Lusa deve explicações



Reproduzo, abaixo, coluna que publiquei ontem no diário LANCE!, seguida de três notas, sobre um caso que continua com inúmeras interrogações, brechas para as mais variadas interpretações jurídicas e em que a Lusa segue devendo muitas explicações, mas muitas mesmo:

“Semana passada, conversei, por telefone, com Valdomiro, zagueiro que recebeu a dura tarefa de liderar o fraquíssimo time que a Portuguesa montou para o Paulista. Único titular remanescente da campanha do Brasileiro-2013 que estreou no Paulistão contra o Corinthians, ele lamentou a situação do clube, ameaçado pelo rebaixamento até no Estadual, mas disse que, em campo, a obrigação dos jogadores é honrar a camisa que vestem. Sempre foi.

Considerado o xerife da zaga da Lusa, acha que a saída é focar no gramado e procurar esquecer os problemas extracampo. Não é fácil. O time, que jogou bem no Brasileirão, não existe mais. Valdomiro conta que perdeu noites de sono nas férias preocupado com o futuro do clube. “Sou jogador, não advogado, nossa parte fizemos em campo, ficamos entre os 12 primeiros”, lembrou, acrescentando que não entende nada de STJD, CBJD nem Estatuto do Torcedor.

Se Valdomiro enfatiza que fez sua parte, a cartolagem não pode dizer o mesmo. Deve muitas explicações à torcida e aos jogadores que se esforçaram muito mesmo com atrasos salariais. O Ministério Público quer saber se alguém dentro da Lusa, que teria sido comunicada com antecedência da punição a Héverton, agiu para favorecer algum outro clube e foi recompensado por isso. Deve pedir a quebra do sigilo bancário e telefônico dos suspeitos e aumentar o imbróglio, pois havendo corrupto, deve-se procurar o corruptor. O caso, portanto, pode parar na esfera criminal, ultrapassando a mera incompetência.

Incompetência que ficou clara desde o início. Que o departamento jurídico e o de futebol, incluindo comissão técnica, erraram feio não há dúvidas, embora a escalação do jogador numa partida em que a Lusa já se via livre da degola não tenha sido para levar vantagem, óbvio. O problema torna-se mais grave se foi, isso sim, para ter desvantagem e beneficiar terceiros, conforme suspeita o MP.

A Portuguesa tem obrigação de ir fundo na história, doa a quem doer, inclusive por estarmos diante de bela oportunidade para conhecer melhor os porões de nosso futebol. Não pode deixar de apurar se gente de dentro jogou contra para ajudar A ou B. Não deve compactuar com a CBF, que se acha acima do bem e do mal, não cumpriu o Estatuto do Torcedor, possibilitando, com isso, a ocorrência do caso, e ainda lhe fez uma proposta no mínimo indecorosa para aceitar em troca de uns tostões passivamente a Série B. Tem que lutar com todas as garras que lhe restam, defender seus direitos, recorrer à Corte Arbitral do Esporte, entrar na Justiça Comum, cortar a própria carne. Não pode se curvar, mesmo que queiram aniquila-la por conta disso.

E é por falar em se curvar que foi triste e constrangedora a foto do atual presidente, Ilídio Lico, abraçado com Marco Polo Del Nero, o preferido de José Maria Marin para sucedê-lo na CBF. Abaixar a cabeça para os poderosos, não. Dirigentes deveriam lutar como leões, como tantas vezes fez Valdomiro em campo. Mas nossos cartolas… O torcedor, lesado, merece muitas explicações. Doa a quem doer.”

* O exemplo de Tite: O ex-técnico corintiano faz questão de saber depois de cada julgamento quais de seus jogadores têm condições de atuar, quais não. É parte do trabalho da comissão técnica, que não deveria se limitar a comandar a equipe dentro das quatro linhas. Guto Ferreira e sua equipe, no entanto, dizem que desconheciam a punição a Héverton, que se transferiu para o Paysandu e também jura que ignorava a suspensão;

* Novo discurso: No mês passado Valdir Rocha, advogado da Lusa, dizia que não tinha recebido nenhuma ligação de Osvaldo Sestário, que representou o clube no julgamento de Héverton, após a punição de dois jogos dada ao atleta. Depois que Sestário disse ter provas da comunicação com Rocha, o discurso do departamento jurídico do time paulista mudou. Agora a contestação é em relação ao conteúdo da conversa. Então tá…;

* Manuel da Lupa: O ex-presidente da Portuguesa, que comandava o clube quando estourou o caso, tem sido criticadíssimo, para não usar termos mais fortes, por sua conduta em todo o episódio. Deve satisfações à torcida, aos sócios e à comunidade do futebol. Não é por ter deixado o cargo que não tem de se explicar. Não podemos nos esquecer de quem era o mandatário da Lusa quando aconteceu todo o rolo.



  • Robert

    Janca, pra mim um fato fundamental não tem tido destaque algum: se funcionário s da lusa foram comprado s o sr guto ferreira está no esquema… Explico: quem gastaria milhões correndo o risco de heverton não atuar ? Pq ficando heverton no banco não materializaria a infração de maneira tão indefensável… Mas ao atuar por 10, 15 minutos o fato foi consumado digamos assim… E heverton nem atuava com tanta frequência assim… Pq guto opta por ele na última substituição do certame?
    Estranho não? O sr guto tem sim culpa no cartório, se houve esquema, e para mim houve… Abs e parabéns pelo blog

    • Meu , ter entrado em campo não fez diferença. Bastava , ou bastou , estar entre os inscritos para a partida. Refaça o seu raciocínio.

      • Ele poderia ter sido inscrito, mas não ser utilizado. Seria o equivalente a levar menos atletas para o banco de reservas.

        • Não. Basta levar para o banco. Procure saber. A lista de todos os jogadores ( titulares mais reservas ) constam da súmula.

          • Nelson Freitas

            A entrada dele foi pra dar mais enfase. O Fla não poderia arriscar nada.

      • Roberto

        Negativo Silvio,o fato do jogador não entrar em campo e sim somente escalado e no banco pesa na hora da punição,que foi a perda de 4 pontos!!

  • Cleibsom Carlos

    Janca, como já comento há muito tempo no seu blog, o que aconteceu foi que a Portuguesa, na figura do seu ex-presidente, se vendeu para salvar o Flamengo do rebaixamento…O que falta vir à tona são as participações da CBF e da Globo na armação toda, se é que houve. Esta briga do rubro-negro com a CBF pela perda dos pontos, de recorrer a FIFA e blablabla, é puro teatro, o Flamengo tinha de perder os pontos mesmos, assim como a lusa, está claro no regulamento em caso de escalação de jogador irregular. Vir apelar para o Estatuto do Torcedor apenas na última rodada não tem sentido, se ele for levado em consideração todo o campeonato deverá ser anulado. Sei que você vai dizer que faltam provas e tudo o mais, mas mesmo que estas provas nunca apareçam, que é o mais provável, foi isto o que ocorreu! Triste futebol brasileiro!!!!!!!!!!!!!!

    • Vc lamenta sobre a pobreza do futebol brasileiro e eu lamento a pobreza de índole de alguns brasileiros. Baseado em que vc acusa o Flamengo. Vc acha que em menos de 20 horas , com uma madrugada no meio do caminho , em cidades diferentes , o Flamengo teria tempo para armar alguma coisa ? Não seja leviano. E não se esqueça que a confusão ( ñ repasse do julgamento para a Comissão Técnica e ligação entre o advogado da Lusa e a diretoria do clube ) aconteceu muito antes do jogo do Flamengo. A humanidade não tem salvação.

      • Mario

        sem falar que foi uma noite de sabado p/domingo aonde vc precisa achar as pessoas p/subornar e levantar o dinheiro ,sem falar que a informação teria que ter sido escondida desde sexta e não ter sido passada p/ninguem.

        é mais plausível ter sido algum clube que já estava na zona do rebaixamento.

      • Rodrigo

        Porque é o óbvio. O maior beneficiado. Meu Deus, só porque tem a maior torcida do país e com isso os maiores defensores, não se pode ignorar a mais óbvia das possibilidades. O único que precisaria APENAS do “erro” da Lusa. Todos os outros precisariam de, ainda, uma combinação de resultados. Ainda, cometendo exatamente o “mesmo raro erro” do Flamengo, e assim, se um fosse punido, o outro também, e se um fosse isentado, o outro também. Luda foi uma âncora de segurança para o erro bizarro (e muito deficitário $) da direção do time da Gávea. Além de que, seria o único a cair pela primeira vez, e isso mataria a recente nova direção do clube. A coincidência histórica de 2 erros na mesma rodada ninguém especula??? Ainda, o maior beneficiado? Basta olhar a tabela, se a Lusa não cometesse o exato mesmo “erro” do Fla (único jogo antevipado e com tempo hábil para se esquematizar), quem HOJE seria o rebaixado? Mas preferem cortinas de fumaça, ainda mais com o Fluminense ali. Oba, um tremendo bode expiatório! Ufa!

        • Seu sonho em acabar com essa historia do Flamengo nunca ter sido rebaixado é válido. mas espere outra oportunidade. Fantasiar de forma exagerada leva a loucura cuidado. Em apenas 20 horas o Flamengo , super endinheirado , reuniu várias pessoas e convenceu a Lusa a ligar para o técnico e convocar o jogador para a partida . Aliás , o Heverton estava em casa ou concentrado desde antes do jogo do Flamengo ? Acho melhor vc esperar um pouco mais para realizar o seu sonho.

          • Roberto

            Silvio,a ponte RJ x SP leva 1h,meios eletrônicos e telefônicos são instantâneos…o fato do jogador estar concentrado não significa escalado,a súmula só é entregue ao delegado do jogo com 1 h de antecedência.e o Fla já foi ou deveria ser rebaixado mais de uma vez sim.

      • Natarelli

        Você sabia que em apenas quatro horas, na calada da noite, se monta um golpe de estado?
        Imagine o que não pode ser feito em 20 horas.
        Faltam poucas horas para você entender o que a mistura homem, dinheiro e poder é capaz de fazer.

      • Marcio

        Silvio você não conhece telefone? Sabia que dá para falar nele alguns segundos depois de ligar?

        • CARLOS

          ESSE CARA É UM IDIOTA..A PUNHETICE TA FAZENDO MAL AO CÉREBRO DELE…SILVIO, Ñ VAI SER ESSE MONTE DE BABOSEIRA QUE VAI SALVAR OS MULAMBOS DE SEREM REBAIXADOS COMO CORRUPTORES…

          • O TapetenC não agiu somente no Tapetão , mas também na escuridão. Série D , já !

      • Natarelli

        Você sabia que em apenas quatro horas, na calada da noite, se monta um golpe de estado?
        Imagine o que não se faz em vinte horas.
        Faltam poucas horas para você entender o que a mistura homem, dinheiro e poder é capaz de fazer. A humanidade não tem salvação.

    • Alexandre

      Qualquer leitor isento, que não torça para nenhum dos times envolvidos, sabe que esta hipótese simplesmente não é plausível.
      É típico querer apontar o dedo para o outro quando o nosso está na reta…

  • Se toda as falhas de comunicação ocorreram antes do jogo do Flamengo , está completamente descartada a hipótese de participação do rubro-negro carioca. Algum clube ameaçado de rebaixamento ( Vasco , Fluminense e Coritiba ) poderiam ter pago algo ? Até poderiam , mas correriam o risco dos resultados de campo na última rodada fizessem com que o dinheiro fosse gasto a toa. Não descarto a hipótese de falha exclusiva da Portuguesa , que , agora , conta com a piedade pública para tentar se salvar. Ela já perdeu o prazo para ir no CÃS. Por que não foi , preferindo a justiça comum ?

  • carlos alberto

    Outro fato que me estranha, é o tal do Pelaipe do Flamengo estar sumido, ou escondido….ai tem…

  • Mario

    Quem vem aqui defender o Flamengo, só mesmo sendo torcedor deste. O único beneficiado pela escalação do Heverton foi o Flamengo, que no dia anterior havia escalado o jogador irregularmente. Claro que quando perceberam a burrice feita, vasculharam tudo e descobriram que o único clube (time) que poderia salvá-lo seria a Portuguesa, que além de ter um jogador suspenso, se colocaria atrás do próprio Flamengo na tabela, com os dois clubes perdendo os pontos. E o Da Lupa não sendo um exemplo de honestidade, e necessitando de “ajuda”, e sendo o Flamengo o “eleito” da poderosa que na verdade comanda o futebol brasileiro, o que pode ter acontecido?????? Tenho nojo do futebol brasileiro.

    • Poxa , é mesmo. Como é eficiente , veloz e endinheirado esse Flamengo , né ? Até porque , confirme depoimento no MP-SP , o ex-presidente da Lusa , o tal do da Lupa , estava num casamento no Mato Grosso do Sul. Queria que toda essa eficiência fosse utilizada para a contratação do Elias.

      • Mário

        Veloz e endinheirada é a Globo, cujos mandatários são todos flamenguistas, assim como era o Sr. Roberto Marinho. Como clube de maior simpatizantes do Brasil, e do coração de quem realmente manda no futebol brasileiro, claro que nunca irá cair pra série B. Mas, se realmente for feita uma investigação séria e honesta, pode cair pra série D.

        Mesmo sendo flamenguista, sei que você pode entender isso.

        • Papai Noel vai te procurar.

        • Nelson Freitas

          Mário, não, ele não pode entender isso pelo simples fato de ser flamenguista.

  • Helio Gonçalves

    De novo essa estória do ET. Cansou. Arrumem outro argumento, senão vejamos:

    ESTATUTO do TORCEDOR:
    Art. 9o É direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da Competição sejam divulgados até 60 (sessenta) dias antes de seu início, na forma do § 1o do art. 5o. (Redação dada pela Lei nº 12.299, de 2010).
    § 1o Nos dez dias subsequentes à divulgação de que trata o caput, qualquer interessado poderá manifestar-se sobre o regulamento diretamente ao Ouvidor da Competição.
    § 4o O regulamento definitivo da competição será divulgado, na forma do § 1o do art. 5o, 45 (quarenta e cinco) dias antes de seu início.
    A CBF emitiu o RGC/2013 regulamento geral das competições nos art. 52, 53 e 54, que diz que serão julgados e processados pelo STJD na forma prevista no CBJD-Código Brasileiro de Justiça Desportiva, art. 133 CBJD decisão produzira efeito imediatamente independente de publicação ou presença das partes.
    Se o regulamento foi divulgado e ninguém reclamou nos prazos é sinal que todo mundo aceitou: a Portuguesa, os advogados, promotores, torcedores e jornalistas, inclusive o Janca.
    Abraço,

    • O Janca sabe disso. O interesse dele é fazer oposição a CBF. Parå ele os meios justificam o fim. Pode ser que agora , sem o Andres Sanchez como candidato , o Janca dê um tempo.

      • janca

        Se você lesse direitinho meus posts veria que nunca defendi a candidatura do Andrés, o que não quer dizer que tenha que apoiar a candidatura do Del Nero. Se você acha que a CBF está em boas mãos, lamento, eu não acho. E sempre defendi uma terceira via e, mais do que isso, uma mudança na estrutura do futebol brasileiro e do próprio papel da confederação, que deveria só cuidar da seleção. O que aliás já é muito.

        • O choro é livre. Noto uma certa frustação sua pela derrota do Andres Sanchez . Mas não desista. Outras oportunidades surgirão.

    • janca

      Não se trata de todo mundo aceitar. Veja o regulamento do Paulista deste ano, um dos mais esdrúxulos que poderiam ter feito, muita gente reclamou, inclusive da mídia, mas ele está aí. Não somos nós _torcedores e jornalistas_ que fazemos regulamentos. E salvo engano quando jornalistas foram se meter a fazer, certa feita em SP, acabou-se criando outro regulamento esdrúxulo.

      • Helio Gonçalves

        Desculpe Janca, mas se trata sim!
        Alguém reclamou OFICIALMENTE do regulamento do campeonato paulista utilizando-se do ET? Se não, todo mundo aceitou.
        Se é para exigir o respeito ao ET, tem que ser feito de acordo com o mesmo ou é para ler apenas quando interessa?
        O importante agora é se apurar se houve suborno. Se houve, que o time responsável caia para a quarta divisão, inclusive se for o meu FLU, não importa. Se não houve, que a Lusa fique na segundona pela besteira que fez.

        • janca

          Não se trata apenas de reclamar do regulamento do Campeonato Paulista. Queiramos ou não ele não está acima do Estatuto do Torcedor. E a Federação Paulista de Futebol tem que o respeitar, assim como a CBF. Tem de respeitar o regulamento e respeitar o Estatuto, algo que a CBF, pelo menos não fez. No caso do Estatuto, digo. Agora em relação à apuração concordo com você. Tem de ser feita, doa a quem doer. Caso nada tenha ocorrido, no entanto, divergimos sobre quem deveria estar na Série B. Abs.

          • Esse blogueiro está parecendo aqueles evangélicos recém convertidos. O livrinho de cabeceira dele é o Estatuto do Torccedor. Piada.

  • Vitor Hugo Sousa

    Janca, Muito Bom Dia para você.

    Neste momento, estão sendo procurados os culpados para a situação atual da Portuguesa e você, no jornal de ontem e no texto que reproduziu aqui no blog, deu um pouquinho mais de “pano pra manga”, como dizem, ao citar o exemplo de comprometimento do Tite nas equipes por onde ele passa.
    Em uma equipe profissional de futebol, onde treinam de vinte e poucos a trinta e poucos atletas, não seria função da comissão técnica saber qual atleta poderia ou não ser escalado ?
    Acho que seria fácil para os treinadores e comissão técnica ter um banco de dados atualizado com estes dados, já que se fala tanto em avanços tecnológicos no futebol.
    E mais: se eu fosse treinador, na dúvida, não escalaria determinado atleta nem sob ameaça, pois seria o meu emprego que ficaria em risco.

    Um abraço.

    Vitor Hugo

    • janca

      Seria interessante que a Portuguesa esclarecesse como se dava o processo de informar quem tinha sido suspenso pelo tribunal, quem não tinha, como isso passava do jurídico para a cúpula do futebol, como chegava à comissão técnica, como era o comunicado ao jogador…

      • Isso já foi dito pelo técnico da Lusa no programa Bate-Bola na ESPN. Todos os julgamentos eram comunicados a Comissão Técnica , menos o do Heverton. O blogueiro deve ver o que diz o E.T. nesses casos . Hehehehe.

        • janca

          Qual era o nome da pessoa que comunicava? Era do departamento de futebol ou do jurídico? Ele sempre tinha a lista de todos os que seriam julgados? Quando o avisavam do resultado? E os jogadores estavam cientes sobre as datas de seus julgamentos? Quem comunicava o atleta? Há muitas perguntas no ar, ao contrário do que certas mentes estreitas imaginam. Tanto que o caso ainda está sob investigação. E segue nada claro. De simples não tem nada, inclusive do ponto de vista jurídico.

          • Será que o E.T. tem alguma base legal para salvar a Lusa em caso de lapso de memória ?

        • CARLOS

          COM CERTEZA, O ET Ñ ABSOLVE O FLAMEIGO DE SUA BURRICE POR Ñ SABER LER UM REGULAMENTO SOBRE SUSPENSÕES…PALAVRAS DE MICHEL ASSEF: SE Ñ FOSSE O ERRO DA PORTUGUESA ÉRAMOS NÓS NA SÉRIE B….

  • alessandro mendes

    Tenho meus suspeitos com relação a compra da informação e pgto “pelo erro”, mais seria injusto fazer acusação sem provas. tinhamos 4 times brigando diteramente e 2 vagas no Z4. vasco, criciuma, curitiba e fluminense. O Flamengo entrou de bucha devido a soberba dos seus dirigentes, poís o time poderia perder de 20 x 0 que não seria rebaixado. o MP deve pedir a quebra de sigilo telefonico dos dirigentes de ambos os clubes e da UNIMED , pq a mesma trata tem gestão direta sobre o Fluminense.

    acredito que tem sujeira das grandes nessa história e desde que a informação foi divulgada na midia , eu tenho a absoluta certeza da virada de mesa e 24 clubes no BR 2014.

    vários times fizeram um grande esforço no ano para manter suas estrutura e outros sem planejamento serão beneficiados.

    enfim , isso é Brasil !!!

    • Roberto

      Vi que fala com enfase da Unimed…o que me diz da Peugeot patrocinadora do Fla que pegou uma bolada no BNDES,na qual o dirigente é o sr Bandeira de Mello e tbm o atual presidente do FLA.

  • mauro santos

    Olá Janca.Não podemos esquecer ,que 1 mês antes (outubro) o Coritiba,Vasco e FLUMINENSE ,se reuniram para procurar irregularidades nos jogos do Criciuma,Ponte e Portuguesa,lembram?Foi noticiado amplamente!!! Ai tem!!!!Abç Janca…

    • CARLOS

      VC REPAROU QUE QUESTIONAMENTOS IDIOTAS O JANCA NEM PERDE TEMPO EM RESPONDER???

      • mauro santos

        Carlos,não vou discutir com ti,pois vc está um pouco desinformado. Abç.

      • André Luis

        Você respondeu o que ele queria mas não teve coragem!!! Esse mauro santos é um babaca!!!

    • CARLOS

      CONTINUA SEM RESPOSTA..O JANCA PODE SER UM POUCO BURRO, MAS Ñ IGNORANTE A PONTO D PERDER TEMPO COM ARGUMENTO BATIDO, ULTRAPASSADO….FLAMEIGO….VALU PELO IBOPE!

  • Gostaria de dizer, que com toda a tecnologia existente e com todo o imbloglio que aconteceu, a CBF deveria mandar os seus delegados portarem tablets com todas as ocorrências resolvidas pelo CBJD, assim eles poderiam avisar os clubes quais os jogadores estariam suspensos dos jogos. Isto acontece em vários campos do Brasil, de forma amadora, mas funcional, onde os clubes são avisados por boletim quem esta apenado. Se a CBF usasse deste expediente não teríamos tal situação.

  • jota

    Olha Janca, para escancarar os porões do futebol voces da imprensa são a parte fundamental e mais forte, senão não vai dar em nada. O promotor Lisboa sòzinho capaz de não aguentar., pois ontem o Marin já desmarcou a convocação para hoje, e parece que ele nem vai, vai outro no lugar, o ministro Marco Aurélio já deu seu pitaco, o esquema é bruto. Na portuguesa deve ter maracutaia sim. Sugestões: Acabar com o STJD, rebaixar portuguesa, fluminense, flamengo e fazer sérier A com 18 clubes, anos que vem volta ao normal.mas o STJD não pode continuar desse jeito

    • janca

      Mas o Marin não está acima do bem e do mal, como costumo dizer, nem a CBF. E não tem sentido rebaixar os três, inclusive porque as investigações não terminaram, Jota, e há muita coisa a ser esclarecida. Sobre o papel da imprensa, concordo. O jornalismo investigativo, especialmente no mundo esportivo, já foi melhor. Vide o escândalo da Loteria, anos atrás.

      • Agora pode cair o Marin , o Del Nero , enfim qualquer um. Pois , afinal , livramo-nos do queridinho do blogueiro , que é o Andres Sanches.

  • É fato que após os jogos de sabado, o Flamengo estava na zona de rebaixamento e sabia disso. Bastava uma vitoria do Vasco ou do Fluminense no domingo.

    • Raphael

      Essa reportagem, no 4º parágrafo, mostra que a Portuguesa tinha convicção que poderia utilizar o atleta. “Em relação ao time que vai a campo diante do Grêmio, o técnico Guto Ferreira terá os retornos do volante Willian Arão e do meia Heverton, que estavam suspensos.” e ainda fala sobre a suspensão do Gilberto, “o atacante Gilberto, artilheiro da equipe no nacional, com 14 gols, que foi punido com duas partidas por conta da expulsão contra o Botafogo.”

      http://lusanews.com.br/2013/12/07/em-clima-de-despedida-portuguesa-realiza-ultimo-treinamento-do-ano

    • O Flamengo , que tem vergonha na cara , além de ser campeão da CB , garantiu a sua permanência na Série A duas semanas antes da última rodada.

      • CARLOS

        VERGONHA NA CARA?/ QUEM FOI QUE ENTROU NO TAPETÃO NO CARIOCA PASSADO???? TIME DE ASSASSINOS, PEDÓFILOS…VC QUE DEVERIA TER VERGONHA DE FALAR ISSO..CRESCE MOLEKE!

        • O TapetenC é o clube mais odiado do Brasil. Teve um que apanhou hoje no metrô.

          • RAID

            Estou impressionado com a tua cegueira Silvio, impressionante mesmo… Você venderia a própria mãe para que não sujassem a imagem do Flamengo, não é? Pois todo mundo sabe que o Flamengo cresceu as custas da Rede Globo, alienadora das massas, inclusive, você foi arrebatado por ela. Rsrsrs… Mané!!!

          • CARLOS

            ja derrubei 4 mulambos folgados…arranquei 2 dentes de um..com certeza esse que apanhou era criança, adolescente…..COM HOMEM QUERO VER VC SER MACHÃO…ATRÁS DA TELA DE UM PC, TODO PODDLE VIRA PIT-BUL….SEU FLAMEIGO

          • janca

            Então era caso de polícia. Se for verdade, claro, porque pela internet, escondido num suposto anonimato, o que cada um escreve…

  • Raphael

    Esta reportagem, publicada no site da Portuguesa, atesta que antes do jogo Flamengo X Cruzeiro a Portuguesa supostamente achava que o atleta tinha condiçoes de jogo. No 4º parágrafo, “Em relação ao time que vai a campo diante do Grêmio, o técnico Guto Ferreira terá os retornos do volante Willian Arão e do meia Heverton, que estavam suspensos, e do atacante Diogo, recuperado de lesão. Por outro lado, o treinador não poderá contar com o zagueiro Moisés Moura e o meio-campista Souza, lesionados, e com o atacante Gilberto, artilheiro da equipe no nacional, com 14 gols, que foi punido com duas partidas por conta da expulsão contra o Botafogo.” Esta reportagem foi publicada no dia 07/12/2013.
    http://lusanews.com.br/2013/12/07/em-clima-de-despedida-portuguesa-realiza-ultimo-treinamento-do-ano

    • CARLOS

      VC ESTAVA ONDE NOS ÚLTIMOS DIAS?? MARTE?? TÁ ATRASADO MEU CHAPA…

      • Raphael

        Estava aqui msm… só relembrei para mostrar o álibi do Flamengo, se aconteecu alguma coisa, foi logo após o julgamento. Agora resta saber se foi apenas falha de informação.

        • CARLOS

          SE VC Ñ SABE,ESTE LINK FOI ALTERADO DE UMA HORA PRA OUTRA NA SEGUNDA FEIRA……..FLAMEIGO

      • mauro santos

        Carlos , na boa ,não sabe argumentar fica quieto.Seus “comentários” nunca acrescentam nada!!!!Respeite as pessoas que aqui comentam,não precisa ficar gritando.

        • CARLOS

          É QUE EU ME IGUALO A VCS, IMBECIS……VAMOS ESPERAR…A PROSTILUSA SE VENDEU E O FLAMEIGO VAI PRA SÉRIE D POR CORRUPÇÃO…MAURINHO….BOM SABER QUE VC ESTÁ ME DANDO IBOPE…OBRIGADO!

        • CARLOS

          VC É TORCEDOR DA PROSTILUSA??/ OU É TORCEDOR DAS PAPELETAS???

  • CLÁUDIO

    O + BOBINHO DOS OTÁRIOS SABE QUE O FLA COMPROU A LUSA.
    No sábado a diretoria do fla comete um erro primário e bizonho para um time da série A escalando um jogador irregular.
    O seu advogado manda um e-mail para o presidente do Fla criticando a escalação do jogador pela diretoria sem terem consultado ele e diz que se fosse consultado não permitiria a escalação pois sabia que o jogador não tinha condição de jogo.
    O Julgamento de Heverton, foi logo após o de Andre Santos, e os advogados do Flamengo eram os únicos além do Advogado da Portuguesa e do STJD e integrantes da CBF a saberem de prontidão que o Heverton tinha sido punido, isso mesmo nenhum outro clube do Brasil além da Portuguesa sabia da punição do Heverton, exceto e apenas o Flamengo! Coincidência 1.

    A Imprensa no Domingo não citou em nenhum local sobre a possibilidade de rebaixamento do Flamengo que era clara após bancar a escalação do Andre Santos! Coincidência 2.

    O Jurídico do Flamengo comprou a briga da Portuguesa e fez questão de reapresentar a Lusa no tribunal! coincidência 3!

    Existem mais coincidências e a mais absurda de todas 2 escalações irregulares na mesma rodada!

    Após vir a tona que os clubes perderiam seus pontos pois isso é o que reza o regulamento assinado e aprovado por todos e cumprido por vários clubes ao longo do campeonato os presidentes de lusa e flamengo em momento algum procuram investigar quais os culpados dentro de seus clubes que cometeram esse erro primário e que daria um enorme prejuízo financeiro ao seus clubes e ambos atacam e apontam o fluminense como vilão da história e até hoje ainda não investigaram os culpados por esse erro isso é no mínimo estranho né?
    outra segundo li no blog da lusa o Sr. Valdir rocha do departamento jurídico da lusa que recebeu a ligação do Sestário e disse que não recebeu tem participação no passe do jogador Heverton e esta sendo processado e executado junto com o Sr. da lupa e sua esposa pelo banco BANIF de uma dívida de + de 40 milhões de reais,após demitir o advogado Sestário assim que surgiu na imprensa na terça feira a irregularidade a portuguesa contrata o advogado do Flamengo para fazer sua defesa no mínimo também muito estranho após ver que ficaria muito as claras o interesse mutuo em defender esses erros trocam o advogado pelo do Corinthians. o próprio jogador Heverton declarou que sabia da sua punição e que o presidente da Lusa mandou ele entrar em campo. segundo informações este vídeo já esta com o MP-SP
    só não enxerga quem não quer enxergar e outra coisa nessa questão do estatuto do torcedor torcedores do Flu também podem entrar na justiça comum pois eu antes de começar o campeonato li o regulamento e nele consta que o clube que escalar jogador irregular e principalmente suspenso pelo tribunal deve perder 3 pontos + os pontos conquistados em campo portanto eu exijo que se cumpra o regulamento pois se não cumprir o regulamento estarão infringindo o Estatuto do torcedor.

  • eduardo

    Eu acredito que o corruptor foi a Globo, muito dinheiro seria jogado fora pelo rebaixamento do flamengo, o time não teria dinheiro e cacife pra arcar com um esquema desse tamanho, é só ver a incompetência na escalação do André Santos, teve envolvimento mas acho que o plano e a ação foi da rede de televisão citada.

  • Natarelli

    O SILÊNCIO ENSURDECEDOR

    Elegeu-se uma vítima, pobre portuguesa.

    Elegeu-se um vilão, o Fluminense.

    A vítima se torna suspeita, foi corrompida. E para que exista um corrompido existe um corruptor.

    Então tenta-se mais uma vez eleger um vilão, o Fluminense.

    Ora, todo mundo que se interessa pelo futebol sabia que o flamengo perderia quatro pontos pela escalação irregular de André Santos – todo mundo não, vamos ser justos, o próprio não sabia, a “nassão” não sabia e a imprensa sempre tão atenta não sabia, aliás foi a maior “barrigada” da imprensa esportiva – e o melhor com reais possibilidades de rebaixamento e melhor ainda, o clube da Gávea não podia fazer nada para reverter esse quadro, passou a ser um mero torcedor dos tropeços alheios.

    Será que foi realmente um mero torcedor?

    Surpreendentemente desde de 08/12/2013 não existe uma linha sequer que diga que o flamengo foi beneficiado pelo erro da portuguesa.

    Por que não existe?

    Como diria um grande canastrão atingindo o ápice da perversão: “Por óbvia, deixo a resposta ao leitor.”

    • Jamais haverá uma linha sobre qq benefício ao Flamengo , sabe porque ? No Flamengo se tem vergonha na cara . Jamais jogou uma segundo divisão , assim como nunca se fez necessário recorrer ao Tapetão para salvar-se , diferentemente do TapetenC , que tem até torcida organizada nas portas dos tribunais. Futebol no Flamengo se resolve dentro das quatro linhas. Já o TapetenC…

      • André Luis

        As papeletas amarelas que o diga… Fora o FATO de que quando o perigo se aproxima e se mostra mais evidente o framengo sempre passa a ter penaltis e decisões da arbitragem que o favorece… É que eu não renho tempo de pesquisar e ficar fazendo o serviço dos outros, no caso, jornalistas e invesrigadores, porque se tivesse eu te daria uma relação completa de toda a podridão escondida na gávea…

        • Time grande nunca cai.

      • CARLOS

        EU VI, VIDE NO INÍCIO DO ANO PASSADO, QND TENTARAM REVERTER UM RESULTADO DO CARIOCA NO TAPETÃO….

  • NFM

    O técnico da lusa, numa entrevista diz que o advogado informou que o atleta estava suspenso por uma partida e depois em, outra entrevista, diz que não sabia que o atleta tinha sido julgado.
    A algo de podre no reino lusitano.
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/12/tecnico-da-portuguesa-se-defende-eu-jamais-escalaria-jogador-irregular.html

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/12/guto-ferreira-gente-nao-sabia-nem-que-tinha-julgamento-do-heverton.html

    A ignorância é um mal que tem cura, é só querer.

  • Nilson

    O blogueiro está caindo no mesmo erro que os defensores do fla e da lusa caem. O EdT só vale para a 38ª rodada do campeonato de 2013?

    • janca

      Não, vale para o campeonato todo. Ou seja, tremendo abacaxi para a CBF, que se acha acima do bem e do mal e era quem organizava o campeonato. E que aí está, decidido nos tribunais, o que é uma lástima.

      • Recorrer a justiça é um direito de cada cidadão , independentemente do modelo e estrutura. Agora , atender o pleito do cidadão não é uma obrigação da justiça. O blogueiro depois que foi apresentado ao E.T. não o tira da cabeceira. Mas vai acabar cansando…

  • Nelson Martins

    Tomar no rabo mulambo é tudo burro e acharam torcedores que os superam esses torcedores da Lusa são todos uns manés burros com DNA e se fazem de vitimas bando de M. inúteis vão reorrer ao caralho

  • Poppy

    Quem saiu ganhando com esta decisão da Lusa? Então está claríssimo, pra mim.

    • CARLOS

      SE A LUSA Ñ ERRA, QUEM CAIRIA/??

  • TÁ NA CARA QUE FOI A GLOBO E É POR ISSO QUE NINGUÉM TOCA NESSA FERIDA – MEDO DE RETALIAÇÃO, ASSIM COMO OS JORNALISTAS TEM MEDO DE DESCREDENCIAMENTOS DA CBF E OUTRAS SACANAGENS DE QUEM TEM O PODER – E ESSA CONVERSA QUE ASSINOU PORQUE CONCORDA É PRÁ BOI DORMIR, A GENTE ANDA NA RUA COM TANTA PLACA PARA OLHAR QUE NÃO DÁ CONTA, NÃO CONCORDA COM TANTO COMANDO, MAS VAI DEIXAR DE DIRIGIR SEU CARRO? MESMA COISA, SE ALGUÉM DISCORDAR DO REGULAMENTO POR ACASO A CBF IRÁ MUDAR ALGO ? QUEM DISCORDAR SÓ TEM A OPÇÃO DE NÃO DISPUTAR NENHUM CAMPEONATO, POIS A CBF MONOPOLIZA TUDO, ENTÃO ASSINAM…FOI A GLOBO, QUE NÃO QUER O FLAMENGO NA SEGUNDA POR RAZÕES COMERCIAIS BILIONÁRIAS E PARCIALMENTE POR PARTE DE SEUS ALTOS DIRIGENTES SEREM FLAMENGUISTAS. ALGUÉM VAI FALAR ? ALGUÉM VAI ADMITIR ? ALGUM JORNALISTA VAI ADMITIR E CORRER O RISCO DE SER DESCREDENCIADO PARA A COBERTURA DA COPA (VIDE JUCA KFOURI NA AFRICA) ? O SILÊNCIO DA MÍDIA QUE JAMAIS FOCA NO ÊRRO ORIGINAL DO FLAMENGO, COMETIDO UM DIA ANTES, POR SOBERBA, POIS SE ACHAVA FORA DA ZONA DE REBAIXAMENTO ATÉ POR TER SIDO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL…QUEM EXPLICA O SILÊNCIO DA MÍDIA E O FOCO NO SUPOSTO “ERRO” DA LUSA NO DIA SEGUINTE ?

    • Esse Álvaro já deve ter sofrido muito com o Flamengo. Hehehehe. É compreensível a posição dele. Quando o sujeito acumula humilhações vira um animal irracional.

    • Artur

      Vamos analisar todas as escalações do 1º ao último jogo, verificando todas as punições sofridas por jogadores de todos os clubes e em todas as rodadas. Tem mais erro por aí, não foi só do Flamengo ou da Portuguesa. Outros clubes cometeram o mesmo erro e não foram denunciados. Não se pode analisar somente a última rodada, pois isso só interessa a alguns. Deixem de ser cegos.

  • Marco Mesquita

    Estou louco pra essa investigação terminar logo e devolver o fluminense não pra série B, mas direto pra C. Eles estão se fazendo de inocentes, mas o Brasil inteiro sabe. A coincidência do Heverton só entrar depois que o flu virou contra o Bahia, o tempo que eles tiveram pra armar o esquema e por último o dinheiro da Unimed, tudo armado pra depois ir pro matadouro que é o STJD. Chega de desfaçatez

    • CARLOS

      TÁ DESCONTROLADA??? EU TB TO LOUCO PARA VER SUA CARA DE OTÁRIO QND O FLAMEIGO CAIR PARA A SÉRIE D PO CORRUPÇÃO….

  • Marco Mesquita

    O Campeonato acabou e qual desses 3 times estava rebaixado? Portuguesa, Flamengo ou FLUMINENSE? Tudo que aconteceu depois teve que efeito? TIRAR O FLUMINENSE DO REBAIXAMENTO, e vem funcionando, mas só até o Ministério Público colocar alguns na cadeia e devolver o flu pra série C

    • RAID

      Ooohhh… Imbecil!!! Com o erro do fRamengo, pouco importava o erro da Lusa, a mulambada já estava atrás do Fluminense. Como você é burro!

    • CARLOS

      O SENHOR BUNDEIRA DE MELLO SERÁ O PRIMEIRO, POR SER CORRUPTO E DISSIMULADO….QND O MP VIER COM A DEFINIÇÃO DE QUE FLAMEIGO E LUSA ESTÃO ERRADOS VC VAI GRITAR QUE A UNIMED OS COMPROU…QND O CAS VER QUE TB O FLAMEIGO ESTÁ ERRADO, VC VAI GRITAR Q O CALSÃO COMPROU ELES….SEU “BRASILEIRO”

  • Artur

    Vamos analisar todas as escalações do 1º ao último jogo, verificando todas as punições sofridas por jogadores de todos os clubes e em todas as rodadas. Tem mais erro por aí, não foi só do Flamengo ou da Portuguesa. Não se pode analisar somente a última rodada, pois isso só interessa a alguns. Deixem de ser cegos.

    • CARLOS

      ENTÃO CITE ESSES ERROS…ESTAMOS AGUARDANDO CORNETEIRO

  • Ricardo

    Esperando a grande manifestação da imprensa para ajudar o Botafogo-PB que perdeu 4 pontos ontem no STJD. Vamos, andem, comecem a protestar, ajudem esse time tambem, projetos de jornalistas.

    • janca

      Sem histeria, sem histeria. Quem tem de ajudar o Botafogo-PB são seus dirigentes, não os jornalistas. Como quem tem de ajudar a Lusa são seus cartolas, cuja falta de competência em todo o imbróglio todos estão podendo ver. Talvez os do Botafogo da Paraíba sejam do mesmo estilo dos da Portuguesa, confesso que não sei. Mas se forem o time está em maus lençóis.

  • Flavia

    Os fatos gritam que o Flamengo é o maior suspeito de ter corrompido a Lusa. Todos os álibis dos flamenguistas foram derrubados. Porém vamos aguardar as investigações, isso se elas forem a frente. Além disso, o que ficou MUITO evidente é que a imprensa esportiva no Brasil mostrou descaradamente que de forma nenhuma pode-se dizer que o flamengo tem culpa no cartório. É inadmissível para ela, imprensa, suspeitar, colocar em dúvida a “integridade” do time rubro-negro. Definitivamente, isso, eles não fazem, não querem fazer, ou estão proibidos de fazer. Pois quando perguntamos sobre o envolvimento do flamengo, eles primeiramente alegam não fazer sentido… apenas isso… depois calam-se… Não respondem mais… Porque Janca?

    • janca

      Porque se trata de especulação. Não se sabe quem estaria na outra ponta, há especulações. Aliás nem se sabe se a Lusa ou alguém lá dentro (ou mais de uma pessoa lá dentro, inclusive) foi mesmo corrompida. Indício de suborno é uma coisa, prova, outra. Mas acho que estamos diante de uma grande oportunidade para o jornalismo investigativo aparecer com força. Sou um mero colunista. E se tenho citado a Portuguesa e cobrado seus dirigentes é porque ela está, da forma que for, envolvida em todo esse imbróglio. Repito: nunca ataquei Fluminense (que é parte interessada no caso), nem Flamengo (que também não deixa de ser parte interessada), nem outros clubes, porque primeiro acho os clubes maiores que seus dirigentes e depois por ainda não ter visto indícios contra um ou outro. E quando cito a Portuguesa não estou criticando a instituição, de maneira nenhuma, mas a cartolagem. Como critico a que manda na CBF.

MaisRecentes

Flamengo e CBF



Continue Lendo

Oposição santista



Continue Lendo

Santos em SP



Continue Lendo