois apesar das patacuadas que estamos acostumados a assistir, estes eventos trarão tambem beneficios a população. De qualquer forma será injetado um bom dinheiro na economia, e o povão poderá se beneficiar disso. Poderiamos comparar isso tudo aquele ditado, “se lhe derem o azedo de um limão, faça uma limonada”.

        • janca

          Sempre fui a favor das duas competições no Brasil, mas queria que tivéssemos nos preparado para os eventos de outras formas. Havia tempo para isso. Faltou, mais uma vez, vontade política e a mídia em geral e principalmente a população só acordaram mesmo no ano passado, quando o tal do legado já tinha ficado minimizado, especialmente quando o assunto é Copa. Infelizmente, como costumo dizer, o exemplo do Pan de 2007 que não era para ser seguido, está aí. O Pan teve um legado muito reduzido (em relação ao prometido) e o custo foi multiplicado por dez. Um absurdo. Sem falar que o Engenhão acabou interditado há quase um ano por problemas estruturais e o Maracanã, que estaria adequado ao tal padrão Fifa com as obras para o Pan, precisou ser reconstruído, na terceira reforma em pouco mais de dez anos, para poder receber jogos da Copa.

  • junior

    Chega de Galvao Bueno…ainda bem que na copa vamos ter ESPN….FOX…etc…..tomara que a band ( apesar do Netto) passe os jogos para quem nao tem tv a cabo…possa ter opçao

    • Robson Pacheco

      Júnior, não gosto do Galvão Bueno, mas entre ele, Luciano do Valle (com Neto comentando), Nivaldo Prieto ou Theo José…na boa, tenho pena de quem não tiver as outras opções de TV a cabo, viu?!

  • Matheus Brito

    O problema é que o único legado que teremos são belos estádios, alguns em locais onde o futebol nem existe. Algumas obras próximas aos locais dos jogos e mais nada.

  • Rlima

    DR. PAULO SENISE, A TORCIDA DO FLUMINENSE QUER SABER QUEM PAGOU À PORTUGUESA!

  • saulo

    Janca, tenho nada contra a Globo, assisto a vários programas da mesma (mesmo porque, o controle remoto resolve qualquer problema) e acho, sinceramente, que os males do Brasil não devem ser debitados a uma emissora de televisão. Os problemas (muitos) vividos pelo brasileiro, se devem, isto sim, na minha modesta opinião, a toda (sem exceção) a classe política tupiniquim. Como exemplo, quem está dando dinheiro público para a construção do itaquerão e qual o legado para o povo paulistano?

    • janca

      Para viabilizar a construção da arena do Corinthians desde o início houve promessa de recursos e benefícios públicos da Prefeitura de SP, do governo do Estado e do governo federal.

    • janca

      E em relação à Copa quem a está organizando não é a Globo, é o governo brasileiro com Comitê Organizador Local e a Fifa.

  • Pedro Vinhas

    Janca,

    Durante o link com o globoesporte, Galvão Bueno elogiou o legado que ficou na Africa do Sul, porém disse que fica arrepiado e prefere nem pensar no que está sendo deixado de legado para o Brasil. Acho que isso mais uma vez mostra a politica das emissoras da globo(globo/sportv), onde os jornalistas são “impedidos” de dar sua verdadeira opinião, poucos dentro das emissoras tem coragem para criticar a má organização não só da copa do mundo, como também do futebol brasileiro em geral.

    Claro que criticar abertamente o produto é estranho,mas o que não consigo entender é que, eu ao menos imagino, com a melhoria da organização do futebol a globo também ganharia, melhorando a audiencia e aumentando a renda com publicidade. Por que não usar a força que tem para tentar ganhar mais dinheiro, pressionando para melhorar o produto.

    Um jogo do Brasil a 100 dias da copa poderia ser realizado com um maracanã lotado no horário nobre da televisão, em uma imensa festa. Mas é realizado longe do Brasil,contra um adversario fraquissimo, num horário esdruxulo. Deixando para o horario nobre o esvaziado e sem mais importancia Bonsucesso x Flamengo.

    As vezes me parece que até pra roubar os dirigentes da cbf são incompetentes, aceitando “mixarias”, e a globo aceita tudo desde que pague “pouco” por um produto ruim.

    • janca

      Caro Pedro, eu trabalhei no SporTV de 2005 a 2009 e nunca fui impedido de falar A ou B. E melhorar o futebol brasileiro, um dos principais produtos da grade da Globo, é do interesse da emissora. Seria loucura apostar no quanto pior, melhor. Em relação ao legado, teremos 12 belos estádios, mas não muito mais do que isso. Fora que um ou outro corre o risco de virar elefante branco.

  • Maurício de Manaus

    Bom dia JANCA!
    Em primeiro lugar desejar a você um bom ano de trabalho, pois o Brasil só raciocina com trabalho, após o carnaval, e até a ante-véspera do Natal…
    Ao ler o texto não resisti a dar a minha opinião. Li e fui remetido ao tempo do Brasil colonial, ou seja, estamos (nós escravos) a mercê de feitores com chicotes nas mãos, pois partidos políticos, boa parcela das religiões, banqueiros, a parte substancial do empresariado (a que detém o quinhão maior do poderio financeiro) e as emissoras de televisão, nada mais são do que isto – FEITORES DE ESCRAVOS! Estamos entregues a uma horda de pessoas, cujo o objetivo maior é enriquecer cada vez mais e nós, os meros mortais, aqui sobrevivendo para bancar toda essa insensatez e desprezo…
    Mais do que nunca estamos nas mãos de Deus e Ele, com certeza, encontrará uma forma de minorar ou acabar com esse abuso, isto é que é Verdadeiro!
    Reajam brasileiros! Não nos conformemos com as migalhas que estão a nos lançar, como se não existíssemos realmente… Podemos diminuir este quadro, o voto é a nossa “arma” e em Outubro, vamos nos utilizar dela! Precisamos “responder à altura”!
    Desculpe amigão, por aproveitar do espaço para extravazar, mas o Brasil precisa acordar…

  • joe LHP

    Tem que pesar os 2 lados da balança para se tomar uma conclusão e mirar uma direção, óbvio que muitas coisas prometidas não foram feitas, algumas sim e outras serão entregues após os eventos, devemos nos perguntar se não tivesse copa e olimpíadas essas obras seriam feitas, o lado bom disso é que a copa levantou uma discussão sobre investimentos público prioritários, mas isso ainda é superficial e sem muito embasamento, obedecendo a um senso comum imposto por parte da mídia e de alguns grupos de interesses, mas ao menos já começamos a questionar e isso mesmo que tardiamente é uma esperança.

    • deminha

      Viva, até que em fim um comentario coerente, parabens joe, participo totalmente da sua opinião.

  • EDSON

    A Globo sabe que consegue audiência expressiva com os jogos da Seleção porque tem exclusividade. O que não sabe, ou finge não saber, é que 90% dos espectadores assistem o jogo desligando o som… Galvão e Casagrande é dose cavalar

  • Thiago Ferreira

    Essa modinha de criticar a Globo, é coisa de débil mental mesmo.
    Enquanto criticam a emissora que é técnicamente uma das melhores do mundo, e que “compra” e paga, e sustenta os clubes brasileiros, se omitem quando outras emissoras compram campeonatos Ingleses, Franceses, Alemães, e enviam (compram) recursos brasileiros para times donos de russos bilionários, e engordam a carteira de estrelas estrangeiras.
    Deveriam reclamar é das remessas de dinheiro brasileiro para sustentar os times comprados por oligarcas milionários desses países estrangeiros.
    Brasileiro tem mesmo é complexo de vira-latas. Tudo o que é nosso é pior.
    Bom mesmo, é o desemprego de 1/4 da população ativa na europa.

    • Fabricio

      Que visão minúscula de Mundo vc tem hein???

      Desemprego no Brasil é quanto? Desconta os bolsa-sei-lá-o-que…

      Vai ler mais cara…leia a história da Globo, pra começar.

      • Thiago Ferreira

        Leia você a da recópia.

  • Paulo Eduardo

    O único legado que vai ser deixado é que ná copa,e nas olimpiadas,vamos ver tudo funcionando como primeiro mundo…e depois seja oque Deus quiser!

    • janca

      Duvido. O que acontece é que hoje ninguém fala muito em Olimpíada, até porque o que temos logo adiante é a Copa, que interessa muito mais, inclusive pela paixão do brasileiro e por ser uma competição em 12 sedes, 12 estados. Só que depois do Mundial o foco será a Olimpíada no Rio e é bom que os organizadores do evento estejam preparados pra isso. Por enquanto estão em segundo plano…

      • Paulo Eduardo

        Janca digo isso por experiencia no pan de 07…moro perto do engenhão e durante o pan voce poderia sair de ouro no pescoço que nada ia te acontecer e nada aconteceu..cada esquina tinha uma patrulha da pm…um mes apos o pan voce nao via mais uma na rua…alias continuo nao vendo mais

        • janca

          Em relação a isso não tenho dúvidas. Na Copa o esquema de segurança será máximo. Terminado o Mundial, voltamos à dura realidade do dia a dia, marcado pela violência urbana (e rural) e muita insegurança, Paulo Eduardo.

  • Divaldo Antonio de Oliveira

    GALVÃO PRECISA URGENTEMENTE DE CONSULTAR UM GERIATRA, ESTA COMPLETAMENTE SENIL.

  • Rogerio

    quero soltar bombas pro progresso, um hollywood pro meu sucesso, sempre assisto a rede globo ,com,uma arma na mão se aparece o Galvão adeus televisão !!!!!!

  • Proletário Nato

    Galvão Bueno e Rede Globo: “Ruim com eles e pior sem eles” e “Em terra de cego que tem um olho é rei”.

  • O Victor Dunstan, voce esta mentindo porque estas transmissoes via internet é uma merda,
    cara inveja é pior que o cancer mata mais devagar, e mais na TV o que é bom ta na GLOBO, nao adianta ficar falando que nao ve a globo porque ve sim. MENTIROSO

  • Machadão

    Bom tenho lido vários comentários a respeito da Copa no Brasil e seus efeitos…Sinceramente se havia algum brasileiro que acreditou em benefícios pra população em geral, então a culpa não é da Globo, mas sim do Sobrenatural de Almeida, afinal só mesmo sendo de outro mundo pra acreditar em legado e outros contos…Negócio é negócio, e a Copa nada mais é que um grande negócio, simples assim!!!

  • leonardo cantarino

    A única vantagem de ver na globo é a imagem, infinitamente melhor. Em contra partida não aguento mais o Galvão, Arnaldo e casagrande. Quando botam Ronalducho então, vixe… incluiria no pacote o Luiz carlos jr. Um verdadeiro saco. como falam bobagem, sem falar no merchandising do governo. Não se tira nada de interessante da transmissão.

  • Lucius

    Eu gosto muito de assistir os jogos pela Globo, eles são competentes para isso. Quanto as demais programações eu deixo de lado. Novelas apelativas, programas repetitivos e sem falar da porcaria do BBB. O que salva mesmo é parte de jornalismo e esporte. O resto eu curto a TV paga. No que diz respeito a copa, acho maravilhoso nosso país sediar tal evento. O problema é que “eles” (governantes, CBF e demais gestores) sabiam há muito tempo que o país seria premiado e com isso perderam tempo demais. Obras de mobilidade por exemplo, é uma das coisas que ficaremos devendo. Outra coisa são as sedes que deveriam ser em número menor. RIO SP MG PR RS BA tudo bem, tem tradição e aproveitarão o máximo dos portentosos estádios, diferente das demais sedes que ficarão as moscas após o evento. Vamos ver o depois disso tudo, o que será aproveitado.

    • janca

      Quem bateu o pé na tese de 12 sedes (e conseguiu) foi o governo brasileiro. A Fifa queria no máximo dez, mas acabou cedendo porque o governo brasileiro insistia nas 12 argumentando que somos um país continental.

      • Lucius

        Pois é… tudo em nome da política meu amigo, fétida e nojenta como sempre.

  • João Soma

    O pior é que a África do Sul, apesar dos estádios elefantes brancos, ficou um legado em relação ao transporte público.
    Diferentemente de nós, que não teremos legado algum.

    • janca

      Não estive na África depois da Copa, mas há divergências, há divergências, inclusive sobre o tal legado em relação ao transporte público, à segurança e mesmo ao turismo.

  • Pois é quer queiram ou nao,quem manda é a Globo,pois controla os horários dos jogos após as novelas,passa todos os jogos do Timao,pelo alto ibope,entao faz tudo conforme o que melhor lhe convier,os outros é que tem que correr atrás dela……………

    • lino rio

      a verdade , e que os interesses estao muito acima da paixao da torcida, que nunca sabe ao certo o que ocorre por detraz dos bastidores. A rede globo manda e desmanda sim , coloca para a opiniao publica o que ela quer expor e esconde o que quer esconder. O galvao e cia, brigam com a imagem, a gente ve uma coisa eles dizem outras, sempre passando para o publico o que bem convem a emissora e os clubes dos quais eles fazem lobby e parte! a verdade e que o -futebol brasileiro e uma verdadeira casa de mae joana(LEIA-SE, REDE GLOBO DE TELEVISAO), que
      e quem manda , escala, faz as regras, paga, tira, poe, e manipula, SO ASSISTE A GLOBO, AQUELES QUE ELA FAZ DE BOBO). e aquele cara, da regra e clara! pow a regra e clara e as cameras, amigao??? pow ele e muito cara de pau!!!

  • Frederico Prado

    Janca, para de torcer contra, cara!!!

    • janca

      Eu torço a favor.

  • Thiago Ferreira

    Então tá. Então é por isso que os “retardados” e “incompetentes”, “mal administrados” paises como EEUU, FRANÇA, ALEMANHA, INGLATERRA, ESPANHA, RUSSIA, se matam na disputa por sediar Copa e jogos olimpicos?
    A Alemanha já fez 3.
    Acho que deveriamos mandar nossos analistas de teclado para esses países, e explicar para eles essa “porcaria” que estão querendo, e como são burros em pretender esses eventos que só prejudicam os próprios paises.
    Brasileiro gosta mesmo é de ser papagaio de pirata, e a modinha agora e falar mal da Globo.
    Enquanto isso, “outras” compram com dinheiro nosso, campeonatos ingleses, de mafiosos, e são saudadas.
    Fim de mundo mesmo.

  • Otton

    Janca, acho que em relação ao que foi gasto para ambas as competições (Copa e Olimpíada), o benefício foi zero. Zero sim, porque não vi nenhuma diferença proporcional ao que foi gasto, em relação o transporte público, hotelaria, comércio, etc.
    Creio que no lugar de uma competição esportiva, o Brasil precisa sim, de hospitais, escolas públicas descentes, que nem sequer professores têm (porque são MUITO mal pagos por sinal). No lugar de elefantes brancos como a Arena Amazônia, muito poderia ser feito com os BILHÕES do nosso dinheiro que foi gasto.
    Resumindo, não creio que a Globo, dona da CBF e que manda e desmanda nesse país queira gastar do dinheiro para o bem da população, e sim para encher ainda mais o bolso as nossas custas (as minhas não tanto que não assisto a globo e nem suas filiais).

MaisRecentes

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo

Tricolor acuado



Continue Lendo