Manaus sob ataque



Manaus segue sendo alvo de ataques de seleções que disputam a Copa de 2014.

Após o técnico inglês Roy Hodgson ter reclamado da cidade como sede do Mundial, fosse pelo clima ou pela distância em relação às outras regiões, e Ottmar Hitzfeld, que dirige a Suíça, ter dito que se trata quase de uma irresponsabilidade jogar no meio da selva amazônica, italianos e portugueses também lamentaram, embora reservadamente, para a Fifa os jogos na capital do Amazonas.

Até entendo que estejam descontentes pelo deslocamento, que acaba sendo maior, mas não é nada de outro mundo.

Na Liga dos Campeões, quem tem de jogar na Rússia também faz viagens mais longas. E dizer que no Amazonas tem jacaré, como chegou a lembrar a mídia inglesa, é demais. Como se a Inglaterra ou a Suíça, as que mais têm protestado, fossem jogar dentro da selva.

Talvez mais problemas possam ser causados pelos hooligans, não por jacarés. E para a torcida fica a oportunidade de conhecer uma das mais belas e importantes regiões do planeta. Já os técnicos perderam uma oportunidade de ficarem calados. Acabam jogando o público local contra suas seleções, o que é uma besteira, já que Manaus não deixará de ser sede nem eles deixarão de atuar lá.



  • NIXON

    Os Amazônidas mal podem esperar para secar muito a Inglaterra e Suíça por conta dessas opiniões completamente distorcidas sobre uma das regiões mais linda do mundo.

    • janca

      E se Inglaterra ou Suíça cair fora certamente não será por terem que jogar em Manaus, por mais que possam reclamar do clima e dos deslocamentos. Para seus torcedores será uma bela oportunidade para conhecer uma das regiões mais lindas do mundo mesmo.

      • CRISCIANO

        COM CERTEZA EU SOU GAÚCHO MORO EM MANAUS ….AQUI NÃO SAIO EO CALOR NÃO E TANTO ASSIM….E ÓTIMO O CLIMA ATÉ QUANDO CHOVE

      • Rodrigo

        Concordo com muito do que foi colocado aqui, mas confesso que sempre imaginei que, se fosse pra uma cidade do Norte ser sede, seria mais sensato que essa cidade fosse Belém. Ou não?

        • janca

          Não, pelo menos na minha opinião. Poderia ser Belém, mas pode perfeitamente ser Manaus, que ainda tem o glamour de ser a capital do Amazonas, um estado importante mundialmente.

    • Boris

      Eu morei alguns anos em Manaus e confesso q nao vi nada de bonito naquela cidade. Prá ser sincero só vi problemas e uma cidade horrorosa.
      O visual dos rios e da floresta são legais, mas os quase 2 milhões de habitantes vivem na cidade e sofrem com falta de qualidade de vida. Poucos podem morar na Ponta Negra, que é o único lugar com visual agradável da cidade.

      • janca

        Mas essa é uma outra questão. Que certamente, como você mesmo colocou anteriormente, não irá afetar nem ingleses nem suíços.

        • Selmo

          Boris, moro em Manaus, mas sou de outro estado e concordo com algumas colocações, porem quando você fala que não viu nada de bonito na cidade, posso afirma que você esta equivocado, creio que o mundo todo conhece o Grande Teatro Amazonas, pois alem de ser lindo por fora é muito mais belo o seu interior, e muito mais, li que você escreveu que a cidade era careca, afirmo que existe em Manaus a segunda maior reserva dentro de uma cidade no Brasil, que é a Mata da UFAM, lamento por sua má vivencia em Manaus. Afinal problemas o Brasil todo tem, e um grande mal é brasileiro achar que é melhor que o outro só porque mora em outra cidade. Todas as cidade sem tirar e nem colocar TEM seu lado ruim e o lado BOM.

          • denilsom moura

            selmo m desculpe mais vc nao falou seu estado ou cidade.mais tenho certeza q vc jamais saio d sua ksa nossa cidade digo nossa metropole e uma bela cidade com lugares encantadores vc m desculpe sua ignorancia sobre beleza ou cultura d um povo mais volte a manaus q eu terei o prazer d mostrar lugares maravilhosos tando na cidade como nos arredores s vc ou qualquer outra pessoa vim a manaus s e meu nmro 09292103529 vc ou vcs irao ver minha linda capital um abraco a todos e a vc tbm selmo

          • Boris

            O interior do Teatro realmente é bonito, inclusive esse teatro fica no centro da cidade, cujo centro é feio, bagunçado e sujo. Mas o teatro é bem pouco para uma cidade de quase 2 milhões de hab em que o povo tem todo tipo de carência e nem frequenta teatro.

            Manaus é sim uma cidade careca, praticamente não há verde. A UFAM é uma area isolada, tem que ver a cidade como um todo. Quem é que mora no meio da mata?

            Todas as cidades tem problemas, porém, Manaus SÓ tem problemas. Não adianta ter qualidade de vida do portão prá dentro. E mesmo do portão prá dentro falta água, falta energia eletrica, telefone e internet nao funcionam direito. Adianta você ter uma Hilux ou um Honda Civic e não passar de 30 km por hora? Sempre terá um lerdo folgado na sua frente dirigindo em cima da faixa pontilhada ocupando espaço de dois carros e impedindo as ultrapassagens, por exemplo.

            Amigo, nada pessoal contra Manaus nem contra os manauaras, o que eu citei foi apenas constatação. Brasileiro tem mania de ficar nervosinho quando é criticado, não entendo tanta dificuldade de aceitar a realidade.

          • Já sei qual o Problema desse tal de Boris ! Um morador de Manaus COMEU a Mulher dele…

      • Boris conhece ITAQUERA?
        O Entorno do Maracanã?
        Arena Pernambuco?

        Manaus não foge disso.

        • Boris

          Conheço sim e ja morei no Rio e em São Paulo, duas cidades problematicas. Também conheço Recife.
          Manaus é outro mundo, não dá para comparar.

      • manaus te amo

        Ainda bem que tú foi embora daqui recalcado.

        • Boris

          Isso é comum em Manaus, se criticar e dizer a realidade é chamado de recalcado. Se não gostou vá embora, é isso que dizem. Sabe quando a cidade vai evoluir desse jeito?
          Cara, se eu for falar todos os problemas de Manaus fico uma semana digitando. Pelo jeito vc deve ter ajudado o Amazonino a se reeleger.
          Veja o que você ajudou a pagar: http://veja.abril.com.br/130900/p_046.html

        • Boris (persona no grata em Manaus)

          Já mandou limpar a fossa esse ano?
          Fica frio, na minha casa tb tinha fossa séptica.

          • Carolina

            O sujo falando do mal lavado! Fala sério, pessoa sem noção esse tal de Boris… parece não estar satisfeito com nada, só sabe muito é apontar os defeitos das cidades por onde passa, já se vê o nível… meu querido: O mundo dos sonhos, perfeito, não existe nem em filme!!! #Acorda#

      • Licínio Cavalcante

        boris, meu caro boris, sou manauara e antes que reclame do seu nome estar escrito com letra minúscula, saiba que foi proposital….
        Não…. não vim aqui escrever somente pra lhe criticar e xingar… não… de forma nenhuma… meu metodo para mostrar minha indignação é somente esse… seu nome em minúsculo.
        todo ser amazonense vai entender, já você… bem peça ajuda de um amigo qualquer se o tiver.

      • Antonio Filho

        Manaus tem problemas comuns de qualquer metropole do Brasil e do mundo me indique qual cidade do Brasil e do mundo que nao tem problemas dos quais vc achou em Manaus. Aqui ainda podemos caminhar a noite, pedalar na cidade inteira e nao enfrentamos problemas ainda maiores como existe na Grande S.Paulo e outras grandes cidades que nao suporta 30 minutos de chuva, engarrafamentos kilometricos e a falta de seguranca que impera diante do estado. Amigo vc visitou Manaus, mas nao conhece Manaus.

  • Carlos Carizane

    Está na hora do Brasil responder a altura contra estes imbecis que costumam criticar o nosso país, como se o países dele foce uma maravilha.

    • Boris

      O calor e a distância é de menos. Pior vai ser para os torcedores.
      Em Manaus todos os dias falta água, falta energia elétrica, telefone nao funciona direito, a internet é a pior do Brasil, o atendimento no comércio é o pior possível, as calçadas são as piores do Brasil (não dá nem para chamar aquilo de calçada), não tem lixeiras nas ruas, a cidade é suja, feia, bagunçada, poluída, o transito é terrível e os motoristas mal educados, as ruas são apertadas e esburacadas, o transporte público é precário, é tudo caro, tem que tomar cuidado p nao comprar alimento estragado no supermercado, entre outras dezenas de problemas.
      Manaus só tem 4% de saneamento básico.
      Eu conheço Manaus e não recomendo, o melhor lugar da cidade é sala de embarque do aeroporto.

      • Cara ainda bem que você foi embora, menos um pra contribuir com isso.

      • Paulo Henrique

        A cabra mentiroso! Isso ta me parecendo despeito. Manaus funciona perfeitamente e é a 7ª maior capital do pais com o 5 PIB! (Não moro em Manaus; sou jornalista)

        • Boris

          PIB alto apenas por causa da Zona Franca, mas só tem 4% de saneamento básico e nada funciona direito (nada mesmo). A grana do PIB está com quem?

      • Nilson

        Boris vc mora em Viena é isso?

      • Ewerton

        Vamos corrigir, porque não da pra aceitar um indivíduo falando tantas besteiras. Eu moro em Manaus, sou amazonense. Água? Na minha casa nunca falta! Energia elétrica? bem difícil, mas convenhamos, a energia elétrica do Brasil todo não é das melhores, tanto é que estão construindo mais Usinas (Belo Monte). O telefone e a internet não tem nada a ver com a região, isso é problema das operadoras. Atendimento, as pessoas aqui são hospitaleiras como em

        • Boris

          99% da população de Manaus tem falta de água. Na sua casa pode não faltar, mas os seus parentes e amigos com certeza sofrem com falta de água. Inclusive metade da água encanada de Manaus é desperdiçada com vazamentos e ligações clandestinas, é só ver a quantidade de buracos que tem nas ruas.
          Fala prá mim quanto você paga de internet e qual é a velocidade. E tb a velocidade real (isso quando funciona).

          • Antonio Filho

            99% dos Manauaras nao tem agua?
            tu é um fanfarrão mesmo Boris, acho que vc não pagava sua conta de agua so pode. kkkkkk

      • MAS NÃO ROLEZINHO,CHACINA,GRINGO SENDO ROUBADO TODOS OS DIAS,ARRASTÃO EM RESTAURANTE E SHOPPINGS

        • Boris (persona non grata em Manaus)

          Manaus é a vigésima sexta (26) cidade mais violenta do mundo.
          A cidade tem alto indice de criminalidade, homicídios, estupros, pedofilia. Quase não tem policiamento na cidade.
          De acordo com o mapa da violência, Manaus registrou um aumento de 181,1% nos casos de homicidios na última decada. Manaus só perde para Natal e Salvador.
          Levando-se em consideração os assassinatos de jovens, Manaus ocupa o quarto lugar no país.
          Em 2013 o governo do AM diz que a taxa de homicidios baixou, devem estar escondendo os corpos. Provavelmente aumentou o numero de desaparecidos.

      • Cledson Guerreiro

        Caro, você é um baita de um otário!

        Se você está detonando tanto Manaus deste jeito, é porque você deve ser um cara bastante RICO que já conheceu todos os lugares do mundo, do melhor ao pior. Sendo assim se você não é RICO e nunca saiu do Brasil, fique na sua e respeite uma cidade que faz parte do seu País, uma cidade onde se tem o maior volume de Agua doce do planeta, um lugar onde temos fauna e flora em nossos quintais!

        Pelos seu comentário você deve ser um cara muito infeliz que não dar valor as coisas pequenas, porém lindas da vida!

        Manaus tem inumeros problemas, mas não tanto assim como você diz ter, qual o lugar do mundo onde não tem motoristas mal educados?

        Grande abraço!

        • Boris

          Sim, mais vergonha ainda, é o lugar do mundo aonde mais tem água e o povo sofre com falta de água.
          É um dos lugares onde mais tem peixe no mundo e o peixe é caríssimo, prá população pobre (95%) só sobram os jaraquís. Ou você acha que manauara pode pagar 40,00 num tambaqui?
          Motoristas paulistas e cariocas são mal educados, mas os de Manaus são os mais mal educados e mais folgados do Brasil.
          Não se trata de detonar nada, é apenas constatação. Se Manaus fosse bom eu teria ficado aí. Manaus pode ser bom para o amazonino Mendes e para o Gilberto Mestrinho. Vá ver quanto custou a mansão do Amazonino lá ao lado do Rio Tarumã e se informe de onde ele tirou o dinheiro.

          • alexandre

            Não conheço bem Manaus.
            Sou do Paraná e fui para Manaus 3 (três) vezes entre 2012 e 2013, para me submeter a provas de um concurso. Em todas as vezes nas quais fui, eu quis conhecer a cidade após a prova, mas fui convencido por outros concurseiros locais a ir aos mesmos lugares que já tinha ido na primeira vez. A justificativa para isso, segundo eles mesmos, é o alto índice de violência. Em determinados pontos da cidade é normal ir. Nos demais é altamente desaconselhável.
            Já fiz concursos em quase todos os estados do Brasil e esse foi o único no qual fui alertado com veemência acerca da violência, inclusive pelos taxistas.
            Não digo que fiquei aliviado por não ter passado lá, mas que não farei outro concurso para lá isso com certeza não farei. Imagina ser Juiz em um local tão violento que todos os moradores locais com os quais você conversa te falem para se restringir a circular por alguns pontos do centro da cidade? Para fazer cumprir as leis, não teria coragem de trazer minha família para a cidade, pois ficaria com receio de retaliações contra eles. Ou seja: ou abdicaria da minha família ou não poderia aplicar a lei com o rigor devido.
            Comigo não!

      • Sergio Martins

        Problemas de saneamento basico e infra estrutura nao sao exclusivos de Manaus, povo mal educado tem em todo canto, quem quer ser campeao nao escolhe campo e nem adversario, o resto eh choro de quem sabe que nao tem condicoes de ganhar uma Copa do Mundo.

      • Ricardo

        Boris vai tomar no cu seu viado mentiroso !

      • Ismar Bonates

        Boris, acho que vc no tempo que esteve aqui morou nas periferias afastadas de Manaus ou na zona rural. Pq realmente, na periferia e zona rural realmente tem problema de abastecimento de energia e água, se vc veio e não teve dinheiro pra ficar em uma parte boa, um bairro bom ai já é com vc, pq em qlq cidade se vc ficar em zonas periféricas vai sofrer com problemas, pq o governante de Manaus é igual ao do Brasil, olha pro centro e áreas nobres e esquecem a parte mais afastada. Realmente Manaus tem problemas sério com infra-estrutura e serviços básicos, porém estamos melhorando gradativamente e logo logo vai ficar melhor. Não to aqui pra mudar sua opinião nem fazer com que passe a respeitar a cidade, afinal de contas, vc deve ter tido uma estadia ruim e tem todo o direito de reclamar disso, assim como eu tive um péssima experiência em São Paulo. Mas é assim, e espero que tenha sorte na e melhoras na sua próxima escolha pra cidade que ficar/mora/viver e seja mais feliz. Mas continuo achando que vc não explorou a cidade e nem foi em busca de nada.

    • paulo

      Suiça e inglaterra são uma maravilha comparado ao brasil

      • Mauro

        Vai morar na Suiça entao!

  • Thiago

    Bom dia Janca.

    Você é o primeiro jornalista que vejo criticar os treinadores europeus, enfim alguem com coragem de defender o nosso pais e uma região tão importante como aquela.

    Engraçado eles falarem que jogar em Manaus é irresponsabilidade, responsável deve ser jogar na nave com 20 graus negativos, campo coberto de neve e bola laranja…kkkk. O problema desses treineiros é que saiu da Europa nada é bom…

    A torcida de Manaus tem que vaiar esses times do inicio ao fim do jogo…

    abs

    • janca

      E se você for pensar bem, Thiago, mesmo o Mundial de Clubes não acontece em temperaturas baixas, mais propícias para os europeus do que para os brasileiros? Frio ou calor faz parte do jogo. Como disse não vejo fundamento nessas críticas dos técnicos da Inglaterra e especialmente da Suíça, não. Abs. e boa terça pra você, Janca

      • Cícero

        Isso ae Janca, foram completamente infelizes os treinadores europeus! Se levarmos em consideração este pensamento “climático”, não teremos seleções européias no Catar em 2022 e nem africanos e sulamericanos na Rússia em 2018!!!

        • janca

          Qatar é um baita problema, que tem gerado muita controvérsia na Europa. Mas a Copa da Rússia acontece no verão. Abs.

  • @Sal_R9

    A copa é no Brasil e os europeus vão ter que encarar as dificuldades que encontrarem aqui, sem choro nem vela

    A proxima Copa é na Russi. Alguma sede vai ser vetada por causa do frio? Vão colocar o Brasil pra jogar só onde faça sol por lá?

    • janca

      Se bem que a Copa de 2018 cai no verão europeu. E muitas vezes em junho, julho faz um calor infernal em alguns cantos da Europa. Inclusive na Rússia. Esse choro dos europeus pra mim não está com nada. Mandou muito mal o técnico alemão que dirige a Suíça. Cria um clima no mínimo desagradável sem necessidade.

  • Sebastiao

    TENHO CERTEZA QUE ESTES IMBECIS IRÃO VER QUE MANAUS NAÕ É NADA DISSO QUE ELES PENSAM, MAS UMA COISA EU TENHO CERTEZA, VÃO SER MUITO VAIADOS.

    • janca

      O que mostra, no mínimo, um erro de estratégia dos técnicos de Inglaterra e Suíça.

  • Mario

    os hooligans vão se sentir em casa com ctz provavelmente nem irão querer voltar p/a Europa , mas não tem como defender manaus , depois da copa o estadio ira virar um elefante branco e realmente não se deveria ter copa lá e no Brasil então não adianta a gente ficar ofendido com os comentarios dos europeus e sim mudar as coisas p/calar a boca deles no futuro .

    • janca

      Mas aí a questão é outra, uma questão que diz respeito a nós, brasileiros. E a nossos governantes. Como manter um elefante branco? E o de Manaus não deve ser o único. Cuiabá é um que causa muita preocupação com o pós-Copa, Natal também. Já a reclamação dos europeus é outra… Como se na Amazônia só houvesse jacaré e protesto contra temperatura e deslocamentos. Natural que alguns sejam grandes mesmo, estamos num país de dimensões continentais.

      • Boris

        Jacareaçú de Manaus é problema Janca, estão sempre matando pessoas. De vez em quando aparecem alguns na Praia da Ponta Negra e o povo sai correndo da água.
        Mas concordo, esses tecnicos chorões não tinham nada que reclamar, vão pagar o pato, pois os manauaras não aceitam crítica e irão vaiar o jogo todo, vai até pegar mal para o Brasil essa falta de educação.
        http://3.bp.blogspot.com/_TIzcn3BRRRc/S9S8zXhzt7I/AAAAAAAAAqc/U8XO85hl650/s400/crocodilo.jpg

        • Fernando Almeida

          és um troll mesmo…quem nao conhece que acredite em ti…

          • boris

            Aonde você acha que foi tirada essa foto do jacaré com o braço do garoto?

        • Antonio Jose

          É pena tu não estar aqui para um jacaré te comer vivo.

    • nascimento

      concordo infelizmente é assim!

  • Junior

    Tão desnecessário os comentários dos técnicos foi escolha da cidade para ser sede… nada contra, mas a logística da copa foi pautada por politicagem o que tornou-se uma grande mééérrrrda.

    • janca

      A Fifa queria no máximo dez sedes, o Brasil e o governo Lula bateram na tecla das 12 e conseguiram. Mas isso é uma outra discussão. Pertinente, claro, porque teremos que ver o que fazer com os estádios depois da Copa. Custaram muita grana e a chance de alguns virarem elefantes brancos é grande.

    • nascimento

      é verdade mesmo!

  • Janca, Deixa que digam, que falem, deixa isso pra lá vem pra cá que tem… na verdade os comentários que surgem sobre clima, estádio, urbanização, distancia, etc. não incomoda os amazonenses, isto porque o resultado será dado após a realização dos jogos, o povo amazonense é hospitaleiro e os visitantes ficaram felizes com o que temos a oferecer.

    • janca

      Para os torcedores é uma tremenda oportunidade conhecer a Amazônia.

    • Boris

      Amazonense é hospitaleiro, simples e bacana, mas é mal educado (brasileiro é mal educado, com exceção do povo do Sul), não presta nem para atender no comércio (pior atendimento do Brasil é em Manaus). Os 35% de moradores de Manaus, que vieram de fora (paulistas, cariocas, etc…) são os mais mal educados e folgados da cidade.
      Urbanização não existe em Manaus (nem saneamento básico, nem asfalto decente, nem calçadas), nem mesmo a numeração das casas seguem um padrão sequencial.
      Nada incomoda o amazonense, concordo, o povo é sossegado demais e não tem referencias, por isso aceitam sem reclamar tudo que está errado na cidade. Talvez seja o chamado conformismo.
      Em termos gerais, acho que os turistas ficarão felizes com a natureza dos arredores (Manaus é uma cidade careca, quase sem verde), mas decepcionados com a cidade.

      • Socorro

        O povo do sul também é mal educado , não há exceções. O que acontece é que todos só olham através de sua ótica. E isso acaba criando intrigas entre as cidades. Não há uma cidade no Brasil com saneamento básico perfeito, asfalto perfeito. E não moro em Manaus.

  • alex pereira

    Não gostaram? Não venham…. Na Copa dos EUA jogou-se ao meio- dia sob o calor do Texas e Califórnia. Na Europa joga-se sob um frio polar. No Qatar jogarão no deserto.
    Podemos tentar diminuir as distâncias para eles…. É só fazer a copa em Luxemburgo ou Andorra..

    • janca

      E o Brasil, inclusive, fez duas longas viagens pra fora da Califórnia, quando pegou Suécia, no último jogo da primeira fase, e Holanda, já nas quartas de final.

    • janca

      E o calor em Dallas e na Califórnia também era impressionante.

  • Victor Dunstan

    Fala Janca…já arrumaram desculpas para eventual fracasso!! Rss
    Mudando de assunto…estranho ninguém comentar o time do corinthians com 3 meses de salário…parece que somente o pato tá em dia…se fosse outro time tavam criticando até…mas é o time mais rico do brasil ta tudo quieto…vai entender!?!?

    • janca

      Por ser um dos clubes mais ricos do Brasil e um que dá tremenda audiência é assunto obrigatório, sim. Inclusive sabermos o que está acontecendo _se é que há algo ocorrendo. Quando me informar melhor sobre a questão, vamos ao assunto, como não?

  • Acho uma bobagem esta choradeira!! Vão ter que jogar lá e pronto!! Quando a copa foi na Africa, America do Norte, Azia e por ai vai… o Brasil não reclamou!!

    é puro preconceito eles acharem que vão jogar no meio da selva!!

    Agora uma coisa é certa!! Não tenho nada contra o Amazonas e nem o Mato Grosso mas colocar estas cidades com sede foi um erro pois falta estrutura e depois que acabar a copa todo ete dinheiro investido vai ser em vão!! Estas cidades merecem sim um bom investimento mas que seja em sapude, escolas, infra-estrutura, etc… e não em estádios para verem 3 ou 4 jogos!!

    • Boris

      Manaus nunca teve Copa e nunca teve sequer saneamento básico, nem estrutura nenhuma, nem qualidade de vida, a cidade é um verdadeiro inferno.
      Se não fosse o Estádio o dinheiro iria para o bolso do Amazonino Mendes e do Gilberto Mestrinho.

      • mAS É BURRO ESSE BORIS

        Gilberto Mestrinho, o Boto Navegador, já faleceu faz um tempão….kkk esse borisinho é inútil

        • Boris (persona non grata em Manaus)

          Foi força de expressão. O boto tucuxi morreu há alguns anos, mas deixou um sucessor pior que ele (Amazonino), que ainda tá vivo.

  • Cristian

    Desnecessário os comentários dos técnicos.
    Desnecessário esse estádio elefante branco em Manaus.

    Com certeza tinha obra esportiva mais importante para fazer em Manaus.

    • janca

      Concordo com os dois pontos que você levanta. Ou cita aí.

      • Boris

        Manaus é o inferno na Terra, nada funciona direito naquele lugar e não sei como irão conseguir esconder ou mascarar tantos problemas, fato.

        Mas os técnicos chorões perderam uma boa oportunidade de ficarem calados, pois o gramado será bom, o estádio moderno e a bola continua redonda, por mais calor que faça, qualquer atleta profissional se adapta em poucos dias e consegue correr 90 minutos, jogar na Amazônia vai dar muita visibilidade para as seleções. Sem contar que eles devem viajar de primeira classe e se hospedarem no Hotel Tropical na Ponta Negra.

        • janca

          Não é só em Manaus que muita coisa não funciona direito. No Rio, em SP e em tantos outros lugares do Brasil há problemas de sobra. E em outros países também. Sobre o choro dos técnicos e sua observação a respeito, concordo.

  • nascimento

    pura verdade!

  • Por acaso irão jogar polo aquático no rio amazonas? Ou então irão praticar arco e flecha na selva? NÃÃÃÃÕOOO! Irão pra lá pra jogar futebol (se bem que a Suíça, é ruim jogar futebol heinnn?), em uma arena novinha (que realmente se transformará em elefante branco, animal inclusive que não temos aqui, mas teremos uns cinco pelo menos, espalhados em alguns estados pós-copa). Comentários idiotas de treineiros que nunca ganharam nada fora da Europa. E acho que dar publicidade a esses caras só aumenta o ego deles de poder “falar mal do que não é meu”. Abraço, Janca

    • janca

      A Suíça entrou como cabeça-de-chave. Mas as declarações tanto de seu técnico quanto do da Inglaterra só servem para criar um clima ruim. Desnecessárias, a meu ver.

  • alex

    Concordo com os representantes das seleções que reclamam. Não havia necessidade de Manaus sediar copa, senão pela ganância e corrupção premeditada desses bandidos que se julgam nossos governantes! Um estado que leva aos estádios menos torcedores no ano do que uma partida entre marília x americana, no paulistão…vergonha!

    • janca

      Essa é uma outra questão, que vai sobrar para nós, brasileiros. Mas os protestos dos dois treinadores, bem como de portugueses e italianos que levaram suas reclamações à Fifa e não as tornaram públicas, não tem sentido. Inclusive porque vem em cima da hora, já que todos sabiam que teríamos 12 sedes, pedido de nosso governo, aliás, e que uma delas seria Manaus há tempos.

      • Rodrigo

        Faria sentido em Manaus se tivesse toda uma política de turismo e negócios pré arquitetada – provavelmente parece ter sido o que governo intentou, mas não consumou, para o AM ou o MT, de maneira que não haverá retorno algum para a cidade. Os estrangeiros, esses reclamam apenas porque não conhecem a região. E, do jeito que está, continuarão não conhecendo.

        • janca

          O que é uma pena e mostra apenas como estamos mal em termos de política de turismo, algo que parece inexistente no Brasil.

  • DarkSide

    Não só isso que eles reclama (e ai o autor tenta defender) mas isso vai ser um ENORME elefante branco, me diz que time forte existe na região, vai ter um estádio no padrão FIFA para que? Pra jogos da série C???
    Sem falar que contruir um estádio lá gerou mortes, acidentes e custou mais caro ao estado para dar condições ao estádio e ao entorno. Um grande grande erro, escolhido na politicagem e apenas isso.

    • janca

      Os técnicos não estão nem aí sobre o pós-Copa e de fato não é problema deles se Manaus terá elefante branco ou não. Isso é problema nosso. Mas reclamar do clima e dos deslocamentos agora e da forma como protestaram, revoltados em jogar na “selva amazônica”, é brincadeira. Que se preparem para a Copa e parem de dar desculpas desde já para possíveis maus resultados.

  • joe LHP

    O que deve estar assustando os europeus é o clima amazônico, o que exige uma preparação física especial e adequada ao ambiente, quanto a cidade creio que vai agradar a quem for lá e vai surpreender mta gente, já os tabloides ingleses esses não tem credibilidade nenhuma, são sensacionalistas e forçam as notícias, creio que deveriam ignorar esse tipo de “notícia”.

  • José Cláudio

    Da Inglaterra partem, desde o começo, as maiores críticas à realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

    Soberba ultrajada e recalque pela crescente importância econômica e relevância do Brasil, concretizada nas vitoriosas candidaturas à realização da Copa em 2014 e das Olímpiadas em 2016 (em prejuízo das aspirações inglesas de sediar os grandiosos eventos).

    Ponto.

    Lamentável é a aceitação acrítica e a reverberação desses ataques por órgãos de mídia brasileiros e seus agentes.

    A adoção do discurso de depreciação e catastrofista de grande parte de nossa mídia em relação à Copa de 2014 reflete o descontentamento de interessados em lucrar e se projetar em função do evento, os quais tiveram seus projetos preteridos (exemplo mais evidente: o São Paulo F.C., que pretendia emplacar o seu Morumbi, e se frustrou com a definição do Fielzão de Itaquera como estádio de abertura da Copa – fato que desencadeou a campanha anti-Copa pela tradicionalmente influente mídia são-paulina).

    O pessimismo é catalisado, ainda, pela ação do lamentável e renitente “complexo de vira-lata” – patologia que, por tempos, parece erradicada, mas que se manifesta grandemente mesmo em um momento histórico como o que experimentamos: sétima maior economia mundial, participação crescente no cenário das nações, invejada sede dos mais importantes eventos esportivos, pela primeira vez em sua história com mais cidadãos integrantes integrando as classes médias do que as pobres.

    Pois eu, enquanto não se instaurar a ditadura das mídias cínicas e criticistas, expresso minha torcida pela Copa do Mundo no Brasil, e pelo Brasil.

  • José Cláudio

    Da Inglaterra partem, desde o começo, as maiores críticas à realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

    Soberba ultrajada e recalque pela crescente importância econômica e relevância do Brasil, concretizada nas vitoriosas candidaturas à realização da Copa em 2014 e das Olímpiadas em 2016 (em prejuízo das aspirações inglesas de sediar os grandiosos eventos).

    Ponto.

    Lamentável é a aceitação acrítica e a reverberação desses ataques por órgãos de mídia brasileiros e seus agentes.

    A adoção do discurso de depreciação e catastrofista de grande parte de nossa mídia em relação à Copa de 2014 reflete o descontentamento de interessados em lucrar e se projetar em função do evento, os quais tiveram seus projetos preteridos (exemplo mais evidente: o São Paulo F.C., que pretendia emplacar o seu Morumbi, e se frustrou com a definição do Fielzão de Itaquera como estádio de abertura da Copa – fato que desencadeou a campanha anti-Copa pela tradicionalmente influente mídia são-paulina).

    O pessimismo é catalisado, ainda, pela ação do lamentável e renitente “complexo de vira-lata” – patologia que, por tempos, parece erradicada, mas que se manifesta grandemente mesmo em um momento histórico como o que experimentamos: sétima maior economia mundial, participação crescente no cenário das nações, invejada sede dos mais importantes eventos esportivos, pela primeira vez em sua história com mais cidadãos integrantes integrando as classes médias do que as pobres.

    Pois eu, enquanto não se instaurar a ditadura das mídias cínicas e criticistas, expresso minha torcida pela Copa do Mundo no Brasil, e pelo Brasil.

  • Emerson José Romão Morelli

    Ja foi pra Manaus??? Ja jogou bola na vida??? Tente fazer as duas coisas estando em Manaus o calor e a umidade são coisas absurdas juntas, tem jogo marcado para as 13 horas em Manaus eu se sou os dois times deixo o tempo passar empato e me decido com as outras seleções, ter jogos em Manaus é mais irresponsavel que a Copa no Qatar e td isso só pra agradar politicamente uns e outros por aqui.

    • janca

      Mais irresponsável que Copa no Qatar??? Claro que não. E horários de alguns jogos já foram mudados. Ingleses e suíços podem perfeitamente jogar lá. Em Manaus, digo.

  • José Roberto Moreira

    Infelismente,alguns paises ainda tem a idéia de que estamos em 1920,não é possivel.Sem entrar no mérito da questão,Manaus é uma terra linda de se ver.Dificuldades todas as cidades tem,mas não existe motivo para reclamação dessas duas seleçõeszinhas.Se não quizerem jogar em Manaus é só conversar com os velhinhos da Fifa e cair fora.Um abraço.

  • Marcos

    Sou de Manaus, mas, moro em Curitiba! Curitiba tem um clima bom, uma boa infraestrutura.. entretanto, tem seus problemas como qualquer cidade..calçadas horríveis, de pedra, no qual vc precisa ter cuidado para não torcer o pé! tem o povo mais mal educado do país! povo fechado, que não para dar informação direito a você na rua, mal educado, inclusive, no trânsito..que não dar a vez para o outro passar no cruzamento, aciona o pisca-alerta não para alertar e pedir passagem, aciona praticamente quando já está efetuando a manobra. Cidade cheio de mendigos na rua, comendo restos nas lixeiras. Custo de vida mais alto que em Manaus. Galão de 20 litros de agúa aqui custa na faixa de 10 reais, quando em Manaus encontra-se pela metade do preço! Enfim, todas as cidades tem seus problemas, mas, o foco das críticas tem sido Manaus, infelizmente!

    • Boris

      Ja morei em Curitiba e também em Manaus.
      Meu amigo, não dá para comparar, a diferença é gigantesca, Curitiba está há anos luz de Manaus em todos os seguimentos.
      Curitiba é uma cidade bonita, tem lindos parques.
      Manaus não tem calçadas, aquilo que existe lá não pode ser chamado de calçada. As de Curitiba são boas.
      O povo curitibano é fechado, mas em termos de educação não dá para comparar.
      Sabe pq em Manaus os mendigos não comem restos nas lixeiras? É porque em Manaus não existem lixeiras, o povo joga o lixo no chão.
      O custo de vida em Manaus é mais caro do que em Curitiba, aluguel é bem mais caro, supermercado muito mais caro, internet a mais cara do Brasil, alimentação mais caro. Nem mesmo os artigos da Zona Franca são mais baratos hoje em dia.

  • lucas tomm

    Todos sabiam que o Brasil ia jogar no grupo A e fizeram questão de tirar esse possível caminho para nos… talvez se fossemos jogar em manaus daria uma ideia maior de idoneidade.
    O pior local que o brasil vai jogar é o castelão e nem se compara a ir até manaus e voltar em 3 dias pra outro jogo.
    A verdade é que essas seleções tem porque se sentirem prejudicadas.

    • janca

      Até aí outras seleções também podem se sentir, inclusive questionando o critério para cabeça-de-chave. O choro, enfim, é livre. E em vez de ficar chorando e jogando a torcida local contra, os técnicos de Inglaterra e Suíça deveriam se preocupar em preparar bem seus times para a Copa. Até porque, chorando ou não, vão ter que jogar em Manaus.

  • Reinaldo

    Janca, concordo plenamente com você. Além disso, acho que cidades como São Paulo e Rio de Janeiro não deveriam fazer parte da Copa do Mundo, uma vez que são desenvolvidas e os prejuízos com os jogos poderão ser maiores que eventuais lucros, como, por exemplo, ocorreu na Cidade do México que teve um aumento considerável na inflação no período da Copa do Mundo.
    O grande problema é como as coisas foram feitas. Manaus terá apenas um estádio. Nada mais. Sequer houve uma propaganda por parte do governo federal mostrando as qualidades da região para os estrangeiros.

    • janca

      Discordo em relação a São Paulo e Rio, para mim as duas não poderiam ficar fora da Copa e lamento até o Brasil só jogar no Maracanã caso chegue à final. Sobre a forma como as coisas foram feitas (ou não foram feitas) e a falta de política de turismo, um problema nacional, concordo contigo. Abs.

  • Zeca

    Boris de que cidade tu eh??

    de onde tu veio??

    ganhou a vida onde nasceu ou nao??

    Otario, Respeita o Amazonas,

    concerteza veio para manaus ganhar dinheiro e foi embora? se a tua cidade fosse tao boa, concerteza nao teria saido de la babaca,

    vai estudar meu irmao!

    NAO EXISTE NENHUMA CIDADE PREPARADA PARA RECEBER A COPA,

    QUANTAS PESSOAS MORREM POR DIA??

    QUANTAS PESSOAS NAO TEM O QUE COMER??

    QUANTAS PESSOAS NAO TEM ONDE MORAR??

    QUANTAS PESSOAS VIVE NA MISERIA??

    QUANTAS PESSOAS NAO TEM SEGURANCA??

    ABRACO A TODOS

    • Boris

      A cidade que eu nasci não vem ao caso, mas eu também não gosto dela e acho o povo de lá mal educado.
      Eu vim de várias cidades.
      O mundo é grande demais para eu viver sempre no mesmo lugar. Ganhei, perdi, mas vivi.
      Eu respeito sim o AM. Criticar não é ofender, trata-se de critica construtiva e realista.
      Fui embora porque não gostei da cidade.
      Tenho pós-graduação.
      Concordo, não existe nenhuma cidade preparada, mas o blog é sobre Manaus, qdo for de outra cidade eu falo dela respectivamente.
      No Brasil morrem quase 50 mil pessoas assinadas por ano. Manaus é a vigesima sexta cidade mais violenta do MUNDO.
      Muita gente não tem o que comer em muitas cidades, inclusive no sertão nordestino passam sede e os animais morrem de sede e de fome.
      Muita gente não tem onde morar.
      50% da população brasileira não tem saneamento básico, portanto, uma porcentagem equivalente vive na miséria.
      No Brasil ninguém tem segurança.
      Abraços.

  • Joselito

    Como eu dou risada com esses comentários… vejo todos discutindo sobre a beleza da cidade, a distância em relação às outras cidades, opiniões de treinadores de outras seleções… enfim, discutem tudo, menos o que realmente importa: PRA QUE IRÁ SERVIR O ESTÁDIO, QUE GASTARAM UMA FORTUNA, APÓS A COPA???

    • Boris

      Shows. Só trazer as bandas que vai lotar, inclusive as de heavy metal. Achei bacana o Estádio e sou à favor da Copa em Manaus, pela improtância da Amazonia. A grana iria pelo ralo com ou sem o Estádio.
      Ninguém reclama dos 4 bilhões que os clubes devem em impostos e que serão perdoados pelo governo. Imposto é dinheiro publico também, não esqueçam disso.

  • Paulo H. Souza

    Quando construiram o SAMBÓDROMO de Manaus também fizeram as mesmas criticas comparando com o do Rio de Janeiro. O de Manaus é muito mais utilizado do que a Sapucaí. A Arena da Amazônia é multiuso e vamos mostrar que não será um elefante branco. Quanto aos ingleses e suiços. podem apostar que não levaram tres pontos de seus adversários!!

  • mano

    otariooooo………..

  • Aluizio Nunes – Manaus AM

    GALERA DE MANAUS, é o seguinte…

    O Boris está correto…, tá certo que ele está exagerando um pouco pq isso é da cultura de muitos babacas do Sul e Sudeste (escrevi MUITOS e não TODOS), mas seus comentários mostram a realidade em quase 100% do que ele escreve. Manaus é uma cidade HORROROSA, só não sabe disso quem nunca saiu daki, mas não é culpa da cidade em si. é culpa desses políticos sem vergonha que passaram anos no poder e nada fizeram além de liberar invasões em todas as áreas de Manaus em troca de voto. Esses comentários de Jacaré, cobra, índios com arco e flechas no meio da rua são comentários de analfabetos que se dizem ser de sangue azul do sul e sudeste, que na maioria não sabe nem falar …, mas uma coisa é certa, as propagandas desta cidade só mostram essas merdas de BOI, MACACO, ENCONTRO DAS ÁGUAS FEDORENTO até pq quem conhece sabe que é verdade, selva… Mas VOCÊ MANAUARA QUE NEM EU, já tentou entrar no teatro amazonas em dia de algum evento nacional ou internacional e conseguiu sem convite do governo do estado? sem ser parente de algum politico ou secretário? Lembram do beach soccer na bola da suframa? só podia usar o estacionamento os baba ovo do prefeito e a turminha de playboy do secretário municipal de esporte. Bem, sem contar esse asfalto feito com água e farinha de trigo que temos nas ruas de Manaus, até mesmo pq a empresa que faz esse serviço precisa bancar as candidaturas dos políticos de 2 em 2 anos, ou vcs nunca perceberam que as obras são sempre executadas por uma mesma empresa? Bem quem é de Manaus, como eu, pode até ficar chateado quando pessoas de fora falam coisas ruins da nossa cidade, mas infelizmente são vcs que elegem os mesmos politicos safados, alguns até com histórico de assassinatos na costa para representá-los. e esse lance de Manaus ser careca é a mais pura verdade. ME DIGAM ONDE TEM ÁRVORE NESSA CIDADE. ISSO É UM VERDADEIRO ABSURDO MAS É REAL. SÃO PAULO que é uma selva de pedra tem mais árvores em área urbana que Manaus…, um prefeito antigo, que nem Manauara é, deve ter feito uma viagem com dinheiro publico para beverly hills e viu algumas palmeiras nas ruas de lá e aproveitou pra colocar algumas no meio da rua aqui, com certeza a custo altíssimo por unidade e deu no que deu, TODAS MORTAS!!!. Comentaram aqui que a UFAM é uma grande reserva, é uma reserva pq é uma área administrada por uma universidade. Mas vc que postou isso pega sua familía e vai passear lá??? não vai né, até mesmo pq se for pode encontrar algum corpo em estado de decomposição naquela área como acontece de vez em quando. Bem… Pensem um pouco povo de MANAUS, chega de aceitar as mesmas coisas das mesmas pessoas. Valeu…!!!!

  • Amauri

    como pode estes países falar assim do nosso paraíso. aqui não tem guerra, não tem maremoto, terremoto. aqui é brasil. Manaus é lindo e criado por Deus. vamos brasil despachar estas seleções
    que não merece estar aqui.

    • janca

      Se queremos ser um país acolhedor ou minimamente próximos disso não temos que despachar nenhuma dessas suas seleções, que são maiores do que essas declarações infelizes de seus treinadores.

  • JESUINO

    QUANTOS CLUBES DE FUTEBOL TEM MANAUS?COMO RECUPERAR OS MILHÕES GASTOS(INVESTIDOS) NA ARENA DA AMAZÔNIA PARA CAMPEONATOS DA SÉRIE “C”, TALVEZ A NOSSA QUERIDA FAFÁ DE BELÉM E OUTRA GRANDES CANTORES DA REGIÃO CONSIGAM LOTAR A ARENA DA AMAZÔNIA OU QUEM SABE ALGUNS POLÍTICOS PROMOVAM SHOWS PARA SUAS “CAMPANHAS ELEITOREIRAS”.CONCORDO COM TUDO QUE FOI DITO,MAS QUEM PAGA AS CONTAS SOMOS NÓS POVÃO.SEMPRE FOI ASSIM E SERÁ POR MUITO TEMPO SE NÓS POVO NÃO ABRIRMOS OS OLHOS EM SIMA DESSES BEM INTENCIONADOS.PORQUE ONDE ROLA MUITA GRANA ELES ESTÃO PRESENTES.!!!!!ALGUÉM PODE DIZER QUE ISSO É MENTIRA?O QUE NOS DIRIA O NOSSO MINISTRO JAQUIM BARBOSA. A SORTE DE ALGUNS, É QUE JOAQUIM BARBOSA SÓ EXISTE UM NO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA.

  • Angelo

    Estive em Manaus uma vez, fiquei quatro dias e pude identificar as suas dificuldades, assim como todas as cidades do Brasil.

    É lógico que os problemas da cidade não devem ser “engolidos” pela população, que no final é a única que sofre com isso, infelizmente.

    O que precisa ser feito é o povo se mobilizar e exigir dos patetas governantes soluções para todos os problemas que aflingem a cidade. Ficar aqui discutindo quem é melhor não vai adiantar nada! A resposta tem que ser dada nas urnas e o povo sair as ruas.

    Entendo a opiniãó do Boris e, o que ele queria sinalizar é isso, problemas existem, mas a solução está na mão do povo!

    Força Manaus!!

    Sede da Copa e pronto!

    Queiram os ingleses ou não! Vaia neles quando jogarem aí!!!

  • Neto

    É meus caro, assisti uma reportagem de um atleta estrangeiro que disse não ter visto no mundo todo um lugar mais imundo que a baía de guanabara no Rio de janeiro e que se sair de Ipanena e Leblon o rio é so favela e lixo.

  • Paulo roberto

    É meus amigos, só fala mau de Manaus quem realmente náo conhece, manaus é sem duvida uma cidade linda! e o Amazonas é o pulmao do mundo, entao aqui agente consegui respirar um ar puro! e ainda consegue mandar Oxigènio pro restante do brasil e até do mundo. abraços a todos.

MaisRecentes

Revolta corintiana



Continue Lendo

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo