O futuro do Bom Senso



Reproduzo, abaixo, coluna que publiquei ontem no diário LANCE! sobre o futuro do Bom Senso F.C. e a saída de Paulo André do Brasil:

“Pegou muita gente de surpresa a decisão de Paulo André, principal líder e idealizador do Bom Senso F.C., que semana passada saiu de fininho do Corinthians pra tentar a sorte no futebol chinês. Lamento que o zagueiro tenha optado por trocar de ares num momento tão importante para o nosso futebol, mas respeito, claro, sua decisão e torço para que tenha sucesso no exterior. Mais que isso, gostaria de vê-lo depois de volta ao Brasil pra seguir na batalha por um futebol melhor.

Imagino que, acuado como estava, Paulo André tenha optado por respirar, apesar de a poluição chinesa ser ainda pior que a nossa. Mas respirar é preciso, especialmente após o momento delicado que vivia no Corinthians, onde não era querido por parte da direção e da própria torcida, vide os covardes ataques de que foi vítima pelas redes sociais, marcadas pela intolerância. Protegidos por um suposto anonimato, assim como em algumas manifestações de ruas ou em estádios de futebol, muitos viram valentões e no mundo da bola elegeram o zagueiro como alvo. Lamentável.

Paulo André, que eu saiba, sempre colocou o Corinthians, os treinamentos e suas atuações, como ele mesmo explicou ao se defender dos ataques, em primeiro lugar. Mas não é por isso que não deva se posicionar sobre outros assuntos, inclusive os relacionados à organização, ou melhor, desorganização, do futebol no país. Jogador não precisa ser apenas boleiro. É um cidadão como todos os outros e pode se colocar, exercer atividades paralelas, desde que não atrapalhem a principal, lutar pelas causas em que acredita. Era o que Paulo André fazia. Li, inclusive, que durante um período resolveu pagar do próprio bolso advogado e assessoria de imprensa para o movimento, que antes estariam atuando como voluntários. Tenho minhas dúvidas se não deveriam continuar assim por mais um tempo… Mas o Bom Senso, com Paulo André agora à distância, infelizmente pode estar em xeque. A saída do jogador, não por acaso, foi muito festejada pela direção da CBF.

Entre os desafetos do zagueiro, há quem reclame que ele ganhava muito, que usava o Bom Senso como marketing pessoal e estratégia para preparar “carreira” de dirigente quando parar de jogar e que o movimento é de elite e não pensa nos pequenos. Tenho outra visão. Não me interessa quanto recebe Paulo André e espero que siga no futebol depois que encerrar as atividades como jogador porque é um sujeito com boas ideias e que tem muito a colaborar com o esporte. Sobre ser um movimento de elite, concordo, até porque são os jogadores dos times de ponta que têm visibilidade. Mas pensam nos pequenos, sim, mais que a CBF e as federações.

O projeto, enfim, tem de continuar, ainda mais em ano de Copa no Brasil. Não há melhor ocasião que essa pra protestar e oferecer propostas construtivas a debate, como já está fazendo o movimento. Apesar da perda de outras lideranças também, um como técnico no exterior, outro como possível comentarista de TV, a batalha não pode parar.”

Volto a postar na próxima segunda, dia 17, mas está lá, dentro do possível, sigo respondendo os comentários de vocês.



  • carlos

    Janca, cansou de falar do caso lusagate? Viu que todas as brechas já se esgotaram? Só falta os mulambos passarem vergonha no CAS e a lusa na Justiça Comum ser rebaixada a série D. Até o tal de Senise já tomou um a na cara e ñ desiste…oq tem a dizer sobre isso?

    • janca

      Que o Bom Senso fez muito bem de não entrar na história. Cobravam do Bom Senso e especialmente do Paulo André uma posição sobre tudo, como se o zagueiro tivesse que resolver os problemas do mundo. Não foi ele quem criou esse imbróglio todo e levou o campeonato para o tapetão. É um problema da CBF, que organiza o campeonato, dos clubes envolvidos e da Justiça, não do Paulo André. E até agora acho que o caso não está claro e faltam muitas explicações. Devem muitas explicações ao torcedor. CBF, inclusive. Paulo André, não.

      • carlos

        Correto. Só não entendi porque ele foi pra China. Diz que vai manter á frente mas na boa, ele mesmo já viu que vai ser complicado…

        • janca

          É, Carlos, também acho que ele já viu que vai ser complicado (se manter à frente do Bom Senso atuando na China). Não conversei com o Paulo André, mas pelo que deu pra sentir de toda a situação que vivia, pressionado e ameaçado via redes sociais, hostilizado em estádios por parte da torcida corintiana e com problemas com parte da direção do clube, resolveu sair, o que é um direito dele. Está na parte final da carreira, deve receber bem na China, o que é absolutamente legítimo, mas que o Bom Senso perde muita força, a meu ver, perde. Acho uma pena. Mas vivemos tempos complicados, Carlos. Abs.

        • J. Santos

          Bem, pelo que andei lendo, o principal “agente” envolvido na manutenção do jogador para o futebol chinês, seria o próprio Marin. É triste lutar contra um sistema viciado e corrupto como a CBF. Reflexos da política do nosso país…

          • janca

            Difícil lutar por mudanças não só na CBF, como também nas federações e nos próprios clubes. É um sistema viciado que praticamente impede ou inviabiliza a alternância no poder e novas vozes no esporte.

        • CRAQUE NETO

          BETU BUNDAU O ANARFA DA NAÇAUUUUU KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          L
          A
          M
          B
          A
          R
          I

          L
          A
          M
          B
          A
          R
          IL
          A
          M
          B
          A
          R
          I
          L
          A
          M
          B

          A
          R
          I
          L
          A
          M
          BARI

          L
          A
          M
          BA
          R
          I
          L
          A
          M
          B
          A
          R
          I
          L
          A
          M
          B
          A
          R
          I
          L
          A
          M
          B
          A
          R
          I
          L
          A
          M
          B
          SA
          R
          I
          L
          A
          M
          B
          A
          R
          I
          L
          A
          M
          B
          A
          R
          I
          L
          A
          M
          B
          A
          R
          I
          L
          A
          M
          B
          A
          R
          I
          L
          A
          M
          B
          A
          R
          I

          L
          A
          M
          B
          A
          R
          I
          LAMBA
          R
          I
          L
          A
          M
          B
          A
          R
          I
          L
          A
          M
          B
          A
          R
          I
          L
          A
          M
          B
          A
          R
          I

          LULU LACTOPURGA CAGAU DE BOSTA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          • felipe sebustus

            poluindo este ótimo blog, uma pena gente que nem você por aqui….

  • mario

    ue só existe Paulo Andre no BSFC ? Cade o Rogerio Ceni , Dida , Alex e etc que estão calados?

    infelizmente o Mario Gobbi (que é um pessimo presidente do Timão ) para agradar a dupla Marin/Del Nero não ia renovar o contrato do Paulo Andre e como a maioria dos cartolas brasileiros são iguais o Paulo não iria ter aonde trabalhar aqui no Brasil , logo é melhor ganhar um bom dinheiro na china do que ficar sem emprego por aqui.

    tanto faz os objetivos que Paulo Andre tenha na vida , o importante era que suas ideias são boas para o futebol e quem criticava eram aqueles que não querem boas mudanças ou frustados com a propria vida.

    sobre o movimento do BSFC acredito que ele morreu , jogador brasileiro é desunido , covarde que só pensa em sí.

    janca , bom descanso e ate a volta

    • janca

      Oi Mario. Tem muita gente frustrada na vida, rancorosa, invejosa e que usa a internet para agredir os outros, sem respeito nenhum, ou que saem nas ruas para agredir, escondidas, como disse, num suposto anonimato. Aqui mesmo no blog há várias. Há outros nomes e lideranças no Bom Senso, claro, como Ceni, Dida e Alex, que você tão bem citou. Mas o Ceni sinto mais preocupado com o São Paulo do que com o movimento, um direito dele. Ele não deixa de gostar do “establishment”. O Paulo André era diferente. Mas espero que o Bom Senso continue, tem boas propostas ligadas ao calendário e ao fair play financeiro. Só que acho que perdeu muita força sem o Paulo André. Ponto para a CBF, que ficou bem contente com sua saída do futebol brasileiro. Lamento. Quem tinha de se mandar, a meu ver, é a cúpula da entidade. Mas essa não larga o osso de jeito nenhum. Grande abraço e até semana que vem.

  • SERGIO CARLOS FRANCISCO

    OS CARAS DA CBF DEVEM ESTAR MORRENDO DE RIR (SE É Q NÃO FORAM ELES QUE PROVIDENCIARAM A SAIDA DO ATLETA PRO EXTERIOR) DA SAÍDA DE PAULO ANDRE PRA FORA DO PAÍS, ASSIM NÃO HAVERÁ MAIS VOZ DISTOANTE DAS DOS CARAS DA CORRETÍSSIMA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL.Ô PAÍS CORRÚPTO!.

    • janca

      A direção da CBF ficou bem contente sim. E a do Corinthians, também.

      • joe LHP

        Vai esperar o que do Mário Gobbi?

        • janca

          A postura dele em relação às organizadas é lastimável, a meu ver. E não é de hoje…

  • Anderson – UK

    Ola Janca! Realmente uma pessima noticia para o nosso futebol, infelizmente as cabecas pensantes estao sendo completamente aniquiladas de nosso futebol. Ao Paulo Andre, desejo toda a sorte do mundo, alem de excelente profissional parece ser uma otima pessoa. Parece que nossos cartolas, se utilizando das faccoes criminosas que sao as torcidas organizadas se tornam cada vez mais poderosos.
    Eu que sempre fui uma pessoa positiva comeco tambem a pensar que o nosso futebol talvez nao tenha solucao, parece que em alguns anos teremos apenas campeonatos organizados pela mesma mafia da CBF e confederacoes estaduais, com apenas jogadores que nao possuem espaco na Europa (ou qualquer outro pais) e com medias ridiculas de publico formadas unica e exclusivamente por criminosos das torcidas organizadas.
    Afinal, o torcedor comum, estara trancado dentro de casa, fugindo da violencia, assistindo a Champions League pela TV.
    Desculpa o pessimismo…eh que a coisa ta feia.

    Um abs!

    • janca

      Também ando pessimista, Anderson, achei triste a diretoria do Corinthians abaixar a cabeça para as organizadas. Deveria ter seguido exemplo de Palmeiras e Cruzeiro, mas nada. O Paulo André tinha sido eleito um dos alvos da torcida, o que acho uma lástima. E cobravam o zagueiro por tudo, pelo fato de o Brasileirão ter terminado no tapetão, pela violência fora dos campos, por atraso de salários em clube A, B ou C, como se ele fosse o salvador da pátria e o responsável por qualquer mazela no esporte. Não é. Nem dirigente ele é. É um jogador com boas ideias, a meu ver. Pelo menos ideias para serem debatidas. E está cada vez mais complicado ir a campo. Pela falta de segurança, pelo desconforto no estádio, pela falta de uma política de preços, pela falta de importância de alguns jogos. Veja a média de público do Paulista, é triste. E a do Estadual do Rio é pior ainda. Grande abraço, Janca

  • Lucas

    A verdade é que esse movimento não conseguiu nada de concreto. Apenas ficar sentado em campo antes dos jogos não dá porque a CBF já mostrou que tá cagando e andando.
    Ou começam a tomar medidas drásticas tipo greve, ou desistam!

    Junto com todas essas reivindicações também poderiam propor uma redução salarial já que o ganham é absurdamente injusto pelo que fazem. Isso ninguém quer né?

    • janca

      De concreto conseguiu adiar o início dos Estaduais deste ano. Mas é pouco. Concordo que apenas ficar sentado em campo antes dos jogos não dá mais, a CBF está pouco se lixando mesmo. Sobre redução salarial, se fosse adotado o fair play financeiro acho que seria uma tendência natural. Mas o problema não é o jogador receber muito (tem direito, gera muito dinheiro, futebol movimenta muita grana), é o clube se comprometer a pagar o que não tem. Fora salários milionários pra alguns técnicos que considero pra lá de incompetentes. O dirigente, pra dar uma satisfação à sua torcida, gasta o que o clube tem e o que não tem e vai rolando a dívida até que o pepino fica para o seguinte.

    • mario

      acho que as pessoas deveriam lutar e cobrar p/aumentar os salarios povo em geral do que diminuir a grana de quem ganha muito bem.

  • joe LHP

    Certo ele, viu que estava ficando sozinho nessa, viu que o povo aqui é de uma passividade bovina, viu que quem pensa diferente é enquadrado pelo sistema e que estava lutando por algo que simplesmente a própria classe não dá valor, futebol brasileiro dificilmente vai mudar pode até multiplicar os valores movimentados financeiramente mas a mentalidade é essa ai do Marin, Del Nero, Juvenal Juvêncio, Eurico entre outros, vou morrer e ainda é capaz dessas múmias ainda estiverem dando as cartas no futebol.

    • janca

      É, Joe LHP, no poder os de sempre… Difícil a aceitação de novos vozes, como a do Paulo André, que acaba descontentando o “establishment”, seja o representado pelos clubes, seja o de federações e ou da própria CBF.

  • Zico

    Quem está BEM contente também , é o R.CENI !!! Agora ele pode ser o protagonista ( se ele quiser). Não gosta de ser coadjuvante.. O que pode pesar é o fato de querer ser presidente futuramente e liderar um grupo que tem idéias contrárias aos mandatários!

    • janca

      Vejo o Ceni mais preocupado com o São Paulo do que com o futebol brasileiro como um todo.

  • Pulga

    Já falei isso no seu blog e repito Janca: O Paulo André é “muito peido pra pouca merda”!!! Fala bonito, cheio de ideologias, mas dentro de campo é um zagueiro bem meia boca!!!

    • Alan

      Discordo, P.A estava jogando muito bem, um zagueiro que comete poucas falhas e que se doava muito em campo, vide o jogo em que atuou com atacante por necessidade do grupo.
      Mesmo com o time tendo atuações pifias, ainda sim ele manteve um bom futebol, junto com o Gil e o Ralf, foi um dos poucos que se saia bem, e que ajudaram o Corinthians a não sofrer pra escapar do rebaixamento no ano passado.

    • janca

      Sempre achei dentro de campo o Paulo André um atleta determinado, um bom zagueiro. Não um craque, o que não tira o direito que ele tinha e tem de se manifestar e colocar suas opiniões sobre o futebol brasileiro, Pulga. E foi uma peça importante na campanha que levou o Corinthians a conquistar o Mundial no Japão.

      • Pulga

        Peça importante no mundial??? Francamente Janca… peças importantes para o mundial foram Cassio, Ralf, Paulinho, Danilo, Sheik, Guerrero.
        Alguns zagueiros que o Corinthians teve nos últimos anos são bem melhores do que o Paulo André, ex: William, Chicão, Leandro Castan e Gil.

        • Robson Pacheco

          Pulga, você tem todo direito de não gostar do futebol do Paulo André, no que eu discordo, não acho que ele seja um Gamarra, Canavarro ou Baresi, mas também está muito longe de ser um Baré, Gralak. Mas a questão aqui não é a qualidade técnica do cara e sim sua postura num âmbito muito maior do que o futebol só dentro de campo. O PA é um cara diferente e vai sim fazer muita falta (principalmente se continuarmos vendo o Felipe na zaga do Corinthians).

          • janca

            Também não estava discutindo a qualidade técnica (ou falta dela) do Paulo André, mas sua postura fora dos gramados e a reação de parte do público em relação a isso.

  • Pulga

    Sim, mas quando a fase não é boa, foca-se no trabalho, essa seria a postura correta!!! O Paulo individualmente estava muito mau, o time do Corinthians também, e ele cada vez mais na mídia “filosofando”. Então sinceramente, não acho positivo profissionalmente falando.
    E isso que falei não quer dizer que eu seja contra o Bom Senso, pelo contrário.

  • Tri Mundial Doom

    Esse Bom Senso já morreu…quando teve a chance de mudar algo, falou-se de ratos, quando teve de tomar decisões radicais aceitaram e se calaram ( Caso Náutico e o Calendário mantido). Seedorf foi embora, Paulo André também foi e ainda bem pois discutir assuntos particulares de clube é inútil a qualquer assunto que eles coloquem em pauta…Se o Blatter assumisse a liderança eu até acreditaria em algo, o Zico talvez, o Leonardo, que estão mais instruídos na questão de organizar algo…principalmente o Leonardo que onde vira diretor surge títulos…

    • janca

      O calendário não foi mantido, teve que ser alterado em 2014, retardando o início de Estaduais como os de SP e Rio por conta dos protestos do Bom Senso.

      • Tri Mundial Doom

        Mas os estaduais começaram no meio do que seria pré- temporada, modificaram apenas o modo de disputa dos campeonatos, piorando o Paulista e até melhorando o Carioca mas que é tão fraco que nem mudando vale a pena, além dos estaduais irem até Abril/Maio. Se teve alguma mudança foi no time que disputa a Libertadores, tem o Botafogo agora, no resto tá tudo na mesma…Técnico reclamando de 10 jogos em 30 dias, 1 jogo a cada 3…

  • Felipe Sebustos

    Janca, Blz?

    Me parece um pouco estranha essa transação do P.A. para a Ásia, muitos dizem sobre conspiração, mas na atual situação, você acha que se tivesse alguma coisa além do futebol que interferiu na decisão do P.A., quer dizer que ele estava incomodando muita gente, cutucando a ferida que tenta ser escondida a todo custo, mas que fede como a própria carne em decomposição? Não só ele mas o Bom Senso todo anda incomodando tanto assim?

    Parabéns pelos textos sempre muito bem produzidos!!!

    Um abraçooo

    • janca

      Oi Felipe. Acho que o Paulo André vinha incomodando, sim, mas vinha sendo muito incomodado também, inclusive pela direção do Corinthians e parte de sua torcida. Então resolveu respirar novos ares, o que é compreensível. Lamento apenas porque o Bom Senso perde muito com isso, mas o Paulo André está no direito dele de faturar mais uma grana nessa fase final de sua carreira como jogador. Abs.

  • Boa noite,O Paulo André estava na Lista da Torcida Organizada dos que deviam ir embora e como esse Mario Gobbi e Andrez dois borra botas das organizadas e acabaram fazendo tudo o que eles quizeram agora falta o Shek que estão tentando vender, vocês não viram que esconderam as imagens que poderiam comprometer mais os que invadiram e agora já até fizeram o Guerreiro voltar atrás e dizer que não foi quase esganado coisa que já tinha sido divulgado amplamente eu sou santista mais seu de corintianos que achavam que ele devia era jogar mais e pensar menos em bom senso.O problema é que eles deviam tentar limpar essa CBF e não querer continuar com outro corrupto por o Andrez para mim é continuar a corrupção tem que estirpar toda essa gente de lá e por gente nova mais é dificil, ésó ver esse governo corrupto que nunca vi igual.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo