MP quer as pontas



O Ministério Público investiga a possibilidade de gente dentro da Lusa ter obtido vantagem indevida para favorecer algum outro clube no Brasileiro-2013, escalando ou deixando de evitar a escalação do meia Héverton contra o Grêmio, pela última rodada do campeonato.

Não está descartada a quebra de sigilo bancário e telefônico dos suspeitos, cujos nomes até aqui não foram apontados, já que no caso de alguém ter recebido dinheiro para favorecer terceiros, prejudicando a Portuguesa, alguém pagou.

A ideia, portanto, é chegar às duas pontas do possível “negócio”, que segue sob investigação.

Investigações à parte, o MP deve pedir que a CBF devolva os quatro pontos tirados de Portuguesa e Flamengo, alegando que a CBF não cumpriu o Estatuto do Torcedor.

Se tivesse cumprido e as punições passassem a valer só depois de publicadas no site da entidade, que organizou o campeonato, o caso não teria acontecido e o risco de armação seria muito menor, já que todas as partes, inclusive os árbitros e delegado do jogo saberiam quem tinha ou não condições de atuar.

O caso segue nos tribunais e a Lusa deve muitas explicações, muitas mesmo. Mas a CBF, que lhe fez uma proposta no mínimo indecorosa para se calar e aceitar na boa a Série B, também.

Na Espanha caiu Sandro Rosell, acuado pelas suspeitas que cercam a nebulosa contratação de Neymar pelo Barcelona. Aqui já se foi Ricardo Teixeira, amigão de Rosell, mas os porões do futebol seguem sujos. Que sejam limpos, minimamente limpos, porque o torcedor não é palhaço. Ou é?



  • Mario

    gosto da lusa , mas “SE” for verdade que sabia e alguem da diretoria recebeu dinheiro p/escalar o jogador tem que ser rebaixado p/serie D do Brasileirão junto com o time de quem pagou.

    sobre os rebaixados , no mundo ideial se manteria os 4 (vasco , Flu , Ponte Preta ,Nautico) na serie B , Portuguesa e corruptor na serie D e traria 6 times da serie B p/seria A ter vinte clubes , mas a cada dia acredito mais em uma copa JH 2.

    CBF como sempre foi imoral , mas não foi ilegal sem falar que seus “eleitores” que são culpados por manter essa estrutura de poder , então como sempre quem deveria cobrar a CBF e STJD não vão fazer nada e nem criar um oposição.

    mas temos que lembrar que Sandro Roselli caiu por que o judiciario e o pessoal do fisco espanhol funcional , se fosse no Brasil o processo iria durar anos e possivelmente nunca seria julgado …..

    • janca

      Mas segundo apura o MP o caso pode envolver alguém (ou mais de alguém) dentro da Lusa e também em outro clube que poderia ser beneficiado com isso (esse outro clube não foi nomeado, nem os suspeitos). Já a CBF, por descumprir o Estatuto do Torcedor, facilitando eventuais armações, como expliquei inclusive em resposta ao Thiago, no comentário seguinte, não pode ficar de fora. Era quem organizava o campeonato. Há muita coisa a ser apurada por aqui. Não que lá fora não haja podridão, veja o caso da omissão do custo real da transferência do Neymar pelo Rosell. Gravíssimo. Pra onde foi o dinheiro? Mas claro que tudo tem de ser investigado e bem apurado, como você bem colocou. Não podemos ficar em hipóteses apenas e em “se” isso, “se” aquilo. As investigações ainda estão correndo. Ou seja, não foram concluídas até aqui.

      • Mario

        eu não tiro a responsabilidades da CBF no caso , mas temos que culpar os clubes por ela ser assim , afinal nem sabemos como vai ser o BR/14 e todos os presidentes de clubes da serie A ( fora os envolvidos diretamente no caso) estão quietinhos como se essa historia não tivesse nada haver com eles e esta tudo certo.

        por que os clubes não cobram mudanças ou acertos com o estatuto do torcedor e CBJD?
        por que interessa a eles mantem essa zona e no futuro quando forem prejudicados vão chorar e ajudados vão rir , sempre é assim , esse caso da lusa tem que ter uma cobrança de posição de todos os clubes tambem.

        • janca

          Concordo sobre termos que culpar os clubes também, porque são eles que mantêm a estrutura do futebol assim e apoiam a direção da CBF. E você tem razão. Os demais clubes têm que se posicionar sobre o que está acontecendo, o desrespeito ao Estatuto do Torcedor, a forma de a CBF funcionar, uma série de coisas, enfim.

          • Plinio

            Obvio q os clubes estao de acordo com o cbjd. Tds eles q foram julgados na sexta-feira cumpriram no sábado ou domingo sem reclamar. Se eles forem contra, significa q jogaram de forma irregular na rodada da semana seguinte, e a zona está mais armada ainda.

          • janca

            E está. Quem mandou a CBF não cumprir o Estatuto do Torcedor? Está dando nisso que estamos vendo aí. Um campeonato que não termina mais e segue nos tribunais. Uma pena.

          • Renato

            É ridícula a postura de se descobrir que ocorreu a corrupção e mesmo assim querer devolver os pontos para a Portuguesa em cima de uma tese que vem sendo descartada pela maioria dos juízes pelo Brasil. Trata-se de um factoide jurídico (jeitinho) inventado pelo Juca Kfouri pra criar confusão. De resto a Portuguesa deveria cair pra série D e o corruptor, seja que clube for, cair junto.

          • janca

            Não está provado que houve corrupção, ao contrário do que você diz. As investigações estão em andamento.

          • JANCA O ESTATUTO DO TORCEDOR ENTÃO TEM DE VIGORAR NO JOGO DO FLAXFLU TBM,O FELIPE FOI JULGADO NA SEXTA E O ADVOGADO DO FLU ATÉ TENTOU COM LIMINAR Q NAO DEU CERTO,E A CBF TBM SÓ PUBLICOU NA SEGUNDA.ENTÃO O FLU PODE PEDIR OS PONTOS OU ANULAR O JOGO.E OUTRA SEGUNDO HERALDO PANHOCA O DONO DO ESTATUTO DO TORCEDOR FALOU Q ESTE ESTATUTO NAO APLIOCA NESE CASO. VC OU ELE QUEM É MAIS BURRO.

          • paul

            E aí seu babaca, novamente escrevendo merda para fazer a cabeça desses torcedores analfabetos (iguais a voce e ao seu amigo juca),totalmente desprovidos de cérebro (acéfalos), causando com esta desinformação acirramento do ânimo das torcidas e a consequente briga nos estádios.Vocês todos deveriam ser processados.
            O estatuto do torcedor tanto usado por vocês, fala em um dos seus artigos da venda de bebida alcoólica nos estádios, a Fifa veio aqui e cagou solenemente para este estatuto,tanto que as bebidas serão vendidas durante os jogos, podendo com toda certeza causar briga entre os torcedores,e aí por vocês que se dizem donos da verdade, não tomam uma providência para que o famoso estatuto seja respeitado?
            Eu sei a resposta, quer saber, quem tem C.. tem medo, que é o caso de vocês.
            Na verdade vocês são todos uns cronistas de merda, que só escrevem por que estão num país como o nosso,pois em outros vocês sequer pdodriam escrever aqueles conhecidos versinhos nas paredes dos banheiros

          • janca

            Quando o Brasil aceitou receber a Copa, não sei se você sabe, fez uma série de concessões. Que causaram problema no Congresso, inclusive. De resto, sinto por sua histeria, mas se espernear anonimamente na internet faz você se sentir bem, fico contente.

          • Eduardo

            A Portuguesa não se vendeu, alguem lá de dentro que vendeu a portuguesa. O Clube não merece ser rebaixado por um problema de uma pessoa. A CBF errou ao não cumprir o estatuto e PRONTO. Nunca se viu o Fluminense defender tanto a CBF como nesse momento. Que seja preso quem vendeu a Portuguesa, que seja punido severamente quem comprou, e que seja cumprido o estatuto do torcedor

          • Eduardo

            A Portuguesa não se vendeu, alguem lá de dentro que vendeu a portuguesa. O Clube não merece ser rebaixado por um problema de uma pessoa. A CBF errou ao não cumprir o estatuto e PRONTO. Nunca se viu o Fluminense defender tanto a CBF como nesse momento. Que seja preso quem vendeu a Portuguesa, que seja punido severamente quem comprou, e que seja cumprido o estatuto do torcedor

        • joe LHP

          Falou tudo.

          • alaicio

            enquanto não tiver regras concretas vai dar so nisso mesmo! eu penso q não tem q beneficiar ninguém, e sim tem q ter mudança nessas regras q quando acontecer um episodio igual a esse não ter q recorrer a nada e sim prevalecer a regra! regras brasileira toda hora deixa espaço pra alguma coisa. chega!!!!!! nos como torcedores q somos queremos respeito e decisões seja ela qual for e q ela prevaleça!!

          • Zé Aucí

            Eduardo, sinceramente cara vc raciocina como uma criança de no máximo nove anos. Faça um esforço maior e tente raciocinar como adulto que vc vai ganhar um pirulito. Veja bem, preste atenção, 1º suponhamos que houve corrupção, 2º quem você acha que seria a pessoa corrompida dentro do clube? o faxineiro, o porteiro, o dono da lanchonete? você é capaz de concluir que nenhum destes seria procurado pelo corruptor? Acho que vc é capaz, faça um esforço. 3º quem vc acha que o corruptor procuraria dentro do clube para oferecer dinheiro para que um jogador suspenso fosse colocado em campo, provocando com isto a perda de pontos e consequentemente o rebaixamento? pensou? eu vou te ajudar, quem teria o poder dentro do clube para impor a entrada do jogador mesmo estando este irregular? eu respondo, com certeza, só pode ser alguém responsável pelo clube, alguém que representa, que manda e administra o clube. É por isto que não se pode separar o corruptor do clube como a sua genialidade permite entender. Entendeu?

      • ALVARO CURITIBA

        Sou vascaíno e estou totalmente de acordo com a sugestão do Mario. Mas quanto tempo o MP levará pra apurar essa maracutaia que com certeza ocorreu e enquanto isso os culpados continuarão na série “A” e os outros menos favorecidos pela CBF e STJD sofrerão as consequências da série “B”

        • janca

          Esse é um problema. Mas mesmo que demore um tempo, melhorar investigar do que colocar tudo embaixo do pano. E se tivesse seguido o Estatuto do Torcedor esse caso todo não teria acontecido, tendo sido ou não armação. Porque todos saberiam quem poderia ou não julgar. No site da CBF só na segunda ficamos sabendo que estava suspenso. E a suspensão, segundo o Estatuto, teria que ser cumprida depois da publicação e não antes. Enfim, se pode dificultar (a CBF, digo), por que ela iria facilitar?

          • alex

            vc é pior do que um boi….SÓ DIZ MÚ…MÚ…CARA, VEJA BEM, SÓ VC, SEU PROFESSOR KFURO E O TAL DO IRMÃO DO FANÁTICO AINDA ESTÃO DEFENDENDO ISSO???? COMO PODE?/ ATÉ ENTENDO UM LEIGO COLOCAR O ET ACIMA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL…MAS VC?????

          • Rlima

            A sua insistência em afirmar que estatuto do torcedor se sobrepôe ao STJD é no mínimo suspeita sr. Janca, seria porque seu pai e o seu tio defedem essa tese, seria ?

            O sr. está cansado de saber que não, o Dr. Peçanha relator da lei pelé, CBJD, estatuto do torcedor, afirmou no programa arena que o mundo esportivo sabia que o framengo seria rebaixado apos ter colocado o jogador André Santos.

            O seu pai o maestro Jõao e o seu tio Gandra, teimam em situação prá lá de estranha vc não acha.

            Pois no mesmo programa o Dr. Miguel Haidar afirmou que o dr. Gandra e irmão do maestro (seu pai), ambos torcedores da Portugue$a.

            Seja responsável e imparcial sr. Janca, não rasgue o seu juramento de jornalista quando o sr. se formou, Jurou:

            Juro / exercer a função de jornalista / assumindo
            o compromisso / com a verdade e a informação. /
            Atuarei dentro dos princípios universais/ de
            justiça e democracia,/ garantindo principalmente
            / o direito do cidadão à informação. /
            Buscarei o aprimoramento / das relações
            humanas e sociais,/ através da crítica e análise
            da sociedade,/ visando um futuro/ mais digno e
            mais justo/ para todos os cidadãos brasileiros./

          • Ricardo

            O estatuto diz que precisa ser publicado, mas nao fala quando. A lei é aplicada imediatamente, ou seja, na sexta feira ela já estava impossibilitado de atuar. A publicação ocorreu na segunda, como prevê o estatuto, foi publicado. O advogado do clube serve justamente para informar a punição que é imediata. Imagina um criminoso que é condenado num dia mas só irá cumprir a pena depois de publucado, entao ele é culpado vai para casa e quando sair a publicação ele volta pra cadeia? Voces são burros ou se fazem?

          • janca

            Não fala quando, mas diz que a suspensão só passa a valer após a publicação. Ou seja, a partir da segunda.

        • Jayme Estima Neto

          Sou torcedor da Lusa, na minha opini’ao n’ao devemos punir os clubes de futebol, e sim os seus dirigentes que forem corruptos e tramam essas barbaries com vantagens pessoas, sabemos que se o clube for penalizado quem vai sofrer sao os seu torcedores verdadeiros donos dos clubes e quem paga caro por um espetaculo nem sempre agradavel com atos de violencia, inseguranca, a CBF e o STJD nao cumprem as leis que favorecam os torcedores como o estatuto do torcedor, como no caso do Neymar e Barcelona por possivel irregularidades em sua contratacao, quem vai ser punido e o seu presidente e nao o Clube, nao podemos deixar que esses corruptos se utilizem dos clubes para suas campanhas pessoas e vantagens. E muito facil culpar a instituicao puni-la e sair rindo da situacao,
          e o que e pior se preparar para aparecer como salvador da Patria e com cara de bom moco, se o clube errou e porque seus dirigentes erraram e o clube e corrupto por que seu ririgentes sao corruptos e quem paga com isso e o mais desprotegido que e o seu torcedor que chora na derrota que vbra na vitoria que paga o ingresso que compra a camisa e discute com os outros torcedores.

          • João

            Caro Jayme.

            Desculpe mas um funcionário de um Clube ou de uma Empresa que aceita dinheiro, ele está fazendo isso representando a instituição. Cabe ao clube/empresa depois processar esse funcionário. Com certeza um advogado ou um diretor tem uma procuração para falar em nome dessa instituição.

          • valci figueira

            caros amigos .boa tarde !!!!!!!
            sou torcedor do flamengo mas eu acho que foi imprudente da diretoria escalar o jogador suspenso mas como a CBF tambem falhou eu entendo que deveria permanecer o resultado de campo com as possiveis punicoes para o ano seguinte mas imfelismente no brasil ninguem respeita um clube chamado de pequeno que aos meus olhos tem tradicao no futebol brasileiro que e a portuguesa se fosse outro clube de expressao tipo o flumunense que em 2010 escalou um jogador irregular e no julgamento foi dito que o rapaz nao fez nada em campo por isso nao puniram o flu pois teria tirado o titulo das laranjeiras acorda brasil

          • Manoel Lourenço

            Amigo, esse seu argumento é fraco demais. Tem que punir o clube e o dirigente. Aliás, responda-me uma coisa: quantas vezes, vcs torcedores foram até à Lusa, cobrar da diretoria anterior uma explicação? O problema, amigo, é que vcs se agarraram nesse estatuto de torcedor que pra mim só funciona na arquibancada. Que conversa é essa que tem uma vida que os campeonatos têm o mesmo formato e nunca tem problemas dessa ordem e de repente a Lusa joga fora uma permanência na série A!!!? Ponha seu juízo pra funcionar. Não estou dizendo quem comprou quem, se foi o Flu, Fla, quem quer que seja, deve ser severamente punido com o rebaixamento, juntamente com a Lusa.

          • Caríssimo Janca, esquece esse “estatuto do torcedor”, ao menos com esta finalidade, cara! Ele não foi feito para isso. Ele foi feito para cuidar dos interesses dos torcedores enquanto consumidores do espetáculo, não para cuidar do regulamento, de retirada de pontos, de rebaixamento. Já tentei te dizer isto, vai por mim! O STJD coexiste com este estatuto, cada um na sua. Um cuida dos clubes, o outro dos torcedores, sobre uma possível indenização a um torcedor, a um grupo de torcedores. Os jogadores da Lusa e Flamengo foram punidos, já saíram do STJD punidos, certo? Assim como o Felipe, do Flu, em um caso idêntico ao do Héverton, saiu também. O Flu tentou efeito suspensivo, que foi negado, tentou um apelo, também negado, certo Janca? O cara cumpriu no domingo, bem no Fla x Flu, em que nós não tínhamos nenhum meia para escalar, nem unzinho! Entende por que não se pode aliviar a Lusa, ou qualquer outro clube. Porque isto acontece quase todas as rodadas em todos os continentes, anos após anos. Janca, tá pegando mal pra você sustentar esta caozada de estatuto de futebol. Ainda mais agora que parece que tem bandidagem à vista!

          • Ivan Frazão

            FIM DO MISTÈRIO ,ACORDEM !!! No sabado o Fla ja estava com 45 apos seu jogo,pois o mundo desportivo mais especializado , e nao essa midia podre, ja sabia que o Fla ia perder pontos por escalaçao irregular do Andre Santos, isso é praxe no STJD . Vejam,em 2010 , pela 3 rodada do Brasileirao , Fla vence o Gremio Pudente por 3×0 , o Gremio escala jogador irregular, alem da derrota o Gremio perde mais 3 pontos no STJD pela infração,entenderam >>> Pois bem, o Fla com 45 pontos , bastava o o Flu ou Vasco ganharem e o Fla seria rebaixado ,entenderam >>> Foi o Fla ,que desesperadamente , pagou o Lupa ( presidente da epoca ) para escalar jogador irregular !!! ACORDEM !!! O Fla e seus dirigentes inescrupulosos , que expulsaram seu grande idolo Zico, nao querem perder a boquinha e nem o patrocinio maravilhoso da Adidas !!! ENTENDERAM >>> Nos ultimos 5 anos , esses erros toscos so aconteceram 3 vezes, o ultimo foi esse FlaxGremio Prud. . O Que aconteceu agora,2 erros toscos em 24hs , é como se um raio caísse no lugar 2x vezes !!!

        • Fabiano – Sócio Torcedor CRF

          Alguém tem dúvida que isso tem os dedos de Celso Barros e Peter Siemsen?!?! Assim que o fluminense fez o segundo no bahia, escalaram o Heverton. Esses dois almofadinhas incompetentes do fluminenese tem a maior cara de pilantra Um tá quebrando unimed pra sustentar esse elefante branco que é o fluzinho. Uma dívida gigantesca de quase 500 milhões e não tem receita nem de torcida, nem de patrocinio de material esportivo, nem de sócio-torcedor, nem payperview. Só a globo que paga uma quantia, metade que flamengo e corinthians recebem e é mais que as tricoletes merecem pela audiência que dá e o patrocínio da camisa compra e paga o salário dos ogadores, mas receita para o clube, NADA!

          • Raphael

            qtas falácias redigidas Sr Fabiano, o Flu fez o segundo gol, logo o Fra estaria automaticamente rebaixado. Lamentável sua postura e desconhecedor dos fatos! Até uma criança de 05 anos raciocina melhor!

          • João Nogueira

            Aí que está. Quando o Fluminense fez o segundo gol, ele não precisaria da Portuguesa para escapar. O Flamengo já tinha escalado o André Santos antes. O Flamengo perdendo os pontos já salvava o Fluminense.

          • Mauricio Vieira

            Vomitou fezes de sua boca Fabiano.

            Fluminense não dependia da Portuguesa para ser rebaixado. O Flamengo já tinha feito esse favor para o Flu escalando o André Santos no sábado.

            Agora qual a próxima teoria? De que o Celso Barros e o Fluminense pagaram o Flamengo para se rebaixar em seu lugar?

            Me poupe de sua asneira.

          • Ralfa

            Fabiano,

            Você honra os torcedores do seu time com tamanha ignorância.

            Não vou pedir para que você refaça esse raciocínio, pois seria muito exigir. Repouse o seu “célebro”, e continue torcendo para o seu time corrupto.

            Descanse em paz, e repasse a tabuada de vez em quando, só para não atrofiar (dizem que palavra cruzada também ajuda, mas se você não for capaz, não se desanime, tem 30 milhões de nécios nessa com você).

            Abraços.

          • Aldo

            Isso que dá ficar lendo o que a mulambada escreve… nem sabe raciocinar.. se soubessem estariam bem preocupados … por isso esse pais não cresce…
            SOCIO TORCEDOR.. FRAMENGUISTA… burro pra krajo

          • marcos

            Otário, o problema disso tudo são comentários IDIOTAS como o seu. Isso mostra que você não entende nada de futebol. Eu sou torcedor do fluminense e fico indignado com uns comentários como o seu. Você é tão covarde que não tem coragem nem de dizer para que clube torce. Na verdade você e todos que atacam o fluminense tem é INVEJA do clube, do patrocinador e sabem que esse clube incomoda muita gente. SAUDAÇÕES TRICOLORES PARCEIRO. Ano que vem o FLUZÃO vai disputar a série A.

          • Zulchner

            O jogo Bahia X Flu está 10 minutos de atraso em relação ao da Portuguesa e quando o Herverton entrou o Fluzão não tinha marcado o segundo gol.

          • wellmilk

            Fabiano disse tudo…sendo torcedor do Flabhosta, não é nenhuma surpresa a imbecilidade posto por ele aqui. Só esqueceu que o time dele, estava no momento rebaixado, graças aos seus brilhantes diretores e seu presidente Bandeira pau mandado.

          • santos

            Fabiano, tenho pena de você, teve ter comido muita merda quando criança.
            Vai estudar e entender um pouco mais de leis.

          • Fabiano, que comentário infeliz o seu, saiba que a Unimed vai muito bem das pernas e que sua cota de publicidade(2 % faturamento)paga todos os patrocinios seus, incluindo o Flu, ou seja, sai na urina, e ela está muito satisfeita com todo o retorno(Passou a ser nº 1 no Brasil).
            Cara antes de se esgueirar por aqui, vai se informar um pouquinho seu pobre-mulambo…

          • Rlima

            Vc deveria se chamar “frabiano “, pois só mesmo um mulambo como vc para acreditar nessa sua versão, é exatamente ao contrario seu mané,após o 2 gol do Fluminense,
            a operação Lu$agate entrou em ação com a entrada do jogador Heverton, pois se esse
            jogador não entrasse em campo o seu framengo hoje estaria rebaixado, FATO…….
            15 ) Fluminense 46 pontos
            16 ) framengo 45 pontos
            17 ) Portugue$a 44 pontos

            Ê eee mulambo pague a serie ” D “

        • Rogério

          Assim como você sou Vascaíno, porém, apesar de saber que o time do Vasco caiu porque era FRAQUÍSSIMO, também não posso deixar de dizer que essa instituição FALIDA chamada CBF, NÃO possui NENHUMA MORAL para REBAIXAR NINGUÉM! Então pergunto, porque logo o meu VASCO prejudicado escandalosamente, e comprovadamente em outros CAMPEONATOS (BRASILEIRO 2011), que não foi CAMPEÃO porque lhe ROUBARAM 2 PÊNALTIS em 2011! Que se faça um campeonato da Série A com 500 times um deles sendo o VASCO. Aí SIM! Já que é Esculhambação que a faça COMPLETA!

          • Daniel Sales

            Caro amigo vascaino. O Flamengo caiu no sabado ao escalar o Andre Santos. Ao tentar se salvar foi e pagou para derrubar a pobre Lusa (pobre, incompetente e corrupta). Ao descobrir esta falcatrua o Flamengo nao somente garantiu seu rebaixamento junto com a Lusa (e no caso para a serie D) como salvou de uma só vez o Vasco e o Flu. Sim, o Vasco tambem por ser o proximo na lista a se beneficiar, involuntariamente, da burrice, estupidez, corrupção, …, rubro negra.

      • adilson

        Sugiro que investiguem 02 nomes: (Flamengo, Adidas, Globo) e Fluminense

        • Então Adilson você sugere 2 nomes ? Flamengo, Adidas, Globo e Fluminense ??? Acho que você não sabe fazer contas…

        • diogo

          Tiraria o flamengo dessa lista ,pois a diretoria foi burra mesmo e o flamengo jogou no sabado correto? investigaria o time que jogaria no domingo ,e mais dizem que a unimed comprou 40% da lusa , um mês antes desse ocorrido ? tem muita sujeira nesse meio ,alias como quase em tudo nesse pais …so pra constar sou gremista e antiframenguinho……….. abraço

          • Raphael

            BURRA? Sta ingenuidade. DIZEM? QUEM? Postar sem embasamento sem credibilidade.
            E mais UNIMED – SP não tem nada a ver com UNIMED – RJ, pesquise antes de ir para o reino do faz de conta!

          • Mario Antunes

            O Flamengo é um dos principais suspeitos de tudo isso. Foi convocado para depor junto com a Lusa.

            Flamengo infringiu a regra escalando o André Santos contra o Grêmio no sábado. Logo estaria rebaixado, ainda mais com o resultado positivo do Flu contra o Bahia. Mesmo o Flu ganhando do Bahia no Domingo, e a Portuguesa perdendo, o Flu não se salvaria.

            Quem estava salvando o Flu do rebaixamento era o Flamengo com sua infração. Mas misteriosamente a Lusa escalou o jogador Héverton… e perdeu 3 pontos. Assim salvando o bode expiatório Flu, conforme a midia pintou e bordou, mas esqueceram que na verdade salvou foi o FLAMENGO.

        • Mario

          não dá p/ser o Flamengo que pagou a lusa por uma questão de tempo , o jogador foi punido e a Lusa teria sido informada na sexta ,assim a informação teria chegado a todo mundo no clube no maximo sabado de dia , para a informação ser “escondida de todos” teria que ter feito o esquema na sexta a noite ou sabado de manha e o “erro da escalação do jogador” do Flamengo teria sido sabado a noite.

          • Rlima

            Mário, é simples assim, se o jogador Heverton não fosse relacionado para o jogo contra o Gremio, o framengo seria rebaixado.

            O promotor Roberto Senise, já afirmou que a Lu$a sabia da suspensão do jogador Heverton.

            É realmente o framengo é um clube muito ” sortudo “, não é mário…..

            Faça-me o favor….. !!!!!

        • Marcio

          Be-a-bá! O Héverton estava concentrado e relacionado para o jogo da Portuguesa desde a sexta-feira. O Jogo do Fla foi no sábado. Ninguém sabia que o Flamengo seria punido na sexta, quando Héverton já estava relacionado. É só pensar um pouquinho… Tem muito mais poeira em baixo do tapete nesta história.

          • Raphael

            mas sabiam que não podia ser escalado, LANCENET, GLOBO E PORTAL TERRA TINHAM NOTICIADO QUE O JOGADOR ESTARIA SUSPENSO PARA A PARTIDA CONTRA O CRUZEIRO.
            E O HEVERTON SÓ ENTROU APÓS O SEGUNDO GOL DO FLU. JÁ QUE O PRÓPRIO ADVOGADO ASSEF FILHO SABIA QUE O CLUBE QUE ADVOGA SERIA PUNIDO!

          • Boris

            Estranho ter apenas dois casos de escalação irregular e justamente na última rodada, além disso com dois clubes fugindo da degola. Não é coincidência.

        • A Globo comprou a Lusa para favorecer o Flamengo, assim como compraria a Lusa se fosse para favorecer também o Corinthians… o futebol na tv já não rende mais, imagina a Globo sem o Flamengo????? Não torço para nenhum dos envolvidos. Meu time caiu duas vezes e subiu as duas no campo. Tem muita gente devendo séries B, C, D e Etc… prefiro supotar gozação, mas subir no campo, não comemorar tapetão… e por sinal, a liminar da Lusa ainda não caiu, e quem está caindo agora é o Fla….

          • henrique

            Vc está desinformado. Há uma nova liminar concedida pela vara de s.j. do rio preto para que os pontos sejam devolvidos ao Flamengo. Quem está rebaixado por enquanto é o fluminense.

        • Robson Pacheco

          São 4 nomes, não?! 1 Flamengo, 2 Adidas, 3 Globo e 4 Fluminense…

      • Jair Nunes

        O descumprimento estatuto do torcedor é uma tese que nunca foi unanimidade entre os juristas, pois o próprio redator do estatuto, CBJD e Lei Pelé afirma que a decisão do STJD foi perfeita: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8V4gWzWgWbc

        Agora concordo que isto tem que ir até o final, pois ninguém comete um erro deste de forma acidental.

        • janca

          Se o Estatuto fosse cumprido nada disso teria acontecido. E haveria menos espaço para suposta armação.

          • Walter A Campos

            Esse papo de publicação e estatuto do torcedor já encheu o saco….. pelo amor de Deus…. Então todos os jogadores que foram condenados na sexta cumpriram suspensão no fim de semana durante todo o campeonato, podem pedir os pontos da partida? pqp…. é muita cegueira;….

          • janca

            Se tivesse cumprido o Estatuto do Torcedor o espaço para possíveis armações ficaria diminuído. Tem de ser cumprido, sim.

          • essa conversa de Estatuto do Torcedor é BALELA. O artigo 217 da Constituicao Federal é claro, como já foi dito por quem escreveu o ET e a Lei Pelé.

          • pedro

            Caro Janca,

            O ET (estatuto) é para proteger o torcedor e não informar o clube sobre a regularização dos jogadores, para isso o clube tem o seu departamento jurídico. Acredito que os clubes foram negligentes ao escalarem os jogadores( caso se confirme as acusações de corrupção, acredito que ambos sejam punidos exemplarmente) não acho que o erro foi da CBF nessa situação. Essa desculpa de ser publicado para começar a pena para mim não faz sentido, é como um assassino ser preso somente quando sair no DO. No art 34 do ET não informa que o a punição só vale a partir da publicação somente que tem de ser publicada e foi publicada. o que acham?

          • janca

            É para proteger o torcedor, sim, e não protegeu porque não foi cumprido. Tanto não protegeu que até agora não sabemos quem será rebaixado, quem não será, se houve armação, se não houve, quando tudo seria facilitado se a CBF tivesse colocado em seu site _só o fez na segunda_ quem poderia jogar, quem não. Não o fez e abriu brecha pra essa confusão toda.

          • Souto

            Tem que ser cumprido só na ultima rodada ? E as outras do Campeonato que todo mundo sabia que não tinha que escalar jogador suspenso na sexta , e não escalaram e cumpriram as decisões , são todos bobos e idiotas ?????? Coitada da Lusa ninguém publicou , para né?

          • Paulo Pinheiro

            Janca,

            Por que você nunca exigiu o cumprimento do Estatuto do Torcedor no tocante a este artigo antes dessa confusão começar? Aconteceram vários casos (entre eles o do Émerson Sheik, que cumpriu suspensão após julgamento e jogou após a publicação da sentença).

            Não é casuísmo/oportunismo isso aí? Todos estavam cientes de que o regulamento é assim, dentro ou fora do Estatuto. Todos assinaram assim.

            E outra coisa: muitos magistrados entendem que Estatuto e CBJD tratem de matérias diferentes, embora afins. Não tome isso de “feriu o estatuto” como verdade absoluta, não.

          • janca

            Para me contrapor a quem insiste em dizer “cumpra-se o regulamento e pronto”, como se fosse justo tirar três pontos de um time que escalou um jogador supostamente irregular sem ter vantagem nenhuma nisso (não havia dolo). No máximo para ter desvantagem, como acabou acontecendo. Justiça e Direito muitas vezes não andam de mãos dadas e prefiro lutar pela primeira. Agora as investigações têm de ir a fundo, doa a quem doer. Sobre o “feriu o estatuto”, que você coloca aí, foi o que possibilitou o imbróglio todo. Se estivesse tudo lá no site da CBF, nada disso teria ocorrido. E se em outras vezes não deu confusão, agora deu. Na última rodada o campeonato foi parar no tapetão. E é lá que será decidido. É do interesse do torcedor? Não, a meu ver. E ele é o maior lesado nisso tudo, Paulo.

          • Gostaria de saber Janca se você pesquisou se durante o campeonato houve tratamento diferenciado com relação aos julgamentos, exemplo o Fred do fluminense no primeiro turno contra o vasco foi expulso, pegou quatro jogos que cumpriu, punido pelo mesmo tribunal que esta sendo contestado ou a regra não é para os 20 clubes da seria A.

          • Paulo Pinheiro

            Janca,

            Mas quem decide o que é “Justo”? Pra você o fato de o descumprimento do regulamento tenha sido “sem dolo” e “sem ter vantagem nenhuma nisso” torna injusto o cumprimento do que foi acordado por todos os clubes. Pra mim não é. Todos tiveram que ter responsabilidade e atenção, tiveram que cortar na própria carne (o odiado Fluminense teve que jogar sem um único meia de ligação contra o Flamengo porque o Felipe estava suspenso). Um golzinho a mais naquela partida e o Fluminense não estaria rebaixado.
            Foi justo o Fred ter se machucado e desfalcado o clube por tanto tempo? Vamos anular todas as partidas em que ele estava machucado?
            Foi justo que o Criciúma tenha passado o Flu em critérios de desempate após aquele pênalti pornográfico na penúltima rodada que lhe deu 3 pontos contra o SPFC? Vamos anular aquela partida?
            Vamos passar por cima do regulamento pra garantir o que é “Justo”?

          • janca

            Para mim, sim. E por isso que digo pra quem afirma “cumpra-se o regulamento e pronto”, então cumpra-se o Estatuto do Torcedor e pronto. Ninguém em sã consciência vai colocar um jogador num instante em que o time já tinha se livrado da degola para ter vantagem. Só se for pra ter desvantagem, pois além do ponto conquistado no campo, perdeu outros três. Descabido, a meu ver. E erros de arbitragem são outra coisa.

          • Vinícius

            Mas pq reclamam do estatuto só agora. Ninguém reclamava dos julgamentos até isso estourar.. Todo mundo cumpria o que era decidido na sexta!!! TODO MUNDO!

            Pq ninguém reclamou anes e obedeceu o ano inteiro! Aliás, Anos anteriores também!

          • Paulo Pinheiro

            Janca,

            Realmente Ninguém em sã consciência e devidamente organizado faria isso. Mas a Portuguesa se perdeu em algum momento e cometeu o erro. Não compete ao STJD analisar se é “justo” ou se não é “justo” punir o clube pelo erro. Primeiro porque, como eu disse, a “justiça” é um conceito subjetivo. Segundo porque num campeonato que se possa dizer sério a negligência não pode ser aceita. Vira várzea!
            A justiça deve ser cega, como a deusa que a simboliza. O “justo” é que o regulamento que todos aprovaram valha pra todos, inclusive pra Portuguesa.
            E se a questão do Estatuto do Torcedor vier à tona o “justo” é que todos os que escalaram jogadores após a decisão ser publicada percam seus pontos e a tabela recalculada.
            Seria lamentável, mas ou se faz a mesma regra pra todos ou não se faz pra nenhum! O correto seria que as pessoas que erraram assumam seus erros ao invés de irresponsavelmente incitar os torcedores dos clubes a melar todo um campeonato pra esconder suas próprias falhas.

          • janca

            Eu discordo. Não acho que a Justiça deva ser cega. E até aí não é porque passaram por cima do Estatuto do Torcedor várias e várias vezes (e concordo que passaram) que ele não deva ser aplicado. Se tivesse sido, o imbróglio não teria ocorrido. Mas por que simplificar se a CBF pode complicar? E você está falando em “falhas”. O MP suspeita de suborno. E aí haveria duas pontas. Se alguém recebeu, alguém pagou. Há muita coisa a ser investigada. Nada é tão simples assim.

        • Juão de São Juão

          Walter, para o judiciário pouco importará se outros jogos puderem vir a ser posteriormente anulados também. O judiciário vai julgar este caso isoladamente. Portanto, se houve erro e isso ficar provado, não haverá dúvidas que o julgamento do malfadado STJD será anulado. Ou seja, a cegueira não é tão clara assim!

          • Pedro

            Janca,

            Não entendo que o dolo entraria aqui, sinceramente, acredito que esse argumento é para deslegitimar o STJD. O regulamento é claríssimo, todos os outros clubes que escalaram jogadores na mesma condição foi punido da mesma forma. O Grêmio Prudente escalou um jogador da mesma forma em 2010 em um jogo que perdeu para o flamengo. O Grêmio Prudente teve como punição 3 pontos subtraídos (somente 3 pontos pois havia perdido o jogo). Seria injusto com os times que já foram punidos outra punição para o mesmo “crime” ou não??

        • pedro

          Janca,

          Não entendo que o dolo entraria aqui, sinceramente, acredito que esse argumento é para deslegitimar o STJD. O regulamento é claríssimo, todos os outros clubes que escalaram jogadores na mesma condição foram punidos da mesma forma. O Grêmio Prudente escalou um jogador da mesma forma em 2010 em um jogo que perdeu para o flamengo. O Grêmio Prudente teve como punição 3 pontos subtraídos (somente 3 pontos pois havia perdido o jogo). Seria injusto com os times que já foram punidos outra punição para o mesmo “crime” ou não??

          Acredito também que estão tentando tirar o foco dos verdadeiros culpados, o STJD atuou conforme o regulamento, mas não sou apto a questionar se foi rígido ou não, o que posso dizer é que foram coerentes quanto ao histórico(conforme falado acima). Para mim o culpado não foi a CBF e sim a incompetência dos clubes que escalaram errado. No Lancenet saiu uma reportagem informando que o A.Santos estava suspenso, logo irregular, antes do jogo e o Flamengo escalou-o. Como o erro pode ter sido da CBF se estava publico, por meio da mídia, que o jogador era irregular. Na minha humilde opinião houve um erro gravíssimo por parte das diretorias. A CBF não tem de ser babá. Os advogados com seus prepostos representam o clube. Os clubes são os responsáveis, não?

          • PEDRO SOUZA

            VOCÊ FEZ MENÇÃO A 2010, MAS NÃO AO FATO DE QUE O FLUMINENSE JOGOU COM JOGADOR IRREGULAR E NÃO FORA PUNIDO!
            NOS ATENDO A 2013, ME APARECEM DOIS FATOS QUE DESBANCAM A COERÊNCIA QUE MENCIONOU: FLUMINENSE TEVE UM JOGADOR EXPULSO NA COPA DO BRASIL, SOFRENDO SOMENTE UMA ADVERTÊNCIA E PODENDO JOGAR NO BRASILEIRÃO, O QUE DIFERE DO JULGAMENTO CONTRA O FLAMENGO! O CRUZEIRO TEVE JOGADOR IRREGULAR CONTRA O VASCO, MAS O STJD ACHOU POR BEM APLICAR SOMENTE UMA MULTA…
            EU SOU FLAMENGUISTA! ACREDITO QUE AJAM PODRES POR TRÁS DE TODO ESTE EMBRÓLIO! EMBORA ACHE POUCO PROVÁVEL QUE O MENGÃO ESTEJA ENVOLVIDO (NÃO POR SER SANTO, MAS POR TER MUITO POUCO TEMPO PARA ARMAR TAL SITUAÇÃO), MAS SE ESTIVER, EU SEREI O PRIMEIRO A APOIAR QUE SEJA REBAIXADO PARA A SÉRIE D!!! AGORA HÁ TIMES QUE TIVERAM MUITO MAIS TEMPO PARA QUALQUER ARMAÇÃO DO TIPO.
            PARA AQUELES QUE ACHAM QUE O FLUMINENSE JÁ ESTAVA SALVO POR CONTA DA ESCALAÇÃO “IRREGULAR”, SE ESQUECEM QUE, COMO MENCIONEI ACIMA, HOUVERAM NESTE MESMO ANO MUITOS CASOS QUE PERMITIRIAM QUE O FLAMENGO NÃO PERDESSE OS PONTOS, QUE ACREDITO QUE SÓ PERDEU PORQUE A PORTUGUESA PRECISAVA SER PUNIDA, PORTANTO, O FLUMINENSE, MESMO GANHANDO, AINDA PRECISAVA QUE A LUSA ESCALASSE O HÉVERTON…

          • janca

            Nada é claro nessa história. E há brechas jurídicas para A, B e C, tanto que estamos nessa confusão toda até agora.

      • É Janca, acredito que o futebol mundial está chegando no fim…! Não é só no Brasil, veja esse caso do Neymar, quem levou o restante dos milhoes? E esta COPA, alguém tem alguma dúvida que nossa gloriosa seleção não vai ser a campeã do mundo??? Nem uma dúvida, o Brasil em meio a todos os problemas sociais, EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRANSPORTE…e o governo trazer a copa para o país?!?!?! Bilhoes e bilhoes gastos em estádios no meio do nada, Manaus, 570 milhoes de reais, para que? O que vão fazer com o estádio depois da copa???Em ano de eleição presidencial! É muito estranho, mas não traria a copa para o Brasil, para repetir 1950, o Maracanaço….
        Ninguém tira da minha cabeça, hoje 27/01/2014, que vamos ser os campeões de 2014 sobre a grande Argentina com Messi e tudo na final e na proxima copa, os hermanos vão levar a taça…escrevam aí!!!

        Sobre o Brasileirão, é mais uma vergonha a ser mostrada! Acredito que o mais correto a ser feito seria cair os 6, além dos 4 que não fizeram por merecer em campo, mais Portuguesa e Flamengo, por ter escalado jogodores irregulares…Em 2014, jogam o cmapeonato com 18 e caem somente 2, subindo 4, em 2015 normaliza os 20 participantes. Mas que já houve comentários que Flamengo e Fluminense estão envlvidos neste caso até a cabeça, isso é certeza!

        Abraço.

        Fred

        • janca

          O futebol anda mal nos bastidores e não é só por aqui. Basta ver o que se passa na Fifa e no próprio e tão decantado Barcelona. Abs.

        • Smith

          Fred, me explique o POR QUÊ de o Andre Santos estar IRREGULAR?
          Nem o STJD soube (ou não quis) explicar…
          O jogador já tinha cumprido a sua suspensão, e pegou apenas 1 jogo. Logo, NÃO estava irregular!!!
          Acho que a maracutaia, se houver, está aí!!!

          • Smith, ele cumpriu mas não havia sido julgado, portanto, ele teria que cumprir assim que saiu o resultado do julgamento, ou seja, se não engano no jogo contra o Cruzeiro…
            Mas não sou contra time A, ou B, ou C, sou contra a armação, se o Flamengo estiver envolvido, como o Fluminense e a própria Portuguesa, tem que ser todos punidos, por isso comentei que deviam cair os 6 times! Seria o mais justo para o Futebol Brasileiro.

            Abraço Smith.

            Fred

          • Smith

            …mas a legislação do próprio STJD diz, que em caso de cumprimento de suspensão antes do julgamento, este será descontado da punição que vier a ser imposta pelo julgamento.
            Isso já praxe nos tribunais esportivos.

          • Paulo Pinheiro

            Smith, isso é verdade. É a chamada “suspensão automática”.

            Mas acontece que a figura da suspensão automática não acontece para competições diferentes, embora o jurídico do Flamengo defenda que sim.

            Sou rubro-negro também. Mas infelizmente aconteceu.

        • Concordo com aqueles que pensam que deveria cair os 6 este ano, moralizar um pouco mais este STJD e cobrar da CBF uma melhor organização mediante a grana absurda que ela fatura, nem EMAIL EXISTE por LA AINDA SE FALA EM FAX, SMS NEM PENSAR RSSS UMA DESORGANIZAÇÃO TOTAL.

      • André

        Janca em outra ocasião já fiquei chateado com vc , inclusive já “discuti” com vc aqui, mas quero me retratar, vc dá sua cara a tapa nesse blog, algo que nenhum blogueiro faz, discute, participa, e é sem censura aqui, por isso quer dar meus parabéns, e te elogiar, admiro seu trabalho e é nessa linha que deve ser o trabalho de alguém que usa a internet como ferramenta de trabalho.

      • joao lourenço finolio

        No caso neimala, tudo esta se exclarecendo
        sendo que a firma do pai ficou com 40 milhoes de euros
        e o Santos 17. Já tem ate presidente do Barça renunciando
        e ???????????? aqui ????????????????

      • André

        Janca, vc ta falando sobre Estatuto do torcedor e ai fica um questionamento: Pq o arbitro do jogo do Vasco passou do limite de 60 minutos, contrariando o que diz o estatuto?? Outro coisa: Pq ele não verificou a questão de segurança, quando o estatuto diz que Tem que haver segurança feita pela PM. Se vc for ver o VASCO teria como questionar isso Também!! Justiça pra tds sem clubismo, ok???

      • joao coelho

        Voces como advogados sao excelentes jornalistas…
        Todo mundo sabe quem pagou esse cara. E obvio.
        Quem foi o beneficiado direto? => Flamengo
        Foi o unico que errou (no sabado) e deu um jeito de ver quem poderia errar no domingo.
        So nao ve isso quem nao quer.
        E como foi dito aqui. Voces precisam de orientacao. O estatuto do trocedor nao e o REGULAMENTO do campeonato. O regulamento do campeonato TEM que ser cumprido em TODAS as rodadas.
        Nao importa o que esta escrito em outro lugar. Se as equipes aceitaram o regulamento e ele que ,manda. E a justica comum nao tem poder. (Leia a constituicao federal que garante autonomia nas competicoes esportivas.)

    • Sérgio Fontenele

      Coitado… Sonha, iludido! Largue o Flu de mão! Mas numa coisa você está certo: a corrupta, Portuguesa, e o corruptor, aquele que pagou pra Portuguesa, deveriam era cair pra Série D. Mais uma vez, aos calhordas de plantão: o Fluminense não descumpriu nenhuma lei, e permanecerá na Série A por uma questão de justiça e legalidade – as duas coisas não são a mesma coisa!

      • janca

        Justiça e legalismo não são a mesma coisa. E se é pra seguir a lei, deveriam ter cumprido o Estatuto do Torcedor. Como quem organizou o campeonato só publicou em seu site as suspensões na segunda, no final de semana os dois teriam condições de jogo. E aí quem cai é o Fluminense, que em campo ficou entre os quatro últimos, embora no STJD tenha vencido de lavada.

        • janca

          Mas há a Justiça comum… E o campeonato que não acaba. E como digo o grande lesado é o torcedor.

          • Rlima

            O estranho de tudo isso é que tem o vazamento de e-mails do advogado do framengo
            criticando a escalação do jogador e afirmando ” se não fosse o erro da Portuguesa ” seriamos nós a jogar a serie ” B “. ( Michel Assef Filho )

            Existe uma gravação com o jogador André Santos do framengo que alertou os dirigentes do seu clube para essa possibilidade, que ele sabia que estava suspenso,até porque os jonais Lance,Globo.com e outros jornais informaram no sábado que seria desfalque contra o Cruzeiro.

            E muito mais estranho e saber que a portuguesa sabia da suspensão deste jogador e só coloca-lo praticamente no final do jogo.

            Seria porquê o Fluminense tinha virado o jogo contra o bahia e fatalmente com essa vitoria do Flu, o framengo seria rebaixado automaticamente com a perda dos 04 pontos como disse o relator das leis Pelé,CBJD Estatuto do torcedor, que o mundo esportivo sabia que o framengo seria rebaixado. ( Dr. Peçanha ).

            Isso vai estourar e o dia da ” fra fraude “, vai chegar….

            Êeeee mulambos paguem a serie ” D “.

          • Paulo Henrique

            Rlima, o atleta não precisa entrar em campo, basta ter assinado a súmula!

        • Nelson Ribeiro

          Pode se dizer então que foi um erro voluntário da CBF? Atendendo a quem a CBF cometeu tal erro? Oras!!!! Não me diga que o Flamengo não sabia.. foi amplamente divulgado na mídia que o AS não poderia jogar. Por que o Flamengo não ligou para a CBF?

          • janca

            A CBF não cumpre o Estatuto do Torcedor e não é de hoje. Não cumpriu na última rodada do Brasileiro e não cumpriu antes também.

        • WesLey

          Janca, você está batendo nesta tecla de que o que vale é a publicação, e tal. Me diz o que fazer com TODOS os atletas que foram julgados na sexta, a publicação só veio na segunda mas cumpriram automática???

          • janca

            Pergunte para a CBF, uma entidade milionária que não consegue colocar em seu site, logo após o julgamento, quem foi punido. Não trabalho para a CBF, Wesley.

        • entao o fluminense pode pedir os pontos ou anulação do jogo com flamengo,porq felipe foi julagado na sexta e nao jogou,e só foi publicado na segunda.pelo anor de Deus ne gente.
          eo andré santos pegou 2 jogos.

          • Negativo, quem pegou dois jogos foi o Heverton da Lusa.

      • Quando descobrirem a sujeira da unimed, vai ser caso pra polícia federal, e o campeonato de 2012? O q o flu C, foi favorecido mto na reta final? É só aguardar!

        • o Flu foi tão favorecido que perdeu posição para o críciuma através de um pênalti inexistente

    • carlosband

      Caro Mário,
      Primeiro.. concordo com quase tudo que você disse. Mas algumas coisas não são bem verdade.
      Falar que a CBF foi sempre IMORAL, é questão de opinião. É bem verdade que em alguns casos a entidade protegeu alguns grandes, como o ATLÉTICO MINEIRO, CORINTHIANS FLAMENGO E, é claro o FLUMINENSE, só pra citar alguns.

      Mas isto não invalida o fato da entidade ter medido esforços no sentido de tornar mais justos os regulamentos e ter criado o STJD para julgar as irregularidades. A CBF é a única representante da FIFA no Brasil e, infelizmente, por discordar da entidade que é PRIVADA, alguns esportistas quando eleitos deputados ou senadores criaram leis absurdas para tentar desmerecer o trabalho da entidade.

      o CBJD é um exemplo desta tentativa de moralização, e ele é bem claro quanto a EFETIVIDADE das punições, que devem ser cumpridas no dia seguinte, independentemente de publicação. Só que vem sempre um MALANDRO querendo aplicar leis comuns a regulamentos privados, só pra lembrar a FIFA não permite isto. E no âmbito da lei brasileira também, o acordo de obediÊncia ao CBJD vale também viu JANCA?

      Sem que seja punido por descumprimento das sentenças, os regulamentos de nada servirão. Não adiantará de nada um jogador ser expulso na quarta, antes de uma final, se ele não cumprir a punição no DOMINGO simplesmente porque não houve tempo para julgamento e publicação. Devo lembrar a todos que se for pela justiça comum este jogador só cumprirá a punição após todos os recursos, ou seja, no campeonato do ano seguinte e olhe lá. PARA ISTO FOI CRIADO O CBJD, se todos os times cumpriram porque a LUSA e o FLA não devem cumprir? falar que o jogador deve cumprir no próx campeonato é idiotice, ele pode até nem pertencer ao mesmo time? a punição, tem de ser exemplar e IMEDIATA.

      LEIS ou regulamentos devem ser imparciais, não há nenhum artigo do CBJD dizendo que sua interpretação tem de ser diferente quanto o beneficiado for o FLUMINENSE.

      Outa coisa.. e espero que você leia este final: NO MUNDO IDEAL A APURAÇÃO DAS IRREGULARIDADES DEVEM SER RESPEITADAS E NÃO QUESTIONADAS. Se houve alguma manobra foi do FLAMENGO para que a portuguesa o livrasse do erro cometido, mas, uma vez que a portuguesa escalou o jogador irregularmente, TANTO FAZ SE HOUVE INTERFERÊNCIA DE UM OU OUTRO TIME, isto NÃO INVALIDA A IRREGULARIDADE COMETIDA.

      • Smith

        CarlosBand, vc é burro assim mesmo, ou não leu as coisas direito?
        Com vc escreve que as punições tem que ser IMEDIATA, e que falar que o Fla escalou jogador IRREGULAR… Pois o A. Santos cumpriu IMEDIATAMENTE, em jogo SUBSEQUENTE (como manda o regulamento) a sua suspensão contra o Vitória…
        Logo o Fla não é pra ser punido, pois o A. Santos NÃO ESTAVA Irregular!!!

        • alex

          BURRO É VC…..IGNORANTE…VAI LER….QND O CARA É SUSPENSO EM UM CAMPEONATO, EESTE CAMPEONATO ACABOU, ELE TEM QUE CUMPRIR DEPOIS DO JULGAMENTO..SEU ASNO

          • Smith

            Alex, não é isso que o estatuto e o Regulamento dos eventos esportivos, que a FIFA propõe, e a CBF acata. Quando é a mesma organizadora (no caso a CBF) tem que cumprir a suspensão IMEDIATAMENTE!!!
            E imediatamente, é o jogo contra o Vitória…

      • VINÍCIUS

        Se não cumprir o regulamento, este não precisa existir mais. Simples assim. Meu time tem um jogador suspenso e ele joga o próximo jogo e acabou. Se tirararem pontos, falo que é tapetão! pra que existir regulamento então?
        Se não punir agora, nenhum outro clube precisará mais cumprir suspensão!

        • janca

          Então se não cumprir a lei, no caso o Estatuto do Torcedor, tampouco ele precisaria existir. Ah! Os legalistas de plantão…

          • SEGUNDO O CARA Q FEZ O ESTATUTO DO TORCEDOR HERALDO PANHOCA,O ESTATUTO DO TORCEDOR NÃO É PRA ESTES CASOS.

          • janca

            Foi um cara que fez? Uma lei do nada? Não é o entendimento de todos os advogados, não, inclusive de especialistas em direito constitucional.

      • Mario

        caro Carlos , vamos por partes a questão da moral CBF vai da opinião de cada , na minha é imoral pelos varios escanda-los que ela se envolveu como CPI da Nike , o não rebaixante do de Atletico-PR e do Timão em 96 , a venda dos amistosos da seleção, lembrando que no caso pode ser imoral , mas não foi ilegal.

        sem falar que se a CBF fosse seria já teria reformado o CBJD baseando no estatuto do torcedor para não ter brechas na lei como sempre acontece e como esta acontecendo no Caso da portuguesa.

        STJD não tem confiança por não ser profissional e ainda manter a familia Zveiter no comando dele , momento para ganhar confiabilidade precisa se livrar dos vicios do passado , se profissionalizar e se livrar dos Zveiter que sempre terão o nome ligado aos velhos costumes.

    • Carlos

      Concordo com td q já foi dito: futebol brasileiro (clubes, organizadores, patrocinadores, tribunais), enfim td uma bagunça (pra não dizer outra coisa).
      Quanto ao assunto “estatuto do torcedor”recomendo este vídeo…que não sei bem pq não está no site do sportv, já que a entrevista foi dada lá:

      http://www.youtube.com/watch?v=8V4gWzWgWbc&feature=player_embedded

      Trata-se do Dr Heraldo Panhoca, especialista em direito esportivo e um dos autores de:
      LEI PELÉ, CBJD E ESTATUTO DO TORCEDOR.
      A partir dos 4 minutos do vídeo é bem elucidativo quanto a esta questão.
      Ele só se engana quando diz que todos os orgãos de imprensa divulgaram no domingo pela manhã que o Andre foi escalado irregularmente e o fla perderia os pontos…ISSO NÃO FOI DIVULGADO…E EU PERGUNTO O PQ!!!!

      Não sejam preguiçosos e assistam o vídeo inteiro.

      • Alexandre Santos

        A Lei Pelé deveria ser banida do futebol, acabou com a vida dos clubes em prol dos empresários.

    • Tiago

      Rebaixar eles e quem pagou também né… Que não preciso nem dizer quem deve ser certo?

    • Bruno Couto

      entao ta bom, se a Portuguesa for rebaixada para a serie D, quem entraria em seu lugar? Ou teríamos um brasileiro com 19 clubes/??? É cada um que fala cada besteira, putz

    • santos

      O que vc escreve não faz sentido. Ambos são corruptos, quem ofereceu e quem recebeu. Os dois devem descer para a série D. Devemos lembrar que, se houve corrupção e os resultados acabaram, de uma forma ou de outra, sendo manipulados, é lógico que os prejudicados anteriormente devem ser beneficiados, devem ocupar as posições de quem foi punido. Você tenta falar bonito, mas se perde quando apenas usa o coração. Deixa de ser imparcial.

      • Mario

        e vc deveria apreender a ler , acho que a escrever tambem ou pelo menos fazer cursinho de portugues e a entender a opinião de quem acha que resultados dentro de campo tem que ser mantidos , afinal vasco , nautico , ponte preta e Fluminense fizeram de tudo dentro de campo p/cair p/seria B e merecem cair.

        • Ademir

          Concordo, só que a Portuguesa e e flamengo tb fizeram tudo dentro de campo para cair para serie B colocaram em campo jogadores sem condições de estarem em campo.
          Ou isso é normal pra você.

    • Mauvemir

      Se bem conheço o futebol brasileiro, a CBF e algum clube carioca, está envolvido, nisso; pois desde de que o futebol existe no Brasil, a Cariocada, sempre existiu.

    • Estevão Costa Soares
    • Carlos

      Acho que não deveria cair ninguém e nem subir ninguém

    • imbróglio sobre o fim do campeonato brasileiro está finalmente sendo revelado. E a casa tá caindo para o Flor…

      É importante que a Nação leia as duas reportagens abaixo e que compartilhe com conhecidos, para acabar de vez com a difamação que os florminenCistas estão fazendo com o nosso clube… pra quem tá com preguiça, colo a reportagem logo após os links.

      http://blogdopaulinho.wordpress.com/2014/01/25/companheira-de-osvaldo-sestario-teria-feito-contato-entre-manuel-da-lupa-e-unimed/

      http://blogdopaulinho.wordpress.com/2014/01/26/auditor-do-stjd-no-julgamento-de-heverton-e-irmao-de-suposta-intermediaria-entre-ex-presidente-da-lusa-e-unimed/

      MATÉRIA 1: Companheira* de Osvaldo Sestario teria feito “contato” entre Manuel da Lupa e UNIMED

      Manuel da Lupa encontrou-se, dias antes da partida em que o jogador Heverton foi escalado irregularmente, com uma mulher que dizia representar a UNIMED, ocasião em que teriam, de alguma maneira, acertado algumas questões.

      Fonte garante tratar-se da Sra. Juliana Bracks, ligada ao advogado Osvaldo Sestario, justamente o escolhido pelo presidente da Lusa para representar o clube no Rio de Janeiro.

      Fato é que a advogada trabalha no escritório Latge, Mathias, Bracks & advogados Associados, que tem, entre seus clientes, a UNIMED, parceira do Fluminense.

      http://lmb.adv.br/advogados.htm

      Dias depois, ambos, advogados, teriam sido vistos, mesmo após período anterior de dificuldades financeiras de Sestario (atestado por advogados que trabalham no futebol), em uma pequena excursão, na Inglaterra, enquanto Da Lupa, na Justiça, tentará, após ingressar com recurso, pagar suas dívidas – quase R$ 30 milhões – através de acordo, fato impensável, meses atrás.

      *Correção: onde lia-se “esposa”, na verdade trata-se de “companheira” de trabalho, modificado após alerta da fonte, em entendimento equivocado do jornalista, mas que nada muda o teor da gravidade da matéria, as ações e suas terríveis consequências

      MATÉRIA 2: Auditor do STJD no julgamento de Heverton é irmão de suposta intermediária entre ex-presidente da Lusa e UNIMED

      Publicamos, ontem, que o ex-presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, encontrou-se, no Rio de Janeiro, dias antes da escalação irregular do jogador Heverton, com uma advogada que se dizia representante da UNIMED, acertando alguns, digamos, ponteiros sobre diversos assuntos.

      Fonte garantiu ser a Dra. Juliana Bracks, que trabalha para escritório que defende a UNIMED, mantendo, ainda, ligação com Osvaldo Sestario, o advogado que “defendeu” o referido jogador no episódio.

      http://blogdopaulinho.wordpress.com/2014/01/25/companheira-de-osvaldo-sestario-teria-feito-contato-entre-manuel-da-lupa-e-unimed/

      Porém, nova “coincidência” nos leva a crer que algo de estranho realmente ocorreu naquele período.

      O auditor do STJD, um dos responsáveis pela punição a Heverton, no famoso julgamento, é o Dr. Paulo Henrique Bracks, por acaso, ou não, irmão da suposta intermediária entre Manuel da Lupa e a UNIMED.

      Obra do acaso, conspiração do Universo ou acerto entre amigos?

      A casa ta caindo Flor-tapetense.

      • Pedro

        Caro Jaqen,

        Acho muito difícil a UNIMED subornar o advogado da Lusa, até porque a Lusa salvou o Flamengo do rebaixamento (tendo em vista a irregularidade do flamengo ter sido no sabado e da Lusa no domingo). Você acredita também que a Unimed subornou os dirigentes do Flamengo?

        Sinceramente não acredito, e não posso aceitar como fonte “blog do paulinho”, que tem uma “fonte”. Li suas fontes, mas preciso de fontes com mais credibilidade.

        Concorda?

    • Erich Chiarelli

      Concordo com sua tese. Mas é injusto subir 6 da B.

      O correto, era o BR 2014 ter apenas 18 clubes, e cairem apenas dois. Subindo os quatro de sempre na B 2014

    • rafael

      So uma sugestão:investiguem o Flamengo,pois jogou no sábado.E pode ter “descoberto” que fez coisa errada e ai…

      • Mario

        pergunta o flamengo teria errado ao escalar o Andre Santos no sabado a noite e pago alguem da portuguesa p/não contar a ninguem da punição do Héverton desde de a sexta feira a noite e o sabado o dia inteiro ?

        • William

          Cara, todo mundo na Portuguesa já sábia da suspensão do Hevérton. Não Leu a reportagem acima ? Presta atenção !
          A Portuguesa escalou o Heverton intencionalmente. Até o próprio Heverton sabia que estava suspenso. Porque ? Por dinheiro, óbvio.

          Quem pagou ? O suspeito maior são os dirigentes do Flamengo, que foi o maior beneficiado. Óbvio também.

          • Mario

            obviamente o Flamengo comprou todos os dirigentes da portuguesa ,as secretarias , o tecnico , todo o elenco da portuguesa , os massagistas ,os jornalistas setoristas da portuguesa , todas as padarias de SP com milhões e tudo em uma noite de sabado?

            se os dirigentes do Flamengo conseguiram isso com o clube cheio de dividas , os caras são ninjas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            o post diz “gente” e não da numero de pessoas , as reportagem nos meios de comunicação citam que uma pessoa sabia e SÓ UMA , lembrando que ainda é só uma suspeita.

            estranho que ninguem fala do vasco …..

    • Sidnei

      absurdo os torcedores do Fluminense não perceberem a realidade, se algum clube tivesse interesse em fazer esquema seria o fluminense que caiu no CAMPO de jogo, o flamengo matematicamente já estava livre do rebaixamento, a unica explicação plausivel seria o Flamengo ter escalado o jogador ajudando a criar confusão juridica no campeonato e evitar rebaixamento de outros dois grandes do Rio, que seria pouco provável, acredito muito mais em um ação do Fluminense nos bastidores

      • Jane

        Sidnei, se o Fluminse tivesse escalado Fred nos 4 jogos que ele foi suspenso , o
        FMINENSE NÃO TERIA SIDO REBAIXADO NO CAMPO. O FLU CUMPRIU O REGULAMENTO,JA OS DIRIGENTES INCOMPETENTES DO FLAMENGO COM O DINHEIRO DÄ GLOBO COMPRARAM FUNCIONARIOS DE MA INDOLE DA PORTUGUESA. NUMA MESMA RODADA DOIS JOGADORES IRREGULARES É MUITA CONCIDÊNCIA.E VALE LEMBRAR QUE O FLAMENGO JOGOU ANTES DA LUSA,TIVERAM TEMPO SUFICIENTE PARA VERIFICAR A BURRICE QUE FIZERAM E ARMAR UM PLANO PARA NÃO CAIR PARA A SEGUNDA DIVISÃO.
        A CASA VAI CAIR MULAMBOS E TODOS VERÃO QUE O VILÃO DESSA HISTÓRIA NÃO É O MEU AMADO CLUBE FLUMINENSE .POR FAVOR MINISTERIO PUBLICO INVESTIGUE OS DIRIGENTES DO FLAMENGO E A REDE GLOBO.

    • Tri Mundial Doom

      Aquela história do advogado foi bem estranha mesmo. Achei que a Copa não aconteceria no Brasil, e ainda corre risco, mas o Brasileiro, antes do Marín chegar, andava até bem…
      Tudo foi mudado, não tem vaga pra sul americana, a Copa do Brasil passou a ser a competição mais importante do planeta, a ultima rodada deixou de ter os clássicos e voltou aos entregas…sorte que não teve times de intensa rivalidade na briga pelo titulo na ultima rodada, senão aconteceria os entregas, agora o Ricardo Teixeira poderia voltar, já deu pra sentir falta…

    • Caro amigo MARIO concordo plenamente com a vossa pessoa…Quando o brasileirao comecou com pontos corridos os dirigentes falaram que iria ter o ESTATUTO DO TORCEDOR…QUE NAO IRIA TER MANDO DE CAMPO INVERTIDO NAO TERIA JOGO ADIADO PARA QUE OS TORCEDORES SE PROGAMASSE MELHOR…MAS 2013 COMECOU MAL NA PRIMEIRA RODADA PAGARAM O SANTOS PARA JOGAR EM BBRASILIA COM O FLA…COMO FICA A TORCIDA DO SANTOS…NO SEGUNDO TURNO A CBF PAGOU A LUSA PARA JOGAR EM FORTALEZA COM O MESMO FLA QUE ESTAVA AMEACADO DE REBAIXAMENTO..CADE O ESTATUTO DO TORCEDOR…AGORA A CBF QUER PAGAR A LUSA PARA JOGAR A SERIE B…PORQUE DOS 20 CLUBES SO O FLA FOI BENEFICIADO…ISSO TAMBEM MERECE SER INVESTIGADO…TEMOS QUE COMECAR DO ZERO DENOVO…MORALIZACAO JA…

    • Andre Diniz

      neste caso não seria justo com as equipes que cumpriram a, até então suspeita, falsa decisão da CBF/STJD em não publicar em seu site a punição antes dos jogos ocorrerem

      se derem de volta os 4 pontos para o Fla e Lusa, têm que ressarcir os outros clubes por culpa da falsa decisão

      se comprovado corrupção do clube ou dos clubes, não sou a favor de punirem pra Série D porque além da perda financeira, alguns setores dos clubes foram corruptos, mas não o todo, isso seria uma punição cega porque a grande parte não compactuou com a armação

    • Nal Calenzo

      Sabe o que acontece tem que dizer pra esses torcedores que quem escalou o Heverton ,nao foi o Fluminense e dizer tambem que quando o Fred foi suspenso ,cumpriu sua suspensao,alias dizem o ditado que pimenta no C.. do outro e resfresco,queria ver se o Fred tivesse jogado com qualquer desses times e o Fluminense tivesse ganhado, se soubessem que ele cumpriu so um jogo de suspensao e tivesse jogado o outro irregular ,se nao iriam atras de seus pontinhos …..respondam torcedores…..fanaticos, e a lei e clara ….gostaria muito que alguns torcedores honestamente me dessem suas opinioes sem fanatimos….vamos la torcedores respondam minha pergunta …..mas com honestidade…..ou entao aproveitem e aprendam com o Fluminense e contratem bons profissionais ……agora um bom departamento juridico com bons profissionais sai caro viu……..

    • Alex

      Senhores, em vez de ficarmos nos ofendendo por questões clubísticas, que tal colocarmos essas besteiras de lado e, unidos, exigirmos moralização nessa zona toda? Honestamente, não acredito nas instituições deste país de 5a, mas nunca vou me resignar e aceitar tudo passivamente. A CBF, os dirigentes corruptos dos nossos clubes, todos têm que sentir a pressão. Cancelem pay per view, deixem de ir aos estádios por 3 meses, e verão como as coisas vão acontecer. Ah, e reclamem de arbitragem ruim, mesmo quando ela favorece o seu time, porque amanhã o “erro” pode tirar um título do seu clube.

    • RUI

      Concordo com voce plenamente.O certo seria rebaixar a Portuguesa Fra,pois pelo que estamos vendo a PF vai descobrir pois o interessado maior é Fra pois o jogo foi no sabado pelo perda dos pontos da Portuga.É bom a PF vai descobrir a dobradinha GROBO-FRA e CBF.Pois as tres estão envolvidas.Pois jamais as tres queriam o rebaixamento do FRA.Pois a Grobo investe muito no FRA,como a CBF é co-irmã da GROBO jamais aceitariam o seri B para FRA.Mas a PF vai descobrir e cabe a serie D para Portuga-FRA nem serie B vai aceitar a dupla.

  • Thiago

    Janca, boa tarde.

    Se comprovado esta negociata entre a Lusa e algum outro clube acredito que será o maior escândalo do futebol brasileiro e a punição deve ser como na Italia rebaixamento dos clubes envolvidos e banir os dirigentes envolvidos do esporte.

    Lembrando que na Italia mesmo com as punições os escândalos continuam e as manipulações de resultado continuam dando o que falar.

    abs

    • janca

      Caro Thiago, tudo tem que ser comprovado, claro. Não digo que será o maior escândalo do futebol brasileiro, porque já tivemos tantos… Vide o que aconteceu em 2005, com esquema de arbitragem. E há vários e vários casos nos anos 90 e antes disso também. O escândalo da Loteria, lembra? Mas certamente é uma grande oportunidade para conhecermos melhor o que se passa nos bastidores e punirmos os responsáveis. Inclusive a CBF, se for comprovada armação. Porque organizava o campeonato, não cumpre o Estatuto do Torcedor e ao não o cumprir, só divulgando as punições em seu site após a rodada e exigindo que elas sejam cumpridas antes da publicação (o que contraria o Estatuto), facilita possíveis armações. Se cumprisse o Estatuto, lei federal, aliás, todos, inclusive torcedores, árbitros e delegado do jogo saberiam quem poderia e quem não poderia jogar. E o torcedor, ó… Abs. e boa semana

      • Thiago

        É Janca só tenho certeza de uma coisa…

        Nessa historia toda quem faz o papel de bobo mais uma vez é o torcedor, este sim será o grande prejudicado…

        Fico imaginando a situação dos torcedores da Lusa, falando especificamente deste caso, o cara vai em todos os jogos, paga ingresso, é “roubado” por flanelinhas na porta do estádio, gasta dinheiro dentro do estádio, compra produtos do time, apoia, chora, grita e no final fica com o sentimento de ser o grande “otário” desse espetáculo.

        Como apaixonado por esse esporte vou torcer para que seja apenas um erro da CBF/STJD e clubes envolvidos, pq se comprovado essa armação o que resta do futebol brasileiro será jogado no ralo…

        Quanto aos outros escândalos eu lembro sim, mas podendo envolver compra de resultados por dirigentes acho que é a primeira vez que vejo aqui no Brasil. Posso estar enganado claro, pq não lembro o que foi o escândalo das loterias e o caso mais próximo que me lembro de manipulação de resultados envolveu o Dualib (presidente do Corinthians) e o Petraglila (presidente do Atl. Pr). Mas nesse caso eles acabaram se tornando “vitimas” no final das contas.

        Enfim, só me resta torcer pelo futebol brasileiro…

        abs

        • janca

          Também espero que não tenha havido armação, mas que isso está sendo investigado, está. E o torcedor que teria feito papel de bobo não seria só o da Lusa, que já deve de aguentar o julgamento do STJD que poupou a CBF e desconsiderou o Estatuto do Torcedor. Seria de todos os que acompanharam o campeonato, que foi parar no tapetão e de lá não sai. Abs.

          • JANCA,SÓ Q TODOS Q FORAM PUNIDOS NA SEXTA ,NAO JOGARAM NO FINAL DE SEMANA, A CBF AGIU ASSIM COM TODOS NÃO SÓ COM LUSA E FLA.

          • janca

            O que é ainda mais grave, Fernando. Pra ver como funciona dona CBF, uma entidade milionária, aliás. Não consegue disponibilizar em seu site a lista de quem foi punido e não pode jogar na rodada.

      • Janca. Na federação paulista de futsal, a súmula é feita em um note, que está sempre on-line, e quando um atleta recebe o cartão vermelho, por exemplo, automaticamente o site da FPFS atualiza e já “suspende” automaticamente para o próximo jogo, independente de julgamento. Quando um anotador chega na quadra, através da súmula on-line, ele já impede o atleta suspenso de ser relacionado. Simples não??? e olha que a FPFS não é milionária….

        • janca

          Pra você ver, Luís, se a CBF tivesse feito isso poderíamos não ter essa confusão toda. Abs.

  • Claudio

    Bom dia nobre amigo Janca

    Leio muita gente falando que a Lusa se vendeu pro Flamengo e bla bla bla..Sera que chegamos a isso:: Se for comprovado que houve essa sujeira eu paro de torcer pro sempreMengão..Ta certo que por tras das cortinas o mundo obscuro de futebol não e nada de transparencia mas isso chegou eu desisto de futebol pra sempre..Um grande abraço.SRN.

    • janca

      Também ando desiludido pacas, embora com esperanças no Bom Senso. De repente de um grande imbróglio sai alguma coisa positiva. Ou as coisas mudam para voltar ao lugar anterior, o que não seria nada agradável. Mas o MP em nenhum momento disse que na outra ponta estaria o Flamengo. Vamos aguardar. Havia mais clubes lutando contra o rebaixamento. E por enquanto temos que tomar cuidado com as especulações. Grande abraço, Janca. PS. Desde o início, quando o caso estourou, disse que era de embrulhar o estômago. E é mesmo. Há muita coisa estranha, inclusive aquela proposta de empréstimo da CBF sem juros para dar um cala a boca na Portuguesa. Ir a fundo não interessa a muita gente, mas tem de interessar ao torcedor, que acaba sendo lesado. Veja a transferência do Neymar, manipulação de resultados que vemos na Europa, a máfia das apostas, temos que ir a fundo na história. Nesse e em outros casos.

      • Ozarides

        Janca,

        E o Flamengo estava lutando contra o rebaixamento?
        Eram outros…

        • Regis

          Meu Deus! o Fla erra no sabado, e vai sim perder os pontos como perdeu e vc vem dizer que não corria risco?

      • Vinícius R.G

        Janca, a coisa parece ser mais estranha ainda: se eu entendi bem, na sexta-feira passada o MP disse haver indícios de que Portuguesa, mas também o Flamengo, sabiam que não poderiam escalar, e escalaram. Foi isto que o procurador do MP disse na sexta-feira: “queremos saber porque os dois clubes escalaram os jogadores, sendo que tudo indica que eles sabiam que não poderiam escalá-los”. Não beira o absurdo? Mas tudo é possível por estas terras tupiniquins…

        • janca

          Beira o absurdo, mas tudo o que está acontecendo é muito grave. Mas desconheço que o Flamengo sabia que não podia escalar o André Santos. E “tudo indica” que eles sabiam é uma coisa… Temos de ter provas. Tanto num caso quanto no outro. E entender o porquê de, se sabiam, terem escalado os atletas.

          • João Santos

            Janca,

            como vc desconhece que o Flamengo sabia que não podia escalar o André Santos, se o próprio Lance noticiou que tal jogador estava suspenso e que não enfrentaria o Cruzeiro???

          • janca

            Mas então por que escalou o jogador? Para se prejudicar? Era um jogo festivo…

          • janca

            E dentro do Flamengo, aparentemente, havia divergências sobre a suspensão, que é contestada até agora na Justiça.

          • Vinícius R.G

            É verdade: “tudo indica”, não é “já se sabe”…por isto, em algum momento, algo de mais concreto vai ter de aparecer.
            Sobre o fato do Flamengo também saber, desculpa a colagem de outro site esportivo, mas é só vc ir lá e verá – no texto, e na entrevista gravada com o procurador (quem direciona o foco apenas para a Portuguesa é a repórter, e o autor da manchete no site).
            http://www.espn.com.br/noticia/383857_para-ministerio-publico-portuguesa-sabia-que-nao-poderia-escalar-heverton

          • Guido

            Janca, pelo que lí, o Flamengo achou que o André Santos não jogando contra o Vitória estaria cumprindo a suspensão automática.

          • janca

            Pelo que entendi é isso. Tanto que contesta a suspensão e a punição (inclusive devido ao Estatuto do Torcedor, que beneficia Lusa e Flamengo no caso e foi rasgado por CBF e STJD).

          • Robert

            Claro que o flamengo sabia q Andre Santos não poderia jogar
            Se até a midia sabia no dia 06/12, um dia antes do jogo…
            http://www.lancenet.com.br/minuto/Suspenso-Andre-Santos-Cruzeiro-Brasileirao_0_1042695943.html

            O Andre Santos tb admitiu q sabia:
            http://www.youtube.com/watch?v=pQwK11N7KO0

            O q pode ter ocorrido:
            O flamengo encarou o jogo com o cruzeiro como festivo, entrega de faixas, etc…
            Clima de amistoso digamos… Ocorre que o jogo por ser valido pela 38ª rodada do brasileiro estava submetido aos mesmos criterios de suspensão de atletas que vigoraram durante as demais 37 rodadas…
            Aí sábado a noite deram conta da burrada… Sim perderiam 4 ptos no STJD inapelavelmente… Sim, há jurisprudencia farta sobre o tema em casos anteriores… pra ficar apenas na 1ª divisão do brasileiro: http://www.espn.com.br/noticia/375667_em-2010-gremio-prudente-perdeu-pontos-em-caso-identico-ao-da-portuguesa

            Aí, de maneira deveras conveniente, o cidadão heverton entra em campo aos 35 do 2º tempo…
            o resto da historia todos nós conhecemos…

          • Vinícius R.G

            Janca, mas é esta a afirmação do procurador: os dois sabiam, e escalaram para benefícios de terceiros. É só ver a entrevista (mais uma vez: quem direciona a pergunta apenas para a Portuguesa, é a jornalista; em todo o tempo o procurador fala dos “dois clubes”, e dos “dois jogadores”).
            É claro que o Flamengo disse que não sabia que não poderia ter escalado; da mesma forma, a Portuguesa também negou. Mas o procurador disse que os dois sabiam. O Lance chegou a noticiar que ele havia declarado que ia chamar não apenas o Flamengo, mas também o Fluminense, para depor.
            Na ocasião, ele disse que não iria falar mais, para não atrapalhar as investigações.
            Uma hora ele vai ter que apresentar algo concreto. Ou então passará como um tremendo fanfarrão…

          • janca

            O Flamengo escalou para benefício de terceiro? Qual terceiro?

          • Vinícius R.G

            Então é isto, Janca: o procurador do MP-SP levantou uma questão muito, muito grave – não importa se envolve apenas a Portuguesa, ou se envolve mais gente.
            Janca, para fazer uma declaração pública desta, o cara tem que ter evidências muito fortes; ou então, é ele quem tá querendo evidência…Agora a bola tá no pé dele. Se não justificar porque levantou suspeitas tão graves, aí ele queria mais era aparecer mesmo.
            Porque realmente é meio absurdo o que ele fala.
            Por último: não lembro da Portuguesa ter dito que não sabia do julgamento. Lembro sim, da Lusa dizendo que o advogado havia dado o resultado errado do julgamento via telefone, que a CBF não tinha publicado no site, etc. Em que momento a Lusa – conforme afirma o MP-SP – disse que não sabia nem do julgamento? Você tem esta informação?

          • janca

            Desconheço que a Lusa não soubesse do julgamento, Vinícius.

      • Alessandro

        Todos falam no Flamengo,mas poderia ser o Fluminense não acham?

        • Nelson Ribeiro

          Não, não faz sentido.

        • Marcio

          Eu acho que sim Alessandro. O Héverton estava relacionado desde a sexta, antes do jogo do Flamengo e da punição pela escalação do André Santos. A punição se dá a partir do fato do jogador estar relacionado para a partida, mesmo que ele não entre em campo. Partindo deste pressuposto, não tem muita lógica dizer que o Fla pagou a Portuguesa para a escalação do Héverton. A Lusa já estaria punida por simplesmente relacionar o jogador. E isso ocorreu antes do jogo do Flamengo.

        • Todos quem? os únicos que vejo com essa teoria louca é o povo de Laranjopolis.

      • carlosband

        Caro janca, o Flamengo cometeu a irregularidade no sábado. Na seta-feira, o site lancenet colocou uma notícia na sexta-feira dizendo que o jogador estava suspenso. O fla ignorou todos os avisos e escalou o jogador de forma irregular.

        Colocar a culpa exclusivamente no FLUMINENSE é coisa de quem não tem escrúpulos e nem caráter. O time poderia escapar do rebaixamento no domingo, caso o Coritiba não vencesse o são paulo. Porém, a punição ao flamengo rebaixaria o time, Bastando apenas que o FLU vencesse o seu jogo e mais, mesmo que o FLU perdesse, se o vasco ganha o jogo dele o FLA ainda cairia com a punição… OU SEJA, O MAIOR INTERESSADO NA PUNIÇÃO DA PORTUGUESA É O FLAMENGO… NÃO É FLUMINENSE, NÃO é VASCO e nem qualquer outro time. o FLA COMETEU A IRREGULARIDADE NO SÁBADO, teve tempo suficiente para armar tudo isto.

        • janca

          Por isso mesmo o MP quer apurar quais as pontas, caso tenha havido negociação para prejudicar a Lusa e favorecer A ou B. Mas quem está colocando a culpa exclusivamente no Fluminense? Eu não. Tanto que no post, caso você tenha lido, não citei quem pode estar do outro lado, em caso de possível armação, pois não sei e imagino que o MP tampouco. Até porque a tese de que houve armação não está confirmada. As investigações estão em andamento.

        • Smith

          só na sua cabeça, de retardado…
          O Andre Santos NÃO estava irregular… Pois já tinha cumprido a sua suspensão contra o Vitoria…
          A punição de jogador, que não estava irregular, pelo STJD, é que é SUSPEITO, e também deve ser investigado!!!

          • janca

            E o Flamengo contesta a suspensão.

          • COMO ELE CUMPRIU SE NEM TINHA SIDO JULGADO,CUMPRIRIA ATOA?E OUTRA ELE PEGOU 2 JOGAS.OUTRA,O LANCE DO DIA 6 OU 7/12/22013 TBM PUBLICOU ERRADO E OUTRA ,O ADVOGADO DO FLA SABIA QUE ELE NAO PODIA JOGAR.VOU COLAR AI UMA COISA SÓ PRA VC E OUTROS URUBUS LEREM. PRESTEM ATENÇÃO NO SEGUNDO E ÚLTIMO PARAGRAFO.

            Vazou! Troca de mensagens entre advogado e vices do Flamengo expõe divergência interna

            O fim de ano do Flamengo, que se desenhava calmo após a conquista da Copa do Brasil, está cada vez mais turbulento. Nesta quinta-feira, o site Globoesporte.com divulgou uma troca de conversas por e-mail entre o advogado do clube na polêmica de André Santos no STJD, Michel Assef Filho, e os vice-presidentes geral e de marketing, Walter D’Agostino e Luiz Eduardo Baptista, respectivamente, a qual expõe uma discórdia interna na decisão da cúpula em escalar irregularmente o jogador no último jogo do ano, o que resultou na perda de quatro pontos no Tribunal.

            Isto tudo começou após o Flamengo, no dia seguinte ao julgamento, divulgar uma nota oficial criticando a derrota na primeira instância do STJD, classificando como um desserviço ao esporte. Na primeira mensagem, Michel Assef Filho condenou o texto no site do clube e disse que o Flamengo não deveria ter escalado o atleta André Santos na partida disputada contra o Cruzeiro. Em outra parte, o advogado chegou a dizer que se não fosse o descuido da Portuguesa, éramos nós na Série B.

            Luiz Eduardo Baptista respondeu o e-mail menos de uma hora depois, afirmando que a diretoria não vai ganhar o recurso no Pleno do STJD o qual tem julgamento marcado para o dia 27 e justificou a atitude de não abrir mão do discurso da nota oficial por uma questão política. Walter D’Agostino também participou da conversa dizendo que concordava com Assef Filho no ponto de que o clube errou ao atacar oficialmente o Tribunal.

            O LANCE!Net procurou Michel Assef Filho, que alegou que as mensagens sofreram manipulação. O advogado ainda afirmou que entrará com uma queixa na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática para que o caso seja investigado.

            O teor da conversa vazada foi manipulado. É uma violação grave e buscarei meus direitos judicialmente. Farei uma queixa para que este crime do qual fui vítima seja investigado. Agora vou voltar à preparação da defesa do Flamengo para o Pleno, pois tenho certeza de que a escalação do André Santos não foi irregular disse o advogado.
            1

        • Marco Aurélio

          Carlos, vc está se esquecendo, não sabia ou está omitindo um fato…desde o sábado antes do jogo do flamengo x cruzeiro que iniciou as 19h o site “LUSANEWS”(podes verificar) ja noticiara que dois jogadores, dentre eles Héverton estariam disponíveis ao técnico da portuguesa após cumprir suspensão automática…portanto, tente apenas deixar o clubismo um pouco “de lado” e vamos nos ater aos fatos e provas. Pode haver fraude sim, mas tem que ser averiguados todos os detalhes, tu estás julgando um interpretação sua.
          Saudações.

      • Bruno Couto

        Sábias palavras Janca,

        Acho muito dificil essa investigação do MP ir pra frente, se o Flamengo tiver envolvido, a Globo e a CBF não deixarão esse caso estourar, acredito que vão afastar o procurador….se isso vier a tona, o Flamengo terá q ir para a 4 divisão junto com a Portuguesa e será q a CBF terá moral p isso??? Será q a globo deixará isso acontecer?? Podem ter certeza q se o Fla for a outra ponta do iceberg, acabará tudo em pizza.

      • Claudio

        É iSSO AÍ AMIGO a Lusa merece ficar na serie A.Abraços.

    • Ozarides

      Isso é apenas uma teoria desvairada da conspiração, para desviar o foco (como sempre).
      O foco é que a CBF, este ano, seria patrocinada pela Unimed e já teria até recebido $$ da mesma. Ao mesmo tempo, seus advogados, são os mesmos do Fluminense.
      Todos sabem que as condenações no STJD, denunciadas pela CBF, foram armações. Em casos semelhantes aos do André Santos, por exemplo, nenhum atleta foi punido (recebeu, no máximo, advertência). No caso do Héverton, no máximo punição de 1 jogo (e não 2 jogos).
      Tem que ver quem estava lutando contra o rebaixamento e quem não estava. E quem tem dinheiro e quem não tem…

      • janca

        Pode ser. E que o foco tem que ser a CBF isso digo há tempos.

      • Renato

        A UNIMED que patrocina a CBF é de SP não a do Rio, procure saber as coisas antes de postar besteira. E o foco não tem que ser a CBF, o foco tem que ser o corruptor que pode ser qualquer um.

    • Hamilton

      adilson, sou Flamenguista e acho q tem q fazer uma investigação completa: Flamengo, Fluminense, Portuguesa, CBF e esse tal STJD … se o Flamengo tiver feito algo errado nessa história parei com futebol… vou torcer p meu GAMA/DF mesmo… e copa do mundo já era. futebol brasileiro ta muito SUJO, NOJENTO…

      • wande

        amigo, sou flamenguista ha 37 anos e confesso que penso como você. Seo Flamengo estiver mesmo metido nessa armação eu nunca mais vou querer saber de futebol. E espero que a punição seja feroz para todos os envolvidos.

    • Hamilton

      Claudio, tb sou Flamenguista. e se o Mengão estiver por traz dessa sujeirada toda… eu paro com futebol. vai ser maior SUJEIRA já vista no futebol brasileiro. apesar q acho q o andre santos estava apto a jogar SIM. SRN

  • Ozarides

    Isso é apenas uma teoria desvairada da conspiração, para desviar o foco (como sempre).
    O pessoal do Fluminense ficou assustado com a repercussão da armação e agora querem desviar o foco.

    O foco é que a CBF, este ano, seria patrocinada pela Unimed e já teria até recebido $$ da mesma. Ao mesmo tempo, seus advogados, são os mesmos do Fluminense.

    Todos sabem que as condenações no STJD, denunciadas pela CBF, foram armações. Em casos semelhantes aos do André Santos, por exemplo, nenhum atleta foi punido (recebeu, no máximo, advertência). No caso do Héverton, no máximo punição de 1 jogo (e não 2 jogos).

    Tem que ver quem estava lutando contra o rebaixamento e quem não estava. E quem tem dinheiro e quem não tem…

    • Se faz de burro, é?
      Não viu o q o advogado do Flamengo falou, comunicações que chegaram a endereços errados, e que depois foi parar na imprensa… Desviar foco, é querer aliviar a barra de alguém, acusando os outros, tenho fé que, as coisas serão passado a limpo, e assim os verdadeiros culpados, punidos.
      Neste país de pessoas corrúptas, uma investigação desta, sendo bem executada, vai mostrar as sujeiras que existem e ainda pode passar a limpo o nosso futebol. Temos que colocar as paixões de lados, e colocar a razão a frente, assim, encontraremos os culpados e seria bom que fosse para detraz das grades mesmo.

    • alex

      TÚ É O CARA QUE TEM 10 PERFIS, E DO COPIA E COLA DA BOBO.COM NÉ?? SEJA CRIATIVO….QUEM TA TENTANDO, EU DISSE TENTANDO DESVIAR O FOCO SÃO VCS, MULAMBOS….SEJA CRIATIVO, OU ENTÃO, JÁ QUE VC TEM UMA DENÚNCIA, COLOQUE A CARA A TAPA, COMO O PREZADO JANCA, E Ñ FIQUE CRIANDO FALSOS PERFIS JOGANDO MERDA NO VENTILADOR QUE Ñ EXISTEM…A MERDA VAI FEDER PROS LADOS DA GAYVEA….

  • Valdir P.Ferreira

    Engraçado, assim que houve esses erros na última rodada, eu já dizia em comentários que esse era um caso de polícia. Imagina torcedores do resto do país, o futebol carioca tendo dois times rebaixados, imagina o prejuízo da globo e do futebol carioca, um futebol feito exclusivamente pela mídia…Se investigarem a fundo, vão descobrir coisas do arco da velha, não é possível que na última rodada, exatamente na última rodada, se tem 02 casos de irregularidade, coisa que não houve nas 37 rodadas anteriores. Para mim, houve um balaio de gatos envolvendo: cbf, os times do do rio, flamerda colocando jogador suspenso, torcedores do vasquim tumultuando lá no paraná, cúpula do flumimerda falando em agir nos bastidores, e culminando com as ações do stjd. Isso às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, jamais poderia ter acontecido e até a investigação poderá dar em nada po conta disso, infelixmente! Deveria ser presos e banidos do futebol os responsáveis por essa grande maracutaia para livrar os times do rio da série b.

    • Marcos

      Valdir, seu recalcado. Tira o Flamengo dessa, os culpados, pelo que está parecendo, são Lusa e Fluminense (Unimed).

      • ALEX

        ESTÃO PHODIDOS..SÉRIE D A VISTA..CHORA NEGÃO FLAMEIGO…….CHORA….MULAMBO DE COCÔ..

    • ALVARO CURITIBA

      Valdir lembre que quem começou a briga em Joinville foi a fanaticos do atlético PR. Qual seria a vantagem do Vasco em ver portuguesa e flamengo “errando e esquecendo” que existiam jogadores suspensos. Qual a vantagem do Vasco em participar dessa sujeira? Critique cara, mas seja HONESTO em suas criticas. Eu acredito que Fla, Flu, CBF, STJD e Globo, com a conivência da Lusa armaram essa confusão. É muita idiotice acreditar em coincidência

      • Ozarides

        O vasco, desde que viu que cairia, vem tentando uma manobra para virar a mesa. Para ele, tendo eurico como consultor, quanto mais bagunça, melhor.
        Quase que usam de novo o corretor para apagar uma súmula, agora a do jogo contra o Atl Pr.

        Tem todo o interesse. Quer fazer como em 86 (é só ler a história desse campeonato).

    • Valdir, seu grande idiota, não foram os torcedores do Vasco que tumultuaram em SC e sim os do patético Pr que premeditaram tudo o que aconteceu antes e durante o jogo. A violência não foi apenas o que vc viu na TV, antes, diversos torcedores do patético, que eram maioria, fizeram várias barreiras intimidando e tomando camisas de torcedores vascaínos que residem em SC e não pertencem a torcidas organizadas, na frente da PM SC. Deve ser corno de carioca pra falar tão mal assim dos clubes do RIo, como se não houvesse Sanchez, Petralias, Kia e Perrellas da vida por aí.

  • Ozarides

    Deveriam era quebrar os sigilos telefônicos e bancários dos auditores do STJD, isso sim.

  • Rlima

    Rolou uma nota preta e ” vermelha ” e a frapre$$ sempre soube dessa possibilidade, mas é muito
    mais fácil bater no fluminense para esconder ou ocultar o verdadeiro lambão…

    O dia do ” fra fraude “, vai chegar, espero que eles paguem as papeletas amarelas e Luzitanas.

    Todos vcs da ESPN tinham que enviar um pedido de desculpas ao Fluminense Football Club e seus torcedores por esse Brasil afora….

    Ih.. !! Pior imprensa que já vi.
    Estão tentando abafar.
    que o urubu comprou a Lu$a
    para jogar a serie ” A `
    Eeee mulambo pague a serie D.

    • Augusto

      Leia a carta de um torcedor esclarecido ao “jornalista”Juca Kfury
      http://blogcoronelpaul.blogspot.com.br/

    • Alessandro

      Quem pode ter comprado a Lusa seria o Fluminense pq não?

    • Non

      Soltando a velha bomba de fumaça, torcedores do fluminense, sempre a mudar o foco, eles fingem que não entendem que essa manobra, se ilegal ou não, favoreceu a um único time, que pela quarta vez na história teria que disputar divisões inferiores, mas a contrário sensu, disputará a série A. Simples assim.

      • mulambos paguem a série B

    • O seu depoimento não passa de um desejo , de uma fantasia. Vejamos : O técnico da Lusa , em entrevista no programa Bate-Bola da ESPN , disse que todo jogador que é levado a julgamento é de conhecimento do Depto de Futebol a fim de que a Comissão Técnica se prepare para um eventual impedimento da escalação de um jogador . No caso do Heverton o Depto de Futebol não foi comunicado ( mistério nº 1 ) . Após o julgamento ocorrido numa sexta-feira , o advogado da Lusa , o sr Sestário , comprovou ter ligado 3 vezes para o Sr Valdir , que é Diretor da Lusa , que alegou , mentirosamente , não ter conseguido falar com o sr Sestário ( mistério nº 2 ) . Repare que tudo isso ocorreu antes do jogo do Flamengo , que , naquele momento , já tinha assegurado a permanência na Série A , portanto sem nenhum interesse no julgamento ou na escalação do jogador Heverton. Lembro , também , que o jogador Heverton seguiu para a concentração antes do jogo do Flamengo iniciar. Vamos imaginar agora a sua teoria de que o Flamengo corrompeu a Lusa. Supomos que terminado o jogo do Flamengo , as 21 h do sábado , o Flamengo tenha percebido que tenha cometido um erro e convocou uma reunião de emergência com toda a diretoria . Reunidos , perguntaram : “e agora , o que fazer ? ” . Depois de uma hora de discussão alguém se lembrou que um jogador da Portuguesa havia sido suspenso por dois jogos , e falou : ” e se nós pagarmos a Portuguesa para ela escalar o jogador ? “. Já se aproximava da meia-noite e um outro dirigente falou : ” mas como vamos fazer isso ? Será muito caro . Como daremos justificativas para os Conselhos Fiscais e Deliberativos do Flamengo para a saída desse dinheiro ? E outra , estamos num final de semana , como levaremos o dinheiro para a Lusa ? Ou ela vai aceitar um cheque pré-datado ? “. No dia seguinte , ou seja , no domingo , alguns agentes do Flamengo embarcam para SP , com um cheque pré-datado no bolso e procuram o presidente da Lusa , que aceita a operação , liga para o técnico da Lusa escalar o jogador , que , por sua vez , está em casa e é convocado as pressas para o jogo. Fala sério , tem lógica ?

      • Arthur

        O mais lógico seria simplesmente se garantir no julgamento parcial do STJD. O Duque de Caxias e o Fluminense em 2010 contrataram jogadores de outros times, que vieram com cartões amarelos. O Fluminense, corretamente, suspendeu seu jogador quando ele recebeu o 3º amarelo, considerando o que veio da outra equipe. O Duque de Caxias suspendeu quando seu jogador recebeu o 3º amarelo, desconsiderando o que veio com ele da outra equipe. Mas o STJD não puniu o Duque de Caxias.
        Realmente alguém com o mínimo de inteligência, acredita que o Flamengo seria punido?

        • Paulo Pinheiro

          Arthur,

          Você não está contando a histórica corretamente. Aconteceu primeiro o caso do Duque de Caxias. Como a legislação havia sido alterada naquele ano e estava mal expressa (controvertida) o Duque foi considerado prejudicado e por isso foi absolvido. Após o fato a legislação foi corrigida e quando o Fluminense fez a sua contagem a interpretação da regra já era conclusiva.

  • Rafa

    Ah, vamos dar nome aos bois: se – se, vejam bem – a Lusa vendeu a escalação do Héverton, foi para um certo rubro-negro, que está se fingindo de vítima nessa história toda. Os inocentes que acham que a história da manipulação é “teoria conspiratória” estão caindo no jogo deles. E, comprovada a armação, punição pesada neles. Dois gigantes da Itália já foram rebaixados por armações fora de campo. Fazer nosso time de maior torcida pagar por malfeitos seria uma prova de maturidade do futebol brasileiro.

  • Ozarides

    E quem tem dinheiro para pagar a Portuguesa?
    E se ela fez, porque ainda foi pedir R$4 milhões à CBF?

    • Helio Pesci

      Ozarides, se houve pagamento não foi para a Instituição, e sim para alguma pessoa física, né?

      • janca

        Provavelmente, claro.

      • Ozarides

        Sim. Mas continuo achando que é apenas uma teoria desvairada da conspiração, para desviar o verdadeiro foco (flu/unimed/cbf/stjd).

  • SHAOLIN

    É tanta sujeira,maracutaias, corrupçao, caixa 2, tapetão, q estão acabando tanto com futebol como todos esportes profissionais onde envolve dinheiro. É melhor começar a acompanhar os esportes amadores, futebol de várzea, e a garotada da base. Aliás a mais de 30 anos não vou assisitir a um jogo profissional em estádios, além das despesas altas, cenas de vandalismo, não se tem segurança alguma, é melhor assistir aos jogos da garotada. A TV deveria voltar a apresentar o futebol amador o saudoso Desafio ao Galo, o Dente de Leite, são espetáculos de futebol muito mais sadios.

  • SÉRGIO CARLOS FRANCISCO

    QUE SEJA PUNIDO QUE ESTIVER ERRADO, SEJA QUEM FOR.SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS.

    • Robi

      Boa, Sergio!!! Sem bairrismo!! Sou tricolor carioca e penso do mesmo jeito!! Punam seja quem for para servir de exemplo, seja meu time ou qualquer outro que estiver envolvido!!

      • Sou tricolor e concordo, com o que vc. falou.
        Se duvidas do que eu falo, olha a lista abaixo
        1981 – Palmeiras saiu da Segunda para a primeira divisão no mesmo ano.
        1983 – Vasco, Santos e Guarani não se classificaram para o Campeonato Brasileiro de 1984 e entraram pela janela.
        1986 – Santos em penúltimo em 86, foi salvo pela Copa União em 1987, assim como o Botafogo.
        1987 – Flamengo e Internacional descumpriram o regulamento e deveriam ser rebaixados por isso, como foi o Coritiba em 1989.
        1992 – O Grêmio ficou em oitavo na Segundona e o que fez a CBF?
        Mudou o regulamento para subir 8 times e assim o Grêmio foi beneficiado.
        1993 – Botafogo e Atlético MG ficaram nas últimas posições, mas não foram rebaixados.
        1996 – A virada de mesa que salvou de tabela o Fluminense e o Bragantino (este, time do presidente da CBF, Nabi Abi Chedid), na verdade foi uma composição entre a CBF e o Clube dos 13 pra salvar o Corinthians e Atlético PR envolvidos em um escândalo de arbitragem.
        1999 – A Copa João Havelange foi criada em 2000 para salvar o São Paulo (que escalou o Sandro Hiroshi irregular), Botafogo e Internacional (clubes que fugiram do descenso no tapetão). Nesse ano não houve disputa da série A, B, ou C. Houve um torneio só com todas as divisões, divididas em módulos, classificados pelo ranking.
        O Fluminense disputou a Série C em 99, foi campeão e estava com tabela pronta na série B em 2000, e só voltou pra Série A em 2001, por mérito, porque foi um dos melhores classificados na João Havelange em 2000, como o São Caetano (que veio do módulo amarelo).
        2000 – O Corinthians termina a João Havelange em penúltimo, mas também não é rebaixado…
        ”PAGUE A SÉRIE B?” Vão remar!

        • antonio ferreira

          Ainda tem o Flamengo 2002 que escalou Wendel irregularmente e que deveria perder 15 pontos e ser rebaixado.A Portuguesa foi rebaixada e Flamengo nao punido continuou na seri A. Framengo pague serie B>

        • Smith

          Idiota, quem descupriu o “regulamento” em 1987 foi a CBF (junto com o FluminenC e o Vasco), logo, a CBF é que deveria ter sido rebaixada!!!

  • Antonio Carlos

    É mais fácil o mundo parar de girar, que o Fluminense ser rebaixado para a 2ª divisão.

  • Thiago

    Pra mim está claro que a questão da punição da Lusa foi flagrante e que a do Flamengo foi no embalo para justificar a perda da Lusa (a do Flamengo é duvidosa mesmo, e o jogador chegou a ficar de fora. Se não tivessem que punir a lusa, acho difícil que o Flamengo perdesse pontos). Alguém da ZN pagou a lusa.

  • Julio Cesar

    Não sei o que, mais que tem cheiro de coisa muito errada nisso, tem.

  • Augusto Botelho

    Leiam antes de tecer comentarios sem embasamento.
    http://blogcoronelpaul.blogspot.com.br/
    Obrigado

  • touche

    Alo, Ministerio Público.
    Aproveitem para quebrar os sigilos bancarios e telefonicos das quadrilhas do fluminense, do condominio STJD (Sim apenas um condominio com seu estatuto – que não pode estar acima da constituição) cujo garoto que é presidente foi colocado lá pelo papai e, logico, investiguem também a quadrilha da CBF (Vale lembrar que o escritorio de advocacia do vice-presidente Peter Bart Simpson atende às mazelas da CBF).
    Ah! ia me esquecendo. Ainda de “quebra”, ops, quebrem os sigilos do Rubens Lopes e da Federação Carioca de Futebol.
    Pelo que a gente lê na internet, 6 vão ficar boquiabertos.
    Ah! Ministerio. Dá uma olhada naquela sumula rasurada do jogo vasco x flamengo do ano passado, quando após o jogo, quase todos os jogadores do vasco e diretoria foram expulsos e ninguem foi punido.
    Parece que a filha do tal Rubinho presimente atende às mazelas do Vasco.

    • Andre

      Touche, Vc está delirando, meu filho!!! O “ÚNICO” beneficiado nesta escalação foram VCS!!! FLA pague a série B!!!!!!!!

  • Ozarides

    A quem interessa o resultado extra campo? Basta pensar…

    Se prevalecesse os resultados de campo, quem cairía?…

    Estão criando teorias e mais teorias para desviar o foco a aplacar a repercussão negativa contra flu/cbf/stjd. Apenas isso…

  • rodrigo

    Janca,parece que o promotor Senise se pronunciou e disse que entenderam errado a entrevista dele (lembre-se que muitos da imprensa são sensacionalistas). Disse que ele tem provas que a Lusa sabia do julgamento. O que não quer dizer que sabia que o Heverton estava suspenso. O advogado Sestario pode ter informado (erradamente ou propositalmente) que a punição era de um jogo.
    Acho que a desastrosa administração do Mané da Lupa tinha que terminar com mais um escandalo, mas ainda acho que não fariam isso propositalmente, até por que com o rebaixamento ele perdeu qualquer esperança de reaver os R$ 20 MM onde ele era avalista nas operações do Banco Banif. Sem Serie A, sem contas, sem grana, ele não recebe nunca.
    E outra, a Instituição Portuguesa de Desportos não tem nada a ver com as maracutaias do futebol. Até por que com essa história só se prejudicou e não ganhou nada. Pior, está à beira da extinção. Mas seria muito bom que, se comprovado isso, os envolvidos fossem pra cadeia. Todos, sem excessão.

    • janca

      Por enquanto não tem nada provado, as investigações estão em andamento.

  • Ozarides

    No final de novembro, vasco, coritiba e lluminense estudaram uma forma de tirar pontos de Ponte Preta, Portuguesa e Criciúma alegando que: “feriram o regulamento do Campeonato Brasileiro por terem em seus elencos mais de cinco jogadores provenientes de outros clubes da primeira divisão. Por isso, querem que esses clubes sejam punidos com perda de pontos”.

    No dia 4 de dezembro o blog “flusócio” (grupo político do clube que elegeu Peter Siemsem) publicou o seguinte texto: “Cabe à Diretoria agir nos bastidores…”

    • Rlima

      Ozarides, É simples assim caso a portugue$a não colocasse o Heverton para jogar, quem cairia era o seu framengo, pois o seu clube jogou no sábado e não tinha nenhuma chance de reverter esse quadro no campo.

      Só mesmo comprando a Lu$a.

      Por isso a frapre$$ criou todo esse circo para achincalhar o Fluminense Football Club.

      Vcs quase conseguiram, só que a verdade vai estourar e o dia da ” fra fraude ” vai chegar..

      Êeee mulambo pague a serie ” D “

  • adams

    É o típico caso de Teoria da Conspiração + Promotor-querendo-aparecer. O mal da mídia paulista é ficar tentando arrumar justificativas para a incompetência da portuguesa… E o promotor, vamos ser honestos: viu na confusão uma chance de ganhar os holofotes. Aí ele diz, sem provas: ‘há fortes indícios…’ e a mídia, q ñ especula apenas repercute, aceita… E assim, vamos mandando a justiça desportiva pro lixo… Algum jornalista ñ questionou as inúmeras desculpas da portuguesa para a sua incompetência? Não, não vi nenhum…

    • janca

      Eu questionei várias vezes, mas também questiono a CBF, ao contrário de você, e o STJD, que passaram por cima do Estatuto do Torcedor. Se tivesse sido seguido (o Estatuto) nada disso teria acontecido. E como tem de ser seguido, o promotor também quer os quatro pontos de volta pra Lusa e Flamengo. Cumprindo lei federal.

      • adams

        Vcs, Lancenet, entrevistaram no dia 07/01/2014, O advogado Heraldo Panhoca, (um dos redatores da Lei Pelé, do CBJD e também do Estatuto do Torcedor). E ele diz categoriacamente na entrevista (vou copiar aqui):
        “Por fim, o advogado ainda garantiu que o Estatuto do Torcedor não foi desrespeitado no processo que envolveu a escalação irregular de Héverton como acreditam alguns especialistas:

        – O Estatuto do Torcedor no seu artigo 34/35 também foi cumprido porque as decisões da Justiça do Trabalho são proclamadas em audiência com a presença do advogado da parte e aí não se espera a publicação. Ele sai intimado do ato tal qual a Justiça Desportiva fez com o advogado da Portuguesa.”
        Me desculpe Janca, gosto muito de vc porque é um dos poucos na mídia que fala com propriedade, mas dessa vez vou discordar de vc. Tenho certeza q o promotor apenas está querendo aparecer na mídia. E usa a incompetência da portuguesa para aparecer.

        • janca

          O Panhoca não é dono da verdade. Há outros advogados e especialistas em direito constitucional que têm outro entendimento sobre a questão.

          • SE FOI ELE QUEM FEZ O ESTATUTO,ENTÃO VC TA PERDENDO TEMPO JANCA,DEVERIA PROCESSAR O PANHOCA.

          • roberto

            Há uma diferença entre publicidade e publicação, vejam:
            Publicidade = Qualidade do que é tornado público: a publicidade dos debates judiciários.
            Publicação = Ato pelo qual se torna público um fato; divulgação.

            Estatuto do Torcedor – Artigo 35 da Lei nº 10.671 de 15 de Maio de 2003

            Art. 35. As decisões proferidas pelos órgãos da Justiça Desportiva devem ser, em qualquer hipótese, motivadas e ter a mesma publicidade que as decisões dos tribunais federais.

            § 1o Não correm em segredo de justiça os processos em curso perante a Justiça Desportiva.

            § 2o As decisões de que trata o caput serão disponibilizadas no sítio de que trata o parágrafo único do art. 5o.

            § 2o As decisões de que trata o caput serão disponibilizadas no sítio de que trata o § 1o do art. 5o. (Redação dada pela Lei nº 12.299, de 2010).

            Publicidade judicial a que se refere o artigo 35 do estatuto do torcedor diz respeito a um trâmite processual sem “segredo de justiça”. Por exemplo, um segredo judicial pode ser solicitado a fim de evitar o constrangimento público a um réu ou para facilitar uma investigação.

            Note que os julgamentos da Portuguesa e do Flamengo ocorreram sem segredo de justiça, havendo plena “publicidade judicial” conforme determina o primeiro parágrafo do Art.35 do estatuto do torcedor.

            Afirmam que o STJD (Justiça Desportiva) é apenas um regulamento e que não pode se sobrepor a uma lei federal, óbvio. Mas observando a primeira linha do Art.35 (acima) nota-se que a própria lei federal reconhece a legitimidade da justiça desportiva em ações proferidas ao âmbito esportivo.

            Note ainda que no 2° & 3° parágrafos do Art.35, diz que as decisões deverão ser disponibilizadas no sítio de que trata o § 1o do art. 5o. (Redação dada pela Lei nº 12.299, de 2010).

            Vejamos o que diz o artigo 5 da Lei nº 12.299, de 2010 – na integra:

            “Art. 5o ………………………………………………………………

            § 1o As entidades de que trata o caput farão publicar na Internet, em sítio da entidade responsável pela organização do evento:

            I – a íntegra do regulamento da competição;
            II – as tabelas da competição, contendo as partidas que serão realizadas, com especificação de sua data, local e horário;
            III – o nome e as formas de contato do Ouvidor da Competição de que trata o art. 6o;
            IV – os borderôs completos das partidas;
            V – a escalação dos árbitros imediatamente após sua definição; e
            VI – a relação dos nomes dos torcedores impedidos de comparecer ao local do evento desportivo.

            § 2o Os dados contidos nos itens V e VI também deverão ser afixados ostensivamente em local visível, em caracteres facilmente legíveis, do lado externo de todas as entradas do local onde se realiza o evento esportivo.

            § 3o O juiz deve comunicar às entidades de que trata o caput decisão judicial ou aceitação de proposta de transação penal ou suspensão do processo que implique o impedimento do torcedor de frequentar estádios desportivos.” (NR)

            Notamos que os 3 parágrafos do artigo 5 (acima) não obriga a publicação, na Internet, da relação dos jogadores suspensos pelo STJD; porém a CBF o fez, segunda-feira, após o julgamento. Onde ela errou?

            Porque será que os que só lêem e escrevem em jornais populares teimam em apontar arrogância do STJD e incompetência da CBF? O que o Fluminense Football Club têm haver com a incompetência jurídica de Flamengo e Portuguesa ? Até quando teremos torcedores lunáticos fantasiados de jornalistas esportivos incentivando ações na justiça comum e atos agressivos contra torcedores Fluminense ?

            São essses mesmos torcedores lunáticos e fantasiados de jornalistas, que pregam, demagogicamente, a paz nos estádios.

            É evidente que as liminares obtida por torcedores de Flamengo e Portuguesa estão baseadas na teoria do jurista francês Antoine Garapon, na qual ele adverte para a tentação populista onde alguns juizes, sucumbem, tornando-se permeáveis às demandas da opinião publica com intuito de obter aprovação popular.

          • VC Q É O DONO DA VERDADE,KKKKKKKKKKKKKKKKK.

      • William

        Ninguém passou por cima de Estatuto de Torcedor nenhum. Me cite um advogado especializado em Direito Desportivo que tenha defendido esta tese. Só ocorreu manifestação de curiosos. Advogados de outras áreas querendo aparecer, ou para sustentar tese de jornalista(s) em busca de audiência.

        Questionar o cumprimento do estatuto do torcedor agora para beneficiar Portuguesa e Flamengo é puro casuísmo, me desculpe. Não dá para engolir essa. Porque não questionou antes ? O negócio funciona desta forma há anos e agora não serve mais ? Porque não interessa neste momento, é isso ?

        Faz o seguinte, seguindo esta lógica vamos pegar todos os jogos do campeonato e tirar pontos de todos os times que escalaram jogadores que estavam suspensos após a publicação, seguindo esta sua “brilhante” tese. Vamos ver como fica a classificação. É isso que você quer ? Olha que o Corinthians vai ser rebaixado.

        • janca

          A tese não é minha. É do Carlos Eduardo Ambiel.

        • Na rua da sua casa (supostamente) tem um trecho que para certa direção é contra mão. Como corta um bom caminho no seu trajeto de todo dia, você há anos passava por esse trecho na contra mão e nunca aconteceu nada. Até que um dia, tinha um agente da CET parado logo depois do trecho e você foi multado. Pergunta: Você entra com recurso dizendo que sempre andou na contra mão ou passa a partir daí a respeitar a contra mão da rua? E vou mais longe. Vo cê mora em um condomínio, que tem um estatuto onde diz que “neste condomínio é proibida a entrada de gays, lésbicas, negros, índios, amarelos, e qualquer outra pessoa que não seja ariano”. Você cetamente irá respeitar, já que o “estatuto” do condomínio é SUPERIOR à constituição Federal onde prega que todos somos iguais perante sa Lei. Brasil, pais onde não se respeitam as leis, principalmente se a mesma atinge MEU UMBIGO. Hipócritas

  • igor

    Se isso for verdade não resta dúvida que foi o FLAMENGO quem pagou para a lusa escalar o Heverton, já que tinha escalado o André Santos no dia anterior e para se livrar do rebaixamento comprou a portuguesa

  • Paulo Soares

    Gostaria de saber porque o Site Lancenet publicou na sexta-feira (06/12/13) a noite a suspensão do Andre Santos do Flamengo, e não publicou no Sábado (07/12/13) apos o jogo Flamengo x Cruzeiro ou no Domingo pela manhã que o Flamengo escalou jogador suspenso estando portanto correndo o risco de perder 4 pontos e ser rebaixado salvando o Fluminense, e no minimo estranho que um Site renomado quando se trata de esporte, deixar de publicar um BOMBA jornalistica nunca vista.
    Será que se a houvesse a publicação Portuguesa escalaria o Héverton?

  • Ozarides

    Conforme a revista Veja, o celular que o advogado Sestário usa, registrado no nome da esposa (a mesma que tirou a foto com o Fred e a camisa do flu…), registrou telefonemas de Valdir Rocha da Silva às 9h46 e 17h12 do dia 6. O julgamento que suspendeu Héverton no STJD começou às 11h. No dia seguinte, foi Sestário quem ligou para Valdir Rocha da Silva (jurídico da Lusa), às 18h52. Portanto houve contato entre eles, mas o que foi informado? Teria aí surgido a proposta da CBF ou do tricolor das Laranjeiras?

    Agora, que clube chegou na última rodada brigando para não cair? Quem tem como patrocinador uma empresa que deve milhões ao fisco municipal e mesmo assim gasta horrores em salários e contratações de jogadores? Quem contratou um jogador caríssimo, vindo da China, com salários na casa do milhão sob o risco de jogar uma Série B?

    • alexx

      JOGADOR CARÍSSIMO VINDO DA CHINA???? QUEM?/ O FLU COMPROU OD DIREITOS DE ALGUM JOGADOR CHINÊS?? PELO QUE ME LEMBRO, O CONCA VEIO SEM CUSTO, POIS ELE Ñ TINHA MAIS CONTRATO LÁ…COM RELAÇÃO A SALÁRIO, NORMAL….Ñ SE GASTOU NADA ACIMA DA MÉDIA QUE SE GASTA HJ EM DIA NO FUTEBOL BRASILEIRO.,..SÓ PRA CONSTAR, ELE GANHA 700MIL..QUER UM CAMISA 10 IGUAL?/ VAI N CHINA!!! CRIANÇA

  • the valmoreira

    A POLICIA FEDERAL MAIS A INTERPOL TINHA QUE INVESTIGAR AFUNDO O FUTEBOL BRASILEIRO DESDE ANO 2000 PARA CÁ AI COMPADRE SE ISSO ACONTECESSE TINHA TIME QUE ESTARIA AMAIS DE 100 SEM SABER O ERA UM AVIÃO E VIVENDO DE PAULISTINHA!

  • Marco

    Blog do paulinho: nova “coincidência” nos leva a crer que algo de estranho realmente ocorreu naquele período. O auditor do STJD, um dos responsáveis pela punição a Heverton, no famoso julgamento, é o Dr. Paulo Henrique Bracks, por acaso, ou não, irmão da suposta intermediária entre Manuel da Lupa e a UNIMED. Obra do acaso, conspiração do Universo ou acerto entre amigos ?

  • Simples, qual era o time que estava na luta para cair? O Flor, quem patrocina a C.B.F? Unimed, muito estranho o Flor virar um jogo no segundo tempo, com casa cheia na Bahia! FluminenC.

  • Erik

    Eu apenas espero que tudo seja apurado e que a justiça seja feita, doa a quem doer!
    O que não pode é continuarmos com esta bagunça e falta de profissionalismo em nosso futebol, é uma falta de respeito com os torcedores e que por muitas vezes esquecem da moral e se atacam com este clubismo idiota e ridiculo, temos que saber que os maiores prejudicados somos nós “torcedores”.

  • Robson

    No final tudo vai acabar com 24 clubes. Se o MP entrou , vai começar a investigar . Isso leva tempo e o campeonato não poderá começar sem uma definição. Enfim ,tudo vai acabar bem. Agora se o MP descobrir se realmente alguém levou dinheiro para prejudicar a LUSA , tem que pegar cadeia. Uma coisa é certa , o presidente do Fluminense estava muito calmo na entrevista, isso , chamou minha atenção.

    • paulo

      Rapah — você não entendeu neh. O Flamengo pagou para alguém dentro da Portuguesa deixar o erro ser cometido ou cometê-lo. Porque o Flamengo havia errado e sabia que seria rebaixado. A solução seria outro clube (a lusa) perder pontos e deixar o Fla fora da zona. É isso. Fluminense entrou nessa de gaiato pois nem sabia em que colocação ficaria na última rodada. fato.

      • Marco Aurélio

        “Amigo” vc ta sendo bairrista, precisa analisar os fatos, o site “LUSANEWS” do sábado já listava o Heverton como jogador em disposição ao técnico, outra situação…pense bem, o jogador em questão – Héverton – ja estava concentrado com o resto da equipe desde a sexta, sendo que o jogo do flamengo foi no sábado…analise friamente a situação…la pelas 21h do sábado um dirigente do flamengo percebeu a falha ai ligou para o dirigente da portuguesa pq sabia que eles estavam com o jogador irregular concentrado…beira o ridículo né? Aparentemente houve por parte do flamengo incompetência mesmo, não fraude como está querendo ser evidenciado.

        • Guilherme Oliveira

          Eu não acredito que a página da Lusa News sirva para referência nesse assunto.
          Vi alguém indicando a série possibilidade de edição da página, sem que essa tenha sido mencionada no corpo, como pode-se perceber quando se compara o texto que está lá com o desse site que faz clippings: http://siga.st/futebol/portuguesa/article/1132722/em-clima-de-despedida-portuguesa-realiza-ultimo-treinamento-do-ano_
          Dizem que ocorreu a adição do parágrafo em relação ao Hevérton no Lusanews após às 22hrs.
          E a Portuguesa não se concentrou na sexta, no máximo o fizeram no sábado.

  • edisoncm

    muito se fala, agora por que já não fala o nome do Flamengo tem medo?
    para o tal falado estatuto do torcedor, o advogado estava presente e o mesmo que publicar.
    #alusasefu
    #flaroubou

    • janca

      Não é o mesmo que publicar, porque as demais partes envolvidas, inclusive time adversário, árbitros e torcedores não sabiam.

      • Nelson Ribeiro

        Não há lei em lugar algum que diz que o juiz tem que saber. É responsabilidade dos gestores e treinadores. Publicidade foi dada, o Lance mesmo publicou sobre o assunto duas vezes no dia anterior.

        • janca

          Pela lei a punição só passa a valer depois que publicada no site da entidade que organiza o campeonato. O que só foi feito segunda.

  • Jorge Castro

    Agora a máscara tá caindo, um tal de Bandeira falou que tem vergonha na cara.. rs rs rs rs !!! Compraram a Lusinha e tudo está sendo descoberto. Quebrem logo o sigilo telefônico do fra e da lusa e pronto. Ainda assim tentam colocar a culpa no FLUMINENSE. A casa caiu e framengo tbm.

    • Diego

      Infelizmente não vão expor o nome FLAMENGO, farão de tudo para colocar a culpa no FLU, é mais fácil, o Flamengo é um produto mais valioso para a CBF e a Globo, isso tudo aconteceu porque o Flamengo escalou irregular no Sábado, sabia, e ficou com medo depois.

  • Fabio

    O que diremos de parte da imprensa que crucificou o fluminense e sua torcida ?

    • janca

      Se a CBF tivesse seguido o Estatuto do Torcedor o Fluminense, um dos quatro últimos colocados em campo, teria caído. As suspensões só deveriam valer depois de publicadas no site da CBF, ou seja, após segunda. Devolvendo os pontos à Lusa e ao Flamengo, o Fluminense, que é parte interessada na história, cai, pois em campo ficou entre os últimos quatro colocados.

      • Nelson Ribeiro

        O Estatuto do Torcedor é que deveria seguir a lei anterior. Outra coisa, uma entidade privada pode ter o seu próprio manual de conduta. É o mesmo que entrar em um bar. Todo mundo pode entrar em um bar, a lei é federal que não pode discriminar,mas eu como dono posso dizer que não pode entrar bebum.

      • André

        Janca

        Essa conversa de estatuto do torcedor é apelação, a punição se dá imediatamente após a condenação, MESMO EM TRIBUNAL DA JUSTIÇA COMUM, ou vc espera que um assassino seja solto e a pena só valeria após a publicação da mesma?
        10 em cada 10 advogados que militam na justiça esportiva, concordam com essa tese, o mundo esportivo sabia que quem é condenado na sexta não joga no fim de semana.

      • O mané de janca, tú é burro mesmo.

  • Diego

    Na minha opinião vai rolar maracutaia até no MP, ou vocês acham o MP incorruptível? Estão fazendo tempestade em copo dágua só porque foi o FLUMINENSE o beneficiado, ninguém lembra que o Flu ganhou de virada do Bahia na ultima rodada jogando na Bahia, o Vasco tomou de 5 e isso o levou a se salvar, caso o Flu empatasse o jogo era o VASCO o salvo, o Flu comprou o Bahia também? o Vasco poderia ter ganho o jogo que terminou 3 horas depois do jogo do FLU e seria ele o Salvo e o dinheiro que o FLU pagou para a Lusa salvaria o Vasco, Piada né? o Flamengo ja sabia que estava errado como mostra o e-mail vazado do advogado do clube falando que se a Lusa não tivesse cometido esse erro eram eles na “B”, o Flamengo jogou antes no sábado, o Flu pagou o Flamengo também pra escalar errado? Muita gente vai se surpreender ainda se o MP agir certo, CBF não é parceira do FLU, muito pelo contrário… sempre ferra o FLU, Tentou dar o Titulo de 87 para o Flamengo e não conseguiu, Ricardo Teixeira era Flamenguista, a corja dele ficou enraizada na CBF, Tem gente falando que o FLU esta quieto, sempre esteve na dele desde o começo.
    É como comentaram antes, todos os clubes recebem o regulamento antes do inicio do campeonato e tem 15 dias para expressar alguma divergência, o campeonato começa com todos concordando, os clubes gostam desta forma por isso não fazem nada, hoje um sorri, amanha ele reclama, é assim.

  • Tá claro que foi armação, no sábado o fla escala um jogador irregular mesmo tendo a imprensa e o próprio jogar avisado aos dirigentes rubronegros, que o mesmo não podia jogar, e por uma coincidência impressionante a lusa mesmo sabendo escala um jogador num jogo sem importância. Espero se provado que lusa e fla fizeram isto, sejam rebaixados pra série d, e não façam como fizeram com o corinthias e atlético pr, envolvidos num escândalo muito parecido e que não deu em nada para os dois, chega de impunidade.

  • RODRIGO BANHO

    Janca, essa questão de desrespeito ao estatuto do torcedor eu não entro muito no mérito. Pois li o estatuto de cabo a rabo e não li um artigo sequer do E.T. que diga que a punição só valha após publicação pela CBF. Diz-se, sim, que deve ser dado publicidade à punição. Não diz nem quando deve ser feito isso…

    Enfim… mas a título de imaginação, vamos admitir que a punição só deveria valer depois de publicada no site da CBF.

    Se for isso, joga o campeonato Brasileiro de 2013 no lixo (os anteriores não por questão de prescrição). Tira o título do Cruzeiro, as vagas da Libertadores dos times que as conquistarm…

    Pq todos os jogadores julgados e condenados no STJD jogaram irregulares nas partidas após publicação no site da CBF.

    Pois cumpriram “à toa” a suspensão no jogo imediatamente após julgamento e entraram em campo, suspensos, no jogo seguinte (provavelmente após publicação da suspenção pela CBF).

    Nessa ciranda toda aí já vão ser dezenas de pontos de diferença pra cada time… vai ser outra classificação…

    Pq na prática é isso o que vai acontecer. Eu, inclusive, tou com minha ação prontinha pra entregar na justiça, caso a decisão do STJD seja jogada no lixo.

    É isso que os torcedores de todos os times querem? É isso cruzeirenses? É isso, botafoguenses? É isso gremistas? É isso Atleticanos? É isso o que vocês querem? Pode jogar o CB de 2013 no lixo?

    Todo esse esforço só pra ver o Fluminense na série B? O FLuminense é tão importante assim mesmo que você, Cruzeirense, abra mão de um título seu só pro Fluminense(!) ir pra série B?

    Eu partucularmente, acho que tudo pode, e deve melhorar. Seria ideal que o torcedor pudesse saber imediatamente da punição sobre um jogador? Seria ideal que tudo fosse automatizado e célere? Com certeza absoluta!

    Lutemos para aprimorar esse sistema!

    Agora, querer mudar todo o passado, todo um sistema (por mais “ilegal” que pudesse ser) conhecido e respeitado por todas as partes envolvidas, sabendo que isso aconteceria apenas para justificar a incompetÊncia de 2 clubes que cometeram uma atitude amadora e pra ver o Fluminense rebaixado (merecidamente, diga-se de passagem), é um absurdo!

    E para fechar, se o torcedor realmente quer saber se o seu jogador foi suspenso ou não no julgamento do STJD basta acompanhar o LANCENET que sempre acompanha, em tempo real, diga-se de passagem, os julgamentos do STJD.

    Abraços!

  • Marco Mesquita

    Só sei que essa operação para salvar o flu do rebaixamento, avacalhou de vez o futebol brasileiro em um todo. E se alguma coisa for feita para encobrir o que aconteceu, nem copa do mundo vai ter direito. por conta dissom cancelei meu PFC e estou muito bem sem ele.

  • Canela

    ta na cara que o urubu ta mais sujo do q pau de galinheiro… ta enrolado até o pescoço nessa historia… até uma criança sabe disso.. kd a imprensa p investigar agora??? kd espn?? rmp? mauro cezar? os reis da moralidade… kkkkk só podia ser mais uma da mulambada mais suja do futebol…

  • Carlos

    Concordo com td q já foi dito: futebol brasileiro (clubes, organizadores, patrocinadores, tribunais), enfim td uma bagunça (pra não dizer outra coisa).
    Quanto ao assunto “estatuto do torcedor”recomendo este vídeo…que não sei bem pq não está no site do sportv, já que a entrevista foi dada lá:

    http://www.youtube.com/watch?v=8V4gWzWgWbc&feature=player_embedded

    Trata-se do Dr Heraldo Panhoca, especialista em direito esportivo e um dos autores de:
    LEI PELÉ, CBJD E ESTATUTO DO TORCEDOR.
    A partir dos 4 minutos do vídeo é bem elucidativo quanto a esta questão.

    Mas não sejam preguiçosos e assistam tudo. hehehehehe

  • Ozarides

    Há indícios que na outra pinta está a Unimed. Já há blogs anunciando isso.

    Unimed = flu + cbf

    • ALEX

      ACHO QUE O CELSO BARROS DEU DINHEIRO AO BUNDEIRA DE MELO PARA ESCALAR O O TAL ANDRÉ CLARINDO DE FORMA IRREGULAR…E O SR. BUNDEIRA DE MELO ENFIOU TUDO NO FIOFÓ

  • Queridos torcedores, não esqueçam de apoiar nosso equipe na 2ª divisão. Embora eu não vá conseguir assistir aos jogos, os estádios são distantes, Conto com todos vocês.

    Obrigado,

    Grande abraço do Presidente
    Vasco da Gama

  • jota

    Isso não vai dar em nada, vai acabar tudo em pizza, é só rever os casos passados e que ninguem apurou nada,vejam , o flu que pulou da terceira pra primeira divisão( copa joão havelange)o vasco que foi campão em cima do são caetano, o estadio de são januario caiu, cade os direitos do torcedor,caso da venda do neymar,até hoje não se sabe quanto custou? e o pior de todos foi o sumisso do ex presidente da cbf?cade ele? cade o dinheiro roubado ?sem falar na globo que é a pior de todos !!!

  • Vítor

    Os times que poderiam ser rebaixados eram: Vasco, Criciúma, Lusa, Bahia, Coritiba e Fluminense.

    Lembrando o caso…

    O julgamento foi na SEXTA, o advogado deveria ligar/avisar a Lusa na SEXTA, logo após o julgamento. Portando, a maracutáia foi feita na SEXTA-FEIRA antes de a rodada começar. O jogador já encontrava-se relacionado e concentrado para a partida, já que a Lusa não havia sido avisada sobre alguma restrição.

    Vale lembrar que o Sestário(advogado da lusa), é tricolor.
    É só analisar o caso e ver que é reincidente.

  • José Américo

    Isso com certeza vai acabar em uma certa empresa de Assistência Médica. Já existe fortes indícios de que a fumaça partiu dali.

  • Carlos

    Concordo com td q já foi dito: futebol brasileiro (clubes, organizadores, patrocinadores, tribunais), enfim td uma bagunça (pra não dizer outra coisa).
    Quanto ao assunto “estatuto do torcedor”recomendo este vídeo…que não sei bem pq não está no site do sportv, já que a entrevista foi dada lá:

    http://www.youtube.com/watch?v=8V4gWzWgWbc&feature=player_embedded

    Trata-se do Dr Heraldo Panhoca, especialista em direito esportivo e um dos autores de:
    LEI PELÉ, CBJD E ESTATUTO DO TORCEDOR.
    A partir dos 4 minutos do vídeo é bem elucidativo quanto a esta questão.
    Ele só se engana quando diz que todos os orgãos de imprensa divulgaram no domingo pela manhã que o Andre foi escalado irregularmente e o fla perderia os pontos…ISSO NÃO FOI DIVULGADO…E EU PERGUNTO O PQ!!!!

    Não sejam preguiçosos e assistam o vídeo inteiro.

  • Helio Gonçalves

    Caro Janca:
    Para com essa bobagem de Estatuto do Torcedor. Arrume outro argumento. Desde a primeira rodada quem foi julgado na sexta cumpre a suspensão no sábado ou domingo. Ninguém reclamou em vários casos nesse campeonato. Essa busca de esconder a verdade é irritante.
    Investigue-se. Se comprovado o suborno, FLA ou FLU deve ser severamente punido junto com a Lusa. Se não houve suborno, que se mantenha a punição para que os outros 18 clubes não tenham feito papel de bobo respeitando o regulamente.
    Veja essa outra abordagem do famigerado Estatuto:

    Art. 9o É direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da Competição sejam divulgados até 60 (sessenta) dias antes de seu início, na forma do § 1o do art. 5o. (Redação dada pela Lei nº 12.299, de 2010).
    § 1o Nos dez dias subsequentes à divulgação de que trata o caput, qualquer interessado poderá manifestar-se sobre o regulamento diretamente ao Ouvidor da Competição.
    § 2o O Ouvidor da Competição elaborará, em setenta e duas horas, relatório contendo as principais propostas e sugestões encaminhadas.
    § 3o Após o exame do relatório, a entidade responsável pela organização da competição decidirá, em quarenta e oito horas, motivadamente, sobre a conveniência da aceitação das propostas e sugestões relatadas.
    § 4o O regulamento definitivo da competição será divulgado, na forma do § 1o do art. 5o, 45 (quarenta e cinco) dias antes de seu início.
    A CBF emitiu o RGC/2013 regulamento geral das competições nos art. 52, 53 e 54, que diz que serão julgados e processados pelo STJD na forma prevista no CBJD-Código Brasileiro de Justiça Desportiva, art. 133 CBJD decisão produzira efeito imediatamente independente de publicação ou presença das partes.
    Se o regulamento foi divulgado e ninguém reclamou nos prazos é sinal que todo mundo aceitou, inclusive a Portuguesa e você,
    Grande abraço,

    • Mas é fato que há conflito com o próprio Estatuto do Torcedor. Esse é o tipo de brecha e falha que os advogados sempre aproveitam. Não há como contra-argumentar isso.

      • Helio Gonçalves

        Caro Rodrigo:
        Você reclamou do regulamento no prazo de dez dias? Não? Então tem que concordar que jogador suspenso na sexta não joga no sábado ou domingo. O ESTATUTO do TORCEDOR foi cumprido.
        Essa discussão é bobagem. Você já tinha ouvido em Estatuto do Torcedor influenciar julgamentos antes de alguns jornalistas o usarem para tentar burlar o regulamento? Aposto que não.
        Deve-se apurar se houve suborno. Quem subornou, se foi inclusive o meu FLU, deve cair para a QUARTA divisão. A Lusa não tem mais desculpa. Tem que cair mesmo. ou por descuido ou por aceitar o suborno.
        Grande abraço.

    • Nelson Ribeiro

      O Estatuto do Torcedor é que deveria seguir a lei anterior. Outra coisa, uma entidade privada pode ter o seu próprio manual de conduta. É o mesmo que entrar em um bar. Todo mundo pode entrar em um bar, a lei é federal que não pode discriminar,mas eu como dono posso dizer que não pode entrar bebum.

  • Nilson

    Só mesmo um idiotta para achar que a UNIMED pagou a Lusa para salvar o flalixo. O Flu não precisava do Heverton pois o André Santos já havia jogado. A UNIMED teria comprado então o flalixo? Teria também comprado o Vasco para perder, haja visto que o Vasco estava na frente do Flu também.

  • JUNIOR

    Quem não tem vergonha na cara agora? o FRAMENGO NÃO TEM.O FLUMINENSE APENAS CUMPRIU O REGULAMENTO E FEZ VALER SEUS DIREITOS. QUEM VAI PEDIR DESCULPAS AO FLU?

  • Ozarides
    • ALEX

      ESSE CARA TEM VÁRIOS PROCESSOS E INTIMAÇÕES DA JUSTIÇA POR CALÚNIAS E DIFAMAÇÃO, E VIVE SE ESCONDENDO, FUGINDO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA..ACREDITA EM BANDIDO:?? VC DEVE SER UM TB, POIS ESSE SEU NOME É FAKE….SE TEM DENÚNCIA QUE FAÇA DE CARA LIMPA E Ñ SE ESCONDENDO ATRÁS DE UM FAKE..

    • ALEX

      IHIHIHIHIHIHIHIHI PIOR IMPRENSA QUE EU JÁ VIIIII..FICA QUERENDO ABAFAAAAR..QUE O URUBU COMPROU A LUUUSAAAA…SÓ PRA JOGAR A SÉRIE AAAAAAA…EHEHEHEHEHEHE MULAMBO PAGUE A SÉRIE DDDDDD…MULAMBO PAGUE A SÉRIE DDDDDDD…MULAMBO PAGUE A SÉRIE DDDDDDD…MULAMBO PAGUE A SÉRIE DDDDDDD

  • Li todos os comentários acima para tirar a minha conclusão. Para mim há indícios alguém se beneficiou (os únicos são Fla e Flu) da escalação do jogador da Lusa. E também há indícios que a Portuguesa foi conivente ( o erro foi muito primário). Se as provas aparecerem, os culpados devem ser rebaixados não apenas para a 2ª Divisão mas para a 4ª Divisão. Além disso, devem ser multados e proibidos de participar de competições internacionais por um bom tempo. Quanto a um dos comentários que li sobre a queda de 6 clubes para a 2ª Divisão por eles não terem conseguido os resultados no campo, lembro que os 2 a mais que subiriam para a 1ª Divisão também não conseguiram seus resultados no campo e, pelo mesmo raciocínio, não deveriam subir. Então, ou ficariam apenas os 18 clubes ou cairiam apenas os 4 piores colocados após as punições.

    • Ozarides

      O Flamengo não lutava contra rebaixamento. E porque escalaria um jogador irregular num jogo festivo?

      Quem lutava contra rebaixamento eram outros…

      • janca

        Exatamente. Também não consigo entender. Por que escalaria um jogador irregular num jogo festivo? Para perder os pontos que ganhasse em campo + três? Aí não dá.

        • Como disse o Ronaldo Fenômeno:
          Os caras administram os Clubes como se fossem armazéns e querem reclamar, do cumprimento das regras que os mesmos clubes
          assinaram e concordaram.
          A incompetência de Flamengo e Portuguesa não tem nada a ver com o Fluminense.
          Foi o Fluminense quem mandou escalar o Andre Santos pelo Flamengo e o Héverton pela Portuguesa?
          Agora viram que fizeram a coisa errada, estão se esperneando.

          • janca

            O Ronaldo, Fenômeno, deveria se preocupar com a Copa, já que faz parte do Comitê Organizador Local e de organização não temos nada. O amadorismo não é só nos clubes brasileiros… No COL e na CBF também.

  • Marcus Cunha

    Janca; investigação tem que ter pra todo lado. Mas a questão é a seguinte: Por que o Flamengo tentaria defender a Lusa no primeiro julgamento, sendo que se a Lusa não fosse condenada e o Flamengo fosse, o Flamengo cairia? A verdade é que pisaram no Estatuto do Torcedor. Isso já é o bastante. Nada disso teria acontecido se tivessem cumprido o Estatuto.
    Outra questão: Julgar um campeonato após o fim não é a mesma coisa que julgá-lo na metade. Os resultados conquistados em campo deveriam se manter. Lusa e Flamengo jogam a série A 2014, inicinado com -4 pontos. Simples assim!

    • janca

      Nada é simples nesse caso, Marcus. Mas se tivesse respeitado o Estatuto do Torcedor a CBF teria, pelo menos, diminuído o risco de uma possível armação. A simples suspeita de que tenha havido tira a credibilidade _que já não era das maiores_ de nosso futebol.

    • Exatamente, Marcus.

      A indicação da FIFA para esses casos, é que no campeonato seguinte, os times comecem com os pontos que foram “retirados” no campeonato anterior.

      Com isso, esses cenários que estão acontecendo agora, seriam muito difíceis de acontecer.

      Concordo contigo.

      E também concordo com o Janca: se o STJD não se achasse tão “supremo” assim, a ponto de “passar por cima” do estatuto do torcedor, que é quem “manda” nesses casos, o problema já teria sido resolvido, não teríamos tanta mídia em cima disso, sendo desviada de coisas muito mais importantes do interesse do país…

      Infelizmente, alguma coisa acontece “as escuras” enqto todos olham para a “coitadinha” da Portuguesa…

  • O Fluminense, que não denunciou ninguém – não fez parte de nada – tem sido massacrado pela opinião pública. O Flu atuou apenas como terceiro interessado. Lei é lei é só seguir que o que foi combinado.

    • janca

      Se lei é lei teriam que respeitar o Estatuto do Torcedor, algo que a CBF não fez.

  • Jorge

    Depois de tantas declarações da maioria dos juristas que militam no direito esportivo, da existência da Lei Pelé, que define as funções e atribuições do CBJD e do decreto que a regulamenta , você (e o promotor específico de defesa do consumidor) ainda insiste em pubicar que o Estatuto do Torcedor não foi cumprido? Não acha que é forçar muita barra. Por que o promotor, ou quem fica leventando essa questão, não consulta quem participou de tais Leis e regulamentos? Há juristas que participaram das três, Lei Pelé, Estatuto do torcedor e CBJD. Como sugestão faça uma consulta a um deles e decida coerentemente ao invés de tentar formar uma opinião, no mínimo questionável.
    Voce acha mesmo que algum torcedor antes de DECIDIR comprar ingresso irá consulta o site da CBF para saber se determinado jogador vai estar em campo ou não?
    Se um jogador for punido, o clube entrar com um recurso na sexta-feira e o jogador for absolvido o clube deverá esperar a publicação no site para utilizá-lo no fim de semana? A CBF deve ter muitas mazelas, mas neste caso o argumento utilizado é muito fraco.

    • janca

      A CBF deve ter muitas mazelas? Você não acompanha o histórico da entidade, até há pouco presidida por Ricardo Teixeira, que saiu atolado por denúncias de corrupção? Quem assumiu era o vice mais velho dele, José Maria Marin. E outra: se tivesse publicado na sexta quem tinha ou não condições de jogo o Héverton seria impedido de jogar. O lesado é o torcedor, que acompanhou o campeonato do ano passado e agora segue a luta no tapetão. Prefiro o campo aos tribunais.

      • Jorge

        O Héverton seria impedido de jogar por quem?
        O Flamengo escalou o seu jogador mesmo com toda a mídia informando na manhã de sábado que ele tinha sido punido, inclusive em um dos maiores jornais de circulação no País. Quem decide é o clube e assume os riscos.
        E não estamos discutindo a CBF e sim a insistencia de transferir esta responsabilidade para ela.
        E quanto ao estatuto? Nenhum comentário?

  • Se o responsável pela negociata da Lusa ter “vendido” sua própria vaga ter sido o presidente anterior, o Manuel da Lupa, o clube tem chances de ser punido, uma vez que o presidente atual é o Ilídio Lico?

    Ou o fato de que a punição não tinha valor pela falta da publicidade pode fazer com que apenas os dirigentes, talvez o Manuel da Lupa e algum envolvido do outro clube, sejam punidos?

    • janca

      Por enquanto as investigações correm paralelamente ao que quer o MP, um Termo de Ajustamento de Conduta por parte da CBF, devolvendo os pontos a Flamengo e Portuguesa por não ter cumprido, ela, CBF, o Estatuto do Torcedor. As punições valeriam só para o jogo seguinte, já que foram publicadas no site da entidade apenas na segunda. O resto é especulação e o caso vai se decidir muito em função do que for apurado, algo que o MP está fazendo. E talvez dependa mesmo, se aprovado pela Justiça, de quebra de sigilos bancários e telefônicos dos suspeitos, que não foram nomeados pelo MP.

  • Ozarides
  • VINICIUS

    Devem investigar TODOS os clubes que poderiam ser beneficiados com tal perda de ponto: os que brigavam para não cair , o clube que errou um dia antes e ,claro, a Portuguesa.
    O MP e a polícia Federal desvendam isso rapidinho. Basta querer!

    Não boto a mão no fogo por dirigente nenhum! As provas irão dizer quem comprou a Lusa.

    • janca

      Se é que houve a compra, digamos assim. Por enquanto correm investigações, ainda não vi provas nesse sentido.

  • ronaldo

    Parece que a ficha começou a cair. A Lusa não é assim tão vítima, tão prejudicada, tão coitadinha. Primeiro disseram que foi armação CBF e STJD para beneficiar o Flu. Já está provado que a Lusa sabia do fato. Agora estão dizendo que tem indícios que correu dinheiro para, de propósito, escalarem irregularmente o tal jogador. Vão dizer: o Flu pagou. Não acredito nisso. A verdade é: ou se cumpre aquilo que foi assumido, regulamento, ou vira bagunça, cada um fazendo o que der na telha. Assim é que seria virada de mesa.

    • janca

      Mas se é para cumprir o que está escrito deveriam cumprir o Estatuto do Torcedor, que é lei federal.

      • Jorge

        Somente o pessoal de SP está com este disco arranhado.

        Conforme Mário Bittencout:
        “O Estatuto só confere legitimidade ao torcedor quanto à lesão ao direito próprio, mas não cria legitimação extraordinária que lhe permita deduzir pretensão em nome do clube que admira. Do contrário se abrirá precedente irreversível para que o torcedor, rodada a rodada, obtenha decisões que interfiram na tabela e nas punições da Justiça desportiva. O Artigo 133, maliciosamente atacado, é parte integrante do CBJD que, por sua vez, é regido pela Lei Federal 9615/98 (Lei Pelé), criada em respeito ao artigo 217 da Constituição Federal, que, por conseguinte, confere autonomia à Justiça Desportiva. Definitivamente não possui qualquer subordinação ao Estatuto do Torcedor.”
        “Trocando em miúdos: os julgamentos de Héverton e André Santos foram públicos (publicidade); os clubes se fizeram presentes através de seus advogados (intimação); e a decisão foi divulgada no site da CBF (publicação).
        “Aliás, apenas por amor ao debate, mesmo que existisse a referida hierarquia, publicidade, publicação e intimação não se confundem, eis que publicidade traz a necessidade dos atos processuais serem públicos (acessíveis a todos); publicação é a necessidade de exibir ao público; e intimação é o ato processual que dá à parte o conhecimento oficial da decisão, sendo este o momento que determina o início dos efeitos da decisão ao intimado, neste caso, o clube.
        “Trocando em miúdos: os julgamentos de Héverton e André Santos foram públicos (publicidade); os clubes se fizeram presentes através de seus advogados (intimação); e a decisão foi divulgada no site da CBF (publicação).
        “O artigo 133 é expresso ao determinar que a intimação da parte produz efeitos independentemente de publicação, desde que previamente intimada para a sessão de julgamento.”

        • janca

          Como você escreveu conforme entendimento de um advogado, que não é dono da verdade. Há outros que pensam diferente, inclusive no Rio.

      • André

        Janca, vc ta falando sobre Estatuto do torcedor e ai fica um questionamento: Pq o arbitro do jogo do Vasco passou do limite de 60 minutos, contrariando o que diz o estatuto?? Outro coisa: Pq ele não verificou a questão de segurança, quando o estatuto diz que Tem que haver segurança feita pela PM. Se vc for ver o VASCO teria como questionar isso Também!! Justiça pra tds sem clubismo, ok???

  • wladmir

    Não foram erros isolados!!! Aconteceu com o Botafogo da Paraíba pela Copa do Nordeste de 2014! Então, apesar de comentários e baboseiras, o que falta mesmo é regulamentação das leis do futebol sem ferir nenhuma outra que esteja acima.SRN.

  • gustavo

    A favor do Fla o fato do Heverton já estar relacionado pro jogo, antes da partida do Fla.
    É o q diz o site da Lusa.
    http://lusanews.com.br/2013/12/07/em-clima-de-despedida-portuguesa-realiza-ultimo-treinamento-do-ano/

    • Nilson

      Relacionado só pouco antes do jogo no domingo. Essa reportagem mostra somente o clima de despedida da Portuguesa. Se procurar, vai ver que o Gilberto participou de tudo mas não foi relacionado.

      • janca

        Isso é verdade, Nilson.

    • ALEX

      O GILBERTO TB TAVA LÁ..É DE PRAXE NA LUSA, TODO JOGADOR SUSPENSO PARTICIPAR DE TREINAMENTO..OLHA LÁ..A CARINHA DO GILBERTO….MUAMBO DE COCÔ…..A MERDA VAI FEDER PRO LADO DA GAYVEA..CHORA MULAMBO DE COCÔ

    • RODRIGO BANHO

      Notícia, que foi oportunamente alterada, por quem a publicou, vide print a seguir:

      http://4.bp.blogspot.com/-TEmUabUiTYU/UuXjYJJh4GI/AAAAAAAAF2M/0b_ADHdAi2A/s1600/A1.png

  • andre moreno

    no futebol sempre vai ter coisas escondidas debaixo dos tapetes e nao vai acontecer nada porque nessa historia os palhaços somos nós esse que é a verdade

  • Robert

    Caro janca, eu tenho a seguinte visão:
    Claro que o flamengo sabia q Andre Santos não poderia jogar
    Se até a midia sabia no dia 06/12, um dia antes do jogo…
    http://www.lancenet.com.br/minuto/Suspenso-Andre-Santos-Cruzeiro-Brasileirao_0_1042695943.html
    O Andre Santos tb admitiu q sabia:
    http://www.youtube.com/watch?v=pQwK11N7KO0
    O q pode ter ocorrido:
    O flamengo encarou o jogo com o cruzeiro como festivo, entrega de faixas, etc…
    Clima de amistoso digamos… Ocorre que o jogo por ser valido pela 38ª rodada do brasileiro estava submetido aos mesmos criterios de suspensão de atletas que vigoraram durante as demais 37 rodadas…
    Aí sábado a noite deram conta da burrada… Sim perderiam 4 ptos no STJD inapelavelmente… Sim, há jurisprudencia farta sobre o tema em casos anteriores… pra ficar apenas na 1ª divisão do brasileiro: http://www.espn.com.br/noticia/375667_em-2010-gremio-prudente-perdeu-pontos-em-caso-identico-ao-da-portuguesa
    Aí, de maneira deveras conveniente, o cidadão heverton entra em campo aos 35 do 2º tempo…
    o resto da historia todos nós conhecemos…
    Abs e parabéns pelo blog

  • André

    Quem começou esse papo de Estatuto do Torcedor foi o Juca Kfouri que publicou um texto do Carlos Ambiel advogado trabalhista ligado ao SPFC no blog dele, e isso virou um mantra de boa parte da mídia, mesmo sendo rebatido por todos que militam na justiça esportiva, inclusive o relator da lei Pelé, do próprio estatuto, por isso Janca vou postar aqui um link do face, uma carta aberta para o próprio Juca onde é rebatido esses argumentos falhos do Carlos Ambiel.
    Vamos ser menos doutrinários e mais técnicos e racionais.

    https://pt-br.facebook.com/notes/est%C3%A9fano-cerqueira/carta-aberta-ao-juca-kfouri-e-a-quem-mais-servir/10200623115420651

  • Joca

    Janca,

    O que chama a atenção é o fato que no dia dia 07/12/13, às 18:48m, foi publicada notícia no site lusanews, acerca do último treino da Portuguesa no ano. Na nota é destacado que Heverton estava relacionado para o jogo de domingo, dia 08/12/13, contra o Grêmio.

    Tal matéria foi publicada antes mesmo do início do jogo Flamengo x Cruzeiro, programado para às 19:00h, do dia 07/12/13.

    Ou seja, independentemente da escalação do André Santos pelo Flamengo, a Lusa decidido relacionar o Heverton, mesmo esse estando suspenso.

    Segue a matéria e o link:

    Em clima de despedida, Portuguesa realiza último treinamento do ano

    7 de dezembro de 2013 às 18h 48m Futebol 8 comments

    Por Lucas Ventura

    (Foto: Lucas Ventura/Lusa News)

    Praticamente garantida na elite do futebol brasileiro para a próxima temporada, o elenco da Portuguesa realizou um treinamento na tarde deste sábado, no estádio do Canindé, visando a partida deste domingo, diante do Grêmio, pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

    Em tom de despedida, já que era a última atividade da temporada, os atletas rubro-verdes iniciaram o treino com a parte física e, posteriormente, disputaram o tradicional rachão. Além dos atletas, alguns integrantes da comissão técnica também participaram da brincadeira.

    Ao contrário do meio de semana, quando os salários estavam atrasados, neste sábado, antes do treinamento, os vencimentos dos atletas e da comissão técnica foram pagos na sua totalidade, de acordo com uma fonte ligada ao Lusa News.

    Em relação ao time que vai a campo diante do Grêmio, o técnico Guto Ferreira terá os retornos do volante Willian Arão e do meia Heverton, que estavam suspensos, e do atacante Diogo, recuperado de lesão. Por outro lado, o treinador não poderá contar com o zagueiro Moisés Moura e o meio-campista Souza, lesionados, e com o atacante Gilberto, artilheiro da equipe no nacional, com 14 gols, que foi punido com duas partidas por conta da expulsão contra o Botafogo.

    Com tudo em dia, o elenco lusitano já está concentrado para o confronto deste domingo, às 17h, diante do gaúchos, no estádio do Canindé. O torcedor rubro-verde pode acompanhar tudo ao vivo através do Tempo Real Lusa News.

    link da matéria:

    http://lusanews.com.br/2013/12/07/em-clima-de-despedida-portuguesa-realiza-ultimo-treinamento-do-ano/

    • RODRIGO BANHO

      Notícia, que foi oportunamente alterada, por quem a publicou no LusaNews, vide print a seguir:

      http://4.bp.blogspot.com/-TEmUabUiTYU/UuXjYJJh4GI/AAAAAAAAF2M/0b_ADHdAi2A/s1600/A1.png

    • Tom

      Relacionar não pressupõe levar a campo. muitos times fazem isso pq já levam recursos prontos para o julgamento visando efeito suspensivo e caso consigam o atleta joga normalmente. por isso o jogador é relacionado. é normal jogador ser relacionado mas não fazer parte do elenco que vai para jogo e banco.
      Tem muita gente falando falando (repetindo) muita asneira. UNIMED aliada a CBF , sendo que a UNIMED que patrocina a CBF é a UNIMED nacional que é uma coalizão de empresas de planos de saúde e seguros e patrocinam diversos times do país. É ate possível que o Fluminense seja um interessado na escalação irregular do Heverton , mas o fluminense podia contar também com uma eventual derrota do Coritiba para o SP (resultado normal), Agora devemos concordar que , após a noite de sábado , caso Vasco e/ou Fluminense vencessem seus jogos a única chance do flamengo escapar do rebaixamento seria a escalação do Heverton . é dificil ter certeza sobre quem fez besteira mas acusar a UNIMED-RJ de qualquer sacanagem extra campo é covardia. Em defesa do fluminense menciono o fato de que desde o fim do ano passado já foi levantando por parte da tardia essa questão da tramóia entre portuguesa e Clube X , e quem falou abertamente , antes ate do promotor do caso , Foi o Peter Siemsen. Vale Parabenizar também o Coronel Paúl e o Junior Vanucci que mesmo não mencionados pela imprensa foram os caras que desde o ano passado se preocuparam em provar que ouve trairagem

  • Neto

    Tem muitas opiniões que assino em baixo,maís falar que flamengo e vitima e piada,foi o clube culpado esse mesmo jornal divulgou que o Andre Santos tava supensão,e ninguém sabe pq tamanha imcompentência ele jogou,o promotor sabe quem são os culpados,Manoel da Lupa ta envolvido pq a ligação foi dele para Heverton,Guto tava a parte pq se não,o Heverton não teria jogado,além do proprio Heverton,que ganhou o dele como laranja,agora pq essa confusão toda so pelo Flamengo,torcedor sensato não e burro,ja tava tudo armado para uma virada de mesa,intereses globais para ficar mais claro,se justíça for feita o que não vai acontecer pq isso e Brasil,punição pesadas em todos envolvidos e rebaixamento e prísão para esses corruptos.

  • Sinceramente alguém ainda tem dúvida que a escalação desse jogador foi proposital, cabe agora o Ministério Publico apontar os culpados e a justiça punir exemplarmente todos os envolvidos, jogadores, diretores, patrocinadores, clubes e quem mais estiver envolvidos, só assim eu e muitos que gostam do futebol, voltará a acreditar nesse esporte no Brasil.

  • Alison

    Falar que a Portuguesa quis ajudar o Fluminense é burrice. Eles iam ajudar pra depois culpa-lo como anda fazendo ?

    • Eles não contavam que a farsa seria descoberta!

  • Tenho saudades dos tempos em que o futebol era apenas esporte. E digo “apenas” não no sentido de diminuir sua importância, pelo contrário.
    Com o aporte de muitos e muitos milhões de dólares (e euros, e reais, e qualquer outra moeda), aquilo que um dia foi lazer transformou-se num negócio gigantesco, bilionário mesmo, que gira verdadeiras fortunas todos os dias e desperta todo tipo de interesses, lícitos/éticos ou não. O verdadeiro monopólio em que se transformou o direito sobre esse tipo de espetáculo faz com que qualquer manobra seja feita em prol da “audiência”. O negócio é manter as pessoas ligadas na TV, nos sites de notícia, nos programas de rádio, comprando jornais. A lisura do esporte? Esquece… isso não tem a menor importância.
    Nos meus tempos de universidade, tive um professor de Direito Penal que sempre falava: “procura a quem o crime favorece.” E a quem o crime favorece, nesse triste episódio? Evidentemente a quem detém os interesses de transmissão dos jogos. Imagine a série A de 2014 sem flamengo e vasco! Isso mesmo! Se o flamengo perde os pontos do jogo de sábado, era ele a cair. O vasco já tinha feito seu “trabalho” no campo. Mas, se a portuguesa também perdesse 4 pontos, a imensa nação rubro-negra e toda a audiência que ela representa estaria salva, bem como estariam salvos os interesses da emissora detentora dos direitos de transmissão dos jogos. Simples assim.
    Com esse esquema equacionado, só faltava a parte da portuguesa. E isso se resolveria facilmente com um dos artifícios mais antigos da história da humanidade: suborno. Era só chegar na pessoa certa, oferecer a quantia adequada e pronto. E o Héverton foi escalado aos 37 do segundo tempo, numa partida onde seus atributos técnicos pouco fariam (fizeram) diferença e o circo todo está armado.
    Não sou tricolor, não simpatizo com o tricolor e, ao contrário do que a maioria diz por aí, afirmo que o fluminense estava no lugar errado na hora errada. O preço que vai pagar por recuperar no tribunal uma vaga perdida no campo vai ser altíssimo. Era melhor cair para a segundona e voltar honradamente. E o verdadeiro beneficiado com essa história segue nadando de braçada nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas.

    • Paulo Márcio

      Considerando que o 1º erro ocorreu no sábado após anuncio na imprensa, na sexta-feira, de que o atleta André Santos não jogaria por ter sido punido pelo STJD, não há como negar que o grande beneficiado por um erro da Lusa no domingo seria quem cometeu o erro no dia anterior, pois para o Flu se beneficiar de tal erro da Lusa seria necessário que o S. Paulo fosse derrotado pelo Curitiba, o vasco ganhasse do Atlético -PR e o Flu vencesse o Bahia na fonte nova. Nota: Não estou fantasiamo contra o Fla, só estou trabalhando as duas retorias ou fantasias. Detalhe: Ainda sim, se o Flu não vencesse o Bahia, toda este mega plano só serviria para salvar o Fla que errou no sábado, ou seja, Flu ajudando o Fla? ..Não creio!…Até o PT faria um plano melhor! Porém, só estou escrevendo isto para mostrar que há muita “imaginação” em jogo para provar uma suposta participação do Flu no erro da portuguesa, que não faz muito sentido, toda via, entendo que está sendo muito positiva a participação do MP, pois é muito estranho que a Lusa mergulhada em divididas, sob a administração do um presidente também em péssima situação financeira, ex-presidente Manoel da Lupa, cometesse tal erro. Minha opinião: Não creio em suborno do Flu ou do Fla, creio na incompetência da Lusa e nas muitas fantasias que nascem da animosidade que existe entre as torcidas rivais e no sensacionalismo de boa parte da imprensa esportiva que clama por falsa justiça. OBS: Busquei e não encontrei, na rede, o mesmo apoio ao Vasco quando este foi punido com a perda de 6 pontos e não pode participar da fase final de um dos turnos do Estadual, ou seja, neste caso o clamor foi de se cumprir o regulamento.

  • RODRIGO BANHO

    Notícia, que foi oportunamente alterada, por quem a publicou, vide print a seguir:

    http://4.bp.blogspot.com/-TEmUabUiTYU/UuXjYJJh4GI/AAAAAAAAF2M/0b_ADHdAi2A/s1600/A1.png

  • BIDI JÚNIOR

    NA MINHA MODESTA OPINIÃO, SE A CBF, TIVESSE ALGUÉM, ENCARREGADO, DE LIBERAR OU NÃO, A INSCRIÇÃO, DO JOGADOR PUNIDO,NA RELAÇÃO DA PARTIDA, NO CAMPO, ANTES DO SEU COMEÇO , ISTO TUDO PODERIA TER SIDO EVITADO.. MAS, COMO ESTA MILICIANA, É CHEIA DE MÁS INTENÇÕES, FAZ, ISTO DE CASO PENSADO..

    E, PELO QUE EU SEI, VC SÓ PODE COMEÇAR À PAGAR UMA PUNIÇÃO, DEPOIS DE COMUNICADO, OFICIALMENTE..

    BOM.. SOU UM SIMPLES TÉCNICO EM INFORMÁTICA, SE FALEI BESTEIRA, ME DESCULPEM.. BOA TARDE DE SEGUNDA, À TODOS AMIGOS E AMIGAS, DE TODAS AS TORCIDAS..

  • Accácio

    Janca, te admiro muito apesar do seu fanatismo clubístico. Vc está tentando nos convencer que só a CBF errou, vc está querendo dizer que durante 37 rodadas, os jogadores que foram julgados na sexta (e são muitos) e cumpriram suspensão no final de semana, seus clubes estão errados pq a CBF não publicou a tempo? Faça-me o favor. Deixe de lado a paixão. A lusa e o Fla erraram ao escalar (com conhecimento) um jogador que não tinha condições de jogo, portanto ambos tem que ser punidos ou então rasga todas as regras. Agora fala-se muito do estatuto do torcedor, mas ninguém lembrou dele durante 37 eu disse 37 rodadas é simples assim. Errou tem que ser punido.

    • janca

      De jeito nenhum. A Lusa errou feio e deve muitas explicações, digo isso desde o início. Mas a história fica mais grave se a CBF errou em todas as rodadas. Aí é piada de mau gosto. Mas se tratando de CBF…

  • Sergio

    Boa tarde Grande Janca

    Em minha modesta opinião estão se falando muito que a CBF desrespeitou o Estatuto do Torcedor, que o CBDJ não esta de acordo com o mesmo, etc,etc,etc e todos o bla bla bla de sempre, mas o Promotor já ve indicios de que alguem dentro da Lusa sabia do fato ( e eu tb acho, só não tenho certeza), ai vem a CBF e apresenta um contrato(minuta) de emprestimo onde a Lusa teria de abandonar todas as ações etc, etc, etc, até ai tudo maravilha, entrega copia pro MP e a CBF que se explique, o que pegou pior foi o presidente da Lusa no outro dia ir na sede da FPF e ajudar a reelejer por unanimidade o atual mandatario, legal né, mas Janca se houve caso de corrupção o que pode acontecer com os envolvidos ?

    • janca

      Depende muito do que for apurado. Lastimo apenas que o campeonato termine (ou não termine, o que é ainda pior) assim… Abs.

  • PELO QUE ESTÃO ESCREVENDO AI ALGUMAS PESSOAS. O FLUMINENSE DEVERIA ENTÃO RECORRER A ANULAÇÃO DO JOGO COM FLA PORQ O FELIPE FOI JULGADO NA SEXTA E NÃO PODE JOGAR NO DOMINGO,ATÉ Q O ADVOGADO DO FLUMINENSE TENTOU COM ALGUMAS LIMINARES Q NÃO FORAM ACEITAS.E O ANDRE SANTOS SE NAO ME ENGANO LEVOU 2 JOGOS.

    • Smith

      analfabeto… O A. Santos pegou apenas 1 jogo, que cumpriu contra o Vitória. Logo tinha totais condições de jogo!!!

      • ALEX

        ELE PODE SER ANALFABETO, MAS VC É BURRO MESMO….COPA DO BRASIL ACABOU, O CARA SÓ CUMPRE DEPOIS DO JULGAMENTO..SMITH..VAI CHUPAR A ROAL DO SMITH SEU LEZADO

  • teixeira

    O Estatuto do Torcedor agora garantidor,por conta de uma interpretação rebatida por advogados e magistrados,da permanência da Lusa na A, é o mesmo que não me permite,aos quase 70 anos, conhecer o novo Maracanã, que, em 1959, fui pela primeira vez. Também o mesmo Estatuto, tão endeusado, não me permite conhecer o novo Mineirão em BH onde vou ver meu neto. Os lugares marcados, vendidos ao torcedor, não são observados e fui avisado por filhos e primos que não adianta insistir em querer sentar no lugar comprado. E mais: se houver alguém sentado no assento adquirido é melhor não pedir para o outro torcedor sair,sob pena de agressões. O Estatuto parece que só serve mesmo para a Lusa. Pouco me importa, aliás, se a Lusa fique na A. Cairá em 2014. Se cair para a B, não sobe. A Lusa tem a menor média de público em 2013 e está afogada em dívidas. Clube em extinção. Porém, se tiver direito a série A, insisto, nada contra. Pena que os jornalistas não abordem a total ineficácia do Estatuto para pessoas que pagam por um ingresso numerado. Esse Estatuto, “é para Inglês ver” ou para servir a musa do verão: a Lusa. Apliquem o Estatuto, que ninguém ouviu falar até levantarem a lebre da publicação etc. Puro oportunismo de alguns.

    • janca

      Como muitos que pregam o “cumpra-se o regulamento” desconheciam o mesmo até o final do Brasileiro. Ou você acha que sabiam que a pena para escalação de jogador irregular é de três pontos mais aquele ou aqueles conquistados no jogo em questão?

      • Jorge

        Ué, regulamento não é para cumprir?
        Da mesma forma:Você acha que todo mundo conhecia a necessidade de “publicação” do estatuto.

      • Jorge

        Ué! regulamento é para não cumprir?
        Da mesma forma, você acha que alguém sabia que a CBF tinha que fazer a famosa “publicação” imediatamente após os julgamentos, como está repetindo exaustivamente.

      • ALEX

        EU SABIA, POIS O GRÊMIO BARUERI JA FOI PUNIDO DA MESMA FORMA..PERDA DE 3 PONTOS MAIS O PINTO CONQUISTADO NA PARTIDA..PQ NAQUELA ÉPOCA NINGUÉM FALOU NADA?? NEM VC SABE OQ É ESTATUTO DO TORCEDOR..VC Ñ SABE DE NADA..A MAIOR CAGADA QUE FIZERAM FOI ACABAR COM A SUA PROFISSÃO…HJ EM DIA QUALQUER MERDINHA É “JORLANISTA” JORLANISTA MESMO…PQ JORNALISTA VC Ñ É.

  • Pedro

    ENGRAÇADO!!!! A MAIORIA DOS COMENTÁRIOS CULPANDO O FLU SÃO DE FRAMENGUISTA. PORÉM SE ESQUECEM QUE QUEM JOGOU NO SÁBADO A TARDE COM JOGADOR IRREGULAR FOI O FRAMENGO. E O LANCENET TINHA PUBLICADO NA SEXTA FEIRA QUE O JOGADOR ESTARIA SUSPENSO. DEPOIS DO JOGO NO SÁBADO DO FRAMENGO CONTRA O CRUZEIRO, ONDE SE CONFIRMOU A PRESENÇA DO JOGADOR IRREGULAR, O LANCENET E A IMPRENSA DESPORTIVA SE CALARAM, NÃO PUBLICARAM NADA A RESPEITO NO DOMINGO E DIAS ANTES DA CBF DETECTAR O PROBLEMA. É MUITA COINCIDÊNCIA O RAIO CAIR NO MESMO LUGAR, OU SEJA, A LUSA COMETER O MESMO ERRO DO FRAMENGO, JÁ QUE COM TAL ERRO, O FRAMENGO SE LIVRARIA DO REBAIXAMENTO. POIS NÃO PRECISARIA DE DEPENDER DE RESULTADOS DOS JOGOS DE VASCO E FLUMINENSE. FRAMENDISTAS, SE PREOCUPEM COM SEUS RABOS E NÃO FICAM QUERENDO TIRAR A RESPONSABILIDADE DA INCOMPETÊNCIA E AMADORISMO DE SEUS DIRIGENTES. O MP TEM QUE INVESTIGAR TODOS OS ENVOLVIDOS, PRINCIPLAMENTE FRA E LUSA QUE COMETERAM ERROS QUE NEM EM TORNEIO DE VÁRZEA SE COMETE. AGORA FICAM QUERENDO CULPAR A CBF E MELAR O CAMPEONATO. QUANTO ESSA QUESTÃO DAS COMPETÊNCIAS ENTRE O CBJD E O ESTATUTO DO TORCEDOR, LOGO, LOGO A JUSTIÇA VAI DAR UM PARACER FINAL SOBRE ISSO E PRONTO. AÍ VEREMOS QUEM VAI SAIR VENCADOR. COM CERTEZA O CBJD NÃO DEVE NADA AO ESTATUTO DO TORCEDOR. QUESTÕES DE DISCIPLINA E CUMPRIMENTO DE PENAS DOS CLUBES E JOGADORES NÃO SÃO DE COMPETÊNCIA DO ESTATUTO DO TORCEDOR.

  • Divaldo Antonio de Oliveira

    Concordo que tem de se limpar os porões e caixas pretas do futebol, mas terá aterro sanitário para abrigar tanta sujeira?

    • janca

      Aí não sei.

  • Edson Medeiros

    Todo mundo agora fala em Estatuto do Torcedor, mas o que querem mesmo é a tal Lei da Impunidade. Os clubes burlam os regulamentos e acham que nada vai acontecer mesmo.

    • janca

      E a CBF descumpre o Estatuto do Torcedor e acha que vai ficar por isso…

    • janca

      E futebol deveria ser decidido em campo, não em tapetão. Uma lástima para o futebol brasileiro o rolo que virou o campeonato do ano passado. Que continua com várias e várias rodadas (ou rounds) em tribunais.

  • agora fica ai escondendo atras de estatuto de torcedor, errou tem que pagar, o regulamento ja diz tudo suspencao imediata, fla que cochilou no sabado, escalando jogador irregular, flu, teoricamente rebaixado, ja estava planejando a serie b, por contratou felipe xinimes,para segunda divisao, mais nao contava com erro amador dos portugas, ou beneficiado pelo erro do flamengo, ja em condicaes financeira dificil, se vendeu, pra que o fla nao caissem. fla entrou em desespero, quando percebeu a burrada, perca de trsnsmissao de tv, patrocinios, fez essa proposta a portuguesa, que vai ser o maior escandalo do futebol brasileiro.

  • miro

    Pela la se um funcionario foi subornado, vcs tem que culpar um clube inteiro por isso, eu hein,agora nao falta argumentos,para atirar a pedra,mas a verdade e que a CBF nao cumpriu o estatuto do torcedor,eles pensaram que nao ia dar nada,fazer o que ne,deu e Ministerio publico vai prender os envolvidos…todos….que vao para a cadeia….
    Por outro lado isso foi falta de vergonha na cara dos cariocas….Fluminense pague a SERie B…

  • pwagner

    Que alguma coisa muito estranha aconteceu na última rodada do brasileirão-2013, não há dúvida. A pergunta que não quer calar é a quem ela beneficiou: Flamengo ou Fluminense (ou os dois). Com ou sem publicação da punição, fica cada vez mais claro que a Portuguesa agiu sabendo que o jogador estava punido e não poderia participar do jogo. Provavelmente, só alguém da Portuguesa poderia dizer o que houve. Some-se a isso, a diretoria passada da Lusa estava de saída e corre o boato de que os salários dos jogadores da Portuguesa foram postos em dia antes da partida com o Grêmio. Só posso esperar que a Justiça Comum, por meio do MP, vá até o fundo dessa história mal contada e que traga à luz o que houve. Há tempos o futebol brasileiro está podre. Há tempos que uma corja manda e desmanda no futebol nacional. Está mais do que na hora de serem postos às claras. E que os clubes envolvidos sejam enviados para a Série D ou que fiquem proibidos de participar de qualquer competição nacional por um bom tempo. Que sejam exemplarmente punidos!

  • A Portuguesa tem a OBRIGAÇÃO MORAL de esclarecer DETALHADAMENTE à OPINIÃO PÚBLICA que luta de todas as formas para defender o que a Portuguesa conquistou em campo!!Em se confirmando estas suspeitas muito fortes do Dr.Senise, a Portuguesa deveria ser suspensa de todas as atividades esportivas por 5(cinco) anos e os Dirigente Envolvidos processados e presos como exemplo do combate a CORRUPÇÃO GENERALIZADA NO FUTEBOL BRASILEIRO!!Jamais ninguém em sã consciência, poderia imaginar que Dirigentes ou Funcionarios do próprio Clube vendessem CRIMINOSAMENTE a vaga da Lusa na Série A!!IMPENSAVEL!!!

  • joao lourenço finolio

    FOGO AMIGO. É exatamente onde deve ser investigado,
    se o advogado diz que passou a suspensão do Everton,
    quem recebeu não repassou a informacão.
    É aí que está o problema a ser exclarecido.
    E a outra parte tambem, quem foi que subornou ???????
    ??? Será que da para punir as partes envolvidas ????
    e não apenas explicar.
    Isso não tira do fluvira as viradas de mesas anteriores
    e com certeza esta numa das pontas dessa linha.
    Por conseguinte é mesmo um timinho do zé karioka sem ética.

  • GENTE, QUANTA BOBAGEM FALA O TORCEDOR APAIXONADO QUE QUER DEFENDER OU ATACAR UM CLUBE. EM MATÉRIA DE LEGISLAÇÃO E DOS FATOS OCORRIDOS, VAMOS AO ÓBVIO: “UMA COISA É UMA COISA E OUTRA COISA É OUTRA COISA!!!”. o CÓDIGO BRASILEIRO DISCIPLINAR É A REGRA DE DISCIPLINA DO ESPORTE, QUE REGULA AS COMPETIÇÕES E QUE TODOS DEVEM SEGUIR. PONTO!. O ESTATUTO DO TORCEDOR SAO DIREITOS DO TORCEDOR ENQUANTO CONSUMIDOR DE UM PRODUTO: ELE TEM O DIREITO DE SER INFORMADO, DIREITO A SEGURANÇA, AO CONFORTO,ETC. PONTO!
    PORÉM, AS DECISOES DA JUSTIÇA DESPORTIVA VALEM DESDE O MOMENTO EM QUE SAO PROFERIDAS.NAO PRECISA PUBLICAR PARA TER VALIDADE. A PUBLICAÇAO É MERA SATISFAÇAO À SOCIEDADE, NADA MAIS. CABE AO CLUBE ACOMPANHAR AS DECISOES, MONITORAR OS PRAZOS, ETC (TAL QUAL QUALQUER ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA). O ADVOGADO PROVOU QUE INFORMOU A PORTUGUESA. O PRESIDENTE DA PORTUGUESA, SABE-SE LÁ POR QUE OBRIGOU O ATLETA DELE A ENTRAR NO CAMPO. O JUCA KFOURI, ATÉ ONDE EU SEI, NAO É ADVOGADO. NAO TEM A HUMILDADE EM DIZER QUE , SOB SEU PONTO DE VISTA, PODERIA SER ILEGAL A DECISAO DO STJD, ETC. MAS ELE AFIRMA!!! O STJD ANULOU 11 JOGOS SOB SUSPEITA DE “ARMAÇAO DAS ARBITRAGENS” E O CORINTHIANS FOI CAMPEAO. SERÁ QUE ELE ACHA TB QUE FOI ILEGAL ESSA DECISAO?

    • estabile

      Bom meu amigo, se é isso você esta praticamente chamando o MP de incompetente, pois tudo o que você acabou de dizer o MP diz ao contrário, e acho eu que as pessoas que estão representando o MP são plenamente qualificadas para o mesmo, e acho que eles não iriam dizer nada sem antes ter certeza do que estariam afirmando, não é mesmo?

  • Ozarides

    O MP já sabe que o Flamengo não tem como ter relação com isso. Por uma simples razão. Cronologia. O julgamento dos atletas se deu no fim da manhã de sexta-feira. O jogo em que André Santos atuou foi no início da noite de sábado. Se entre o meio dia de sexta e início da noite de sábado a informação não andou dentro da Portuguesa, as razões são outras. Pois nesse período, ainda não havia a atuação do André Santos. Além disso, há provas que as ligações entre advogado e setor jurídico do clube paulista se deram no decorrer da própria sexta-feira, logo após o julgamento, como é praxe nesses casos. E, nesse momento, o que havia eram interesses de clubes que estavam para serem rebaixados.

    Coisas como essa são engendradas com antecedência.

  • É só decretar a queda de sigilo telefônico e bancário de : “framerda ” “florminense” , juntos com as ligações particulares dos envolvidos como representantes ou funcionários deste clubes .

  • Alexandre

    Bem, saindo desta esfera, o processo se torna muito complicado.

    Pode até ser injusto, mas a maneira mais simples de se resolver o problema é rebaixar a Portuguesa com os outros 4 rebaixados, sem dar vantagem a mais ninguém.
    Deixe a Portuguesa vir a público explicar o que aconteceu.

    Se realmente alguém se usou de um artifício para rebaixar o clube em troca de outro ficar, só o fez na certeza de que o STJD faria o que fez.
    Não tem outra explicação, seja para beneficiar Flamengo ou Fluminense, o objetivo de quem fez foi além de benefício próprio, beneficiar um terceiro.

    • ALEX

      AH TÁ…DAÍ O FLAMEIGO, QUE FEZ TODA A BURRADA, QUE COMEÇOU TODA ESSA HISTÓRIA SE SALVA?? SOU A FAVOR SIM, CAIAM OS 4 MAIS LUSA E FLAMEIGO QUE FCARAM ATRÁS DO FLUMINENSE, E QUE SUBAM O 5 E 6 DA SÉRIE B..PRONTO;.

  • Júnior

    Nem o torcedor e muito menos os leitores. Jornalzinho sem vergonha.

  • FLAMENGUISTAS DE PLANTÃO,LEIAM ISSO E PAREM DE FALAR BOBAGENS.

    Vazou! Troca de mensagens entre advogado e vices do Flamengo expõe divergência interna

    O fim de ano do Flamengo, que se desenhava calmo após a conquista da Copa do Brasil, está cada vez mais turbulento. Nesta quinta-feira, o site Globoesporte.com divulgou uma troca de conversas por e-mail entre o advogado do clube na polêmica de André Santos no STJD, Michel Assef Filho, e os vice-presidentes geral e de marketing, Walter D’Agostino e Luiz Eduardo Baptista, respectivamente, a qual expõe uma discórdia interna na decisão da cúpula em escalar irregularmente o jogador no último jogo do ano, o que resultou na perda de quatro pontos no Tribunal.

    Isto tudo começou após o Flamengo, no dia seguinte ao julgamento, divulgar uma nota oficial criticando a derrota na primeira instância do STJD, classificando como um desserviço ao esporte. Na primeira mensagem, Michel Assef Filho condenou o texto no site do clube e disse que o Flamengo não deveria ter escalado o atleta André Santos na partida disputada contra o Cruzeiro. Em outra parte, o advogado chegou a dizer que se não fosse o descuido da Portuguesa, éramos nós na Série B.

    Luiz Eduardo Baptista respondeu o e-mail menos de uma hora depois, afirmando que a diretoria não vai ganhar o recurso no Pleno do STJD o qual tem julgamento marcado para o dia 27 e justificou a atitude de não abrir mão do discurso da nota oficial por uma questão política. Walter D’Agostino também participou da conversa dizendo que concordava com Assef Filho no ponto de que o clube errou ao atacar oficialmente o Tribunal.

    O LANCE!Net procurou Michel Assef Filho, que alegou que as mensagens sofreram manipulação. O advogado ainda afirmou que entrará com uma queixa na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática para que o caso seja investigado.

    O teor da conversa vazada foi manipulado. É uma violação grave e buscarei meus direitos judicialmente. Farei uma queixa para que este crime do qual fui vítima seja investigado. Agora vou voltar à preparação da defesa do Flamengo para o Pleno, pois tenho certeza de que a escalação do André Santos não foi irregular disse o advogado.
    1

    • Smith

      Vc deve ser um analfabeto funcional, pra não entender as argumentações mostradas na reportagem. A discussão se passa por causa da nota oficial emitida pela Diretoria, CRITICANDO o STJD, e que essa “crítica” poderia influenciar no julgamento (o q foi verdade)!
      Em nenhum momento se refere à escalação do A. Santos, que foi brilhantemente demonstrada no Julgamento, como TOTALMENTE correta, já que o mesmo, cumpriu sua suspensão no jogo anterior contra o Vitória…

      • Vinícius

        O próprio advogado do Flamengo falou no email que vazou que eles deram sorte que a Lusa escalou errado tb, senão era o Flamengo que cairia..

        • Smith

          Não só o Flamengo deu sorte, como o Fluminense também!!!
          Quer que eu desenhe pra vc???

  • ronaldo

    o clube benificiado está na cara que foi o fla, com apoio da rede globo, caixa e adidas que pagaram a portuguesa.

  • Silva

    o único que tinha interesse era o Flamengo, muitos se fala do Fluminense, mais o Flamengo jogou sábado, e sabia que cometeu um erro… então???? mais a globo com certeza interveio para que sei time queridinho não jogue a série B…

    • Smith

      vc é imbecillll…….

  • Arthur

    Mesmo sabendo do histórico nada limpo do futebol, da CBF e do Flamengo, nunca acreditei nessa teoria da participação do Flamengo no caso.
    Se eu acreditar que o Flamengo pagaria a Lusa pra colocar um atleta irregular e continuar com menos pontos que o Flamengo, seria obrigação ter certeza que é absurdamente mais fácil e lógico, o Flamengo se arrumar nos bastidores do STJD (tão sujo quanto CBF, Flamengo, tvs) e garantir o que seria óbvio: se a Portuguesa não levasse o Héverton pro jogo, o Flamengo nunca perderia no STJD.
    Me imaginando no lugar da Portuguesa, estaria rindo de orelha a orelha se recebesse essa proposta de outro time grande, e do RJ ainda. Não há dinheiro que pague cumprir a suspensão do Héverton e expor um grande do RJ em tentativa de suborno.
    O Flamengo sabia da punição do André Santos, nunca tendo negado isso, mas entendeu que não jogar contra o Vitória seria o suficiente (como entende a FIFA e quem pensar logicamente sobre um atleta punido com cartão vermelho num jogo). Mas as competições da CBF são regidas pelo CBJD, que dá a possibilidade de não cumprimento da suspensão automática do cartão vermelho, através de um julgamento no TJD (Inter, Grêmio e Santos tiveram casos assim nesse ano).
    Acredito que a Portuguesa simplesmente errou, por entender errado a informação do advogado. O resto é fanatismo, como o de 98% dos torcedores em relação ao Fluminense e seus torcedores, que não tiveram absolutamente culpa alguma em toda essa história.

    • Ao ofender gratuitamente a instituição Flamengo , vc acha que merece credibilidade ou respeito ?

      • Arthur

        Desculpe Silvio. No lugar de Flamengo, entenda todos os clubes de futebol que disputam os campeonatos nacionais.
        Num meio que movimenta uma enorme quantidade de dinheiro, dirigida por amadores (que só pensam em seus bolsos ou clubes, e nunca num campeonato mais forte, rico e justo), é muito difícil você encontrar um clube com uma história exemplar.
        A atual administração do Flamengo merece parabéns em relação às dívidas geradas nas administrações anteriores do clube. Pagar impostos em dia, regularizar os atrasados e manter a folha dos jogadores em dia, como estão fazendo atualmente, muda a imagem do clube para possíveis patrocinadores, e entre os próprios jogadores.
        Repito: ninguém é santo no futebol nacional, mas tenho quase certeza que a Portuguesa somente errou. Sem influências externas.

  • Vitor Hugo Sousa

    Caro Janca, Boa Tarde.

    Sou flamenguista e serei sempre em qualquer situação, seja na série A, B, C ou D.

    O que não dá mais para aturar é torcedores dos outros clubes insistindo, como li, inclusive aqui, que isso é armação conjunta do Flamengo, da Globo (pela audiência que o clube dá) e pela CBF.

    Analisando apenas a questão da audiência, para a Globo ( na minha humilde opinião), seria muito mais vantajoso se o Flamengo fosse (conforme várias pessoas aqui disseram) rebaixado para a série D direto. A Globo poderia comprar os direitos de televisionamento por um preço baixíssimo, afinal, de grande, na série D só estaria o Flamengo mesmo e repassar o produto (no caso a publicidade do campeonato) para “n” patrocinadores e exibir os jogos da série D com uma enorme audiência.

    Ainda analisando por esta ótica, vemos que o público nos estádios é cada vez menor. O único time que tem arrastado sua torcida por onde passa é o Santa Cruz, que, nas séries D e C bateu recordes e mais recordes de público. Imagine então a quantidade de torcedores que o Flamengo não levaria aos estádios na campanha para voltar a série A ?

    Espero que não tenha havido mesmo o suborno à Portuguesa, mas, se for provado, que realmente sejam punidos os culpados.

    Já disse aqui anteriormente que caso o campeonato brasileiro deste ano se torne uma segunda Copa João Havelange eu desistiria de acompanhar o futebol brasileiro, mas o lado torcedor fala muito mais forte e estarei com meu time em que divisão ele estiver, mesmo que venha a ser punido.

    Um abraço.

    Vitor Hugo

  • Afcs

    Janca, desculpe, mas vejo uma incoerência na sua posição e de parte da mídia sobre o não cumprimento do ET por parte da CBF. Porque a empresa onde voce trabalha (assim como outras 3) não esperou a publicação por parte da CBF da suspensão do André Santos para comunicar aos leitores? Parece que o Lancenet e a CBF concordavam com os prazos e efeitos sobre suspensão até o dia 07/12/14.

  • JC

    QUE promotor e esse eu que sou leigo sei que tem dois casos ai um de corrupção e outro para quebrar a regra do jogo como ele vai obrigar a CBF a devolver os pontos Basta Um dos Clubes entrar na justiça e já comprovado que aportuguesa cometeu um erro de direito ao quebrar a regra é so reparar o que diz o código penal Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento

  • Gustavo

    E pq n vejo nenhum MP do Brasil solicitando a investigação do jogo vasco e atlético/PR onde qualquer ser humano sensato não houve condições de continuar aquele jogo, por falta de segurança, ambulância, tempo decorrido de parada, caos, jogadores aos prantos etc. Falam tanto de Estatuto do Torcedor, mas o jogo que mais foi descumprido essa norma foi o do vasco x atlético pr. Então Janca relate isso tb, parece que querem um disputa SP (lusa = 2º time da maioria do estado paulista) x RJ (flu). Mas a pior coisa aconteceu nesse jogo que relatei, cadê as investigações???? Pq continuou qdo o estatuto diz q o visitante ficaria com os 4 pontos??

  • Denizar

    Devem cair os 4 que caíram dentro de campo.

    Na minha opinião montaram essa bagunça para salvar o Vasco ou Fluminense e o Flamengo entrou nesta para tentar dispistar a bagunça.

    Se salvarem o Fluminense deviam os outros 19 times não entrar em campo contra o Fluminense e ele se tornar o primeiro Campeão Invicto por WO.

    Entre os outros 19 clubes fazerem um troféu simbólico do verdadeiro campeão.

    • Nilson

      Essa merda aqui vcs publicam. O meu não.

      • alex

        ESSE JANCA É UM PAU NO CÚ….IDIOTA..ALUNO DO JUCA KFURO….UMA ANTA..VIREI AQUI CAGAR DE RIR DA CARA DESSE MANÉ…É TORCEDOR DA LUSA ESSE BOSTA..ELE E O TAL PIANISTA LUNÁTICO…..PAU NO CÚ…ARROMBADO….TU PERDEU A MORAL..VAI PERDER O EMPREGO TB POR TANTA BOBAGEM QUE FALA

  • Mesmo existindo pareceres jurídicos distintos , vc insiste partindo do princípio de que o STJD errou. Parabéns pelo excelente serviço jornalístico. Nada parcial e bastante contributivo para a sociedade. Vás longe na carreira , rapaz. Quanto aos dirigentes da CBF , enquanto não surgir um candidato de oposição que não esteja envolvido em denúncias e sofrendo investigações , vamos deixar os atuais. Para ter o Andres Sanches prefiro o fim do futebol brasileiro. Assim , aproveitamos e fazemos uma limpeza no jornalismo esportivo.

  • Armando

    Deve-se respeitar a lei. A Lusa fica e o Flumerdense cai.

  • Janca, boa tarde!

    Li uma reportagem sobre esse mesmo assunto em outro site e qual não foi a minha surpresa ao ver que vc também já preparara um artigo no seu blog. Parabéns!

    O que mais me deixa, na verdade, triste, é que essas falcatruas já estão “manjadas”.

    Eu, são paulino, e meu pai, cruzeirense, estávamos vendo as partidas juntos e conversando sobre futebol. Ao final dos jogos, ao ver a classificação, ficamos estupefatos ao ver que dois times auto-declarados grandes, do RJ, estavam rebaixados para a série B (que deveria chamar Segunda Divisão mesmo, sem essas maquiagens e Série B ou Paulista A2, A3, enfim…).

    E quando soubemos que, no mesmo domingo, o Fluminense já estava preparando um dossiê para que a Lusa perdesse os pontos e, assim, livraria o Fluminense do rebaixamento, eu virei para meu pai e disse: “Pai, engraçado é que eu nem fico mais surpreso com isso. O que realmente me chama a atenção é tentar entender COMO o Fluminense já sabia do resultado da Portuguesa e também já sabia que tinha jogador irregular?”. Qdo eu fiz esse comentário, na mesma hora chegamos a mesma conclusão: ao ver que o Fluminense não estava conseguindo se manter na 1a divisão, alguém do clube ligou para alguém da Portuguesa, ordenando que o Héverton fosse escalado e, assim, desse motivo para a contestação dos pontos do jogo da Portuguesa.

    De fato, depois de um pouco mais de um mês, esse assunto veio a tona novamente, agora pelo MP.

    Novamente, não fico surpreso. Eu já não acredito mais em campeonatos aqui no Brasil, por vários motivos e esse é um deles.

    Infelizmente, até no futebol o povo é corruptível.

    Existe uma regra na FIFA que diz que caso algum time seja sancionado em pontos e o campeonato já esteja finalizado, a perda de ponto deverá acontecer no campeonato seguinte, ou seja, no campeonato de 2014 a Portuguesa e o Flamengo começariam com 4 pontos a menos e, ao meu ver, esse é o método mais simples que se tem para evitar esses absurdos que estão acontecendo desde o último apito do campeonato de 2013. É simples e, teoricamente, muito difícil de ser corrompido.

    Esperamos que o desfecho seja o mais digno possível: de que os 4 rebaixados em campo, sejam os que realmente disputem a segunda divisão em 2014, isso SE acontecer um campeonato brasileiro organizado pela CBF e não acontecer um Copa JH 2.

    forte abraço!
    Fernando Cunha JR

    • Nelson Freitas

      Carinha, vc é muito ignorante e mentiroso. Onde foi que o Flu fez dossiê? A denúncia partiu da CBF, sua anta catatônica. Se liga zé mané, não tem ottário por aqui.

    • Vinícius

      Qual ofoi essa reportagem. Ninguém falou que o FLuminense sabia disso e preparou dossiê algum.

      Publica o site pois nenhum site que eu vi publicou isso!

    • Manoel Lourenço

      Ei, seu palhaço, vai procurar o que fazer, seu analfabeto!!!! Seu comentário é tão ridículo que ao invés de fazer raiva, faz rir. Quer dizer que o Fluminense compro a Portuguesa? Isso é o que eu digo que é um time de coração. Comprou a Portuguesa e salvou o Flamengo. Se idiota, se a Portuguesa não tivesse feito a besteira que fez, quem cairia era o Flamengo, seu zé ruela!!!

      • Manoel, espere o parecer do MP e depois conversaremos novamente.

        Um dos maiores problemas do futebol no Brasil é o excesso de bairrismo.

        E o pior cego é aquele que não quer ver. 🙂

        abs
        FJR

        • CARLOS

          BURRO..ANTA, ASNO……QUAIS ADJETIVOS VC PREFERE…??? VC TA SE QUEIMANDO A TOA E AINDA EXIBINDO UM SITE DE SERVIÇO SEU?? VAI PERDER CLIENTE

        • ALEX

          CARA..VC NUNCA CHUTOU UMA BOLA…..PÁRA DE FALAR MERDA

    • CARLOS

      CARA, VC E SEU PAI FUMARAM MACONHA ESTRAGADA..VENCIDA..OU FOI COGU?? PQ INVENTAR UM “DOSSIÊ” ESSA FOI O FACTÓIDE MAIS BIZARRO QUE JÁ VI..ENTÃO, O FLU MANDOU O MULAMBO ESCALAR O CARA DE FORMA IRREGULAR E MANDOU A LUSA FAZER O MESMO..É ISSO??? JÁ QUE ESSA REGRA DA FIFA EXISTE, NEM SEI DE ONDE VC TIROU ISSO, NA ÚLTIMA RODADA DO BR14, VOU MANDAR UM E-MAIL PARA MEU CLUBE PAGAR UM MILHÃO DE REAIS PARA O CR7 JOGAR APENAS A ÚLTIMA PARTIDA….COMO ELE Ñ ESTÁ INSCRITO, ESTARÁ IRREGULAR..MAS NUM DÁ NADA, TIRA-SE OS PONTOS NO ANO DE 2015….PÁRA DE FUMAR MACONHA ESTRAGADA BAMBI

  • Ronnie

    Não precisa nem investigar quem levou vantagem, foi o Fluminense e caso encerrado.

    • Nilson

      Está com medo, mulambo, de ver seu flalixo ser incriminado?

      • Eduardo

        Anti- Flamenguista, vcs com seus recalques fortalem o meu flamengo!!!!! Mulambo??aposto que vc deve torcer pra algum time que já fez um “TUR” na segunda divisão. Uhasuhasuhasuhasuhasuhasuhasuhasuhasuhasuhasuhuashuahsuhasuhasuhaushasuhsauah

  • Nelson Freitas

    Só mesmo sendo muito ignorante pra acharem que foi o Flu que pagou pra Lusa escalar o atleta para salvar o fla. O Flu não precisava do Heverton pois já tinha o André Santos.

  • Rico

    Quando o André Santos jogou, o Héverton já estava relacionado para o jogo da Portuguesa.
    O jogador estava relacionado no sábado e permaneceu no Domingo, já basta como “irregularidade”. Não necessita entrar em campo.
    O jogo do Flamengo, não valia nada. Tanto que foi antecipado por não interferir em quaisquer dos resultados dos jogos da última rodada. ( Só idiota não quer entender ). Na verdade eu acho que existe uma entidade, ET, médium na Gávea. Uma pessoa capaz de prever o futuro.
    Veja: Ele conseguiu prever os jogos: Vasco, Criciúma e do Fluminense. Procurou a direção da Portuguesa em plena época de eleição, suborna-la para que ela escalasse um jogador irregular e fosse rebaixada no lugar do Flamengo que estava em 11º lugar e acabado de ganhar a copa do Brasil.
    Tudo isso em menos de 15 horas. O cara ( et, médium, etc ) é um gênio mesmo.
    Agora, a teoria da conspiração está instaurada para o deleite da turma do arco íris. ( Mas….. )
    Cuidado !! Se houve compra de alguma coisa, foi o próprio Fluminense, que sabendo da suspenção do Héverton ( 2 jogos ), e da possibilidade de ganhar do Bahia, tratou de tudo com BASTANTE antecedência com a Portuguesa.
    Então coloridos, fiquem de olho nas investigações. Eu estarei de camarote assistindo talvez a mais uma queda ESPETACULAR.

  • ANTES DO JOGO DE SÁBADO.1-Em relação ao time que vai a campo diante do Grêmio, o técnico Guto Ferreira terá os retornos do volante Willian Arão e do meia Heverton, que estavam suspensos, e do atacante Diogo, recuperado de lesão. JORNAL DE SÃO PAULO , não sou flamengo mas quem armou isso armou de sexta para sábado. é só analisarem a questão tempo

  • Paulo Victor Viana

    Flamenguistas dirão que o clube envolvido nesta história toda é o Coritiba…

  • José Claudio

    A Portuguesa tem que ir para a série D.

    Ainda tem jornalista devendo a Portuguesa, será que ele estão envolvidos?

  • rogerio

    o maior beneficiado é o fluminense, o maior ganhador de tapetão da história!

  • Janca. Acho que vai acontecer isso. A Lusa vai aceitar o “empréstimo” da CBF, mas sem vincular “oficialmente” à aceitação do rebaixamento. E como farão isso? Simples. O Procurador que recebeu o telefonema do advogado vai afirmar que o mesmo falou prá ele que o jogador sofreu PENA MÍNIMA. Então, ele “achou” que pena mínima era 1 jogo, desconhecendo em qual artigo estava citado o rapaz. Pronto, final feliz, teremos campeonato normalmente, com a Lusa disputando a Série B (com um sustancial aumento por parte da Globo arranjado pela CBF) e nunca, nunca saberemos DE VERDADE o que aconteceu. Abraço amigo, mas no Brasil quem defende teses de cumprimento das Leis beira o “DONQUIXOTISMO”!

  • HEXA

    Digitem no google flusocio em nome da honra e vcs verão que 4 dias antes da última rodada as tricoletes já falavam em agir nos bastidores para evitar o rebaixamento do florminen-C. Quanta coincidência não?

    • Nilson

      Quer dizer que um site de simpatizantes do Flu mandou, virou ordem? Deixa de ser ridículo, cara. Eles estavam pressionando a diretoria como fez em 2009. Se liga mané.

    • CARLOS

      ESTÁ ESTAMPADO, EM TODOS OS SEUS COMENTÁRIOS DE VÁRIOS PERFIS DIFERENTES, COM COPIA E COLA A MEDO, O CAGAÇO DOS FLAMEIGOS…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK..JÁ QUE É ASSIM,. O FLUMINENSE MANDA EM TUDO..MANDAMOS NO FUTEBOL BRASILEIRO..MANDAMOS NO MP..COMRPAMOS TB O STF POR PRECAUÇÃO E DEMOS UM TROCADO A FIFA, APRA REBAIXAR O VERDADEIRO CORRUPTO DO FUTEBOL BRASILEIRO: FLAMEIGOS..O CAGAÇO TA ENORME..TIRA ESSA CUECA AI, PQ ELA JÁ DEVE TA BORRADA FLAMEIGO….A COISA VAI FEDER PRA BANDAS DA GAYVEA

  • HUGO LEONARDO ( FLUMINENSE )

    ENGRAÇADO SE A LUSA FOSSE SUBORNADA PELO FLUMINENSE PQ IRIA O ACUSAR DE TENTAR VIRAR A MESA ???? QUE DIZER FAZ UM ACORDO ACEITA TUDO E DEPOIS ACUSA !!!!! ISSO NÃO FAZ SENTIDO NENHUM !!!! AGORA VEJAM A POSTURA DA LUSA SOBRE O fLA !!!! NÃO SUSPEITOU DO TIME DA GÁVEA EM MOMENTO ALGUM !!!! NÃO É CURIOSO !!!! E AINDA PEDIU AJUDA AO fLA PARA SUA DEFESA ” QUER DIZER ARMAÇÃO ” PARA QUE TUDO QUE FOSSE ALEGADO PELA LUSA TB FOSSE PELO fLA, FAZENDO ASSIM QUE PARA O fLA NÃO HOUVE-SE RISCO DE CAIR POIS, ALEGARIAM AS MESMAS COISAS SALVANDO OS MULAMBOS PQ SE PUNIDOS OS DOIS SERIAM E ABSOLVIDOS TB

  • Eduardo

    Não sei à quantas anda a inteligência do povo brasileiro, pois é no mínimo muito suspeito um time relacionar um jogador reserva e coloca-lo em jogo no fim do segundo tempo da última partida do campeonato, arriscando assim, o próprio time a descer para série B nacional. Mas como não posso afirmar que teve “mutreta” nesse caso (pois sem provas, posso ser alvo de processo), deixo para as autoridades mostrarem a verdade e ao torcedor, que este possa pensar e abrir os olhos para essa corrupção e não sejam coniventes, deixem de ir os estádios (no caso, os torcedores das duas torcidas envolvidas). A minha opnião sobre o caso, eu tenho, mas infelismente não posso externar. Fica o recado.

  • Leco Barroso

    Se o Ministério Público de São Paulo já sabe que, a Lusa sabia que não poderia escalar o Héverton, e se também sabe que alguém da Lusa recebeu “vantagens” de alguém de outro Clube (que seria beneficiado, com a infração lusitana), então temos já um quadro de probabilidades bem significativo. O Clube que seria beneficiado com a escalação do atleta da Lusa é o Clube que deixou de cair para a segunda divisão, estando imediatamente acima da Lusa, na tabela, considerando-se os julgamentos de Portuguesa e Flamengo, no STJD. É só usar a lógica e apurar, no inquérito. Isso vai sangrar…muito…

  • Manoel Lourenço

    Olha, quanto mais a gente lê sobre esse imbróglio, menos se entende. Esse MP quer agradar a Deus e ao diabo. Eu sou plenamente a favor de, numa conclusão que alguém pagou à Lusa pra não cair, que o mesmo caia e leve junto a Lusa. Nesse caso, ficaria na série A os times com a pontuação a seguir. Se, porventura, Lusa e o outro time que forem envolvidos, forem punidos e deixados na série A, é melhor fechar tb, o MP.

    • E depois o analfabeto sou eu? 🙂

      Ao menos você entende o por quê de existir um MP?

      Bom, depois do seu comentário, tenho plena certeza que você foi/é um eleitores da Dilma e a corja do PT.

      Passar bem!
      FJR

  • marcio

    Todos sabemos que existe corrupção em tudo que se faz aqui no brasil, mais não podemos compactuar com isso, devemos apoiar o MP. para ele faça a justiça prevalecer, não importa se foi o meu time de coração ou o de outra pessoa, o que importa neste momento é que se encontre os culpados e que os mesmos sejam devidamente punidos no rigor da lei, é claro que por traz desta sujeira toda tem alguém envolvido, e isso deve ser esclarecido, pois ainda acho que o futebol deve ser disputado dentro de campo e não nos tribunais, mais confesso que vi com uma certa estranheza o advogado do Fluminense no julgamento, pois o mesmo sequer estava sendo citado, e no final abriram um champanhe para comemorar, isso para mim e para muitas pessoas soou como um deboche, como se tivessem tirando sarro com a cara de todos os torcedores brasileiros, nada contra o Fluminense mais acho que pelo que jogou no campeonato todo deveria sim estar na segunda divisão, pois ele não foi rebaixado por apenas um jogo e sim pela pífia campanha que fez. Então vem a pergunta, seria justo o Fluminense permanecer na primeira divisão?

  • Jorge

    Juro que não entendo o motivo de tanta discórdia. Esta discussão será eterna. O que resta de tudo isso, pode ser resumido em uma frase: No Brasil, a justiça só é boa e digna de aplausos quando nos convém!

    • janca

      O pior é que é bem por aí mesmo, muita gente pensa apenas no seu time e não no futebol como um todo. Seja torcedor, seja dirigente, até por isso acho complicadíssima a formação de uma liga.

  • Engraçado! Meu time entra na última rodada só pra cumprir tabela em jogo festivo contra o Cruzeiro, sem risco algum de rebaixamento e perde pontos….. só no futebol brasileiro mesmo! E não venham com essa de que estava no regulamento que sabia ou não sabia, pois o merda-flu foi campeão em 2010 cometendo o mesmo erro só que em jogo que valia alguma coisa e não perdeu os pontos então vamos deixar de ser hipócritas e colocar o time de flores no seu devido lugar que é a segunda divisão!

    • ALEX

      VC É BURRO HEIN…..RETRATO DO POVO BRASILEIRO, IGNORANTE, QUE EM 2007 FEZ FESTA PARA A COPA E HJ TA N ARUA GRITANDO QUE NEM UMA BIXA CONTRA A MESMA…OQ O FLU FEZ EM 2010??? SE VC Ñ SABE O TARTÁ NEM EXPULSO FOI, VEIO DO ATLETICO-PR COM DOIS AMARELOS, LEVOU O TERCEIRO NO FLU E CUMPRIU NO JOGO SEGUINTE??? TU EMBARCOU AGORA E QUE FALAR MERDA?/ SEU TIME É UM LIXO E VAI PRA SÉRIE D POR CORRUPÇÃO SEU ARROM BA DO FLAMEIGO DE MIERDA..DOIS CASOS DE CORRUPÇÃO EM UM ANO…COMPRA DA COPA DO BRASIL E COMPRA DA LUSA….

  • Manoel Lourenço

    Pessoal, esse argumento de Estatuto do Torcedor, tá me dando nojo. Com todo respeito à torcida da Lusa: quantas vezes, vcs torcedores foram até à Lusa, cobrar da diretoria anterior uma explicação? O problema é que vcs se agarraram nesse estatuto de torcedor que pra mim só funciona na arquibancada. Tem uma vida que os campeonatos têm o mesmo formato e nunca tem problemas dessa ordem e de repente a Lusa joga fora uma permanência na série A, sem “nenhum” motivo aparente!!!???. Não estou dizendo quem comprou quem, se foi o Flu, Fla, quem quer que seja, deve ser severamente punido com o rebaixamento, juntamente com a Lusa. Mas, o mais engraçado é ler que: “Não está descartada a quebra de sigilo bancário e telefônico dos suspeitos, cujos nomes até aqui não foram apontados, já que no caso de alguém ter recebido dinheiro para favorecer terceiros, prejudicando a Portuguesa, alguém pagou”. Fala sério!!!! E, por quem vcs estão esperando?

    • Manoel, o grande problema é que o STJD se achou supremo demais, passando por cima do Estatuto do Torcedor, que é quem “manda”. Eles não poderiam nunca ir contra o que está escrito neste estatuto. É a mesma coisa que os políticos inventarem uma lei que vá de encontro a Constituição Federal. Eles não podem.

      Se for analisar o problema, a solução é simples. Basta seguir o que está escrito na lei. Se o STJD pensar de uma maneira, mas essa maneira seja contrária ao que está escrito no estatuto, está errado e não pode.

      Se no estatuto está escrito que o atleta só será suspenso depois da pena ser publicada online, isso tem que ser seguido e fim de conversa.

      O que tumultua todo o processo é que os supremos do STJD, se acham supremos demais…

  • paulo victor

    só tenho uma coisa a dizer sobre isso, FLUMINENSE, PAAAAGUE A SÉRIE B!

    • alex

      FLAMEIGO PAGUE A SÉRIE D POR CORRUPÇÃO

  • Amarildo

    Gostaria de fazer uma pergunta aos entendidos ai de futebol, se nesse caso valer o estatuto do torcedor, que segundo dizem alguns juristas, que a pena tem que ser cumprida apenas depois da publicação pela CBF, como ficariam os casos de outros clubes em que seus jogadores suspensos cumpriram a pena de acordo com a lei do STJD, sendo suspensos na sexta-feira não jogaram no sábado ou no domingo, mas jogaram na rodada seguinte, se a publicação da CBF saiu na segunda ou terça eles não poderiam ter jogado na rodada seguinte. Teríamos que voltar então todo o campeonato? São vários clubes nessa situação, clubes da serie A, B, C e D, o Corinthians por um exemplo é um deles, perderia mais de 5 pontos. E os campeonatos regionais que seguem as leis do STJD, todos irregulares? Bem para vcs que entendem do assunto, respondam e justifiquem sem demagogia. Um abraço a todos.
    Ah! ia me esquecendo, se não me engano a Portuguesa na década passada entrou na justiça e ganhou a vaga do Guarani de Campinas em um campeonato ai que não me lembro qual, MOTIVO: escalação de jogador irregular.

  • Eduardo Ferreira

    Sou tricolor – e nutro grande simpatia e torcida pela Portuguesa – mas, acima de tudo amante do futebol limpo! Gostaria de uma apuração profunda sobre o ocorrido e apurado, de fato, responsabilidades e os verdadeiros culpados pelo ocorrido… Não estou satisfeito com o Fluminense na série A, entretanto não sou a favor de se rasgar o regulamento… Mas que foi e é muito estranho este imbróglio não há dúvidas.

  • Nelson Freitas

    O barraco dos mulambos está caindo. Está preso somente por uma tábua de caixote de fruta.

  • Felipe Peixoto

    Sheik, Kleber, Vargas e Dória foram expulsos em suas últimas partidas da Copa do Brasil e a punição foi apenas uma Advertência. Tá muito claro a armação que fizeram pra salvar o Fluminense. O Ministério Público em posse de documentos já afirmou que alguém da Lusa recebeu dinheiro pra escalar o Heverton.

    Eles contaram q a punição do André Santos fosse uma advertência também, por isso fizeram esse lance com a Portuguesa, sem contar q quando o Heverton entrou o Fluminense tinhca acabado de virar o jogo em cima do Bahia… nada q uma ligação pedindo a escalação resolvesse.

  • Vinicius

    Eu sei o Flu ta no meio do beneficiado ou seja kem pagou entao manda os dois dois pra serie F pq e lugar onde um time sempre ajudado pela CBF e outro que caiu igual pato na cv da CBF deveriam estar e o Flor nem devia ter saido da serie C e se eu fosse dirigente do meu clube nao jogaria este campeonato enkanto o Florminense nao desce para o seu devido lugar e era isso ke os dirigentes e jogadores deveriam fazer uma greve contra a CBF e o FLORMINENSE em ano de copa ai eu keria ve o ke a nosso querida entidade carioca iria fazer a respeito!!!

  • É agora o pessoal adota um tom mais ameno com o Fluzão né. Vaiiii MP, e desmascara essa negociata Flamengo-Portuguesa. hahahahaha, a casa vai cair. Fluzão penta no merecimento.

  • PGT

    Por enquanto o que foi detectado foi uma reunião da Unimed com o ex-presidente da lusa.
    O que vai trazer problema para os 2 clubes.

  • palmeirense envergonhado

    SE COMPROVAR A PARTICIPAÇÃO DA UNIMED NISTO, O QUE FAZEMOS? ISSO SE TIVEREM CORAGEM DE DIVULGAR, PORTANTO ACHO QUE VÃO PEGAR UM BODE EXPIATÓRIO E PRONTO, OS VERDADEIROS LOBOS CONTINUARAM SOLTOS FAZENDO OS TORCEDORES DE OTÁRIOS……MEU DEUS……ISSO É FUTEBOL………

    • William

      Ô Palmeirense. O que a Unimed tem com isso ? A Unimed é um mero patrocinador, aliás que fez um corte do patrocínio em 2013 para o Fluminense, portanto em redução de custos.

      Por outro lado qual o interesse da Unimed nisso? No sábado a noite todo mundo esportivo já sabia que o Flamengo perderia os pontos, portanto a Unimed não pagaria ninguém para salvar o time adversário, no caso o Flamengo. Com o Flamengo com 45 pontos bastava ao Fluminense uma vitória simples e um tropeço de Vasco ou Coritiba para escapar, portanto a Portuguesa era inútil às pretensões do Fluminense, pois este dependia de sua própria vitoria. Caso esta não viesse seria rebaixado de qualquer forma.

      Já o Flamengo, este se garantia na Série A, com a ajuda da Portuguesa e a perda de pontos de Vasco ou Coritiba ou Fluminense, o que de fato acabou acontecendo, com a derrota do Vasco.

      • ALEX

        SERIA MAIS FÁCIL DAR DINHEIRO AO SÃO PAULO PARA Ñ ABRIR AS PERNAS COMO FEZ CONTRA O COXA…E TENHO CERTEZA QUE O COXA ARMOU COM OS BÂMBIS PARA PHODER COM O FLUMINENSE POR CAUSA DE 2009….

  • mario

    Agora pensem bem!!!!

    Se o Flamengo ´- era fato que tinha escalado jogador irregular no sábado – iria perder os pontos e consequentemente estaria rebaixado. FEITO

    Pois bem, então ai poderia estar o X da QUESTÃO…..Interesses maiores – gerais – poderiam ter entrado em ação pra salvar o Urubu.

    E a Portuguesa, com eventual e suposto envolvimento de funcionários – como vem a público agora – poderia ter sido levada a escalar um jogador irregular, no apagar das luzes, beneficiando ou salvando o Urubu…..que tá bem quieto nesta questão.

    Então vem a SALVAÇÃO RUBRO-NEGRA. Flamengo e Portuguesa são punidos, e o time da Gávea se salva, com a notícia desavergonhada que sofrera prejuízo de 4 milhões por conta da classificação abaixo do 13º lugar, no contrato com a fornecedora de material esportivo.

    A COISA TÁ ASSIM….Agora até o Flamengo e seus apoiadores e interesses passam a figurar como interessados direto na queda da Portuguesa e aí prevalecem suspeitas sobre muitos….os que eventualmente seriam punidos.

    Não esqueçam que no domingo antes da rodada final todos já sabiam do problema do Flamengo…e-mails circularam pelas redes dando conta da ciência do clube quanto à escalação irregular do jogador Fábio Santos. E QUANTO INTERESSE TÊM POR TRÁS DO FLAMENGO.

    E a questão de pagar COTA MENOR PRO FLAMENGO NA SÉRIE B é balela. Pelo novo contrato os clubes só perdem receita de cota de TV se ficarem mais um ano na serie B ou caírem pra serie C. O Palmeiras em 2013 não teve a cota de TV reduzida, assim como VASCO não terá em 2014.

    ENTÃO SINAL VERMELHO (ALIÁS PRETO E VERMELHO)….mais um lenha na fogueira: O FLAMENGO PODERIA ESTAR ENVOLVIDO – é uma suposição para os especialistas….!

  • GIBA

    COM TODA ESSA LAMA, CUJO ESGÔTO É A PRÓPRIA CBF, SEUS DIRIGENTES DEVERIAM APROVEITAR A OPORTUNIDADE E FAZER COMO PRES. DO BARÇA, PEGAR O BONÉ E IR EMBORA, DEIXAR OS CAMPEONATOS PARA AS LIGAS, COM OS PRÓPRIOS CLUBES CUIDANDO DOS CAMPEONATOS. ACABANDO,TAMBÉM, COM ESSE DESMORALIZADO STJD QUE NÃO SERVE PRA NADA JÁ QUE DE LEGISLAÇÃO, JÁ FOI PROVADO, DE NADA ENTENDEM.

  • Valmir

    O ET (estatuto) é apenas para proteger o torcedor, o que protege a regra do jogo é o CBJD e a regra do jogo foi descumprida. A CBF não cometeu nenhuma irregularidade. A irregularidade foi cometida por flamengo e Portuguesa e todos sabemos do histórico de corrupção do clube da gávea.

    • ALEX

      VIDE A COMPRA DA COPA DO BRASIL PELA CEF….

  • julio garcia

    Aviso aos papagaios de pirata,

    O Autor da da Lei Pelé, Estatuto do Torcedor e Código Brasileiro de Justiça Desportiva(CBJD), o eminente advogado Heraldo Panhoca, que milita na seara desportiva há bastante tempo, deu uma entrevista esclarecedora e contundente, que sepulta a tese do pseudojornalista (é Sociólogo) Juca Kfouri sobre a nulidade de julgamento no STJD por afrontar artigos do Estatuto do Torcedor. Segundo Panhoca, um dos autores da lei, o ET não foi desrespeitado, bem como tais artigos não regem o julgamento perante o STJD e muito menos têm o condão de invalidá-lo sob qualquer pretexto.
    Senhores, quem disse isso é o autor da lei, é o que na hermenêutica chamamos de interpretação autêntica, ou seja, o próprio autor da lei dá o seu esclarecimento quanto ao alcance e aplicação, à sua finalidade e o seu espírito. Portanto, querer ser mais realista do que o rei é uma enorme idiotice.

    • ALEX

      DAQUI A POUCO VEM O (CARA) DE ANCA E DIZ: NÃO RESPEITOU O ESTATUTO DO TORCEDOR..O SENHOR (CARA) DE ANCA SÓ SABE DIZER ISSO…

  • Sidney Ferreira

    Alguém já pensou na hipótese se erro simples e grosseiro por desinteresse, já que as duas equipes estavam despreocupados em relação ao campeonato. Todos dizem que se fosse o Fluminense ou o Coriínthias, não perderiam os pontos, se fosse o Flamengo da mesma forma não perderia. Eu acredito que estão buscando essa confusão toda para colocar todo mundo de volta, inclusive o Vasco, gigante também, para fazer um campeonato com 24 clubes. Para o MP de SP, defendendo a Portuguesa, e para o MP RJ, defendendo três grandes do Rio, resolveria tudo. Se alguém tivesse comprado alguém ou algum clube, já teria vindo à tona. Esqueçamos o coração e pensemos com a razão, foi pura cagada, e em cima disso muita gente grande tá crescendo. Sem paranoia pessoal, foi apenas um erro absurdo por dois times despreocupados com o campeonato naquele momento, e esse ibope todo de nós e dos meios de comunicação sensacionalistas, era tudo que o Fluminense precisava.

    • William

      Sidney, erro simples e grosseiro duas vezes seguidas na mesma rodada ? Nos últimos 10 anos esse erro só aconteceu cinco vezes somando as séries A, B, e C, sendo duas nesta rodada final deste Brasileiro e você acredita em mera coincidência ? Acho que você deveria ler um pouco mais antes de emitir sua opinião. Já foi provado pelo MP que o pessoal da Portuguesa sabia da suspensão. Então Eles assim mesmo cometeram este “errinho bobo” que joga fora o trabalho de um campeonato inteiro. É isso mesmo ?

      Não vai haver virada de mesa. O Estatuto do Torcedor não permite e seria uma humilhação demais para o futebol nacional fazer isso em ano de copa do mundo. É mais fácil descobrirem que Flamengo comprou a Lusa e o Vasco ser convocado para disputar a série A no lugar do Flamengo.

      • Sidney Ferreira

        Se alguém pagou alguém da Portuguesa pra esconder da diretoria da Portuguesa que o jogador não poderia ser escalado no Domingo, isso ocorreu desde sexta após o julgamento, porque o jogo do Flamengo foi a noite de sábado, a essa altura o diretoria da Portuguesa já saberia se poderia escalar o jogador ou não, pois quando o jogador é suspenso, ele nem se concentra com os outros atletas, principalmente num jogo sem importancia. Portanto essa teoria da conspiração ocorreu desde sexta. Se não foi por parte do Flamengo, que foi?

  • angelina nascimento e silva

    Pessoal,
    Quem sabe consultando o dicionário os Srs descubram a diferença entre PUBLICIDADE E PUBLICACAO ??? … outra coisa … Estatuto do Torcedor??? Vcs não acham que a violência acontecida no último ATP x Vasco em 2013 e no ultimo jogo, 2009, Curitiba x Fluminense, jogo que jogou o CUR para a 2a divisao, e outros dentro e fora dos estádios, … isso sim: VIOLENCIA é o que deveríamos estar preocupados?, ou seja, com a segurança de quem vai aos estádios se divertirem … torcedor que se sente lesado, por erro do Clube, deve pedir e cobrar ao seu Clube e não a CBF ou será que até isso a CBF tem que bancar: devolver dinheiro de torcedor insatisfeito com o desempenho dos seus times?????? Há quanto tempo existe este Estatuto e ninguem nunca reclamou dele??? bebidas dentro dos estádios … objetos jogados dentro do campo sobre os jogadores e entre as torcidas, dificuldade para comprar ingressos, insegurança na ida e vinda, etc… Parece a frase antiga da minha bisavó, tipo: tapar o sol com a peneira ou torça, não distorça!!! para criticar uma decisao correta do STJD e Pleno, no país da impunidade a que tanto reclamamos!!! pega-se o Estatuto do Torcedor agarrando-se a ele como os afogados do titanic procuram um bote ou âncora … O PIOR CEGO É AQUELE QUE SO ENXERGA A BOLA!!!!!!

  • Alexandre Santos

    Caros, o STJD é composto por pessoas que utilizam aquilo de lazer, já que se dizem voluntários, e que junto com seu procurador fazem de tudo para estarem na mídia. Me pergunto: Pq na época do Luiz Zveiter as coisas não eram tão ridículas assim e funcionavam?
    O futebol brasileiro é uma fábrica de vergonhas, de achismos irregulares, de podridão.

  • Robert

    Janca essa a versão real dos fato s:
    fatos apontariam para salvar o Vasco, com a Caixa/Globo envolvido. 1- A Caixa daria um bônus ao FLA por disfarçar o esquema escalando um jogador irregular. 2- Daria um patrocínio para LUSA com valor digno de segunda divisão, mas que nunca na vida a LUSA teria. 3- Não estaria vendo sua marca na segunda divisão (Vasco) com valores de primeira divisão. 4- O jogo Atlético e Vasco seria paralisado por falta de segurança e ganharia os pontos. A Caixa bancaria o estádio do atlético (clube também patrocinado pela Caixa). O atlético não teria prejuízo algum, pois estaria na libertadores de qualquer forma. Tem matéria na internet dizendo que o MP não proibiu a presença de policiais, ao contrário do que se afirmava na GLOBO. 5- Teria mala preta (Caixa) para o Bahia ao menos empatar com o FLU. Voces lembram como a imprensa motivou a presença dos torcedores do Bahia. – O que deu errado? O FLU ganhou. E se o FLU perde? O jogo do Vasco em atraso estanca a porradaria novamente e acaba por falta de segurança.
    Sem mais

    • ALEX

      TODO MUNDO JÁ SABIA DISSO NO DOMINGO, POR ISSO OS JOGADORES DO FLUMINENSE SE MATARAM DE CORRER EM CAMPO COMO Ñ FIZERAM EM TODO O CAMPEONATO..

  • Guilherme Oliveira

    Tem papos rolando que a sujeira é ainda maior do que o que está sendo escrito pelos teóricos da conspiração, envolvendo mais clubes do que se imagina, patrocinadores e outras instituições.
    Só espero que essa história seja realmente bombástica, a ponto de detonar todas essas instituições espúrias que só prejudicam o futebol, como CBF, federações, Rede Bobo e etc…

  • Eduardo Silva

    A maior imbecilidade que já li pelos blogs (e olha que foi em blog onde o jornalista se acha conceituado) é que o resultado no campo deve ser respeitado, mesmo se ficar provado que houve tramóia por parte da Portuguesa e do Flamengo, o clube das papeletas.

    Se for assim, então rebaixem o Criciúma. O Fluminense venceu os dois jogos contra eles, fez mais gols e tomou menos. Se o resultado de campo tem que prevalecer acima de tudo, inclusive desconsiderando a trapaça e o descumprimento das regras, o Criciúma tem que cair.

    Hipocrisia reina.

  • Marconi

    Tem jeito não: FLAMENGO NA SEGUNDA DIVISÃO!!!

  • SE INVESTIGAREM TODAS AS RODADAS DO BRASILEIRO DE 2013 TODOS OS TIMES TEM PERDER PONTE FLUZINHOC TEVE JOGADOR EXPULSO NA 5 RODADA ELE JOGOU NA 6 SE CUMPRIR SUSPENSAO AUTOMATICA O DORIA DO BOTAFOGO FOI EXPULSO NO JOGO CONTRA O FLAMENGO A COPA DO BRASIL FOI CONDENADO E NAO CUMPRIU PENA NOO BRASILEIRO O EMERSON DO CORINTHIANS FOI EXPULSO NA COPA DO BRASIL E NAO CUMPRIU PENA NO BRASILEIRO ENTAO TODOS OS TIMES PERDEM PONTO SE FOR INVESTIGAR RODADA POR RODADE ALEM DO JOGADOR DO CRUZEIRO QUE NAO TAVA ESCRITO NO CAMPEONATO E JOGO CONTRA VASCO E CRUZEIRO SO FOI MULTADO ALEM DO TITULO DE 2010 DO FLUZINHOC QUE FEZ MESMA MERDA QUE PORTUGUESA E MESMO PROCURADOR NAO FEZ NADA FALOU QUE NAO IA MUDAR NO RESULTADO FINAL DO CAMPEONATOOO

  • alguém já mencionou se o advogado que a CBF indicou a portuguesa, se o mesmo já não esta envolvido no esquema, familia torce pelo flumineC, interesse de alguém ai, quebra o singilo bancário e telefônico, ai vai aparecer a verdade ,o cara esta sumido ninguém fala do advogado, sim tem que punir quem mandou subornar o time ,e prender quem aceitou o dinheiro e pagou cadeia neles, tem que respeitar o estatuto do torcedor esta ai pra que, amanhã esta porrra da copa vai acabar ai todos vão querer resolver tudo através do estatuto.

    • ALEX

      VAI APRENDER A ESCREVER PRIMEIRO….DEPOIS EXPONHA SUA REVOLTA

  • Anônimo

    A virada de mesa favorece à Globo, que põe a culpa no Fluminense para livrar a cara do Flamengo. A Globo evita perder jogos no Maracanã em ano de Copa e abafa o verdadeiro culpado pelas irregularidades, o Flamengo.

    Vejamos se não é o que mais faz sentido no momento, já que tudo isso é uma grande confusão, até agora, sem sentido.

    A rodada começa Sábado. O Flamengo joga contra o Cruzeiro e não se dá conta que seu jogador está em campo de forma irregular. Em dado momento, é avisado, mas então, já é tarde. Em outro momento, ou durante o jogo, ou ao final deste, ou até mesmo no dia seguinte, descobre que vai ser julgado pela irregularidade. Descobre então, que perderá 4 pontos, já que a lei é clara e não terão como fugir disso.

    Não poderão correr da punição pois a informação de que seu jogador, André Santos, não poderia jogar, já havia sido divulgada. O Lance!, na sexta feira, 06/12/2013, publicou a matéria “Suspenso, André Santos não enfrenta o Cruzeiro pelo Brasileirão”.
    O Flamengo, errando feio e jogando fora todo o planejamento de se manter na primeira divisão às custas de outras manobras já feitas, está em um dilema. Como resolver a irregularidade que já saiu na imprensa? Como saber se “alguém” leu a notícia do Lance!? A quem recorrer? À FlaPress, claro. Sabemos que a FlaPress mostra o errado dos adversários do Flamengo, e esconde os seus. Foi exatamente isso que foi feito. Nada foi falado sobre André Santos ter jogado.

    Não houve em nenhum veículo, no rádio, na web ou na TV, mais nenhuma menção a este erro até o ressurgimento do assunto como uma bomba mortal, no final da tarde de Terça-feira, dia 10 de Dezembro. “Como explicar que ninguém da imprensa notasse tal erro se a suspensão do jogador foi notícia na sexta-feira? Se alguém tivesse notado, não acham que o fato seria grave o suficiente para pautar todos os demais veículos de comunicação? Como explicar que nas transmissões de domingo à tarde na Globo ou no SporTV, tal fato sequer fosse citado? Ninguém sabia? Ninguém leu no Lance?” (trecho em itálico de Fatos e Suposições de Zeh Augusto Catalano)

    A equipe da Portuguesa, também tem seu jogador punido. A equipe da Portuguesa está precisando de dinheiro. Manoel da Lupa, o presidente da Portuguesa, já se envolveu em escândalos financeiros. Como pode ser lido no site da ESPN, “Manuel da Lupa, que não marcava presença no Canindé desde a derrota para o Bahia, em 24 de novembro, e ressurgiu somente nesta semana por conta de um compromisso diplomático. Na sua ausência, o novo mandatário, Ilídio Lico, que tomará posse somente em janeiro, teve de se desdobrar para driblar dificuldades financeiras que quase levaram o elenco lusitano a entrar em greve. Ao lado de seu ex-vice, Luis Iaúca, Da Lupa teve os seus bens penhorados na Justiça por conta de empréstimos tomados junto ao banco Banif e que agora estão sendo cobrados. Em manobra nos bastidores, ele tentou repassar sem sucesso a dívida para a Portuguesa.”

    O fato do jogador da Portuguesa ter entrado em campo e por isso, já estar irregular, derrubaria toda a tese aqui escrita. Mas vale lembrar o seguinte:

    O todo poderoso ultra mega estelar universal Flamengo cometeu um erro de jardim da infância, na escola da malandragem ao por seu jogador suspenso para jogar. O aviso no LanceNet de que ele estava suspenso não foi lembrado. Porque a Portuguesa não cometeria um erro infantil também? E se fosse induzida a obedecer à Globo/Flamengo sem saber que estar na súmula ou não, daria na mesma?

    A Portuguesa, pega de surpresa com o ocorrido, talvez em cima da hora, com o Sr. Lupa precisando mais e mais de dinheiro, aceitou sem pestanejar a oferta rubro negra, ou Global, não tendo verificado se o fato de estar na súmula, banco ou em pé fazendo xixi no pau da bandeira de escanteio, faria diferença de ele ter entrado em campo.

    É o respaldo duplo do Flamerda, que a partir de então, conta com duas saídas: A Lusa acatar o pedido mediante algum pagamento, ou não acatar, desde que esteja com o jogador escalado para a partida. Mas não iriam falar absolutamente nada para o pessoal da Portuguesa. Era a garantia para que o rebaixamento não ocorresse de forma alguma.

    Porque o Sr. Lupa aceitaria colocar a Portuguesa nessa situação? Entenda o caso de Da Lupa com o BANIF:

    “O Banif moveu quatro ações em quatro Varas Cíveis diferentes de São Paulo, para cobrar a dívida de R$ 43 milhões. Duas teriam valor de R$ 4,2 milhões e as outras de 17,1 milhões. Além da Portuguesa, foram notificados o próprio Da Lupa, sua esposa, Maria de Fátima Ferreira, e o Luiz Iaúca. Pelo fato das ações terem sido movidas em quatro locais diferentes, os processos devem ser unificados, o que levaria um tempo melhor. Caso a dívida seja executada, a Lusa corre o risco de ter bens penhorados. Isso caso não consiga um acordo antes da decisão final da Justiça. Além disso, tanto Da Lupa como Iaúca poderiam ser destituídos de seus cargos e ainda responder à Justiça pela dívida contraída em nome da equipe.”

    • FLAMENGO PODE TA ERRADO MAIS FLUMINENSE TB ESCALOU JOGADOR INRREGULAR NA SEXTA RODADA SO ENTRAR NO SITE DA CBF E VER COMO O BOTAFOGO TB FEZ E O CORINTHIANS NA SEXTA RODADA JOGADOR DO FLUMINENSE JOGOU E TAVA SUSPENSO POR TER CIDO EXPULSO NA 5 RODADA E CBF PASSOU MAO NA CABEÇA DO FLUMINENSE O DORIA DO BOTAFOGO FOI EXPULSO CONTRA FLAMENGO NA COPA DO BRASIL E FOI CONDENADO A 1 JOGO DE SUSPENSÃO QUE ELE NÃO CUMPRIU NO BRASILEIRO COMO ÉMERSON DO CORINTHIANS FOI EXPULSO NA COPA DO BRASIL E CONDENADO NO TRIBUNAL E NAO CUMPRIU ENTÃO TEM VÁRIOS ERROS QUE ELES PASSARAM MAO NA CABEÇO COMO NO TÍTULO DE 2010 DO FLUMINENSE FEZ MESMA COISA QUE PORTUGUESA SO QUE MESMO PROCURADOR PREFERIU NAO MEXER NO RESULTADO FINAL DO CAMPEONATO

      • janca

        Oi Paulo. O jogador do Fluminense, que eu saiba, não estava suspenso, não. É que houve confusão de alguns (vários, no caso) torcedores, porque o jogo da segunda rodada, que seria contra a Portuguesa, foi adiado e disputado depois, logo antes da paralisação do campeonato para a Copa das Confederações.

        • CARLOS

          ADIANTA EXPLICAR ISSO PRA A MASSA BOVINA?? ME ESPANTA AINDA TER ALGUÉM QUE JOGUE ESSA NO AR..ISSO SÓ PROVA O QUANTO O BRASILEIRO É IGNORANTE, SÓ ACREDITA NO QUE FALA ANTES DE PESQUISAR PARA SABER

          • janca

            Isso foi algo jogado mesmo no ar _ou nas redes sociais_ e daí para desmentir não é fácil…

        • CARLOS

          AAAAAAI SIM JANCA…..AGORA VAI EXPLICAR??? O CARA VOMITA MAS Ñ VAI LÁ VER…QUE FOI CONTRA A PRÓPRIA LUSA QUE ELE CUMPRIU SUSPENSÃO….

          • janca

            Exatamente. Era um jogo da segunda rodada que foi adiado por conta da participação do Fluminense na Libertadores, não?

  • wilson

    janca pare de falar em estatuto torcedor, até acontecer esse caso nem se falava em estatutodotorcedor e sim as normas e regras da cbf e do tribunal esportivo.
    Quando você entra em um campeonato você aceita as regras do jogo e como funciona a regra do jogo.
    A regra do jogo funciona da seguinte maneira quando um atleta vai ser julgado o clube recebe comunicação escrita do dia e hora do julgamento.
    De posse da informação o clube manda um representante (advogado) e o mesmo no fim do julgamento informa ao clube o resultado.
    Agora com o intuito de prejudicar um clube, que não é o meu, todo mundo quer mudar a regra e fazer valer o estatuto do torcedor.
    LEMBRE-SE QUE TODOS OS TIMES NAS 37 RODADAS DO BRASILEIRO TIVERAM SEUS ATLETAS SUNPENSOS NUMA SEXTE E NÃO JOGARAM NO SÁBADO E NEM NO DOMINGO, INDEPENDENTE DA PUBLICAÇÃO DA CBF.
    Na minha opinião a lusa e o flamengo (este inclusive o jornal lance do dia do jogo com o cruzeiro informava que o jogador estava suspenso), quebrarm a regra do jogo e por isso tem que perdr os pontos que determina as regras do stjd.

    • MAIS REGRAS PARECE QUE NAO VALE PARA TODOS COMO EM 2010 QUE COMETEU ERRO FLUMINENSE E NÃO PERDEU TÍTULO PQ O PROCURADOR NAO QUIS DENUNCIAR FLUMINENSE

      • CARLOS

        QUE ERRO O FLU COMETEU???

  • SHAOLIN

    Enquanto todos tentam arrumar um culpado e resolver todo esse Imbloglio, Lusa, Flu, CBF, STJD, Justiça Comum, Ministério Publico, Direito do Consumidor, o meu PEIXÃO 100% vai levantando titulos, sem tapetão, DENTRO DO CAMPO, o da Copinha ja tá na sala de troféus, espero q não entrem com recursos no tapetão. Bi Mundial, Tri da Libertadores, Octacampeão Brasileiro, etcc…etc…etc…etc…etc…..o único grande q nunca esteve na série B, nunca precisou de tapetão. Vamos lá ….. manto sagrado.

  • MARIO

    QUERO MAIS VER ESSE CIRCO CHAMADO CBF, FUTEBOL BRASILEIRO, PEGAR FOGO. ARRUMARAM PRA CABEÇA, PENSARAM Q A LUSINHA IA ACEITAR TUDO DE BRAÇOS CRUZADOS, TOMARAM NA TARRAQUETA. A NAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS TEM MAIS Q IR ATRÁS DE SEUS DIREITOS, ATÉ AS ULTIMAS CONSEQUÊNCIAS, QM NÃO DEVE NÃO TEME.

    • CARLOS

      NAÇÃO??????? QUE NAÇÃO??? NAÇÃO DE OTÁRIO COMO VC QUE CONSEGUIRAM ALIENAR…LUSINHA ESTÁ SEGUINDO O MESMO CAMINHO DO GAMA E TD POR CAUSA DO TAL PRESIDA QUE SE VENDEU AOS MULAMBOS…ACORDA MANÉ….Ñ É A TOA QUE SÃO MOTIVO DE PIADA….

  • Essa tal de CBF e STJD DEVIAM TER VERGONHA NA CARA PRESTES A COMEÇAR A FRACASSADA COPA DO MUNDO PORQUE O BRASIL NÃO MERECE O RESPEITO DE NINGUÉM NEM DE SEUS PRÓPRIOS CIDADÃOS QUE SÃO LESADOS A VIDA TODA E AGORA NO MUNDO ESPORTIVO,PORQUE ESSAS NOTICIAS VÃO PARA O MUNDO TODO E SÓ VEM AFIRMAR QUE O NOSSO FUTEBOL É UM DOS PIORES DO SEM RESPEITO POR NENHUMA INSTITUIÇÃO ATÉ MESMO A FEDERAL AQUI NINGUÉM RESPEITA NINGUÉM SÃO TODOS LADRÕES DESDE A PRESIDENTA ATÉ O ULTIMO ENVOLVIDO COM POLITICAGEM…

MaisRecentes

Santos em SP



Continue Lendo

Fuga de patrocínio



Continue Lendo

Verdão vai às compras



Continue Lendo