Exclusão ao Garcilaso?



O Cruzeiro deve montar uma caravana para ir à Conmebol pedir punição ao Real Garcilaso, cuja torcida hostilizou o brasileiro Tinga no jogo entre os dois pela Libertadores com uma série de insultos racistas.

Que punição cabe aos peruanos? Perda de pontos ou mando de jogo? Tirar os três pontos do time para dar ao Cruzeiro seria ridículo, mas que tal a realização de partidas com portões fechados? Pelo regulamento da competição, cabe até exclusão do torneio.

Muitos podem argumentar que dirigentes e jogadores não têm culpa pela ação deplorável de parte da torcida, que chamava o cruzeirense de macaco e hostilizava-o a cada lance em que pegava na bola. Pode ser, mas nenhum jogador do Real Garcilaso fez nada para combater o que estava acontecendo. Alguém poderia ter parado o jogo, pedido para a torcida se comportar decentemente, mas nada, nada, nada.

Nesse sentido, acho que algum companheiro de Tinga poderia ter tomado alguma atitude. Interrompido a peleja, protestado contra a galera, apoiado o colega que não podia jogar daquele jeito. Racismo é crime e tem de ser combatido pela raiz.

O próprio Tinga poderia ter se rebelado e deixado o campo, mas entendo que não o fez. Ele é a vítima de tudo isso. Como somos todos nós que tivemos de assistir a um espetáculo deplorável. Assistir, no meu caso, depois, já que quinta acompanhei o jogo do Flamengo pela TV. O do Cruzeiro, pelo que soube, só no segundo canal da Fox Sports, que, salvo engano, não está disponível na Net.

A ideia do Cruzeiro é pedir a pena máxima, expulsão da Libertadores.

O que acho é que “espetáculos” como aquele, no Peru, não podem se repetir e o ideal seria, por imagens, pegar pelo menos alguns dos torcedores que protagonizaram aquelas cenas lamentáveis e punir tais indivíduos. Porque racismo é crime.

A covardia pode até ser explicada, mas jamais aceita, pelo comportamento de massa. Na multidão muitos viram valentões e fazem coisas inimagináveis como as que aconteceram quinta no Peru e que não podem ser toleradas jamais.

Muitos apareceram dando apoio a Tinga, inclusive Dilma Rousseff, o que é ótimo. Mas não sei se vale surfar no episódio, como fez a presidente, dizendo que aqui faremos a Copa contra o racismo. Como se o Brasil fosse um país em que não houvesse lugar para o racismo… Infelizmente ainda há e muito. Mas isso é outra história, outra história.



  • Pedro

    Janca, concordo que a expulsão é o ideal. Porém se o corinthians foi expulso após a torcida ser considerada por um assassinato dentro doe estádio, é dificil crer numa explusão por racismo da torcida, mesmo contra um jogador. Mas uma hora as coisas tem que mudar…

    • janca

      Se bem que no caso do Corinthians o mandante era o time boliviano. E a segurança local falhou também ao deixar torcedor entrar no estádio com sinalizador naval. Mas que a pena acabou sendo branda, muito branda, concordo que foi. E os jogadores e dirigentes corintianos perderam boa oportunidade para se manifestar contra as organizadas, no caso dos dirigentes cortar as relações do clube com elas e, ao não o fazer, acabaram ficando reféns das mesmas, vide a invasão do CT. O pior foi ver o Mário Gobbi ainda dedicando o título paulista do ano passado aos 12 detidos em Oruro… Enfim, coisas do futebol, coisas da nossa sociedade.

      • Oscar

        Janca,concordo quando critica o Mário Gobbi por dedicar o título paulista aos presos de Oruru.E ainda não acabou a cumplicidade do presidente com as organizadas,nem após a covarde invasão no CT.No encontro dos presidentes de Corinthians e Palmeiras como iniciativa de se promover a paz nos estádios,Nobre deixou bem claro ser a favor do rompimento dos clubes com esses marginais,enquanto que Gobbi,mais uma vez mostra sua covardia diante do poder que eles representam nas eleições do clube.Quanto à punição,acho que a proibição de torcida já está de bom tamanho.Basta ver o estrago que os jogos sem torcida causou no Corinthians em 2013.No Brasil também tem racismo, homofobia,vandalismo,entre outras coisas infindas pra se punir.

        • janca

          O presidente corintiano tem mandado muito mal nos vários episódios envolvendo as organizadas. E no Brasil tem racismo, homofobia, preconceito contra nordestinos, preconceito contra bolivianos, coreanos, vandalismo, o que é uma lástima.

      • Tiago Henrique

        Me desculpe, mas a relação do time da zona leste com as T.O. é um retrato da relação que a maioria dos clubes tem com as mesmas(fora raras exceções). Há uma relação institucional nada saudável ao futebol brasileiro e que beira a promiscuidade. Qualquer um supõe que há mais coisas entre a diretoria e a T.O., pois os caras cometem uma atrocidade dessa e o Gobbi diz: “Ah agora não há clima para conversa”, isso cheira muito mal. Pena que poucos jornalistas tem coragem de investigar a fundo isso e trazer à tona o que tem escondido nestas relações entre times e suas organizadas. Mais exemplo de falta de transparência e jogo de interesses que em nada acrescentam ao esporte!!

      • Cassiano Dias Gonçalves

        Não fizeram nada contra torcedores do corintians, uns tres meses depois, estavam em Brasilia, brigando.
        Tem que excluir o time , e colocá-lo outro no lugar (outro time o peru).
        Mas aquele campo lá nem pra pelada do interior serve!
        Outra coisa tbem tinha que acabar com jogo na altitude.
        Os boliviano, peruanos, não tem time , usam altitude para pode ganhar alguns jogos.

        Futerbol tem que ser sério!

    • robertinho

      si quieres que eliminen a GARCILAZO de la libertadores …. PORQUE no eliminaron al corinthinas cuando uno de sus TORCEDORES MATO,ASESINO a un indefenso hincha boliviano … DIME: a ese equipo del corinthians lo sacaron de la libertadores ….. LA MUERTE es mas grave que el racismo …. no combines acciones del publico con lo deportivo … MIRA TU PAIS Y LUEGO AL RESTO …. EN RIO DE JANEIRO DISCRIMINAN A LOS DE RAZA NEGRA y vienen de que los peruanos son fascistas ….

    • vanessa lemos de matos

      o real deve ficar fora de competiçoes internacionais por pelo menos cinco anos porem a mesma torcida do cruzeiro usou de homofobia contra o jogador michael do volei futuro procurem no y tube foi um absurdo o que fizeram com o rapaz sei que volei nao tem nada a ver com futebol mais isso deveria tambem ser lembrado pela imprensa e pela dilma

      • janca

        E aquelas cenas devem ser relembradas, sim, as da torcida do Cruzeiro contra o jogador de vôlei, porque foram lamentáveis. Uma vergonha. O que não justifica o que aconteceu com Tinga.

  • mario

    Dilma é só politiqueira de segunda (como todos os outros politicos brasileiros)e mostra mais uma que é só uma oportunista querendo ganhar votos esse episodio.

    sou a favor de punir pesado Garcilaso primeiro perdendo os pontos do jogo , perdendo os mandos e jogando fora da sua cidade sem torcida dentro do estadio e sem receber um centavo de cota de TV , assim alem de perder dinheiro teriam que praticamente pagar p/jogar a libertadores e ai se acontecesse um segundo caso de racismo nos proximos 20 anos com o mesmo time a expulsão , mas duvido que o Garcilaso receba qualquer punição da Conmenbol , eles vão fazer como sempre , vão enrolar p/punir ate o caso cair em esquecimento.

    LIBERTADORES É UMA VARZEA!!!!!!!!!! apesar que se isso acontecesse na varzea haveria punição real.

    • Leandro

      O negócio Mário é que eles já estão jogando fora de casa. O Garcilaso é de Cuzco, e está jogando em Huncayo (cerca de 700 Km de sua casa).
      Até acho que nem tinha muitos torcedores deles nessa partida, tendo em vista que a equipe é uma espécie de “São Caetano” do Peru. Algo que foi inclusive informado por jornalistas da imprensa mineira é que a torcida sequer gritava o nome do time quando atacava, mas sim o nome do pa

      • janca

        Mas como o mando era do Garcilaso vai ter que responder pelo que aconteceu, Leandro.

        • Leandro

          Sim, sim Janca… Concordo, foi só pra agregar informações a discussão.

  • Flavio

    Quem deve ser punido, é sempre quem comete ou contribui para um crime. No caso, o crime de racismo foi cometido de forma coletiva e com a proteção do anonimato, igual aos crimes cometidos por vandalos infiltrados nas manifestações populares.
    Acho que para um crime coletivo, a punição deve ser equivalente, ou seja coletiva. A torcida, que praticou o crime, deve ser punida ficando proibida de ingressar no estádio em todos os jogos que o seu time realizar pela Copa LIbertadores da América em 2014. Portanto, o Real deveria jogar com os portões fechados daqui pra frente na competição.

    • janca

      Mas você não pode punir todo mundo, não foi toda a torcida que hostilizou o Tinga com xingamentos racistas. E jogar com portões fechados até o final da Libertadores acho que seria uma boa saída.

  • César

    Janca, concordo plenamente que a punição ao Garcilaso deve ser dura e exemplar, para que situações como essa não ocorram mais no futebol. Mas sei também que a Conmebol é “mãe”, e a punição não deve passar de uma multa irrisória e um jogo sem torcida (como foi com o Corínthians no an passado)… O mais correto seria o time peruano ser excluído da Libertadores e proibido de disputá-la pelos próximos 2 anos, no mínimo… Mas no caso de não exclusão, acho que ele deveria ser punido com perda de todos os mandos nesta Copa, sem torcida e sem recebiment de cota de TV e, no jogo de volta contra o Cruzeiro, no dia 9 de abril, a pior punição para eles é ver o Mineirão lotado com mais de 60 mil pessoas, todas com os rostos pintados de preto, o Cruzeiro com os jogadores entrando em campo com o rosto pintado de preto e dando 8×0 e com o Tinga titular fazendo 2 gols nesse fraquíssimo time… A pior punição é mostrar pra eles que somos melhores do que isso…

    • janca

      E uma coisa interessante (e importantíssima), César, seria identificar _por imagens não seria difícil_ alguns dos imbecis que imitaram macaco quando o Tinga tocava na bola ou hostilizavam os jogadores. Queria ver o que eles têm a dizer… Duvido que, na frente das câmeras de TV, manteriam a atitude racista. Um bando de idiotas que deveriam ser expostos, pois o que fizeram com o Tinga é lamentável. Revoltante.

      • César

        Com certeza, Janca… Não existe palavra para definir o que esses caras fizeram; e como vc disse, se os colocassem na frente da TV, não assumiriam o ato, pois são covardes e se escondem no meio da multidão pra fazer o que fizeram… Mas, como eu falei, caso a Conmebol não puna o Real exemplarmente, a torcida brasileira (não só do Cruzeiro) vai humilhá-los, mostrando que existe gente com moral e ética pra frequentar um estádio de futebol…

    • Sem receber quota de TV é difícil devido à exposição de imagem. Mas perder todos os mandos de jogo é uma medida bastante interessante.

      Quanto a pintar o rosto de preto, acho difícil, pois é a cor do rival Atlético. Mas ao menos uma faixa com os dizeres “racismo não” já seria excelente.

  • RLima

    O Amaral foi expulso no próximo jogo ele não pode jogar, devo lembrar que a portuguesa não está
    jogando a libertadores, portanto ela não vai poder se vender para salvar o framengo outra vêz.

    Sensacional, Vendedor: olha o mate, Mate Leoooonn rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr.

    Êeeeeeeeeeeeeeee mulambo pague a serie ” D “……

  • Robert

    Caro Janca,
    Este jornal informa que aulas de inglês serão oferecidas gratuitamente para prostitutas de Belo Horizonte para receberem turistas durante a Copa 2014… Antes do ensino de qq idioma estrangeiro, sugiro ao governo brasileiro oferecer aulas de PORTUGUÊS para a nossa população, pois temos a maior proporção de analfabetos funcionais do mundo… sem mais

    • janca

      Confesso que não vi a notícia, mas não teria nada contra prostitutas, taxistas, prestadores de serviços, enfim, aprenderem uma segunda ou terceira língua. Sobre o analfabetismo funcional de muitos brasileiros, concordo. Inclusive de alguns políticos que não dominam direito a língua portuguesa e atuam no Legislativo. Mas certamente em outros poderes também.

  • striknight

    E janca infelizmente acredito que nada acontecerá , depois do ano passado em que a torcida do Corinthians foi punida e mesmo assim entraram no estádio para assistir ao jogo e nada aconteceu agora por esse ato de racismo acredito que nada acontecerá também.

  • André carvalho

    Engraçado…

    Pedir a exclusão do campeonato, perda de pontos?

    Não era voce mesmo o defensor do resultado no campo?

    Casuísta? Hipocrisia? ou simplesmente comentarista de fatos, sem ter opinião definida?

    Abraços Tricolores

    • Nem de longe se trata do mesmo caso da Portuguesa. A torcida do Real Garcilaso atuou de forma racista, que é crime tanto dentro quanto fora da esfera esportiva.

    • janca

      Em campo ganhou o Garcilaso assim como no Brasileiro os últimos quatro, em campo, foram Flu, Vasco, Ponte e Náutico. Agora quem pede devolução dos pontos pra Flamengo e pra Portuguesa é o MP, que pede para ser cumprido o Estatuto do Torcedor, não eu.

  • Pedro

    Faço das palavras do André Carvalho as minhas, que transcrevo abaixo só para deixar claro:

    “Engraçado…

    Pedir a exclusão do campeonato, perda de pontos?

    Não era voce mesmo o defensor do resultado no campo?

    Casuísta? Hipocrisia? ou simplesmente comentarista de fatos, sem ter opinião definida?

    Abraços Tricolores”

    • janca

      Caro Pedro, não escrevi que o Cruzeiro deve ficar com os pontos do jogo, mas que o time peruano seja punido, sim, nem que seja com perda de mandos de campo, o que, para o Corinthians, valeu por apenas um jogo em SP _o que foi uma lástima e quatro torcedores (se não me engano foram quatro) ainda conseguiram entrar. No campo é claro que os peruanos ganharam, assim como no campo os quatro últimos do Brasileiro foram Fluminense, Vasco, Ponte e Náutico, não precisa me lembrar que sei disso.

  • Dilson Frantz

    Meu caro, sem hipocrisia, esse time merece sim ser punido, mas apesar de ser horrível ainda existir nos dias de hoje, assassinato ainda é pior. Se o Corinthians não foi expulso da competição, porque excluir o time peruano, só por ser pequeno? Não estou defendendo a atitude dos torcedores, de forma alguma, mas a justiça deveria ser igual para todos. O fato de o jogo do Corinthians ter sido na Bolívia não exime o assassino da culpa. Se exime o time, bom aí o Real também deve ser absolvido,afinal esses torcedores poderiam fazer essas imitações em qualquer estádio do mundo. Vendo dessa forma, deve haver uma punição, mas ela precisa ser coerente.

  • Julio Cesar

    Esta historia ja encheu ! Baloteli, Roberto Carlos, Drogba e outros foram hostilizados na europa e não houve exclusão, perda de pontos ou coisas do genero costumeiras em tercer mundo. Agora, querem ganhar os pontos no tapetão. A mesma torcida que em Minas Gerais hostilizou o jogador do volei de São Paulo lembram-se ? Agora quer virar a mesa, agora se sentiu ofendida. Hipocrisia ! Querem os pontos que não foram capazes de conquistar na bola, em campo!! Lamenta-se o ocorrido, uma ou duas partidas sem torcida e pronto. Mesmo porque, havera sempre quem discrimine alguem, crença, costumes regionais, etc. Conheço ate quem não acredita em Deus. O que esta havendo é um incentivo ao tapetão. Querem punir um comportamento com outro erro. Mais precisamente, roubando os pontos que foram conquistados no campo. Simples assim. Chega ! Encheu !

  • Zico

    Impressionante como alguns ´´torcedores“ do FlorminenC insistem em querer minimizar a sua queda dentro de campo, se baseando em fatos TOTALMENTES diferentes!! Em situações TOTALMENTE opostas! Por essas atitudes que tornam o clube mais desprezado do Brasil..
    A exclusão acho que não deveria, pois os jogadores não tinham como evitar tal situação , e outras coisas a mais!! Uma punição boa, seria jogar sem torcida toda a copa e não receber NADA da CONMEBOL!!!

    • André carvalho

      Pague a Série D, torce pra time ladrão, contraventor, e subornador.

  • SHAOLIN

    Se excluirem os clubes por racismo de suas torcidas não vai ter campeonatos de futebol em muita parte do mundo. E mais estamos cansados de ver racismo até dentro do campo entre jogadores, juízes, dirigentes. Pior q racismo e ver jogadores dando gusparadas em adversários, juízes, assassinatos dentro de estádios, como o epsódio na Bolivia. Nesse problema de racismo existe muita hipocrisia, tenho certeza q muitos q aparecem comentando contra o racismo, no fundo ,, no fundo são tão racistas quanto, tenho certeza q não aceitam q seus filhos se unam com parceiros de cor diferente,muitos empresários não admitem funcionarios de determinada, raça ou cor, nos Estados da região sudeste principalmente no sul, existe muito preconceitos contra os nordestinos, e por ai afora.

  • loko2014

    eu acho que o infrator no caso é a torcida e não o time , os pontos quem ganhou foi o time e não a torcida , então a punição tem que ser para a torcida , neste caso, joga-se com os portões fechados , agora tirar os pontos e dar para o time perdedor, isso é palhaçada

    • janca

      Talvez você tenha razão, embora jogadores, comissão técnica e direção do time peruano bem que poderiam ter feito alguma coisa, no mínimo pedir para a torcida parar. E jogos com portões fechados pode ser uma boa medida, se bem que, no caso do Corinthians, a punição valeu por apenas um jogo em SP, no qual, aliás, quatro torcedores (salvo engano foram quatro) entraram já que tinham liminar da Justiça comum.

  • Demetrius

    Sou favorável a uma punição exemplar ao time do Real Garcilaso desde que o time do cruzeiro seja também punido pelo episodio de homofobia contra o jogador Michael do Volei Futuro. Pra quem se esqueceu do episodio é só conferir no link abaixo. http://www.youtube.com/watch?v=hyGlYGSLknU

    • janca

      Uma coisa não justifica a outra. Foram dois episódios deploráveis e o que você cita, lamentavelmente, não sei se chamou tanto a atenção de dirigentes e autoridades esportivas e governamentais, embora tenha sido bem noticiado na época.

  • Vinícius

    Está no regulamento e vão pedir punição ao time Peruano. Como foi contra um time brasileiro, a maioria pede punição a esse time!. Isso me lembra e muito o final do campeonato brasileiro de 2013 que ainda não acabou..

    O engraçado é que muitos agora pedem a punição fora de campo pq está previsto no regulamento.

    Demorou tão pouco tempo pra situação se inverter.. Tanta contradição pelos que queriam o resultado dentro de campo independente do regulamento!

    Por fim, acho a atitude da torcida lamentável! Só quem sofre deve saber a real situação.

    ST

    • janca

      O que está previsto no regulamento é a possibilidade de punição. Mas punição severa mesmo deveriam ter os torcedores, alguns dos quais poderiam ser identificados pelas imagens, que praticaram esses atos deploráveis.

  • MARIO

    Esse problema de racismo no Brasil e no mundo, tem muita hipocrisia. A grande maioria q falam q são contra o racismo, é só da boca pr fora. No fundo, no fundo a maioria são todos racistas e preconceituosos. Não é só contra os negros, não, é contra os amarelos, os índios, os nordestinos, os pobres, contra os estrangeiros, contra cidadãos de religiões diferentes da sua, enfim queiram ou não, racismo existe e vai existir, até os final do mundo.

  • lupuz

    Racismo é uma vergonha,precisa ser combatido,mas o que não pode é mudar o resultado da partida,o cruzeiro perdeu por incompetencia,não teve nada a ver com racismo;

    • janca

      Não teria sentido nenhum transformar o resultado em 2 a 1 para o Cruzeiro, mas uma punição ao time peruano deve ser discutida, sim, nem que seja jogar com portões fechados. E o ideal seria, pelas imagens, identificar pelo menos alguns torcedores que protagonizaram aqueles atos deploráveis.

  • lupuz

    O que é pior:asssassinar um menino em um estadio de futebol,ou um bando de imbecis praticando um ato de racismo ? VEXAME TOLIMOSO foi expulso da Libertadores ?

  • pedro

    sim o cruzeiro deberia fazer caravana levar embaixador,ministro de esportes ,presidente e todo mundo …do mesmo jeito que levaran para defender ASESINOS NA BOLIVIA ,nao sei mas me parece que a etica esta mudada aqui no brasil ,e vc deberia notar peru e um pais so de loiros de olhos azuis
    eles so estaban enchendo o saco de determinado jogador ponto ,tentar desestabilizar e ao que parece conseguiran nao?( cade o profesionalismo dos jogadores ??) vcs estao fazendo tempestade num copo de agua …
    minha humilde opiniao logico

  • vaz

    O cana FOX Sport passa sim na NET assim como todos os canais de esportes. Talvez o seu pacote não tenha essa possibilidade. Veja com a operadora

    • janca

      O canal principal da Fox, que exibiu o jogo do Flamengo no México, sim, mas o outro, que eu saiba não. Vou procurar melhor de qualquer forma…

  • João Raposo

    A pena a ser aplicada, estando prevista no regulamento, não será injusta, absurda nem ridícula. Será a pena prevista!

    • janca

      A coisa não é tão simples assim. Há várias penas possíveis. E inclusive a velha discussão se o clube pode pagar por sua torcida. Palmeiras e Corinthians defendem a tese de que não. Mas sendo mandante, confesso que tenho minhas dúvidas.

MaisRecentes

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo

Mattos em xeque



Continue Lendo