Eleição na berlinda



Dirigentes de Corinthians, Flamengo, Santos, São Paulo e Vasco começam a se mexer para tentar adiar a eleição para a presidência da CBF, que deve acontecer em abril.

A ideia é que ela ocorra apenas depois da Copa, dando mais tempo para a consolidação de outros nomes que não apenas Marco Polo Del Nero para o pleito, além de pegar o efeito do Mundial que começa em junho no Brasil.

Um dos argumentos pelo adiamento diz respeito à indefinição em relação ao Brasileiro de 2014, que pode acabar tendo mais de 20 clubes devido à disputa no tapetão, agora na Justiça comum.

São esperadas pelo menos 600 ações de torcedores, especialmente da Portuguesa, que, baseada no Estatuto do Torcedor, tenta permanecer na Série A. Segundo o estatuto, que é lei federal, suspensões devem ser comunicadas nos sites das competições para terem validade, o que livraria o clube da punição do STJD no caso da escalação do jogador Héverton na última rodada do Brasileirão.

Torcedores de Flamengo e Vasco também preparam ações na Justiça, o que deve aumentar a confusão.

As federações do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro também são favoráveis ao adiamento da eleição, embora a CBF insista que ela ocorrerá em abril.

Foi antecipada por Ricardo Teixeira, quando o dirigente ainda presidia a CBF, justamente para não pegar os efeitos da Copa e evitar, em caso de fiasco da seleção e do evento em si, que a situação pudesse perder.

Marco Polo Del Nero, vice de José Maria Marin e presidente da Federação Paulista de Futebol, segue como candidato único. Andrés Sanchez ou qualquer outro nome precisa do apoio de pelo menos oito federações e cinco clubes da primeira divisão para lançar candidatura própria.

Como Marin só sai do cargo ano que vem, o melhor mesmo seria a eleição passar para o segundo semestre. Inclusive para pegar o efeito da Copa e da disputa judicial que deve determinar como será o Brasileiro de 2014. Justamente o que Marin/Del Nero não querem, diga-se de passagem.



  • Mario

    os presidentes de clubes tem anos p/se mexerem e vão se mexer faltado mais ou menos 4 meses p/eleição na CBF , sendo que saiu a noticia que o coronel Eurico miranda/vasco articula um brasileirão com 24 clubes , isso cheira mal ou pior uma nova copa joão havellange ……

    se os clubes fossem serios fundavam a liga esse ano com os clubes 20 que ganharam seu direito de jogar a seria A dentro de campo e não viriam com essa ladainha com a CBF e o Marin/Del Nero .

    agora uma pergunta se o Brasil ganhar a copa (o que bem possivel de acontecer) quem ganharia a eleição na CBF ?

    • janca

      A situação toda está complicada, especialmente depois da decisão do STJD, que simplesmente ignorou o que diz o Estatuto do Torcedor. Que é lei federal, vale lembrar. Em relação à eleição na CBF, ganhando ou não a Copa dificilmente Marco Polo Del Nero deixará de ser o futuro presidente da CBF. Infelizmente, aliás.

      • CARLOS

        “QUE É LEI FEDERAL”KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
        Nos últimos dias tem sido levantada a hipótese de uma liminar obtida na Justiça Comum favorável à manutenção da Portuguesa na Primeira Divisão criar margem para um novo Campeonato Brasileiro com 24 clubes que possibilitaria a volta do sistema mata-mata de disputa. Com a intenção de tentar esclarecer a real possibilidade disso ocorrer, o LANCE!Net entrou em contato com Heraldo Panhoca, advogado respeitado no país e um dos redatores da Lei Pelé, do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e também do Estatuto do Torcedor. De acordo com Panhoca, a chance de realização de uma nova “Copa João Havelange” é ínfima.
        – Não admito sequer a possibilidade de que o torcedor consiga uma liminar para paralisar a competição porque ele não terá mecanismos, provas, elementos que dêem verossimilhança ao fato de que houve prejuízo para alguém que não seja a própria Portuguesa que foi incapaz de cumprir o regulamento e a determinação do STJD. O advogado da Portuguesa esteve no julgamento e o clube tomou ciência da decisão – acredita Heraldo.
        Depois do caso Sandro Hiroshi em 1999, que criou um colapso no Campeonato Brasileiro do ano 2000, a CBF criou o Artigo 103 no Regulamento Geral das Competições no qual as instituições se comprometem a não recorrer à Justiça Comum. Ciente desta questão, a Portuguesa, sob pena inclusive de ser desfiliada pela Fifa, não acionará o Judiciário, mas nada impede que torcedores busquem seus direitos ao se sentirem lesados. Cabe ressaltar que a Constituição Federal de 88, a Lei Pelé e a própria Fifa conferem autonomia à Justiça Deportiva, Neste sentido, a Justiça Comum poderia indenizar financeiramente o torcedor, mas não deve alterar, por exemplo, a classificação da competição. Heraldo emitiu seu entendimento sobre o tema:
        – O assunto é bem fácil de dissertar sobre porque participei da redação dos três mecanismos: Lei Pelé, Estatuto do Torcedor e CBJD. Serei prático na resposta. Ao torcedor, como cidadão brasileiro, é dado o direito de todas as vezes em que se sentir lesado, buscar o poder judiciário para a reparação do seu direito. Então ele tem esse direito em qualquer circunstância. Não é só na atividade desportiva. Não é só amparado pelo Estatuto do Torcedor. É regra geral, institucional, entretanto, esse torcedor que está livre para ir ao poder judiciário, com absoluta certeza, não poderá ter o seu pleito acolhido neste caso porque a Justiça Desportiva cumpriu rigorosamente o que dela se esperava como obrigação legal, ou seja, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, nas três sessões que teve fez rigorosamente o que se esperava. O torcedor tem todo o direito de buscar reparação, mas não haverá meios de prova para que ele possa induzir ou buscar na Justiça do Estado a proteção a um direito que não lhe foi violado.
        Heraldo Panhoca ainda complementou a argumentação ao afirmar que não há risco para que uma série de ações na Justiça Comum coloque em risco as decisões do STJD.
        – Não devemos confundir o direito de pleitear com a obrigação do Estado de atender ao pedido quando está desprovido no mérito. O direito de pleitear é assegurado ao cidadão brasileiro e ao torcedor é reforçado por um estatuto próprio. Entretanto, somente o mérito e aí para ele alcançar o mérito precisa de provas irrefutáveis de que toda a Justiça Desportiva agiu em desacordo com toda a legislação e o código, mas como essa violação não houve, o torcedor vai pleitear, e não obterá um resultado favorável. Não tem a menor chance de existir um colapso na Justiça Desportiva com as ações dos torcedores na Justiça Comum porque o direito de pedir e buscar no Judiciário é assegurado constitucionalmente ao cidadão e ao torcedor porque ele tem um mecanismo próprio, contudo, no mérito vai lhe faltar a prova de que a Justiça Desportiva não agiu dentro dos parâmetros legais à ela imposta. A Justiça Desportiva será resguardada porque em seu julgamento demonstrou lisura num dos processos mais fáceis para o julgamento. Todas as provas irrefutáveis, inclusive com a confissão do réu, levaram à condenação da Portuguesa naquele processo, portanto, não há como o torcedor, hoje, obter sucesso na Justiça do Estado. Ele não terá como provar que a Portuguesa não cometeu a infração e que o STJD julgou além da lei – explicou.
        Por fim, o advogado ainda garantiu que o Estatuto do Torcedor não foi desrespeitado no processo que envolveu a escalação irregular de Héverton como acreditam alguns especialistas:
        – O Estatuto do Torcedor no seu artigo 34/35 também foi cumprido porque as decisões da Justiça do Trabalho são proclamadas em audiência com a presença do advogado da parte e aí não se espera a publicação. Ele sai intimado do ato tal qual a Justiça Desportiva fez com o advogado da Portuguesa.
        VC LÊ???

        • janca

          Essa é a interpretação do Panhoca, não é a do advogado Carlos Eduardo Ambiel, mestre em direito do trabalho pela USP, nem a de Eduardo Arruda Alvim, especialista em direito constitucional.

          • Não é preciso ser advogado para entender que o Estatuto do Torcedor não se aplica no caso da Lusa , independentemente se é lei federal e , portanto , hierarquicamente a frente do CBJD. Antes de se interpretar uma lei ou os seus artigos , é imprescindível que se compreenda a intenção do legislador. Sendo assim , qual é a intenção do legislador , no caso do Estatuto do Torcedor , interferir nas vigências das penalidades aplicadas aos atletas pelo STJD ? Para que o torcedor precisa estar protegido contra isso ? Isso interessa prioritariamente aos clubes e não é coerente com a intenção do legislador. O Estatuto do Torcedor determina apenas que as condenações sejam reproduzidas nas entidades promovedoras dos eventos , não chegando nem mesmo a determinar um prazo para que isso aconteça. Mas alguns podem dizer que é imprescindível que os torcedores saibam sobre os jogadores que estão suspensos para decidir se irão aos estãdios ou assistirão os jogos pela TV. Pelo amor de Deus , isso é um absurdo tão grande que o inventor disso deveria ter vergonha de manifestar-se. Por acaso algum torcedor sabia que existia esse tal BID de suspensões ? Se fosse do direito do torcedor saber que jogador será escalado para que ele pudesse tomar a decisão de ir ao estádio ou assistir o jogo pela TV os técnicos seriam obrigados a anunciar a escalação no mesmo dia do início das vendas dos ingressos. E a Copa do Mundo que vende os ingressos muito antes sem que o torcedor saiba até mesmo quem vai ser convocado ? E os clubes europeus que vendem carnês para a temporada ? Enfim , as pessoas recusam pensar mais e repetir menos o que os outros dizem.

        • Rafa

          Gastou tanta palavra à toa, o campeonato com 24 clubes está assando no forno, quase pronto para ser degustado pelos otários, quer dizer, torcedores…

          • jota

            Se pode indenizar o torcedor, porque não pode multar a lusa e prevalecer o resultado de campo.

          • CARLOS

            JOTA, SEM COMENTÁRIOS…VC ESTAVA ONDE NESSAS ÚLTIMAS SEMANAS?? EM MARTE???

        • George Esperanca

          CARLOS,
          O estatuto do torcedor visa proteger o trocedor e não o clube. Assim, mesmo o STJD tendo avisado o advogado e ele tendo avisado o clube, os trocedores que compraram ingresso ou aqueles que assitiram ao jogo pela TV, ou qualquer outro torcedor, não foi comunicado por ninguém.
          E é nesse ponto que o estatuto do torcedor foi descumprido. O TORCEDOR não foi comunicado e as decisões do STJD só devem valer após a CBF comunicar os TORCEDORES através de seu BID da suspensão.

          • CARLOS

            vamos aguardar….o torcedor pode ser indenizado, mas como ocorreu um erro CLARO E EVIDENTE, por incompetência de dirigentes, não há pq a justiça comum mudar o resultado….pode indenizar torcida que assitiu, que pagou ppv…mas mudar o resultado de um campeonato que o time foi punido pela escalação irregular de um jogador suspenso, ai já é demais..vamos aguardar…nada vai mudar..erraram, se phoderam..simples..o estatuto é do TORCEDOR, E Ñ DOS DIRIGENTES. o campeonato é regido por regras e pelo cbjd, assinado por todos no início…o estatuto do torcedor, protege o torcedor de um eventual prejuízo, ele nunca muda resultado, até mesmo pq todos sabem como ocorrem as suspensões…JOÃO SEM BRAÇO NÃO TEM MAIS ESPAÇO…..

          • CARLOS

            BOA NOVAS!! BOAS NOVAS!! PARA OS ESPECIALISTAS DE PLANTÃO, VÃO REBATER UMA DECISÃO DO TJSP AGORA?

            http://www.lancenet.com.br/fluminense/Justica-processo-recolocar-Portuguesa-Serie_0_1062493790.html

      • CARLOS

        – Não devemos confundir o direito de pleitear com a obrigação do Estado de atender ao pedido quando está desprovido no mérito. O direito de pleitear é assegurado ao cidadão brasileiro e ao torcedor é reforçado por um estatuto próprio. Entretanto, somente o mérito e aí para ele alcançar o mérito precisa de provas irrefutáveis de que toda a Justiça Desportiva agiu em desacordo com toda a legislação e o código, mas como essa violação não houve, o torcedor vai pleitear, e não obterá um resultado favorável. PALAVRAS DO REDATOR DO CBJD, DO ESTATUTO DO TORCEDOR E DA LEI PELÉ..

        O TRIBUNAL AGIU EM DESACORDO COM O REGULAMENTO? ELE FERIU O REGULAMENTO? PELO QUE VI, QUEM FEZ BESTEIRA FOI A LUSA, ESSA SIM FERIU O REGULAMENTO. AGORA, VC ACHA QUE JUSTIÇA COMUM VAI DAR GANHO DE CAUSA A ALGUM “TORCEDOR”? PODE ATÉ SIM, DAR INDENIZAÇÃO, MAS NUNCA, NUNCA MUDARÁ O RESULTADO DE UM TRIBUNAL QUE AGIU DENTRO DA LEGALIDADE….VC GOSTA DE PASSAR VERGONHA E AINDA POR CIMA É UM COVARDE, POIS SÓ COLOCA AQUI COMENTÁRIOS QUE CHUPAM O SEU OVO…

        • cardoso

          Vamos aguardar, Carlos! Fato mesmo é que faz tempo que a rede Globo almeja a volta dos Mata – mata, e com essa intenção do “Bom Senso Futebol” de diminuir os jogos, a saída seria sim a volta desse tipo de campeonato. Acorda meu amigo, tem muito mais gente interessado nessa situação que vc imagina

        • PRG

          Pefeita a conexão com a Justiça do Trabalho.
          Calou a boca de muito “pretenso” entendido. Ninguém lembrou que o mesmo estatuto do torcedor veda a mudança de regulamento com menos de dois anos de antecedência

          • Mario

            é só mudar o nome do campeonato que a lei perde validade ,assim como criaram Copa João Havellange , basta criar outra competição p/substituir o brasileirão e dar outro nome .

        • Bruno

          Cara você tem procuração para defender esse tal de Panhoca???

          Você usa as palavras citadas por ele em uma entrevista ao Lance! como se eles tivessem poder de verdade absoluta.

          Óbvio que se ele é um dos autores do CBJD ele vai defender as leis criadas por ele, leis que no meu ponto de vista possuem falhas, mas isso não vem ao caso agora.

          A questão é, a possibilidade de um campeonato com 24 clubes existe e é mais do que real, infelizmente, pois o futebol brasileiro já está mais esculhambado do que merece.

          • CARLOS

            AHAM..FAZEM A MERDA, VIRAM A MESA E O CULPADO PELA BURRICE ALHEIA É DO FLUMINENSE? ESSA É A CONCLUSÃO DA GRANDE MASSA???

          • CARLOS

            PRA QUEM Ñ LEU MATÉRIA TODA Ñ PERCO MEU TEMPO EM EXPLICAR.. PREGUIÇOSO FANFARRÃO QUE SÓ VEM CORNETAR Ñ MERECE ATENÇÃO

        • Matheus Brito

          Carlos, você pegou a interpretação de um advogado, renomado, diga-se de passagem. Nem todos interpretam assim. Mais interessante foi o STF ter dito que nem a FIFA nem a CBF tem o direito de impedir os clubes de irem à justiça comum. O STJD é um tribunal mantido pela CBF, isso já explica porque muitas ações, inclusive dos clubes, irão parar na justiça comum. Fato é que, infelizmente já temos um campeonato com 24 clubes sendo organizado. Ninguém vai cair, e o mais interessante, não teremos ações na justiça contra isso, algo que também vai de encontro às regras do campeonato e consequentemente contra o mesmo estatuto que está sendo “protegido”.

    • Renato

      De qualquer forma, quem sai perdendo é o futebol brasileiro. E é bem capaz que o campeonato seja de 24 clubes ano que vem. Deram a brecha, e agora a platinada vai aproveitar. Os indices de audiencia estão muito baixos, precisa encher o povão de “finais”

    • Felipe

      isso de Brasileirão de 24 clubes não existe, foi plantado pela mídia

      a decisão do STJD apenas substituiu a ordem dos rebaixados, preservando o regulamento, não há motivo pra pânico

      se o Brasileiro tiver 24 clubes é sinal que nenhuma medida é acatada e a política prevalece em detrimento ao regulamento

  • radamantys

    Uma coisa é certa ninguém quer o del nero la, ele como presidente da federação paulista deveria defender a portuguesa, e pedir a STJD q investigasse se a portuguesa errou oi foi levada ao erro por terceiros.
    Sou SP mas prefiro o cara mijada la do que esse marim e del nero.

    Pelo q ja vinha sendo falado a outra chapa é Andrés e juvenal.

    • janca

      Eu ainda preferia uma terceira via que não fosse Del Nero nem Andrés. Mas já começo a achar o Andrés melhor do que o Del Nero, talvez a pior das alternativas.

  • Fabio

    viu a m… que deu CBF … esse tribunal de justiça sempre foi o cancer do nosso futebol … pois a maioria são clubistas , acharam que a lusa iria abaixar a cabeça, mas é um time querido por todos e agora vão ter que se rebolar para resolve essa palhaçada que fizeram … alias .. times de outros estados deviam boicotar a ligar e fazer cumprir o que foi decidido dentro de campo !!

    • Felipe

      palhaçada que a própria Portuguesa armou

      tenho comigo que muita coisa aconteceu naquele final de semana envolvendo Fla e Lusa, porém falando apenas de fatos, a Portuguesa errou com veemência e seria punida em qualquer rodada da competição com -4 pontos, calhou de ser na última rodada do certame

      a Portuguesa se fez de coitadinha, mas seus diretores é que armaram toda essa história exatamente por não ser um clube de massa e saber que se jogasse o BR 2014 seria rebaixado pois não tem condições financeiras de se manter

  • CARLOS

    NOSSA JANCA..VC É BURRO HEIN?

    • E por que ele é burro? É fácil xingar sem sequer dar algum argumento em sua defesa.

      • CARLOS

        INSISTIR EM ESTATUTO DO TORCEDOR…CARA, COLOQUEM UMA COISA NA CABEÇA…SEMPRE FOI ASSIM E SEMPRE SERÁ…O ATLETA JULGADO NA SEXTA, JÁ SAI INTIMADO DO JULGAMENTO, VIDE A PRESENÇA DO ADVOGADO REPRESENTANDO O CLUBE..INSISTIR QUE FERIU O ESTATUTO DO TORCEDOR FALTANDO PUBLICIDADE NA DIVULGAÇÃO É CONVERSA PRA BOI DORMIR….SEMPRE FOI ASSIM.. PQ AO INVÉS DE QUESTIONAR UMA DECISÃO DE UM TRIBUNAL, É UM TRIBUNAL E Ñ UMA MÁFIA, VCS Ñ QUESTIONAM A DIRETORIA DA LUSA O PQ DE TER ESCALADO O ATLETA DE FORMA IRREGULAR? Ñ VEM COM ESSE PAPO, AA, A GENTE Ñ SABIA, Ñ FOMOS INFORMADOS..FORAM INFORMADOS E SABIAM SIM QUE ELE Ñ PODERIA JOGAR…ADMITAM, SALVARAM OS BURRO-NEGROS, QUE SALVOU O FLUMINENSE….JUSTIÇA COMUM??/ Ñ VAI LEVAR A NADA..ELES Ñ VÃO DAR GANHO DE CAUSA A ALGO QUE FOI JULGADO DE FORMA CORRETA…ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE O PQ ESTOU CHAMANDO O TAL BLOGUEIRO DE BURRO?? FÁCIL É JOGAR PEDRA NA GENI DO QUE ADMITIR OS PRÓPRIOS ERROS, DELEGANDO A TERCEIROS….

        • Nilson

          Carlos, explicar isso a bovinos é complicado mesmo.

          • Rafa

            – Primeiro, escrever todo o texto em maiúsculo equivale a gritar, e quem grita perde a razão;
            – Segundo, o cronista não é burro, está apenas retratando a realidade: centenas de torcedores vão entrar na justiça – não os clubes – em nome de Portuguesa, Vasco e Flamengo, como base no estatuto do torcedor. Se as teses dos advogados prevalecerem, vão paralisar o campeonato sim, não importa o quão bravo você fique;
            – Terceiro, não podemos negar que o campeonato com 24 clubes agrada clubes, CBF, Globo, e Bom senso FC; então…

  • Thiago

    Bom dia Janca!!

    Em primeiro lugar um Feliz 2014!

    Gostaria de opinar sobre as ações na justiça comum que torcedores da Lusa vão recorrer. Acredito que se o campeonato virar e a Lusa permanecer na Serie A se caracterizara a verdadeira virada de mesa.

    Veja bem, não sou torcedor de nenhum dos clubes envolvidos, mas o regulamento deve ser cumprido por todos e não importa se o jogador é bom ou ruim, decisivo ou não, se jogou 15 min ou a partida inteira. Quando o campeonato começou a Lusa assinou o regulamento, deve ter sido julgada em varias “sextas feiras” e sempre acatou a punição, assim como todos os clubes e agora vem com essa defesa furada. Virar a mesa é não cumprir o regulamento.

    Querem jogar a culpa no Flu pelo seu passado, mas dessa vez ele nada tem haver com a incompetência dos dirigentes da Lusa, no lugar do Flu poderia ser qq clube e a decisão seria a mesma.

    Acho ou melhor tenho certeza que os torcedores da Lusa estão protestando na porta errada. Esse protesto deveria ser na porta da casa do Sr. Manoel da Lupa, ele precisa explicar melhor essa historia e o MP tem que investigar muito bem essa serie de “erros” na ultima rodada…

    Não sou de acreditar em “teorias da conspiração” mas é muito estranho o Flamengo cometer um erro primário no sábado e a Lusa cometer o mesmo erro no domingo. É nesse ponto que o MP precisa investigar. É um absurdo ouvirmos falar que o Eurico Miranda esta planejando beneficiar o Vasco e mudar todo um campeonato por cauda desse erro primário da Portuguesa.

    No ano da copa tínhamos a esperança que o futebol brasileiro daria um passo a frente, mas pelo jeito voltaremos no tempo e seremos eternamente amadores…

    Apenas uma observação, durante 37 rodadas os julgamentos foram feitos as sextas e as decisões eram validas para o final de semana, sem nenhuma publicação e NENHUM MEIO DE COMUNICAÇÃO RECLAMOU OU QUESTIONOU A FORMA DOS JULGAMENTOS. Reclamar agora é chororo de torcedor desesperado…

    abs.

    • janca

      Se forem cumprir a lei, o que determina o Estatuto do Torcedor, a Lusa fica na Série A. É inadmissível que uma confederação milionária como a CBF só tenha disponibilizado a informação de que o jogador estava suspenso na segunda, seja para a Lusa, seja para o Grêmio, seja para os árbitros ou delegados de jogo. Mas como a entidade só o fez na segunda há brecha para o torcedor recorrer à Justiça comum, sim, e exigir que a lei seja cumprida. Enfim, no campo os jogadores da Portuguesa conseguiram segurar a equipe na primeira divisão e isso vale muito. Mais do que vitória em tapetão. Bom ano pra você, com muita paz e saúde, Janca

      • PRG

        Janca, bom dia !
        Por esse raciocínio o Fla x Flu do 2º turno vai ser anulado, pois o Felipe foi suspenso na Sexta-Feira, o advogado do Flu foi intimado no mesmo dia (como foi o advogado da Lusa) e o Felipe não jogou. E nesse caso houve desrespeito ao Estatuto e Flu foi o “otário” que respeitou o Regulamento por ele assinado (que a Lusa também assinou).
        Salvo engano o advogado da Lusa deve ter uma procuração para representar a Lusa.
        Outras coisas que todo mundo esquece:
        1- O Estatuto determina que o Regulamento da Competição fique disponível para avaliação por 60 dias antes de a competição começar, se ninguém se manifestou contra, também não pode falar nada depois que fez bobagem
        2- O Estatuto determina que o Regulamento da Competiçãosó pode ser modificado dois anos antes de a competição começar.

        Como disse o Romário: O futebol brasileiro é tão m.. que quando alguém segue o regulamento todo mundo reclama.

        PS- Minha ação pedindo indenização pela inclusão de mais quatro clubes está pronta e assinada.

      • Thiago

        Janca,

        Acho que vc como torcedor da Lusa, e é algo normal, esta com uma visão comprometida sobre este caso. Não sou conhecedor de lei e nem de termos juridicos, mas durante 37 rodadas os julgamentos ocorreram da mesma forma. Inclusive a Lusa foi julgada diversas vezes e nunca reclamou da não publicação das penas, no caso a publicação tem apenas carater informativo. Com certeza a Lusa ja jogou desfalcada em varias rodadas por jogadores que foram punidos na sexta e a publicação saiu apenas na segunda. Essa conversa de estatuto do torcedor só vale na ultima rodada? No minimo essas 37 rodadas de julgamentos sem publicação e PRINCIPALMENTE SEM RECLAMAÇÃO abriram um enorme buraco na defesa da Lusa, tente pensar como jornalista e não como torcedor.

        Claro que em campo a Lusa jogou o suficiente pra ficar em campo, mas temos um regulamento a ser cumprido e não cumpri-lo significa VIRAR A MESA…

        Como disse sou leigo em assuntos relacionados a direito, mas acho que a Lusa errou duas vezes, primeiro na escalação do jogador irregular e depois na sua defesa no tribunal. Os advogados deveriam reconhecer o equivoco e apelar para o lado emocional e leis da FIFA pedindo a punição para 2014, ficar alegando que o STJD e CBF erraram um procedimento que foi repetido por 37 rodadas foi o maior equivoco dos advogados…

        abs

        • janca

          E não cumprir a lei, ou seja, o Estatuto do Torcedor? Não sei para quem time você torce, Thiago, mas de alguma forma imagino que esteja envolvido no caso, pois sua visão é parcial. De qualquer forma podemos ter sim nova virada de mesa, ou seja lá o nome que for, como a que originou a Copa João Havelange, de triste lembrança para o futebol brasileiro. E de lá para cá, como se vê, a CBF mudou muito pouco. Muito pouco. E se errou em 37 rodadas é mais grave ainda. Desculpe, mas nesse caso não dá para defender a entidade. E em muitos outros também não.

          • Thiago

            Jana,

            Sou Corinthiano e por incrível que parece dessa vez meu time não esta envolvido, pelo menos não de forma direta, será prejudicado apenas pela desvalorização de um campeonato que não é lá essas coisas…kkk

            Não estou sendo parcial, só acredito que a lei tem que ser cumprida. Apenas como exemplo na 18 rodada o Corinthians jogou contra o Náutico sem atacantes, Pato e Guerrero nas seleções e Emerson e Romarinho suspensos, seria fácil pro Corinthians escalar alguém irregular e depois não ser punido. Naquele jogo acabamos com o Paulo André de atacante por falta de opções…

            Como disse a Lusa em campo fez o suficiente e em alguns momentos reviveu a Barcelusa, mas tem que ser profissional fora de campo tbm..

            Outro detalhe o Lance fez um levantamento que se a tese da Lusa for aceita mudaria toda a zona de rebaixamento, pq clubes que cumpriram a punição logo após o julgamento teriam descumprido a lei e perderiam vários pontos…a situação é bem complicada…

            Alias estou falando que os julgamentos foram iguais por 37 rodadas, na verdade a lei é a mesma ha anos…E NUNCA RECLAMARAM.

          • CARLOS

            VOU ENTRAR COM UMA AÇÃO PEDINDO A ANULAÇÃO DO FLA FLU DO SEGUNDO TURNO, POIS O FELIPE FOI JULGADO E SUSPENSO NA SEXTA, E Ñ PODE JOGAR NO DOMINGO….PELA VISÃO DE VCS, MESTRES DA SABEDORIA ESPORTIVA, ELE ESTAVA REGULAR PARA JOGAR…ENTÃO AQUELE JOGO DEVE SER ANULADO….

      • CARLOS

        CARA, SEM MAIS, VIREI RIR MUITO DE VC AINDA…DEPOIS DESSE TAL JULGAMENTO NA JUSTIÇA COMUM….MARQUE MEU NOME.

        • janca

          Nome, mas sem sobrenome, assim se esconde num suposto anonimato.

          • Marcos Borges

            E cadê o seu sobrenome, “Janca”?

          • janca

            Está no blog. É Assumpção, Marcos. E o e-mail também consta lá.

          • CARLOS

            VC É MODERADOR DO BLOG..VC TEM MEU E-MAIL…SE QUISER TORNAR ESSA DISCUSSÃO PESSOAL QUE É OQ PARECE, ESTAMOS A DISPOSIÇÃO….Ñ RETIRO NADA DO QUE EU DISSE…..VC Ñ RESPONDE QUESTÕES QUE REALMENTE IMPORTAM, SÓ QUER JOGAR PRA GALERA..QND SE VÊ NUM BECO SEM SAÍDA, VEM COM IRONIAS…RESPONDE, JÁ QUE VC É LUSITANO! PERGUNTE AO DA LUPA PQ ESCALOU O CARA? PERGUNTE AO TÉCNICO PQ ELE DISSE UMA COISA ANTES E DEPOIS DISSE OUTRA?? PQ NINGUÉM RESPONDE ISSO??? JOÃO SEM BRAÇO, SÓ COLA COM IGNORANTES…..Ñ TO ME ESCONDENDO…99% DOS CORNETEIROS AQUI USAM NOMINHOS CRIADOS NO MUNDO DA FANTASIA, ME CHAMO CARLOS MESMO E VC TEM MEU E-MAIL…..

          • janca

            Milhares de pessoas se chamam Carlos, o que você não colocou foi o sobrenome. E o e-mail que usou nesse comentário é diferente do usado em outros. E não se trata de nada pessoal, já que nem te conheço, apenas sua agressividade, vide seus comentários aqui. Mais uma vez te aconselharia a ficar mais calmo, de verdade. A não ser que extravasar desse jeito te faça bem. Se sim, boa sorte e um abraço.

          • CARLOS

            VC TEM MEU E-MAIL, E MEU NOME É CARLOS…..Ñ SOU CORNETEIRO ANÔNIMO COMO A MAIORIA ALIENADA QUE FREQUENTA ESSES ESPAÇOS ABERTOS A COMENTÁRIOS DE IDIOTAS…

  • CARLOS

    Não admito sequer a possibilidade de que o torcedor consiga uma liminar para paralisar a competição porque ele não terá mecanismos, provas, elementos que dêem verossimilhança ao fato de que houve prejuízo para alguém que não seja a própria Portuguesa que foi incapaz de cumprir o regulamento e a determinação do STJD. O advogado da Portuguesa esteve no julgamento e o clube tomou ciência da decisão – acredita Heraldo. PALAVRAS DO REDATOR DA LEI PELÉ, CBJD, ESTATUTO DO TORCEDOR, SENHOR HERALDO PANHOCA…SEM MAIS…QUEREM GANHAR ALGO NA JUSTIÇA QUE FOI FEITO DE FORMA IRREGULAR…SÓ BRASILEIRO BURRO (-NEGRO) MESMO…

    • janca

      E racista, pelo jeito, o que é crime.

      • Fulvio

        Janca,

        Preste atenção nas entrelinhas do que os leitores escrevem! Não acuse as pessoas sem propósito. Eu que nunca presto atenção e não entro nestas discussões futebolísticas, percebi o que o Carlos quis dizer!
        Quando ele mencionou Burro (-Negro), ele não quis acusar, de forma preconceituosa, o cidadão de cor negra de ser burro! Mas sim, apenas apresentou uma expressão figurativa, bem conhecida, para o time do Flamengo!
        Flamengo = Rubro Negro – Neste caso, os outros times costumam chamá-los de “Burros- negros”, apenas isso.
        Temos que ser mais profissionais, cidadãos Brasileiros!

        • janca

          Aqui não estava discutindo o Flamengo, mas a Portuguesa, Fúlvio. E Rubro-Negro é uma coisa, Burro (-Negro), outra.

          • CARLOS

            BURRO NEGRO MESMO…..E Ñ ADIANTA TAPAR O SOL COM A PENEIRA, A DISCUSSÃO É PORTUGUESA, MAS O GRANDE BENEFICIADO COM ESSA CAGADA LUSITANA FORAM OS BURRO-NEGROS QUE SALVARAM O FLUMINENSE…PQ NINGUÉM FALA ISSO?? PQ VC Ñ FALA ISSO?? PQ PROTEGEM OS BURRO-NEGROS???SE A LUSA Ñ TIVESSE ERRADO, QUEM CAIRIA?? FÁCIL JOGAR PEDRA NA GENI NÃO É???ENTENDEU??? OU QUER QUE EU REPITA?

          • Felipe

            Janca, você é paulista, né?

            Aqui no Rio nós nos referimos aos flamenguistas como ‘burro-negros’, uma forma irônica de chamá-los de ‘rubro-negros’, entende?

      • CARLOS

        RACISTA?? CHAMÁ-LO DE BURRO É SER RACISTA???VC É BURRO MESMO CARA….VC SABE OQ É BURRO-NEGRO??/ ACHO QUE NÃO..VC É BURRO MESMO…JORLANISTA DE MEIA TIGELA….PQ JORNALISTA VC Ñ É….

        • janca

          Não precisa ficar histérico, Carlos, nem escreve tudo em maiúsculas. Com todo respeito estou respondendo pra você, mas se é pra ficar chamando disso ou daquilo, não dá. Se me considera burro, vá discutir com outro. E leve a vida mais na boa. De verdade.

          • Marcos

            Boa tarde a todos, embora eu seja torcedor do SPFC não posso deixar de dar um pitaco nessa discussão, em um aspecto o Carlos tem razão, o maior beneficiado nessa história toda foi o Flamengo, deve sim o MPF investigar essa situação mais a fundo, que o regulamento é ridículo todos sabemos, porém nossos “representantes” que são os que dirigem os clubes parece que não estão nem ai para regulamento, não consigo até hoje entender o que significa esse tal Conselho Arbitral, agora histerismo e ofensas pessoais não modificara em nada o que for decidido, penso que esse espaço é para que possamos opinar e tentarmos entender o que realmente ocorre nos bastidores do futebol, discordo muitas vezes do Janca e de outros profissionais da área, porém jamais parti ou partirei para ofensas pessoais por discordar, penso que o respeito é necessário em todos os setores de nossas vidas. Um abraço a todos e um ótimo 2014…

          • CARLOS

            UÉ CARA…VC ME CHAMA DE RACISTA, EU O CHAMO DE BURRO..SIMPLES ASSIM, MESMO PESO, MESMA MEDIDA…VAMOS AGUARDAR E VER QUEM RIRÁ POR ÚLTIMO..A IGNORÂNCIA DO POVÃO CAUSOU TODA ESSA CAGADA..JÁ QUE VC É LUSITANO, COBRE DO TAL DA LUPA OQ PQ DE ESCALAR O CARA?? PERGUNTE PQ UM ERRO TÃO AMADOR ACONTECEU ASSIM, EM UM CLUBE TÃO GRANDIOSO REGIONALMENTE. PQ SE VENDERAM AOS BURRO-NEGROS?

          • janca

            Não se trata de quem vai rir por último. A situação é de chorar. E só falta recriarem a Copa JH… Triste ver o Brasileiro terminar em pancadaria (e na polícia) e no tapetão.

          • CARLOS

            TRISTE É VER DOIS TIMES COMETERAM UM ERRO AMADOR, IMBECIL, QUE AGORA ESTÃO DANDO UMA DE JOÃO SEM BRAÇO QUERENDO FAZER TODOS OS OUTROS TIMES QUE SEGUIRAM A MESMA REGRA NAS 37 RODADAS DO CAMPEONATO E QUE SABIAM COMO FUNCIONA O ESQUEMA DE SUSPENSÃO DE BABACAS E OTÁRIOS,(FALO ISSO PQ MEU TIME JOGOU VÁRIOS JOGOS COM JOGADORES SUSPENSOS NA SEXTA) E OUVIR A GRANDE MASSA GRITAR POR “JUSTIÇA”, ABOLINDO ASSIM SEUS ERROS….ACABARAM COM A PROFISSÃO DE JORNALISTA, POR ISSO VEMOS ESSA GRANDE EXPLOSÃO DE IMBECILIDADE PROMOVIDA POR “JORLANISTAS” SOBRE ESSE CASO…ANO QUE VEM, NA ÚLTIMA RODADA, QUALQUER TIME QUE QUISER ESCALAR UM JOGADOR SUSPENSO, VAI ESCALAR, PQ Ñ SERÁ PUNIDO, É ESSA A LÓGICA???

  • CARLOS

    – Não devemos confundir o direito de pleitear com a obrigação do Estado de atender ao pedido quando está desprovido no mérito. O direito de pleitear é assegurado ao cidadão brasileiro e ao torcedor é reforçado por um estatuto próprio. Entretanto, somente o mérito e aí para ele alcançar o mérito precisa de provas irrefutáveis de que toda a Justiça Desportiva agiu em desacordo com toda a legislação e o código, mas como essa violação não houve, o torcedor vai pleitear, e não obterá um resultado favorável. PALAVRAS DO REDATOR DO CBJD, DO ESTATUTO DO TORCEDOR E DA LEI PELÉ..

    O TRIBUNAL AGIU EM DESACORDO COM O REGULAMENTO? ELE FERIU O REGULAMENTO? PELO QUE VI, QUEM FEZ BESTEIRA FOI A LUSA, ESSA SIM FERIU O REGULAMENTO. AGORA, VC ACHA QUE JUSTIÇA COMUM VAI DAR GANHO DE CAUSA A ALGUM “TORCEDOR”? PODE ATÉ SIM, DAR INDENIZAÇÃO, MAS NUNCA, NUNCA MUDARÁ O RESULTADO DE UM TRIBUNAL QUE AGIU DENTRO DA LEGALIDADE….VC GOSTA DE PASSAR VERGONHA E AINDA POR CIMA É UM COVARDE, POIS SÓ COLOCA AQUI COMENTÁRIOS QUE CHUPAM O SEU OVO…

    • janca

      Agiu em desacordo com o Estatuto do Torcedor, que é lei federal.

      • CARLOS

        BURRO…VAMOS VER ENTÃO….BURRO…

        • Alice

          TRI-TAPETÃO

  • cardoso

    Calma amigo Carlos! Só não vê quem não quer tem muito mais gente interessado na volta do campeonato por mata – mata que vocês imaginam. Aguardem o final da copa e veremos então!

  • carlos henrique

    O que aconteceu tem o dedo da CBF sim para beneficiar o Fluminense. O STJD imputou a pena máxima. Se o Flu-Unimed caísse a CBF-GLOBO perderia muito dinheiro. O torcedor foi desreipeitado sim e a CBF-GLOBO está desacreditada. Vergonha nacional!

    • E por que a Globo perderia dinheiro? A representatividade do Fluminense é similar à do Botafogo – que, por sinal, a Globo tem preterido nas transmissões televisivas. Se houve algum tipo de manobra, pode ter sido pelo fato de, junto, o Vasco ter caído, que tem uma das maiores torcida do Brasil, o que significaria perda de audiência.

  • PRG

    Isso é verdade?
    Com a intenção de tentar esclarecer a real possibilidade disso ocorrer, o LANCE!Net entrou em contato com Heraldo Panhoca, advogado respeitado no país e um dos redatores da Lei Pelé, do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e também do Estatuto do Torcedor. De acordo com Panhoca, a chance de realização de uma nova “Copa João Havelange” é ínfima.

    Se é verdade que houve tal consulta, porque você não comenta? Se é mentira, porque você não desmente?

    • CARLOS

      PQ ELE PREFERE ILUDIR OS ALIENADOS COM FACTOIDES …SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ ASSIM….ESCREVAM NA BUNDA E VÃO LÁ PRA FRENTE DO STF: SOU CONTRA REGULAMENTOS….TALVEZ ALGUÉM OS OUÇA….

      • Rodrigo

        Dúvida: será que esse arauto da lei, da justiça e dos bons modos a todo custo defenderia “O (amado, idolatrado, salve, salve) REGULAMENTO” de forma tão histriônica nos anos 90, quando o (ao que tudo indica) time dele estava na outra ponta da corda, se beneficiado de um tapetão?

        Digo e repito: no Brasil o conceito de justiça é seletivo, que hipocritamente se enverga à quem pode mais.

        • CARLOS

          COM CERTEZA SIM, MEU TIME NUNCA QUIS FERIR UM REGULAMENTO PARA VIRAR UMA MESA, COMO FEZ O BURRO-NEGRO NO CARIOCA DE 2013

          • Alice

            TRI-TAPETÃO

    • janca

      Por que há outras visões que diferem da do Panhoca. E quando você escreve que a chance da realização de uma nova Copa João Havelange, que foi mesmo uma vergonha para o nosso futebol, é ínfima, é porque existe. E isso só já justificaria, a meu ver, que adiassem a eleição na CBF para o segundo semestre, assunto, aliás, desse post, embora distorcido por alguns que se perdem no velho clubismo.

  • Flávio Raupp Fonseca

    Desculpem a sinceridade, mas estão todos muito frios. Ninguém ainda chegou perto da verdadeira razão de mais uma virada de mesa….

    • janca

      Pode ser, pode ser…

  • CARLOS
  • E voltaremos a ter um Campeonato Brasileiro inchado. Se o Gama conseguiu anos atrás pressionar todo mundo, a Lusa tem grandes chances de bagunçar tudo esse ano também. E corremos o sério risco de tudo o que foi conquistado ser jogado no lixo – e o Brasileirão por pontos corridos é uma dessas conquistas.

    • Flávia

      Não existe esse risco. Porque esse ano o regulamento foi cumprido corretamente ao contrário do que aconteceu naquela época. Com a escalação irregular do Sandro Hiroshi o São Paulo perdeu os pontos do jogo, esses pontos foram para o Botafogo (quando não deveria ter ido para nenhum clube a exemplo do que aconteceu agora). Esse fato deu margem ao Gama para entrar na justiça comum.

  • Robert

    Caro Janca,
    Este assunto do caso lusa STJD etc esta apenas começando, e parece que se transformara (se é q ja nao se transformou), em uma bola de neve… Em função do grau de imbecilidade do nosso povo, temo pela integridade fisica de torcedores tricolores e pq nao dizer até de demais envolvidos com o caso (auditores, diretores, midia,…)

    Quanto ao fato da responsabilidade dos ditos formadores de opiniao, pela atitude agressiva/criminosa de imbecis, grupo politico do clube entende que de fato jornalistas podem sim ter responsabilidade sobre os animos acirrados contra tricolores e os atos de agressão que ja ocorreram:
    http://www.flusocio.com.br/nota-de-repudio-a-mauro-cezar-pereira/#comments

    Observe o teor do video e seu numero de acessos (datado de 05/01/14…)
    http://www.youtube.com/watch?v=7zZPWY-T7d8&feature=youtube_gdata_player

    E pra finalizar Janca, acho que ja virou caso de policia…
    E acho que a polemica esta apenas começando… E é melhor prevenir do que remediar… Sabe aquela historia de tragedia anunciada? É por aí…
    Abrs e parabens pelo blog

  • Gigio

    Só digo uma coisa. Se acontecer um campeonato com 24 clubes ou de 20 com a permanencia do Fluminense, eu paro de acompanhar esse campeonato. Vou assistir NBA, NHL, Damas, jogo do bicho, sei lá…
    Mas isso será inadmissível!

    • CARLOS

      ENTÃO PODE IR ARRUMANDO SUAS TROUXAS DE ROUPA E VAI ARRUMAR OQ FAZER…VAI ARRUMAR UMA MULHER..SEI LÁ…SÓ Ñ FIQUE DESESPERADA COMO UM FÉLIX REVOLTADO, PEGA MAL….

      • Alice

        TRI-TAPETÃO

  • Cesar – Atleticano

    O campeonato deste ano (2014) deveria ter 20 clubes e ponto final.

    CHEGA de viradas de mesa, mudanças de regra, operações casuísticas em tribunais e bastidores para manutenção deste ou daquele clube.

    Corinthians (Campeão da Liberadores e Mundial), Galo (Campeão da Libertadores) e tantos outros já foram para a 2a divisão e voltaram mais fortes e mais maduros na sua gestão.

    O STJD perdeu – por completo – a credibilidade ao levar sentenças pré-definidas para o “julgamento” que fez do caso Heverton. O resultado já estava definido a partir da denúncia da CBF, caberia – em um país sério – apenas identificar os responsáveis e cuidar da punição cível a eles. Aqui vale mais o resultado do tribunal.

    Os torcedores de bem deveriam pressionar os conselhos de seus respectivos clubes para que não ocorram mudanças lamentáveis como inclusão de mais times ou mudança de fórmula de disputa (a de pontos corridos traz emoções únicas, ao longo de toda a disputa).

    Vamos ver no que dá, mas estou descrente, infelizmente.

  • Cesar – Atleticano

    PS: Infelizmente a desgraça parece não ter fim, no futebol brasileiro. Como se já não bastassem as manobras de bastidores para manter o time daquele plano de saúde na 1a Divisão ainda temos que aguentar as manobras da Globo pela volta do mata-mata, que seria um TERRÍVEL RETROCESSO. Vejam a emoção do campeonato atual, mesmo com o líder disparado na frente até a última rodada havia muito em disputa, como rebaixamento, classificação para Libertadores, etc. Além disso, a disputa por pontos corridos prioriza o time mais regular (melhor de verdade), já a disputa por mata-mata é muito mais facilmente manipulada para entregar o título a quem desejar a nobre emissora aqui mencionada (não me estranharia que a volta do mata-mata concentrasse os títulos em times do RJ e SP…).

    Espero que os times fora do eixo acordem em tempo de evitar esse retrocesso e briguem pela manutenção do formato, ideal para preservar a emoção fim a fim e para valorizar o trabalho mais regular que tenha sido realizado, em cada ano.

  • Robert

    Caro Janca, s aí pra beber um café, compra r cigarro e vislumbrei quem poderia estar por trás d toda esta confusão ( p mim eh óbvio q alguém da lusa levou muito $$):
    Quem estaria por trás de todo esse dramalhao digno de novela mexicana poderia ser alguém muito mais poderoso do q clubes falidos e devedores de milhões como fla, flu, lusa, e mesmo patrocinadores como a unimed… Diria assim: uma entidadepoderosa

    Continuo: uma entidade muito mais poderosa do q clubecos falidos… Uma entidade detentora de contratos de bilhões relacionados ao produto futebol… Entidade esta q visualiza nosso futebol unicamente como oportunidade de negócios… Entidade esta que possui contratos com todos, repito TODOS

    Continuo: TODOS os principais clubes do brasil… Entidade esta que nunca engoliu o regulamento de pontos corridos no brasileiro pq as audiência s são menores do q no mata mata… E seu lucro eh proveniente da audiência… Então esta entidade poderia sim estar por trás de toda esta novela (aliás uma de suas especialidades) com o objetivo de em uma unica tacada: resgatar clubes cariocas ( e aqui me refiro não apenas ao Flu + ao vasco Tb), q precisamos reconhecer trazem audiência, e ainda por cima mudar o regulamento e voltar com o mata mata. Perfeito pra esta entidade, melhor impossível. Óbvio q me refiro à rede globo abraços e parabéns pelo blog

    • janca

      Há muitas teorias da conspiração. Para a Globo não interessa ver o produto futebol desacreditado, como mais uma vez acabou sendo. Pelo menos é o que eu acho.

  • Robert

    Caro Janca, para mim o fato mais interessante de toda esta confusão do caso lusa, está tendo pouco destaque: diversos portais de esportes da internet destacaram, ainda na sexta feira a suspensão do atleta Andre Santos, a ser cumprida no jogo de 07/12 contra o Cruzeiro. Aqui um exemplo: http://www.lancenet.com.br/minuto/Suspenso-Andre-Santos-Cruzeiro-Brasileirao_0_1042695943.html
    Maior misterio para mim: se era de conhecimento publico que o Andre Santos estava suspenso e expos o Fla a perda de 4 ptos pela jurisprudencia do STJD (ver caso gremio prudente em 2010: http://www.espn.com.br/noticia/375667_em-2010-gremio-prudente-perdeu-pontos-em-caso-identico-ao-da-portuguesa), porque NENHUM orgao da imprensa debateu que o Flamengo estaria exposto ao descenso no sabado, no domingo nos debates pre-jogo e até durante a rodada e debates pós-jogo (!!!) e mesmo na 2ª feira??????????? Porque apenas na 3ª feira o caso veio à tona??? Misterio………. E qual seria a chance de heverton ser escalado caso este debate tivesse sido intenso/ Para mim, perto de zero…

    E para finalizar: Será que eles também estão errados?
    http://www.pop.com.br/esportes/noticias/futebol-internacional/819337-Uefa-pune-time-ucraniano-por-escalacao-irregular.html

    O caso da UEFA na essencia é identico ao de lusa e fla: alteração do resultado de campo NO TRIBUNAL, em função da escalação de jogador irregular.

    Quanto ao fato da midia ter se omitido/calado em relação a atuação de Andre Santos (sabidamente suspenso conforme noticia de meu post anterior do diario Lance) da noite de sabado ate os jogos de domingo (e até alem, pois o escandalo so veio a tona na 3ª feira !!??!!), voce nao acha no minimo estranho? o fato do time de maior torcida do brasil ter estado exposto ao rebaixamento durante pelo menos 20 horas e NENHUM jornalista sequer comentar o fato? comentario este que evitaria com certeza a entrada do heverton em campo?
    Gostaria de ouvir sua opinião sobre isso…

    e p/ finalizar: quanto a este Manuel da Lupa, pivo do caso lusa, a cada dia surgem novas noticias que mostram o seu nivel de endividamento (e pq nao dizer de picaretagem, uma vez que suas transações financeiras pessoais parecem se relacionar intimamente com as de seu clube). vejam estas de hoje:

    Arresto
    A Justiça determinou o arresto de imóveis do ex-presidente da Lusa, Manuel da Lupa, e do ex-vice de futebol para pagar dívidas com o Banco Baniff. Da Lupa e Iaúca sustentam que a dívida é do clube e até contrataram parecer de um famoso advogado para defendê-los. O parecer foi pago pelo clube.

    Sob investigação
    A Portuguesa aparece no inquérito da Polícia Federal que apura suposto crime financeiro dos antigos executivos do Banco Baniff. O inquérito rastreou centenas de operações suspeitas, que causam prejuízo ao banco e ao Fisco. O volume total supera R$ 500 milhões. A Lusa aparece pelos empréstimos tomados pelos ex-dirigentes.
    fonte: http://blogs.lancenet.com.br/deprima/2014/01/03/gobbi-pode-perder-diretores-em-2014/

    Minha singela pergunta?
    Um cara desse nivel de carater e devendo milhoes e milhoes na praça nao seria capaz de vender a vaga de sua equipe na serie A e/ou melar o campeonato brasileiro 2013?

    Para mim, a resposta unica: Claro que SIM

    o que espera o MP-SP para investigar cada passo e telefonema deste senhor nos ultimos meses?
    quanto ao da lupa, parece que o MP-SP dorme no ponto zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Acho que temos evidencias demais para abrir investigações DENTRO da lusa…

    Inclusive parece que o sr Ilidio recem empossado na lusa o fara, palavras dele:
    Já conseguiu entender por que a Portuguesa escalou o Héverton sem condições?
    Tenho uma boa ideia, mas ainda não é hora de divulgar para a imprensa.

    Mas ficará por isso mesmo?
    Claro que não. Quem prejudicou a Portuguesa vai ter de pagar. De um jeito ou de outro, vai pagar. O que aconteceu foi muito grave. Isso eu não aceito. Vou abrir comissão de sindicância, farei uma auditoria…
    fonte: http://jorgenicola.ig.com.br/2014/01/02/para-novo-presidente-lusa-virou-casa-da-mae-joana/

    É por ai sr Ilidio, nós fas do futebol queremos saber a VERDADE!!!

    Abraços e parabens pelo blog

    • CARLOS

      SÃO PERGUNTAS QUE NEM O GRANDÍSSIMO JANCA PODE RESPONDER..NUNCA RESPONDEU E NEM VAI RESPONDER….

      • Alice

        É ISSO MESMO. TRI-TAPETÃO, SOMOS TRI-TAPETÃO, TRI-TAPETÃO

    • o clube tem que colocar esses jornalistas e comentaristas parciais que esconde que quem provocou tudo isso foi o flamengo da globo que quando viu que colocou um jogador irregular solicitou a globoflalixo, ai a globoflalixo comprou o presidente da lusa para salvar o clube queridinho dela e de quebra jogar todos contra o fluminense a maior pedra no caminho do flamengo e outra coisa abafar o caso da compra do presidente da lusa feita pela globo e clube mulambo, até hoje as organizações globo está agindo por trás incentivando portuguesa e flamengo a ir para justiça comum para provocar um aumento de clubes para o sonhado mata mata que a globo sempre sonhou no brasileiro e de quebra abafar o caso da compra do presidente da lusa e melhorar a possíbilidade do seu clube queridinho que nunca inplacou no brasileiro de pontos corridos já que no brasileiro de pontos corridos é o mais justo só ganhar quem investir mais quem formar um grande elenco não a zebra que aconteceu em 2009 DIRETORIA DO FLUMINENSE ACORDA VAMOS COLOCAR TODOS ESSES PILANTRAS DA MÍDIA TENDÊNCIOSA NA PAREDE VAMOS PEDIR QUE A INVESTIGAÇÃO DO MP DE SP SEJA ESCLARECIDO QUEREMOS INVESTIGAÇÃO TOTAL, GLOBO QUER ABAFAR TODA ESSA SUJEIRA COM MUNDANÇA DE PONTOS CORRIDOS PARA MATA MATA QUE ELA SEMPRE SONHOU INVESTIGAÇÃO JÁ, E QUE A INSTITUIÇÃO FLUMINENSE SEJA DEFENDIDA CONTRA ESSE LIXO DE IMPRENSA MARRON COM FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE GRANDES FORMADORES DE OPINIÕES TRICOLORES E EX: ÍDOLOS DO CLUBE JORNALISTAS TRICOLORES E PERSONALIDADES E ADVOGADOS QUE TORCE PARA O CLUBE PARA ELES OPINAREM NA MÍDIA E COLOCAR A IMPRENSA PODRE CONTRA A PAREDE DESMENTINDO TUDO QUE ESSE LIXO DE IMPRENSA VEM FAZENDO COM O FLUMINENSE INVESTIGAÇÃO URGENTE E ELES SE CALARÃO PORQUE TEM JOGO SUJO NOS BASTIDORES ENTRE CANIDÉ E GÁVEA DISSO EU NÃO TENHO DÚVIDA, OUTRA COISA GUERRA AOS PILANTRAS DA FLAPRESS QUE TANTO DEGRINE NOSSA INSTITUIÇÃO NA MÍDIA ESTÁ AQUI OS COVARDES QUE ATACA NOSSO AMADO CLUBE CONSTANTEMENTE….. 1) Renato Maurício Prado;
      2) André Rizek;
      3) Juca Kfouri;
      4) Antero Greco;
      5) Márcio Guedes;
      6) Fabio Sormani;
      7) André Lofredo;
      8) Milton Neves;
      9) Mauro Cezar Pereira;
      10) Ricardo Boechat;

      • É impressionante como a paixão clubística afeta o racional das pessoas. Bem , antes de prosseguir quero dizer que sou flamenguista , mas , diferentemente de muitos , dou razão ao Fluminense. Ou seja , na minha opinião , Flamengo e Portuguesa erraram e mereciam perder os pontos. Muitos dos que defendem hoje o tal do Estatuto do Torcedor ( defesa indevida a meu juízo ) já defendiam a Lusa mesmo antes dessa discussão vir à tona. Ora por “moralidade” e ora por legislação imaginária. Mas voltando a paixão clubística. Essa tal teoria da conspiração ou compra da Lusa pelo Flamengo é tão absurda e insana que nem mereceria maiores perdas de tempos em debater essa questão . Mas vamos lá…Vocês estão dizendo que o Flamengo , em apenas 20 horas ( o jogo do Flamengo terminou as 21 h e o da Portuguesa começou as 17 h ) arquitetou , negociou e convenceu a Portuguesa a perder R$16 milhões para escalar um jogador irregular ? Não esqueçamos que o jogador Heverton iniciou a concentração uma hora antes do jogo começar. Vocês realmente acham que isso é possível ? E mais , o tal contato do advogado da Lusa com o clube , em que houve a confusão de comunicação , ocorreu na sexta-feira , portanto na véspera do jogo do Flamengo. Ou voces acham que desde a sexta-feira o Flamengo já estava articulando ? Não seria mas facil não escalar o André Santos ao invés de pagar para escalá-lo a posteriori ? Por favor , mas razão e menos emoção. Não acredito , mas querem saber o que é mais provável , lógico , mais barato e menos arriscado ? Que o Fluminense tenha comprado o advogado da Lusa para passar a informação errada para a Portuguesa. Ou não seria interessante para o Fluminense contar com a perda de pontos da Portuguesa no Tribunal ? Poderia não dar em nada caso o Fluminense não vencesse o Bahia , mas voces concordam que sem as perdas de pontos da Portuguesa tudo seria muito mais difícil ?

        • CARLOS

          O QUE INTRIGA AINDA, É O FATO DE UM ERRO SIMPLES, AMADOR TER OCORRIDO COM DUAS EQUIPES NA MESMA RODADA..O MISTÉRIO VAI CONTINUAR…

          • janca

            Aí concordamos. Isso intriga muito. E interpretações jurídicas à parte, a diretoria da Portuguesa deve muita explicação. Porque nada justifica o erro que cometeu.

  • Nilson

    Na boa, acham mesmo que esse janca que posta as mensagens é o mesmo do blog? Não acredito que o blogueiro é tão burro assim a ponto de dizer o que diz sobre o EdT. Ele está apenas repetindo o que outros energúmenos escrevem em outros lugares.
    E o mais engraçado é que falam tanto do EdT mas são incapazes de dizer onde foi descumprido.

    • janca

      Foi descumprido no ponto em que diz que as suspensões para terem validade devem ser comunicadas nos sites das competições, algo que não ocorreu no caso Lusa.

  • Robert

    Janca, ainda sobre o caso lusa, que irá ser tema de debate por algum tempo ao longo de 2014 ao q tudo indica…Porque a midia se omitiu/calou em relação a atuação de Andre Santos (sabidamente suspenso conforme diversos jornais de circulação nacional) da noite de sabado ate os jogos de domingo (e até alem, pois o escandalo so veio a tona na 3ª feira !!??!!), voce nao acha no minimo estranho? o fato do time de maior torcida do brasil ter estado exposto ao rebaixamento durante pelo menos 20 horas (momento de entrada do heverton) e NENHUM jornalista sequer comentar o fato? comentario este que evitaria com certeza a entrada do heverton em campo?Gostaria de ouvir sua opinião sobre isso…e p/ finalizar: quanto a este Manuel da Lupa, pivo do caso lusa, a cada dia surgem novas noticias que mostram o seu nivel de endividamento (e pq nao dizer de picaretagem, uma vez que suas transações financeiras pessoais parecem se relacionar intimamente com as de seu clube). vejam estas de hoje:ArrestoA Justiça determinou o arresto de imóveis do ex-presidente da Lusa, Manuel da Lupa, e do ex-vice de futebol para pagar dívidas com o Banco Baniff. Da Lupa e Iaúca sustentam que a dívida é do clube e até contrataram parecer de um famoso advogado para defendê-los. O parecer foi pago pelo clube.Sob investigaçãoA Portuguesa aparece no inquérito da Polícia Federal que apura suposto crime financeiro dos antigos executivos do Banco Baniff. O inquérito rastreou centenas de operações suspeitas, que causam prejuízo ao banco e ao Fisco. O volume total supera R$ 500 milhões. A Lusa aparece pelos empréstimos tomados pelos ex-dirigentes.fonte: http://blogs.lancenet.com.br/deprima/2014/01/03/gobbi-pode-perder-diretores-em-2014/Minha singela pergunta?Um cara desse nivel de carater e devendo milhoes e milhoes na praça nao seria capaz de vender a vaga de sua equipe na serie A e/ou melar o campeonato brasileiro 2013?Para mim, a resposta unica: Claro que SIMo que espera o MP-SP para investigar cada passo e telefonema deste senhor nos ultimos meses?quanto ao da lupa, parece que o MP-SP dorme no ponto zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzAcho que temos evidencias demais para abrir investigações DENTRO da lusa…É por ai srs promotores , nós fas do futebol queremos saber a VERDADE!!!Abraços e parabens pelo blog

    • janca

      Há muita coisa estranha em toda essa história, mas a principal, a meu ver, é como uma entidade milionária como a CBF, que organiza o Brasileiro, até segunda-feira cedo dava condição de jogo ao Héverton, que havia sido suspenso na sexta. Não dava para atualizar a informação e disponibiliza-la para todas as partes, incluindo os árbitros do jogo? Inacreditável, parece que vive na idade da pedra _a CBF, digo. Abs. e boa terça pra você, Janca

  • SAULO

    O que eu pude concluir, nessa discussão toda, é que o tal de carlos (plural de dvd é devedeis; plural de TV é teveis; plural de nenê é neneis), está morrendo de medo de que os torcedores da LUSA consigam desfazer essa grande PALHAÇADA que, mais uma vez, os cariocas produziram, tendo, novamente, o flu como protagonista. Afinal de contas o flu É OU NÃO É O REI DA SEGUNDA DIVISÃO?

    • Nilson

      Claro que não somos. Só estivemos lá uma única vez. Até iriamos nesse ano mas foram burros e negligentes e como não somos isso, voltamos.
      O brasileiro comum, como esse Saulo, está acostumado a maracutaias e trambicagens porque vive num país onde a corrupção é endêmica, por isso, acha que o errado é o certo e o certo o errado. Infelizmente é a síntese do brasileiro.

    • CARLOS

      TAL???? TAL????? TAL Ñ MEU AMIGO…EU Ñ SOU ALIENADO COMO VCS..VAMOS ESPERAR…AGORA TER MEDO DE TORCIDA IR PARA A JUSTIÇA COMUM??? VAMOS AGUARDAR….QUERO VER A CARA DE VCS….

      • Alice

        ISSO AÍ. DÁ-LHE CARLOS. SOMOS TRI-TAPETÃO. NO TAPETÃO NINGUÉM PODE CONOSCO. DÁ-LHE TRI-TAPETÃO

    • CARLOS

      QUEM FEZ A MERDA?? QUEM FOI BURRO-NEGRO?? QUEM SE VENDEU???(LUSA) ENTÃO REVEJA SEUS CONCEITOS DE PROTAGONISMO EM UMA HISTÓRIA…

      • janca

        É uma acusação grave e sem prova. De que a Lusa _ou alguém (ou mais de alguém lá dentro)_ se vendeu para quem? Para o Flamengo? Há provas disso? Até agora não vi. Se aparecer é uma coisa, se não aparecer, outra.

        • o clube tem que colocar esses jornalistas e comentaristas parciais que esconde que quem provocou tudo isso foi o flamengo da globo que quando viu que colocou um jogador irregular solicitou a globoflalixo, ai a globoflalixo comprou o presidente da lusa para salvar o clube queridinho dela e de quebra jogar todos contra o fluminense a maior pedra no caminho do flamengo e outra coisa abafar o caso da compra do presidente da lusa feita pela globo e clube mulambo, até hoje as organizações globo está agindo por trás incentivando portuguesa e flamengo a ir para justiça comum para provocar um aumento de clubes para o sonhado mata mata que a globo sempre sonhou no brasileiro e de quebra abafar o caso da compra do presidente da lusa e melhorar a possíbilidade do seu clube queridinho que nunca inplacou no brasileiro de pontos corridos já que no brasileiro de pontos corridos é o mais justo só ganhar quem investir mais quem formar um grande elenco não a zebra que aconteceu em 2009 DIRETORIA DO FLUMINENSE ACORDA VAMOS COLOCAR TODOS ESSES PILANTRAS DA MÍDIA TENDÊNCIOSA NA PAREDE VAMOS PEDIR QUE A INVESTIGAÇÃO DO MP DE SP SEJA ESCLARECIDO QUEREMOS INVESTIGAÇÃO TOTAL, GLOBO QUER ABAFAR TODA ESSA SUJEIRA COM MUNDANÇA DE PONTOS CORRIDOS PARA MATA MATA QUE ELA SEMPRE SONHOU INVESTIGAÇÃO JÁ, E QUE A INSTITUIÇÃO FLUMINENSE SEJA DEFENDIDA CONTRA ESSE LIXO DE IMPRENSA MARRON COM FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE GRANDES FORMADORES DE OPINIÕES TRICOLORES E EX: ÍDOLOS DO CLUBE JORNALISTAS TRICOLORES E PERSONALIDADES E ADVOGADOS QUE TORCE PARA O CLUBE PARA ELES OPINAREM NA MÍDIA E COLOCAR A IMPRENSA PODRE CONTRA A PAREDE DESMENTINDO TUDO QUE ESSE LIXO DE IMPRENSA VEM FAZENDO COM O FLUMINENSE INVESTIGAÇÃO URGENTE E ELES SE CALARÃO PORQUE TEM JOGO SUJO NOS BASTIDORES ENTRE CANIDÉ E GÁVEA DISSO EU NÃO TENHO DÚVIDA, OUTRA COISA GUERRA AOS PILANTRAS DA FLAPRESS QUE TANTO DEGRINE NOSSA INSTITUIÇÃO NA MÍDIA ESTÁ AQUI OS COVARDES QUE ATACA NOSSO AMADO CLUBE CONSTANTEMENTE….. 1) Renato Maurício Prado;
          2) André Rizek;
          3) Juca Kfouri;
          4) Antero Greco;
          5) Márcio Guedes;
          6) Fabio Sormani;
          7) André Lofredo;
          8) Milton Neves;
          9) Mauro Cezar Pereira;
          10) Ricardo Boechat;

        • CARLOS

          SÓ ISSO EXPLICA UM “ERRINHO DUPLO”..OI FOI SÓ BURRICE DE AMBAS DIRETORIAS? AMADORISMO?/ DAÍ, JUSTIFICAR UM ERRO AMADOR APAGANDO, PASSANDO A BORRACHA E DEIXAR QUIETO: TÁ BOM MEU FILHO, VC FEZ MERDA, MAS DEIXA PRA LÁ…

  • Carlos Marcelo

    O futebol tem que ser decidido dentro do campo mas o que mais cheira mal é o fato de mais uma vez o Fluminense ter sido beneficiado. Vocês já imaginaram o reboliço que será se a Portuguesa conseguir essa tal liminar? O Flamengo irá pra zona de rebaixamento. Agora eu pergunto: O Flamengo por intermédio dos seus torcedores ganham também uma liminar. Quem cairá neste caso a CBF rsrsrsrsrsrsrs?

  • Não pode ser Copa João Havelange, para esculhamabar de vez vai a sugestão.

    COPA DILMA RUSSEF/ LULADRÃO QUE TAL ?
    GANHARIA COM TÍTULO ORIGINALIDADE.

  • Tri Mundial Doom

    Eleição para CBF deveria ter uns 5 candidatos, um deles representando jogadores de futebol…o Seedorf está acostumado a competições organizadas, poderia ser um…
    Qualquer candidato do Marím é horrível desde de já.

    • janca

      Tem que ser alguém preparado e bem assessorado. Mas do jeito que funcionam as coisas hoje a eleição é viciada, não fosse Ricardo Teixeira não teria ficado mais de duas décadas no poder e feito o sucessor, quando saiu atolado por denúncias de corrupção. As federações comandam o negócio, têm maior força no colégio eleitoral.

  • Ricardo Peixeira

    Essa eleição não passa de uma tolice, pois quem manda nessa droga é o Ricardo Teixeira.

  • PRG

    Um aplicativo simples, desenvolvido por um inciamte, resolveria isso. Ao fim do julgamento o resultado seria lançado e consultado por tablet, smartphone etc.
    Janca falou o óbvio – eleição viciada. Mas não podemos nos esquecer que a CBF é PJ de Direito Privado e não há muito o que fazer. O ideal seria acabar com STJD e instituir uma comissão de punições nos moldes da UEFA (http://www.pop.com.br/esportes/noticias/futebol-internacional/819337-Uefa-pune-time-ucraniano-por-escalacao-irregular.html). A não punição da Lusa tem o reverso da medalha: quem cumpriu o regulamento pode pedir anulação das partidas que jogou?
    O ideal seria um ex-jogador bem preparado (Leonardo, por exemplo) se candidatar. Aturar Marin e Cia é um horror. Aliás para aqueles que falam que a CBF é carioca: orra meu! O comando da entidade é paulista

    • janca

      Isso, um aplicativo simples resolveria mesmo. E a CBF jamais pensou nisso? Inacreditável!

  • o fluminense tem que formar um grupo de advogados e grandes formadores de opiniões e colocar essa mídia mentirosa contra a parede temos que revidar nunca devemos baixar a cabeça para esses pilantras onde está os tricolores formadores de opiniões GILBERTO GIL, JÔ SOARES, CHICO BUARQUE, PAULO HERRIQUE AMORIM, CELSO FREITAS, FAGNER CANTOR……? DEFENDAM O FLUMINENSE UMA VEZ NA VIDA CARAMBA O CLUBE SENDO ATACADO E VOCÊS NÃO FAZEM NADA….? PENSE NOS TRICOLORES QUE FORAM ATACADOS NA RUA ATÉ BOMBA TEVE POR COVARDIA DESSA IMPRENSA IMUNDA PARCIAL MENTIROSA E PARCIAL E VOCÊS FICAM OMISSOS QUE TRICOLORES SÃO VOCÊS….?

    • janca

      A questão não é o Fluminense. É a CBF. Aliás, no post, salvo engano, não cito o Fluminense uma vez.

  • PORTUGUESA, FLAMENGO E GLOBO ESTÃO TENTANDO O TAPETÃO NO FUTEBOL BRASILEIRO ISSO É UMA VERGONHA….

  • Felipe

    falam mal da eleição pra CBF, mas quem gere esses caras somos nós torcedores, que só sabemos reclamar

    temos que pressionar os presidentes dos nossos clubes pra que eles se sintam pressionados a não votar em cartolas mal-caráter da CBF

  • Flavia

    O Flamengo começou todo esse problema quando escalou o André Santos no sábado.
    A Portuguesa continuou a sujeira quando escalou o Héverton no domingo.
    Não se pode afirmar que não houve má fé na escalação do Héverton, pois a opinião pública apresentou suas suspeitas, dessa maneira, a regra teve que ser cumprida.
    A punição não foi rebaixamento da Portuguesa e sim perda de quatro pontos (e não havia brecha para outra forma de punição).
    Nas 37 rodadas os julgamentos aconteceram nas sextas-feiras com publicação na segunda-feira, e a própria Portuguesa tinha conhecimento e experiência na situação.
    Mas o mais ridículo de toda essa situação foram as atitudes da imprensa e das torcidas de Portuguesa e Flamengo:
    Primeiro – Queriam mudar o regulamento, Segundo – transformar o Fluminense em vilão da história, Terceiro – Entraram em seara desconhecida ao discutir sobre direito desportivo com advogados e juízes da área, Quarto – Reviraram os arquivos do campeonatos Brasileiros de 1990 a 2013 procurando algum erro do STJD (sem sucesso) Quinto – Continuam iludindo os torcedores da Portuguesa com argumento do Dr. Carlos Ambiel (argumento já derrubado por juristas da área). Aliás seguindo seu raciocínio, que diz que as suspensões para terem validade devem ser comunicadas nos sites das competições, algo que não ocorreu no caso Lusa. Se a Lusa agiu certo escalando o jogador no domingo (antes da publicação) , o Corinthians e Botafogo que escalaram os jogadores na quarta-feira (depois da publicação) estão errados? Então esses dois clubes merecem punição?

    • CARLOS

      COM A PALAVRA, E EXCELENTÍSSIMO MISTER JANCA. A BOLA É SUA…

      • Alice

        ISSO AÍ. NO TAPETÃO SÓ DÁ NOIS. TRI-TAPETÃO, TRI-TAPETÃO. CHUPA JANCA. TRI-TAPETÃO

        • CARLO

          FUMOU PEDRA???

          • Flavia

            Ainda estou esperando sua resposta, Janca ZZZzzzZZZzzzZZZzzz.

  • Marcio

    Acho que alguns ainda não entenderam. Pouco importa se a Lusa, Flamengo, Fluminense ou Vasco no final das contas ganhem na Justiça comum, sejam torcedores, clube ou o diabo que os carrege.

    A questão é simples, com a enxurrada de ações que virão, o campeonato de 2014 só começaria em 2015, após as idas e vindas de liminares em todo o país. Até isso se resolver, babau Brasileiro de 2014. Já aconteceu antes e vai acontecer de novo. Isto é fato. Só não enxerga quem não quer ver.

    Solução ? Mais uma vergonha para o futebol brasileiro !!! Triste, mas não há alternativa!

    • walace

      kkk agora é 14 X 0? processo-de-advogado-que-tentava-ajudar-a-portuguesa-e-extinto-na-justica-comum.

  • CARLOS

    BOA NOVAS!! BOAS NOVAS!! PARA OS ESPECIALISTAS DE PLANTÃO, VÃO REBATER UMA DECISÃO DO TJSP AGORA?

    http://www.lancenet.com.br/fluminense/Justica-processo-recolocar-Portuguesa-Serie_0_1062493790.html

MaisRecentes

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo

Mattos em xeque



Continue Lendo