As dívidas corintianas



Há várias e diferentes versões dentro do próprio Corinthians para as dívidas que marcaram o clube nesse início de temporada, incluindo atraso no pagamento de direitos de imagem a jogadores, caso de Alexandre Pato. Elas teriam chegado à casa dos 10 milhões de reais.

Parte atribui a questão à demora no repasse do patrocínio da Caixa, por problemas burocráticos, parte ao fato de ser ano de Copa e os investidores estarem de olho apenas no evento, parte à deterioração da economia brasileira, parte ao fato de o time não estar na Libertadores, parte ao imbróglio que marcou o final do Brasileiro do ano passado, que segue nesse ano na Justiça comum…

Há até quem diga que parte da responsabilidade cabe à torcida, que causou problemas fora de campo e foi responsável pelo time ter perdido o mando no Brasileiro de 2013, no Paulista de 2014 e jogado com portões fechados na Libertadores do ano passado. A perda, em termos financeiros, representada pelas punições estaria entre 5 milhões e 8,5 milhões de reais.

Seja pelo motivo que for a situação preocupa, pois o Corinthians era tido, ao lado do São Paulo, como um dos clubes mais estáveis do ponto de vista financeiro e estamos vendo que a história não é tão simples assim. Tanto que ficou sem dinheiro para fazer contratações de impacto. E jogar um Paulista esvaziado como o desse ano não interessa a ninguém. Se o Corinthians está assim, imagine os outros…



  • robert

    Caso lusa ainda Janca: para o mp a teoria da conspiração não eh só teoria, ocorreu mesmo…
    http://m.espn.com.br/noticia/383857_para-ministerio-publico-portuguesa-sabia-que-nao-poderia-escalar-heverton

    • janca

      E o Corinthians com isso?

      • robert

        Corinthians poderia na época do caso ivens mendes ter sido submetido a investigação pela Pf apurada… Mas na época a internet engatinhava… Hoje eh difícil varrer sujeira p debaixo do tapete… Veja a última: existem fortes indícios de que estamos diante do maior escândalo do futebol brasileiro. Polícia Federal e MPF-RJ recebem denúncia de suposta conexão Gávea-Canindé no caso Héverton (protocolo na PF ( Protocolo SR/DPF/RJ 08455.008346/2014-23) e no MPF-RJ (Protocolo PR-RJ 00002572/2014)).

        • janca

          O problema não é a internet engatinhar ou deixar de engatinhar. Se fosse por aí não teríamos tido o caso Watergate nos Estados Unidos.

          • robert

            Janca, a questão não eh termos tido um caso watergate na história americana… A questão eh: quanto s casos similares não vieram a tona e foram abafado s pela falta de poder do cidadão comum, q na época não tinha acesso a informação detalhada e hoje possui?
            Se existem corruptos envolvidos nesta lambança do brasileiro 2013, q paguem pelos seus erros, clubes e dirigentes…
            Ouvi dizer que uma revista semanal de circulação nacional vem com reportagem bomba sobre o episódio d o brasileiro 2013…
            Ah e q sorte do dualib e petraglia de na época do caso ivens mendes não existia internet… Hoje a pressão popular eh outra…
            abs e parabéns pelo blog

          • janca

            Hoje o cidadão comum possui informação detalhada sobre casos de corrupção? Com todo respeito, em que mundo você vive, Robert?

  • Mario

    o problema corinthiano tem nome e sobrenome , o nome é Mario Gobbi ele acabou com o Marketing do corinthians que trazia recursos , basta ver quantas trocas no setor tiveram esse ano sem trazer nem uma novidade e ainda não vendendo jogadores sem muito futuro como Romarinho que teve uma oferta milionária da europa que dificilmente voltara a ter , sua admistração é muito ruim , todos os titulos que conseguiu foi pela estrutura montada pela Andres Sanches.

    o sobrenome é empaTite , o Tite cometeu muitos erros com o time e sua reformulação que nem conseguiu chegar a disputar os titulos mais importantes e lucrativos , trazendo um prejuízo gigante ano passado e essa ano já que nem conseguiu levar a libertadores assim já perdendo um renda certa com bilheteria.

    mas já estivemos situações piores e superamos ,logo isso passara.

    • janca

      Claro que já houve situações piores, mas em relação ao Tite você está sendo injusto. Foi o técnico campeão da Libertadores e do Mundial, sem falar em outras conquistas, que ajudou a projetar o clube internacionalmente, duvido que o Mano Menezes, que não deve ganhar pouco e ajuda a inflacionar a folha de pagamentos, conseguirá metade das conquistas de seu antecessor.

      • Mario

        não estou sendo injusto , sou realista , Tite tem suas glorias , mas seus defeitos são grandes tambem e a lista de fracassos não é pequena e não pode ser ignorada.

        agora Tite antes do Timão tambem não tinha esses titulos no curriculo e sera que o tite voltara a ter o mesmo sucesso em clubes que teve no corinthians algum dia?

        • janca

          Aí concordo que também será difícil repetir os feitos que teve no Corinthians em outra agremiação.

      • Mario

        quase esqueci quanto o Corinthians perdeu em bilheteria por que o time ficou fora da libertadores sendo que no brasileirão empatou 17 jogos e teve o segundo pior ataque do brasileirão sob o comando do tite?

      • Robson Pacheco

        Janca, não vejo motivos pra você duvidar do sucesso do Mano no comando do Corinthians, quando o Tite chegou e participou da eliminação para o Tolima, ninguém diria que ele chegaria onde chegou, ganharia os títulos e status de treinador top, se o Corinthians deve, e muito ao Tite, a recíproca também é verdadeira.
        Quero deixar claro que gosto muito do Tite, seja pela sua postura, seja pela sua identificação com o clube, seja pela forma emotiva e honesta que ele trata seus comandados, mas isso não exime de críticas e entendo sinceramente, que no 2º semestre de 2013 ele mereceu mais críticas que elogios.
        Espero que um dia o Tite volte, mas não serei um dos que na primeira derrota num clássico, primeira eliminação, primeiro jogo ruim, vai gritar “Olê olê, olê, olê…Tite, Tite”. Acredito que o Mano mereça a mesma paciência, respaldo e respeito que o Tite recebeu.

        • janca

          Espero que o Mano tenha sucesso, mas o mesmo obtido pelo Tite é muito difícil. Muito difícil mesmo. E o Tite vem de dois trabalhos, a meu ver, muito ruins e conturbados. Não sei se aprendeu com os erros. Aliás, sem ele, a Seleção melhorou muito. E o Flamengo, idem. Mas o Corinthians, que não foi bem no segundo semestre do ano passado, pode melhorar. Em relação ao segundo semestre de 2013. Em relação ao conjunto da obra, aita desafio para qualquer um igualar o que o Tite conseguiu no comando do time.

    • janca

      Mas que o marketing anda com problemas, anda.

    • Cleibsom Carlos

      Cara, acorda!!!As bobagens que o Andres fez estão aparecendo agora e todas elas irão explodir no colo do “Gago” Gobbi. Se eu fosse ele rezava porque a casa vai cair…

      • Mario

        é andres fez um pessimo trabalho só o contrato de tv com maior valor a receber ao lado do Flamengo , um dos maiores patrocinio de camisa do pais sendo que times grandes estão sofrendo para arrumar um #ironia

        • Thiago

          Mario, vc deve estar ficando louco. Colocar a culpa na situação financeira do clube na conta do Tite?? Vc é um brincalhão…

          Pelo que se fala o Corinthians deve pro Pato a 6 meses, epoca que o Corinthians ainda disputava vaga para as principais competições e nem pensava nessa crise toda.

          São torcedores como vc que não respeita a historia do Corinthians, um torcedor de outro time pode falar essas besteiras mas um Corinthiano tem que conhecer a propria historia. É claro que o Tite tem defeitos, varios, mas a questão financeira é culpa da diretoria e até da torcida, que fez o time perder muito dinheiro ano passado, mas não pode ser de forma alguma da comissão tecnica.

          É cada coisa que a gente tem que ler…aposto que vc deve estar com saudade do Geninho, Adilson Batista, Passarela e cia.

          • Mario

            só eu tenho saudades do Andres como presidente .

            é besteira criticar o Tite que fracassou no Brasileirão tendo 17 empates e o seguido pior ataque e ficando fora da disputa do titulo e da libertadores que tras uma perda financeira de no minimo 3 milhões da fase de grupos ou de não ter chegado nem perto da final da copa do brasil que tambem trouxe um prejuízo ?

            se vc é corderinho e diz amem p/tudo que vem da diretoria tudo bem , mas eu não sou

        • Cleibsom Carlos

          É impressionante como tem gente que acredita em tudo que ouve! Se tem tanto dinheiro entrando como o Corinthians chegou a esta situação? Foi porque o Gobbi não sabe administrar, dizem os entendidos…Tá bom, agora conta a do papagaio!

          • Thiago

            Mario,

            Empresa nenhuma faz calculo contando com o ovo no C# da galinha e todo esse prejuizo que vc cita deveria ser refletido apenas este ano e não foi o caso. O Corinthians deve pro Ralf, Pato e Emerson desde a metade de 2013, periodo que haviamos acabado de conquistar o Paulista, Recopa e se bobear ainda disputavamos a libertadores.

            Em 2010 o clube não ganhou nada e em 2011 saimos da liberta antes de começar pra valer, deixamos de ganhar os 3 milhões que vc citou e nem por isso tivemos esse tipo de noticia. O problema esta na administração do Gobbi, na falta de um mkt forte capaz de vender qq coisa como viamos na epoca do Sanchez/Rosenberg.

            Essa historia de que o time empatou 17 partidas e por isso deve salario é o maior absurdo que ja li, tipico de torcedor que não sabe o que fala.

            Ao contrario do que vc pensa não sou corderinho, muito pelo contrario sou socio torcedor, pago a anuidade em dia e exigo no minimo salarios em dia. Independente de vitoria, derrota ou empate. Quero criticar e aplaudir o jogador sabendo que ele recebe em dia e tem obrigação de fazer o melhor em campo…

            Sem receber NINGUEM é obrigado a trabalhar…

          • Thiago

            Cleibson, não entendi seu comentario…

            Mas vc tem duvida do que o Corinthians fatura por ano??

            Alguem precisa se explicar, o Mario Gobbi tem que vir a publico e colocar toda a situação na mesa e mostrar o que criou esse buraco. Se o problema esta na gestão anterior, pq sabemos que o Andres foi o melhor presidente da historia, mas gastava dinheiro a vontade ou se ele foi incompetente e não soube administrar.

          • janca

            Concordo. Alguém tem que explicar como aconteceu esse buraco, porque pegou muitos de surpresa e há várias versões para o que teria acontecido. Pode até ter sido por uma série de fatores mesmo, mas falta uma explicação convincente, a meu ver.

          • Mario

            thiago faz as contas o cruzeiro campeão ganhou 9 milhões pelo titulo , o vice 6 milhões , o terceiro 4 milhões , o quarto 3 milhões , já o Timão só 700 mil com os empates do tite entendeu?
            sem falar da bilheteria da libertadores 2014 que não conseguiu classificar o time foi de quanto?
            te pergunto quanto deixou de ganhar com bilheteria e premios a copa do Brasil? ahhhhh a culpa é do pato , não a culpa é do time montado pelo Tite

          • Mario

            sem esquecer que o timão não vendeu romarinho e ainda deu um aumento , depois emerson sheik era p/ir p/o flamengo ficou e recebeu um aumento pedido do Tite ,sem falar do maldonato e Idsono contratados a pedido tambem do Tite , e vc diz que ele não deu prejuizo?

            lembrando que a divida não é tão grande assim e não é com todos do elenco com a venda do ednilson e entrada da cota da caixa o timão paga os salarios de todos, o grande problema é que não pode ficar devendo .

      • Robson Pacheco

        Cleibsom, a administração do Andrés no Corinthians foi excepcional. Contratou bem (Ronaldo, Elias, Chicão, Cristian, Jorge Henrique entre outros), conseguiu o estádio, coisa que nenhum outro presidente conseguiu, acertou ao deixar de mandar jogos no Morumbi (digo isso muito mais pelo ganho técnico de se jogar no Pacaembu do que pela antipatia que tenho pelo clube da Vila Sônia), tirou a Copa desse mesmo clube com uma maquete de papelão do Fielzão.
        Enfim, na verdade o que caiu no colo do Mário Gobbi, foram os títulos, pois na história ele será o presidente campeão da Libertadores e do Mundial.

        • Thiago

          Mario, tente entender uma coisa. Faça esse esforço.

          Tudo isso que vc esta falando iria comprometer as finanças de 2014 e o Corinthians esta devendo salarios desde metade de 2013 quando ainda estavamos embalados por titulos e vc não reclamava do Tite. ENTENDEU OU PRECISO DESENHAR??

          A culpa por salarios atrasados não é da comissão tecnica e nem dos jogadores, a culpa é de quem negocia o salario e administra as finanças do clube.

          Mais um detalhe, a folha salarial do Corinthians é de 9 milhões por mes, então ganhar o Brasileiro ajudaria mas não resolveria o problema. Como eu disse ganhar o Brasileiro, Copa do Brasil ajudaria nas finanças de 2014.

          O QUE ACONTECEU EM 2013 ESTA MAL EXPLICADO E A DIRETORIA PRECISA DAR EXPLICAÇÕES URGENTE E NÃO O TITE.

          • Mario

            Thiago aproveita que vc sabe desenhar e vai ler meu primeiro comentario aonde eu coloco a “CULPA” no Mario Gobbi e Tite ou sera que vc não sabe ler .

            afinal se não tinha dinheiro por que aceitou os pedidos do tite como renovar com Emerson Sheik?

            ou sera que vc é fan do Ibsono contratado a pedido de quem?

            aproposito a divida não é tão alta assim e nem deve salario a todo o elenco só a 3 jogadores , tanto que o dinheiro Ednilson que vai para Italia já dá zerar a divida, problema é dever salario

          • Cleibsom Carlos

            Robson, para todo contrato existe um distrato…Se o Governo Federal quiser romper esse contrato basta usar a lei, inclusive é comum o atraso no repasse do valor do patrocínio para o Corinthians, acho que se fosse um clube de menor expressão os técnicos do banco já teriam dado um jeito de romper esse contrato. No caso da Odebrecht, interveniente é só uma palavra chique que substitui a popular “atravessador” e você, que parece ser uma pessoa inteligente, certamente sabe disso. A situação do timão me lembra muito a do Eike Batista, depois que o titio Lula saiu de Brasília o pobre coitado perdeu a boquinha e”faliu” e eu espero que o Corinthians não chegue a este ponto! Ai, Janca, estou procurando desde de ontem a repercussão na mídia sobre a conclusão do MP de que a Lusa escalou o Hevérton de propósito e até agora nada!!!!!!!!!A operação abafa está funcionando à pleno vapor…Um assunto desta importância merecia capa do Lance!!!!!!!!

        • Cleibsom Carlos

          É justamente esse o problema, Robson…Tudo que o Andres conseguiu foi em tabelinha com o titio Lula, como o titio Lula não está mais lá o timão perdeu as regalias com o Governo Federal, tanto que o contrato de patrocínio com a Caixa está por um fio. A construção do Itaquerão no fim vai refletir no time porque, pelo menos durante 10 anos, a maioria da receita do timão vai ser destinada à pagar a divida milionária com a Odebrecht, que é a atravessadora do Corinthians no empréstimo com o BNDES. Se a lei for cumprida e o timão não for anistiado de valor nenhum, tempos difíceis se avizinham! Não sei se você sabe que em virtude da demora na liberação do dinheiro do BNDES, liberação que ainda não houve e que esta deixando a Odebrecht desesperada, o Corinthians vair ter que arcar com uma multa e juros que totalizam, por enquanto, 100 MILHÕES de reais, e isso é só o começo!!!!

          • Robson Pacheco

            Não sei de onde você tirou de que o patrocínio está por um fio, até porque existe um contrato que não pode simplesmente se desprezado. O mesmo vale pro que você chama de “tabelinha” com fulano, cicrano ou beltramo, o Lula pode até intermediado, mas também temos os contratos com a Oderbrecht, que não é “atravessadora” de nada, é interveniente.
            Concordo plenamente que o Corinthians tem que pagar a construção, mas aperto de grana acontece na maioria dos casos em que o cara mora de aluguel e vai construir sua casa própria.
            Com relação a lei do incentivo, não vejo motivos pra que não rolem, já que como você mesmo citou é uma lei, muito embora muitos desinformados não saibam disso.

          • Thiago

            Mario, realmente vc tem uma cabeça muito fechada…

            Esquece essa historia de que o problema é pq deu 100 mil de aumento pro Emerson, salário do Ibson e Maldonado o valor pago é um desperdício realmente mas é insignificante no final das contas.

            Pode ter certeza que mesmo na gestão do Sanchez já pagamos salários para jogadores bem piores do que esses de hoje, basta lembrar de Acosta, Saci, perdigão, Denis, Lima e cia e nem por isso tivemos esse tipo de noticia.

            Só existe um CULPADO por essas noticias e se chama Mario Gobbi, ele como presidente do clube é o responsável por tudo que acontece lá dentro. O Tite pode pedir até o Messi, mas a ultima palavra é do PRESIDENTE.

            abs.

  • Cleibsom Carlos

    Os grandes de S.Paulo estão à beira da falência, sem excessão! Vamos parar com este papo de que no Morumbi as contas estão fechando porque não estão, o clube está tão de pires na mão quanto os outros. E a situação para o Corinthians irá piorar quando as contas mais pesadas referente ao Itaquerão começarem a chegar, o time já terá de arcar com 100 MILHÕES á mais devido ao não repasse da verba do BNDES para a Odebrecht, e esta verba ainda não foi liberada, portanto talvez os 100 MILHÕES agora já sejam 150 devido à juros e multas…A coisa vai ficar bem mais do que feia!!!!!Janca, a armação referente ao Brasileirão 2013 está começando a ser desmascarada, assim como Papai Noel não existe, o que ocorreu na última rodada do brasileirão não foi por acaso nem coincidência.

    • janca

      Até agora não soube de atraso em pagamentos pros lados do Morumbi…

      • Cleibsom Carlos

        Se está atrasando pagamentos eu não sei, mas que o S.Paulo não tem dinheiro para contratar é evidente, basta olhar a tranqueira que é o elenco tricolor. As contas lá para os lados do Morumbi estão no máximo empatando, mas a diretoria são-paulina não desce do salto do jeito nenhum…

        • janca

          Mas não ter dinheiro para contratar é uma coisa, atrasar pagamentos é outra bem diferente.

    • janca

      E sobre o Brasileiro do ano passado, se houve armação e ela ficar comprovada, os responsáveis têm de ser punidos. A credibilidade do futebol brasileiro está lá embaixo.

      • Mario

        aparentemente na ESPN o presidente do Fluminense disse que ouve esse “suborno” e se disse tem que provar e se não provar tem que ser processado.

        agora cade o STJD? tem que investigar e punir se for verdade e se não for tem que punir quem acusa sem provas

        • janca

          Confesso que não vi entrevista nenhuma, mas se houve suborno tem que provar e punir quem pagou e quem recebeu. Mas acusar sem provas também não dá. Enfim, é caso para a Justiça, Ministério Público, o futebol no fundo do poço e o campeonato de 2013 que ainda não acabou…

          • Mario

            a entrevista ainda não foi para o ar , por isso eu disse aparentemente , eu soube da informação por causa da entrevista da ESPN aonde o presidente do Flamengo respondeu a essa possivel acusação e a informação tambem esta no lance.

          • janca

            Como não vi nenhuma das duas entrevistas a que você se refere, prefiro não opinar.

          • Se o Flu diz que não tem nada a ver com isso, porque mandou advogado no julgamento?
            Quanto ao corinthians, o problema é que já adiantou todas as cotas, seja de patrocinio, seja de tv, até 2017… “onde está o R$, o gato comeu, o gato comeu, e ninguém viu”….

          • janca

            É parte interessada no imbróglio todo que pode salva-lo da queda à Série B.

  • sergio

    Janca… não importa qual o motivo ou desculpa que o Corinthians alegue. Se foi problema com a Caixa, com a torcida, com a TV… Se houve algum problema inesperado, o mínimo que um clube que arrecada tanto tem que ter é uma reserva de caixa para superar tais percalços. Com o tanto de dinheiro que entra, a conta corrente do clube vive sempre zerada? se sim, é inadmissível. Acredito que com a venda do Edenílson e os 7,5 milhões que vão cair da Caixa essa semana o clube quite seus débitos para com os jogadores e com o coitado do América-MG. Dentre as últimas coisas que eu imaginei ver o Corinthians era se tornar time carioca. Espero que tenha sido apenas um “descuido”.
    Quanto a situação dos clubes em geral, o dinheiro que entrou dos direitos de TV foi prejudicial. Do dia pra noite o pobre virou um pseudo-milionário. Os clubes nunca antes haviam tido tais cifras em seus cofres. Gastaram, esbanjaram e voltaram pra sarjeta com a conta da farra pra pagar.
    Pra mim, enquanto não houver pena que atinja os bens próprios de cartolas, viveremos nessa irresponsabilidade. Presidente assumiu o clube? Já divulga a real situação via empresa de consultoria e partir daquele instante ele é obrigado a começar a equacionar dividas e se agir com improbidade, pagará com seus próprios bens. Tem medo? Então não cogite assumir um clube.
    Seria um passo pra trás para dar vários pra frente.
    Abs

    • janca

      Tendo a concordar com você, seja sobre esse problema de caixa do Corinthians, que foi muito grave e tenho questionamentos semelhantes aos seus, seja em relação à uma lei que responsabilize os dirigentes por seus atos. O que tem de dirigente fazendo loucura pra tentar contentar a torcida e depois passando o problema para a gestão seguinte… O Flamengo, nas mãos da Patrícia Amorim, que o diga. Abs.

  • Victor Dunstan

    Fala Janca….muito gente fica endeusando o andrés sanchez(cara de areia mijada)…só pesquisar na internet…que ele foi um ds que fizeram campanha para derrubar dualib,dizia ele na época que dualib fez o corinthians deve 70 milhões…dualib caiu,sachez assumiu com a msi…sai e a divida já era de 200milhões…hoje em prol de estádio,essa conta tá alta!! Esse andrés nunca teve nada,foi só se tornar presidente que melhorou de vida,hoje mora em ap xikii na capital!! E o jantar com a delegada que estava pra investigar ele?? Ele ta na “captura” do naming rights,falou tanto de Emirates que até ja se esqueceu…a empresa quer colocar nome e o andres que tem de i r la fora??kkkk Só não fecha pq quer $$$ pra ele e franck henouda!!

  • Tri Mundial Doom

    É que o Corinthians é o clube que mais faturou nos últimos anos, segundo BAND, GLOBO, RECORD, LANCE e outras mídias, por isso que só comprou metade do passe do Paulinho, contratou o Alexandre Pato só depois de ganhar o Mundial (o que realmente deu dinheiro ao clube) e está todo enrolado para pagar os salários.
    “Mas teve o problema com a CAIXA”, Conversa fiada, time que fatura muito anualmente consegue se segurar. Lembro bem de corintianos fazendo piada do São Paulo sem patrocínio, jornalista corintiano falando que o Juvenal queria pedir mais do que o tricolor valia, só que não me lembro de salário atrasado e quando a coisa apertou, o São Paulo que nem era campeão Mundial no ano anterior tinha um HERNANES para ser vendido e manter os salários em dia, a EUROPA queria o jogador do São Paulo…Cadê o “MILIONÁRIO TIME DO CORINTHIANS”, CHEIO DE GRANDES JOGADORES e que ninguém quer?!

    SPORT CLUB MENTIRA PAULISTA

MaisRecentes

Verdão vai às compras



Continue Lendo

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo