Rosell na Justiça



A oposição do Barcelona quer processar o presidente do clube, Sandro Rosell, por não ter declarado que pagou cerca de 130 milhões de reais para uma empresa de Neymar quando resolveu contratar o atacante.

O acerto entre Rosell e Neymar foi feito em 2011, dois anos antes de a negociação ser fechada e o brasileiro se transferir para a Espanha.

Já a oposição do Santos e o grupo DIS, que tinha parte dos direitos do jogador, também reclamam, pois em conjunto o clube e a empresa receberam pouco mais de 50 milhões de reais, valores considerados ínfimos, e sempre houve discrepâncias entre as cifras que o Barça diz ter pago e a quantia que os dois dizem ter embolsado.

Sandro Rosell, amigo de Ricardo Teixeira, é alvo de investigação também no Brasil, nas esferas civil e criminal, por conta da organização de um amistoso da Seleção em Brasília em 2008 com verbas públicas. Ele tem evitado falar sobre o caso Neymar.

A operação está sendo investigada pela Justiça espanhola e envolve até denúncia de que Rosell teria se apropriado de parte da grana que saiu dos cofres do clube que preside. A história, pelo jeito, vai longe.



  • CARLOS LEAL

    A matéria diz que a empresa é de NEYMAR, sendo este brasileiro e á época ainda jogando e residindo no Brasil de se perguntar onde estaria sediada tal empresa e se a Receita Federal de nosso País se interessa pela transação?

    • janca

      Segundo admitiu a própria direção do Barcelona, a empresa seria de Neymar (ou de representante do jogador), que teria abocanhado a quantia. Não se trata, que eu saiba, de algo ilegal e a informação já havia sido dada pelo “Estadão” no ano passado. O problema é que o presidente do Barça, quando fechou a compra de Neymar, não declarou esse repasse e está sendo questionado e com razão por conta disso.

      • janca

        Fora que as discrepâncias entre os valores que o Barcelona diz ter pago pela transação não batem com os que o Santos diz ter recebido. Segundo a direção do Barça, o motivo seria a presença de intermediários que receberam dinheiro pela negociação. E agora talvez tenhamos chegado à explicação: segundo a diretoria do Barcelona, empresa de Neymar (ou do pai do atacante) recebeu cerca de 130 milhões de reais, acordo fechado em 2011 para que o atacante não fosse para o Real. E a quantia, salvo engano, é equivalente ao que o atleta teria direito a receber se cumprisse seu contrato com o Santos até o final.

        • janca

          Só para completar, isso não encerra a disputa entre Santos e grupo DIS, já que o segundo afirma desconhecer até agora os meandros da negociação. E a oposição santista, como conselheiros de oposição no Barcelona, dizem o mesmo.

  • CARLOS LEAL

    A matéria diz que a empresa é de NEYMAR, sendo este brasileiro e á época ainda jogando e residindo no Brasil. Então, perguntar não ofende: onde estaria sediada tal empresa e se a Receita Federal de nosso País se interessa pela transação?

  • Mario

    e o papel de Neymar nessa historia foi etico ? não foi imoral aceitar dinheiro do barça? e pelas leis da Fifa foi correto?

    • janca

      Se o Barcelona estava disposto a pagar para ter prioridade em relação ao Real eu, particularmente, não vejo problema. E não sei que lei da Fifa estaria desobedecendo, Mario. Enfim… O presidente do Barcelona, pelo jeito, tem muito a explicar.

      • Mario

        pagar ao clube por prioridade é normal , mas pagar ao jogador não seria aliciamento de jogadores ? sem falar que nesse caso tem que investigar tanto os clubes como o jogador e não só uma das partes

        • janca

          Posso estar equivocado, Mario, mas não vejo assim. Quando você oferece uma série de regalias a um jogador, em dinheiro ou não, a fim de atraí-lo, acho que isso faz parte do negócio, não? O que pode gerar discussão, ainda a meu ver, é que em 2011, quando o Barcelona acertou o negócio com o estafe de Neymar, inclusive a parte financeira, pelo jeito, ele ainda estava no Santos. Enfim, mais uma vez aguardemos as investigações, que estão sendo tocadas pela Justiça espanhola.

          • Aliciamento definição: ato ou qualquer modo de corromper com o fim de sacramentar a certeza de um ato ou idéia.
            Ora, por óbvio então estamos sim falando de aliciamento!
            Afinal de contas ele recebeu em anos anteriores a assinatura e se negou a ser vendido para qualquer clube que não fosse o Barcelona (vide manchester city cheque em branco e Real Madrid por valor superior).
            Aliás trata-se de aliciamento sim, pois direito de preferencia deve ocorrer da seguinte forma: quando da apresentação de proposta àquele que detém a preferência tem prazo “x” para cobrir a oferta sob pena de perder o negócio!

          • janca

            Não sou advogado, Alexandre, nem tenho procuração para defender o Neymar, que não está sendo investigado. O alvo da Justiça espanhola é o presidente do Barcelona. Com todo respeito vou discordar de você num ponto, pode ser? Não acho tão óbvio que estejamos falando de aliciamento, não e tenho uma dúvida: o jogador não pode se comprometer a assinar com um clube se esse lhe oferece mais vantagens? Não pode assinar uma espécie de pré-contrato? E faz diferença se o dinheiro saiu dos cofres do Barcelona para empresa de Neymar (ou de seu representante legal) em 2011 ou só no ano passado, quando o negócio se concretizou? O grande problema é que os contratos não foram mostrados e as cifras apresentadas pelo Barcelona e as anunciadas pela direção do Santos não batem. Um dos motivos pode ser o repasse para empresa de Neymar, que abocanhou, segundo a própria diretoria do Barça revelou agora, uma boa quantia. Além, segundo Sandro Rosell, de pagamentos (que não vi especificados) a intermediários.

  • Guilherme

    Janca desculpa o termo mas eu ja te falei uma vez a DIS tomou um bambole do santos senta e chora more em santos e sabera mais do santos esses cronistas da capital so me fazem rir Janca você é Corinthiano não é? na moral Pensa assim tanto faz o que importa é o Santos vai lucrar mais ainda com isso pensa o santos vai ganhar o Valor da Multa só que de outras maneiras simpes faz a diz receber o minimo que deveria e depois lucra horrores Dis bando de besta Laor mitologic =) Janca, agora me diz de vc… o Santos recebeu muito dinheiro até mais do que normal a DIS entra na justiça mas e dai foram contratos paralelos com Barcelona cade o Bambole? e se o Contrato entre Santos e essa empresa ele nao receba o dinheiro pense melhor o Santos só Lucrou Você é a Favor da DIS e do MT Fala logo se for nem leio mais textos escritos por você…

  • lm_rj

    Janca, a meu ver a lusa não merece série A: ou ela se vendeu para salvar fla e flu e isso eh coisa de time de várzea, ou ela cometeu um erro bizarro d escalar um perna d pau suspenso, coisa de time de várzea… Acho q esse episódio foi a pá de cal na lusa, pois torcedores deste time q possuem 2 ou mais neurônios já viram q este não eh time sério, não vou nem falar de conquistas históricas e/ou torcida q lote estádio e dê show na arquibancada… Fui

  • SHAOLIN

    TEM UM TIMINHO DO RJ, Q DEVERIA SEGUIR O EXEMPLO DO ROSELL…RENUNCIAR O TAPETÃO, E PAGAR AS SÉRIES B, Q ESTA DEVENDO. FAÇA COMO O SANTÁSTICO 100%, GANHA TITULOS DENTRO DO CAMPO E DANDO SHOW DE BOLA. HAHAHAHAHAHAHAHAH

  • Tarcísio

    Como torcer para o Brasil na Copa do Mundo ? Seu maior ídolo envolvido em um mar de lama, e ninguém tem coragem de assumir uma postura mais dura de questionamento ao ídolo global ! Não vou permitir que pessoas deste nível sejam ídolos de meus filhos ! Vamos parar o Brasil e impedir a Copa da FIFA e dos escândalos financeiros !!

    • janca

      O Neymar, seu pai ou seus representantes (de preferência o pai ou seus representantes, que pelo jeito conduziram a negociação) deveriam se pronunciar mesmo. Ainda mais com a renúncia do presidente do Barcelona, que segundo reconhece o próprio clube, omitiu o custo real do negócio. Aonde foram parar os mais de 100 milhões de reais que não tinham sido revelados por Sandro Rosell quando anunciou o valor de compra do jogador? Que já não batia, aliás, com o recebido pelo Santos, segundo o próprio clube paulista… Haja intermediários!!!

MaisRecentes

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo