A volta do Rio-SP



Dirigentes dos principais clubes paulistas e cariocas devem pedir a Marco Polo Del Nero, candidato da sucessão à eleição na CBF, que promova a volta do velho Rio-São Paulo a partir de 2016.

Um dos motivos é o baixíssimo público nos Estaduais e a falta de interesse nos mesmos, que mal servem como pré-temporada para os times se prepararem para Libertadores e Brasileiro. O sucesso da Copa do Nordeste, cuja média de público é quase o dobro da dos Campeonatos Paulista e do Rio somada, deve ser usada como argumento.

Não está claro, no entanto, como ficariam os Estaduais, já que a presença dos grandes em tais torneios teria de ser repensada com o retorno do Rio-SP, além do Sul-Minas, que também entraria em pauta.

As federações estaduais, caso a ideia siga mesmo adiante, tendem a se posicionar contra a volta dos regionais. Detentoras dos direitos de TV não se posicionaram sobre o assunto até aqui, já que as conversas entre dirigentes paulistas e cariocas estão apenas em estágio inicial.

O simples fato de terem começado, no entanto, já é um alento. Porque os Estaduais, do jeito que estão, seguem difíceis de engolir. Os regulamentos, um mais esdrúxulo que o outro, têm sido detonados inclusive pelos jogadores.

Vale lembrar, aliás, que a reformulação dos Estaduais e do calendário do futebol brasileiro era uma das pautas do Bom Senso F.C., movimento que perdeu força com a saída do zagueiro Paulo André, hoje atuando no futebol chinês.



  • André

    seria um otimo campeonato,que na minha opinião não deveria ter acabado,o rio sao paulo traria de volta grandes jogos,otimos publicos.

    • Simões

      Melhor não, pois periga daqui alguns anos os clubes pleitearem (e a CBF aceitar) esses titulos do Rio São Paulo como nacionais, da mesma maneira que o Ricardo Teixeira fêz com a “Taça Brasil”, onde esses titulos viraram campeonatos nacionais.
      E sabemos todos, que o campeonato NACIONAL somente começou em 1971, sendo o ATLÉTICO Mineiro o primeiro campeão nacional.
      Seria ótimo essa volta, desde que lá na frente não queiram transforma-lo em competição nacional.

      • JVerdão

        No mínimo, vc deve torcer para um clube que ´´NUNCA“venceu uma Taça Brasil ou o Roberto Gomes Pedrosa, que eram os nacionais antes de 1971, para falar e pensar assim. Mas se fosse torcedor de um clube vencedor de um ou desses campeonatos, não pensaria assim, pelo contrário. MAS A INFINITA E MALDITA INVEJA É UMA MERDA!!!! E quem tem culpa que vc torce para um time de MERDA, MEDÍOCRE, SEM PASSADO E QUE NÃO GANHOU NADA NESSA ÉPOCA???? Então choraaaaaaaaaa !!!! kkkkkkkkkk…

        • komandar

          o nome já diz tudo ( taça brasil ) (roberto gomes pedrosa), esses torneios não tem nada a ver com o campeonato brasileiro. mais se a CBF considera campeonatos que não foram organizados por ela como brasileiro, não tenho nada a falar ate porque não era nem nascido.
          mais o fato de 1987 ter 2 campeão, isso esta errado muito errado

        • edisoncm

          Caro JVerdão,
          pois eu sou torcedor de um que ganho o Robertão e acho um absurdo o que a CBF fez.
          coisa do país da pizza. e não estou falando da Italia.

      • Daniel

        Não seja hipócrita, Simões. Os clubes paulistas e cariocas não foram os únicos favorecidos com a transformação da Taça Brasil em Campeonato Brasileiro. Cruzeiro e Bahia também foram transformados em campeões brasileiros, mas isso você não lembra, né?

      • Francisco

        Simões, entendo o seu medo, mas não há esse risco de transformar Rio-Sp em brasileiro pois só participam clubes do Rio e Sp. Sem chances de transformar ou converter esse torneio, que aliás é muito bom, em campeonato Brasileiro.

        • O porq q nao faz entao por regiao? Copa Sudeste? Copa Sul? Copa Centro? Copa Norte? Copa Nordeste? Cada um na sua regiao!! Ja sobre os campeonatos aos quais a CBF anexou antes de 1971 nao penso igual ao Simoes acima, q tem medo destes campeonatos regionais virarem nacionais, + tb sou contra o anexo, td bem q o Santos.teve seu merito como grande clube da epoca, + ele fazia 3 jogos no maximo pra ser campeao, ai nao neee,o campeonato poderia ser nacional, + nao Brasileiro, e o Palmeiras que venceu duas num mesmo ano, so no Brasil mesmo, Taca Brasil e taca Brasil, td bem q era nacional, + o Brasileirao e ate a Copa Brasil de hoje, tem bem + valor.

          • Deni Deni 27

            Isso mesmo, concordo!!
            Além do mais, acho que esse torneio poderia se estender pelo ano todo e valer uma vaga na Libertadores!! Isso aí!!!

      • Marcelo

        Simões, Lembre-se que a Taça Brasil e o Troféu Roberto Gomes Pedrosa reuniam times de grande parte do Brasil. Já o Rio-São Paulo e o Sul-Minas, o próprio nome já diz, apenas equipes dos respectivos eixos participam.

      • Rodolfo

        DA CBF meu amigo, eu espero de TUDO!!! Não duvidaria nem desta (des)instituição unificar os estaduais e juntar tudo no mesmo balaio… O futebol profissional no Brasil é uma várzea!!!

      • flavio

        Pode ficar tranquilo que os timaços do palmeiras e so santos já estão pensando nisto para o futuro!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Roberto Batista

        Amigo, deixa de ser ignorante…pesquisa um pouco antes de falar besteira. A Taça Brasil disputada de 1959 a 1968, tinha caráter nacional, reservando vagas aos principais campeões estaduais. E o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, foi o embrião do Campeonato Brasileiro de 1971, quando após i fiasco do Torneio Rio-São Paulo de 1966, foi ampliado, com a entrada de equipes de MG, RS, PR. Sendo, portanto, Torneio Nacional…

      • Junior

        vc só fala isso pq o seu time não ganhava nada naquela época..e pq a organização da dona cbf era tão amadora que eles não conseguiam nem organizar um torneio de jogo de botão quando mais um camp nacional…aposto que o o seu time tivesse ganho um dos torneios pré brasileirão não estaria aqui chorando…hipocrisia da grossa!

      • Alan

        Verdade Simões concordo com vc. Principalmente partindo de Palmeiras que nunca ganha nada e qqr titulo quer que se considere nacional!!!

        • LEMBRE-SE, O PALMEIRAS FOI O CAMPEÃO DO SECULO. ENQUANTO VCS SE BRINDAM COM MUNDIAL DA FALIDA ISL. MAIOR FALCATRUA DA FIFAVELANGE.

        • sandro

          Procure se abastecer de melhores informações antes de falar uma besteria desse tamanho!!O Palmeiras não pediu titulo nacional nenhum, isso foi obra da CBF que passou a considerar JUSTAMENTE os títulos da Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa como títulos nacionais.(Eram os troneios NACIONAIS da época )

      • popoalmeida

        vai dar a bumhhhda seu troxhha vc fala isso porque seu time nao existia nessa época,alias nao existe até hoje,e pelo seu comentario nem precisa vc falar pra quém vc torce porque só um gamba invejoso fala essas besteiras

        • Paulo Sergio dos Santos

          nunca vi campeao duas vezez no mesmo ano? e da mesma competiçao? ou ser campeao jogando apenas 04 jogos? so um idiota de um porco pra aceitar isso, nem torcida voces tem ainda querem se achar bando de merdas!!

      • adalberto

        Ha ha, já tem torcedor de timinho que só ganha paulistinha se borrando todo.

        • JP

          Vc ainda tah nessa de “só ganha paulistinha” ??? o seu só deve ganhar BR da série B !!!

      • José Amiltoen

        Se a Taça Brasil não era Nacional, como que o Campeão disputava a Libertadores ?? acho que o campeão era o melhor time do Brasil, então nada mais justo serem os campeões brasileiros. Isso deve ser dôr de cutuvelo…kkkkkkkkkkkkk

      • willian

        então simões cala boca veio!!
        se você não sabe otario a copa brasil era o brasileiro antigamente só mudo o nome.
        então antigamente não tinha brasileiro era o que que eles disputavam?
        santos e palmeiras são os 2 campeões nacionais que tem mais títulos!
        pra você está falando isso você deve ser são paulino ou corinthiano porque antigamente vocês não ganhava nada!! inveja mata parça!!

      • Alexandre Elias

        Muito boa a colocação.

      • sandro

        Amigo, o que tem haver Rio-SP, Sul-Minas, com Taça Brasil, ou Taça Roberto Gomes Pedrosa???

      • Leandro

        Atleticano tem só dois títulos importantes 1 nacional e 1 libertadores! Aí é só aparecer uma notícia para acabar com estadual que já fica cheio de críticas e com medinho disso ou daquilo! Vale lembrar que o Galo, mesmo somando Taça Brasil, Robertão, Taça de Prata, Copa Brasil, Brasileirão e até a Copa do Brasil só levantou UM E, SOMENTE UM, torneio nacional, o que explica claramente a indignação do nosso amigo aí. Bahia – primeiro campeão brasileiro, até esse título o Galo perdeu!

      • Dudu

        Respeito sua opinião sobre os brasileiros de 1959 a 1970, porém dizer q a CBF pode transformar o Rio-SP em brasileiro eh n ter um conhecimento mto afundo de futebol sendo q os campeões dos regionais jogavam um campeonato chamado “Copa dos campeões” q esse s era em nivel porém esse nunca vai ser considerado um brasileirão.

  • Luiz Cesar

    A solução seria um período maior para os Estaduais, desse jeito vão acabar com os times do interior.

    A copa do Brasil deveria ser num período mais curto e mais rápida e consequência dos estaduais.

    Estão decretando o fim do futebol do interior.

    • Bruno

      Período maior para os estaduais? Já ocupam 1/4 do ano, e a copa do Brasil, segundo torneio nacional mais importante ser reduzida em virtude do campeonato paulista? Só pode ser lunático. O Paulista deveria ser igual é hoje, porém os grandes já entram no mata-mata. Não há vantagem nenhum pra Palmeiras, Corinthians, Santos e SP, disputarem 19 rodadas fajutas pra depois poder ser eliminado em um ou dois jogos.

      E a Copa do Brasil deveria ser igual à Copa da Inglaterra, onde até time amador pode se inscrever. E também criar uma liga independente da CBF pra substituir o Brasileirão adequando o campeonato ao calendario europeu. Aí sim estão valorizando o futebol. E não manter um campeonato de 19 rodadas que só serve pra machucar jogadores e deixar estádios vazios.

      • Rubens

        Falou e disse Bruno.

      • flavio

        Concordo com você, mas acho que um campeonato brasileiro com 38 rodadas, a maioria delas ridículas, não leva a nada. Aliás foi depois deste tal de “pontos corridos” que nosso futebol começou a acabar!!

        • Junior

          acabar para os clubes que não se planejam….o mundo inteiro usa essa forma de disputa, quem será que está certo?

          • leonardo

            O mundo não usa essa fórmula. Acho uma idiotice copiar os europeus. AQUI NÃO É EUROPA! Somos sul-americanos e adoramos o mata-mata. É a essência da competitividade (vide NBA, NFL campeonato mexicano, campeonato argentino,…) Não adianta copiar um modelo que não simboliza a nossa cultura ! Somos brasileiros. Já tiraram a classe D dos estádios com os preços absurdos que cobram. Acabaram com a geral. Daqui a pouco acaba o carnaval, as festas juninas,…

      • Mamut

        Opa não é bem assim… Desta forma o quarteto estaria sendo beneficiado sim, pois, nunca correriam se quer o risco de cair para a segundinha do paulista…. Prejudicaria e muito o futebol do interior que já não conseguem investimentos por falta de interesse dos empresarios e ainda não estariam em pé de igualdade para se manter entre a elite paulista.

  • Fredzin

    Até que enfim! Só com o Rio-SP pra ver jogos de bom nível no começo da temporada!
    #Voltalogo

    • Luan

      Sem falar que, em caso de SUL-MINAS, não teríamos um Gauchão com apenas uma ou duas grandes partidas

  • E como ficam os clubes pequenos do Rio e de São Paulo ? Sem jogos e com atletas desempregados ? O Bom Senso é a favor disso ?

    • SERGIO CARLOS FRANCISCO

      SEJA O Q FOR, A BAGUNÇA CONTINUARÁ IMPERANDO, PQ (É TRISTE…), MAS, O O BRASIL É UMA BAGUNÇA (VIDE COPA DO MUNDO E A ROUBALHEIRA Q OCORRE…).ENTÃO, SENDO ESTADUAIS, RIO-SÃO PAULO OU OS DOIS, A BAGUNÇA CONTINUARÁ A MESMA.

    • Dan

      Os pequenos continuariam a jogar campeonatos entre si, uai

    • Rodrigo França

      Não po. Podia ser assim os times pequenos se enfrenta em seus campeonatos ai ate sombrar os 4 melhores para enfrentar os grande de cada estado. Pq do jeito q está a media de público principalmente no cariocão q os pequenos são bem menores q os de são Paulo, e horrível po. Eu por exemplo tricolor fanático nai tenho nem interesse de ver um jogo do Flu com os times pequenos. Só vejo mesmo quando e clássico.

    • Flávio

      Simples amigo,faça-se um campeonato para os pequenos e os 4 melhores pequenos disputarão o rio-sp…tendo 4grandes de sp e 4 grandes do rj…e 4pequenos de sp e 4 pequenos do rj…simples assim,basta usar a cabeça,o que nao dá é aguentar estes lixos de estaduais,com jogos medíocrs,ingressos caros…

    • Diógenes

      Se o time não consegue levar mais que 22 torcedores ao jogo, não merece estar jogando num campeonato estadual mesmo não.

      • flavio

        E se conseguir levar 22, estes já podem entrar jogando!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Ary

      Meu amigo imagino que a CBF deverá dar um jeito nessa situação e criar um novo campeonato pois seria o FIM DA PICADA deixarem os clubes de menores expressão de fora (pois hje eles estão dando um verdadeiro SHOW DE BOLA na equipes maiores)…eu gostaria de ver as finais dos estaduais sendo disputadas pelas equipes de menores expressão.!!!

      • Amado

        Os times pequenos já ficam sem jogos a maior parte do ano, não que eu concorde.
        E veja o exemplo do NE, que os times que saem na primeira fase disputam seus estaduais da msm forma. O que não pode é os time grande TODOS terem prejuizo em seus jogos, jogando pra publicos de menos de 5 mil em jogos normais e pra pouco mais de 10 mil em clássicos.
        A unica que lucra nessa estória é a federação, por isso ser contra os regionais.
        É possivel se pensar em um campeonato entre os grandes (Rio-SP, Sul-Minas, e talvez um do centro oste e norte), e quem sair nas primeiras fases, que joguem os estaduais, da mesma forma que quem sai da libertadores agora joga as fases finais da copa do Brasil. Seria bom tambem que aumentariam e muito as chances de um pequeno chegar as finais de um estadual com mais frequencia.

        • Rodrigo-Vasco

          Brother time pequeno tem mais e que ficar de fora de vez, assistir vasco e bomsucesso e fodaaa, isso nao existe, jogar contra time pequeno e rediculo, muitissimo melhor jogar contra os grandes apoiadissimo

        • gustavo

          boa saida amado interessante essa sua proposta

        • Rodrigo

          Na maioria dos paises nao existem estaduais estaduais e so aki no Brasil que tem essa porcaria, pra resolver a falta de calendario para os pequenos tem que criar outras divisoes, como na inglaterra, que a copa da inglaterra tem 786 clubes entre grandes, pequenos e amadores, pq não pode ser assim tbm aki no Brasil, aki no rio a federação tá obrigando os clubes a sustentar os pequenos tendo q abrir mão de 40% á 60% da renda dos jogos ( q já é pequena, niguém vai mais no estádio), e os clubes tendo prejuízo na maioria dos jogos por causa disso e a fferj q não faz nada abocanha 10% e sai no lucro… Conclusão, a fferj não ta servindo pra nada, os clubes que estão bancando o campeonato e eles so sugando sem tirar 1 real do bolso, até a premiação para o campeão foi tirada do dos ureitos de transmição que os clubes vendem e não a fferj… e olha que a divida dos clubes é bem grande e a sede da fferj é com acabamento de mármore, vai entender…

          • Rodrigo

            Fera, grandes sustentar pequenos? Faz me rir.

            Tanto grandes como pequenos sustentam SOMENTE AS FEDERAÇÕES!

            Os pequenos sofrem para pagar taxas abusivas, incluindo borderôs, etc, convivem com falta de investimentos e patrocínio, e jogadores atuando por 3 meses ou menos na maioria do país. E a sua FFERJ é a principal responsável pela várzea que é o futebol do interior do Rio hoje em dia, além da natural incompetência dos dirigentes dos clubes.

      • Thiago Santástico

        Eu acredito que os regionais deveriam apenas servir para que os clubes menores ganhassem vaga no Rio-São Paulo… Pois convenhamos, pelo menos em SP, são 2 ou 3 por ano que se destacam. (não acompanho o carioca o suficiente para opinar)

        Ex.:
        Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians por SP
        Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco pelo Rio

        + os 4 melhores de cada estado, formando 2 chaves com 8 times… Depois os dois primeiros de cada grupo fariam as semis… 14 jogos + 2 de semi e finais (melhor campanha é o mandante) = 16 jogos… Menor que paulista e os dois turnos do carioca

        Um torneio mais curto, deixando mais tempo para os grandes se prepararem para o ano todo.

        E não seria problema os 4 menores de cada estado disputar o Rio-SP e o estadual, pois se os grandes disputam Estadual + outro torneio (Liberta ou Copa do Brasil), existiria data.

      • Jean

        Igual aconteceu em 2004, quando foram para a final do campeonato Paulista, São Caetano e Paulista de Jundiaí. Consagrando o azulão como campeão daquele ano. Lembro que em 2004 os clubes grandes estavam em outra competição, quase igual citaram aí em cima. Concordo com vc tem que voltar o Rio-São Paulo mais continuar com o Campeonato Paulista assim as equipes menores ficaram motivadas a jogar o estadual, pois as outras equipes serão como eles.

      • Felipe Silva

        Claro que dão show de bola voltam antes do tempo pra pré temporada aí é fácil mais estes times numa série A com grandes clubes as chances de ser alguma coisa e praticamente zero

    • Diógenes

      Se o time não consegue colocar mais de 22 torcedores num estádio, não merece estar jogando campeonato estadual mesmo não.

    • Danilo

      para ajudar ou dar uma pequena chance aos clubes pequenos, eh so fazer com os mesmo formatos da copa do nordeste; no caso do rio – sao paulo, se clasificam para o torneio os oito melhores de cada estadodo ano anterior, separados em 4 grupos com 4 times cada dai por diante

    • Ricardo

      Prezado Silvio, sua pergunta é uma das mais frequentes, mas como já afirmaram em várias ocasiões, os organizadores do Bom Senso são a favor de que os clubes menores tenham mais jogos durante o ano, inclusive evitando que alguns clubes só funcionem durante alguns meses. Isso seria feito com a organização de campeonatos entre os clubes menores, tendo como premiação a participação em campeonatos maiores. Por exemplo, um campeonato carioca sem os grandes (ou com a participação dos grandes apenas nas fases finais), tendo os primeiros colocados a oportunidade de participarem de um eventual Rio-São Paulo.
      Acho que esse tipo de mudança é só questão de tempo, não adianta chororô…

    • mario

      pequenos não o termo certo é amador ou semi-amador afinal são times que na sua maioria só existe por 3 meses no ano , tem que separar os times profissional e os amadores .

      sem falar que vc critica e nem sabe q a proposta do finado BSFC era desses times jogarem durante o ano todo com os grandes só entrando em uma fase final e não só 3 meses como acontece hj.

      • felipe

        com certeza o coleguinha acima não sabe o valor do futebol nas cidades menores. A magia de estar na arquibancada atrás do gol quando o goleiro do centenário Rio Claro FC defendeu um penalty nos ultimos minutos assegurando um empate contra um Palmeiras que foi campeão paulista aquele ano. Pro povo da capital e pra imprensa é facil dizer que é um tropeço, um acidente de percurso, um resultado sem importância. Para os jogadores, diretoria, e habitantes dessas cidades, é surreal.

    • odair

      poem 4 pequenos de cada estado, e faz uma segunda divisão com 8 de cada

    • Thiago Oliveira

      Poderia fazer o mesmo, um torneio com os pequenos do Rio contra os pequenos de sp

    • A formula deve ser a mesma aplicada aqui na Copa do Nordeste , os pequenos disputam os estaduais e os grandes entram na segunda fase do mesmo.

    • Zeu

      Engraçado, na Inglaterra têm time pequeno e não têm Estadual, na Espanha também, na Alemanha também, o argumento de quem ainda aguenta esses campeonatos ridiculos chamados Estaduais está cada vez pior…….

    • Welington Mendes

      EU PENSO O SEGUINTE O PROBLEMA DOS ESTADUAIS PRINCIPALMENTE DO RIO E SÃO PAULO NÃO ESTÃO NO CAMPEONATO EM SI MAIS NA QUANTIDADE DE CLUBES É ISSO QUE OS TORNAM UM FRACASSO COMO PODE UM ESTADUAL TER 20 CLUBES QUE NEM EM SÃO PAULO E 16 NO RIO SE ENXUGASSEM ISSO E ELES COMEÇASSEM MAIS TARDE UM POUCO OS CLUBES TERIAM TEMPO PARA UMA PRE TEMPORADA E NÃO PRECISARIAM FICAR JOGANDO QUARTA E DOMINGO QUASE O TEMPO TODO E QUEM ESTIVESSE NA LIBERTADORES NÃO IRIA PRECISAR ABANDONAR O CAMPEONATO O CORRETO SERIA 12 EM SÃO PAULO E 10 NO RIO AI TERIAMOS SIM UMA COMPETIÇÃO COM MENAS DATAS E MENOS JOGOS DEFICITÁRIOS E OS CLÁSSICOS TERIAM UM PESO MAIOR DENTRO DA COMPETIÇÃO ATRAINDO ASSIM UMA ATENÇÃO MAIOR DO PÚBLICO.

    • Evandro

      isso é matéria forçada do Lancenet, igual ao Sul – Minas, a reportagem é idêntica e no final, America MG, Atletico MG, Cruzeiro, Inter e Gremio rejeitaram o Sul – Minas

    • Antony

      Faz uma MEGA- REPESACAGEM antes do torneio para o ano que vem, talvez funciona

    • eder

      amigo é simples os 4 grandes so entrariam no quadrangular final do estadual a primeira fase so teriam os times menores e 4 se classificariam para enfrentarem os grandes sendo sorteado confronto e mando de jogo, empate … penal é simples o rio são paulo trazia uma magia muito grande isso é inegavel.

    • rodinei

      que lutem para entrar o seleto patamar de time grande como palmeiras , santos são paulo , vasco ,botafogo , flamengo

      • mauro santos

        Rodinei, quando conseguem ,tiram eles na “mão grande” (vide 87 com o Guarani!!!).Abraço

    • Gerson

      poderia ser feito uma espécie de classificação, tipo: o ultimo de cada estado, da lugar ao melhor colocado no estadual, que seria disputado entre os pequenos, criando assim uma fórmula de disputa interessante entre os pequenos em disputar o rio sao paulo e assim os pequenos terem mais visibilidade e investimento.

    • Andrei Oliveira

      Os pequenos jogariam os estaduais entre si com os grandes entrando na fase final, assim como fazem na copa do nordeste… Procure se informar direito antes de falar idiotices!

    • Jeferson nascimento

      Silvio, concordo plenamente com você.. Antes de tomar alguma decisão, todos devem ter a certeza q serão beneficiados, não pode-se pensar apenas nos grandes de sp e rj

    • Alan, Corumbá-MS

      Eu acho q pode ser uma boa para grandes e pequenos. Vejam só: logo no primeiro semestre classicos como Fla x San, Flu x PAL, Cor x Vas… ( garantia de boas bilheterias), e nos estaduais finalmente times como América, Volta, Bangu entre outros terão a oportunidade de serem campeões. Os estádios com certeza terão público, os jogadores vão aparecer mais, não haverá tanta roubalheira prejudicando os pequenos… Vamos dar uma chance ao futebol do primeiro semestre pessoal. Alguns anos depois quando os estauais estiverem interessantes poderá se cogitar uma formula em q os grandes possam participar.

    • edmar

      concordo com vc deveriam fazer dois rio x são paulo capital e interior cada qual com dois grupos e os dois melhores da capital faziam as semi finais e final sendo que o campeão do interior com o vice da capital e campeão da capital com vice do interior se conseguir fazer este rio x são paulo tenho certeza que vai agradar muita gente

    • adilson lins

      sera um grande torneio ficarei na torcida,quem sabe se dai não tem tmb um torneio internacional com grandes clubes??

  • SÉRGIO CARLOS FRANCISCO

    SEJA O Q FOR, A BAGUNÇA CONTINUARÁ A MESMA, COM ESTADUAIS OU RIO-SÃO PAULO.OU AINDA COM OS DOIS JUNTOS.BRASIL, PAÍS DA BAGUNÇA…

  • João Fernandes

    Acho q o Flamengo devia se recusar a disputar este torneio, não tem sentido, não tem valor e não acrescenta em nada.
    Prefiro mil vezes ser Campeão Estadual do que de torneio entre estados.

    • Roberto

      É fica mais fácil de ser favorecido. E o rio-são paulo sempre foi para times grandes. E quem foi o ultimo colocado de 2001 a foto do troféu mesmo? Botafogo 4, Vasco 3, Fluminense 2 e “framengo” só 1. Deve ser por isso que não quer o campeonato. Porém se contenta campeonato carioca é para vocês(framengo) que ganham favorecidos.

  • Joao Carlos

    Bom senso FC perdeu força?????????????? Me ajuda aí né.

  • Josimar

    Acho legal a volta dos regionais porém poderia ser fazer a seguinte experiência: Só com times pequenos nos próximos 3 anos com 16 clubes sendo 8 do Rio e 8 de São Paulo e poderia voltar a Copa dos Campeões. O campeão do RJ-SP se juntaria aos demais campeões dos regionais e o campeão da Copa dos Campeões teria uma vaga na Copa Sulamericana e os pequenos e médios de cada estado teria mais jogos a disputar durante o ano e colocaria emissoras menores como Rede TV, Teve E, CNT ou até as que não costumam transmitir como Record e SBT para fazer a transmissão. Com relação aos estaduais estão as traças por causa dos altos valores dos ingressos além do baixo nível técnico dos times de menor investimento, logo se estes clubes tiverem mais campeonatos pra jogar vão ter mais receita e podem crescer e os estaduais teriam um nível técnico maior.

  • Uma solução interessante, seria um estadual paralelo: As equipes pequenas iniciam as disputas e, os eliminados no Rio-SP entram nos respectivos estaduais na sequência, exemplo do que aconteceu em 2013 com as equipes que disputaram a Libertadores e entraram na segunda fase da Copa do Brasil

  • SERÁ O FIM DO FUTEBOL BRASILEIRO , CUJOS PRINCIPAIS JOGADORES PASSARAM PRIMEIRO PELOS CLUBES PEQUENOS . A ELITIZAÇÃO DO FUTEBOL COMO QUEREM OS PRINCIPAIS JORNALISTAS , SE BASEANDO EM ARRECADAÇÃO E PÚBLICO LEVARÁ O BRASIL AO COLAPSO , DEIXANDO DE REVELAR JOGADORES . FICARÁ TAL QUAL O FUTEBOL ESPANHOL , ITALIANO , INGLÊS E ETC .. QUE DEPENDEM ATÉ DE INSCREVER JOGADORES DE OUTROS PAÍSES COMO É O CASO DA ESPANHA E FRANÇA PARA PODER DISPUTAR UMA COPA DO MUNDO . DIGO NÃO A ESTA IDÉIA .

  • bruno

    Os torneios regionais pra mim devem acabar fazendo somente uma liga brasileira somente como na europa começando em agosto e terminando em abril e os times pequenos jogam as séries 1,2,3,4 até a 7 como na Inglaterra brigando por acesso ia enxugar completamente a grade do futebol brasileiro.

  • que os times pequenos que se fodam eu quero é ver Jogos de verdade entre Rio x sp..

  • Frederico

    uai concordo com Rio – São Paulo e Sul Minas de voltar os clubes pequenos poderia sim disputar os estaduais o campeão e o vice disputar no ano seguinte os torneios

  • CORINGÃO DO BARRETÃO

    BOA PERGUNTA DO SILVIO : E OS CLUBES PEQUENOS DO INTERIOR E DE CAPITAIS.DE SP;;E RJ ??CLUBES COMO A PONTE PRETA..COM MAIS DE 100 ANOS DE HISTÓRIA?? A NÃO SER QUE O RIO SÃO PAULO ENVOLVA TODOS OS TIMES QUE DISPUTAM A PRIMEIRA DIVISÃO..OU SEJA O RIO-SÃO PAULO..SUBSTITUIRIA OS ESTADUAIS..MAS…TEM UM MAS..20 CLUBES DE SÃO PAULO..DE BOM NÍVEL…MAS E OS DO RJ?? TERIA 20? E A FORMA DE DISPUTA? E O TEMPO??TERIA QUE DAR CHANCES AOS “PEQUENOS” DE CHEGAR NAS FINAIS..SEMIFINAIS..SEI LÁ; LEMBRANDO QUE TEM VÁRIOS TIMES CONSIDERADOS PEQUENOS..Principalmente em SÃO PAULO..QUE DARIAM MUITO TRABALHO AOS “GRANDES”, UMA COISA É CERTA;;ESTADUAL..E RIO-S. PAULO NÃO SE ENCAIXAM NO CALENDÁRIO..POIS COM COPA DO BRASIL, BRASILEIRÃO.COMO FICA? TEMOS QUE TER UM “BOM SENSO” MESMO..E OS GRANDES NÃO SEREM “EGOÍSTAS” ESQUECENDO OS CLUBES MENORES..QUE REVELAM MUITOS JOGADORES P/ OS CHAMADOS “GRANDES”!!!

  • E porque eles acham que o Rio São Paulo ou Sul Minas irá despertar o interesse maior do publico, cara eu achava que era maldade, mais realmente eles também não entendem nada de futebol apesar de conviverem nesse meio, tomara q volta esses torneios malucos kkkkkkkkkk e engraçado verem eles procurando alternativa pra melhorar as rendas kkkkkkkkk eles são muito ruim mesmo.

  • Jocinei

    Realmente os Estaduais estão em total declínio , infelizmente , a realização dos Regionais seria uma boa saída , e poderia usar os estaduais como uma segunda divisão dos Regionais , assim o Regional seria um oásis para os clubes pequenos , pois no caso do Rio/São Paulo , os pequenos quando chegassem ao Regional jogariam com os grandes de SP e RJ . Quanto ao Bom Senso , realmente é uma pena , mais com a saída do Paulo André ,não vejo muito futuro no movimento .

    • Marlos

      Bem, se eles querem voltar o Rio-SP,deve ser que já tenham penssando na solução,para todos esses problemas sugeridos,como os pqeuenos,maioria n jogam nenhum campeonato importante fora os estaduais,poderiam levar isso como uma libertadores,ou uma sulamericana.. e os times grandes ja classifcados pras oitavas,pra n se desgastarem muito.

  • rob

    Na boa faz um torneio rio sao paulo com os 4 grandes de cada estado

    depois tem o campeao tudo mais

    ai joga os 4 grandes nas quartas de final do Paulistao com os outros 4 melhores
    faz um mini mata a mata cada grande numa chave enfrentando os melhores clocados com os piores colocados do rio sao paulo
    por exemplo
    classifica 1 lusa 2 santo andre 3 sao bernardo e 4bragantino
    rio sao paulo
    sao paulo campeao
    o palmeiras fico em 3 e santos em 4
    e o corinthians nao classifico

    o sao paulo pega o bragantino
    palmeiras pega sao bernado
    santo andre e santos
    lusa e corinthians

    apenas um exemplo

    meu eles poderiam fazer uma pré temporada grande começa o campeonato lá pra depois de 20 de janeiro ou no finalzinho de janeiro

    e assim eles continuariam cm o paulista nao perdendo sua classe
    e teriamos ai mais o menos os grandes jogando ao maximo 7 partidas ate o

  • Danilo

    para ajudar ou dar uma pequena chance aos clubes pequenos, eh so fazer com os mesmo formatos da copa do nordeste; no caso do rio – sao paulo, se clasificam para o torneio os oito melhores de cada estadodo ano anterior, separados em 4 grupos com 4 times cada dai por diante

  • juliano

    Tem que voltar sim, e os clubes “menores” jogariam os estaduais, como foi em 2002. Teriamos menos datas, mais jogos atrativos e seria bom para os outros clubes ganharem os estaduais. E qto ao desemprego não adianta ficar fazendo campeonato pra dar emprego se não tem, renda, não da audiência, somem os patrocinadores e os jogadores ficam sem receber.

  • Carlos

    Tai uma coisa que eu nao entendo, quem disse que é obrigatorio usar o time titular todo jogo? Atletico-Pr nao usa seus titulares no campeonato paranaense, mesmo quando chegam a final nao usam, é uma chance dos reservas e juniores de mostrar seu valor, se meu time jogasse todo dia eu assistiria todo dia, mesmo que fosse um time sub-15.
    Nem todo grande clube chega numa final de campeonato, com isso poderiam mudar foco para outra competiçao, times pequenos precisam jogar contra os grandes para poder ter arrecadação.
    Eu como presidente de clube colocaria os jogadores da copa-sp para disputar campeonato estadual.

    • luiz

      e exatamente isso que eu estava pensado cara isso seria uma otima oportunidade pro garotos da base mostrarem o seu valor!

  • Celso

    O Botafogo vai ser o grande papa titulo do torneio Rio x São Paulo

  • mario

    muto dificil disso acontecer, temos que lembrar que esses campeonatos acabaram por causa das federações que eram contra , isso só vai mudar quando a globo mandar os clubes romperem com as federações e fazer uma liga quer dizer nunca.

    tambem não adianta mudar p/rio-sp se a credibilidade dos campeonatos não aumentar, tem que ter uma mudança de postura.

    o estranho é ver os índices audiencia caindo e a Globo manter o mesmo sistema de campeonatos……

  • carlos

    Prezado Silvio,

    Concordo em parte com você. Deveria abrir duas ou três vagas para uma seletiva para times de SP e RJ, mas ajudar desempregado é o que está tornando este país uma me…..
    Vide bolsa família, auxílio desemprego, etc, etc.

    As pessoas devem ir à luta sem ajuda de madrinhas, padrinhos ou governo. Afinal é a lei de sobrevivência.

  • migdiole

    devia acabar com o paulista e o carioca e ter um super RIO-SP, durante o brasileirão fariam um torneio com os pequenos do Rio e os pequenos de SP e os melhores desse torneio se juntariam aos grandes de RIO e SP que estão no brasileirão pra completar 20 times e o campeão teria uma vaga na libertadores.

  • Wassil Junior

    Acho que seria uma ótima idéia acabar com Campeonato Carioca, além de ser ridículo, não serve de base nenhuma para o resto da temporada. Flamengo deveria jogar com Juniors esse campeonato e focar somente na Libertadores. Tem sim que dar preferencia total a competição sul americana, campeonato carioca não leva a nada, não tem boa premiação… pRa que continuar????

  • Eu acho que podia continuar assim do jeito que ta, dai pegar o campeão do campeonato paulista e o campeão do carioca e fazer uma final, tipo recopa sul americana campeão da liberta e campeão da sul-americana

  • realmente, tem quer ter o sul-minas e o rio-sao paulo, esses times so entrariam nas fases finais dos estaduais.

  • em nenhum lugar do mundo existem estaduais,estadual não tem importância alguma,estadual é só pra quem não tem outros campeonatos,time grande não deve jogar estadual, regionais seriam apenas como uma pre temporada de luxo, com no máximo uns 8 jogos para quem chegar as finais

    os estaduais é onde começa toda a bagunça do futebol brasileiro.

  • rogerio

    Eles querem massacrar ainda mais o interior os caras do bom sense só pensam neles

  • Raphael

    E os times pequenos de São Paulo e Rio de Janeiro, como vao ficar nessa ? Como que o Corinthians vai ficar nessa ??? E os torcedores corinthianos ??? Não vão ver o seu time jogar no começo do ano ??? e o Flamengo e o Fluminense ??? não vão jogar tb nenhum campeonato no começo do ano ???

  • Diego Dias

    Por quê os estaduais do Rio e de São Paulo não se unificam e formam um Super Estadual, colocando os Clubes grandes em um grupo, e os pequenos em outro, fazendo assim tendo competitividade entres clubes ?
    Depois da fase de grupos, fazendo o enfrentamento entres os Grandes e Pequenos

  • Marcelo

    Trocar 6 por meia dúzia, não sei para quê vale esse Rio-São Paulo! Não tem nada de tradição, torneio tapa-buraco e querem comparar com uma COPA DO NORDESTE em que todos os clubes participantes são por critérios técnicos em seus campeonatos estaduais. UM RIO-SÃO PAULO nunca terá credibilidade pois trás a idéia de cartel de clubes grandes. DIRIGENTE ACHA QUE COLOCAR TIMES GRANDES PRA FAZEREM AMISTOSOS TRARÁ TORCEDORES AO ESTÁDIO! QTA INTELIGÊNCIA!!!

    • joe LHP

      Vai nada, ainda mais se tratando de Marco Polo Del Nero, lembrando que ele praticamente se comprometeu com os donos das federações e esses torneios regionais são uma ameaça para seus respectivos feudos, pra mim o paulistão, carioca e o pernambucano ainda há uma esperança desde que tenha uma gestão profissional e deixe a politicagem de lado, já os outros estaduais pode jogar no lixo mesmo pois só servem pra enriquecer esses donos de federações.

  • CONHECEDOR

    Sem dúvida alguma, o RJ-SP é mais interessante, e, com criatividade da para fazer os regionais também. O Brasileiro poderia ter 16 clubes, os jogos do RJ-SP entre os clubes do mesmo estado, valeriam também para o estadual. É só botar gente competente, profissional e não políticos como vemos. Deixem nas mãos de uma grande agência de publicidade, como a África, recentemente eleita a maior do mundo fora dos Estados Unidos, que eles montam uma equipe séria, e ainda cuidam da propaganda e divulgação. Aliás já possuem a XYZ para isso. Estou apenas dando um exemplo e não fazendo divulgação. O fato é, coloquem profissionais nos seus devidos lugares e também nos seus devidos lugares aqueles que se utilizam de cargos para benefício próprio, inclusive e especialmente financeiro, porque aí, o lugar é cadeia.

  • Dojeito que está, não dá, pois a maioria dos clubes brasileiros estão falídos e não conseguem nem pagar o salário dos jogadores, a maioria contrata jogador querendo ganhar muito, mas na hora de arcar com as obrigações não conseguem e vão para a justiça: vide flamengo, vasco, corinthians, gremio, etc…

  • eduardo victor

    Concordo plenamente com a volta do rio-são paulo, mas deveria ocorrer apenas de dois em dois anos. Os estaduais não atraem público porque são mal organizados, com excesso de clubes, preços altos demais etc. Era importante que o estadual tivesse um patrocinador, estádios com bons gramados, preços baixos e os clubes grande só entrassem numa fase mais adiantada, ou então que o patrocinador do campeonato ao menos cobrisse os custos deles. Os estaduais são fundamentais para revelar jogadores e hoje em dia eles estão moribundos, pois se supervalorizou o brasileiro, mas o Brasil é um país continental e temos que pensar nos outros clubes que não os 20 da série A.

  • marcelo

    acho uma otima ideia envolvendo os grandes de sao paulo e rio como sao paulo, santos, palmeiras, corinthians, vasco, fluminense, flamengo, botafogo… e deixaria o campeonato paulista e carioca rolando… os campeoes e vice dos campeonatos entraria no torneio rio-sao paulo, e os dois ultimos de cada estado depois cairia para os campeonatos estaduais… onde se chegacem em primeiro voltariam no proximo ano ao torneio… acho interecante e forte… daria mto mais audiencia…

  • ernie

    sómente se houver um estadual com menos datas(os clubes do interior jogam entre si, e os quatro melhores jogam em mata mata contra os time da capital)…ai os melhores colocados disputam um Rio São Paulo também em mata-mata…seria uma pré-temporada para o Brasileirão, Copa do Brasil, Sulamericana e Libertadores…

  • acho legal a volta do Rio-São Paulo,mas pensando nos clubes pequenos dos dois estados,eu vejo que deve ser feito um sagunda divisão do tornei,e como são muitos os clubes pequenos demorr um pouco mais,ou começar antes,o tornei Rio-São Paulo da primeira divisão não deveria ter só os grandes do dois estados,poderia ser os 4 grandes de cada esto,e 4 pequenos tambem,2 grupos de 8,onde passa dois de cada grupo,e um de cada grupo cai,sobem dois.

  • Antonio

    O futebol Brasileiro está falindo, falta de craques devido aos jogadores que deixam o país muito cedo, muita intervenção de empresários nos clubes, roubalheira de dirigentes, campeonatos decidido no tapetão, é triste mas se continuar assim pode fazer o campeonato que for a porcaria será a mesma.

  • Rafael Borba

    Defendo há anos o retorno do Rio São Paulo. Minha proposta é que não acabem com os estaduais, apenas façam uma adaptação do regulamento. OS clubes grandes só jogariam a fase final dos estaduais. Os estaduais seriam divididos em dois turnos, e os campeões de cada turno jogariam uma fase final com os clubes grandes . Os campeões de cada turno (times pequenos) teriam o direito de participar do torneio rio são-paulo!! Essa é a melhor alternativa!! E o campeonato brasileiro deve retornar para o sistema de mata mata, no qual os 8 melhores clubes classificam-se para um mata mata. Muitos vão alegar que o sistema não é justo. E quando que o esporte foi justo?

    É muito comum um time atacar o adversário por 90 minutos e o outro time num mísero contra-ataque nos acréscimos fazer o gol da vitória. Isso é justo? O esporte não é justo! E salvem o futebol!

  • Victor Dunstan

    Fala Janca…a idéia seria colocar os sub-20,mulecada…enfim…titulares em pré-temporada e a mulecada jogando estaduais!!

  • James

    Não sou muito a favor dessa ideia,então porque não cria uma copa sudeste para ajudar os quatro estados,fazem um sorteio com o campeão e vice dos quatro estados,ai sairiam os confrontos de mata a mata de ida e volta,os vencedores jogariam as semifinais,e a final em um jogo apenas na casa do time que fez a melhor campanha,forçando os times a sempre buscarem o gol,assim não aumenta o número de jogos em muita coisa e nem atrapalha ninguém.
    ps:isso até ajudaria o ES,pois não tem muita expressão no futebol.

  • José A. Pavinato

    Para preservação dos times do interior, há que se fazer um campeonato regional, nos mesmos moldes do Brasileiro, iniciando em março e terminando em Nov/Dez. Os times que disputam as séries do Brasileiro, entrariam com um time B. Tira a globo do circuito e negocia com as TV’s educativas (estas buscariam patrocinio) para transmissão dos Regionais. Com certeza, os times do interior se fortaleceriam e voltariam a abastecer as grande equipes. Pense nesta idéia !!!
    O que você acha Janca ?

  • José Carlos

    Esse não é o maior problema.

    O horários dos jogos deveriam mudar. 22 hrs é uma brincadeira com quem tem que trabalhar no outro dia ou estudar.

  • Balista

    A solução é adequar o calendário brasileiro ao europeu e fazer um campeonato brasileiro com 5 divisões. A quarta e quinta divisões regionalizadas. A quinta com quantas times coubessem apenas classificando para a quarta do ano seguinte.

  • Luiz Henrique

    Não existe data suficiente.

  • ricardo fernandes

    Acho 1 boa com 16 times,8 paulistas e 8 cariocas, usa a classificaçao desse ano(as 8 melhores campanha de cada campeonato),ai subiram 2 de cada campeonato,o campeao e vice que nao disputarao o rio-sp do ano e cairam as 2 piores campanha de cada estado,ai atrelava o estadual ao regional e campeao ganharia 1 vaga na sulamericana,tem que ser de ponto corrido em turno unico, iria favorecer tantos os pqnos como os grandes,hj se o macae for campeao do carioca ele vai pra onde alem de 1vaga na copa do brasil e so o botafogo de rib preto for campeao paulista sera a mesma coisa,portanto qual time pqno do rio nao gostaria de disputar 1campeonato onde enfrentaria o corintias,sao paulo,palmeiras,santo e qual time pqno de sao paulo nao adoraria receber em seus dominios o flamengo,vasco,fluminense e botafogo rj,seria o maximo pra os 4 time peqno de cada estado e os que tivesse disputando os estaduais ficariam mais motivados a chegar nas finais,cairia qualquer um no rio-sp, sem tapetao sem marmotagem

  • Wellington Dantas

    Isso só vai acontecer se a Globo quiser, isso é fato!

  • Realmente ficara mas dificil para os time pequenos….AONDE E COM QUEM JOGARAM CORINTHIA, VASCO DA GAMA, SPORT ..E PREOCULPANTES A SITUACAO DELES……………

  • Não entendo essa palhaçada! Pra que criar um torneio regional, se já existe a Copa do Brasil?
    Desqualifica completamente o torneio .-.

  • Elcimar

    Pessoal que tá se preocupando com os clubes pequenos… a matéria não diz nada que os estaduais seriam extintos. Eles podem continuar, porém sem a presença dos grandes. Outra idéia seria fazer o mesmo que o Patetico-PR tem feito. Jogar com time sub 23.
    Eu sinceramente acho que o fim dos estaduais seria muito bom. Já deu esses campeonatos mal feitos e inchados.

  • Rafael

    Um torneio desse porte seria bom para nós torcedores. Não é fácil assistir o campeonato paulista: os times grandes quando vão enfrentar esses times menores jogam numa nhaca só. Se não é clássico eu não vou mesmo.

  • Jota

    Vai ser tanto flamengo x corinthians, palmeiras e vasco, fluminenCe x santos por ano que ninguém vai nos jogos ver a mesma coisa, escreva ai.

  • ernany

    Acho assim como tem a copa nordeste podia ter a copa sudeste

  • Otacilio

    é a chance de melhorara as competições:
    Os time semi profissionais não tem atividade o ano inteiro! No segundo semestre com não terão atividades colocam para jogar 10 De Sampa contra 10 Cariocas para Classificar 2 de cada Estado para disputar as fase final do Rio São Paulo no inicio de cada ano. Como temos canais regionais de TV por todo o interior do estado abre para que cada Clube negocie a transmissão ao vivo de seus jogos sem que os adversarios tenham direito a cotas. Com isso sera dada a oportunidade de clubes de cidades grandes como Campinas, por exemplo, de aumentar sua renda e fortalecer as disputas. Os Campeonatos de cada estado poderia seguir esta formula como Classificatória para estes regionais.

  • Sano

    Solução simples pros estaduais: Os pequenos disputam o campeonato carioca/paulista entre eles e os quatro melhores jogam partida única contra os quatro grandes de cada estado.
    Quartas de final > semifinal > final (dois jogos)

  • Allan

    Penso que os estaduais devem acabar. E para os clubes menores não acabarem deveria ser criado mais divisões para o Campeonato Brasileiro, assim como na Inglaterra que tem mais de 6 divisões, assim diminuiria a quantidade de jogos e os clubes pequenos não fechariam. Com um sistema deste tipo não seria necessário mais estaduais e nem torneios como a Copa Nordeste e o Rio-SP, que só continuariam existindo se os clubes e jogadores quisessem.

  • Anderson

    O calendário é muito ruim para colocar esse torneio. Se colocassem, teriam que colocar um ”torneio do sudeste”, com os principais times da região e com menos jogos, e aí deixariam os estaduais também, aí o clube decidiria qual time usar no estadual, como por exemplo o Atlético-PR usa o time sub 23 no estadual, aí iria de cada clube.

    Mas aí tem que ser visto, pois talvez uma substituição seja melhor, ou deixar os estaduais para os clubes pequenos disputar.

    Muito complicado colocar os dois juntos de uma vez

  • irene

    volta sá porra

  • Vinicius Cordeiro

    Pros estatuais uma formula interessante seria uma primeira fase com 20 clubes, sem os 4 grandes.
    Passando 4 para uma segunda fase com 2 grupos de 4 times. 3 jogos nos grupos, semis e finais.

    Ai daria para conciliar os dois campeonatos.

  • Eduardo MAgalhaes

    E receita esta no regulamento do estadual. tem que ser enxuto com jogos somente nos finais de semana. Cabendo aos clubes realizarem excursoes de verão para fora ou dentro do País.

    O Camp. Mineiro é bem enxuto e simples com jogos nos finais de semana, somente este ano que esta com jogos alguns no meio de semana.

    O calendario anual do RS parece com o da Europa, pode ser que de certo so o tempo pode dizer.

    A questão do publico é valores dos ingressos, não tem teto e nem piso, antes tinha jogos que davam para comparecer e hoje quase nenhum pois estão muiiito caros e tambem a questão da violencia pesa demais.

    Rio x SP nao vai mudar em nada, comparar com a copa do Nordeste é dar tiro no Pé. La é outra cultura, os povos se respeitam, e o calendario ajuda, pois nao tem ninguem na serie A.

  • Sobre o que aconteceria com os estaduais caso voltasse o Rio São Paulo é simples: não precisa acabar com eles. Basta eles seguirem os exemplos que tivemos entre 1997 e 2001, quando os grandes jogavam o Regional e depois entravam no estadual. O que não pode é repetirem a ideia de 2002, pois vai dar na mesma dos estaduais atuais se ficar com aquele formato.

  • Elias Barbosa

    Poderia ser assim .. Campeonato Paulista com duas chaves .. os dois primeiros de cada chave iriam para o mata-mata e logo em seguida se classificariam para o Rio-SP .. acho mais justo do que entrar só os times grandes de uma vez no mata-mata.

    Obs: Seriam duas chaves, mas, só se enfrentaria os times de seu chave, igual é feito no campeonato carioca.

    Nesse caso se algum time pequeno ficasse entre os dois melhores de cada chave, poderia sim jogar o Rio-SP.

  • junior

    Perfeito! muito mais competitivo que esta porcaria de estadual.

  • Henrique

    Pra fazer um campeonato justo e bem disputado bastariam portuguesa, ponte preta, São Caetano. e guarani pra dar conta do futebol mediocre carioca vasco botafogo fluminenC e flamengo!ia dar um campeonato bom!

  • Claudio Umberto

    Acho que seria muito bom, desde que não acabe com o paulista, que deveria ser realizado da seguinte forma.
    1 – Fase (Campeonato do Interior), fase de pontos corridos sem a participação, dos 4 grandes do estado.
    Ficando o 1 colocado com o titulo do interior e classificando os 4 primeiros para a 2 fase.
    2 – fase os quatro melhores colocados do campeonato do interior, jogando contra os 4 grande, sendo utilizada a classificação do Rio SP para determinar os cruzamentos.
    ex. melhor paulista no Rio SP contra o quarto do torneio do interior e assim por diante.
    Seria interessante pois teríamos 2 bons campeonatos no primeiro semestre (Rio SP e Torneio do Interior) e campeonato paulista sendo decidido na segunda fase em meados de agosto.

  • Diógines

    Acho que os estaduais não são atrativos mais para ninguém, nem para grandes, nem para os pequenos. uma boa formula seria um ¨Rio-SP¨ no estilo mata-mata, para terminar em junho, pra o Brasileirão ser durante o ano todo e não apenas 7,8 meses, com os ditos grandes jogando a partir das oitavas, contra os quatro melhores de cada estado. para os pequenos eles realmente teriam a chance de ser campeão do estadual, e também do Rio-SP( pq no mata-mata td eh possível), com relação aos grandes poderia ser usada a classificação do brasileirão do ano anterior, pois se tivéssemos Ponte, Lusa, não seria justo com esses times ter que jogar o estadual, mesmo fazendo uma campanha melhor doq Flu, Santos por exemplo, sendo assim obrigando os times se esforçarem para ficar em uma posição melhor na tabela, para não terem que jogar 10 partidas a mais no próximo ano. Assim os oito melhores paulistas e cariocas do BR anterior, independente de ser 4 de sp e 4 do rio, iniciariam nas oitavas. As oitavas poderia ser em jogo único( com pênaltis em caso de empate), com mando para o time que viesse do estadual, e a partir das quartas teria um sorteio e assim as semis tbm, mas em jogo único tbm, e a final com 2 jogos, assim o torneiro teria 5 datas para os grandes, e 10 , 15 ( sei lah qntas) para os demais.
    Hoje um estadual com 19 datas( 23 em um ano normal) seria reduzido para um regional muito mais atrativo com 5 datas, sobrando 14 (18) datas, espaço que abriria para um pré – temporada decente, datas FIFA, e ainda poderia ser feito um copa dos campeões com mais 5 datas em um estado ou região em cada ano( um ano no NE, outro no Sul, outro no Amazonas) oq traria eventos para os elefantes brancos que ficarão apos a copa, dando ao campeão uma vaga na Sul-Americana, e até para excursões para os times, podendo viajar para a Europa, América do norte, Japão, etc. (para os times não campeões dos regionais)
    A Copa do Brasil poderia ser tbm alterada, passando ser apenas mata, em um único jogo, com a final sendo em duas partidas( prefiro em apenas um como na copa do rei, da Inglaterra, mas como o Brasil eh imenso não encheria um estadio como o de Brasilia em uma final Bahia x Grêmio-RS por exemplo) e a Libertadores, Torneio mais importante do continente poderia durar o ano todo também e não apenas 6 meses.
    sendo assim, um times que ganhasse estadual + libertadores+ copa do brasil (+/- 45 datas) mais brasileirão( 38 jogos) mais Mundial ( 2 jogos) jogaria 85 partidas hoje, ( acho impossível) e com as mudanças diminuiria em torno de 15 datas e mesmo assim ficaram com 70 jogos, para o time que ganhasse tudo, oq eh bem difícil.

  • Eduardo

    Não concordo, terão prejuizos do mesmo jeito ou até piores, serão despesas com viagens, hoteis e estádios com poucas rendas, por que não serão jogos de poucos atrativos, o problema é o preço dos ingressos que estão muito caros, se colocarem a R$ 20,00 ou R$ 30,00 e fizessem um acordo sério com a polícia e uma grande pressão de toda imprensa para acabar com os cambistas, veríamos estádios bem mais cheios e dando algum lucro aos clubes. Obs. Procurem saber quanto é retirado da renda do carioca para a federação. Se fosse Rio-SP, quanto vcs acham que a federação cobrará?

  • anderson

    VIOLÊNCIA E FALTA DE SEGURANÇA, TENDÊNCIA É CAIR MAIS

  • Tribas Telassis

    na verdade os numeros apontam para a extinção dos é no Rio, os clubes pequenos são discriminados em relação aos grandes. um exemplo rio é sempre os quatro clubes flamengo,vasco, fluminense e botafogo. alguem conhece outro clube campeão carioca? isto é umj aengrenagem já corroída, não tem como engolir, faça-se entao um campeonato para aqueles quatro

  • Bruno Márcio

    Transformar o campeonato paulista em uma copa seria uma boa para desafogar o calendário para os times grandes paulistas.Nâo sei se existiria essa viabilidade também no campeonato carioca, já que não tem o mesmo tanto de times conhecidos que o paulista. Mas eis que apesar dessa solução, surge um problema: muitos times se arriscando a jogar apenas dois e passar o ano parado. É complicado.

    Poderiam criar outras divisões no Brasileiro, por região. 3-4 divisões em cada região, uma vez que é inviavél várias divisões do brasileiro envolvendo times de diferentes regiões, devido ao custo financeiro. Tem a tal tradição dos estaduais também. Situação complicada.

  • Lucius

    Embora seja um campeonato de bom nível, eu não vejo o porque fazer tal campeonato. Não cola e só serviria para inflar o calendário que é já apertado. O que deveriam fazer é melhorar e adaptar nosso calendário ao europeu e os regionais disputado como a copa do Brasil, atrelado ao Brasileiro e liberta.

  • wendell

    finalmente acordaram Copa do Nordeste e Copa Verde estão sendo rentavéis, os times do sudente e sul tem q fazer um campeonato entre eles.

  • O Brasil deveria ter nos finais de semana Campeonato Brasileiro de Janeiro ao início de Dezembro, nos dias da semana os campeonatos estaduais, Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores. Teríamos público grande e pequeno e aí equilibravam as contas.

  • Rodrigo

    Tenho outra idéia: fazem a copa da liga aqui no brasil tmb. equivaleria aos estaduais e tmb os clubes pequenos jogariam o ano todo, sendo que os grandes só entrariam em fases avançadas.

  • Discordo que os times do interior vão acabar.. os estaduais dão vagas a Copa do Brasil.. o estadual poderia dar vaga também para os torneios regionais.. assim permitiria uma chance aos clubes de terem o que disputar uma vez que boa parte não está no Brasileiro… e a Copa do Brasil tem que aumentar ainda mais.. com 512 times, sendo a primeiras 4 fases com jogo único.. e quando tiver 32.. jogos de ida e volta..

  • eduardo

    Eu apoio o Rio-São paulo!!!

  • Fabio Bianco Bi Mundial FIFA 2000-2012

    JÁ JÁ SANTOS E PALMEIRAS VÃO PEDIR PRA RECONHECER SEUS TITULOS DO RIO SP

    AI CADA UM VAO TER 20 TITULOS NACIONAIS

    DEPOIS O PALMEIRAS PEDE PRA MUDAR OS TITULOS DA SERIE B PRA SERIE A AI JA ERA 30 TITULOS NACIONAIS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    PEDE PRA RECONHECER ALGUM TITULO MUNDIAL FIFA QUE EU QUERO VER SE VCS ACHAM

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Marco Antonio

    Na minha opiniao eh valida este retorno mas creio que seria muito mais interessante fazer um campeonato Copa Brasil com o campeao de cada regiao do Brasil… Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro Oeste…. deste jeito teriamos sim e de fato o Grande Campeao do Brasil.

  • Eu Sou a Favor da Volta do Torneio Rio-SP e também sou a favor da volta do Torneio Sul-Minas.O Torneio Rio-SP para mim era um dos torneios mais competitivo do Brasil contando com as forças do futebol brasileiro (São Paulo,Corinthians,Palmeiras,Santos,Portuguesa,Flamengo,Vasco,Fluminense,Ponte Preta e Botafogo).
    Com Essas 10 forças do futebol do Sudeste aposto que ia dar um bom Público assim também como o Sul-Minas (Cruzeiro,Atletico-MG,América-MG,Atlético-PR,Coritiba,Paraná,Figueirense,Criciúma,Avai,Joinville,Internacional,Grêmio e também agora entrando nesse grupo forte do Sul-Minas o Chapecoense-SC que fez uma campanha excelente na série B.
    Ai Os Clubes Pequenos disputavam os estaduais e se ficasse numa zona de classificação tipo um g4 ai disputava os regionais assim como funciona A Copa do Nordeste.
    Ai Apenas Na Primeira edição participaria os apenas os grande ai,depois no caso em 2017 disputaria os regionais apenas os melhores times dos estaduais e os melhores do regional.
    e os grandes poderia disputar os estaduais também assim como no nordeste !!
    eu apoio muito a volta do Rio-SP e Sul-Minas

  • willy

    Poderia ser assim – Ex:
    2 grupos com os times grandes ex:
    Grupo 1…………….grupo 2
    Sao paulo…….fluminense
    Botafogo………santos
    Palmeiras…….vasco
    Flamengo….corinthians
    Esses dois grupos fazem o formato do paulista: grupo 1 x grupo 2
    E classifica os dois primeiros de cada grupo

    E ficaria assim:
    1 colocado grupo 1 x 2 do grupo 2
    1 do grupo 2 x 2 do grupo 1
    E os 2 vencedores se emfrentam

  • Andre Guedis

    Seria bom se voltasse o torneio RIO-SP pois traria um pouco mais de emoção no inicio da temporada ja servindo de teste para o resto da temporada, ja que nos estaduais jogando contra
    times de 3, 4 e as vezes ate de quinta divisão não serve de parametro e os times acabam não se preparando de maneira adequada.
    MAS NA BOA.. VAI DAR DÓ DOS TIMES DO INTERIOR DE SP SE REALMENTE VOLTAR O RIO-SP..
    EU FALO ISSO PQ OS JOGOS DE UM TIME GRANDE NO INTERIOR É UMA FESTA, É UM EVENTO AGUARDADO POR TODA CIDADE E REGIÃO, O ESTADIO LOTA, O COMERCIO FATURA E FATURA BEM, E NO FIM DAS CONTAS COM DERROTA OU VITORIA TODOS SAEM CONTENTES.

  • André Oliveira

    Eu particularmente acho que deveria sim ter um torneio inter-estadual pelo Brasil todo, e somente os campeões de cada torneio destes participar do Campeonato Brasileiro da série A… aí vai ter gente perguntando como ficariam os times menores e blá blá blá… os menores continuariam disputando as vagas de acesso, que poderiam ser disputadas com os campeões estaduais, que seria como sendo um acesso para o Rio-São Paulo e afins… ou seja… disputam 8 paulistas e 8 cariocas o Rio-São Paulo… os demais times menos ranqueados disputam os estaduais… os dois piores de cada estado na classificação geral caem para os estaduais, enquanto os dois melhores de cada estado nos estaduais entram no Rio-SP do ano seguinte… E sobre a discussão anterior de títulos unificados, acho que cada título tem uma história… não acho justo serem unificados… os times que ganharam os antigos ganharam por méritos, mas não chegava nem aos pés da dificuldade de um título atual… vale lembrar que o número de jogos era baixo, e nem sempre tinham representantes de todos os estados… é como um mundial com um time das américas e um da europa… o mundo só tem dois continentes? Basta responder esta pergunta… abraços… e que comece a treta… rs…

    • raider lopes martins

      Bem pensado nesse formato André. Isso pode ser um alento. Quem lembra do Rio-São Paulo 2002 foi assim também.

      Estadual infelizmente já teve os seus melhores dias. Hoje é desvalorizado, principalmente pelos grandes clubes. Só observar o exemplo do Atlético PR que manda time sub23 para o estadual desde o ano passado. Coritiba entrou nessa onda também.

  • Nil

    Porque não Copa Sudeste, Copa Sul, Copa Norte e Centro Oeste, como a Copa do Nordeste. Seria mais justo e interessante. Que sentido tem SUL x MINAS? Só RIO x SÃO PAULO? Não entendo… Isso parece coisa da Globo.

    • pedro luiz lorençon

      Não sei se é coisa da globo, mas que ela vai dar seu aval, pois a grana vem de lá, isto vai. Mas estou de pleno acordo com você.

  • Eduardo

    Basta inserir os grandes já nas oitavas do Estadual.

  • Julio

    Bonsucesso x Flamengo. 375 pagantes. Público de jogo de peteca, em se tratando do Corinthians, o Time do Povo. “Nação rubronegra”? “Maior torcida do Brasil”? Mais uma vez caíram no ridículo essas expressões sustentadas pela fla-press e pelos anticorinthianos, que jamais se conformarão com a paixão e a força incomparáveis da Fiel.

    Enquanto isso, no Paulistão:

    – Clubes “pequenos”, como o tradicionalíssimo Botafogo, da pujante Ribeirão Preto, fazem bonito e disputam, de fato, o campeonato…

    – Corinthians e São Paulo goleiam pelo mesmo placar de 4×0 e criam enormes expectativas para o Majestoso (2° maior clássico brasileiro, abaixo apenas do Dérbi) do próximo domingo…

    – Corinthians, alias, que levou , mais uma vez, grande público a um jogo em que atuou como visitante, os quais constituem-se em autênticas “festas no interior”…

    – São Bernardo e Rio Claro protagonizaram um duelo histórico, com placar final de 5×5, inesquecível para todas pessoas que tiveram oportunidade de presenciá~lo – a quantidade das quais, embora ainda não disponibilizada na internet, superou, com toda a certeza, a quantidade de testemunhas do jogo de ontem do clube que possui a maior torcida do Rio de Janeiro…
    Sim, com toda a certeza, considerando que a média de público do São Bernardo é de 9.477 torcedores por partida – média invejável pela totalidade dos clubes brasileiros situados fora do estado de São Paulo.

  • raider lopes martins

    Tudo deve ser bem pensado, para que não favoreça apenas os clubes grandes e desfavoreça os pequenos. Entendo que os Regionais devem retornar (A copa do Nordeste prova isso com boas presenças de públicos e rivalidades regionais), enquanto que os estaduais poderiam muito bem servir de acesso a esses regionais, que serviriam como porta de entrada para a Copa Sul-Americana.

    A Copa Verde tem um formato interessante, embora fase de grupos seria muito legal também.

  • carlos

    Querem acabar com os estaduais para criar esse lixo?? tem é que acabar tudo. Ficar só copa do brasil, brasileiro e campeonatos sul-americanos. Esta balela de tradição do estadual valia até século passado. Ou nos centros mais desenvolvidos no futebol existe isso?/ campeonato madrilhenho de futebol? campeonato londrino de futebol??/ fala sério… o primeiro clube que enxerga isso é o atlético – pr….e deu frutos ano passado…

  • wagner metalkof

    os campeões do rio-sp , copa nordeste , sul-minas e copa centro-norte poderiam ir para um quadrangular final valendo vaga na libertadores ou sulamericana

  • Tri Mundial Doom

    Tanto faz Rio x SP, Estadual, se ocupa o espaço do Brasileiro não ajuda em nada…A preocupação dos estaduais serem mais objetivos é com os quase inúteis clássicos, valendo apenas a rivalidade, mas esse Rio x SP é clássico toda hora e é muito chato, não serve de nada esse torneio, consegue ser pior que os estaduais com muito clássico não valendo nada.

  • Tri Mundial Doom

    Coisas medíocres de brasileiro; Ao invés de fortalecer o Brasileiro, arrumar um jeito da Copa do Brasil ser uma competição interessante, eles querem inventar mais torneios. Não conseguem nem com os que tem querem colocar mais….O presidente da CONMEBOL deve rir disso tudo e os daqui querendo mais vaga, mais lucro na Libertadores, assim é impossível. Ninguém paga mais por menos.

  • Bebeto

    Na minha opiniao, o brasil e um pais sem condicoes de ter um campeonato nacional justo, devido as enormes diferenças regionais e a desarticulação rodoviária, ferroviária e aeroviária.

    O correto seriam 6 ligas regionais com divisões de 12 a 16 times, em turno e returno, pontos corridos, classificando para a sulamericana, de fevereiro a julho. ..
    E desses campeonatos, partiriamos para, comecando junto com o calendário europeu e terminando em dezembro, outros campeonatos:
    4 primeiros de cada regional: em sistema parecido com as copas do mundo de 24 times o verdadeiro brasileirão
    4 seguintes de cada regional: mesmo sistema do anterior, com o campeao garantido uma vaga na sulamericana ou pre libertadores
    Todos os outros times de primeira divisão mais os melhores da segunda: torneio regional seletivo pro ano seguinte
    Demais times do pais: copas estaduais, com os campeões se enfrentando, regionalmente, por uma vaga extra na primeira divisão. ..

MaisRecentes

Galiotte cobrado



Continue Lendo

Palmeiras ferve



Continue Lendo

Cuca continua?



Continue Lendo