As biografias de Neymar



Duas biografias de Neymar devem ser lançadas no Brasil ainda em 2014 e uma terceira, idealizada por um jornalista britânico sem prazo para finalização e muito menos para lançamento, ainda está em fase embrionária.

A primeira, escrita pelo holandês Peter Banke, foi lançada na Europa ano passado. A segunda, de autoria do italiano Luca Caioli e também já à venda no Velho Continente, deve ter capítulo adicional sobre a nebulosa transferência do atacante para o futebol espanhol quando sair no Brasil, antes do Mundial.

O problema das duas é justamente a dificuldade de retratar a história de uma pessoa viva e, no caso de Neymar, que deve ter muita coisa pela frente, como a própria Copa no Brasil e sua preparação para o evento, sem falar nos detalhes de sua ida ao Barcelona, que segue sob investigação da Justiça espanhola.

Lembram-me, de certa forma, a biografia de Woody Allen escrita por Eric Lax e lançada em 1991. Pouco depois viria todo o escândalo familiar que culminou com a separação do cineasta de Mia Farrow e o casamento com sua ex-enteada Soon-Yi Previn, que tem dado muita celeuma até hoje e ficou de fora do trabalho de Lax.

Mesmo já desatualizadas, as duas obras sobre Neymar podem virar sucessos de venda, pois, além de excelente jogador, o brasileiro é um tremendo produto de marketing, e deve dar o que falar em 2014. Já está dando, aliás. Não foi por acaso que o presidente do Barcelona, que no mínimo ocultou os valores envolvidos na transferência de Neymar, pediu o boné e se afastou do futebol.

E o caso segue repercutindo, podendo chegar à Interpol após recusa da Fifa em divulgar o contrato entre as partes, mesmo com o Santos e o grupo DIS, que tinha parte dos direitos federativos do atleta, se achando prejudicados e a Justiça espanhola requisitando a papelada da entidade que dirige o futebol mundial. E recebendo um não como resposta.



  • E sobre a matéria de sexta 06/02/2013 (André Santos) NADA?

    • janca

      Não fiz matéria nenhuma sobre o André Santos. Se você está se referindo à escalação dele pelo Flamengo na última rodada do Brasileiro quem tem de se explicar a respeito são a direção e os funcionários do clube, não eu.

  • Tri Mundial Doom

    Biografia de Neymar?

    Não tem alguém mais interessante não? alguém que tenha algo para se colocar no livro.

    Numa biografia se colocam idéias, frases inteligentes, acontecimentos e o Neymar não tem nada, ou dançar lek lek, não jogar nada na seleção, aparecer em rede social e namorar com atriz é algo importante, interessante ou inteligente para se saber detalhes?!

    Vou guardar o nome dos que irão escrever a biografia para nunca ler num livro deles.

  • mario

    são oportunista essas publicações , mas não critico por que quanto mais publicações tivermos mais informações boas ou ruins virão a tona sobre negociatas paralelas como a do Neymar com o barça.

    agora sera que neymar vai imitar o Rei RC e proibir sua publicação?

    bom janca compre elas , leia e depois me conta se tinha algo de bom kkkkkkkkkkkkkk

    • janca

      Risos. Não pretendo compra-las, não, embora é possível que muita gente as compre. Ainda mais em ano de Copa…

  • Henrique

    É exatamente isso que penso. O que uma pessoa com vinte e poucos anos fez para merecer uma biografia.

    Nessa idade, raríssimas são as pessoas que merecem ser biografadas (segue um exemplo de quem realmente merece: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/invento-de-garoto-de-15-anos-revoluciona-o-combate-ao-cancer-de-pancreas/ ). Biografias de cantores, celebridades e jogadores de futebol não tem nada de útil, a não ser a ostentação de culto à riqueza.

    Cada um lê o livro que quer, mas perder tempo com esse tipo de biografia me parece uma baita perda de tempo!

    • janca

      Até porque o Neymar ainda tem muito a fazer no mundo da bola… E sobre garotos como o que criou o invento a que você se refere a história é outra. E interessa, claro, apesar de vivermos num mundo do culto de celebridades, algo que cansa. Mas num mundo fútil como o nosso…

  • UBATUBARÃO

    APESAR DO NEYMAR TER GANHADO NESSES 5 ANOS DE CARREIRA TÍTULOS E PRESTÍGIO QUE MUITOS JOGADORES NÃO CONSEGUIRAM EM QUASE 20 ANOS DE CARREIRA, ACHO MUITO CEDO PRA FAZEREM BIOGRAFIA DELE. ELE SÓ TEM 22 ANOS E MUITA COISA AINDA A CONQUISTAR, INCLUSIVE 1 COPA DO MUNDO.
    O QUE ACHO LAMENTÁVEL É VER COMENTÁRIOS CHEIO DE RANCOR E INVEJA CONTRA ELE SÓ PORQUE ELE FAZ SUCESSO. COISA QUE ELE CONQUISTOU COM SEU TALENTO E CARISMA. NEYMAR É UM SUJEITO QUE FALA POUCO EXATAMENTE PRA NÃO OFENDER NINGUÉM E DAS POUCAS VEZES QUE FEZ ISSO COMO NAQUELE ATRITO COM DORIVAL JR., SE RETRATOU PUBLICAMENTE.
    PRA ESSAS PESSOAS NÃO RECOMENDO NENHUMA BIOGRAFIA DO NEYMAR POR MELHOR QUE SEJA. É MELHOR LER LIVROS DO PSICANALISTA SIGMUND FREUD, ESSE COM CERTEZA FARÁ DESSES INVEJOSOS E RECALCADOS PESSOAS BEM MELHORES.

  • Leonardo K

    Aos críticos, que insistem em inconsistências como “ele não joga nada”, “ele é cai cai”, “é muito ibope pra pouco futebol” e blá blá blá, um tapa de luva pelica.

    Não só pelo o que e menino apresenta dentro de campo, mas pelo monstro que ele é fora das 4 linhas, aos 22 anos (se não me engano) o cara já tem 2 biografias!

    Parabéns ao Neymar, que mesmo em meio a essa nebuloso história da negociação com o Barça, manteve, na medida do possível, sua imagem imaculada.

    Enquanto isso, “Fenômenos” como Romarinho , Dentinho, Lenny, etc… não têm nem 2 post it’s publicados sobre a vida deles. há!

    • janca

      Que ele é um craque em campo e um fenômeno de marketing, inclusive porque um sujeito extremamente carismático, não discuto. Já no caso da nebulosa negociação com o Barcelona há muita coisa a ser esclarecida, tanto que as investigações da Justiça espanhola continuam e o grupo DIS resolveu recorrer aos tribunais para fazer valer seus direitos. A história ainda promete.

      • Leonardo K

        Sem dúvida, permanece.
        Mas o “diferente” é justamente ele, Neymar, manter a imagem dele praticamente imaculada, mesmo depois de derrubar o presidente do clube onde recém chegou e mesmo depois de possivelmente ter lesado financeiramente o clube que o formou.

        • janca

          Mas o presidente do Barcelona renunciou, pelo menos pelo que sabemos até aqui, por ter ocultado valores da transferência. Isso o próprio Barça admitiu depois. E o imbróglio com o Santos e o grupo DIS deve ser decidido na justiça, temos que aguardar. Até agora, que eu saiba, não há nada de ilegal por parte do Neymar ou mesmo do pai dele, embora o comportamento dos dois em relação ao Santos pode até ser questionado no sentido de ter sido correto ou não ou o mais apropriado ou não, digamos assim.

  • André Luis

    Caro Janca, gostaria que você como parte da imprensa esportiva brasileira me tirasse uma dúvida: Por que a imprensa esportiva – lance! inclusive – anunciou na sexta feira, 06/12/2013 que o jogador André Santos, suspenso pelo stjd, não enfrentaria o Cruzeiro e, após o jogo, no dia 07/12/2013 não informou que o mesmo ao ser escalado e entrado em campo, poderia levar o flamengo a ser penalizado com a perda de quatro pontos e podendo inclusive ser rebaixado dependendo dos resultados dos jogos do dia 08/12/2013? Dando essa informação, a imprensa estaria cumprindo com seu dever ético perante ao público, ajudando para que outros clubes não cometessem o mesmo “erro” como aliás ocorreu com a portuguesa e, consequentemente evitando toda essa confusão gerada a partir disso tudo. Gostaria que você, o Lance! e toda a imprensa esportiva tivessem a dignidade de esclarecer isso ao invés de ignorar e censurar os posts com essa pergunta como se estivessem querendo abafar esse caso…

MaisRecentes

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo

Tricolor acuado



Continue Lendo