Marin faz apelo à Lusa



O presidente da CBF, José Maria Marin, começa a apelar à diretoria da Portuguesa que não entre na Justiça comum e não incentive torcedores/consumidores a fazê-lo caso o clube perca recurso que será julgado no próximo 27, ainda no âmbito da Justiça Desportiva.

O temor é que o caso, parando na Justiça comum, atrapalhe o campeonato do ano que vem e ganhe repercussões internacionais, inclusive por possível punição da Fifa, bem no ano da Copa do Mundo no Brasil.

Não é o único temor. O outro é de que atrapalhe a candidatura de Marco Polo Del Nero, que quer suceder Marin vencendo as eleições de abril na CBF.

A situação ficou ainda mais complicada para a entidade já que o BID (Boletim Informativo Diário) da Suspensão informava que o meia Héverton tinha condições de jogo contra o Grêmio e não estava suspenso, o que torna a CBF também responsável pela falha de comunicação. A alteração no boletim, comunicando a suspensão, só foi feita segunda-feira, um dia após a partida, quando o clube também foi notificado oficialmente de que o atleta não poderia jogar.

Na Portuguesa é dado como certo que na esfera esportiva o clube sofrerá novo revés e a partir daí torcedores/consumidores, inclusive de outros clubes, entrarão na Justiça comum, acionando a própria CBF como organizadora do campeonato e também por não ter atualizado o BID a tempo. Fora que a notificação oficial, repito, só foi feita segunda-feira, quando a competição já tinha encerrado.

Com ou sem BID, CBF e STJD deveriam entrar no século 21 e informar todas as partes, inclusive árbitros e delegados de jogos, quem tem condições de jogo ou não. Não é difícil. Basta disponibilizar a informação no site oficial.

Que a Fifa não vai punir o Brasil, certamente não vai, entrando torcedores ou não na Justiça comum. Até porque a Copa do ano que vem já vem lhe rendendo dores de cabeça suficientes para ter que encarar novo imbróglio nos bastidores. Mas que o imbróglio ainda deve durar muito tempo, deve.



  • José Borin

    Ele podia também aproveitar e pedir para o STJD julgar a causa com imparcialidade e absolver a Portuguesa, pois se fosse só para ler o artigo não haveria necessidade de fazer este “circo” todo. Bastaria um funcionário na 2ª feira para ler as súmulas dos juizes e enquadrar os infratores, como é por exemplo na Italia. Se a lusa perder no tribunal acho que é uma questão de honra entrar na justiça comum, e se conseguir melar o próximo campeonato já vai ser uma vitória da moral, não importando o que aconteça a partir daí.

    • janca

      É o lado positivo dessa confusão toda. Servir para rediscutirmos esse circo todo. O final do Brasileiro, que no dia 27 irá para sua quadragésima rodada, novamente no tapetão, é exemplar. E acho que os dirigentes da Portuguesa, em vez de escutarem Marin, devem defender os direitos do clube até às últimas instâncias. E pagar o que devem aos atletas, porque atraso salarial é tenebroso e os jogadores que honraram a camisa da Lusa merecem mais respeito. Respeito que não tiveram da própria diretoria.

      • Daniel

        pq pra vc julgar com imparcialidade significar absolver a Portuguesa ?
        não estou vendo imparcialidade nesta frase

        • Felipe

          Não foi imparcial na frase, justamente porque o julgamento também não foi. (À Favor do fluminense)

          • E a favor do flamengo também, caso contrário o fla seria
            o rebaixado, ou será que voces estão esquecendo disso.

          • Ricardo

            Foi a favor do Fluminense foi, porque subiu, mas foi mais a favor do flamengo, porque senão eles que caiam, esquece o fluminense um pouco.

          • Christy

            Leia o regulamento !

            O que vc quer ? Que quebrem o regulamento ? Que “perdoem um ladrão de ir para a cadeia”, só porque é um coitadinho ?

            O erro foi da Portuguesa… Em por o jogador em campo! Pois todos conhecem as regras!

          • Ricaro

            Todos conhecem é Christy?! Então dê uma olhada aqui:

            http://blogdojuca.uol.com.br/2013/12/artigo-que-condenou-a-lusa-e-ilegal/

            já tinha visto alguém falar disso, mas parece que os advogados “competentíssimos” dos envolvidos, e o próprio STJD desconhecem algo bem básico: “Estatuto do torcedor” que tem força de lei e é superior as determinações de regulamentos e decisões administrativas da CBF.

          • Amigos, acho que não se trata de JUlgamento e simplemente ler o regulamento e pronto o que diz lá ?? Me digam o que o fluminense tem com isso ? Quem escalou o jogador foi a incompetemncia da Portuguesa , .porque não falam o Flamengo que teve a mesma punição só por que caiu ? FOI O MEMO CRITÉRIO MAS NÃO MFALAM POR NAO TER CAIDO +Vão lavar roupa suja

          • Jose Dino

            a imparcialidade acontecera quando fizerem o mesmo que fizeram com o cruzeiro, era o mesmo caso e foi apenas imposta uma multa, não queremos a quebra de regulamento agora, ele ja foi quebrado la atraz no inicio desta competição, esse mesmo tribunal afirmou em 2010 que não poderia revogar um resultado conquistado em campo, agora em 2013 pode?? os dois é em favor do fluminense, para de hipocrisia moço.

          • Valter

            Quem merece subir são os times da segunda que fizeram tudo para isso e não os times da primeira divisão que descumpriram o regulamento ou foram rebaixados no tapetão permaneça os pontos obtidos em campo e puna com rebaixamento as irregularidades praticadas em campo também com rebaixamento, aumentando o numero de vagas para a segunda divisão.

          • Edox

            Acho que se fala muito em Portuguesa ( punida erradamente) e Fluminense, que, “se ter nada com isso” se salvou, mas todos parecem esquecer do Flamengo que é quem entrou com jogador irregular e está na dele, quieto, beneficiado pela injustiça cometida contra a Lusa!!!

        • Cristiano

          Daniel, isto significa imparcialidade e justiça.

          Todos os times tiveram 38 jogos por disputar e o Flu caiu dentro de campo.

          A Portuguesa tem que ir pra cima mesmo, e na pior das hipótese o Flu também deveria ser rebaixado e o quinto colocado da Série B deveria ser promovido.

          • Christy

            Ok ! Se regulamento não presta para nada !

            Que os times contratem MESSI, C. RONALDO e NEYMAR para jogar 1 ou 2 partidas na final do campeonato ! kkkk

          • Raphael

            Caso o quinto da série B suba o Fluminense não será rebaixado, e sim o Flamengo.
            Fluminense terminou em 15º e o Flamengo em 16º.

          • Adib

            Raphael, então que rebaixem seis, sete, vinte, o que satisfizer o jovem aí acima, já que vale qualquer coisa mesmo.

          • Elvis

            Concordo plenamente

          • Paulo Sérgio

            Quem deveria ser rebaixado é o flamengo, e vai ser caso haja um julgamento justo, ate pq o flamengo já perdeu os pontos e não tem justificativa como a lusa, então por justiça é flamengo na segunda divisão..

            assustados? não precisa, ,a globo vai fazer de tudo pra não deixar isso acontecer.. afinal, o flamengo desde 1980 tem sido ajudado a ganhar titulos

          • DI CARDOSO

            CONCORDO COM VC CRISTIANO.

          • Leandro

            pqp, o Flamengo já pagou a suspensão do André Santos, ele pegou só UM JOGO, e não jogou contra o Vitória, pq o Flamengo optou por não colocá-lo em campo já sabendo da suspensão, que foi automática, injustiça com a Lusa? Sim, e muita, mas com o Flamengo é muito mais, pq ele já tinha cumprido a única suspensão à que lhe foi dada, parem de dizer que o Flamengo foi ajudado, pq não foi, se tem alguém que foi ajudado e muito, foi o Fluminense, e outra, todo o tribunal ficou em dúvida sobre punir o Flamengo, e quando se há dúvida, não se pune um réu, por exemplo: se um tribunal tiver dúvida se uma certa pessoa foi responsável por um massacre, então essa pessoa não pode ser punida, pq, caso ela não fosse a culpada, seria presa injustamente. Flamengo e Portuguesa, não seriam mais alcançados pelo Fluminense, não entendo gente que diz que o Flu vai ser prejudicado se eles não forem punidos, PORRA, como prejudicado? o Vasco poderia falar isso da Portuguesa caso ELE tivesse vencido o Atlético por 11×0, o que não ocorreu, sou a favor dos clubes recorrerem a FIFA sim, pq tem um regulamento da FIFA que diz que os clubes podem pagar a punição no campeonato seguinte, foi assim com Milan, Fiorentina, Juventus, entre outros clubes italianos no escândalo de 2006, não foi?

        • VRG

          Amigo Daniel: imparcial porque se utilizando de um critério básico do Direito, e que foi inclusive utilizado para absolver o coirmão Cruzeiro (enquadrado no mesmo artigo): a falta de dolo, ou intenção em transgredir. E imparcial, pelo mesmo – e correto, diga-se de passagem – princípio nomeado pelo Procurador-Geral do STJD, quando em 2010, antes do próprio desenvolvimento do caso Tartá, afirmar: “Legalmente, tecnicamente, pode até ser, mas é imoral retirar no Tribunal um título do Fluminense conquistado no campo”. Por isto imparcial: o que vale para absolver o Cruzeiro (ausência de dolo), e para o Fluminense (imoralidade de se tirar o mérito esportivo, ainda que a letra fria da Lei permita), vale também para Lusa e Flamengo. Abraços!

          • Jamilson

            Tô ficando louco ou é um loucura geral o que está acontecendo? Estarei lendo direito ou estou enganado de estar vendo comentários de VITÓRIA DA MORAL PRIMAR PELA ILEGALIDADE? Cada dia que abro a internet, leio jornais on line ou assisto programas esportivos vejo pessoas que antes admirava, defendendo o descumprimento da lei…. Que loucura é essa? E mais, não sei se entendi: é imoral cumprir a lei nesse pais? E pra esclarecer: o caso do cruzeiro foi erro da federação ao passo que da lusa e do fla foram erros dos clubes, ponto final.

          • Zé Paulo

            VRG parabéns. Essa é a colocação mais correta de todas, já que não é nenhuma invenção, é exatamente o que ocorreu no passado. Porque dois pesos e duas medidas? O resto é balela!

          • Hesg

            Hermeneutas e exegetas do Brasil. O Stf precisa de vocês.

        • julio garcia

          Só rindo disso! Julgar com imparcialidade é sentenciar o que a gente deseja e passar por cima da lei?
          O que tem que mudar é a lei, que não dá nenhuma margem para flexibilização. Mas os ignorantes jurídicos não compreendem que há normas que não se sujeitam a interpretações diferente da literal, o artigo 214 é uma delas. Salvo, é claro, algum fato, ou ato superveniente desculpável que fizesse com que a Portuguesa cometesse tal erro. A celeuma toda é porque quem esta se beneficiando é o Fluminense. Se houver essa flexibilização pretendida para atender o clamor dos revoltados, passando por cima da legislação (não só do artigo, mas da imparcialidade dos juízes e outros princípios do CBJD) o que será dos próximos campeonatos? Lembrando que o Fluminense só foi o 17º classificado devido ao regulamento, que levou o Criciúma a ficar no seu lugar, mesmo vencendo o São Paulo com um gol ilegal pelas regras do futebol.

          • Prof. Helvanio

            É preciso parar com a discussão! O Estatuto do torcedor diz que o resultado de julgamento só vale após publicação oficial. Então tá definido. Flamengo vai disputar série B.

        • MIGUEL

          SE A PORTUGUESA ERROU DESCE PARA SÉRIE B, MAS O FLUMINENSE TAMBÉM, E AÍ SUBAM O ICASA PARA SÉRIE A.

          • Adib

            Subam o Icasa para a Série A e rebaixem o Guarani pra Série D. Aí tirem a média aritmética, o desvio padrão dos pontos dos últimos anos ímpares, noves fora, inventem um campeonato novo. Mas dessa vez, tentem seguir o regulamento, ok?

          • Rodrigo

            E desce o Flamengo também, sou tricolor e concordo.

          • tricolor

            concordo e acrescento desce 6 incluindo flamengo

          • alex

            certim parceiro intão dece os dois e sobe o quinto colocado da serie b

        • NELSON

          Dever da entidade informar direito, fora isso,tem precedente justamente com o titulo nacional de 2010 favorecendo o propio fluminense.

        • Vitor Garcia

          Caso não você não saiba existe na Constituição que é a lei máxima deste país (qualquer regra criada por qualquer órgão deve respeitar a msm pois caso contrario ela e inconstitucional) existe o principio da razoabilidade, que não foi cumprido pelos seguintes motivos 1 a Portuguesa não corria riscos de rebaixamento 2 portanto ela não usou de ma fé ao escalar o Jogador e correr riscos desnecessários 3 A Portuguesa só seria rebaixada caso o Vasco goleasse o atlético e a Lusa tivesse perdido de goleada fato que não ocorreu, 4 Logo pode-se concluir que a pena foi absurda seguindo este principio, além do que o próprio BID da CBF indicava que o jogador tinha condições de jogo, portanto a Portuguesa tem base legal para recorrer a Justiça comum, pois houveram diversos desrespeitos a constituição. Além do que ela não foi notificada de forma oficial que é outra exigência da Constituição.

          • Hesg

            Bonitão ,
            Vamos lá.
            1- razoabilidade não se presta para regular norma que contempla preceito secundário. Explico. Se tiver contida uma punição, não se fala em razoabilidade.
            2- não ha falar em inconstitucionalidade se a norma a ser atacada não viola preceito constitucional. Certo? Simples não é. Prosseguindo..
            3- quanto ao dolo e a culpa, outra confusão. Dolo é vontade dirigida para alcançar o resultado e culpa falta de dever de cuidado. No caso, foi falta de leitura e compreensão ou, talvez, inteligência. Explico. Foram negligentes. Falta de dever de cuidado é negligência, imprícia ou imprudencia.
            Quanto a pena absurda, seria se ultrapassasse aquilo que a norma estabelece.
            Quanto a bid ou bidê. Quando tem representantante legal em julgamento ou audiência, o réu é considerado citado e com conhecimento no ato.
            Acho que a OAB tem que dar mais umas dez voltas no parafuso.

          • Fabio
        • Roberto Couto

          Cara vc torce.pro Fluminense ou ñ sabe ler? Ñ SAIU NO BID JUMENTO, ELES Ñ FORAM INFORMADOS LEGALMENTE DA SUSPENSÃO!!!

        • santos

          A porra desse timeco do florminense deveria admitirseu fracasso e jogar a droga da serie B como todos os outros o fizeram e voltaram com honra!

          • torcedoresunidos

            Bom dia Santos, concordo com vc a respeito do Meu Flusão jogar a série B, por ter perdido em campo, + não foi o Flu que botou nada na justiça.
            Agora com certeza por causa de pessoas = a vc q temos no país bandidos, assassinos, estrupadores, politicos e muitas outras merdas soltos justamente por cumprir a lei.Leia o regulamentos pra depois vc falar besteiras.

        • alexandre

          É claro , ou vc viu imparcialidade nesse bando de picareta

        • sidiney josé de lima

          Precisa saber se a Lusa tem real interesse em buscar seus direitos ou esta “acertada” com essa manobra de livrar o FlorminenC da serie B. Ou seja: Saber se não está rolando grana nêsse imbróglio.

          • janca

            Os torcedores do clube têm. Quero ver os dirigentes…

        • Tito

          Acho q vc deve ser carioca

        • Pepe Blue

          Porque o próprio STJD não comunicou oficialmente a Entidade organizadora do campeonato. Meu caro… A Portuguesa foi induzida ao erro… Coisa que qualquer juiz da justiça Comum pode entender. Só não entendem dessa forma os juízes do STJD. Afinal, tem muitos “interesses” em jogo ….

        • Plínio

          Se ficar comprovado que houve falhas na comunicação da suspensão do jogador da Portuguesa SIM.
          Por que o Fluminense não foi rebaixado fora de campo. E sim dentro dele.
          Já a Lusa foi rebaixada fora de campo, no tapetão. PQ se o Procurador do STJD não tivesse caçado alguma furo para salvar o CBFlu, o time continuaria rebaixado e os torcedores estaria cobrando vergonha na cara e raça dos jogadores que não fizeram por onde merecer em campo esta segunda chance que ganharam no tapetão.

          Então pelo menos sejamos justos com as coisas. Se for comprovado que houve má fé na hora de comunicar a suspensão do jogador da Lusa.

        • rubens

          pq a portuguesa ganho em campo e o jogador que entro irregular so jogou apenas 12 minutos finais e teve 1minuto e 45 segundos de posse de bola .sendo assim nao interferiu em nadaa na partida

      • Michel Asseff Filho (enviada às 16h33m): “Prezados, acabo de ter acesso à nota oficial do Clube. Confesso que não fiquei satisfeito, pois tal atitude não ajuda em nada o nosso Flamengo. Sabemos, entre nós, que o Flamengo não deveria ter escalado o atleta André Santos na partida disputada contra o Cruzeiro. Qualquer especialista em direito desportivo, caso fosse consultado, por cautela, recomendaria deixar o atleta de fora, pois saberia informar sobre o entendimento da CBF e da Justiça Desportiva em situação como essa. As teses defensivas foram criadas em razão da necessidade e da oportunidade.

      • Michel Asseff Filho (enviada às 16h33m): “Prezados, acabo de ter acesso à nota oficial do Clube. Confesso que não fiquei satisfeito, pois tal atitude não ajuda em nada o nosso Flamengo. Sabemos, entre nós, que o Flamengo não deveria ter escalado o atleta André Santos na partida disputada contra o Cruzeiro.

      • fernando a a pereira

        POR CARLOS EDUARDO AMBIEL*

        A decisão que condenou a Portuguesa a perder 04 pontos no Campeonato Brasileiro 2013, rebaixando-a à segunda divisão, está toda fundada na regra expressa do art. 133 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), segundo o qual o resultado de um julgamento desportivo produzirá efeitos imediatamente “independentemente de publicação ou da presença das partes ou de seus procuradores”, desde que previamente intimados para o julgamento. Como a Lusa foi comunicada da sessão do dia 06.12.13 (sexta-feira) e lá se fez representar por advogado, conclui-se que a pena de dois jogos de suspensão, aplicada ao atleta Heverton, deveria ser cumprida imediatamente, motivo pelo qual o jogador estaria impedido de atuar no domingo (08.12.13), quando foi escalado e gerou a capital punição ao clube paulistano.

        Tal regra para o início imediato das penalidades da Justiça Desportiva é conhecida por todos os clubes e utilizada desde 10.12.2009, quando o Conselho Nacional do Esporte (CNE) resolveu que essa seria a redação do art. 133 do CBJD. Por isso, a decisão do dia 16.12.13 foi interpretada por muitos como a vitória da “legalidade” sobre o “clamor dos leigos”, afastando qualquer argumento pela moralidade ou razoabilidade da pena aplicada, sempre em nome da aplicação da legalidade estrita do CBJD.

        No entanto, o que precisa ser observado – e até agora não foi – é que a Lei nº 12.299, de 27.07.2010, que alterou alguns dispositivos do Estatuto do Torcedor (Lei nº 10.671/03), modificou expressamente a forma de publicação de qualquer decisão da Justiça Desportiva, inclusive aquelas do STJD do futebol. O art. 35 do Estatuto do Torcedor, após afirmar que as decisões da Justiça Desportiva, em qualquer hipótese, devem ter publicidade igual a dos tribunais federais, determina expressamente que todas as decisões deverão ser disponibilizadas no site da entidade de organização do desporto – no caso, o site da CBF -, sob pena de serem nulas, conforme previsão expressa do art. 36 do mesmo Estatuto (Lei nº 10.671/03).

        Importante esclarecer que somente a partir de 27.07.2010, quando o Estatuto do Torcedor foi alterado pela Lei nº 12.299/10 é que passou a ser obrigatória a publicação das decisões do STJD no site da CBF, pois, antes disso, as decisões deveriam ser publicadas apenas nos sites das competições (art. 5º, § 1º do Estatuto do Torcedor), que muitas vezes sequer existiam. Tal alteração buscou não apenas dar segurança aos clubes sobre o resultado nas decisões – evitando erros de comunicação ou compreensão entre clientes e advogados -, mas também e principalmente dar ao torcedor a ciência oficial e inequívoca sobre os resultados das punições desportivas, via site oficial da CBF, afinal o torcedor do futebol tem o direito de saber qual atleta está ou não punido, antes de decidir ir ao Estádio ou assistir a qualquer partida pela televisão.

        Assim passou a haver um conflito entre o que diz o CBJD de 10.12.2009, que tem natureza de Resolução Administrativa do CNE (Conselho Nacional do Esporte) e regra diversa prevista Lei Federal (Estatuto do Torcedor). Nesse caso, assim como a Constituição Federal prevalece sobre uma Lei ou Decreto, a regra do Estatuto do Torcedor é hierarquicamente superior e prevalece sobre uma Resolução do CNE (CBJD), ainda mais quando o texto conflitante da Lei é posterior ao da Resolução. Trata-se de hipótese em que, embora conste do CBJD, a regra do art. 133 passou a ser ilegal, pois contrária ao que dispõe Lei Federal alterada em 27.07.2010. Para os leigos, é o mesmo princípio de hierarquia que explica como uma lei promulgada pelo Congresso Nacional pode, embora vigente, ser declarada inconstitucional pelo Poder Judiciário sempre que conflitar com a Constituição Federal, norma hierarquicamente superior.

        Em síntese, desde julho de 2010 as decisões da Justiça Desportiva do STJD não mais produzem efeito a partir do julgamento – como ainda reza o citado art. 133 do CBJD -, mas somente passam a ter validade após sua publicação no site oficial da CBF. No caso do atleta Heverton, embora o julgamento tenha ocorrido no dia 06.12.13 (sexta-feira) a publicação do resultado no site da CBF só ocorreu no dia 09.12.13, as 18h45 (ver site da CBF). Como o Estatuto do Torcedor determina que qualquer decisão da Justiça Desportiva somente passa a valer após sua publicação na internet, a referida punição somente passou a produzir efeito na segunda-feira, dia 09.12.13 as 18h45, imediatamente após sua veiculação oficial no site da CBF.

        Dessa forma, nenhuma irregularidade ocorreu na escalação no atleta no dia 08.12.13, domingo, quando a punição sequer produzia efeitos. E aqui não se trata de tese que defenda a aplicação da penalidade no primeiro dia útil seguinte à publicação, como alguns tentaram sustentar sem sucesso, mas sim do respeito à disposição legal que só considerava válida a penalidade após sua publicação oficial no site da entidade de organização da modalidade. Se a publicação na internet tivesse ocorrido na própria sexta-feira (06.12.13) ou no sábado (07.12.13), o atleta deveria cumprir a suspensão no domingo (08.12.13), mas como a divulgação oficial somente ocorreu na segunda-feira (09.12.13), nada impedia a escalação do atleta na última rodada do campeonato.

        Aqueles que ainda defenderão a punição à agremiação lusitana dirão que todos os outros 19 clubes que disputaram a Série A cumpriram as punições a partir do dia do julgamento – como determina o superado art. 133 do CBJD, e não a partir da publicação na internet, como dispõe o atualizado Estatuto do Torcedor, inclusive alegando que outros clubes deixaram de escalar atletas chaves em jogos importantes, apenas porque cumpriram fielmente o que dizia o aclamado artigo 133 da Resolução do CNE (CBJD).

        No entanto, o fato de os demais clubes continuarem aplicando a regra do CBJD durante os últimos anos em nada retira sua ilegalidade, afinal não cabe aos clubes a prerrogativa de alterar ou ajustar o texto do Código Desportivo às novas disposições da Lei (Estatuto do Torcedor), nem mesmo o poder de declarar o que ainda é válido ou o que já se tornou ilegal ou derrogado no CBJD, competência típica do STJD ou da Justiça Comum, quando assim forem demandados. Afinal, a prática equivocada dos demais clubes em cumprir voluntariamente as penas recebidas do STJD, mesmo antes da publicação no site da CBF, não afasta a ilegalidade do art. 133 do CBJD nem impede sua alegação ou declaração a qualquer momento, especialmente na atual situação da Portuguesa, em que referida disposição do CBJD (Resolução Administrativa) contraria o Estatuto do Torcedor (Lei Federal).

        O julgamento do caso pelo Pleno do STJD certamente suscitará a discussão sobre a ilegalidade da regra do art. 133 do CBJD, que surpreendentemente ainda continua orientando o início das penas aplicadas pela Justiça Desportiva no Brasil, já a partir do julgamento, embora Lei Federal, hierarquicamente superior e alterada posteriormente, determine regra claramente diversa – valendo somente após publicação na internet.

        Instado a se manifestar e constatando que o prolatado artigo 133 do CBJD contraria diretamente a regra do art. 35 e 36 do Estatuto do Torcedor, certamente os auditores do STJD concluirão pela sua ilegalidade – fundada na contrariedade do artigo da Resolução (CBJD) à Lei Federal -, fato que afastará qualquer irregularidade da Portuguesa, afinal, ninguém pode ser punido por não cumprir uma regra ilegal.

        Ou seja, se os auditores do STJD forem realmente legalistas – deixando de observar apenas o texto original do CBJD para passar o aplicar a que determina uma Lei Federal vigente (Estatuto do Torcedor) -, não há duvidas que a Portuguesa deve ser absolvida. E se assim não ocorrer, como todos os fundamentos para a absolvição encontram-se no Estatuto do Torcedor, qualquer torcedor, da Portuguesa ou de outra equipe que jogou a Serie A, terá legitimidade e bastante facilidade em obter na Justiça Comum o restabelecimento da legalidade, devolvendo ao clube paulistano os pontos regularmente obtidos na competição.

        Como ironia maior aos que brindaram a “legalidade” no julgamento do caso em primeira instância, nota-se que a Portuguesa não precisa implorar por moralidade nem pedir qualquer compaixão dos auditores do Pleno do STJD para continuar no lugar que conquistou em campo: basta apenas que o Tribunal Desportivo tenha a coragem de ser realmente legalista para aplicar o que manda a Lei (aqui grafada com “L” maiúsculo), sem olhar a quem.

        *Carlos Eduardo Ambiel é advogado e Mestre em Direito do Trabalho pela USP. Professor de graduação e pós-graduação da FAAP. Professor e Coordenador do Curso de Especialização em Direito Esportivo da Escola Superior da Advocacia da OAB/SP.

        **Os trechos em negrito são do blog.

        • Excelente texto do Carlos Eduardo Ambiel. E serve perfeitamente para sustentar o não-rebaixamento da Lusa. E talvez também anulando a punição do Flamengo. Automaticamente, não virará um “precedente perigoso”, pois foi o descumprimento de uma normativa obrigatória à própria CBJD.

          • janca

            Excelente texto mesmo. E ele é um tremendo especialista na área, Rodrigo.

        • carlos

          acha que alguém vai ler tudo isso…tá de brincadeira kkkkkkkkkk

          • leandro

            eu li, mas a preguiça estraga a humanidade, se forem falar de bunda, funk ou alguma coisa idiota, ai sim leriam. O população mediocre. Belo Texto e que no minimo garante uma ação na justiça comum.

          • Carlos esse é justamente o problema do Brasileiro, não sabe e não quer saber e por isso sai por aí falando um monte de besteiras.

        • Leonardo
        • hesg

          Fraco!

          • Mengo

            E você é um tricoflor idiota!!! Vai pagar a Série B imbecil!!! kkkkkk

      • SEM PAIXÃO, MÁS EM FAVOR DA VERDADE.

        ESPERAR QUE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM UM PRESIDENTE “LADRÃO” DE MEDALHAS.

        QUE ORÇA A CONSTRUÇÃO DE UM ESTÁDIO E DEPOIS PAGA O TRIPLO E PARTE DO ESTÁDIO AINDA CAI.

        E VER UM TIME PEQUENO CAIR NO TAPETÃO.

        ESPERAR ALGUMA COISA BOA SAIR DO “LIXO DO ESPORTE” É SER MUITO INOCENTE. PASSOU DA HORA DO MOVIMENTO DAS PASSAGEM IR EM DIREÇÃO DA CORRUPÇÃO DO ESPORTE E MUDAR TUDO.

        • cbflu e foda melhor entao nem jogar o brasileiro da o titulo pro flu de 2014 se e isso q vcs querem toma no cu stjd

      • Paulo Correia

        E a Máfia Grobo / CBF / FPF negociar com decência as cotas de TV e das participações nos campeonatos entre todos os clubes. Chega desse absurdo de FPF pagar 12 MILHÕES para uns e apenas 1 milhão para a Portuguesa e outros.
        Isonomia, equilíbrio e que a disputa desportiva prevaleça.

      • João Augusto

        Quem denunciou a Portuguesa foi a CBF, a Portuguesa errou e foi punida. Caso fosse no meio do campeonato, estava este clamor autoritário e hipócrita? Sujo ficará um campeonato que não pune irregularidades. Imagine, o que será daqui para frente as regras e normas do futebol, que é inerente em todas as instância, ou tem algum imbecil que pensa que a Fifa perdoa irregularidade praticada?

        • janca

          A Fifa? Você se lembra de que quando o Gama, via torcedores, entrou na Justiça comum? A Fifa fez alguma coisa? Tivemos a Copa João Havelange, um inchaço no campeonato e nada. E dizer que a Fifa não perdoa irregularidades praticadas é desconhecer o histórico da entidade que dirige o futebol mundial… Além do mais a Fifa não é maior que a Constituição do Brasil para um cidadão brasileiro.

        • Plínio

          Se ficar comprovado que houve falhas na comunicação da suspensão do jogador da Portuguesa SIM.
          Por que o Fluminense não foi rebaixado fora de campo. E sim dentro dele.
          Já a Lusa foi rebaixada fora de campo, no tapetão. PQ se o Procurador do STJD não tivesse caçado alguma furo para salvar o CBFlu, o time continuaria rebaixado e os torcedores estaria cobrando vergonha na cara e raça dos jogadores que não fizeram por onde merecer em campo esta segunda chance que ganharam no tapetão.

          Então pelo menos sejamos justos com as coisas. Se for comprovado que houve má fé na hora de comunicar a suspensão do jogador da Lusa.

    • Excelente comentário José!

      • Fabricio

        Mesmo na justiça comum a chance da portuguesa perder é grande. Já que o regulamento não deixa dúvidas quanto aos quesitos em que ela errou.E a punição foi a que está previamente definida. O problema é que leva uma vida para a justiça comum julgar…aí, vai melar uns 5 campeonatos futuros..

        • Carlos Cristiano

          A Portuguesa ganha sim por jurisprudencia em cima da punição do Cruzeiro em que foi no msmo artigo e levou apenas uma multa.

          • cesar castro

            Caro Carlos Cristiano:
            O caso do Cruzeiro foi , digamos um pouco diferente.
            O goleiro do sub 20 estava sem contrato, renovou, teve o positivo da federação mineira , que por problemas técnicos em seus computadores, não enviou para a CBF o contrato renovado. Na segunda feira seguinte a federação mineira confirmou ter sido a culpada do caso.
            Se acharem igual, que seja, mas lá ninguém foi punido e contrariou uma regra, ali sim houve falta de comunicação da federação mineira.

          • Renato

            Pois então, o caso do cruzeiro foi diferente, jogador sem contrato.. porém se enquadra no mesmo artigo.. jogador impossibilitado de atuar na partida, seja ele por falta de contrato, terceiro amarelo, vermelho ou suspenso pelo stjd. houve falta de comunicação ou erro nela, igual o da lusa.. portanto deveriam retirar os 6 pontos do cruzeiro também.. já que é pra fazer tudo certo.. embora isso não mude o campeão.. mas pelo menos fica menos “dois pesos, duas medidas”..

        • Djalma

          Fabricio, vc ñ leu a reportagem?? Está dizendo q o erro foi da CBF e ñ da Lusa, a CBF informou q o jogador tinha condição de jogo, a Lusa agiu de acordo com a informação q tinha, e tudo foi alterado na segunda-feira.
          O certo mesmo é q o Fluminense conseguiu de novo, e se a Lusa se salvar quem cai é o Flamengo. FUTEBOL BRASILEIRO ESTÁ UMA VERGONHA!! FORA STJD!!!!

          • Carlos

            Que vergonha dessa gente que não sabe ler, onde no artigo 171 do CBJD diz que a suspensão de um atleta só pode ser cumprida após o julgamento?

            “Art. 171. A suspensão por partida, prova ou equivalente será cumprida na mesma competição, torneio ou campeonato em que se verificou a infração.

            § 1º Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, campeonato ou torneio em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade de administração ou, desde que requerido pelo punido e a critério do Presidente do órgão judicante, na forma de medida de interesse social. (NR).

            § 2º Quando resultante de infração praticada em partida amistosa, a suspensão será cumprida em partida da mesma natureza ou executada na forma de medida de interesse social.

            § 3º A suspensão a que se refere este artigo não excederá a vinte e quatro partidas, provas ou equivalentes, exceto nas hipóteses relativas a infrações por dopagem. (AC).

            § 4º O cômputo das partidas, provas ou equivalentes ficará suspenso a partir do momento em que o infrator punido transferir-se para o exterior, voltando a computar-se a partir do seu retorno, desde que não tenha se consolidado a prescrição do art. 165-A, § 2º. (AC).”

          • Marcelo

            Djalma,
            O Flu tem 45 pontos e continuará com os 45 pontos, ou seja, mantém-se da mesma maneira q terminou o campeonato. A diferença está no erro cometido pelos outros dois times. Qual é a culpa do Flu nesse caso? Se não tivesse vencido o Bahia, quem estaria nessa situação seria o vasco. Será q a repercussão seria a mesma?

          • Leonardo

            Chupa fluminense… agora a Lei realmente esta a favor da Portuguesa!

            se preparem pra jogar a serie B…

            se vocês realmente analisarem os conteudos publicados verão que a lei está a favor da Portuguesa e em varios lugares…alias o erro vira para a CBF ainda!

            se preparem pra jogar a serie B… tentaram a marmelada mas dessa vez ficou dificil pra vocês, fizeram merda mal feita…kkkk

        • Carlos Cristiano

          Pode ate ser diferente o caso,mas foi enquadradado no mesmo artigo. Isso é o que vale pra Justiça. Não existe um peso e duas medidas pra Justiça Comum. é mesmo artigo, julgamentos e sentença iguais e não essa vergonha do STJD.

          • Jamilson

            Ê lêlê, é dificil…. mano é pra isso que existe tribunal! A acusação é apresentada, a defesa é feita através de provas e se for julgada procedente é aceita e dá-se a sentença, no caso do cruzeiro a sentença foi ponderada por causa do erro ter sido da federação… engendeu ou quer que eu desenhe?

        • luiz fernandes coelho

          na justiça comum com certeza a portuguesa ganha.com o documento da cbf em que os clubes tem ate senha para consultar, deveria estar atualizado. pra que serve a cbf se nem atualiza as suspensões dos jogadores. ela deveria atualizar e acompanhar,ou seja os juízes já saberiam no dia do jogo que tal jogador não pode jogar. pra que serve sumula.O CULPADO NISSO TUDO E A CBF. SE A PORTUGUESA NAO GANHAR NO PLENO STJD , DEVE,PODE E VAI GANHAR NA JUSTIÇA COMUM COM CERTEZA.ELA TEM O DOCUMENTO DE QUEM ORGANIZA O CAMPEONATO QUE NAO ESTA ATUALIZADO. ESSE DOCUMENTO NA SEXTA FEIRA CONSTAVA QUE O ATLETA DA PORTUGUESA TINHA CONDIÇÕES DE JOGO. SOMENTE NA SEGUNDA FEIRA FOI ALTERADO, PORTANTO APOS O JOGO. CACETE O QUE FALAR MAIS.

        • José Roberto

          Que mele quantos forem necessários para acabar com esse regionalismo e protecionismo. Esse tal STJD, que de tribunal e de justiça não tem nada, um monte de parasita dando proteção aos poderosos tem mais é que acabar.

      • agora vai pedir perdar bate depois quer assoprar vai pra cima lusa vai atrás do direito aonde for………

        • Palmeirense

          O que vale: o que está escrito ou o que se fala? Está bem claro no texto CBF: …”A situação ficou ainda mais complicada para a entidade já que o BID (Boletim Informativo Diário) da CBF informava que o meia Héverton tinha condições de jogo contra o Grêmio e não estava suspenso”… . Ou seja, para que CBF, STJD, se o que vale é o que se fala!! Está de brincadeira o futebol brasileiro!! E que seja estampada no BID: ARGENTINA CAMPEÃ DA COPA DO MUNDO DE 2014!!

    • Concordo com você cara. A Portuguesa não deve atender a esse apelo do Marin. O Del Polo não levantou um dedo para defender a Lusa. Como a Unimed é patrocinadora da CBF, vocês achavam que ele

      • cesar castro

        Amigos:
        A Unimed não patrocina a CBF, coisa que garanto, pois que leu o nome da Unimed nos paineis de reortagem viu errado.
        Segundo: Para não se repetir o caso de 1999, em que o Gama entrou na justiça comum e não houve campeonato da CBF e sim a copa João Havelange ( clube do 13 ) , a lei deu uma pequena mudada, e a justiça comum não para mais campeonato de futebol.
        Quanto aqueles que estão pensando no estatuto do torcedor, mostrem qual paragrafo fala que quem quebra uma regra de um campeonato vai ter razão.
        Mostrem tambe´m o motivo de se entrar na justiça, já que o erro houve, aconteceram os julgamentos , por tribunais de direito sobre o fato e hove sentença.
        Choro não ganha causa, direito é coisa séria de gente e falar sem noção é para torcedor , ter base e fundamento é outra coisa.
        Isso ainda vai render, mas juridicamente não vai levar a nada, em 1999 a justiça comum podia emitir mandatos e parar campeonatos, agora a coisa é um pouco diferente, e se isso ocorrer, seria muito ruim para a Lusa, de suposta vitima , passaria a alvo da FIFA e CBF.
        O caminho mais certo é :
        Os diretores da Lusa afirmarem que houve um relaxamento por parte deles, pois já estavamos nas rodadas finais e eles não se ligaram na situação, e assumir a segunda divisão.
        Eles não querem admitir, mas deram mole para o Fluminense, foram amadores e querem se fazer de coitadinhos.
        Futebol não é isso, muito menos direito desportivo, já dizia o mestre em direito desportivo Dr Eduardo Viana ou caixa d’água como queiram.

        • Jose Wellington

          Então leia isso aqui… http://blogdojuca.uol.com.br/2013/12/artigo-que-condenou-a-lusa-e-ilegal/ , artigo de lei federal.

        • Robinho7pedaladas

          Veja o blog do Juca Khfouri na Uol….A casa caiu.!!!

          • janca

            Eu vi, mas do jeito que funciona o STJD acha que vai dar em alguma coisa? Na Justiça comum, porém, a história tem tudo para ser diferente. Dor de cabeça para Marin, Del Nero e Cia.

        • Renato

          Seguindo sua linha de raciocínio.. houve também um relaxamento da federação mineira de futebol, pois ela sabia que estava sem sistema e não mandou a informação via malote ou via fax.. houve um relaxamento por parte do cruzeiro, pois antes de escalar o jogador não entrou no sistema do CBF e verificou de estava tudo OK, que não faz mais que obrigação também.. ex. eu não dirijo sem habilitação ou sem meu carro estar licenciado, pois sei que se pegarem estarei complicado e serei penalizado de acordo com a lei.. eu não posso colocar um jogador para atuar sem me certificar que ele esta apto fisicamente, tecnicamente e burocraticamente. pois serei penalizado se me pegarem (6 ptos neste caso, ja que o cruzeiro ganhou a partida).. portanto, me pegaram dirigindo sem CNH.. o que eu (cruzeiro) fiz .. paguei 10K.. pq a lusa num pode pagar 10K tb.. mesmo artigo.. mesmo enquadramento.. (jogador sem possibilidade de atuar, seja por cartão, suspensão ou contrato junto ao clube.. etc).. abçs…

        • Thiago

          princípio da razoabilidade e proporcionalidade? Nesse caso não vale?

          • Agra

            Lamento, pois recorrer ao Princípio da Boa Fé e da proporcionalidade, burlando os PRINCÍPIOS DA LEGALIDADE; DA EFICIÊNCIA; OFICIALIDADE? E a Segurança Jurídica? A cerne da questao não está só nos fatos ocorridos: ESCALAÇÕES ERRADAS (LUSA/FLA) POUCO SE COMENTA que o erro da LUSA foi DOMINGO e a do FLA no sábado. O julgamento (creio) seguiria a ordem.
            E o mais incrível é que pensando que todos fossem fantoches, alegam a culpa ao Flu, que pra mim os dez últimos , nesse caso deveriam ir para série B. Confiram as pontuações…Bom Senso.

        • só existe uma verdade nesse imbrólio todo : o FLUMINENSE E TODA SUA CARTOLAGEM SAO INCAPAZES, INCOMPETENTES E INEFICIENTES em disputar um campeonato de tamanha dificuldade. uma vez q o campeonato brasileiro e o unico que começa com dez ou quinze candidatos favoritos ao titulo da temporada.

          • Lilya

            Cala a boca anta!!!!!!!!

        • valmir

          o mengão também vai pra justiça comum, e o bicho vai pegar, nós torcedores estamos nos organizando para entrar na justiça também. qualquer desse argumentos citados em favor da lusa se aplica em relação ao flamengo.

      • Michel Asseff Filho (enviada às 16h33m): “Prezados, acabo de ter acesso à nota oficial do Clube. Confesso que não fiquei satisfeito, pois tal atitude não ajuda em nada o nosso Flamengo. Sabemos, entre nós, que o Flamengo não deveria ter escalado o atleta André Santos na partida disputada contra o Cruzeiro. Qualquer especialista em direito desportivo, caso fosse consultado, por cautela, recomendaria deixar o atleta de fora, pois saberia informar sobre o entendimento da CBF e da Justiça Desportiva em situação como essa. As teses defensivas foram criadas em razão da necessidade e da oportunidade.

    • marimbass

      Se a Portuguesa não for absolvida, eu quero ver ele me ligar pedindo para não entrar na Justiça Comum. Igual á musica do legião urbana : “eu não protejo general de 10 estrelas que fica atrás da mesa com o C* na mão”. Vou colocar na Justiça !!!!!

      • Carlos A.

        amigos!
        Que tal se 100 mil torcedores/consumidores entrassem com processo na Justiça Comum? Seria uma bela demostração de insatisfação hem?? eu to nessa.

    • Ilmo

      oi concordo plenamente com vc , tem que ter respeito com a portuguesa , se fosse outro time como os grandes nem se falaria no assunto , mais que isso e uma vergonha isso é .

      • Ronaldo Morais

        Se o primeiro time na zona de rebaixamento fosse a Ponte preta ou Náutico!!!!!!. A portuguesa e flamengo só levariam uma multa!!!!

        • janca

          Bem provável.

          • edu

            Se o primeiro na zona do rebaixamento fosse o Criciúma, não haveria barulho. O flamengo errou, e estranhamente a portuguesa cometeu o mesmo erro no dia seguinte. Lupa no Lupa, presidente que usou bens da portuguesa pra pagar dívidas pessoais. Presidente que vendeu o mando de campo pro flamengo nesse mesmo campeonato. Parece um plano perfeito: presidente da portuguesa escapa da degola financeira, flamengo escapa do rebaixamento e a imagem do fluminense vai pra lama. Mas emais já começaram a aparecer. Acompanhemos com alguma imparcialidade.

          • Reinaldo

            O que tem acontecer mesmo, espero que os torcedores da Lusa sigam em frente, é “melar” tudo que for possível. Quem sabe assim acabam de vez com esse tribunalzinho de araque que só atrapalha e favorece os interesses daqueles que pagam mais.

            Alguém ainda se lembra de 2005,…

      • Gilson

        O FLAMENGO NÃO E GRANDE NÃO?

    • João Rezende

      To com o zé

    • luks

      O verdadeiro motivo que Marin temer a LUSA chama-se dinheiro, temendo um possível boicote das competições organizadas pela CBF ( Brasileirão e Copa do Brasil ) por torcedores de todo o Brasil, que se revoltaram com a situação da pobre Portuguesa.

    • Antonio

      A CBF em outras ocasioes deixou Flamengo em 2002, Botafogo em 1986, Gremio e Corinthians sairem ilesos de suas incopetencias e falcatruas. Agora todos querem crucificar o Fluminense, mas ele saiu da serie C para a serie A porque o Gama entrou na justica comum e paralizou o campeonato. Vale lembrar que o Nautico tambem se valeu desse mesmo convite, so que o Nautico e Portuguesa sao times de pouca expressao no resto do Brasil diferentemente do Fluminense. Agora todos querem defender o direito moral em vez do direito de fato onde vale o que esta escrito e firmado por todos. Ah vale lembrar que se a Portuguesa nao cair quem cai e o Flamengo. O que uma incopetencia e falcatrua nao ocasiona em determinadas situacoes.

      • CARLOS SILVA

        AMIGO, VÁ LÁ FORA BATER O TAPETE QUE ELE ESTÁ MUITO SUJO.

        • marcos silva

          meu caro tricolor rebaixado, se tudo que estivesse escrito fosse o correto todos os homens seriam corno, isso baseado no cinquenta tons de cinza ou em pq as mulheres gostam de homens poderosos .(lei da vida comum)… para de ser ignorante e pobre de mente, tudo nessa vida tem uma interpretação subjetiva, as relações sociais ou jurídicas os acontecimentos, a moral e a norma são ligadas entre si, por isso segunda divisão (tricolor) saber pq, como e quais os valores agregados em um acontecimento, tendo a norma algo mutável de acordo com os fatos ocorridos e os valores morais e éticos da época do ocorrido, é de extrema relevância em uma ação que envolve tantos interesses. ah e em relação ao meu mengão cair, te digo : TIME GRANDE NÃO CAI, NÃO PQ VAI PARA OS TRIBUNAIS E SIM PQ JOGA UM FUTEBOL COM RAÇA AMOR E PAIXÃO…

          • Berto

            Time grande não cai, segundo o bambi, é verdade, time grande COMPRA RESULTADOS E VIRA A MESA. Ou o tricolino do jardim Leonor NUNCA FEZ ISSO?
            É a velha ladainha de sempre OS BAMBIS DEFENDENDO BAMBIS!
            Mela o campeonato sim LUSA, nós, torcedores da Macaca te apoiamos!

          • Vitor Morse

            Estamos juntos Marcos Silva, escrevi u texto enorme em meu facebook a respeito disso, hoje mesmo escrevi esse num comentário ao Lancenet: Prezado dr° Mário Bittencourt, dentro da legalidade seca o doutor está correto e brilhante nos seus argumentos, porem se a portuguesa tiver uma comissão jurídica ou ao menos uma acessória jurídica audaz, levará esse caso para ser julgado fora do Brasil, especificamente na suíça onde é a sede da instituição suprema da justiça do futebol, lá, dependendo da manobra jurídica feita, poderá usarem o artigo 30 da rgl FIFA, ficando da seguinte forma; o resultado em campo não é alterado e os times que tiveram pontos perdidos neste campeonato entram negativados no ano que vem. Direito é uma ciência humana onde as possibilidades de uma boa ou má exegese são infinitas e interpretações variadas acontecem, as vezes de modo não tão legalista baseando-se em outros princípios da jurisprudência e isonomia. Não falo como flamenguista, falo como doutor em exegese, hermenêutica, homíletica e filosofo. Reconheço o seu brilhante trabalho e o admirei na veemência homiletica perfeita de sua tese e defesa do Fluminense; o Flamengo apesar de ter um advogado do seu quilate (dr° Michel Asseff Filho) só “perdeu” em primeira instância para que não fosse criado uma jurisprudência que geraria automaticamente a restituição de pontos a Portuguesa por ambos os casos terem sido julgados tendo como égide o art. 171 (geraria dois pesos e duas medidas) pois diferente da Portuguesa foram apresentados provas técnicas irrefutáveis. Parabéns dr° Mário Bittencourt. O estatuto do torcedor será usado pelos torcedores e simpatizantes da Portuguesa em todo Brasil, surgira uma enxurradas de ações civis. Tem muito pano pra manga e muitas possibilidades.

          • Michel Asseff Filho (enviada às 16h33m): “Prezados, acabo de ter acesso à nota oficial do Clube. Confesso que não fiquei satisfeito, pois tal atitude não ajuda em nada o nosso Flamengo. Sabemos, entre nós, que o Flamengo não deveria ter escalado o atleta André Santos na partida disputada contra o Cruzeiro. Qualquer especialista em direito desportivo, caso fosse consultado, por cautela, recomendaria deixar o atleta de fora, pois saberia informar sobre o entendimento da CBF e da Justiça Desportiva em situação como essa. As teses defensivas foram criadas em razão da necessidade e da oportunidade.

          • Claudio Simmoes

            Tentei acompanhar essa troca de ideias. Até valeu sua tentativa, mas vc precisa melhorar (muito) sua redação. Péssima.

          • Vitor Morse

            hoje escrevi em uma postagem: Prezado dr° Mário Bittencourt, dentro da legalidade seca o doutor está correto e brilhante nos seus argumentos, porem se a portuguesa tiver uma comissão jurídica ou ao menos uma acessória jurídica audaz, levará esse caso para ser julgado fora do Brasil, especificamente na suíça onde é a sede da instituição suprema da justiça do futebol, lá, dependendo da manobra jurídica feita, poderá usarem o artigo 30 da rgl FIFA, ficando da seguinte forma; o resultado em campo não é alterado e os times que tiveram pontos perdidos neste campeonato entram negativados no ano que vem. Direito é uma ciência humana onde as possibilidades de uma boa ou má exegese são infinitas e interpretações variadas acontecem, as vezes de modo não tão legalista baseando-se em outros princípios da jurisprudência e isonomia. Não falo como flamenguista, falo como doutor em exegese, hermenêutica, homíletica e filosofo. Reconheço o seu brilhante trabalho e o admirei na veemência homiletica perfeita de sua tese e defesa do Fluminense; o Flamengo apesar de ter um advogado do seu quilate (dr° Michel Asseff Filho) só “perdeu” em primeira instância para que não fosse criado uma jurisprudência que geraria automaticamente a restituição de pontos a Portuguesa por ambos os casos terem sido julgados tendo como égide o art. 171 (geraria dois pesos e duas medidas) pois diferente da Portuguesa foram apresentados provas técnicas irrefutáveis. Parabéns dr° Mário Bittencourt. O estatuto do torcedor será usado pelos torcedores e simpatizantes da Portuguesa em todo Brasil, surgira uma enxurradas de ações civis. Tem muito pano pra manga e muitas possibilidades.

      • Luciano

        Corinthians? Qdo? Para de justificar o injustificável. O FluminenC é a maior vergonha do futebol brasileiro. Todos os times que você citou que cairam, voltaram na bola.

        • Damasceno

          Futebol se ganha dentro de campo, é verdade, desde que paralelo a tudo isso, sejam respeitadas as regras do jogo. Você está sendo parcial e bairrista, se mostra cego quanto a esse assunto da Lusa.Por favor, leia as matérias abaixo e veja o que acontece…
          Ver maisCabo Verde é punida e Tunísia avança nas Eliminatórias – esportes – Estadao.com.br
          http://www.estadao.com.br
          A Fifa anunciou nesta quinta-feira uma reviravolta nas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014. A seleção de Cabo Verde foi punida.

        • Daniel

          toma vergonha
          O time mais ajudado pela CBF
          gamhou até um estádio
          seu gambá

      • Caio Romariz pontes

        Antônio. Quem cairá no caso em questão e o Fluminense (clube chorão) com um presidente que só fala besteira pq foi um ato ilegal na justiça desportiva que não julgou do jeito que devia e não seguiu também o código disciplinar da FIFA que não é um código interpretativo esse código em seu artigo 30 deixa claro que a dedução de pontos tem que ser transferida para o campeonato do ano seguinte

        • cesar castro

          Caio você acaba de dar uma lição de ser sem noção.
          Alguns jornalistas sem noção como você falaram desse código disciplinar da FIFA, sem conhecimento. Ele não pode ser aplicado nesse caso. ( aconselho se informar) Algumas pessoas como você tem raiva de um clube e se colocam a falar , falar, mas arrume argumentos .
          O presidente do Fluminense é dono de um dos maiores escritórios de advicacia do Brasil, e você diz que o cara só fala bobagens?
          Você fala que o Fluminense é chorão , depois de ganhar 2 dos ultimos 4 campeonatos brasileiros?
          Não sei nem para que clube você torce, nem quero saber, pois respeito as entidades do futebol, são todas sagradas no mundo da bola, todos os clubes merecem respeito.
          Pena que existam pessoas sem noção como você que atacam com abobrinhas , sem saber o que falam e atrapalham a evolução do desporto do Brasil.
          Isso é ser pequeno, isso é o que passa na cabeça de um verdadeiro bairrista.

        • IMOBCRED

          Caio, o Fluminense até agora não está chorando, pelo contrário estamos rindo com toda essa situação, que não fomos nós que criamos, quem está de chororô são os nossos rivais. Pois sem que nós pedissemos, nos colocaram de volta a série A, porque campeonato da série A sem o FLUZÃO é sem brilho e empolgação.

        • Cleber Gomes

          Caio Romariz, nobre inocente. No julgamento da própria Portuguesa foram dados vários exemplos de como a FiFa atua em julgamentos de jogadores irregulares, 2 ou 3 deles referendando as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 e outro a UEFA. Bom eu não iria procurar no google não , mas vai lá, pelo menos 1:

          Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,fifa-rejeita-recurso-por-punicao-e-confirma-cabo-verde-fora-da-copa,1080792,0.htm

          “ZURIQUE – A Fifa anunciou nesta terça-feira que rejeitou o recurso apresentado pela Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), que tentava reverter uma punição aplicada à seleção do país, cuja escalação de um jogador em situação irregular provocou a sua eliminação das Eliminatórias Africanas da Copa do Mundo de 2014.”

          Cabo Verde venceu a Tunísia por 2X0.

          Então: Tente a sorte lá na Fifa

      • Fabio Monteiro

        Ainda não entendi o por quê de nenhum veiculo de imprensa, tampouco a portuguesa não questionar o fato de o jogador Raynner, que foi expulso na 5° rodada, no jogo contra o Goias e ter atuado na 6° rodada, após a parada do campeonato, no jogo contra o botafogo?
        Eu, que não sou torcedor da lusa, sinto-me lesado e vou para a justiça comum pela moralidade do futebol.

        • Você parece ter razão. Contudo, não sei se houve efeito suspensivo para permitir o direito do jogador ir a campo. Sou tricolor e acho que deve ser apurado. Se a diretoria errou por interprtação, como o flamerda fala da escalação do jogador dele, não importa tem que punir!

          • tem que cair direto pra terceira que é o lugar de vocês bichas cariocas fracassadas!QUAQUAQUA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        • ralph

          ele cumpriu a suspensão no jogo contra a própria Lusa, foi um jogo que foi adiado (se não me engano 2º ou 5º rodada sei lá…)

      • Marcelo

        Meu querido, vc falando de incompetência, deve estar se lembrando da própria incompetência do teu clube em campo…então…vamos fazer o seguinte punimos a Lusa por erro perante a lei( como vc diz está escrito então rebaixado) punimos o Fluminense por incompetência dentro de campo (rebaixado), e subimos o quinto colocado da série B Assim ficaria Justo demais…e vcs paguem pelo erro…se for pra Portuguesa ficar, está errado pq não cumpriu o que está escrito, o Fuminense então nem poderia ficar…pois ficou muito aquém em campo…deve pagar a segundona sim…sobe o quinto colocado da série B justiça perfeita e ninguem se queimaria com ninguém…futebol mesmo está uma porcaria…se quiserem entrar na justiça comum por mim…se ficar 1,2,3 anos sem ver essa bandalheira pra mim num vai fazer diferença nenhuma…só tem violência, cretinisse e outras coisas mais que estão me enojando de futebol…Obrigado.

      • cesar castro

        É mais fácil chover notas de R$ 100,00 , do que o Flamengo cair.
        Estamos discutindo um assunto já encerrado, se alguém tem juizo, esse alguém não vai dar razão para a Lusa. Por dosi motivos:
        1- A Lusa errou e isso é fato.
        2- Estamos perto de uma copa do mundo onde temos que vender organização.
        3- E se o Flamengo cair, metade das rendas e audiências da tv vão despencar;
        4-Por ultimo quem fizer algum alarido que traga problemas para a copa, vai enfrentar o governo federal, que investe pesado nisso.
        Acho que esse caso já chegou ao fim, sai mais barato assim.

        • Junior

          Vc está errado…

          Quem errou foi a CBF…

          Leia a notícia direito.

      • Gilson

        Antonio…. em primeiro lugar… o Fluminense JAMAIS poderia estar disputando a série A… caiu 3 vezes e sempre tem a teoria da conspiração para se defender nos tribunais. Não seria melhor aceitar os fatos e disputar dignamente a série B e mostrar que o clube é honrado ??? não… que honra… o Fluminen-C é um clube que pauta da sacanagem para se prevalecer… uma vergonha qualquer torcedor deste clube vir querer defender o clube em um cenário que se repete ano a ano… tomem vergonha na cara e paguem a série B…. eu apoio a Lusa na Justiça Comum !!!

      • leonardo niterói

        flamengo em 2002? q papo eh esse rapá? o flamengo NUNCA terminou entre os 4 últimos ou entre os 2 últimos qdo caiam 2….não escreva besteiras!

      • Joseph

        Que bicho BURRO! Se a Portuguesa não cair, o Flamengo também não cai pelo mesmo motivo, pois o site da CBF só foi atualizado, informando as punições dos jogadores de ambos, na segunda feira.

    • Kleber

      Por isso que tem que voltar a formula do campeonato “Pontos Corridos com Mata-Mata”, como era em 2002.

      • Não temos que retroceder quanto a fórmula de disputa do campeonato brasileiro. O pontos corridos é a melhor opção, pois todos campeonatos europeus são há muito tempo por essa fórmula. O problema do mata-mata é que times com maior apelo sempre são beneficiados pela arbitragem.

      • Rodrigo

        E em quê isso alteraria a zona de rebaixamento?

        E essa coisa de “no tempo do mata-mata é que era bom” já deu, fica parecendo aqueles saudosistas do tempo da ditadura. As falcatruas eram as mesmas, só mudava a latinha. Estamos querendo avançar no tempo, não retroceder.

      • Marcelo Medeiros Silva

        O que a fórmula do Campeonato Brasileiro tem a ver com toda essa bagunça Kleber?

    • Cassio Nunes

      O mais engraçado é que ninguém fala do Flamengo nessa história!!!

      O jornal Lance havia publicado que o jogador André Santos estava suspenso, mas como o Jornal sabia e o Flamengo não sabia…. estranho não acham???
      E a briga interna dos e-mails na Gávea???

      É realmente tem muita coisa estranha por aí, inclusive: como a Lusa conseguiu dinheiro para pagar os jogadores com o nome sujo no SPC/SERASA???

      Muitas questões, poucas respostas… e o pior de tudo é ouvir: A CULPA É DO FLUMINENSE!!!!

      • Heleno

        Malhar o Flu é só uma forma de os torcedores demonstrarem o quanto são mesquinhos e violentos.

      • … TUDO BEM O FLU NÃO TEM CULPA HOJE! A HISTÓRIA É QUEM JULGA DEVIDO A INCIDÊNCIA DOS FATOS (VIRADA DE MESA / VITÓRIA EXTRA CAMPO). DENTRO DE CAMPO TAMBÉM NESTE ANO DE 2013 O FLU CAIU MAIS UMA VEZ! EIS A RAIVA E A IRA DE QUEM ASSISTIU E ACOMPANHOU OS JOGOS DO BRASILEIRO EM QUESTÃO…. “FUTEBOL É JOGADO DENTRO DO CAMPO QUEM CONSEGUIU OS PONTOS TEM MÉRITOS OS QUE NÃO, DEVEM CAIR SEM CONTROVÉRSIAS”!

      • Ivan Mello

        Estou de acordo com você.
        A gora o Fluminense é o judas da coisa!!!
        Todos estão com a bunda suja mas só falam do Fluminense !!!

      • NSJUNIOR

        Olhem o jogo da 5ª rodada (Fluminense X Goiás, nomes dos jogadores com cartão vermelho recebido) depois confira a escalação da 6ª rodada (Fluminense X Botafogo)
        Olhem nesse site: http://www.cbf.com.br/Competições

        • Marcio

          Veja as datas dos jogos. Quase 1 mes de diferença entre as duas partidas. Não lembro dessa época mas certamente deve ter havido jogos do Fluminense no Brasileiro entre as datas desses jogos. Aquelas situações de partidas adiadas, etc ..

        • Gilson

          muito bem observado NSJUNIOR…. o Rhainer foi expulso na 5 rodada e jogou de titular na 6 rodada… e agora FLUMINEN-C ????

      • Matheus

        A Lusa deve ter conseguido pagar como alguns times do Rio como a maioria dos times Rio fazem. Pedem para os patrocinadores pagarem em dinheiro vivo para a justiça não bloquear. Se juntar as dívidas dos times do Rio da para fazer uns 4 estádios padrão FIFA.

      • Rico Bean

        Cássio vc deve estar de brincadeira se acredita em tudo que é postado, ou quer acreditar nisso. Vc deve ter lido um blog de um tricolor que postou que o flamengo pagou para a portuguesa fazer m… Isso tudo são suposições que um lunático escreveu. Se for para viajar podemos levantar a questão de onde o Fla tirou dinheiro se mal pagas os seu jogadores… Podemos levantar um outro beneficiado que possui uma empresa que o banca , que tem dinheiro, e iria perder muita grana se o seu time fosse para a segunda divisão. Só quero te mostrar que qualquer um posta o que quiser e o que interessa pra si e só acredita naquilo que quer.

        • Cassio Nunes

          Rico Bean… não citei a origem do dinheiro, só fiz um questionamento!!! Sou tricolor, mas tenho q a marca Flamengo é muito forte e talvez a ausência deste clube na Série A poderia trazer problemas enormes a terceiros!!!
          Mas dinheiro a parte fico bastante contente que não discutiu a parte do André Santos, até porque é indiscutível… ainda mais depois dos e-mails “entre advogado e cliente”!!!

      • Kiko

        O Flamengo tem a seu favor a própria jurisprudencia do STJD neste caso. Quanto a troca de email’s não tem nada demais, pois cada um tem sua visão sobre o caso. A comunicação oficial para os clubes ocorreu na segunda-feira. O errado é um tribunal não publicar no próprio dia do julgamento o resultado, o que gera desconfianças…

    • Ivan Mello

      Moral???
      Moralidade é cumprir a Lei !!!
      Agora os clubes vão poder colocar em campo qualquer jogador !!!!
      Suspenso ou não ? Virou Zona ?

    • Amarildo Dantas

      Meus parabéns pelas colocações José Borin, pois desde a CBF como o STJD sempre foram parciais em todos os campeonatos brasileiros inclusive marcando qual clube seria campeão!
      Não preciso apresentar as provas é só o Ministério Publico investigar que logo chegará ao fato…
      Na minha humilde opinião tanto a CBF bem como o STJD não tem moral alguma pra questionarem nada!

    • Gustavo

      Com certeza zé, agora quero ver o que vão fazer com o flamengo que corre risco de cair… provavelmente naum vai cair ninguém para manter os cariocas… essa é a parcialidade do STJD

      • Estevão Costa Soares

        até parece que você não sabe que fizeram a julgamento do Flamengo apenas para tentar dar validade ao impossível…apenas para justificar a virada de mesa e o prejuízo a pequena Portuguesa… se você for analisar com imparcialidade os art. 58 e seu parágrafo único, além do art. 68 do Regulamento Geral das Competições perceberá que o Flamengo fez o correto mediante interpretação dos dois artigos…e se tivesse feito o inverso…digamos que o atleta não cumprisse a suspensão automática “obrigatória” ai sim é que teriam razão de punir o Flamengo…analise os dois artigos e os interprete… verás que o jogador do Flamengo tinha toda as condições de jogo, até por que a suspensão ao jogador do Flamengo foi por apenas um jogo…em qualquer competição há obrigatoriedade do cumprimento automático da suspensão no jogo seguinte…não vou ficar aqui interpretando, vá lá consulte e leia os artigos que mencionei e qualquer outro…não havia o que fazer…o campeonato havia terminado…e não há previsão para deixar para o próximo campeonato…o procurador Smith ou o que o vala, interpretou de acordo com suas conveniências e disse que não havia razão para cumprir penas antes que fosse dada…pura filigrana jurídica…o que tem que ser analisada é a letra da lei…e esta prevê quando da expulsão a necessária punição automática….que deve ser cumprida…

    • Estevão Costa Soares

      Perfeito José, por que o Marim não pede ao Fluminense para ficar onde estava…a Portuguesa tem que entrar mesmo na Justiça Comum e botar para quebrar, logo darão um jeito de encaixá-la novamente na série A, já que mais uma vez viraram a mesa a favor do Fluminense o que é aumentar o número de clubes? Nada! Para ficar de uma vez acertado é só modificar o regulamento…Fluminense quando cair volta não importa como…

      • Agra

        Se uma administração Desportiva não sabe o que ocorreu????? muito estranho. Alguém com SABEDORIA poderia me explicar por que motivo a Causa da LUSA foi primeiro que a do Flamengo. Afinal a INFRAÇÃO da Lusa foi Domingo, já o Fla no sábado ……..ESTRANHO….Será que a Culpa é do FLU? Do Inter? do Cruzeiro??????Ou até do Bayer?

    • Raquel
    • Ele está é borrando de medo da portuguesa reverter a situação, e ter que colocar o U R U B U na segundona, isso jamais eles irão aceitar, principalmente a GLOBOURUBU, só cego para não enxergar isso.

      • TIAGO MORAES

        A GLOBO É FLAMENGO, FLUMINENSE, CORINTHIANS, PALMEIRAS, SÃO PAULO, CRUZEIRO, ETC….. A GLOBO SÓ DEFENDE OS INTERESSES DOS TIMES GRANDES. FLUMINENSE E VASCO, DOIS CARIOCAS GRANDES NA SEGUNDONA?? OU GLOBO TRANSMITE SÓ JOGOS DO VASCO OU SÓ DO FLUMINENSE, OS DOIS NÃO!!!!

    • Diego Campos

      Excelente comentário, não tenho nada a acrescentar, faço das suas as minhas palavras!

    • João Eustáquio de Melo

      É claro que tem que apelar para a justiça comum sim! Não sou torcedor da Lusa. Torço para moralizar esse decadente futebol brasileiro. O caso não é semelhante ao do Fluminense em 2010 que escalou jogador suspenso? Na ocasião o membro do tribunal afirmou que seria melhor respeitar o resultado do campo? Por que agora muda de opinião? Firma do Presidente do Flu presta serviço para CBF; Membro do STJD torcedor do Flu: Valed Perry advogado do Flu por vários anos : é muita falta de vergonha! Deveriam se declarar impedidos de participar do julgamento. Julgamento de cartas marcadas. Torço para melar o campeonato passado e o próximo. Cambada de bandidos!!

    • fabiano alonso

      falou tudo …..

    • boa boa .concordo ..disse tudo .. quer saber se quizee enviar bem se náo quizer vai se ferrar caraio .

    • Igor Cabral

      Concordo plenamente, tivessem pensado nisso antes de fazer de tomar decisões totalmente parciais, pensando unicamente em beneficiar o lado q mais os interessa e esquecendo do principal, que é manter o moral e a ética do do futebol brasileiro.A portuguesa tem por obrigação chutar o balde, e usar de todos os artifícios legais para tentar bater de frente com que toda essa picaretagem que ronda o STJD e excelentíssimo senhor Marin junto a sua CBF.

    • Ashel Psinsk

      Com certeza José Borin, a Lusa deve se manter inabalável e entrar na justiça comum para que esses tubarões do futebol engulam toda a sua arrogância…

    • Parabéns José Borin, faço minhas as suas palavras. A Portuguesa não pode ser usada para beneficiar o fálido FLORMINENSE. Abraços.

    • Gabriel Cana

      esse “senhor” Marin que vá tomar no cu dele, é um baita de um fanfarrão esse cara

      e a Lusa que entre com recurso sim e bote no cu de todos!

    • Eduardo

      A portuguesa tem tudo para se safar dessa punição, se o informativo sobre o não possivel atuação veio com atraso eo campeonato ja estava encerrado, é simples, é só transferir a perda de pontos para o proximo compeonato, como a propria regra permite, dessa forma ninguem sairia prejudicado, ja que o Fluminense foi rebaixado pela sua propria incopetencia esportiva e tecnica!

    • Rafael

      Tem mais e que entrar na justica comum, muita palhacada essa historia, fora que eu e muitos outros torcedores amantes do futebol jogado no campo serei o primeiro a cancelar payperview e td aquilo relacionado ao futebol brasileiro. Que a justica seja feita… Lusa va ate o fim… Eu e todo povo brasileiro te apoiamos…

    • Edu Palestra

      JUSTIÇA COMUM JÁ!!!
      NÃO PODEMOS DEIXAR QUE BANDIDOS COMANDEM O FUTEBOL DESTA MANEIRA, AO DEUS DARÁ E PELOS INTERESSES DE ALGUNS!!!
      SE A LUSA NÃO FOR PRA JUSTIÇA COMUM É PALHAÇADA!!!

    • Calvin

      A imparcialidade vai punir a Portuguesa até na Justiça Comum (ou Incomum) da China. Simplesmente porque ela errou. Não errou administrativamente ou disciplinarmente, apenas. Mas, cometeu um erro de direito. Está na regra, mais cercado que frango no galinheiro. É que os brasileiros querem que parem os crimes na rua, querem punição aos políticos, querem isso e aquilo, mas, no caso particular do gosto de cada um, querem burlar a lei, furar a fila, torcer pelo bandido bonzinho no cinema. Na Justiça comum, a Lusa vai perder de novo, por unanimidade. E aí, ainda vai ser punida pela Fifa. E quem está tão incomodado com ela fará o quê? Nada. Não fará nada. Porque a lei é a lei, só isso.

    • sou tricolor, e espero que a portuguesa va ao supremo e ganhe pois agora saiu na net que o culpado disso e o flamengo,, voces viram os imail dos advogados do fla e o medinho deles cair kkkkkkk leian e verao dizem ate que o fla pagou alguem para colocarem o garoto a jogar vamor por a cia pra resolver o caso eles fla ja comecar a chorar kkkkk, so nao vejo os radios comentarem sobre isso vamos ler a globo jornal tudo esta la…..

    • Se absolver a portuguesa ele empurra o Clube da Grobo, o Framerda, pra segundona e aí sim ele vai estar lascado. Até de morte vai ser ameaçado. Tá na hora de todos os torcedores juntarem-se e exigir um futebol mail limpo, chega dos Clubes da mídia serem beneficiados todo o tempo.

    • Michel Asseff Filho (enviada às 16h33m): “Prezados, acabo de ter acesso à nota oficial do Clube. Confesso que não fiquei satisfeito, pois tal atitude não ajuda em nada o nosso Flamengo. Sabemos, entre nós, que o Flamengo não deveria ter escalado o atleta André Santos na partida disputada contra o Cruzeiro. Qualquer especialista em direito desportivo, caso fosse consultado, por cautela, recomendaria deixar o atleta de fora, pois saberia informar sobre o entendimento da CBF e da Justiça Desportiva em situação como essa. As teses defensivas foram criadas em razão da necessidade e da oportunidade.

    • Rodrigo Cascardo

      Você acha que julgar com imparcialidade é descumprir uma regra que foi assinada por todos os clubes antes do campeonato começar??? Sejamos francos, será que se essa punição tivesse ocorrido na 1ª, 10ª, 20ª ou 30ª rodada estaria tendo toda essa confusão??? É por causa dessa “comoção” nacional que o Brasil é conhecido como o país onde tudo se dá jeito, onde já se viu num país sério, haver uma comoção nacional para que se descumpra uma regra???? Não adiante falar que no BID da CBF estava com a informação errada, pois nesse mesmo regulamento, diz que é de TOTAL responsabilidade do clube o acompanhamento das punições de seus jogadores, mesmo que essa informação seja disponibilizada pela federação que esteja organizando o campeonato. Esse BID da CBF não é uma ferramenta oficial e se o setor jurídico da Portuguesa fosse um pouquinho melhor, saberia disso!

    • carlos alberto

      Eu vou entrar na justiça comum se a Portuguesa for rebaixada. Sou Palmeirense mas o certo é certo

      • Roberto Silva

        O certo, prezado Carlos, é cumprir a lei, o regulamento. Ajude a melhor o Brasil aplicando a Constituição!

        • janca

          O Estatuto do Torcedor, que está acima do CBJD, determina que as suspensões devem ser comunicadas nos sites das competições para terem validade. Quem não respeitou a Constituição foi o STJD no julgamento. Pergunte para especialistas em direito constitucional, Roberto.

    • CLAYTON COSTA

      E SE FOSSE AO CONTRARIO. A LUSA NO LUGAR DO FLU E FLIU NO LUGAR DA LUSA, SERA QUE IAM MEXER NISSO ? EU DUVIDO MUITO, SE MEXERAM NIS PONTOS DO FLA É PORQUE NAO CORRIA O RISCO DE REBAIXAMENTO, SENAO NAO IRIAM MEXER EM NADA, DEIXARIAM COMO ESTA, ESSE NEGOCIO DE MEXER NOS PONTOS FDO FLA É PARA IZER QUE SAO SERIO E DERRUBAR A LUSA.

    • Antonio Ramiro Fonseca

      Não tem circo nenhum. Pelo amôr de Deus brasileiros, aprendam a conviver com a JUSTIÇA. Para os brasileiros a justiça só existe, quando lhe traz benefícios. A Justiça é Muda, Surda e Cega e não tem paixões. O aspecto emocional é importante, porém, o lado legal é que deve prevalecer. A Portuguesa e o Flamengo relacionaram e escalaram, indevidamente, jogadores cumprindo punições? Então, o que se quer mais ? Querem que o Fluminense que, á bem da verdade, não teve uma boa campanha no campeonato perdesse mais o que ? O que fez o Fluminense? A cada dia que passa eu me convenço que o povo brasileiro, de fato, não sabe o quer ?

    • Christy

      Certamente prejudicou nossa querida Portuguesa! Mas regulamentos existem para ser cumpridos!

      Vai fazer o que ? Que mudem as regras no próximo ano então !

    • e de nojar esse band

    • Marco Sapateiro

      Estou com você 100%…

    • ricardo gonçalves fonseca

      sabias palavras concordo com vc plenamente e estarei torcendo para a lusa não só entrar mais ganhar a causa

    • ANDREIA
    • Mário

      Mas porque estão interpretando a regra de duas maneiras? Para o Cruzeiro, multa de R$10mil, agora pelo motivo de 3 dos 4 grandes clubes cariocas estarem na degola, foi interpretada diferente? Ou punir todos para se ter coerência?
      Neste caso se a regra é apenas uma deveria o Fluminense perder o título de 2010?(convenhamos, impossível né)

    • JOSIEL GOMES DE MACEDO

      CONCORDO CONTIGO AMIGO! ESSA CBF TINHA QUE ACABAR, PUNIRAM A COITADA DA PORTUGUESA E AGORA NAO QUER QUE A MESMA ENTRE NA JUSTIÇA COMUM PRA DEFENDER SEUS DIREITOS. ISSO É UMA VERGONHA EM UM PAIZ QUE VAI SEDIAR A PROXIMA COPA DO MUNDO! NA MINHA OPINIAO TEM QUE ACABAR COM ESSE SAFADO PRESIDENTE DA CBF, ESSE PILANTRA, SEM CARACTER, NÃO ESTÁ NEM AI PROS CLUBES DE FUTEBOL, ELE SÓ SE INTERESSA PELA SELEÇAO BRASILEIRA, O RESTO QUE SE FODA. POR MIM, TINHA QUE MELAR O CAMPEONATO BRASILEIRO EM 2014 MESMO. QUEM TEM QUE CAIR É O FLUMINENSE, QUE ALIAS! JA SUBIU UMA VEZ NO TAPETAO, E AGORA QUER SUBIR DE NOVO DA MESMA FORMA. RIDICULO FUTEBOL CLUBE… AS VEZES EU SINTO VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

    • valter

      O correto não é puxar tapete, mas se é assim que tem que ser o correto seria subir o quinto e sexto da segunda divisão e rebaixar os quatro ultimos colocados, mais a Portuguesa e Flamengo, isso sim seria Justiça.

    • Adilson Teixeira da Silva

      é isso ai , tem que entra na justiça comum mesmo !!!

    • jerffleson

      TUDO ISSO SÓ ME FAZ PENSAR EM UMA COISA:

      SE HÁ TANTA CONFUSÃO, DISCUSSÃO, DÚVIDAS E ETC. NA PARTE DE BAIXO, É COM SERÁ A PARTE DE CIMA?

      DESSA FORMA, NÃO ACREDITO NEM NA PARTE DE BAIXO E MUITO MENOS NA PARTE DE CIMA.

      CADA VEZ MAIS EU DEIXO DE ASSISTIR UM JOGO DE FUTEBOL PARA VER TELECINE.

      ABRAÇOS E UM ÓTIMO INÍCIO DE ANO COM SAÚDE PARA NÓS E NOSSOS FAMILIARES.

    • izaque

      olha so , para os desordeiros de plantao; eu so tenho uma coisa a dizer, deixa um meliante entrar em sua familia estrupar matar e roubar e no outro dia a justiça avisar que nao fez aprisao do meliante por falta de comunicaçao; e ai eu quero ver vcs qque acha sabixaoes e fora da lei, ir ate a justiça e dizer que o estrupador o ladrao e outro tipo de criminoso teria que ser avisado e que é para a justiça o libertar ou nao precisar ser condenado,fato é que a portuguesa e flamengo errarao e os bandidos de plantao estao querendo passar por cima do stjd que é quem tem as regras da competiçao e é quem as julgam e retso sao bandidos dos esportes.

    • Plínio

      Eles poderia aproveitar também e solicitar ao STJD que renovasse o seu quadro de procuradores. Pois este Schimmit foi de 2013, foi o mesmo que ajudou o CBFlu a ganhar um título em 2010. Com um caso idêntico a este, só que o contrário (CBFlu que havia escalado um jogador irregular).

      Na minha opinião, a Lusa deveria entrar na justiça comum sim. Assim como os torcedores. Esta seria a única forma de acabarmos com essa farra aprontada no futebol brasileiro.

  • costamar001

    CAROS AMIGOS, SE RESULTADO DE CAMPO FOSSE DECIDIDO NO CAMPO, NÃO HAVERIAM VIRADAS DE MESA, BRIGAS JURÍDICAS NEM NADA,,,,,MAS HAVENDO O EXTRA-CAMPO AMPARADO EM LEIS FALHAS, QUE NÃO SÃO OBJETIVAS E CLARAS DÁ O QUE DEU…..OU MUDA A LEI E SOMENTE MULTA O CLUBE EM VALOR BEM ALTO E TIRA A PUNIÇÃO OU ACERTA EM TEMPO REAL O QUE FOR DEFERIDO NO JULGAMENTO E INFORMA AO CLUBE PUNIDO, OFICIALMENTE….NA DÚVIDA DOS ERROS E NOTIFICAÇÕES, O RÉU SERIA DECLARADO INOCENTE, MAS NO TAPETÃO NÃO,,,,O CORRETO SERIA MANTER OS RESULTADOS DE CAMPO E ALTERAR A LEGISLAÇÃO TORNANDO-A CLARA E OBJETIVO, SEM DELONGAS, PRETO NO BRANCO, MAS AÍ PRA QUE FACILITAR SE PODE DIFICULTAR…SÓ NO BRASIL MESMO…

  • DOUGLAS

    Simples não ha ação se o stjd retirar essas punições ridiculas a lusa e ao flamengo.

    • janca

      Mas torcedores de outros clubes também podem recorrer à Justiça comum, mesmo que retiradas as punições, o que é muito improvável conhecendo a chamada Justiça Desportiva do Brasil.

    • Cassio Nunes

      Ridículas por que??? Pode-se quebrar as regras sem punições??? Excelente o modelo que você propõe…. RASGUE-SE AS REGRAS!!!!

  • Marcos

    Veeeeeeeergonhaaa!

  • Rodrigo Banho

    Cara, quem assistiu ao julgamento no STJD não tem dúvida alguma sobre qualquer argumento que possa ser utilizado à favor da Portuguesa.

    Nesse caso do “Bid da suspensão” foi falado no julgamento que até existe esse sistema, mas ele é para controle interno da CBF. Ele tem um cunho, no máximo, informativo. Ele não tem responsabilidade nenhuma sobre liberação ou não de jogadores.

    Até pq quem é responsável pela pena é o STJD, não a CBF.

    Cabe ao clube a responsabilidade de estar presente (ou representado) no julgamento, ou buscar informações sobre o julgamento. Sendo a pena válida imediatamente.

    Isto acontece pois acontecia antigamente de o clube desligar o fax para não receber a notificação do STJD. E depois dizia que não havia sido notificado, por isso ter escalado o jogador.

    • janca

      Informativo não pode ser, porque informava errado. Na Justiça Desportiva considero nulas as chances da Lusa, mas é um direito de qualquer cidadão recorrer à Justiça comum, quer queira Marin ou não. E lá o caso ganha outras proporções. E o resultado pode ser diferente. Ah! E a era do fax passou. Hoje dá para disponibilizar o resultado do julgamento via internet imediatamente. É que CBF e STJD estão na idade da pedra…

      • fellipe parreira

        pode ser só informativo…mas é um documento…e pra justiça comum não importa o que é dito…o que importa é o que está inscrito…e mais…a organizadora da competição é a CBF, entao nao pode se eximir de culpa…pq ela tem a obrigação de informar todos: clubes, jogadores e expectadores… de quem pode e de quem nao pode jogar…tenho certeza q na justiça comum a portuguesa ganha sem problemas….e teremos uma nova joao havelange e nao caira ninguem…

        • Rafael Godinho

          A CBF enviou ofício ao clube, os informando que a partir de Setembro, o BID de Suspensões deveria ser usada como ferramente única de controle. Esse ofício torna oficial a ferramenta de controle da CBF, já que, todos os clubes e federações são filiadas a ela.
          A CBF deveria assumir a responsabilidade pelo erro, ajudar para que a pena da Lusa seja revista e alterada e rebaixar aquele que merece cair.

          Fluminense, Nada pode ser menor.

        • oliveira fogo

          Não tem jeito! A CBF terá mesmo que aumentar o número de participantes do Brasileirão 2014, de 20 para 22, aceitar a Portuguesa na primeira divisão, fazer uma nova Copa João Havelange 2014, e chamar o Vasco, (antepenúltimo colocado no Brasileirão 2013) para compor os 22! Simples assim!

      • Ou não queriam informa a lusa!!!

    • Cristiano

      Faz????…vai pro inferno e para de falar merda….

    • Fabio Sillva

      Alem disso, o BID tem valor sim pois jogador só pode entrar em campo, quando contratado de outro time, depois que aparece nesse tal BID. Se serve pra isso, tem que servir como documento jurídico sim.

    • Leandro Nunes

      Perfeito comentário, Rodrigo. Exatamente isso:

      Código Brasileiro de Justiça Desportiva
      Art. 133 – Proclamado o resultado do julgamento, a decisão produzirá efeitos imediatamente, independentemente de publicação ou da presença das partes ou de seus procuradores, desde que regularmente intimados para a sessão (…), salvo na hipótese de decisão condenatória, cujos efeitos produzir-se-ão a partir do dia seguinte à proclamação.

      Regulamento Geral das Competições de 2014
      Art. 52 – A DCO (Diretoria de Competições da CBF), verificando que um clube incluiu na partida atleta sem condição legal, encaminhará necessária e obrigatoria-mente a notícia da infração ao STJD, ao qual competirá a aplicação de pena, nos termos do que dispõe o CBJD.

      Art. 57 / § 1º – O controle da contagem do número de cartões amarelos e ver-melhos (…) é da exclusiva responsabi-lidade dos clubes (..), não cabendo à CBF nenhum tipo de obrigação ou responsabilidade (…), ainda que man-tenha um sistema de contagem para o seu necessário controle administrativo.

    • valmir rocha

      Caro amigo, brilhante o seu parecer. Tão brilhante que me vem o desejo de saber sua opinião sobre o Brasileiro de 2005, sobre punições para muitos e liminares para poucos…; de qual tribunal você fala, com tamanha confiança?

      • luiz

        esta circulando uma noticia que na 5 rodada do campeonato brasileiro um jogador do fluminense Rhayner foi expulso e não cumpriu a automatica no jogo seguinte. Dizem que esta no site da cbf em competições e se for verdade ?

        • janca

          Pelo que consta cumpriu na partida seguinte, sim.

  • George Janesel

    A Portuguesaa que nao engula isso quieta…eu mesmo sendo palmeirense me coloco a disposicao da lusa~!!!! moralidade no futebol pelo menos!!!

    • Wagner

      Certissimo!! Todos os times que caíram desceram com DIGNIDADE!!

    • charlesbron

      George, a portuguesa errou, sabia que o jogador estava suspenso 2 partidas, colocou o jogador em campo e agora pede moralidade. A moralidade seria fingir que ninguem viu o heverton em campo?????? tenha vergonha cara.

      • Kiko

        A Lusa foi vítima de uma grande armação: tem CBF, FLU, STJD e Sesterio envolvidos! Isto é caso de Policía! Por que não colocar no site do STJD a lista de suspensos no mesmo dia que ocorre o resultado do julgamento?

        • Então vai à polícia e denuncia. Deve ter uma delegacia perto da tua favela…

    • Pedro Divino

      Olha… em 1988, esta federaçãozinha paulista de futebol derrubou o Bandeirante de Birigui e a Ponte Preta de campinas depois de 8 rodadas do primeiro turno do campeonato daquele ano, refazendo todo o campeonato de novo, teve o caso dos bambis que ganhou um campeonato em cima do ituano na mão grande, e o del nero estava por traz disto tudo.
      A CBF foi incapaz de manter o FLUZINHO na série C e mandou ele pra primeirona direto.
      Demoram mais de 20 anos e não decidiram se o brasileiro é do flamengo ou do esporte aquela tal copa das bolinhas.
      Se precisarem amigos da lusa, forneço meu rg, cpf e endereço, e entro na justiça comum sim. Ah!!!!! sou corinthiano, mas estou a vossa disposição
      Abraço a todos

      • Estevão Costa Soares

        Pior do que você pensa Pedro Divino…o Sport (PE) entrou na justiça comum de Pernambuco e não houve punição alguma…pois o antigo CND (ou STJD da época) havia considerado o Flamengo campeão…na época era conveniente para a CBF manter o campeonato, mesmo após ter declarado sem condições de organizá-la por falta de recursos… como com a criação do Grupo dos 13 pelos Clubes a Rede Globo percebeu o pote de ouro que era o campeonato e bancou…então a CBF ao ver tal situação voltou atrás em sua decisão e quis mudar o regulamento da competição já em andamento e com os clubes escolhidos…e deu no que deu…os clubes não concordaram com a mudança que a principio era apenas um quadrangular para decidir quem iria representar o Brasil na Libertadores…só lembrando que na época isto não tinha qualquer valor para os clubes por isto aceitaram, mas no final percebendo que os clubes não iriam fazer o quadrangular mudou tudo novamente, dizendo que o quadrangular definiria quem seria o campeão brasileiro…foi quando entrou Eurico Miranda presente na reunião com a CBF concordando com a posição pois seu clube não era interessado…e os outros participantes do grupo dos treze não aceitou…só lembrando, imagine se ao invés do Internacional fosse o Fluminense o segundo colocado, acostumado com maracutaias, iria furar o olho do Flamengo e disputar o quadrangular só para ser declarado campeão…SÓ PARA DEIXAR MAIS UMA VEZ CLARO…IMAGINE SE TINHA SENTIDO…O INTERNACIONAL ter ficado em segundo lugar no módulo Amarelo perdido para o Flamengo e depois disputar um quadrangular e se ganhasse ser ele o campeão…coisa de Brasil…totalmente sem sentido…uma coisa é hoje ter tudo gravado televisão, etc…, mas nada como ter vivido a situação e acompanhado o campeonato…podem dizer o que quiserem…esta é a versão do que aconteceu…eu vi, acompanhei e torci e vi meu mengão ganhar de todos…e só lamento que a decisão do grupo dos 13, pois aquele time do Flamengo passaria o rodo em todos eles novamente…aquele time ridículo comando pelo Leão (ex goleiro)…que sequer foi campeão do módulo azul, visto que na decisão por pênaltis depois de 11 cobranças sem vencedor os dois presidentes (Guarani e Sport) se abraçaram e comemoraram os dois dividindo o campeonato…como haveria de se cruzar campeão e vice campeão de cada módulo se do azul não havia…ESTA É A CBF…ESTE É O BRASIL.

    • junior alver

      Sou de MG cruzeirense bela palavras George,estamos apoiando a lusa e a moralidade no futebol.

    • sidnei P Neri

      É isso ai eu também sou Palmeirense a Lusa tem que entrar com tudo para moralizar esse futebol que temos no Brasil…..

    • Ivan Mello

      moralidade é cumprir a lei!
      qualquer outra opção é que é imoral !

      • Joao Henrique

        cara, moral tem a ver com juizos, cumprimento da lei é uma coisa Legal, não moral

    • Marcio

      E eu sou Corínthiano e tb estou apoiando a Lusa.

    • numa boa vey, isso já ta me enchendo tbm sou PALMEIRENSE estou INDIGNADO com esse STJD e tbm com essa tal de ( CBF- COMO BENEFICIAR O FLUMINENC ) que a portuguesa consiga reverte isso pq é a maior covardia… vejam que um jogador do fluminenC tava suspenso e passou despercebido por todo mundo (Diego Santos Gama Camilo – conhecido como BIRO-BIRO) veja que na rodada 19,21 e 28 esse jogador leva o terceiro amarelo e ainda joga na rodada de numero 29 cadê o STJD agora ????

      http://www.cbf.com.br/Competi%C3%A7%C3%B5es mostrem pra todo mundo ver !

  • Leandro Ferreira

    Eu quero ver esse circo pegar fogo! E esses palhaços tem que queimarem juntos! Bando de manipulador sem escrúpulos.

    • Penso igualmente a você,a Portuguesa tem mais é que ir pra cima dessa corja de safados da cbf,e por fogo nesse campeonato safado,manipulado sem vergonha,agora esse tal de MARIN ta arregando as calças pra não descobrirem suas falcatruas.

  • Desde que conheço futebol, o atleta só estará suspenso quando o clube for notificado, independente do dia do julgamento, no caso, sexta feira, e jogo no domingo. Como somente na segunda feira, isso foi feito de forma oficial pela entidade, o STJD, foi leviano passional ao ponto de penalizar uma agremiação, favorecendo outra que caiu em campo, no caso, o Fluminense do Rio de Janeiro. A FIFA e os torcedores de todos clubes do País, tem que fazer alguma coisa pois, o errado não pode vencer sempre, temos que agir. Dane-se o Marin e o seu sucessor

    • Jeferson Neu

      Uma questão que ninguém fala, é como esse regulamento foi mal elaborado. O correto, e o mais coerente nesse caso, seria trabalhar apenas com os pontos da partida em questão. No caso do jogo Portuguesa e Grêmio, que terminou empatado, seria retirar 1 ponto da Portuguesa, e atribuir mais 2 pontos ao Grêmio, decretando o resultado de 3×0 em favor do time Gaúcho. A Portuguesa teria sido punida, e ainda assim, o Fluminense seria rebaixado, mantendo a ordem das coisas. Porém, coerência é algo que falta a CBF, ou o regulamento é feito de forma propositalmente esdrúxula, para favorecer grandes equipes em caso de presepada?

    • Vitor

      Ahn… aonde que voce leu que só quando o clube for notificado? pois o regulamento que todos os times assinaram inclusive a portuguesa, dizia “Art. 133: Proclamado o resultado do julgamento, a decisão produzirá efeitos imediatamente, independentemente de publicação ou da presença das partes ou de seus procuradores, desde que regularmente intimados para a sessão de julgamento, salvo na hipótese de decisão condenatória, cujos efeitos produzir-se-ão a partir do dia seguinte à proclamação. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009)”.
      Primeio vai ler as regras do nosso futebol, para falar as coisas como são e não esse monte de merda que voce falou ok?

      • Leandro

        E jogador nao foi condenado?

      • Daniel Dias

        Leia você o código, falastrão!!! As leis não podem ser interpretadas em tiras, ao gosto do freguês. É preciso ater-se ao sistema, ao conjunto da obra. O dia seguinte, de acordo com a sistemática do CBJD, é a segunda-feira, à luz do artigo 43, § 2º, que é claríssimo a respeito: “Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil se o início ou vencimento cair em sábado, domingo, feriado ou em dia em que não houver expediente normal na sede do órgão judicante.”

  • Martins

    O correto é rebaixar o Fluminense que caiu de FATO e punir a Portuguesa com a perda de pontos. Simples, mas o povo gosta de inventar

    • janca

      De simples o imbróglio não tem nada. E está cada vez mais complicado.

    • Ramon

      Era só a Lusa perder pontos do campeonato do ano que vem e tava tudo resolvido.

      Só não fizeram isso pq o único objetivo nessa palhaçada toda é segurar o fluminense na série A.

    • Flavio

      Tudo isso por causa de uma sigla apenas “STJD”, essa entidade que se julga imparcial, que está acabando com o futebol brasileiro. Tudo bem se foi comprovado que a Lusa errou ta certo, tem que ser rebaixada, mas não livrando o Fluminense que foi rebaixado no campo. Acho que não seria nenhuma tragédia perto do que pode ainda acontecer se a Lusa entrar mesmo na justiça comum ou até mesmo na FIFA, fazer uma Serie A com 19 times e a Serie B com 21, subindo subsequentemente 5 times e voltando a normalidade. O que mais revolta é um time ser rebaixado por méritos próprios e pela terceira vez não cair. Mas o caso mais estranho foi o do André Santos, não podia jogar porque tinha que cumprir a suspensão, ele cumpriu a suspensão contra o Vitoria, mas não podia cumprir porque ainda não tinha sido julgado, ou seja ele teria que passar um final de semana ou mais sendo um “ex-jogador” proibido se exercer sua profissão.

    • Só que, se a Lusa reverter seus 3 pontos, alegando co-autoria do “crime” pela CBF, o Fluminense não desce. Quem cai é o Flamengo, que perdeu 4 pontos.

    • Fabio

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • José Antonio

    Embrólio ou não, não vai acontecer nada. O objetivo já fo alcançado. O negócio é prejudicar o Vasco, único clube a fazer frente a rabulhada do urubu que tem o apoio da mídia, que não deixa de ser no Rio de Janeiro, uma rabulhada vagabunda também.

    • jose veras

      maluco esse cara que citou o mengao

    • Ed.gol

      José Antonio, Ei seu babaca tu ainda tem a cara de pau de falar desse lixo chamado VICE DA LAMA, tua bosta de time e BI-REBAIXADO e tu ainda vem defender essa merda,tu ñ passa de um cú de galinha rebaixado, e tem mais lave sua boca pra falar do MENGÃO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 2013,pois time grande nunca cai pra segundona e tenho dito! kkkkkkk

      • Rafa

        Esse tipo de comentário ofensivo passa nesse blog?

  • eduardo

    então q este ladrão de medalhas mande o FlorminenC para serie B…ou até eu vou na justiça

    • kkkk vai mesmo , mais cuidado que o florminense ta ganhando tudo na justiça kkkk

    • vai nada a maracutaia foi armada entre portuguesa e flamengo, isso tem que ser investigado pelo ministério público ,mexam bastante na merda que vai feder !

  • Marcelo Bauru

    Isso que foi feito com a LUSA é um grande desrespeito ao esporte (futebol) uma arbitrariedade, se a CBF ainda tem esperança de ser encarada como “SÉRIA” é melhor o tribunal verificar essas informações veiculadas na matéria e dar ganho de causa a Portuguesa. Só assim vamos fazer de conta que acreditamos na CBF e na Copa do Mundo.

  • Estao tramando contra a portuguesa isso e uma vergonlha, tem que entrar na justiça comum sim

  • jota

    Isso é uma pouca vergonha.Coitada da lusa esta ferrada por ser pequena. se vale pro cruzeiro vale tbm pra lusa !!

    • ola boa tarde se mantiver a lusa rebaixada apos ultimo recurso tem que entrar sim na justiça comum a lusa naompode ser rebaixada por erros da cbf sem contar que isso e uma verdadeira armaçao para ferrar a lusa

      • Alex

        Concordo, quem tem que ser rebaixado é o Flamengo, verifiquem direitinho e veja qual clube que fez essa bagunça toda para não cair. Não sou Fluminense mais o fluminense não tem nada a ver com essa armação não. Como sempre escutei falar flamerda não cai, é logico que nunca vai cair armando desse jeito e pondo a culpa em outro time é mole.

  • Ranzza

    Não sabem gerir o futebol, fazem de tudo uma palhaçada a favor deles e quando um prejudicado busca por meios legais uma solução eles colocam o rabo entre as pernas?
    A Luza ta mais do que certa de recorrer à justiça comum e ganhar. Assim esses impostores que dizem cuidar do futebol aprendem e talvez façam o seu trabalho corretamente…se bem que dessa corja que está lá não dá pra esperar seriedade, mas que sirva de lição para futuros.

  • AGORA FAZ APELO!NA HORA DE PREJUDICAR A PORTUGUESA Ñ PENSARAM AGORA QUER APELAR !O FLUMINENSE JÁ ESCAPOU DO REBAIXAMENTO 3 VEZES POR CAUSA DO STJD ELES ESCAPARAM DE NOVO????? FLUMINENSE SA SÉRIE B JÁ !!!!!

  • agnaldo romualdo

    vamos lusa põe a CBF,STJD no pau eu ajudo……………….

  • nelson

    A Portuguesa e/ou qquer interessado no assunto deve sim ir à justiça comum,se necessário for,ja que esses dirigentes e auditores do stjd legislam com a camisa de seus próprios clubes por baixo da gravata…Esse país do futebol (?) deve ser passado a limpo e parar de proteger os grandes clubes,principalmente os cariocas….É uma vergonha o que fazem com determinados clubes muitas vezes para proteger os cariocas…Esse timeco das laranjeiras,com todo poderio da unimed,elenco recheado de estrelas perdeu o direito de disputar a primeira divisão dentro do campo….acabem logo com essa palhaçada…..

  • nivaldo jose

    A obrigação tem que ser do clube em procurar saber se seus jogadores estão apto a jogar; outros intrumentos pode ser valido para uma arredundância, neste caso o que deixou evidente foi que o departamento responsavel foi bem amador.

  • fabiano

    ola boa tarde se mantiver a lusa rebaixada apos ultimo recurso tem que entrar sim na justiça comum a lusa naompode ser rebaixada por erros da cbf sem contar que isso e uma verdadeira armaçao para ferrar a lusa

  • Vamos entrar na justiça comum SIM!!!!! Chega de tapetão!!!!

  • angelo

    a regra foi cumprida. Nenhum clube pode jogar com jogador suspenso ! Incompetente foi a diretoria da lusa que deu este vacilo

  • jose alexandre da silva

    ACABOU A FESTA DO ATLETICO MINEIRO CEDO BEM FEITO.VOLTA ESTE JORNALZINHO AS METRALHADORA NOVAMENTE PARA O FLUMINENSE NÃO TEM OUTRO ASSUNTO.O CULPADO E SOMENTE A PORTUGUESA FICAM ESTE JORNALZINHO PROCURANDO MOTIVOS PARA JUSTIFICAR O QUE NÃO TEM JUSTIFICATIVA E AINDA FAZENDO CAMPANHA PARA OS TORCEDORES DE OUTROS CLUBE LEVE AS COISAS ESPORTIVAS PARA O LADO PESSOAL E VIOLENTO CONTRA OS TORCEDORES E O FLUMINENSE VERGONHA ESTE JORNALZINHO CHAMADO LANCE VERGONHA EMPRESA ESPORTIVA!

    • Valsair

      Se a portuguesa recuperar os pontos o flamengo tbem recupera ambos foram enquadrado no mesmo artigo cometeram a mesma infração, claro que isso nao vai acontecer essa porcaria de fluminense tem as costa quente na CBF, nao vou mais assistir futebol vergonha nacional caiu no campo que cumpra nao tem nada demais jogar uma serie B qtos grande ja jogaram e voltaram com dignidade porque que só esta bosta de fluminense não joga. Sou flamenguista doente mas se o mengão cair no campo e tentar virar a mesa deixo de torcer porque isso é uma vergonha.

  • Vamos entrar na justiça comum SIM!!!! Chega de tapetão!!!!!!

  • EDUARDO

    A PORTUGUESA TEM QUE IR SIM NA JUSTIÇA, E OUTRA TODOS CLUBES GRANDES QUE CAIRAM E JOGARAM A 2º DIVISÃO E VOLTARAM A ELITE, TEM QUE PRECIONAR A CBF E MUITO MAIS NÃO JOGAR O BRASILEIRO DE 2014 CASO O FLUMINENSE JOGUE.

  • Ibis Itiberê S Luzia

    TODA A FORÇA À PORTUGUESA!
    E quem escreve isso é um torcedor do Santos.

  • hilton Amorim

    Boa tarde.

    O futebol brasileiro está nos causando nojo!
    Acho que a CBF – ( CBF ?! ) – deve ter enviado informações via tambor ou fumaça…!

    Se confirmadas as alegações da Lusa… chamem o BATMAN !

    A CBF é uma organização superlotada de coringas…!

    Não de hoje que o Fluminense, principalmente o Fluminense, ou tudo não passa de muita coincidência, vem aprontando fora das quatro linhas.

    No ano passado levaram um campeonato no UNIMED, melhor dizendo, no apito.

    É chegada a hora de acabar com esta bagunça.

    Vá p”ra cima deles LUSA…!

    Saudaçõpes,

    Hilton Amorim

  • EM HIPÓTESE ALGUMA A PORTUGUESA PODE ACATAR A DECISÃO DESTE CANALHA CORRUPTO!!O MINISTERIO PÚBLICO DECIDIRÁ PELA HONRADEZ E JUSTIÇA POIS A PRÓPRIA CBF ORIENTOU OS CLUBES A CONSULTAR O SEU ARQUIVO E LÁ NÃO CONSTAVA NENHUM IMPEDIMENTO AO HÉVERTON!!NO MINISTÉRIO PÚBLICO ISTO É CAUSA GANHA!!A PORTUGUESA ABRINDO MÃO DA SÉRIE A QUE CONQUISTOU POR DIREITO E MÉRITOS TERÁ PREJUIZOS FINANCEIROS IMENSOS!!!NEM PENSAR!!VAMOS MORALIZAR O FUTEBOL BRASILEIRO NA MARRA DESTA VEZ!!O FLUMINENSE/SESTARIO E CBF NÃO SABEM A ENRASCADA EM QUE SE METERAM!!GARANTO QUE O FLUMINENSE PREFERE DISPUTAR A SÉRIE B AO INVÉS DE NÃO TER MAIS PATROCINIOS POIS A POPULAÇÃO BRASILEIRA INTEIRA BOICOTARÁ!!

    • dely andrade

      eu,como cruzeirense, jamais concordaria com um absurdo deste, pois eu convoco toda a torcida cruzeirense para entrar na justi;a comum, caso eles matem esta decisao.tem que um torcedor da portuguesa jogar uma bomba dentro desta cbf.

  • Siqueira

    Eu, sou PALMEIRENSE e na qualidade de torcedor, caso a Lusa seja rebaixada mesma, não tenho dúvida, ingressarei com uma ação na justiça comum por PERDAS E DANOS.

    • AUGUSTO

      Vai perder dinheiro. Com certeza, terá ações na justiça comum, independente do resultado do STJD. INFELIZMENTE, a cultura brasileira é de nunca cumprir às LEIS. Imagine, então, cumprir regras, normas e regulamentos jamais.

  • Se o STJD não voltar atras eu vou entrar na justiça comum! e sou corinthiano…que se ferre o campeonato ou copa ou eleições

  • CARO PRESIDENTE DA LUSA, VÁ EM FRENTE E ENTRE NA JUSTIÇA COMUM SIM……TODAS AS TORCIDAS ESTÃO AO SEU LADO MENOS A QUE NÃO TEM VERGONHA NA CARA, A DO FLUMINENSE. COMO PODEM REBAIXAR A LUSA SE A CBF MESMO TINHA DADO CONDIÇÃO DE JOGO PARA O EVERTON!!!!!!!! SÓ UMA PALAVRA “VERGONHA”

  • jorge eduardo

    SÓ QUERO SABER, O ADVOGADO AVISOU OU NÃO A PORTUGUESA!
    SE COMUNICOU QUE O JOGADOR PEGOU DOIS JOGOS, TEM QUE SER REBAIXADA,
    NÃO AVISOU, TEM DEDO DO FLUMINENSE!

  • Amilton

    Justiça seja feita.
    A Portuguesa não tem culpa em seguir as orientações superiores, foi verificado que apenas na segunda-feira fizeram a atualização na pagina oficial, informando que o atleta estava suspenso da partida.
    Se houve falha, que corrijam a “maldade” de rebaixar a Lusa e volte o resultado dos gramados, só assim devemos aceitar um resultado justo.
    Caso contrario o correto sera utlilizar a justiça comum.

  • Jonatan

    FLUMINENSE PAGUE A SÉRIE B !!! TIME RIDÍCULO E SEM VERGONHA !!!

  • Tricolor Feliz

    O que aconteceu é simples: O Flamengo escalou um jogador irregular no sábado. Viu a merda que fez e que seria rebaixado. Então tratou de comprar a Portuguesa para também fazer merda e escapar. E ainda jogam a culpa no fluminense. Basta ver que a Portuguesa pagou todos os salários atrasados com o dinheiro que veio do Flamengo

  • Hu

    É só rebaixar o Fluminense, rebaixado de direito, de fato, de juízo e de moral, e pronto, fica tudo certo!

    • Estevão Costa Soares

      CONCORDO ATÉ POR QUE O FLOR ESTÁ ACOSTUMADO E FICAR POR BAIXO…

  • paulo eduardo

    CBF entidade CORRUPTA igual a FIFA e a CONMEBOL . isso é uma vergonha para o nosso futebol brasileiro . n sou torcedor da lusa , no entanto estou com ela contra essa roubalheira .
    #EMBUSCADEUMFUTEBOLMELHOR

  • Airton

    Tem mais que entrar, chega de falcatruas, já basta o que vemos na nossa podre política, só maracutaias e o pior IMPUNIDADES, e o nosso podre futebol está caminhando para isso, ou moraliza, ou o povão de bom senso que nunca mais vá aos estádios…

  • Amado

    Notaram que ele pede isso por MEDO ne? Pq ele tem medo do aliado dele não chegar a presidencia da CBF, assim como tem medo de ficar feio a imagem dele ano que vem. Ele não tá nem um pouco preocupado com o bem do futebol, não tá nem ai pra melhorar nosso futebol. Só tá a fim de manter uma imagem dele.
    A Lusa e todos os torcedores tem mais é que entrar mesmo na justiça e ferrar essa instiuição retrograda, chamada CBF.

  • Sergio Rezende

    eu acho que tem que a portuguesa tem que entrar na justiça sim! campeonato desorganizado, é uma vergonha o futebol brasileiro, quem sabe assim eles nao aprenderam, nao é ? Vergonha maior é o fluminense que começou com isso tudo, que deveria ser punido nao é a portuguesa e sim o arbitro, quem permitiu que jogador irregular jogasse, a culpa é da propia organizaçao do campeonato.

  • Luiz

    Se a Portuguesa for absolvida, ganha os pontos de volta. Com isso, o rebaixado é o Flamengo, certo?

  • João Bosco

    Eu acho que o Fluminense vai ser rebaixado 2 vezes no mesmo ano KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Off- Fluminense também escalou jogador suspenso

    Não acredita? Quer checar?
    http://torcidaflamengo.com.br/news.asp?nID=14811

    http://www.cbf.com.br/Competi%C3%A7%C3%B5es/S%C3%A9rie%20A/Tabela/2013

    No link acima você pode conferir as súmulas dos jogos e o regulamento das competições

  • o fluminense caiu em campo,entaun deve ir pra segundona,ja a portuguesa merece multa,e perder mando de jogo ou pontos mais pro proximo campeonato.caiu dentro de campo,nao pode subir no tapetão.

  • MIGUEL

    CBF VERGONHA!!! VA SE FERRAR…

  • Jorge Luiz

    O tempo em que todos brigam achando que estão roubando a Portuguesa, leiam a regra do campeonato, é simples, todos conhecem a regra, clubes e a imprensa, não foi virada de mesa e sim erros grosseiros de Portuguesa e Flamengo. A C.B.F sempre foi e sempre será essa vergonha, só está interessada na grana que ela recebe e não está nem ai para os clubes e seus torcedores, no momento sua unica preocupação é que ninguém entre na justiça comum, fora isso, descendo Portuguesa, Flamengo ou Fluminense, tanto faz, o que a C.B.F quer é ganhar dinheiro com o “legado” da copa no Brasil, acordem, dificilmente o resultado será mudado a Portuguesa vai para a série B, o Flamengo vai perder os pontos e o Fluminense vai ficar na série A, respeitando a regra que foi assinada por todos os clubes do campeonato brasileiro.

  • vagner

    Entraremos sim! Agora é questão de honra.

  • Thiago Medeiros

    Se a Portuguesa aceitar esses tipos de pedidos só atesta ainda mais o tamanho da mediocridade do futebol brasileiro, qualquer empresa, pessoa que se preze quando sofre qualquer tipo de dano tem que correr atrás dos seus direitos.
    Portuguesa não se sinta coagida vá em frente que todos os torcedores de todos os times estão com vocês.

  • Marcos Junior

    é bem simples resolver isso…

    rebaixem o timeco que caiu DENTRO DE CAMPO, o Rei do Tapetão e não terão problemas…

    LUSA, VÁ ATÉ O FIM, ESTAMOS COM VCS, NÃO DESISTAM, VCS GANHARAM DE FORMA HONESTA E DENTRO DO CAMPO!!!! VÁ ATÉ A FIFA, LUSA!

    PS: pq esse Marin não pede ao FlorminenC para jogar a Série B ?

  • Alison10

    O resultado de campo deve ser mantido, a não ser, que, o jogador tivesse contribuído de forma significante para a permanência da Portuguesa na primeira divisão, fato que não aconteceu, pois o jogador era reserva e o jogo não valia nada. Esses engravatados apenas aplicaram a lei, e não analisaram a situação, faltou bom senso, mas lá no STJD falta isso, e vergonha na cara também.

  • vagner

    Entraremos sim. Agora é questão de honra

  • CARLOS ALBERTO SOARES FONTELES

    VCS TODOS QUE COMENTARAM AI A FAVOR DA PORTUGUESA SAO UNS PAU NU CU, SE FOSSE ESSE CURINTIAN QUE ESTIVESSE NO LUGAR DO FLUZAO, VCS ESTAVAM DEFENDENDO A LUSA, BANDO DE EGUA

  • Tiago Cabral

    Sefor o caso, entao teremos que fazer TODOS , eu disse TODOS ,os clubes infratores serem punidos… o cruzeiro por ter feito a mesma coisa da portuguesa, e tantos outros.. só que mesmo assim ele(o cruzeiro ) seria campeão… mas quem estava na corda bamba teria problemas… e seguindo o regulamento, o caso da barbárie em joinvile teria que ser apurado com muuuito mais rigor… o futebol brasileiro esta servindo de chacota por causa dessas atitudes que uns clubes que se dizem grandes estao fazendo… isso é uma vergonha…

  • Paulo

    Não estou defedendo o Fluminense mas, vamos deixar de hipocrisia pois, qualquer clube que estivesse nessa situação, brigaria do mesmo jeito, para não cair! Apelaria para esse regulamento, que também concordo que é ruim e deixa muitas dúvidas de interpretação. Outra coisa que acho absurda, é um clube ser punido por conta de briga de vândalos travestidos de torcedores. Isso é um problema que a justiça deve resolver! Mas, é mais fácil punir o clube do que prender e manter na cadeia os marginais!

  • Roberto

    Esta pedindo arrego né?
    A Portuguesa tem que levar tudo que for de direito do Clube a frente sem dó de nada e nem ninguém!!!!!!!!!!!

  • Ewerton

    Pasa a bola pro Negrão q ele resolve hehehehe Vai Quimca mete pancada nesses malandros do futebol tb. Mostra e vc num tem medinho de fazer as coisas da forma correta. LUSA 1º DIVISÃO E MEU MENGO RECEBE OS PONTOPS DE VOLTA … coisa de malandro que querem fazer com a Lusa e com o Mengo.

  • Getulio Figueira Camelo

    Porque não solicitar uma ampla mudança no STJD, isso ninguém quer fazer!

  • JT

    Há muita teoria da conspiração sendo ventilada. Nesse país da corrupção, quando a lei é finalmente cumprida, todos se levantam indignados. Não sou torcedor tricolor, não sou torcedor da lusa, mas estou perplexo com o burburinho criado. Todos ficam indignados com a corrupção, com a ladroagem, mas quando finalmente as regras são cumpridas, independentemente de quem foi favorecido, todos ficam achando que é uma vergonha para o país. Todos os times entraram no campeonato conhecendo as regras, e quando uma delas é quebrada, qualquer que seja o time, qualquer que seja a regra, o time deve ser punido pela quebra, assim como no mundo dos negócios, como se fosse um contrato. Para o próximo campeonato, que se mudem as regras, mas para esse, não dá mais.

  • Gabriel Ferreira

    Entra na justiça sim!!!

    tem apoio da maioria dos torcedores do Brasil…

  • valdir

    Uma vergonha ainda tem a cara de pau para falar que portuguesa pode prejudicar o campeonato do ano que vem.
    Mas a portuguesa pode ser prejudicada para salvar a incopetencia do futebol carica….
    Vamos fazer um campeonato indepentente da cbf pois o estado tem time para isso.

  • diego

    acho não, mas entendo que todos os torcedores brasileiros devem impetrar ações na justiça comum, para que possamos ter um país justo e imparcial e não deixar nas mãos de coronéis de uma democracia corrupta e des humana. e não podemos ser comandados por uma unica pessoa, ou uma unica televisão, ou um único ministro. somos uma democracia, o fluminense perdeu em campo, tem que pagar pelo seu erro em campo, a portuguesa errou fora de campo, tem que pagar fora dele, sou estudante de direito, ja que o stjd segui a lei escrita e não deixou caber interpretação, pela constituição federal , que é a plena em nosso pais, a portuguesa vencera. #fica a dica.

  • Também acho um absurdo tirarem os pontos da Lusa! Devolvam os pontos da Portuguesa evrebaixem o flamengo!

  • Arthurpcj

    O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER!!!! CHEGA DE PALHAÇADA, TODOS QUE AO MENOS SAIBAM LER, DISPÕEM DE TODAS AS INFORMAÇÕES VERDADEIRAS E NÃO ESTAS PASSADAS POR ESTES ”JORNALISTAS’ IRRESPONSÁVEIS QUE PREFEREM USAR ESSA MASSA IGNORANTE PARA DEFENDEREM SEUS INTERESSES E ASSIM DETURPAREM INFORMAÇÕES E ASSIM LUTAM PARA ESTA VIRADA DE MESA, QUE É SALVAR QUEM COMETEU ERRO, QUE DESRESPEITOU O REGULAMENTO E AS NORMAS QUE TODOS OS OUTROS SOUBERAM RESPEITAR, MAS APENAS PELO FATO DE QUEM SE SALVARIA É O FLUMINENSE, ELES GRITAM, ESPERNEIAM, DÃO CHILIQUES E JOGAM PARA ESTA MASSA IGNORANTE OU DE MÁ ÍNDOLE, MÁ FÉ, MAU CARÁTER ACIMA, PARA FAZEREM TODA ESTA PALHAÇADA, MAS TODOS SÃO RESPONSÁVEIS E PODEM PAGAR POR ISSO. AOS INVEJOSOS O CHORO!!!!! AOS CRIMINOSOS AS PENAS!!!!! SAUDAÇÃO TRICOLOR!!!!!
    RUMO AO PENTA!!!!! CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!!!!! CHOREM!!!!! ENFIEM O DEDO E RASGUEM!!!!!!

  • Nelson

    Ninguém levantou essa lebre, mas o STJD teve a semana inteira para julgar o caso Heverton (lembrando que não houveram jogos do brasileirão no meio da semana), mas não, resolveram julgar na calada da noite, na sexta-feira depois das 18hs…

    E todos nós somos os otários que ainda acreditamos no “mero” descuido do “adevogadinho” da Portuguesa.

    Isso foi uma tremenda duma armação, sorte do Criciúma que não tinha nenhum julgamento, senão teria pago a conta também.

    Enquanto o STJD for sediado no Rio de Janeiro, estaremos sempre vendo esse tipo de escrotice no futebol.

    • ALEXANDRE

      POIS É AGORA QUE EU ENTRARIA NA JUSTIÇA COMUM E BOTAVA PRA FUDÊR EM CIMA DESSA CBF… O MARÍN TÁ COM MEDO, PORQUE SABE QUE A BATATA DELE TÁ ASSANDO E NÃO É DE HOJE!! VAI PRA CIMA LUSA… STJD E CBF… SÃO TUDO FARINHA DO MESMO SACO… UMA ORGANIZAÇÃO PRÉ-HISTÓRICA QUE NEM UM CAMPEONATO NACIONAL DE FUTEBOL CONSEGUEM ORGANIZAR!!

    • ISSO MESMO NELSON ESTA TUDO MARCADO PARA TIRAR O FLOR DA SEGUNDA.

    • Concordo com o Nelson…me parece pouco provável,se as situação fosse inversa e se a PORTUGUESA precisasse desses pontos…duvido muito,que tirariam 4 pontos de um gigante do futebol carioca,como é o caso do UNINENSE !! ops…Fluminense ! ao que tudo indica…me parece que a entidade que DESorganiza o futebol brasileiro,toma como exemplo…os moldes de nossa vergonhosa bancada política ! LAMENTÁVEL… deveria ter o apoio de todos os grandes clubes,ao favor de quem realmente fez por merecer a vaga na 1° divisão… a PORTUGUESA !

    • Heleno

      É, o STJD pode ser transferido para o Mato Grosso, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima ou Amapá, já que os clubes desses Estados não costumam disputar o Brasileirão.

    • Gilberto

      Muito bem lembrado, porque segundo o regulamento o jogador suspenso não precisa nem entrar em campo, basta ser incluído na lista dos participantes. Portanto, armaram a arapuca pra cima da Portuguesa.

  • que comentário rápido demais se ainda não enviei nenhum?
    Tem que entrar na Justiça sim, do contrário o presidente da lusa é um banana, que a CBF se dane a FIFA preve em seu estatuto que o time paga os pontos no próximo campeonato, justamente para em um país sério que foi rebaixado em campo não ganhe a vaga no tapetão, última rodada já não valia nada resultados não interferiram na classificação. Joaquim Barbosa Neles!

  • Dhii Nascimento

    Isso só prova a falta de organização, uma entidade q só pressiona seus filiados num tem responsabilidades quanto as informações que deveriam estar rigorosamente corretas, estou torcendo para que a Portuguesa consiga ganhar essa causa seja na justiça comum ou no STJD, para que a CBF repense seus conseitos de informação de punição aos quem de direito.

  • Zeka

    Marin, nós torcedores da Lusa e de outros clubes que gostamos do verdadeiro futebol e honesto, entraremos na justiça comum independente da Lusa querer ou não…..o futebol tem que ser limpo, honesto e ganho no campo….apesar de termos sido roubados por seus imprestáveis árbitros mesmo assim conseguimos nos manter na Serie A no campo……nos tiraram 4 pontos devido a esse problema que dizem ser a lei, então, nos devolvam os pontos roubados por seus árbitros e que se nos fossem dados esses 4 não fariam falta……um exemplo foi o jogo contra o Botafogo no Rio onde anularam 1 gol legítimo da Lusa que nos daria 3 pontos e o outro foi contra o Coritiba que deram um gol irregular para o Coritiba que nos tirou a vitória….só nestes dois jogos já teríamos os 4 que nos tiraram……e existem outros jogos na mesma situação…..se é para usar a lei friamente, usem a lei de impedimento friamente e usem a TV para isso……

  • Por favor Lusa, entrem na justiça comum e até na FIFA se for necessário. Voces foram roubados e merecem justiça. Se a CBF fez cagada que ela aguente as consequencias. O Brasil é Portuguesa.

  • Depois dessa se a portuguesa for punida assir jogos pela TV ou mesmo ir aos estádios perdeu o sentido,que nos consumidores que compramos este produto,tenhamos vergonha,e não percam os mais. Osso tempo as vezes,um bom cinema e muito melhor

  • Ricardo Luiz de Castro Ribeiro

    -Troca de e-mails vaza e expõe discórdia no Fla sobre caso do STJD. A VERDADE ESTÁ APARECENDO E O CULPADO ERA O FLUMINENSE.OLHA O QUE ESTOU DIZENDO COMPRARAM A PORTUGUESA.TIME DE PILANTRAS,SAFADOS,ORDINÁRIOS.

  • Alex V.

    Maravilha!!!! o Vasco não vai cair!!!!! Ficam todos os clubes deste ano e mais os quatro que subiram!!!!

  • Santana Marcos

    VAMOS TODOS ABRIR UM PROCESSO NA JUSTIÇA COMUM CONTRA CBF E STJD …
    VAMOS LOTAR ELES DE PROCESSOS … VAMOS VER SE O BRASIL É REALMENTE UM PAIS DE TODOS !!!

  • JONE QUEST

    SO FALARAM BESTEIRAS ATÉ AGORA,E A LUSA TEVE O QUE MEREÇEU E PONTO FINAL!!

  • Rafael Mendes

    Sou são Paulino e vou entrar na justiça comum caso a decisão seja mantida! E farei dezenas, centenas de pessoas entrarem também. Ou o futebol seja minimente decente, ou acaba de vez!

  • Claudionor

    Quando vai acabar essa bagunça, essa porca vergonha; vai ano vem ano sempre o futebol acaba nos tribunais. Cadê a entidade que trabalha na organização do Brasileiro, sempre em bagunça sempre em escândalos polêmicas. Aí da nisso(de novo). E não aprendem, bom, vamos ver o seguimento disso tudo, e ainda mais ano que vem tem Copa do Mundo.
    Aguardemos…

  • ze

    os cariocas deram um tiro no pé, no desespero de salvar o fluminense, apartir de agora para qq lado que for este julgamento, ficará feio para todos envolvidos.

  • Como se no diário o jogador tinha condições de jogo então a portuguesa não deveria perde os pontos se ele tinha condições de jogo.
    Tem que ir na justiça comum sim acho que todos torcedores deveriam apoiar a Lusa olha que não sou torcedor da Luza como sempre a justiça so favorece os grandes Clubes por que se fosse um time mais forte de nome garanto que o Fluminense não teria ganhado esse recurso azar da CBF se prejudicar a COPA é para eles ver que nossa justiça e a pior do mundo que não serve pra nada tenho vergonha de dizer que sou BRASILEIRO……

  • robert

    Eu mesmo ja estou preparando uma ação na justiça comum. Quero ver o circo pegar fogo.
    Jogo futebol de várzea e na sumula antes dos jogos já consta a relação dos aptos e não aptos para a partida, simples. Num futebol que se diz profissional e inadmissível o que ocorre nos bastidores. A dona dos direitos de transmissão esta quietinha, será que ela também não tem interesse em derrubar a lusinha e deixar o fluminenC na serie A?

  • Gilberto

    Na verdade entrar na justiça comum não muda absolutamente nada. Decisões em primeira instância só saem no mínimo em cinco anos. Se houver recurso o processo pode levar décadas. Também não caio nessa estória de que a CBF tem medo de alguma repercussão na FIFA ou com a própria imagem. A FIFA só se mete em questões locais quando envolve racismo ou outro tipo de discriminação.
    O fato é que a Portuguesa ganhou (injustamente) a opinião pública e o que a CBF quer é arrumar uma saída honrosa já que sabe que vai ter que voltar atrás. Vão abrir alguma brecha para a Portuguesa. Isso sim tapetão.

  • nosso brasil ta dando vergonha ser torcedor tapetao favorece so os grande time pq ferra com pobre da luza

  • ALEXANDRE

    POIS É AGORA QUE EU ENTRARIA NA JUSTIÇA COMUM E BOTAVA PRA FUDÊR EM CIMA DESSA CBF… O MARÍN TÁ COM MEDO, PORQUE SABE QUE A BATATA DELE TÁ ASSANDO E NÃO É DE HOJE!! VAI PRA CIMA LUSA… STJD E CBF… SÃO TUDO FARINHA DO MESMO SACO… UMA ORGANIZAÇÃO PRÉ-HISTÓRICA QUE NEM UM CAMPEONATO NACIONAL DE FUTEBOL CONSEGUEM ORGANIZAR!!

  • Alexandre

    Nao entendo o porque dos julgamentos ocorrerem numa sexta feira. Se a rodada começa na quarta e termina no domingo o julgamento deveria ser na segunda feira. Os arbitros que ganham uma grana alta para apitar o jogos deveriam ser obrigados a entregar as sumulas por internet até as 8:00 da manhã de segunda feira. Acredito que assim o jogador suspenso nao jogaria a proxima rodada.
    Tambem não entendo porque demoram tanto para julgar os cartoes na rodada, deve ser muuuuuito serviço para quem julga né?

    Tudo isso ocorrendo por falta de organização. Beleza. O Fluminense perdeu no campo e ganhou puxando o tapete e a Lusa como fica em termos de patrocinio, de salarios caindo para a serie B. Ninguem está pensando nisso?

  • Elson Oliveira

    Parabéns aos excelentíssimos dirigentes do futebol brasileiro por mais essa lambança.
    Agora arquem com as consequências. Espero que TODOS OS TORCEDORES da Lusa entrem na Justiça Comum.

  • Rodrigues

    Salvem a Lusa e rebaixem o flamengo!

  • Jean Flávio

    Pois fiquem sabendo: EU entrarei na Justiça Comum. Em um estado longínquo que dará trabalho até para o advogado da CBF chegar. E num juizado em que o Juiz é vascaíno doente.
    Poha, se até quando o camarada é condenado à revelia, ele é notificado, que dirá uma coisa dessas.
    Outro detalhe: ouvi durante a palhaçada que alguns teimam em chamar de “julgamento” que, pelas normas da própria CBF, a pena passa a valer depois da publicação. O fato de valer após a parte ser informada – ainda que por um telefonema a um advogado suspeitosíssimo – se trata de uma prática antiga, mas não prevista na norma. Adota-se como válida apenas por que é de praxe. Ora, se é de praxe, mas a norma diz o contrário, então, vamos usar o mesmo argumento: a letra fria da lei.
    E lembrando que, um mês antes dessa polêmica, o FRu-Fru já estava futricando atrás de brechas contra Criciúma, Coritiba e etc.
    Conclusão: se não respeitarem o resultado do campo, futuramente bastará um grande estar ameaçado que já começam as armações. O que é mais fácil comprar: um advogado, um dirigente de um clube pequeno ou manipular de outras formas? Pensem.

  • isso é uma vergonha favorecer um time grande e acabar com um time pequeno como a portuguesa olha que sou torcedor do palmeiras mas que foi injusto a isso foi

  • A portuguesa se perder de novo no stjd deve sim entrar na justca comum nao tem que atender pedido de ninguem da cbf porq eles so pensam em si propio e na eleicao daquele bambi velho pra presidente da cbf assim incentivar todod os outros a entrarem tambem a portuguesa nao pode e nao deve se deixar ser roubada dessa forma porq ate no bid da cbf nao dizia que o everton estava suspenso por ai vcs podem imaginar como eles sai incompetentes

  • onorio jose bomfilho

    serei o primeiro a entrar na justiça comum……………… Vamos acabar com esta palhaçada, Que se foda a CBF.

  • essa revolta e por que e o fluminense se foce o bahia ñ dava essa repercução toda , se encher muito o saco muda o nome do campeonato e esta resolvido e vai chorar na cama qui e lugar quente .

  • luc

    Bom…não tem vez…acho que o futebol após este circo perdeu a graça… pois estão prejudicando um time que sempre tem seus resultados manipulados devido a arbitragem… uma se o STJD quer punir que puna…mas na boa o FlorminenC foi rebaixo este time sem vergonha e falido faz de tudo para não ser rebaixado já não basta a copinha sem vergonha que fizaream quando estavam na série C…bom time grande de verdade encara a situação e sobe de cabeça erguida…bom acho que neste caso não estamos falando de time grande né… e sim de time de várzea… pois pra mim nem pequeno é pois estes jogam e lutam para subir sem qualquer pilantragem ou ajuda de uma entidade…
    #vergonha para o futebol brasileiro.
    #que se phoda a CBF.

  • CAMBADAS DE ATORES, TODOS TEMOS QUE IR A JUSTIÇA COMUM, E PEDIR A QUEBRA DE SIGILO TELEFONICO CONTRA ESTE CIRCO ARMADO PARA BENEFICIAR O FLORMINENC.

  • Andre Fonseca

    Se devolverem somente os pontos da Portuguesa, o rebaixado será o Flamengo (que tambem foi punido e por isso acabou virando o primeiro fora da zona do rebaixamento). Como a força politica do Flamengo jamais deixaria q isso acontecesse, ou eles tambem devolvem os pontos do Flamengo ou entao nao vai dar em nada.

  • lucas

    queria ver se fosse o contrario, se no lugar da Portuguesa fosse o FluminenC, queira ver se esses auditores ia punir os reis da marmelada do futebol brasileiro, já não basta eles saírem da serie C sem moral nenhuma e ir para a serie A sem disputar ao menos 1 jogo, depois duas vezes campeão brasileiro com a ajuda de cartolas e de juízes, certamente com ordens do pessoal da cbf, na minha humilde opinião deveriamos todos boicotar jogos, seja eles da seleção ou campeonato brasileiro, boicotar produtos dos patrocinadores da cbf, alem disso nao assinar mais paperview, nós os torcedores que temos que tomar iniciativas pois esses podres que estão la não faram nada, só legisla em causa propria.
    PS.: ATENÇÃO SRS. DA CBF, NO ANO QUE VEM COLOQUEM UMA NOVA REGRA NO CAPEONATO BRASILEIRO ” O TIME INTITULADO FLUMINENSE NÃO PODERÁ CAIR DE MANEIRA ALGUMA PARA OUTRA SERIE DO CAMPEONATO BRASILEIRO”. assim evitaria essa bagunça toda.

  • ALEX CARVALHO TORELI

    OLÁ,BOA TARDE!!!

    MEU DEUS ESSA PAIS ESTA PERDIDO MESMO,COMEÇANDO POR ESSA COPA QUE VAMOS TER ,QUE FOI FEITA COM NOSSO DINHEIRO AO INVÉS DE CONSTRUIR HOSPITAIS,PENSAR NA EDUCAÇÃO,SANEAMENTO BÁSICO,DEPOIS AS BRIGAS NOS ESTÁDIOS,QUE OIS BRIGÕES FICAM DOIS TRES MESES PRESOS E DEPOIS SÃO LIBERTADOS E NAO ACONTECE NADA COM OS MESMOS QUE CONTINUAM, BRIGANDO,AGORA VEM ESSA BOMBA DA PORTUGUESA QUE HOUVE NO CAMPEONTAO BRASIELIRO,O QUE DIZER!!! VERGONHOSO UM CARA COMO O MARIN FAZER A BESTEIRA QUE FEZ E DEPOIS NÃO SER HOMEM SUFICIENTE PARA ASSUMIR SEUS PRÓPRIOS ERROS QUE ISSO,ISSO NÃO É UM HOMEM…SACANEARAM A PORTGUESA SÓ PORQUE O FLUMINENSE TEM MAIS CAMISA,HISTÓRIA E É TIME DO RIO DE JANEIRO.QUE ISSO. JÁ COMEÇA QUE É MUITO ESTRANHO UM TIME CAIR PARA A SÉRIE C E LOGO DEPOIS SEM JOGAR ESSE CAMPEONATO IR DIRETO PARA A SÉRIE A..ESTOU INDIGNADO COM QUE VEM ACONTECENDO COM A LUSA SOU TORCEDOR DO PALMEIRAS MAS GOSTO MUITO DA PORTUGUESA É MEU SEGUNDO TIME..NÃO SEI MAIS O QUE DIZER, APENAS ESTOU COM VERGONHA DE DIZER QUE MORO NO PAIS DO FUTEBOL E QUE ACONTECEM ESSAS TRAIRAGEM TODA,E ALÉM DO MAIS NO PRIMEIRO JULGAMENTO JÁ ESTAVA TUDO CERTO ANTES DE COMEÇAR O JULGAMENTO…SEM PALAVRAS APENAS TRISTE COM O QUE VEM ACONTECENDO NO FUTEBOL..

  • Tonn
  • CONCORDO COM TUDO ISTO QUE ESCREVERAM,POIS TANTOS TIMES GRANDES CAIRÃO PORQUE SÓ O FLUMINENSE NÃO?PORQUE ELE SÓ SOBE NO TAPETÃO,LEMBRA QUANDO FIZERAM A COPA JOÃO HAVELANGE FOI PARA O TRICOLOR DAS LARANJEIRAS SUBIR. ISTO QUE A CBF FAZ É SÓ NEM QUE PARA FAVORECER ESTE TIMITINHO MEDIOCRE. EU SE FOCE TORCEDOR DA LUSA IRIA ATE O FIM NEM QUE MELA-SE O CAMPEONATO DANE SE A CBF OE O MARIM ,POIS TODOS SÃO UM BANDO DE PARASITAS PARA O ESPORTE. NÃO VAMOS MAIS CALAR ,VAMOS CORRER ATRÁS DOS NOSSOS DIREITOS DE TORCEDOR.LUSA NO QUE EU PUDER EU AJUDO

  • Kíldare Lemos

    Já estou sentindo o cheiro da armação…Não vai cair ninguém e o campeonato de 2014 vai ser inchado com 24 clubes. Enquanto o futebol for controlado por essas máfias (CBF, STJD e Globo), não se pode esperar coisa melhor.

  • Fábio Tavares

    Lusa, busque seus direitos até o fim e embole mesmo. Talvez assim, possamos buscar mais justiça, e não este horror que vimos recentemente. Como as coisas estão, permitem novas viradas de mesa no futuro.

  • RICARDO LUIZ DE CASTRO RIBEIRO

    -http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/12/troca-de-e-mails-expoe-discordia-no-flamengo-sobre-caso-do-stjd.html.Por favor leiam a matéria,e depois o FLUMINENSE QUE É O CULPADO.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • ISSO É UMA VERGONHA! FODAS PRO MARIN! ROBALHEIRA DANADA! EU SOU TORCEDOR DO GALO E ESTOU VENDO OUTRA SAFADEZA! O FLU TEM QUE PAGAR! TIMECO! VAMOS JUNTAR TODOS PRA AJUDAR A LUSA, INDEPENDENTE DE CLUBE! SAFADEZAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!

  • Alexandre Tadeu Schnabel

    E agora como fica a torcida do fluminenC,ja que vcs querem tanto que a lei seja cumprida,apoiem lusa agora,ou a lei só e boa quando e a favor de vcs?

  • Eduardo CFC

    SE FOSSE O FLUMINENSE NAO TINHA SIDO REBAIXADO… TEM QUE ACABAR COM ESSAS ARMAÇAO… O CARA QUE JULGO A PORTUGUESA TEM FOTO DO ESCRITORIO DELE COM UMA BANDEIRA DO FLUMINENSE.. POUCA VERGONHA TEM QUE IR NA JUSTIÇA MESMO

  • cari

    c

  • muitos ai q comentaram só estão a favor da portuguesa porque não é contra o flamengo,Corinthians, palmeira, etc q ela(portuguesa) está lutando vcs estão levando tudo isso pro lado da rivalidade eu não sou torcedor de nenhum time mas acho que deveria sim ter um sistema informativo melhor mas na verdade tenho certeza que a portuguesa sabia da punição do atleta e mesmo assim decidiu correr o risco de escala-lo se aproveitando da informação que foi precária… STJD só fez valer a lei do desporto.

  • Ronaldo

    Dois pesos e duas medidas Senhores da CBF e do STJD?!?!?! Pq o Cruzeiro só teve que pagar uma multa e não foi punido com perda de pontos também? Será q só pq há o queridinho Fluminense envolvido é q são tirados pontos da Lusa e do Flamengo? Se fosse Criciuma ou Bahia, ou qualquer outro clube menor envolvido e não o Fluminense, a Lusa nem seria citada, nem denunciada e não julgada como foi. Ridiculo mancha o campeonato pra evitar pela terceira vez o Fluminense não jogar a série B… na única vez q jogaram foram rebaixados pra série C. Parabéns aos incompetentes do futebol brasileiro, mais uma vez sujando a imagem do país não só no âmbito esportivo… País do Futuro, País de Copa do Mundo… sei sei…

  • carlos Alberto

    A alteração no BID foi na quarta-feira e não na segunda, estagiários incompetentes!!!

  • Vai acontecer igual ao caso do Gama , não haverá rebaixamento e no ano seguinte , o campeonato terá 24 clubes !!! Lamentável , mas é fato … !!! Tudo para não bater de frente com a FIFA , não prejudicar o Flamengo , não ser injusto com a Portuguesa , ser piedoso com Nautico , Vasco e Ponte Preta e mais uma vez , favorecer o Fluminense !!!

  • Fabio Sillva

    Acho que a Portuguesa deveria sim entrar na Justiça Comum pois analisem comigo. O que ela tem a perder se não entre? Toda vez ela é prejudicada no apito, como já aconteceu em 1997 com aquele tal de Castrini, juiz argentino que só veio aqui pra apitar a final Portuguesa x Corinthians, meteu a mão na pobre Lusa e foi embora. O que aconteceu? Nada.
    Então, pra Lusa é indiferente a atual situação pois ela infelizmente é classificada como time pequeno pelos tribunais e infelizmente nuca sairá dessa casta.

  • Leonardo
  • Rogério

    Sou Flu e não gostei da decisão do STJD. Uma punição severa, como é feita em outros esportes, tipo suspensão do jogador e multa pesada pro clube já resolveriam. O Flu fez im péssimo campeonato (não ganhou nenhum clássico dos tomes do Rio em 2013) e tinha que cair pra série B, se organizar e voltar sendo campeão da B em 2014. Seguir o modelo do Palmeiras neste ano. Eu e diversos tricolores pensamos assim e iríamos torcer pro nosso time sem problema algum. Isso faria o Flu aprender uma boa lição de que um time que é campeão em um ano não pode desmontar o time inteiro no ano seguinte, sem contar os diversos casos de contusão, que são alheios as vontades dos dirigentes. Esta perda de pontos da Lusa atrapalhou tudo e condena o Flu a não cumprir o que deve, a série B, com honra e seriedade. É o que eu realmente penso.

    • Daniel

      Vc é tricolor porra nenhuma vc é um mulambo

    • Leandro França

      Parabéns pelo pensamento, penso que é corretíssimo. O Fluminense é um grande clube, centenário, com ilustres torcedores, é um time que cresceria muito com a queda, e voltaria reestruturado, com o tão falado planejamento. Deixaria de ser perseguido pelo passado, subiria com honra, e isso muitos torcedores tricolores não estão considerando. O time grande quando volta, volta forte, e não passa de um ano na Segundona. Corinthians e Atlético Mineiro são exemplos. Para o meu Criciúma, já é mais dificil, mas as coisas estão melhorando. Essa Judicialização do Futebol estragou o campeonato, e transformou o Fluminense no clube mais perseguido do país.

    • Rogério sou flamenguista, mesmo assim a sua resposta é de um torcedor honrado e realista, claro que ninguém quer disputar uma segunda divisão porem o time fez por onde disputa-la, e realmente não é justo oque estão fazendo com a portuguesa, mesmo pq vc pelo seu comentário tem ciência do que houve com o cruzeiro e contra a Portuguesa usaram um peso e duas medidas, sendo totalmente arbitrário para nós torcedores, se o STJD e a CBF tomasse a mesma atitude com todos os times, não haveria do que os torcedores tanto de portuguesa como de outros estarem questionando a sentença momentânea, vc tem o meu respeito.

    • BIDI JÚNIOR

      pow, eu teria a mesma postura, parabéns, conheço alguns tricolores, que por realmente, amarem seu clube, tiveram a mesma postura que vc….

  • AlexNP

    LEIGOS IDIOTAS DE PLANTÃO LEIAM ISTO ANTES DE FALREM ASNEIRAS, A LUSA ERROU E TEM QUE PAGAR PELO SEU ERRO, OU TODOS OS TIMES ESCALRÃO JOGADORES SUSPENSOS.

    Código Brasileiro de Justiça Desportiva
    Art. 133 – Proclamado o resultado do julgamento, a decisão produzirá efeitos imediatamente, independentemente de publicação ou da presença das partes ou de seus procuradores, desde que regularmente intimados para a sessão (…), salvo na hipótese de decisão condenatória, cujos efeitos produzir-se-ão a partir do dia seguinte à proclamação.

    Regulamento Geral das Competições de 2014
    Art. 52 – A DCO (Diretoria de Competições da CBF), verificando que um clube incluiu na partida atleta sem condição legal, encaminhará necessária e obrigatoria-mente a notícia da infração ao STJD, ao qual competirá a aplicação de pena, nos termos do que dispõe o CBJD.

    Art. 57 / § 1º – O controle da contagem do número de cartões amarelos e ver-melhos (…) é da exclusiva responsabi-lidade dos clubes (..), não cabendo à CBF nenhum tipo de obrigação ou responsabilidade (…), ainda que man-tenha um sistema de contagem para o seu necessário controle administrativo.

    • PEDRO DIVINO

      oh idiooooooooooota
      por acaso o jogador da portuguesa não foi condenado?
      Deve ser um capacete este cara…. mistura de jegue com tartaruga

    • arlindo

      sou contra qualquer comportamento que náo condiz com as normas que nos norteiam a vida social, errou tem que responder, náo importa se beneficiado for Vasco, Fluminense, Ibis ou quem quer seja, normas sáo para serem cumpridas, ate serem revegodas, sou Rubronegro, mas náo me comprazo com o erro de ninguém….

  • DIOGO

    nao terá rebaixamento pra ninguem! se a portuguesa ganhar os pontos de volta quem será rebaixado é o flamengo! duvido a globo e a cbf deixar isso acontecer!

  • Eduardo

    Pelo amor de Deus Sr. Marin,

    O Sr. quer que não entremos na justiça comum ??? Agora vai sentir o peso de nossa torcida. E outra coisa, se quer ser respeitado, acabe com esse STJD que não serve pra nada.
    Sr.Marin, o sr. se vendeu por 40 medalhas.

  • jose vicente

    Achei muito justa a decisão do STJD. A lusinha é um clubinho pequeno, e lugar de pequeno é na série B.

    • ED

      Sou Flu Mais sou a fvor do meu time descer sim ,, tb sou a favor da portuguesa q é um time safado e aceitou ser comprado pelo flamengo e deceria tb o flamengo por conrroper o futebol, mais a globo nao deixa isso acontecer .. o certo era subir os outros dois primeiros da segundona e descer para serie b esses times safado q desceu em campo, q aceitou ser conrropido e o q conrropeu.

  • Zeh Paulo

    Também sou a favor da moralização. Portuguesa e Flamengo tem de ser rebaixados. Estou com a maioria aqui : moralidade já.

  • NETO

    vai comtudo portuguesa eles não pessaram nisso quando tiraram os pontos

  • Djalma

    estão esquecendo que se a Portuguesa voltar é o Flamengo que caí!!! aí a coisa pega!!!

    • lacerda

      mero engano amigo, pois o caso da portuguesa e o mesmo do fla, pois a CBF tambem informou que o André Santos teria cumprido o jogo contra o Vitória….

  • Marcelo

    Todos tem direitos de ir à justiça comum, inclusive torcedores do FLUMINENSE. Falar em moral quando não se cumpre o regulamento, acho até distinto ao não cumprir regras. o regulamento está aí, para todos lerem, concordaram e agora não vale mais pra nada, pois o campeonato acabou. O RESULTADO DENTRO DE CAMPO, na realidade, só é prevalecido quando todos cumprem as regras e A OBEDECEM DE MANEIRA IGUAL. Se fosse assim, imagine quantos times foram prejudicados por não escalarem jogadores suspensos? Quantos resultados dentro de campo FORAM ALTERADOS POR VÁRIAS SUSPENSÕES CUMPRIDAS QUE “NUNCA” DEVERIAM SER LEVADAS A SÉRIO? Imaginem vários times que jogaram sem seus titulares em campo, tendo, portanto, OS RESULTADOS ALTERADOS PORQUE UM REGULAMENTO “EXTRA-CAMPO” lhes tiraram seus MELHORES JOGADORES. Imaginem jogos do INTER sem Dalessandro, Corinthians sem o Pato e Emerson, Botafogo sem o SEEDORF, FLUMINENSE sem o FRED, ATLÉTICO/MG sem o TARDELLI. Dizer que os resultados dos jogos desses times sem os suspensos EM SUA GRANDE MAIORIA NÃO FORAM INFLUENCIADOS PELO “TAPETÃO” É PURA IGNORÂNCIA. Portanto, PORQUE APOIAM QUE TENHA O PRÉ-TAPETÃO, MAS NÃO APOIAM O PÓS-TAPETÃO?

    • rick

      o pior é que o fluminense escalou rayner no jogo contra o botafogo apos estar expulso no jogo contra o goias 2×1 na rodada anterior…verifiquem os fatos rodadas 05 e 06 do brasileiro antes e depois da copa das confederaçoes.

    • Wilson

      Tem que entrar na justiça comum, colocar fogo no circo e ver no que dá. Aliás, muito boa sua explanação, só se esqueceu de devolver o Brasileiro de 2010.

  • Jorge Antonio Carrara

    Eu, Jorge Antônio Carrara, advogado e consultor, torcedor da Portuguesa de Desportos, já tenho minha fundamentação praticamente pronta, faltando apenas o acabamento – pois depende do que será decidido no Pleno do STJD – para entrar imediatamente na Justiça Comum caso seja mantida a pena de perda de 4 pontos para meu clube. Há fatos relevantes que fogem da esfera esportiva e que só podem ser esclarecidos pela Justiça Comum. Certa ocasião, o Gama lutou até o fim, parou o Campeonato Brasileiro obrigando os clubes disputarem um torneio “frio” denominado Copa União. Particularmente, estou decidido ir até as últimas consequências, podendo apelar até para o regulamento da FIFA, que, em casos como este, determina que o clube que venha a perder pontos, tenha este déficit contabilizado para a competição igual do próximo ano. Vá se catar, Sr. Marin – ícone da ditadura militar.

  • JOSE AMARAL

    COMO DIRIA BORIS CASOY ISSO É UMA VERGONHA APELAR PARA LUSA ENTÃO QUE A CBF PAGUE O PREJUÍZO DA LUSA NA SÉRIE B.DEIXANDO ELA PELO MENOS MONTAR UM TIME COMPETITIVO.

  • henry maxuell

    o pior é o fluminense que escalou Rayner no jogo contra o botafogo apos estar expulso no jogo contra o goias 2×1 na rodada anterior…verifiquem os fatos rodadas 05 e 06 do brasileiro antes e depois da copa das confederações, e niguém nem fala nada até agora.

    • – Deixa de ser Pela saco o vacilão , o Rhayner cumpriu suspensão num jogo atrasado do Fluminense , Sabe de nada fica falando ai ainda !

  • simples caiu quatro mais a portuguesa sobe da serie b os cinco primeiros falei e disse

  • Walter

    A Lusa deve sim ser punida, mais de forma tão cruel, tirar exatamente o tanto de ponto que o Fluminense precisava para se salvar é claramente uma virada de mesa no tapetão, com influencia e algum torcedor de fluminense dentro do TJD !!!!

    Um abusrdo um time que fez a contratação de um tecnico decadente como o senhor luxemburgo, ficar na seria A depois de um ano tão pífio !!!

    PAGUE PELO SER ERRO FLUMIENSE, JOGUE A SERIE B E RECONQUISTE SEU LUGAR NA SERIA A DE FORMA JUSTA como fez o Palmeiras !!!!!

    E quanto a Lusa, merece sim uma multa e perder pontos no campeonato do ano que vem, pois um erro tão grosseiro não pode ocorrer em futebol profissional.

  • NORIVAL DA SILVA NETO

    A PORTUGUESA TEM QUE CORRER ATRAZ DOS SEUS DIREITOS NÃO IMPORTA ONDE O S T J D NÃO RESOLVEU VAI PRA JUSTIÇA COMUM DOA A QUEM DOER

  • Ryu

    Isto ainda vai dar muita dor de cabeça para o senhor Marin e companhia ltda….quis ajudar o fluminense achando que ia agradar a UNimed por ser parceira da cbf e vai se dar muito mal….se a Portuguesa tiver culhoes e seguir com processo na justiça comum temos tudo para ver a cbf acabar se estrepando, pois esta foi a maior injustiça do futebl brasileiro dos ultimos anos, o senhor Marin foi muito mal assessorado permitindo que o STJD (ATRAVES DE PAULO SCHIMITT QUE SÓ VOTA A FVAOR DOS CARIOCAS PRINCIPALMENTE DO FLUMINENSE E ISTO É FATO É SÓ LEMBRARMOS DE 2009 E 2010, vejam as fotos do seu facebook ele vive na europa com familiares, desfrutando de tudo que a cbf e estes corruptos lhe pagam e que não deve ser pouco né pois ser testa de ferro tem que valer muito a pena) que vamos ter a certeza como a cbf proteje este bando de calhordas……agora seria muito bom o stjd voltar atras e punir o fluminense eles continuariam sendo odiado por todos e teriam que disputar a segundona que ja foi visto que não faz mal a ninguem pelo contrario se for bem planejado somente faz bem……a anos este time tenta levar as coisas no grito por isto sera dificil nao associar impunidade com este timinho carioca…….alguem aqui acredita que não foi o proprio fluminense que atraves da cbf entrou com esta medida para não ser rebaixado????? somente pessoas ingenuas para acreditar né…..é brincadeira como estes cartolas tentam enganar as pessoas, no domingo quando o presidente peter siensem deu a entrevista coletiva ele ja sabia que o fluminense tinha brechas para não cair ele ja sabia que tudo isto iria acontecer só não sabia que todo torcedor adversario iria ficar com odio e repulsa desta covarde manobra……pode ter certeza que se realmente o fluminense nao disputar a segundona vai ter muitos problemas com todos, felizmente o brasileiro esta aprendendo a exercer seus direitos se a Portuguesa recuar seus torcedores vão invadir a justiça comum com milhares de processos para tentar estabelecer a justiça que a cbf e o stjd insistem em corrompela.

  • Fabiano

    A Lusa deve recorrer sim! E imediadamente! Sou Vascaíno e essa proteção do STJD a favor clubes que se contam no dedo é uma máfia sem vergonha. Esse tipo de escrotice é a gota d’água. Decisões que protegem os interesses de poucos e desfavorece a todos, já basta! A justiça nesse país sempre foi assim. Que Marín vá para o espaço. Um mafioso desses que rouba medalha de um garoto, com certeza tem muito mais caroço nesse angu. A roubalheira acontece descaradamente e não vejo mais competição no futebol. Sempre algum juiz rouba e é como se nada houvesse acontecido. Erros de arbitragem não acontecem atoa. Já não basta roubar nossos clubes esse tempo todo ainda querem fazê-lo fora do campo!

  • Ricardo

    A paulistada do corinthians campeão da era Edilson, do São Paulo do caso Hiroshi, dos titulos ganhos 60 anos depois em favor do Palmeiras devem estar felizes em jogar pedra nos cariocas…Qual é a moral afinal. Foi o flu que colocou jogadores suspensos em suas partidas? E alei onde fica? Moral por moral, é mais fácil destruir a imagem de um grande campeão do futebol brasileiro em detrimento de bairrismo do que olhar pro próprio rabo… é necessário revermos e pormos a limpo toda a estrutura do futebol brasileiro antes que seja tarde demais

  • arlindo

    Pra comecar torco pelo AVAI-SC

    Para acabar com este imbróglio porque a CBF náo organiza o a Serie A 2014 da seguinte forma:

    1) 2 Chaves (A e B) com 13 clubes cada.
    2) Turno e returno na própria chave ( 24 rodadas só aos domingos)
    3) Usar ranking 2013 da Fifa para organizar as chaves, um para A e um para B assim sucessivamente.
    4) Classifica 1o. e 2o. de cada chave.
    5) Semifinal 1A x 2B e 1B x 2A ida e volta (2 datas)
    6) Vencedor (1Ax2B) x Vencedor (1Bx2A) ida e volta (2 datas)
    7) Participantes 20 equipes Série A 2013 e 6 equipes Série B (colocacao 1o. ao 6o.)
    8) Caem para B sem chororo ou sem virada de mesa 12o. e 13o. colocado de cada chave.
    findado o returno…

    Caso algum clube de tradicao cair, eh porque merce mesmo….

    9) de 2014 para 2015 e para 2016 …. sucessivamente fica um campeonato mais enxuto.
    10) Comecaria em Maio, 4as. e 5as., ficam reservadas para Libertadores, Sulamericana, Copa do Brasil, etc…

    Evita-se um caos que esta por vir…

  • Roberto Ramos

    Caros, Se a diretoria, Torcida, Enfim O Fluminense tivessem VERGONHA NA CARA, “COISA QUE NÃO TÊM” Aceitariam o rebaixamento por conta própria, pois o Time foi realmente rebaixado… E se a entidade que cuida do FUTEBOL no Brasil também tivesse vergonha na cara Coisa que não têm Após a briga em Joinvile deveria tirar sumariamente o Atlético Paranaense da Libertadores, e punir o Vasco com perda do mando de campo como foi feito.. Mas gente a verdade é que quem controla é rato, politico, e mau intencionado… Por isso o futebol é o retrato do PAÍS
    REFLITAM1111

  • Charles

    já que não querem prejudicar o FlorminenC , então o jeito é rebaixar somente os 2 últimos , e fica a lusa, as flores e o Vasco na primeira divisão

    ano q vem começa um camp com 2 times a mais … e que fique assim msm , única maneira que eu vejo para n prejudicar ninguém

  • Lucas Marques

    E isso que da, Prejudicar um time menos inferior e ajuda os grande, Essa Confusão Vai sair mais coisas escondidas que Há na CBF e no STJD, Que CBF e Fluminence Toma vergonha na cara e para de Rouba, Já Não Basta os Póliticos de Brasilia ..

  • Osvaldo Quesada campos

    Eita Advogado competente esse Zanforlin, eim??? Não sabia disso, meu! Não é atoa que defende o Curinthia!!! Presta atenção, meu jovem!

  • joao luiz

    quem tem que cair é o fluminense,caiu no campo o flamengo e a lusa tem que ser punidos sim mas c multas o começa o outro campeoanato c 4 pontos a menos e ponto final simples mas parecem que querem subir o fluminense na marra aff

  • marcos

    Agora que o FATÍDICO STJD ferrou a Portuguesa, querem passar melzinho na boca da Lusa. A Lusa tem é que agir e ingressar com processo na justiça comum. Até quando os times de menor investimento serão prejudicados ? Desculpa esfarrapada essa de Copa do Mundo etc. Não dá mais pra ter Copa em outro lugar. Essa CBF é uma comédia. Acabem com o STJD e tudo se resolverá, pois é um tribunal que mais parece um cabide nepotista. Avante Lusa !!!! Não afrouxe e vença essa batalha !!!!!

  • Essas pessoas que estão no poder da cbf deveriam ter vergonha na cara vcs tenham filhos e netos que exemplo vão dar para eles, o certo nenhum torcedor ir para os estádios, deveriam protestar contra a cbf eo stjd, e também esse tal de paulo schimit mercenário sem critério,sou palmeirense com muito orgulho vamos torcedores na juistiça comum.

  • jeronimo fonseca

    Moro em Araras-SP mas nunca vi uma imprensa tão bairrista na minha vida, digo uma parte da imprensa paulista. Falam em moralidade, respeito às normas e regras e defendem a anarquia no futebol. Gosto da Lusa, um clube simpático mas a ignorância de seus dirigentes é absurda e primária. Qualquer clube amador já saberia que seu jogador ia ser julgado e portanto tinha que saber o resultado do julgamento desse jogador e seus dirigentes “não sabiam”!!!! brincadeira de mau gosto!!! Esses dirigentes, que devem detestar a Lusa deveriam ser expulsos eternamente do quadro de associados.
    E quanto ao Flamengo!!!! meu Deus!!!!
    Então imprensa paulista o clube rebaixado deveria mesmo ser a Lusa ou o Flamengo e nunca o Fluminense.

  • GILMAR CICIL

    Por que o JOGADOR em questão não participam do julgamento, deveria ser obrigado. Isso ajudaria e muito.

  • paulo rossi

    se a lusa nao for eu e mais 30 amigos meus vamos entra com recurso sim. pq isso foi jogada pra livrar o fluminense. o cruzeiro usou jogador irregular e so pagou 10 mil pelo erro. pq a lusa perdeu os pontos? entao q seja feita justiça pra todos…eu ano vo desistir pq nao e justo.

  • Bom ! Já vou começar a buscar esse caminho da justiça comum, como torcedor que sou, me senti prejudicado com todo esse circo e manipulações depois da última rodada, portanto agradeço aos que comentaram e me mostraram esse caminho. JUSTIÇA ! Vou buscar meus direitos como torcedor que vai aos estádios e trata futebol como paixão.

  • args

    Voces estão confundindo as coisas, quem determina a suspensao é o STJD. E quando um jogador ou clube é julgado, o advogado e representante legal do mesmo está presente e sabedor da sentença. Entao não existe essa conversa de que o clube nao sabia ou não foi avisado.
    Agora vamos supor que resolvam nao punir os clubes. Começa um novo campeonato e o seu time seja lá qual for ele, precise da vitoria para ser campeão. Mais seu time tem um jogador impedido de jogar cumprindo suspensão. Seu time coloca o jogador suspenso para jogar se consagra campeão. Seu time deve se anunciado como campeão ou deve ser punido perdendo os pontos ????

  • Thiago

    me respondam uma coisa, e os outros times que no decorrer do campeonato tiveram julgamentos na sexta e jogadores condenados, e os mesmos não entraram em campo no fim de semana estavam errados?

    ja q querem inocentar a lusa, então o q acham de acabar cartões amarelos e vermelhos, suspensões e julgamentos?

    acho q assim o futebol seria mais organizado né?

    vcs são umas comédias!

  • MENGÃO

    O STJD NAO VAI ALIVIAR A LUSA PQ AI KEM IRIA CAIR SERIA O FLAMENGO.

    O FLA E FLU DERAM GRANA PRA LUSA ASSUMIR A BRONCA…E A LUSA SABE DISSO, TANTO EH Q A TESE DO ADVOGADO FOI COISA DE CRIANÇA… FOI SO ENCENAÇÃO…

    O FLA ERROU NO SABADO, E PRA NAO PAGAR O PATO SOZINHO, CONVENCEU A LUSA A FAZER O MESMO ERRO.. A TESE DO FLA ERA, SE EU ERREI A LUSA TB ERROU.. DAI KEM EH REBAIXADA EH ELA…. OU VC ACHA Q A LUSA IRIA COLOCAR UM CARA Q NEM TITULAR ERA, FALTANDO 15 MINUTOS, NUM JOGO Q NAO VALIA NADA E ELA (LUSA) SABENDO QUE O CARA TAVA SENDO JULGADO NAKELA SEMANA????? KER VALER, Q NO FINAL NÃO VAI CAIR NGM? E O CAMPEONATO DO ANO Q VEM SERÁ COM 24 TIMES?….. FONTE BASTIDORES DA LUSA…

  • dely

    mude a cbf logo para brasilia.

  • Raquel
  • Thiago

    me respondam uma coisa, e os outros times que no decorrer do campeonato tiveram julgamentos na sexta e jogadores condenados, e os mesmos não entraram em campo no fim de semana estavam errados?

    ja q querem inocentar a lusa, então o q acham de acabar cartões amarelos e vermelhos, suspensões e julgamentos?

    acho q assim o futebol seria mais organizado né?

    vcs são umas comédias!

  • carlos

    Quero ver se os padeiros da Lusa são machos mesmo ou queimam a rosca. Prá cima deles padeiros de Portuga !!!! Digam não a pizza, porque o negócio de vocês é fazer pão.

  • julio

    Srs.
    OS RELATORES QUE IRAM JULGAR A LUSA NO DIA 27, SERÃO OS MESMOS DO PRIMEIRO JULGAMENTO?

    POIS SE FOR, TORCEDORES E CONSUMIDORES PODEM PREPARAR SEUS ADVOGADOS POIS ESTE JULGAMENTO JA ESTA COM SUA DECISÃO(COMPRADA), DESCULPE TOMADA.

  • Carlos

    Espero que os dirigentes da LUSA não se deixem intimidar e adotem as medidas cabíveis na justiça comum.

  • jcmatos

    Srs.
    OS RELATORES QUE IRAM JULGAR A LUSA NO DIA 27, SERÃO OS MESMOS DO PRIMEIRO JULGAMENTO?

    POIS SE FOR, TORCEDORES E CONSUMIDORES PODEM PREPARAR SEUS ADVOGADOS POIS ESTE JULGAMENTO JA ESTA COM SUA DECISÃO(COMPRADA), DESCULPE TOMADA.

  • Wilson

    Eu temo que se aproveitem da situação para manter um campeonato com 22 clubes, salvando o Vasco e o Fluminense. Portanto quem entrar na justiça tem que pedir que a Portuguesa e Flamengo sejam mantidos na primeira divisão e que esta tenha apenas 20 clubes em 2014.

  • Claudio Manoel

    Rebenta eles Luzinha chega dessa nojeira de tapetão que so beneficia o Fluminense.

  • Leandro França

    O Flamengo, cair no Tapetão? Impossível. Tudo indica mais um inchaço de times na primeira divisão em 2014, a até o Vasco pode ser dar bem nessa. O que é compatível, penso que 20 times na elite, para um país continental, é abraçar a minoria. Ajustar o calendário, para tantos jogos, é que será um desafio.

  • sandro omar penteado

    ,isto é uma vergonha,a portuguesa se for rebaixada tem a obrigação de buscar os seus direitos,ainda que seja na justiça comum,ou em qualquer lugar onde se possa analisar esse caso ,já não basta essa corja de corruptos,atrapalhando o país,ainda vem esses incompetentes fazerem,fazerem lambanças com um dos únicos lazeres do povo,justiça comun já.

  • Estevão Costa Soares

    O que devia ser feito no Brasil era apurar as coisas…até hoje não há explicação de como tiraram os pontos de São Raimundo e Serra para o Fluminense pular de terceiro lugar para primeiro na série C e agora não vão querer apurar o que houve com este advogado da Portuguesa e este julgamento no apagar das luzes de uma sexta-feira, muito estranho…deveria ser apurado se não foi de propósito mais uma vez…a CBF sempre facilitou as coisas para a turma das Laranjeiras, antes era por que havia um tal presidente eterno do Flu…torcedor fervoroso do Flu…clube das maracutaias…

  • lorenzo

    Vamos as ultimas consequencias.
    O fluvira e um apadrinhado do poder.
    A Portuguesa e apenas mais uma vitima,
    e iremos as ultimas consequencias.
    Chega de sacanagens e apadrinhamentos envolvendo essa cariocada,
    deve-se respeitar o resultado obtido dentro de campo,
    e nao na 39 ou 40 no tapetao.
    Vamos parar tudo na justica comum,
    com o prejuizo da Portuguesa, ninguem se importa.
    Entao danem-se todos.
    Isso e vergonhoso, esse cartola ao inves de ajudar
    e fazer respeitar o que foi conseguido no campo de jogo
    vem mostrar todo o seu comprometimento conivencia com
    toda essa situacao.
    Vamos Portuguesa, voce nunca precisou de tapetao para voltar,
    mas dessa vez voce nao vai pelo tapetao.
    Vamos parar com toda essa palhacada que e nosso futebol.

  • Rafa

    É muita cara de pau da CBF pedir para a Portuguesa ficar quietinha e ir para a série B para salvar fluminense e, principalmente, o Flamengo – sim, pois toda a flapress está em silêncio, mas algo não cheira bem nessa história do André Santos…

  • Kaio

    Acho que esse merda deve aproveitar e fazer outra João Havelange e promover a volta do mata-mata.
    Assim cala a boca de todo mundo, resolve o problema da grande quantidade de jogos, e ainda traz a alegria da galera de volta.

  • JOÃO MARCOS FERREIRA

    TODO VEZ A CBF E STJD, TEM QUE BENEFICIAR ALGUM CLUBE CARIOCA, POR ESTE MOTIVO SEMPRE SOBRA PARA OS CLUBES DE MENORES EXPRESSÃO, MAIS A PORTUGUESA E UM CLUBE GRANDE E DE TRADIÇÃO. ISTO E VERGONHOSO POIS TERIA 2 CLUBES CARIOCAS NA 2ª DIVISÃO, DEVEM MANTER O RESULTADO DOS JOGOS EM CAMPO, NÃO NO TAPETÃO. SEMPE AJUDA O FLUMINENSE. E POR ISTO QUE PAREI DE IR AOS ESTADIO, O CLUBE VENCE EM CAMPO E DEPOIS PERDE NO TAPETÃO.ESTOU JUNTO PARA ENTRAR NA JUSTIÇA COMUM, APOS O DIA 27/12/13 .

  • Passos

    Está dando tudo caminhando para que ninguém caia….o erro da Portuguesa está beneficiando o Flamengo e o Fluminense está ficando na 1ª Divisão por ser o 17º colocado, que poderia ser o Vasco ou Criciúma.
    A Portuguesa está beneficiando o Flamengo e não o Fluminense, que ficaria na 1ª devido ao erro cometido por esses dois clubes…o Tricolor nem fez a acusação.
    Também há um grande interesse da Globo tirar a culpa do Flamengo nesse caso…o próprio LANCENET informou na sexta que o jogador do Fla não poderia jogar contra o Cruzeiro…erraram sabendo do problema.
    A Diretoria do Fla está aliviada por causa do erro da Portuguesa e pelo Vasco ter jogado a partida contra o Atlético PR sem nenhuma garantia…ganharia os pontos…e o Fla rebaixado.
    Torço que a Portuguesa encontre argumento jurídico defensável e incontestável e coloque o Flamengo na 2ª.
    Futebol se ganha no campo, mas tem que cumprir as regras…

  • Cristiano Gomes

    Boa tarde!

    Enquanto o futebol estiver sendo gerido por pessoas que nunca chutaram uma bola na vida estaremos fadados aos tribunais. É lamentável, também, a atitude do STJD onde todos auditores já pronunciaram seu voto contrário a Lusa e Flamengo antes do julgamento através das redes sociais. Na minha opinião, uma falta de ética que não tem tamanho. É a mesma coisa de ir para guerra sabendo-se que vai morrer. Mais lamentável ainda, é o fato do advogado que defendeu a Lusa no julgamento, ser, compulsoriamente, ser indicado pela CBF, e pago pela mesma, abatendo-se dos clubes, as verbas da cota de TV. A confederação que deveria cuidar dos clubes, exploram os mesmos. Por isso a maioria dos clubes estão quebrados. Mais lamentável ainda, é ver a confederação e o STJD tendo atitudes diferentes para casos semelhantes, em 2010, poderia ter a mesma postura com o Fluminense, ou então que mantivessem a mesma postura que tiveram com o Fluminense com a Portuguesa. Lamentável é ver que o Futebol Carioca voltar a se comportar como se comportava anos atrás para justificar a incompetência administrativa de seus presidentes. Se caiu para a séria B, cumpra-se. Do jeito que está, não duvide se a briga que envolveu os torcedores do Vasco não foi encomendada, justamente, para tentarem vencer o campeonato do STJD. Já não duvido de mais nada. Eu, se fosse presidente do Fluminense, para salvar a temporada de 2014 e poupar seu time de ser o mais ODIADO DO BRASIL, além de prevenir a violência, uma grande possibilidade, que seus jogadores e torcedores podem sofrer Brasil a fora, soltava uma nota oficial, informando que o CLUBE DAS LARANJEIRAS EM NOME DA MORAL, DA ÉTICA E DO FUTEBOL BRASILEIRO, VAI JOGAR A SÉRIE B E PAGAR A SÉRIE QUE ELE NÃO CUMPRIU NO PASSADO, FICANDO LIMPO O NOME DO CLUBE E DESARMANDO OS ADVERSÁRIOS DE QUAISQUER ATO VIOLENTO E REVOLTA DAS DEMAIS TORCIDAS E CLUBES, PERMITINDO ASSIM UMA BOA TEMPORADA À AQUELES QUE NÃO TÊM NADA HAVER COM ESSA HISTÓRIA.

  • Luiz Pragana

    VAMOS FAZER UMA CAMPANHA DA VOLTA DA LUSA! DEVOLVA OS PONTOS DA PORTUGUESA! REBAIXEM O FLAMENGO!

  • Cosme Dos Santos

    O mais triste nessa história toda é ver a violência sobressair acima de tudo.
    Ser humano caminha para extinção.
    Respeito e amor ao próximo não existem mais.
    Agridem crianças, mulheres, idosos, enfim, o ódio corre nas veias por conta de uma simples camisa, independente do time.
    Sou apaixonado por futebol, torço para o Fluminense, e sou contra toda essa “zona”. Mas no Brasil, a marca da impunidade e da corrupção predominam.
    Eu particularmente, não levarei meus filhos tão cedo a um estádio tão cedo e peço a DEUS que um dia essa violência termine, pois será que as crianças de hoje terão um mundo para viver em PAZ?

  • Célio

    Seria uma boa solução: “Por que a Lusa e o Flamengo não começam devendo 4 pontos no campeonato de 2014, como acontece na Europa? Assim, a “Justiça” que os tricolores tanto querem seria feita, e não haveria falta de moralidade pelo que a Portuguesa fez em campo.”

  • Gilson Rodrigues

    tmnc desse cara,prejudicaram a lusaaa,e qerem q eles fikem quietoss,bota a boca no trombone msm,apoiadooo por muitoos,vamu lusaa,lute por seus direitos,como foi o florminenseee

  • Vinicius Caruzo

    Olá, eu gostaria muito mesmo de saber porque o mediador do blog só responde ou comenta os comentários similares a opinião. Bem, partindo disso, nem aguardo resposta, mas acredito que você vá ler o que escrevo. Sei, como jornalista, que temos que lidar com ética e responsabilidade. Responsabilidade realmente não é a preocupação, o que deveria ser, visto que no próprio lugar onde você escreve, foi publicado matéria onde se fala em agressões a torcedores do fluminense, fomentadas sem dúvida por jornalistas como você. Agora, falam em moral sobre o julgamento e o fato. Que moral é essa quando se leva em conta o Internacional, que perdeu vaga na Sulamericana por conta da Portuguesa, ou o Grêmio que caso perdesse, seria terceiro colocado e teria que enfrentar a pré libertadores. Não valia de nada mesmo a partida? Outra coisa, jornalistas, assim como parte dos torcedores, não são leigos e devem saber ao menos o que é jurisprudência. Caso Portuguesa e Flamengo sejam absolvidos, alguem mais iria cumprir punições impostas pelo órgão RESPONSÁVEL, conforme foi PREVIAMENTE estabelecido?

  • Manolo

    SEJA BEM VINDO AO NOSSO BRASIL!!!!!!!
    Se fosse só o Flamengo que tivesse cometido o erro, o Fluminense seria rebaixado…. porque “FLAMENGO > FLUMINENSE”… neste caso…. “FLUMINENSE > PORTUGUESA”. Isso é matmática… e não sou Flameguista eim…. Só tenho certeza absoluta que se o tribunal fosse escolher entre Fluminense e Flamengo… o Fluminense pagaria a sua divida com a sociedade “SÉRIE B”.

    Não existe imparcialidade… Existe “DINHEIRABILIDADE”.

    Mas…. estou colando o simbolo do Fluminese no meu modem de INTERNET… ADEUS QUEDA!!!!!!

  • Carlos Cristiano

    #todoscontraunimed

  • Riqueti

    O BID NÃO DAVA O HÉVERTON COMO SUSPENSO????? FERVEU O KISUCO DA CBF E DO FLU.

  • Thiago Vicente

    O grande fato é que o Marin não quer perder dinheiro e está se cagando de medo do boicote do povo nos campeonatos organizados pela CBF.

    Se a Lusa ganhar e voltar para a série A o Flamengo cai e ai a Globo entra no meio pois libera uma verba violenta para os clubes que estão em alta, no caso ano que vem o Flamengo estará na Libertadores mas se cair para série B não teremos jogos televisonados.

    É briga de gente grande e a Lusa é pequena de mais para contestar. Vão dar um cala boca para eles jogarem a série B !!!!!

  • Ajustiça comum e’ o caminho devemos usar nosso direito de torcedor não intereça que time torc no caso o que intereça e’ ajustiça pois esta evidente que houve divergecias no julgamento

  • VAI COM TUDO PORTUGUESA!!O BRASIL INTEIRO LHES APOIA E INDEPENDENTE DE OPÇÕES CLUBISTICAS(SOU SANTISTA) ESTAMOS UNIDOS NESTA ATÉ A MORTE!!JAMAIS O FLUMINENSE PODE ROUBAR OUTRA SÉRIE B!!ISTO ACABARÁ COM SUBIDA E DESCIDA DE CLUBES FRUTO DO RESULTADO EM CAMPO PARA GANHAR QUEM TIVER MAIS FÔRÇA POLITICA E CORRUPÇÃO!!!ESTAMOS JUNTOS DR.MANOEL DA LUPA,NÃO DESISTA JAMAIS POIS A LUSA ESTÁ NO CENTRO DESTE FURACÃO QUE VAI MORALIZAR O FUTEBOL BRASILEIRO E CRESCERÁ MUITO COMO CLUBE GRANDE!!

  • thiago

    Roteiro: O incompetente em campo cai, ai acha alguém que não influenciou em nada seu desastre e o aponta como carrasco e tenta se salvar, ai imoralmente condena-se os portugas……… tudo caminhado e eis que aparece a INCOMPETÊNCIA absoluta da gestora do futebolzinho brasileiro e afirma que publicou apos o jogo a suspensão do atleta “MAS” deixou a lusa ser julgada mesmo tendo em mãos a possível solução do problema.

    Isso só apareceu diante da ameaça de acabar na justiça comum!!!!!

    Minha conclusão é : Senhora unimed segura o aumento dos planos de saúde em 2014, pois ter gastado pra comprar o STJD pode não ter funcionado!!!!!

  • BIDI JÚNIOR

    SOU FLAMENGUISTA, MAS, PELO QUE VEJO A LUSA, ESTÁ COM A FACA E O QUEIJO NAS MÃOS, A COISA SE INVERTEU…..

    FICARÁ ENTRE O FLU E O FLA, QUEM DISPUTARÁ A SEGUNDONA E PELO QUE VEJO, POR UMA IMBECILIDADE, DO JURÍDICO DO MEU FLAMENGO, A POSSIBILIDADE DE REBAIXAMENTO EXISTE, AÍ, QUE VAI FUDER TUDO…

    A CBF, PARECE QUE FAZ DE SACANAGEM, ELA, TEM COMO COMUNICAR, ANTES DE QUALQUER RODADA, À O CLUBE, QUAL O JOGADOR, QUE ESTÁ SUSPENSO, MAS, NÃO O FAZEM, SÓ PODE SER DE SACANAGEM.. RESULTADO, IMAGINEMOS, QUE SOBRE PARA O FLAMENGO, COMO VÃO EVITAR, QUE A JUSTIÇA COMUM SEJA ACIONADA?????

    EMPRESA TRAVESTIDA DE ENTIDADE, MALDITA, MILICIANA DO FUTEBOL BRASILEIRO, NÃO FORMA, NEM TEM NENHUM JOGADOR SOBR CONTRATO, TRABALHA COM OS JOGADORES DOS OUTROS, ESTÁ MILIONÁRIA, ENQUANTO A MAIORIA DOS CLUBES ESTÃO NA MERDA, VENDENDO O ALMOÇO, PARA COMPRAR A JANTA..

    E TEM MAIS, SÓ OTÁRIO, RETARDADO, ACREDITA QUE ESTA MARIN, MANDA ALGUMA MERDA NA CBF, O PRESIDENTE, DE FATO, AINDA É O RICARDO TEIXEIRA, VAI ENGANAR A PUTA QUE O PARIU.

  • henrique

    Na minha opinião, os inescrupulosos que quiserem salvar, mais uma vez, o Fluminense, perderam “a mão”…digo isso porque acho que não pensaram no tamanho da repercussão do caso. A verdade é que não houve dosimetria em relação a pena. Querem matar uma mosca com bala de canhão. se os clubes erraram, e ao meu ver não erraram, deveriam ser punidos de forma a não macular o resultado em campo. Pq não aplica-se a multa ou a perda dos pontos do jogo? Iriam criar esse caso todo, se mesmo com perdas de pontos, a classificação não mudasse? Óbvio que não…não existiria nem aquele “circo”, na verdade, “teatro” que houve na segunda-feira. Acompanhei os dois julgamentos…no caso da Portuguesa, as cartas já estavam marcadas, pra mim pareceu…pq o relator pouco fez alusão as teses apresentadas pelos advogados…já veio com sua resposta pronta…no caso do flamengo, os auditores se confundiram com a defesa apresentada…o auditor mais próximo aao relator, parecia até nervoso, como se tivesse sendo ‘pressionado” por um voto combinado, mas que ia de encontro ao que queria responder no momento…agora, só na justiça desportiva, que não se faz referência a termos como culpa, dolo, boa-fé, má-fé…até o morte, advinda por legítima defesa, é perdoada no judiciário….mas a escalação de forma equivocada, num jogo sem qualquer validade, de um jogador “irregular” não tem “perdão”…fechando meu pensamento, desculpe os mais crentes, não vejo um horizonte tranquilo para o nosso esporte, caso mudem-se os resultados fora de campo…eu serei um que abandoará o futebol…digo isso como sócio torcedor do meu clube, como consumidor do pay-per-view, como frequentador de estádio e como comprador de produtos originais…no mínimo, esse ano, gastei por volta de 2000 com o futebol brasileiro…e, claramente, deixarei de gastar, caso não se respeite o resultado do fim do campeonato…pois, não sou idiota em gastar meu tão suado dinheiro, com algo que vai de encontro aquilo que eu acredito e prego…decência!

  • Guilherme

    Vamos entrar com uma ação conjunta e ver quem realmente manda neste futebol. Marin aguarde porque ano que vem o bicho vai pegar e a Portuguesa tem que ir até o fim mesmo, que rebaixe este lixo de time que se diz grande, NUNCA FOI E NUNCA SERÁ!

  • Valdenir

    Se a justiça for feita e a Portuguesa continuar, o Fluminense se salva de qualquer jeito o Flamengo que cairia.

  • Paulo

    Boa tarde a todos, como torcedor quero dizer que o STJD não errou em punir o Flamengo e a Portuguesa. Quem errou foram os clubes que escalaram jogadores sem condição de jogo. Os dois clubes agora ficam se fazendo de vitima e colocando as torcidas contra o STJD e contra o fluminense que não tem nada haver com isso tudo que os dois clubes fizeram. Quando foi feito o regulamento todos aprovaram, agora dizem que não é bem assim. Por está razão o futebol brasileiro se encontra desse jeito, quanto ao tribunal ser aqui no Rio de Janeiro não quer dizer que os cariocas serão privilegiados e Presidente da CBF é paulista poderiamos dizer que os clubes paulistas estão sendo favorecidos. Se fosse na Europa acredito que cairiam não só os 4 que cairam como também Flamengo e Portuguesa cairiam juntos. Nossa imprensa também fica botando lenha na fugueira para ver o circo pegar fogo.

  • Willian santos

    Se a justiça fosse correta de fato, como julgou e condenou a Portuguesa pelo erro dela teria que cair 5 clubes e subiriam 5 da série B, assim a justiça não iria favorecer ninguém e a Portuguesa errou, mas sou totalmente contra cai a Portuguesa e sobe Fluminense sou a favor de cair 5 times e subir 5 colocado da série B, isso sim seria justo e correto…
    #brasilfutebolvergonha

  • RICHARD

    SE PERDER A PORTUGUESA NA JSUTIÇA COMUM …. MAS ATRASAR O CAMPEONATO, eu como rubro-negro vou e mais uns 40 milhões entrar contra quem entrar pedindo indenização ,por prejuizos de não vermos o nosso time em Ação, por causa de dirigentes burros e advogados mais burros ainda; se não tem gestão, nem participa mais de campeonatos, mas não atrapalhe os outros ; tenho dito , entrem e depois me indenizem se levarem ferro ;

  • Frederico Gosling

    Vocês ainda não descobriram que são apenas massa de manobra do Flamengo. No sábado à noite o Vice-Jurídico do Flamengo deu uma entrevista afirmando que o Flamengo colocou o André Santos em campo consciente de que ele estava suspenso, mas que era em outra competição, devido a isto estava legal, quando descobriram o erro, contactaram Globo, Lance, CBFLA, e LUSA, o acordo foi selado, a Lusa só colocou o jogador irregular após o Fluminense fazer o segundo gol, a ordem era se o Flu perder, tudo bem , se ele ganhar coloquem o jogador para livrar a cara do Flamengo, alguém ainda tem dúvidas sobre isto, há muita podridão, mas não é por parte do FLUMINENSE, acordem para estes fatos.

    • bambi carioca joga a série b e tome vergonha na cara além de homossexuais são perdedores.

  • Bruno

    José Borin, você foi perfeito. Meu ponto de vista acrescento ainda LUSA, os times de São Paulo por exemplo tinham que unir a você(lusa) e não disputar o Brasileiro ano que vem. Ou todos os outros times deveriam boicotar o Fluminense Tapetao Futebol Clube , ninguém jogar contra eles, mesmo que percam por W.O., assim ficará ainda mais ridículo eles sendo “campeões” desta forma.

  • JMQRZ

    Eu caggo um monte pela parada docampeonato. E o direito da Lusa e de seus toircedores. E tem mais temos que pedir um impeachment destes larapios do STJD, colocar estes caras na rua. Esta direcao muda de pai para filho e ninguem investiga. Sao ladroes.

  • Frederico Gosling

    EXISTE UMA VERSÃO, NA NET,QUE OS LUSOS E OS FLAMENGUISTAS ESTÃO ESCONDENDO, O FLAMENGO POR UM ERRO DE CÁLCULO, POR SE TRATAR DE DUAS COMPETIÇÕES DIFERENTES COLOCOU O JOGADOR IRREGULAR EM CAMPO, ISTO ANTES DO JOGO DA LUSA, QUANDO DESCOBRIRAM O ERRO E O GRANDE RISCO DE CAIR PARA A SEGUNDONA, LIGARAM PARA O PRESIDENTE DA LUSA, OFERECENDO A DEFESA, E ALGUMAS, MUITAS VANTAGENS, PARA QUE A LUSA ESCALASSE UM JOGADOR SEM CONDIÇÕES DE JOGO E CAÍSSE NO LUGAR DO FLAMENGO, A NOTÍCIA TEM LÓGICA, SERIA A ÚNICA EXPLICAÇÃO PARA A ESTUPIDEZ DE SE ESCALAR UM JOGADOR SUSPENSO, NEM DE PORTUGUÊS SE ADMITE ISTO.

    A LUSA FOI APENAS”O BOI DE PIRANHA” PARA SALVAR O FLAMENGO” ISSO MERECE UMA PESQUISA BEM MAIS PROFUNDA, PODE SER VERDADE, PELO MENOS É O QUE PARECE EM VEZ DE FICAR FALANDO BESTEIRAS o Marin podia estar averiguando isto, ele está bravo porque o voto da lusa era dele e o do Fluminense não é.

  • Frederico Gosling

    Defender impunidade é coisa de bandidos e traficantes, então errou, deve ser julgado. segundo depois que o Ministro Joaquim Barbosa julgou e condenou até Ministro o Brasil não compactua mais com impunidade, Joaquim Barbosa deu o ponta pé inicial para moralizar o Brasil inclusive o futebol, onde sempre se achou que o Flamengo estava acima do bem e do mal, se deram mal, errou tem que pagar. Se só a Lusa tivesse cometido o erro ninguém estaria na net criticando o Fluminense, vocês estão doloridos porque sentiram que o Flamengo não é tão inatingível como vocês sonhavam, e cuidado que o Vasco ainda pode jogá-los para a segundona, abram o olho. O julgamento foi aberto, ao vivo e os Advogados de defesa não tiveram nenhum argumento, argumentar contra a razão é impossível, vocês não são o gigante que acreditam, acordem para esta realidade, as LEIS, foram feitas para todos. Vocês fraudaram as regras, dentro de campo, colocando jogador irregular e a Lei se fez presente punindo-os. Nós estamos muito felizes por saber que a justiça foi feita e que este País, que vamos legar para nossos filhos não será reféns da impunidade. A Justiça foi feita, tudo o mais é papo furado.

  • como vai ter etica em qualquer segmento se todos so querem ver o seu lado? ninguem ve o lado do esporte ,do jogo.Corinthians(o clube) perdeu a chance de sair maior ainda da libertadores,quando nao abandonou por causa das puniçoes, o fluminense ta perdendo a chance agora brigando nos tribunais por causa de 13 minutos de uma substiuicao que nao acrescentou nada pra lusa, enquanto com aquele timaço, tiveram 39 rodadas com 90 min, e nao tiveram competencia para serem os menos piores. Desçam e atropelem na serie b e ganhem o respeito dentro de campo, como foi da ultima que se safaram, aquilo foi um time de guerreiros e isso foi epico. isso é uma utupia. esportista e corintiano, sempre.

  • Boa Tarde,

    Sera que ninguem esta vendo, no site da CBF, vá em sumula e na 5 rodada do jogo Fluminense X Goias no dia 09/06/2013 0 jogador Cartões Vermelhos
    Tempo 1T/2T Nº Nome do Jogador
    +2:00 1T 22 Rhayner Santos Nascimento – Fluminense Football Club
    Cartão Vermelho Direto Descrição: Aos 45 minutos 2 do 1º tempo, expulsei do campo de jogo com cartão vermelho direto, o atleta nº 22, sr rhayner santos
    nascimento, do fluminense f.c, por atingir com um carrinho, quando da disputa de bola, a canela do seu oponente nº 01, sr renan brito
    soares do goiás e.c. o atleta atingido após receber atendimento médico, permaneceu no campo de jogo. o atleta expulso deixou o
    campo de jogo normalmente.
    Ainda no site da CBF na sexta rodada jogo Botafogo X Fluminense dia 07/07/2013 o mesmo jogador jogou e ainda tomou cartão vermelho, como isso é possível se o mesmo teria que estar suspenso
    E ainda mais, na sétima rodada no jogo Fluminense X Internacional o mesmo esta na súmula

  • Divaldo Antonio de Oliveira

    Porque será que o Marim tem tanto medo da justiça?

  • Um salve a todos!
    Amigos, apesar de todas as considerações, penso que a Portuguesa escorregou no quiabo mesmo. É um absurdo o que aconteceu. Como pode um clube, que se diz profissional, não acompanhar em cima o resultado de um julgamento de um atleta seu? E mais, a Portuguesa não precisava nem entrar em campo na última rodada, que se salvaria. Não gosto do Fluminense, até porque deve à sociedade uma Série B. Mas a portuguesa foi muito BURRINHHAAA neste caso e salvou os cariocas. Uma pena! Abraços do mais famoso X-MEN.

  • Vitor

    Cara foi dito que o advogado foi informado e ja era , se o advogado nao repassou para a portuguesa , paciencia e outra …. mesmo se Flamengo e portuguesa nao tivessem jogado a ultima partida nao mudaria nada no campeonato ….. STJD ta virando a mesa pro fluminense mesmo !

  • Aqui tem mais advogado que gente , já condenaram o fluzão , mudaram a regra e as leis desportivas ,só rindo desses palhaços !

  • Ricardo Burgos

    Nós torcedores da PORTUGUESA não aceitaremos sob nenhuma forma esse “rebaixamento” não apenas de divisão mas de caráter moral e da forma humilhante que sofremos!

    IREMOS ATÉ O FIM!!!! NÃO TENHAM DÚVIDAS DISSO!!

  • ivan

    Tem muita gente falando muita coisa e ninguém se entende. O fato na real é que o resultado no STJD já estava decidido antes mesmo de ser julgado. E no pleno será do mesmo jeito. Quando interesses extra campo interferem nos resultados é só o que se pode esperar. Vejam: a Unimed patrocina a CBF desde junho/2013. A mesma Unimed é patrocinadora master do fluminense. O que mais se poderia esperar quandoem um ano de eleição dentro da CBF, em um ano de copa do mundo onde umpatrocinador pede um “favorzinho”? Isso aqui é Brasil e os caras deram um jeitinho brasileiro. Simples!

  • Leandro

    Eu quero ver é como a CBF vai sair desta barafunda. Se liberarem a lusinha, quem cai é o queridinho Flamengo, e não o Fluminense.
    Como isso não vai acontecer de jeito nenhum, muito provavelmente o campeonato brasileiro do ano que vem vai ter de ter 22 clubes, ferrando de vez o calendário.
    Talvez o correto fosse a CBF elaborar um torneio entre Flamengo, Fluminense, Vasco e Portuguesa para definir o embóglio, salvando da degola os dois primeiros colocados

  • Clemente
  • Adriano

    Para os auditores do STJD, em seu pífio argumento de que o regulamento deve ser comprido. Não foi o que ocorreu em 2010 não foi? Talvez o motivo será que o Fluminense estava do lado oposto daquela vez e ganhou o brasileirão de 2010 por este motivo, com um jogador irregular. Nesta data o mesmo Paulo Schimidt disse que era “imoral” tirar pontos de um time campeão, pasmem? Pode rebaixar, mas, não pode tirar titulo pelo mesmo motivo? Um peso duas medidas. Pura injustiça. Não há qualquer coerência da justiça desportiva, no caso STJD, que favoreceu claramente o fluminense.

    As regras existem para criar ordem e harmonia e não para serem cumpridas a risca custe o que custar, quem fala assim não entende nada de leis, sem falar que as leis respondem a hierarquias dentro das mesmas. Algo complicado para leigos, mas, tentarei simplificar: Uma lei de esportes (a regra em questão trata de vários esportes e pode ser aplicada em voleibol e basquete) não pode estar acima da Constituição de 1988, que a lei maior da Republica Federativa do Brasil, e esta cima de todas as leis, que tem como princípios básicos o respeito a dignidade da pessoa humana, harmonia e justiça, algo que certamente não ocorreu neste caso onde um clube levou vantagem excessiva, injusta e imoral sobre o outro.

    Ocorreu no caso aquilo que todo brasileiro sabe: Quando se trata de ladrão de galinha (Portuguesa) as leis são excessivamente duras, quando se trata de colarinho branco (Fluminense) as leis ou não causam qualquer prejuízo para o culpado, ou não são sequer aplicadas. Como dizem os juristas com algum senso crítico: Dura lex, sede lex (dura é a lei, mas é a lei) para o pobre, dura lex sede latex (dura é a lei, mas estica) para os ricos.

    Pobre da Portuguesa e do próprio Fluminense que ficará para sempre marcado pelo caso. Dentre todos pior ainda para o futebol brasileiro que ficará desacreditado e por todos. Luto pelo futebol brasileiro.

  • francisco flavio

    TODA NAÇÃO CORINTHIANA. TÁ COM VC LUSA. E DEMAS TORCIDAS. PRA CIMA DELES LUSA.

  • ed

    Sou Flu Mais sou a fvor do meu time descer sim ,, tb sou a favor da portuguesa q é um time safado e aceitou ser comprado pelo flamengo e deceria tb o flamengo por conrroper o futebol, mais a globo nao deixa isso acontecer .. o certo era subir os outros dois primeiros da segundona e descer para serie b esses times safado q desceu em campo, q aceitou ser conrropido e o q conrropeu.

  • jordão guilherme

    JC Mattos a corrupção é elaborada pelo mesmo plantél,só que eram 5 relatores e dia 27 serão 9.ñ sei do que o fluminense reclama; 2010 sei que os tricolores ñ esquecem,pois foram campeões brasileiros,mais houve o mesmo casa c/ o Tartá. o jogador jogou quando era p/ cumprir a suspenção, o flu teria que perder 6 pontos,pois ganhou a partida e na época o presidente do STJD rejeitou a apelação e ñ se tocou mais no assunto. 2 pesos iguais,2 medidas iguais. Se for concretizada a perda dos pontos da POrtuguesa e Fla, Eu, meu filho e meu Tio, já vamos avisando, seremos uns de muitos que tomaremos a lei pelas própias Mãos e entraremos na Justiça comum, como foi feito pelo Gama de Brasilia. a Cobra vai fumar. O Flu tem uma série B a pagar…..

  • Ivan

    JUSTIÇA COMUM, JÁ, A CULPA É DO FLUMINENSE.

  • Jose Geraldo – Corinthiano

    Eu estou revoltado com esse julgamento. Pois eles alegam que estão seguindo o regulamento. MAS se fosse somente isto eles teriam que ter anulado o jogo do vasco também, pois está escrito no regulamento que o arbitro não pode esperar mais que 60 minutos. E no caso do Vasco nem analisaram.

    • janca

      Um peso, duas medidas, ou dois pesos, duas medidas, como costumam dizer por aí.

  • luciano

    virada de messa na justiça novamente por favor nunca mais.

  • JOSEPH D. A. NETO

    TÁ TODO MUNDO FALANDO MERDA!!!

    PODERIAM RESOLVER DE FORMA SIMPLES E QUE AGRADASSE AS PARTES MERECEDORAS… E NÃO O TIME FLORZINHA, QUE CAIU DE NOVAMENTE E “MILAGRE”, JUSTO QUANDO O TIME FLORZINHA CAI, “MILAGROSAMENTE APARECE UM TIME QUE ESCALA UM JOGADOR IRREGULAR NA ÚLTIMA RODADA, ASSESSORADA POR ADVOGADO DA CBF, QUE O PRESIDENTE DA PORTUGUESA DIZ NÃO TER COMUNICADO O RESULTADO DO JULGAMENTO…” . DEPOIS ESSES PROJETOS DE TORCEDORES DO FLORZINHA AINDA VEM CHORAMINGAR AQUI E OUTROS LUGARES PRA DIZER QUE O TIME FLORZINHA NÃO TEM NADA COM ISSO? SERÁ QUE NÃO? NÃO ACHAM QUE HÁ MUITA COISA INEXPLICADA ATÉ AGORA? CADÊ OS JORNALISTAS INVESTIGATIVOS? HA JÁ SEI FICAM ESPERANDO OS LEADS DO TIME DA FLORZINHA PARA DIVULGAR E FAZER A MARQUETAGEM!!! SOB A FORMA DE REPORTAGEM ISENTA!!!

    MAS, VOLTANDO A FORMA DE SOLUÇÃO QUE ATENDERIA TODOS OS ENVOLVIDOS, OS CULPADOS, BOM QUE SE DIGA!!!

    BASTARIA QUE CAISSEM CINCO, SEIS, QUANTOS CLUBES ESTIVEM ENVOLVIDOS EM ERROS OU FALCATRUAS… AH MAS QUEM SOBE, PERGUNTARIA ALGUNS:

    SUBIRIAM OS QUATRO DA SÉRIE B (NORMAL), E OS DEMAIS (UM OU DOIS, OU TRES CLUBES) SAIRIAM DE UM TORNEIO FORMADO PELO CAMPEÃO, O VICE DA SÉRIE C, E MAIS O QUINTO COLOCADO DA SÉRIE B…

    PRONTO ESTARIA RESOLVIDO O RPOBLEMA… SIMPLES ASSIM…
    MAS, AI O TIME FLORZINHA NÃO TERIA MAIS COMO FAZER MALANDRAGEM PARA PERMANECER NA PRIMEIRA DIVISÃO? UÉ NÃO É PRA MORALIZAR A COISA?

    ABRAÇOS

  • Marcio Couto

    Babaca!!!! favorecer o ladrãozinho de água da série C pode né?

  • Hoje em dia existe vários processos ligados a internet, sobre postagens e não postagem, pq só não vale p/portuguesa?
    Fala sério!!
    A CBF errou de não atualizar seu site, então que a justiça seja feita.
    É a minha opinião, pronto falei!!

  • Pedro Augusto

    Espero que os torcedores entrem na justiça comum, gerando uma punição para que o Brasil não participe da copa hehe

  • Leandro Saldanha

    Olha, dessa eu não sabia. Saiu no BID da sexta-feira ou sábado que ele poderia jogar e só depois do jogo de Domingo, ou seja, na segunda-feira, após o rebaixamento do Fluminense é que saiu que ele estava fora de condições de jogo? CBF + Fluminense = Sacanagem = má fé = tapetão = virada de mesa sim. Sou advogado e posso dizer que, baseado no BID da sexta-feira ou sábado, a Lusa tem grandes chances de reverter isso na justiça comum. Se eu fosse o presidente da Portuguesa não pensaria duas vezes, jogaria bosta no ventilador mesmo. É a chance de dar um tapa na cara dessa máfia que é a CBF!

  • Vinicius

    vai lusa! vamos limpar esse futebol brasileiro da sujeira da cbf e stjd!

  • TIÃO ROCHA

    Só uma coisa ,para não repetir o que muitos já disseram ,,Lusa ,pelo amor de Deus ,não escute esse cara (pra não dizer um palavrão )vá sim a justiça e procure seus direitos sem importar com esse ou com aquele,,na hora de foder alguém vamos que vamos,depois querem tirar o dele da reta?

  • DINHO ALVES

    ELE DEVERIA ERA SE PREOCUPAR COM OS ABSURDOS QUE ACONTECE NO STJD ….TOMARA QUE A LUSA ENTRE NA JUSTIÇA MSM E BOTE PRA ARROMBAR COM ESSES APADRINHAMENTO QUE EXISTE COM CLUBES ”GRANDES” DO NOSSO FUTEBOL………

  • alvaro de paula santos

    tem que entrar sim , chega de defender os clubes carioca , temos que dar um basta , a lusa tem que ser valente e entrar com recurso sim , mesmo que pare o campeonato do ano que vem ,,, alias,,, todos os clubes principalmente de são paulo deviam apoiar a lusa ,,, todos os grandes de são paulo deviam ajudar nossa co-irmã eu não sou torcedor da portuguesa mais so de os juizes corruptos estarem do lado do fluminense ja me da nojo de ser brasileiro,,,,, vamos todos apoiar a portuguesa e que rebaixem o fluminense … não jogou nada e o que pagou pra subir que gaste com reforço para disputar a segundona a qual ja forom outros grandes e subiram …..esse time do fluminense so tem chinelinho se ficar na segunda acho que nunca mais sobe por isso eles temem tanto ……….tem que cair fluminense,,, seu covardes nem pora disputar uma segunda vcs mereciam ,,,, e que vergonha hein juizes do stjd vcs não passam de um bando de safados .,isso sim corruptos derrubem os cariocas pelo menos uma vez ,,, fica ai ……………………………..vamos apoiar a portuguesa gente

  • Zé Carlos

    A CBF ERROU, SE A PORTUGUESA FOR REBAIXADA ENTRAREMOS NA JUSTIÇA COMUM SIM. INVÉS DE PEDIR ISTO PARA PORTUGUESA, O SR É QUE TEM QUE EXPLICAR MUITAS COISAS, COMO ESTA, UNIMED PATROCINA FLUMINENSE E CBF, ISTO É SÓ UMA COINCIDÊNCIA SR MARIN?

  • jARBAS

    Tem mais que entrar na Justiça Comum e se possível não deixar o campeonato do ano que vem começar. É uma vergonha o futebol brasileiro. Na esfera judicial, tudo é deixado “mal explicado” propositadamente. Assim, quando surge uma situação dessas, PRINCIPALMENTE COM A POSSIBILIDADE DE AJUDAR UM CARIOCA, o STJD tem como agir em benefício deste ou daquele time. Será que se fosse ao contrário, denunciariam o Fluminense?. Rica do jeito que é, a CBF tinha a OBRIGAÇÃO de pagar um funcionário que ficasse dentro do STJD, só para colocar no site, e NA PRÓPRIA SEXTA FEIRA o resultado dos julgamentos ocorridos. Só lamento que nós, os torcedores, sejamos DESUNIDOS o suficiente para boicotarmos os jogos do campeonato. Se deixássemos os estádios vazios, com certeza, teríamos um campeonato limpo, decidido no campo, sem a interferência de outros interesses, principalmente o econômico. Ano que vem, ninguém sabe quantas rodadas terá o TAPETÃO SÉRIE “A”. Vai depender da posição dos cariocas na tablea de classificação

  • Se a CBF, não colocar a lusa na primeira, vamos fazer nosso protesto, vamos encher de ações na justiça comum eu to dentro.

  • cecília bueno

    Então, Lusa, vamos pra Justiça comum. Muita podreira vai aparecer aí.
    Se no BD estava que o Héverton tinha condição de jogo contra o Grêmio, a CBF com certeza pisou na bola de propósito!

  • claudio

    É isso ai entra na justiça comum lusa!!!! ai junta os time e faz uma liga, e ferra com esse tribunal mediocle, nunca vi um jogador ir espulso ir tomar 2,3,4 jogos sem fazer nada é ridiculo………..

  • Samuel (Maringá-PR)

    Eu vou entrar com uma ação na justiça comum! Pode esperar..e todos verão!
    Virou uma máfia o futebol! Quando digo isto estou me referindo em todas as áreas.
    Me aguarde..

    • Rodrigo Teacher

      twm q entrar msm!!! pouca vergonha pederástica do tricolor

  • adriano martins de oliveira

    Acho que a Lusa estando certa do que está defendendo deve ir até o final. E quanto ao Sr. José Maria Marin não tem que ficar pedindo nada não, pois quem não deve não teme e se tá temendo é por que deve e se deve paga logo.

  • Doalcei Santana

    Que tal um pouquinho de ficção científica para auxiliar na discussão? Sendo assim, vamos lá:
    a) Imagine que existe um número infinito de universos paralelos, e que em cada um deles diferentes eventos ocorram em razão de mudanças mínimas no curso desses eventos;
    b) imagine, também, que existe uma coerência nas decisões tomadas pelos agentes, de tal forma que toda vez que ocorre A, a consequência é B;
    c) ninguém possui onisciência, e ,sendo assim, o que ocorre em universo não é do conhecimento dos agentes em outro universo.
    Formuladas essas hipóteses, digamos que em um desses universos o Fluminense estivesse na mesma situação da Portuguesa, e tivesse escalado um jogador irregular. A denúncia seria apresentada ao STJD, e aqueles que vociferam contra a cumprimento do regulamento, seriam os defensores inflexíveis desse mesmo regulamento.
    Diria o caro leitor que meu modelo é incoerente, porque minha conclusão estaria em desacordo com a hipótese b, pois nela os agentes sempre se comportam da mesma forma porque a lógica que está por trás de suas decisões é sempre a mesma. Minha réplica, caro leitor, é que você compreendeu o modelo, mas não entendeu a lógica dos agentes: O OBJETIVO DOS AGENTES NÃO É SER JUSTO COM A PORTUGUESA, OU ESTAR INDIGNADO COM O DESFECHO DO JULGAMENTO, O VERDADEIRO OBJETIVO É VER O FLUMINENSE NA SÉRIE B EM 2014.

  • Sérgio

    Sendo assim, esse lixo desse fluminense tem que cair mesmo.

    Sérgio Galo doido

  • Jonathan

    Minha opinião sobre isso é o seguinte, a portuguesa tem que entra na justiça comum sim, e ainda lança uma campanha nas redes sociais convidando torcedores a fazerem o mesmo, o fluminense ta sendo favorecido sim, tbm acho que não é culpa do clube essa situação já que todos os clubes sabem das regras antes do campeonato começar, mais rebaixar a portuguesa já que o erro foi da cbf é demais, tbm acho injusto rebaixar o flamengo, a coisa mais correta a fazer na minha opinião, era o fluminense se manifesta em joga a série b já que fez um campeonato vergonhoso pra sua torcida se manter na 1 divisão nesta situação só vai expor o clube e seus torcedores ao ridículo mais uma vez, seria louvável se a diretoria tomasse essa atitude, se não quero vê qual a saída que vão achar pra essa situação….

  • marcelo perpetuo dos santos

    gosto de futebol acho que isso e uma palhacada quando o timao caiu subimos no campo acho que todos que gostao de futebol deveria nunca mais ir ao estadio enquanto nao fisencem justica a portuguesa tem que ficar na primeira eo flu desputar a segunda

  • sebastião engracio

    tá tudo errado: o regulamento foi desrespeitado. o jogo vasco x atletico pr tem que ser julgado e dar os pontos ao vasco pois o regulamento foi rasgado. porque favorecer fluminense, flamengo e sacanear o vasco, tudo isso e para não rebaixar o flamengo? entãoem 2013 não desse niguem, pela moralização do futebol.

  • genesio

    sou santista eu vejo q a portuquesa tem sim q fazer a parte dela pois ela nao foi rebachado em campo mais sim no tapetao em fim o fluminence ja caiu e pronto final

  • Ricardo Lage

    Vamos ser direto e reto, isso tudo foi pra encobrir e ajudar o flamengo, porque senão o menguinho iria cair direto sem ter com que lutar, agora se a lusa ganhar no tapetão quem vai cair para segunda divisão é o menguinho, e a midia e os torcedores do menguinho estão desviando a atenção para o meu FLUZÃO. É ISSO AI SEGUNDA DIVISÃO PARA O MULAMBÃO.

  • O que vai acontecer é o seguinte: Marin já esta pedindo para a Portuguesa não entrar na Justiça Comum, porque? Eles vão dar um bom Patrocinador para a mesma e com aquele jeitinho brasileiro colocar ela de volta na série A do ano que vem. Querem apostar? Futebol Brasileiro é uma Vergonha: Jogadores que são Punidos e depois tem a pena reduzida, Conseguem Liminar para jogador que estar cumprindo suspensão poder jogar (Isso só acontece no Brasil), Juiz dá Cartão Amarelo para o jogador que reclama e não jogadas violentas…Eita Brasisin viu!

    • janca

      Seria só o que faltava… Mas dada a incompetência da diretoria da Lusa… Ela não pode compactuar com Marin, Del Nero e Cia. E se compactuar, os torcedores do time não podem fazer o mesmo. E duvido que façam. Muita gente vai entrar na Justiça comum, a repercussão do caso é impressionante. E se o Gama conseguiu ganhar na Justiça o direito de permanecer na elite, lembra?, só falta a Lusa não conseguir. Na Justiça comum, digo, porque na Desportiva as coisas não funcionam da mesma maneira.

  • carlos ernesto de menezes cintra

    O fluminense no campeonato brasleirao fora rebaixado para a serie b e depois para a c. neste periodo houve um ano que não foi feito o campeonato brasileiro e a cbf lançou a taça joaqo havelange. imagina quem jogou nesta taça – uma vez que este torneio substituira o brasileirão – logico o fluminense. ja no ano seguinte quando voltou o brasileirão quem volta para a serie a?????? logicamente o fluminense – GRANDE VIRADA DE MESA – GRANDE TAPETÃO carioca.
    carlos

  • paulo armando almeida

    está na hora de explodir esta máfia que impera no futebol brasileiro…e que os clubes tenham coragem de criar uma “Liga Brasileira de Futebol Profissional” para administrar este produto valioso, que só é usado em beneficio dos dirigentes…

    • E.lima

      Para: Paulo Armando Almeida: Eu também tenho a mesma opinião. Acho que tá na hora de ter um revolucão no meio do futebol, para moralizar isso tudo. O Brasil sempre foi o país do futebol, paixão nacional, e acabou virando isso: essa máfia, podridão, veja ricardo teixeira, veja esse stjd, veja casos de arbitragem, veja construçao de estadio milionario no meio do pantanal e amazonas, onde nem time tem, monopolio em que só uma rede de tv transmite e “manda “no futebol, enfim, uma infinidade de coisas que nos tempos em que vivemos não se enquadram mais. Sujeira atrás de sujeira. É uma ditadura futebolistica, destinada a falência do futebol no Brasil ( o que já anda acontecendo). Mas a pergunta é: Será que os clubes querem mesmo moralizar o futebol? Olha o exemplo do rebaixado fluminense, se tivesse moral, hombridade, jogaria a serie B e diria: vamos moralizar isso. Mas não, já deve uma serie B e uma C, e mesmo assim dá uma de coitadinho. Podre, como nossa politica. Essa é a verdadeira republica das bananas!!!

  • Roger

    O regulamento diz que se escalar jogador suspenso o time irá perder os 4 pontos e o Flu passa a Lusa e não cai pra série B. Que culpa temos nós, os torcedores?? Se a favorecida fosse a Ponte Preta, ninguém estaria falando nada, mas é o Flu….

  • Antonio Santos

    Por que o Héverton entrou no time da Portuguesa aos 32 min do segundo tempo do jogo após a virada do Fluminense?A 38º rodada começou com Flu e Vasco rebaixados com 43 e 44 pontos respectivamente,a virtual derrota de ambos livrariam o pêlo do Fla mesmo com punição oriunda da escalação de André Santos,Fla tem consiência disso ,só que a casa caiu.Vasco para o bem do Fla estava perdendo e Flu empatando indo 44 e Fla se punido iria a 45 portanto livre.Portuguesa era a única garantia se escalasse jogador irregular de salvar Fla em caso de vitória de Flu como aconteceu.Toda a comissão tecnica e advogado da Lusa devem ter sigilo telefônico quebrado e fazerem acareações no STJD.Mas o problema é quem comprou os direitos de transmissão de TV aberta para a segunda divisão?REDE TV.Como a Globo vai transmitir um clássico entre Chapecoense e Criciuma com todo o respeito às equipes,se a concorrente exibe Santa Cruz X Vasco, Flu ou quem sabe Flamengo no Arruda com 70.000 pagantes?São perguntas ainda sem respostas.

  • nelson honório de oliveira

    Está fácil resolver é só a CBF manter a Portuguesa na série A, e mandar o Fluminense pra série B para o bem e moral do futebol,como ja diz o ditado o jogo é jogado o lambarí é pescado e o jogo se ganha é no gramado;enfim, temos que adotar este slogan ´´Queremos a Portuguesa na série A´´

  • erik

    os clubes deveriam se unir e se negarem a jogar contra o fluminense no próximo brasileiro

  • Guilherme Carlos Leandro

    É muito simples, rebaixa logo o Fluminense. O time carioca foi rebaixado no campo e se a Portuguesa não foi notificada com antecedência, ela é inocente. Fluminense na Série B.

  • O justiceiro

    tem q mear o campeonato 2014 o mengão foi punido pra dar legitimidade ao descenso da lusa…. Dória foi expulso na copa do brasil e nem foi julgado pq o Bostafogo é um time de merda e num dá ibope…. Já o mengão dá ibope e teve o jogador julgado pq tem visibilidade ao cintrário de Kleber, dória etc q são uns p-e-rapados!!!

  • Alexandre
  • E.Lima

    Concordo que Lusa tem que entrar sim na justiça comum!!! Temos que acabar com esse nhe nhé desse tribunal desportivo e CBF que sempre tem 2 pesos e 2 medidas.
    Tem gente defendendo que foi feito a lei, que nao existe imparcialidade ??? PURA HIPOCRISIA. Aquela velha história, que quando te favorece, a lei tem que ser cumprida à risca. Entao quero ver esses mesmos torcedores do “rebaixadão” ( acho que de hoje em diante o fluminense deve ser chamado assim), quero ver se esses mesmos torcedores também acham que a justiça tem que ser feita, ou refeita, e o título de 2010 ser RETIRADO do clube. O mesmo cidadao, promotor polêmico de sempre, disse em 2010, que era IMORAL ALTERAR um resultado conquistado em campo. Agora esse mesmo cidadao tem outro discurso. 2 pesos, 2 medidas sim. E o advogado do “rebaixadão” tem a cara de pau de aparecer na tv dizendo que a justiça EVOLUIU desde 2010. Dá para acreditar???? Chega a ser ridículo!!! E acredito que como divulgam aqui nas rádios, todos os clubes paulistas deveriam boicotar cbf, marin, del nero e principalmente qualquer transaçao envolvendo o rebaixadão. O futebol precisa ser moralizado. E unimed, abre o olho, vc está patrocinando o time mais odiado do Brasil ( já circula nos meios de comunicaçao esse vínculo da unimed com o time das falcatruas do futebol), pelo “jeitinho brasileiro” de sempre se dar bem!!!!

  • Daniel Alves

    E o que os torcedores do Flu, tem à dizer a respeito disso???

    AGORA A BATATA VAI ASSAR PRA TODO LADO!!!!! VAMOS VER ATÉ ONDE O ÂMBITO LEGAL É REALMENTE JUSTO…..

    Campeonato Brasileiro 2013 – Agora vai AZEDAR ! 40ª Rodada vejam:

    Que tal essa então? Na rodada 28, durante a partida Fluminense x Gremio, o jogador Diego Gama Santos Camilo (mais conhecido como Biro Biro) levou um cartão amarelo (o terceiro cartão acumulado) e, no mesmo jogo, levou o segundo cartão amarelo e, consequentemente o vermelho. Diante disso, podemos analisar o artigo 57, parágrafo 2, do Regulamento Geral das Competições de 2013 da CBF que diz: 1) Quando um atleta for advertido com o cartão amarelo e posteriormente for expulso de campo pela exibição direta do cartão vermelho, aquele cartão amarelo anteriormente exibido permanecerá em vigor para o cômputo dos três cartões que resultarão em impedimento automático; 2) Quando o cartão amarelo a que se refere o item anterior for o terceiro da série, o atleta será penalizado com dois impedimentos automáticos, sendo um pela sequência dos três cartões amarelos, e outro pelo recebimento do cartão vermelho; Entretanto, ao verificarmos a sumula do jogo Fluminense x Ponte Preta, pela rodada de número 30 (2 jogos após a expulsão do Biro Biro), é possível notar que o mesmo foi relacionado e jogou esta partida de maneira irregular, visto que o mesmo estava suspenso por 2 jogos…

    CBF confirma…
    http://www.cbf.com.br/Competições/Série%20A/Tabela/2013

  • Daniel Alves

    AGORA A BATATA VAI ASSAR PRA TODO LADO!!!!! VAMOS VER ATÉ ONDE O ÂMBITO LEGAL É REALMENTE JUSTO….. E ai torcedor do Fluminense, será que agora vcs estarão do lado da Lei??? Segue link da CBF para confirmação dos fatos…

    Campeonato Brasileiro 2013 – Agora vai AZEDAR !

    Que tal essa então? Na rodada 28, durante a partida Fluminense x Gremio, o jogador Diego Gama Santos Camilo (mais conhecido como Biro Biro) levou um cartão amarelo (o terceiro cartão acumulado) e, no mesmo jogo, levou o segundo cartão amarelo e, consequentemente o vermelho. Diante disso, podemos analisar o artigo 57, parágrafo 2, do Regulamento Geral das Competições de 2013 da CBF que diz: 1) Quando um atleta for advertido com o cartão amarelo e posteriormente for expulso de campo pela exibição direta do cartão vermelho, aquele cartão amarelo anteriormente exibido permanecerá em vigor para o cômputo dos três cartões que resultarão em impedimento automático; 2) Quando o cartão amarelo a que se refere o item anterior for o terceiro da série, o atleta será penalizado com dois impedimentos automáticos, sendo um pela sequência dos três cartões amarelos, e outro pelo recebimento do cartão vermelho; Entretanto, ao verificarmos a sumula do jogo Fluminense x Ponte Preta, pela rodada de número 30 (2 jogos após a expulsão do Biro Biro), é possível notar que o mesmo foi relacionado e jogou esta partida de maneira irregular, visto que o mesmo estava suspenso por 2 jogos…

    CBF confirma…
    http://www.cbf.com.br/Competições/Série%20A/Tabela/2013

  • Gleiciano Araujo

    O BID (Boletim Informativo Diário), até então não era uma ferramenta usada, como a propria CBF afirmou!
    INDEPENDENTEMENTE DISTO, TEVE JULGAMENTO NA SEXTA, O VEREDITO FOI 2 JOGOS DE SUSPENSÃO PARA O HEVERTON, AI PORQUE ARISCOU COLOCAR O CARA PRA JOGAR SÓ PORQUE NÃO ESTAVA N BID (Boletim Informativo Diário)?
    PALHAÇADA JA!
    MANTENHA O FLU NA 2ª, E COLOCA A LUSA NA 2ª TAMBÉM.
    SOBE O 5º COLOCADO DA SEGUNDA DIVISÃO ESTA TUDO CERTO, ANO QUE VEM SOBE 4 DESCE 4 NOVAMENTE!

    OBS: SOU TRICOLOR CARIOCA P*##@

    ATT

    • Leonardo

      Você tem disturbio??

      todos usam o BID, principalmente em contratações, enquanto não constar no BID o jogador não entra em campo….

      Repare em TODAS as reportagens e vai analisar que possui 3 letrinhas sempre “BID” “ainda não constou” ou “esta como suspenso” ….

      so porque a lei esta a favor da Portuguesa agora você esta querendo proteger seu timinho?

      vai cair e nunca mais voltar!

      time pequeno!

  • magno pereira da silva

    Acho, que todos os torcedores e simpatizante da portuguesa deveriam entrar na justiça comum sim pelos seus direitos,quem sabe com isso não seja o início de uma mudandaça no futebol brasileiro que com sua arrogancia ainda se acha o melhor do mundo,coisa que a muito tempo não é dentro e principalmente fora do campo,clubes falidos,estádios vazios,mortes,e familias de bem longe dos estádios,e sem grandes jogadores.

  • Tiago

    Justiça existe, mas pro time grande. Comparo essa situação a dois jovens. Um que mora no Leblon( fluminense) e um que mora no irajá( portuguesa). O que mora no leblon, o pai( CBF, STJD, UNIMED, GLOBO, CLUBE DOS TREZE) tem influência e tira o filho da prisão. O que mora no irajá não tem influência nem ninguém que o defenda e acaba dormindo na prisão. Um julgamento seletivo pois fluminense e vasco, dois times grandes do rio, jamais cairiam pra segundona juntos. A globo não iria bancar dois times do rio na segundona. Pode até estar na lei, mas ela esteve única e exlusivamente presente pra beneficiar o time grande.

  • SHAOLIN

    A LUSA E SUA TORCIDA TEM Q ENTRAR NA JUSTIÇA COMUM, IR ATÉ AS ULTIMAS CONSEQUÊNCIAS, POIS VAI PERDER TAMBÉM NO SUPERIOR TRIB. DA JUSTIÇA DESPORTIVA NO DIA 27/12, É TUDO CARTA MARCADA. QUEREM CRUCIFICAR A LUSA EM PLENA ÉPOCA DE NATAL, QUEREM Q ELA CARREGUE A CRUZ DE OUTROS. VAMOS A LUTA, A TORCIDA UNIDA, JAMAIS SERÁ VENCIDA. É MELHOR MORRER EM PÉ DO Q VIVER AJOELHADO (CHE GUEVARA)

  • Luciano da Silva

    Vindo da CBF não é novidade essa bagunça toda. Informar que o atleta não tem condições jogo somente após a partida é muito fácil, logo para uma entidade que deveria ser modelo de organização, para um campeonato tão importante como o Brasileirão. O problema é que o atleta tinha condições de jogo segundo o site da CBF e no dia seguinte estava irregular. Com certeza a Lusa vai perder de novo o recurso junto ao STJD, pois o mesmo analisa os recursos de forma parcial, o que não é justo, caberá a lusa entrar na justiça comum e atrapalhar o próximo campeonato. Veremos as cenas do próximo capítulo dessa novela que só está no começo, preparem a pipoca e a pizza, que o circo está montado. Na torcida pelo Portuguesa.

  • TIAGO MORAES

    Ainda que seja julgado conforme a lei, foi única e exclusivamente pra beneficiar um time grande, pq fluminense e vasco, dois times grandes carioca na segundona, a globo só bancaria um deles. A portuguesa foi o boi de piranha do brasileirão 2013

  • TIAGO MORAES

    O dória foi expulso no 4×0 do flamengo pela copa do Brasil e três dias depois tava em campo???
    que negócio é esse????
    http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro-serie-a/botafogo-x-atletico-mg-terra-acompanha-partida-minuto-a-minuto,2049ee83a84f1410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

  • ISTO QUE ACONTECEU, A MAIORIA DOS COMENTARISTA ESPORTIVO, JA ESTAVA SABENDO, A PORTUGUESA HAVIA RECEBIDO A INFORMAÇÃO UM DIA APOS A PARTIDA, CABE O PODEROSO STJD, RECONHECER O ERRO PRIMARIO E VOLTAR ATRAZ, MESMO SENDO O FLUMINENSE O BENEFICIADO COM TODA ESTA LAMBANÇA,… ACORDA CBF!!! E ESTAMOS JUNTO COM A PORTUGUESA, SE NÃO VOLTAREM ATRAZ DA ABSURDA PUNIÇÃO, VAMOS PARA A JUSTIÇA COMUM E BOICOTARAR OS PRODUTOS QUE PATROCINAM O CAMPEONATO VAIIII LUSAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!

  • Tarcísiom Rezende

    Torcedores da LUSA, em respeito a dignidade e belíssima história da Portuguesa de Desportos, entrem na Justiça Comum !!
    Tarcísio Rezende.

  • Leonardo

    total apoio a portuguesa q n tem nada a ver com os erros do sistema BID estão espero q a portuguesa volte pra serie A e coloque o lixo do florminenC(FLUMINENSE) na serie B…

  • Bob Marley

    tem que entrar na justiça comum mesmo !
    tem que paralisar esse campeonato de merda que só beneficia esse time lixo que é o fluminenC.
    quando não é ajudando na briga pelo, é na degola.
    time sem vergonha, assim como esse STJDe merda e essa CBFezes.
    pague a série B time sem vergonha !!
    time sem história e sem títulos.

  • Cosme Dos Santos Silva

    Sou torcedor do Fluminense, recado para a Portuguesa: Se for necessário, leve à ação para a Justiça comum, precisamos acabar com esta bagunça em que transformaram o nosso futebol!!!

  • fabio ricardo

    Eu so sei de uma coisa se o fla cair por causa dessa lambança toda , ano que vem nao vai ter copa por que vai dar quebra quebra nas ruas com certeza , jogo do vasco foi so uma previa do esta por vim !

  • Marco Lima

    A grande questão é a seguinte; os times “poderão” perder os pontos do resultado em campo mais 3 pontos. Em todo julgamento a atenuantes o que reduz as penas previstas, nesse caso o atenuante é que não valia mais nada, não haveria prejuízo para ninguém os jogos eram praticamente amistosos. Nesse raciocínio e sem influência de salvar o fluminenC, basta apenas tirar os pontos ganhos nas partidas, ou seja 1 ponto

  • Reginaldo da Conceição

    Essa porcaria de FluminenCe não merece disputar competição alguma, lixo de clube, bando de bandidos…

    • FRANCISCO POLITO

      Vc se comporta como um imbecil, não tem a mínima ideia do q está defendendo, só quer mesmo é extravasar seus sentimentos de ódio, só para poder aparecer!

  • luis flavio

    O STJD do futebol tem que ter um site proprio ja emviei varios emeios para a CBF ha uns 4 anos atraz se o STJD ja estivesse o site não teria este poblema seria divulgado todos os resultados dos julgamentos no mesmo dia

  • Nando

    E tem mais o artigo que condenou a lusa é ilegal leiam o blog do juca no uol.

  • Olha na minha opinião a lusa tem mesmo que jogar duro e conseguir os seus pontos de volta e permanecer na série A agora o Dr Marinho esta com medo porque ja sabe que a CBF esta enrrolada até os cabelos e isso seria um escândalo para o futebol brasileiro que hoje não existe futebol e sim uma grande máfia que favorece muitos dos times grandes.!!!!

  • engraçado os torcedores do fluminenC fala tanto que a lei tem que ser comprida que esqueceram que no ano que foram campeão brasileiro eles tambem escalaram um jogador irregular ea lei nao foi exercida para tirar o titulo deles….agora para rebaixar a coitada da Lusa acha que tem que seguir a regra, AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA tenha Dó!!!!

  • Vejam o blog do Juca de hoje. Novidades sobre o assunto. Bomba.

  • Julio Mei

    O pior cego é aquele que não quer ver! Ora, se há um site oficial da CBF, se a CBF é a organizadora do evento, se neste havia realmente a informação de que o jogador podia jogar. Assunto liquidado. A CBF tem que eximir a Portuguesa de culpa, mostrar ao STJD que ela CBF induziu a Portuguesa a erro e acabou a polemica. Sendo isso verdade o erro é da CBF e não da Portuguesa, afinal quem manda nesta joça? A CBF ou este STJD?

  • Polakera

    MAS A GALERA ESTÁ DISCUTINDO O QUE??? acabou pro FLU…. tá na segunda divisão.
    Desde 2010…..o Estatuto do Torcedor dispõe que a suspensão deve ser publicada no site da entidade organizadora de qualquer campeonato. ACESSEM…… ARTIGO 35 do ESTATUTO DO TORCEDOR

  • Ah ! tem caroço por debaixo desse angú, é só quebrar o sigilo bancário e telefônico;

    Bobagem.. tudo Bobagem…

    Mas cá pra nós, vocês acham que esses e-mails caem do céu assim, sem mais nem menos, só porque o Fluminense é um clube de sorte?

    Eu sei lá. Nessa eu não me meto. Para mim agora é tudo festa.

    Tem gente nas redes sociais dizendo que é coisa orquestrada, que isso, que aquilo outro, garantindo que esse vazamento foi de propósito, apenas para escamotear coisa muito pior.

    Não. Mil vezes não. Nem os botafoguenses mais fanáticos criariam um troço desses.

    Se bem que… Que isso. Nada. Esquece.

    O que nos diz respeito é o fato de que o baile de máscaras acabou, que já acenderam as luzes da boate, e que tem gente com a vassoura botando os últimos convidados para fora.

  • vejam no blog do Juca que segundo um doutor em legislação levantou a questão que a decisão de perda de pontos da Lusa foi irregular pois contraria a lei do torcedor: http://blogdojuca.uol.com.br/2013/12/artigo-que-condenou-a-lusa-e-ilegal/

  • Alfredo
  • Júlio

    Tem que ir à Justiça Comum, sim!!!! A CBF é co-participante nesse imbróglio todo. Não foi ela quem avisou o STJD que havia um jogador da Lusa em situação irregular??? Ela que arque com as consequências. Já se sabe que ela deveria ter informado no BID que o Héverton estava suspenso e não o fez, portanto a Portuguesa tem sim, o direito de ser julgada com imparcialidade e se ela sentir-se prejudicada, tem que ir à Justiça Comum, afinal de contas a FIFA não tem o direito de mandar na legislação de qualquer País. Pior ainda, se a UNIMED patrocina a CBF. Foda-se os dois!!!!

  • Gustavo

    O presidente do fluminense, peter siemsen, tem como principal aliado, e verdadeiro sustentáculo político, dentro do clube um grupo de torcedores-sócios chamado de flusócio. Esse agrupamento de pessoas de enorme influência dentro do clube tem um blog na internet através do qual expõe o pensamento dos que o compõe, o qual, via de regra, antecipa as ações do próprio clube.

    É Interessante conferir o poder de persuasão do grupo político de apoio ao presidente tricolor, acompanhando os post´s no referido blog: a flusócio não quer o Wanderley Luxemburgo, Wanderley Luxemburgo logo em seguida é mandado embora; a flusócio não quer o Rodrigo Caetano, Rodrigo Caetano logo em seguida é mandado embora; a flusócio queria que o clube abrisse as suas portas no dia da última rodada do campeonato brasileiro, o presidente que tinha dado ordem em sentido contrário, voltou atrás … e por aí vai …

    Mas até aí, nada demais. Agora vejam as passagens constantes nos post´s da flusócio nos últimos 10 (dez) dias antes do fim do campeonato brasileiro:

    “Mudança de postura (02 dez 2013)

    (…) A verdade é uma só: se repetirmos o expediente nesta semana, FORÇANDO TAMBÉM A ATUAÇÃO NOS BASTIDORES, vigilantes na escala de arbitragem, temos grandes chances de vencer em Salvador, e mais da metade de nosso caminho estaria feito. Vasco e Coritiba terão compromissos duríssimos, então vamos fazer nossa parte!”

    “Em nome da honra… (04 dez 2013)

    (…) CABE À DIRETORIA AGIR NOS BASTIDORES para que a lógica faça com que esses jogos tenham os resultados esperados, já que Atlético-PR e São Paulo têm times claramente superiores à Vasco e Coritiba. (…)”

    Só tenho uma coisa a dizer. Cada um que tire as suas próprias conclusões.

  • Gustavo

    O presidente do fluminense, peter siemsen, tem como principal aliado, e verdadeiro sustentáculo político, dentro do clube um grupo de torcedores-sócios chamado de flusócio. Esse agrupamento de pessoas de enorme influência dentro do clube tem um blog na internet através do qual expõe o pensamento dos que o compõe, o qual, via de regra, antecipa as ações do próprio clube.

    É Interessante conferir o poder de persuasão do grupo político de apoio ao presidente tricolor, acompanhando os post´s no referido blog: a flusócio não quer o Wanderley Luxemburgo, Wanderley Luxemburgo logo em seguida é mandado embora; a flusócio não quer o Rodrigo Caetano, Rodrigo Caetano logo em seguida é mandado embora; a flusócio queria que o clube abrisse as suas portas no dia da última rodada do campeonato brasileiro, o presidente que tinha dado ordem em sentido contrário, voltou atrás … e por aí vai …

    Mas até aí, nada demais. Agora vejam as passagens constantes nos post´s da flusócio nos últimos 10 (dez) dias antes do fim do campeonato brasileiro:

    “Mudança de postura (02 dez 2013)

    (…) A verdade é uma só: se repetirmos o expediente nesta semana, FORÇANDO TAMBÉM A ATUAÇÃO NOS BASTIDORES, vigilantes na escala de arbitragem, temos grandes chances de vencer em Salvador, e mais da metade de nosso caminho estaria feito. Vasco e Coritiba terão compromissos duríssimos, então vamos fazer nossa parte!”

    “Em nome da honra… (04 dez 2013)

    (…) CABE À DIRETORIA AGIR NOS BASTIDORES para que a lógica faça com que esses jogos tenham os resultados esperados, já que Atlético-PR e São Paulo têm times claramente superiores à Vasco e Coritiba. (…)”

    Só tenho uma coisa a dizer. Cada um que tire as suas próprias conclusões…

  • Fernando

    Acho bom os tricolores que se dizem tão a favor da lei, lerem isso:

    http://blogdojuca.uol.com.br/2013/12/artigo-que-condenou-a-lusa-e-ilegal/

    ESTATUTO DO TORCEDOR TEM FORÇA DE LEI E ESTÁ HIERARQUICAMENTE ACIMA DO CBJD. Durmam com essa agora rebaixados, voltem pro esgoto da série C de onde vieram;
    Se o STJD condenar a Lusa e o Fla estará cometendo um erro legal. Facilmente rebatido e ganho na justiça comum.

    Qual o próximo argumento?

    Obrigado.

  • Júlio

    Com a incompetência comprovada da CBF e do STJD é muito provável que absolvam a Portuguesa, porém não é nada difícil que mantenham os quatro times na primeira e subam outros quatro, ou seja, não haverá rebaixamento.

  • Gustavo

    Janca, o Flamengo está na mesma situação da portuguesa. o Boletim do BID só foi atualizado na segunda-feira, assim como a notificação pelo resultado do julgamento com condenação do André Santos. Se o STJD não reformar a decisão tomada pela primeira instância, vou ajuizar uma ação contra a CBF com base no Código de Defesa do Consumidor.

    • janca

      Você tem razão, Gustavo.

  • Leopoldo

    E o seguinte, pela clausula q foi a jugamento as partes concorminantes eram Fluminense Football Club, Clube de Regatas do Flamengo, Associação Portuguesa de Desportos, so que oque todo mundo ta vendo e so Portuguesa e Fluminense, a CBf fica do lado de clubes grandes que lhe renderam dinheiro(mais torcedores no estadio), no caso portuguesa tem mt menos torcedores q Fla e Flu. No caso o tapetão foi mais do Flamengo q do Fluminense… Opá o maior tapetão foi da CBF que so ta visando o seu bem, e deixando assim a justiça de lado. O campeonato deveria ser feito por UTT (Uniao de Times e Torcedores), ai sim seria justo e fariam do seu modo e assim decidiriam as suas proprias tabelas….

  • Jorge Linhaça

    Oras Bolas, Marin que se dane, é outra fruta podre, cria do Teixeira…A lusa tem mais é que ir pra justiça comum e desmoralizar mesmo essa CBF diante do futebol Mundial, se bem que a tal FIFA é outro lixo…Marin devia se preocupar era em explicar são os custos da Copa e o desvio de dinheiro além dos favorecimentos a times decadentes….isso sim…

  • edilson

    que caia todos os cariocas…..!!!…….Corinthians,Grêmio,Palmeiras,Atlético-PR,Atlético-MG…e outros times Brasileiros caíram no campo e não teve chororo….agora quando algum time carioca cai…é sempre essa palhaçada ai….ai faço uma pergunta….se a portuguesa ganhar na justiça e garantir o seu direito de continuar na serie A do Brasileirão 2014,vc acham que o FLA cai?….mas nem fodendo…a CBF não vai deixar….!!!Pelo fato da CBF ser carioca essa porra só fode os clubes de outros estados,ou vcs já viram favorecer algum outro clube (EX:FLU na terceira direto para a 1 divisão)…esse é o meu ponto de vista!

  • Armando Lima

    Janca, de longe o postamos lido e comentado do ano. Que batata quente na mão da CBF! O certo é alguém pegar este abacaxi e dizer:a FIFA decidiu (tira o peso dos ombros da CBF e do STJD (que tem sido horroroso, como SEMPRE) que “deve se manter o resultado de campo. Mas a partir de agora o que vale é a publicação do BID de suspensões, etc, etc e etc. Como condenar alguém que não recebeu uma comunicação oficial sobre a suspensão do atleta?

    • janca

      Tremendo abacaxi para a CBF. Mas do jeito que ela é administrada e da forma como funciona o STJD não podemos dizer que não seja um abacaxi merecido.

  • A Portuguesa não tem que temer, lembra do Treze de Campina Grande, foi a justiça Comum e foi vitorioso e não sofreu nada, ganhou respeito.

  • eu sou carioca com certeza estou me propondo a entrar na justiça comum depois do dia 27 de Dezembro de 2013,com muita convicção eu sei que este tribunal descomprometido com a verdade,pois pra julgar a letra fria não precisava de julgadores,deixa tudo gravado e escrito não precisaria de circo,agora vai pró pleno e com certeza este vai ratificar a lambança,tenho certeza que não teremos campeonato brasileiro em 2014,pois vou buscar na justiça civil que esta acima de justiça desportiva e com certeza estes julgadores iram ter que engolir o estatuto do torcedor e os erros da CBF,com certeza meus advogado já esta elaborando a tese inicial pra que possamos entrar na justiça de verdade e vermos a lusa no seu lugar de direito, querem rebaixar a lusa traga o Icasa e deixe o flor no seu lugar que fez por merecer,a segundona.

  • Juliano Freitas

    Entrar na justiça comum não acarreta em nenhuma punição pela FIFA, não existe como a FIFA interferir… o caso da portuguesa é parecido senão igual ao do caso Brasil de Pelotas e Santo André na série C de 2011. A CBF deu condições para um jogador o clube de PElotas utilizou e depois como o queridinho da federação paulista iria cair tiraram 6 pontos do Brasil de Pelotas e o clube foi rebaixado. O processo corre na justiça comum e um dia haverá justiça… oq me espanta e que na epoca não foi dada a devida atenção, hoje o mesmo ocorre… e aí quem vai fazer alguma coisa? torcedores da portuguesa entrar na justiça comum nao acarreta em nenhuma punição é fato!

  • São todos uma cambada de safados!

  • paulo r reis

    o barco virou,se a cbf postou a situação do jogador somente após o término do campeonato, ( como sitada acima) então não tem rebaixamento para a portuguesa! ou estou enganado?

    • janca

      Na Justiça Desportiva duvido que a Portuguesa ganha… O STJD não tem intenção de mantê-la na Série A, por tudo o que pudemos ver. Mas na Justiça comum a história tende a ser bem diferente…

  • Juliano Freitas

    Alguém de bom senso por favor relembre o caso do Brasil de PElotas que foi rebaixado pelo STJD na serie c de 2011 pra nao rebaixar o santo andre. O processo corre na justiça comum não existe punição pra os times que entram na justiça comum… existem vários processos correndo. APELO DE UM TORCEDOR XAVANTE O ERRO DE INFORMAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CARTÃO ACONTECEM A MUITO TEMPO EM 2011 O ERRO DA CBF REBAIXOU O BRASIL DE PELOTS, O PROPRIO PRESIDENTE DA FEDERACAO GAUCHA DE FUTEBOL ADMITIU O ERRO DA CBF!

  • Pedro A

    Eu acho é pouco, tem que ir na justiça comum mesmo se caso sofrer outro revés, para mostrar essa vergonhaaaa de campeonato que é aqui no Brasil organizado pela CBF, uma bagunça, o orgão COMPETENTE atualiza o BID na segunda feira, um dia depois do JOGOOO e falam que a Portuguesa que erro, se até no domingo estava regular para jogar o jogador!!???
    Uma marmelada mesmo!! Fazem de tudo para não rebaixar o Fluminense.
    E outra, o Fluminense que me perdoe, mais três vezes no tapetão!!! Pode parar tudo, esse campeonato brasileiro me deu nojoo!! Fluminense que aceite que o time foi fraquíssimo esse ano e que disputa a série B, como fez o Palmeiras, Vasco, Corinthians, Grêmio e tanto outros clubes de tradição desse país.

  • Não fique com medo José M.Marim, cedo ou mais tarde a Justiça Comum darás a resposta à toda essa bandidagem do STJD e CBF. Bola pra frente Lusa com toda dignidade!!! Sou Palmeirense e pretendo entrar na Justiça Comum, caso a Portuguesa seja derrotada no dia 27/12/2013. Profº Manoel – Poá/SP.

  • Antonio Carlos

    Gostaria, se possível que esse comentário chegasse até o Ilmo. Sr. José Maria marin, que não adianta pedir à portuguesa para não incentivar torcedores irem à justiça comum, porque eu por exemplo, já estou me preparando para fazê-lo assim que se esgotarem os recursos na esfera desportiva, e nem mesmo sou torcedor da Lusa. Não estou movido por qualquer incentivo por parte de nenhum dirigente do clube, inclusive seu presidente, mas já vi por três vezes (um título e dois acessos), esse time medíocre ser favorecido pelo conjunto STJD e CBF, e já estou farto dessa situação, e como consumidor do produto Futebol, me sinto prejudicado pelo meu fornecedor, CBF, que poderia ter evitado todo esse transtorno se tivesse cumprido o que rege o “Estatuto do Torcedor”, dando ciência às partes “EM TEMPO HÁBIL”, através de seu sistema, o qual já foi tema de orientação aos clubes através de comunicado, para que fosse tomado como base para averiguar a situação de atletas, ou tendo a hombridade de assumir, perante os julgadores do STJD, que o erro a que foi induzida a Portuguesa de Desportos ao ver no domingo que seu atleta tinha condições de jogo, partiu da própria CBF (conforme o caso do Cruzeiro), que deixou para atualizar tal informação somente na segunda-feira. Portanto, estou disposto a fazer valer o direito que me garantem uma Lei Federal (Estatuto do torcedor), e a Constituição do meu País e estou pouco me lixando com a FIFA e suas sanções à CBF e/ou pretensões políticas desse órgão. Já vi meu time cair, jogar a série B e voltar para a série A com a cabeça erguida, pois perdemos no campo e na bola e no campo e na bola voltamos para triunfar, coisa que nenhum torcedor desse timinho conhece. se atrapalhar o próximo Campeonato Brasileiro, paciência, acho até que os clubes poderiam aproveitar e rever suas situações e se desvincular da CBF/FIFA e formar uma liga independente, que poderia lhes ser muito mais rentável… fica aí a dica. Se meu time levantar essa bandeira estarei junto dando todo o apoio. Ah! quanto à Copa do Mundo, vai ser bom esse momento, para que o mundo veja a podridão do futebol brasileiro quanto à forma de julgar dos nossos órgãos desportivos. Se o Sr. José Maria Marin está preocupado com tudo isso, só há um jeito de impedir: Assumam a responsabilidade dos cargos que estão ocupando e consertem essa bagunça “FAZENDO VALER O RESULTADO OBTIDO NO CAMPO E NA BOLA”, para o qual eu pago ingressos e vou aos estádios ou mesmo pela tv, para torcer.

  • Kayabi Kanafista

    O Maria agora ficou com medo? Deveria ter vergonha na cara.

  • Douglas Ramone

    Vai chora?

  • RENATO

    A PORTUGUESA ESTÁ ATACANDO PARA TODOS OS LADOS, MAS ELA NÃO ESTÁ ERRADA, TEM QUE TENTAR MESMO, SÓ QUE ESSE CASO DE BID NÃO EXISTE! QUER BOTAR A CULPA NA CBF E SE SAFAR! E O QUE ACONTECERIA COM FLAMENGO?
    O ÚNICO CLUBE QUE NÃO TEM CULPA NISSO TUDO É O FLUMINENSE, QUE CUMPRIU AS REGRAS IMPOSTAS NO COMEÇO DO CAMPEONATO!
    SE O STJD MUDAR O SEU DISCURSO, VAI SUJAR A IMAGEM DELE E DA CBF E O CAMPEONATO BRASILEIRO VAI SER UMA ZONA, POIS ELES NÃO TERÃO MORAL NENHUMA PARA PUNIR MAIS CLUBE NENHUM!!

  • X

    Bem não venho aqui discutir justiça ou qualquer outra coisa, estou aqui para dar uma boa ideia de marketing pro futebol brasileiro. Eu acredito que deve-se realizar um jogo entre portuguesa x fluminense para decidir quem cai para serie B, imaginem o alvoroço nas redes sociais, jornais, sites e noticiários esportivos! Aproveitar que esse assunto esta na mídia para poder lucrar com essa historia toda, assim ambos os clubes sairiam ganhando no caso (até mesmo o clube rebaixado) fora que esse tipo de decisão entraria na história do futebol. O lucro e os custos do jogo dividos por ambas as partes, sabemos que no mínimo teríamos um Maracanã cheio.

    Bem eu tive essa ideia, convenhamos é a forma mais lucrativa de resolver esse assunto, e divertida afinal o objetivo de um campeonato esportivo é lucro atravez do entretenimento gerado por ele, e sim um jogo como esse é entretenimento puro!!

  • o flu tambem deve perder os seus 4 pontos olha aii porque

    http://spfc.terra.com.br/news.asp?nID=110991

  • SERGIO CHELIST

    DEVERIAM NÃO DEVEM ISENTAR A PORTUGUESA, DE QUALQUER ONUS . UMA VEZ QUE O RELATÓRIO FOI AMPLIADO E OBSERVADO”VERBALMENTE”, ONDE O MESMO DE NADA VALE À NÃO SER QUE SEJA PUBLICADO OU COMUNICADO OFICIALMENTE VIA TELEGRAMA OU E-MAIL DA PRÓPRIA C.B.F. .SE ESTE É O CASO DEVERÍAMOS TAMBÉM PENSAR EM TIRAR O TÍTULO DE 2010 DO FLUMINENSE ??!!
    OU SERÁ QUE O S.T.J.D. SÓ SERVE PARA CLUBES DE FORA DO RIO DE JANEIRO ??!!!
    ATÉ QUANDO FICARÁ O FUTEBOL BRASILEIRO NAS MÃOS DOS CARIOCAS QUE SE AUTO INTITULAM OS DONOS DO FUTEBOL NO PAÍS …

  • Sone Evangelista

    Alguém acha que a CBFl4 vai deixar o STJD condenar o Fl4, a ponto de rebaixa-lo? Só se alguém entrar na Justiça Comum, feito o TREZE-PB fez, foi perseguido, mas garantiu sua vaga através da Justiça Comum.

  • W.Oliveira

    Quem diz que se isso ai colar o Flamengo é o rebaixado, está esquecendo que a publicação da punição do André Santos ocorreu no mesmo boletim que a do Heverton… ou seja, ambas após o término do campeonato (09/12 as 18:45)… se der certo pra portuguesa vai dar pro Flamengo tb…

  • Karine

    Vamo Lusinha, puxar o TAPETÃO desse bando de safadoooos !!

  • lucas

    Já não basta este grande FILHO DA PUTA ter sido um dos responsáveis pela morte do Herzog, ter roubado medalha, ainda vem querer coiber um clube de recorrer dos seus direitos. E depois ainda dizem que o Ricardo Teixeira era o vilão.

    Que morra de forma lenta e dolorosa! Que vá pra puta que o pariu o Campeonato Brasileiro.

    De que adianta os jogadores se matarem em campo já que tudo pode ser modificado fora?

  • ramon

    Lendo os comentários por aqui continuo tendo certeza de que o maior problema do Brasil é o analfabetismo funcional.

  • Sampa

    Fluminense. TIMINHO SAFADO E SEM VERGONHA. time reincidente.
    Justiça comum agora.

  • Fernando

    Art. 232: “Nos jogos de última rodada os clubes estão autorizados a escalar jogadores condenados disciplinarmente, independente do número de jogos da suspensão, desde que eles joguem apenas parte do segundo tempo e em equipes que fizerem bela campanha de recuperação ao longo do certame, e que, por isso, não mereçam o descenso para a divisão inferior”.

    Que tal ? Ficou bom para vocês ?

  • Fábio

    Janca, fugindo um pouco desse caso Barcelusa, Flamengo e Fluminense, eu tenho outro questionamento referente ao tricolor das laranjeiras. Me corrija se eu estiver errado, mas falando do Fluminense novamente…
    Quinta rodada do Campeonato Brasileiro:
    Fluminense e Goiás. Vitória do Flu com Rhayner expulso.
    Depois da paralisação da Copa das Confederações, voltamos para a sexta rodada:
    Botafogo e Fluminense. Vitória do Fogão com Rhayner em campo.
    Como isso é possível? Ele não havia sido expulso na rodada anterior dando um carrinho maldoso no goleiro? E a suspensão automática, fica aonde?
    Não falo na intenção de causar intriga, mas quero pelo menos entender o porquê disso ter acontecido e se realmente o Flu foi punido por ter escalado o Rhayner de forma incorreta.

    • janca

      Também não entendi, Fábio. Alguma explicação deve ter, embora não tenha visto nenhuma até aqui sobre o caso.

  • Carlos Magno

    Portuguesa, caso você venha a perder o recurso no STJD PODE CONTAR COM O MEU APOIO NA JUSTIÇA COMUM, e acabar de vez com a palhaçada que a CBF está fazendo para ajudar o Fluminense, afinal será a terceira vez que esse time cai é a CFB ajuda a subir sem precisar de Jogar bola em Campo.
    Pode ter certeza que a CBF está com medo do que possa acontecer no dia 27/12.

  • marco antonio

    que a mesma lei seja a favor do vasco se são 60 minutos não podem ser 73 certo então rebaixa o flamengo mas quero ver se eles tem coragem para isso.

    • janca

      Se fosse para ficar no pé da letra _ou do regulamento_, o que vale para o Flu deveria valer para o Vasco também. Ou não? Legalismo num caso e não no outro? É uma situação complicada mesmo.

  • É MUITO SIMPLES O FLUMINENSE CAIU ISSO É FATO CONFIRMADO OS PONTOS NÃO TEM QUE SER DADO AO FLUMINENSE ELE JA ERA SE A PORTUGUESA FICOU ENTRE OS PONTOS DOS REBAIXADOS CAI TAMBEM É SIMPLES E MUITO FACIL VAMOS TIRAR ESSA CARIOCAGEM DE CIRCULAÇÃO

  • Marcos

    E pode ter certeza, se o tribunal voltar atrás da decisão do STJD e condenar o Flu eu entro na justiça comum e infernizo a vida de todos!!!!!!!!

  • QUEM TEM CAIR E FLUMINENSE QUE NO CAMPO NO CAMPO FOI REBAIXADO E NEM PORTUGUESA E NAM FLAMENGO PERDER PONTOS PQ FLAMENGO TB TA CERTO COMO PORTUGUESA QUE TB NAO TEVE NO JOGADOR NO SITESMA E FLAMENGO NAO ERA NAO PARA PERDER NO JULGAMENTO SO COLOCARAM FLAMENGO DE BUCHA PARA NAO DISEREM QUE VAO AJUDAR O FLUMINENSE COMO SEMPRE FLAMENGO PELA LEI DA FIFA TA CERTO MAIS COMO O PESSOAL DO TRIBINAL JA TAVA TUDO COMPRADO NAO ABSOVEU PQ SO POR ISSO NIGUEM TEM PERDER PONTO PRIMEIRO LUGAR ELE NAO FOI SUPENSO NO BRASILEIRO ELE FOI EMPUSO NA COPA DO BRASIL E COMO TODO DIS NENHUM JOGADOR CUMPRIU SUPENSAO ESSE ANO DA COPA DO BRASIL NO BRASILEIRO ESSE ANO TEVE VARIOS CASOS JOGADORES SUPENSO E NAO CUMPRIRAM SUPENSAO DA COPA DO BRASIL NO BRASILEIRO COMO DORIA , KLEBER ENTAO PAREM DE FALAR MERDA TORCIDA FLUMINENSE ACEITEM QUE SEU TIME TEM CAIR PQ NO CAMPO FOI REBAIXADO NAO VEM QUERENDO SE JUSTIFICAR SE ABSOLVER A PORTUGUESA AUTOMATICAMENTO ELES VAO TER ABSOLVER FLAMENGO QUE OS 2 TAO CERTO

  • eduardo martins

    A portuguesa não pode aceitar essa. Dignidade acima de tudo. Espero que os politicos da portuguesa não recebam dinheiro por fora. Todos os torcedores tem que entrarem contra a CBF pois nas ultimas rodadas quem estava assistindo ao jogo ou quem estava na expectativa de quem seria rebaixado, mais conhecida como audiencia e que enche o bolso da televisão e da cbf, foram lesados, perderam tempo na frente da televisão. É a mesma coisa de vc comprar um produto com expectativa que ele resolviria seu problema pelas propagandas feitas e quando vc testa percebe que o produto não vale nada, vc foi lesado.

  • Luciano Venades

    A Portuguesa tem que entrar sim na Justiça comum para acabar com essa cachorrada da CBF,o futebol Brasileiro tem que moralizar.

  • beeroth de souza

    tai blacks blocks uma boa oportunidade de melar a copa ……..

    • janca

      Não os black blocs, por favor. Mas está aí mais uma possibilidade de manifestação contra a bagunça que é nosso futebol e o péssimo trabalho da milionária CBF. Que assim como o STJD parece não ter entrado na era digital.

  • MARIO

    O CIRCO STJD/RJ JA ESTA ARMADO, A LUSA JA ESTA DERROTADA NO DIA 27/12. A LUSA, SUA TORCIDA, E TODOS Q FOREM CONTRA ESSA FALCATRUA, TEM Q ENTRAR COM UMA ENXURRADA DE AÇÕES NA JUSTIÇA COMUM POR TODOS CANTOS DO PAÍS. Q SE DANE A IMAGEM DA CBF E COPA DA CORRUPÇÃO. QUEREM CRUCIFICAR A LUSA EM PLENO NATAL, QUEREM E ELA CARREGUE A CRUZ DOS OUTROS. CHEGA…CHEGA…CHEGA DE ESQUEMAS PR BENEFICIAR OS MAIS RICOS E OS MAIS FORTES. VAMOS A LUTA……MUDA…MUDA….MUDA….JÁ.

  • BOM DIA A TODOS COMO NOS JA VIMOS Q O FUTEBOL BRASILEIRO ALGUMAS VEZES É BONITO MAS TEM ALGUNS ASPECTOS DE NEGATIVIMOS OU SEJA O TORCEDOR Q VAI AO ESTADIO TORCER PARA O SEU TIME E ACABA EM CONFUSAO TANTO FAZ OS TORCEDORES OU OS PROPRIOS JOGADORES MAS VOLTANDO AO ASSUNTO DA LUSA ENTRAR COM RECURSO NA JUSTIÇA COMUM E PARALISAR O CANPEONATO DO ANO Q VEM ELA TEM TODO O DIREITO SIM POIS O FLUMINENSE CAIU DENTRO D CAMPO E NÃO FOI FORA SERA ATE QUANDO Q O FUTEBOL Q ENCANTOU O MUNDO COM GARRINCHA ZICO NILTON SANTOS PELE VAI CONTINUAR ESSA BAGUNÇA FORA DOS ESTADIOS ONDE O FUTEBOL Q É PENTA CANPEÃO MUNDIAL Q VAI SEDIAR UMA COPA ONDE ESTA A REGULARIDADE O ERRO FOI DA CBF NÃO COLOCAR NO SEU SITE OFICIAL Q O JOGADOR ESTAVA IRREGULAR POR Q ELA DEIXOU PARA COLOCAR NA SEGUNDA FEIRA ONDE O FLUMINENSE CAIU FOI DENTRO DE CAMPO E NÃO FORA ENTÃO SNEHORES JUIZES VAMOS ANALISAR POR ESSE LADO POIS O BRASILEIRO ESTA CANSADO D TAPETOE PARA FAVOERECER TIMES DO RIO DE JANEIRO COMO O FLUMINENSE FOI FAVORECIDO NA COPA JÃO HAVELANGE Q DA SERIE C FOI DIRETO PARA A SERIE A ATE QUANDO VAI CONTINUAR ESSA BAGUNÇA?

  • Thiago Almeida

    Essa máfia do futebol tem que acabar, o campeonato nacional tem que ser gerido pelo ministerio dos esportes. Sou advogado e torcedor do SPORT RECIFE, estou a favor da Lusa, tem que ir a justiça comum, e acabar de vez com os benefícios para os clubes cariocas. TEMOS QUE ACABAR COM ESSA RAÇA MARIM!!!

  • Ruy Pereira

    O Fluminense tem que pagar a série B!
    O erro foi da CBF!

  • A Lusa não vai ser absolvida, pq se a Lusa for absolvida e o Flamengo não, quem cai é o Fla, aí véi sacumé, impossível…

  • Ricardo B.

    Vaaaaiiii Luuusaaaaa, quebra tuudoooooo!!!!!! Justiça Comum neles, vamos acabar com essa máfia, tá todo mundo com vocês!

  • Júnior Fonseca

    Esperar que o STJD,CBF, Portuguesa façam algo é inútil, é o torcedor quem tem que entrar na justiça comum… no facebook #torcidalusanajustiçacomum

    • janca

      O torcedor/consumidor/cidadão tem todo o direito de entrar na Justiça comum. Queiram Fifa e CBF ou não.

  • RENATO

    TEM QUE PARAR COM TUDO INCLUSIVE A COPA DO MUNDO.
    SAFADA DEMAIS ESSA cbf EM MINUSCULO MESMO

  • João Silva

    Pq o Flamengo e a Portuguesa não paga esse 4 pontos no ano que vem, igual o vasco e o Atletico pr como se diz o regulamento da Fifa? Será kiii é só para tirar o Fluminense da Segunda Divisão? Agora vcs Querem que a portuguesa não corre atraz dos seus direito, Brincadeira essa CBF em….

  • Ocimar

    Vejo todo mundo falando de regulamento….
    Procurem saber sobre o estatuto do torcedor, ele anula o artigo vigente do regulamento, onde a própria CFP se comprometeu e obrigou a todos os time as olharem o BID depois de qualquer julgamento, e lá constará se o atleta pode ou não jogar…. e no caso da Portuguesa o atleta estava liberado. Sendo assim, a Portuguesa não cometeu nenhum erro. Se teve algum culpado foi a própria CBF…. Resumindo, STJD não estudou o caso antes de julgar, e muito menos abriram o estatuto do torcedor (o mesmo anula o regulamento). Agora vamos ver o que a CBF vai fazer pra manter o Florminense na série A, infelizmente o primo pobre sempre se foda….. Acordaaaaaaaaaaaaa………………………

  • Bruno

    Por que nao rebaixar portuguesa e fluminense e subir mais um da serie B? justo nao?

  • waldyr

    Quem tem CÚ tem medo, Agora tá com medinho!! Porque não pensou na hora em que estava sendo julgada (PORTUGUESA). Tendeu para o time de maior expressão, talves por ser muito “amiguinho” daquele VIADINHO do Peters. Agora CHUPA e vai sentar sim numa PICA, e tomara dê muita MERDA. Tô querendo é mais, vamos ver como fica a Copa ano que vem.

  • Eduardo71

    Não sei o que é pior, a choradeira de TODOS os torcedores da Lusa dentro da Kombi, ou a comemoração de TODOS os torcedores do “Fru” dentro do Busão… Nosso futebol está tão ruim, tão lixo, que o Cruzeiro medianíssimo (mérito dele) consegue ganhar o campeonato e a discussão ao seu final é quem deve cair!

  • Weverton

    A verdade é que vocês não manjam nada. O Flamengo é sim ajudado pela imprensa e é muito simples A LEI É PRA TODOS! Se em 2010 o Fluminense fez a mesma coisa e agora o Cruzeiro também fez e AMBOS NÃO PERDERAM pontos, então por que a Portuguesa deve perder?
    Tem que raciocinar só um pouco né pessoal…

    • ROBERTO_SFC

      O COMENTARIO MAIS CORRETO QUE EU LI ATÉ AGORA E ESPERO QUE TODOS LEIAM
      A verdade é que vocês não manjam nada. O Flamengo é sim ajudado pela imprensa e é muito simples A LEI É PRA TODOS! Se em 2010 o Fluminense fez a mesma coisa e agora o Cruzeiro também fez e AMBOS NÃO PERDERAM pontos, então por que a Portuguesa deve perder?
      Tem que raciocinar só um pouco né pessoal…

  • josé maria

    Será que se o flamengo fosse punido também com o rebaixamento isto teria acontecido? não não teria acontecido só foi pq é a portuguesa.

  • Alex

    Caro leitores, só digo o seguinte o Fluminense não tem nada a ver com o que está acontecendo, quem errou foi a portuguesa pela sua incompetência, o STJD tem autonomia para fazer muitas coisas no futebol baseando na legislação do futebol, o que está acontecendo é JUSTIÇA e na matemática dos pontos o Fluminense é o beneficiado por tal, saiba também mero leigos que falam asneiras que o NÃO FOI O FLUMINENSE QUE ENTROU COM NENHUM TIPO DE AÇÃO NO STJD, más o próprio procurador fez de ofício, em promover a ação, contra a portuguesa, fazendo assim que seja cumprida a Lei, ou seja MORALIDADE NÃO SE SEPARA DE LEGALIDADE, os juízes são imparciais e não podem se influenciar pelo lado emocional em situação como essa, más sim cumprir a Lei (art. 214 CBJD).

    Acadêmico de Direito

    • janca

      A lei diz que as suspensões devem ser comunicadas nos sites das competições para terem validade. Está no Estatuto do Torcedor e a lei federal se sobrepõe ao CBJD, que é resolução administrativa, como tão bem explicado está hoje na “Folha” e ontem no blog do Juca.

  • Roberto Silva

    “Com ou sem BID, CBF e STJD deveriam entrar no século 21”

    E os clubes, também não devem entrar no século 21? Culpar a CBF e o STJD – e livrar a Portuguesa e o Flamengo – é muito tendencioso. Mais responsabilidade, jornalista!

    • janca

      Que organiza o campeonato é a CBF, que tinha a obrigação de disponibilizar, o que seria feito facilmente pelo site da entidade quem tinha condições ou não de jogo. Quem tem de ter mais responsabilidade não sou eu e sim quem organiza o campeonato, que está terminando num tremendo tapetão. Não por minha causa.

  • Doriinho Gomezz

    ” A corrupção( O câncer do nosso país),infelizmente pôs o nosso futebol na UTI!!”

  • TESTA

    Eu entro na justiça por danos ao consumidor. É nojento, é ridículo, é palhaçada …. tem vários nomes. Não torço para Portuguesa nem Fluminense, graças a Deus! Mas, não poderia aceitar tamanha sacanagem com as pessoas (como eu), que param de fazer outras coisas, para assistir uma partida de futebol e no final essa partida ser decidida nos tribunais. E por culpa da CBF!!! É dela o erro, não da Portuguesa. Abaixo assinado e vamos todos boicotar o campeonato brasileiro. Para assistir palhaçadas melhor que seja no circo!!

  • Célio Roberto da Silva

    Ao que parece a confusão toda foi da própria CBF.
    Seria mais justo o rebaixamento do Vasco e Fluminense e a Lusa e o Flamengo entrariam no brasileirão de 2014 com 4 pontos negativos.

    • janca

      Não acho que devam perder pontos nem em 2013, nem em 2014. A notificação só veio na segunda-feira, basta ver o que diz o Estatuto do Torcedor.

  • marcos souza

    eu como advogado que sou, faço questão de entra na justiça comum para fazer valer o estatuto do torcedor.

  • Victor

    Tanta coisa importante pra ser julgada e querem entrar na justiça comum pra falar de futebol, me poupe. Nos poupe.

  • reginaldo m costa

    JUSTIÇA COMUM SIM E TEM QUE TER APOIO DOS OUTROS TIMES TAMBEM O FUTEBOL ESTA AGONIZANDO

  • Famengo ou Fluminense, não importa. Tem que cair dois cariocas.

  • Moacir J Laurentino

    O campeonato já acabou! o campeão é o cruzeiro, e os rebaixados que se conformem, pois deveriam lutar antes; jogando, e não depois de caírem para a segundona. A CBF tem mais é que se preocupar com a segurança dos torcedores nos estádios. ao invés de apoiar um problema desses só porque foi o fluminense e o vasco que caíram. Seria bem diferente, se fosse um time de pouca expressão que tivesse caído. Att.

  • wesley amaral

    O erro foi da CBF , por não tem publicado a suspensão. e ponto final.
    a CBF que seja punida.

  • Srs ,bom dia.

    Concordo que não é uma questão de julgamento e sim de se praticar o q esta escrito.Mas se a CBF não atualizou o chamado “BID” ai então com certeza deve-se punir a entidade(CBF) ou a pessoa (fisica) que deveria ter feito essa atualização e não a fez.Alguem tem que ser punido e não acho que seja a Lusa.Se bem que o futebol no Brasil tem hora que dá nojo ,só se valoriza o rendimento financeiro ,não se respeita os atletas ,os torcedores ,ninguém.LEMBRO-ME DE UMA FRASE DO MULLER EX ATLETA DO SPFC QUE DISSE “O FUTEBOL É MUITO SUJO ,SE VCS SOUBESSEM DO QUE ACONTECE NOS BASTIDORES…”.Por exemplo o citado assedio do spfc a atletas de adversários ,isso até onde eu sei não é esporte e sim politica.Que graça tem se ganhar em uma pratica que deveria ser esportiva e não se usa estes recursos.Acho “isso” igual a se ganhar dinheiro roubando ao invés de se merecer trabalhando.LAMENTAVÉL!!!

    • janca

      O Muller falou isso sim e fala não é de hoje. Ele, que viveu intensamente o meio esportivo, como jogador inclusive da seleção, tem muita história pra contar…

  • Douglas

    Galera! Serei direto. Sou flamenguista e afirmo q o julgamento salvou o flamengo sim, mas foi a favor do fluminense. Ja q o msm deveria perder 4 pontos tbm. Na rodada 28 do campeonato o jogador biro-biro do fluminense levou 1 cartão amarelo, e logo depois outro tomando um vermelho direto. Ele deveria ficar um jogo fora, no caso, 29 rodada. Mas ele tinha um cartão amarelo ja acumulado de uma partida anterior. Pela cbf a pena é 2 jogos seguidos ja q tomou um vermelho por acumulativo na 28 rodada…Então ficaria de fora 29 e 30 rodada. Mas vejam q ele foi escalado contra a ponte preta na 30 rodada…escalação irregular. Perda de 3 pontos. Mais: A partida acabou empatada. mais um ponto a perder…somou?…resumindo…lei cumprida contra o flamengo, lei cumprida contra a portuguesa…aí pergunto: A LEI TA SALVANDO O FLUMINENSE PQ? PQ ELE NÃO ESTÁ SENDO JULGADO POR ESSA ESCALAÇÃO IRREGULAR? neste caso. O fluminense desce e sobe o vasco. Mas insisto…PQ QUEM SALVAR O FLUMINESE?

  • Éd Spina

    a Portuguesa esta dormindo, tem que ir direto para justiça comum e tornar a CBF responsavel pelo ocorrido, e solicitando a interdição da entidade ou seja ela não pode organizar mais nada até o julamento inclusive a copa do mundo, pois ela é a representante da FIFA aqui ou seja nao vai ter copa, duvido se a situação não muda de figura.

    • A Portuguesa tem que entrar na justiça comum e fazer valer os seus direitos… campeonatos tem que ser decididos dentro das 04 linhas e onze contra onze… e não no tapetão ( Máfia a favor de times grandes)… se não jogou o campeonato todo bem, tem que ser rebaixado sim…. e o FLUMINENSE ESTÁ DEVENDO MAIS UMA SEGUNDA DIVISÃO… pois nunca vi um time que disputa a Série C ir direto para a A… ISTO É UM ABSURDO… TODOS ESTAMOS A FAVOR DA PORTUGUESA E SE FOR PRECISO E NECESSÁRIO, ENTRAREI NA JUSTIÇA COMUM, COMO TORCEDOR E IREI REINVIDICAR QUE A PORTUGUESA PERMANECE NA SERÍE “A” E QUE O fluminense CAIA PARA A “B”… TORCEDORES DE TODO O BRASIL, NÃO DEIXEMOS QUE ALGUMAS PESSOAS SEM CARATER, DENIGRAM A IMAGEM O NOSSO FUTEBOL, QUE É O MELHOR DO MUNDO….

  • Raphael

    Entra sim, a justiça desportiva é pau mandada da CBF, vai perder o recurso. ENTREM NA JUSTIÇA COMUM SE PERDEREM PORQUE EM 2010 FOI A MESMA COISA COM O CBFLUMINENSE E USARAM COMO ARGUMENTO PARA NÃO TIRAR PONTOS DO TIME DO TAPETÃO Q É INJUSTO INTERFIRIR JUDICIALMENTE NO TITULU Q O CBFLUMINENSE CONSEGUIU NO CAMPO. Flamengo e portuguesa também conseguiram no campo o direito de continuarem na série A. JUSTIÇAAA COMUMMMM NELESSS

  • Rodrigo Otávio Souza Fortaleza

    Saudações, jornalistas “imparciais” desse site carioca! A CBF e o STJD existem apenas para garantir os interesses dos clubes do Rio de Janeiro. Tudo é a favor de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, nessa ordem. Não há moralidade, nem salvação, nem luz no fim do túnel para o futebol brasileiro. O certame maior do nosso futebol a cada ano que passa é mais vergonhoso e sem credibilidade: jogos com arbitragens “duvidosas”, penalidades invariavelmente a favor dos times do Eixo Rio-São paulo, punições descompassadas para os demais times se comparados com os paulistanos e cariocas, etc. Enfim, não se deem o trabalho de tentar mascarar a mediocridade, falsidade e parcialidade que os caracteriza… Já vislumbro una nova Copa João Havelange, sem descenso, com o Fluminense e Vasco na série A (Na base do tráfico de influência), e a própria Portuguesa na elite (Para dar a falsa impressão que houve justiça), mais os quatro da Série B que conseguiram se classificar EM CAMPO e NA BOLA. O futebol brasileiro foi sepultado em 2013, por que, morto ele já estava desde quando sacaram na “mão grande” o Reinaldo na final do BR/77, quando deram a classificação para o Flamengo naquela fatídica partida da Libertadores de 1981, quando o Márcio Rezende de Freitas não assinalou o impedimento do Túlio no jogo contra o Santos em 2005, quando o Luisão, mesmo suspenso, pôde atuar contra o Atlético-MG no terceiro jogo da final de 1999, quando o “soprador” de apito não viu (Não quis ver) a penalidade em cima do Tinga no jogo contra o Corinthians em 2005, quando houve aquele escândalo da arbitragem envolvendo aquele larápio de prenome Edílson a favor do Corinthians, quando em 2010 o Fluminense, esse mesmo que hoje é o paladino da legalidade no futebol, teve confirmado o título maior do nosso futebol, mesmo tendo escalado um jogador de forma irregular, quando houve aquele pênalti fantasioso em cima do Ronaldo no jogo contra o Cruzeiro em 2011, que, diga-se de passagem, definiu o campeonato a favor do clube paulista, quando em 2012 a arbitragem favoreceu ESCANDALOSAMENTE o fluminense na maioria dos jogos do Brasleirão, etc, etc, etc, etc, etc. Por fim: “Aqui (No Rio de Janeiro e em São Paulo) jaz o futebol brasileiro, assim como o meu sócio premier futebol clube”.

  • vilson pimentel

    será que nimguem notou independente de cbf leis esqueceu cumprir etc que toda vez que algum time do rio de janeiro vai para a segunda divisão há virada de mesa. Quais foram as ultimas 5 viradas de mesa tapetão?

  • Flavia

    Quando vemos pessoas usarem o argumento de que, nos campeonatos profissionais de futebol, devem sempre prevalecer os resultados de campo acima de tudo, nos vem um pensamento: mas não tem um regulamento geral de competição além das famigeradas 17 regras do jogo?
    Aí perguntamos: o Brasileirão é um grande torneio ou um punhado de jogos em sequência que apenas se somam? Para que os resultados de campo aconteçam da melhor forma para cada time, há por traz um clube. A nosso ver existe uma grande diferença entre torneio entre *times* e torneio entre *clubes*. Torneio entre times são os campeonatos de pelada, que muitos de nós já promovemos, jogamos ou assistimos, da rua, do prédio, do bairro, da escola ou do trabalho. Torneios profissionais, da elite de um determinado esporte, são competições entre clubes. E o que isso significa?
    Que um time é amparado por um clube. O time é parte do clube. E o clube é o time, a comissão técnica, preparação física, departamento médico, o campo de treinamento, a manutenção, a administração, o marketing, a comunicação, as finanças, o departamento jurídico… É o todo! Quando se fala que um clube tem melhor estrutura do que outro, falamos sobre esse suporte que existe por trás dos times que entram em campo. Flamengo e Portuguesa, comprovadamente, erraram como clubes. Falharam na estrutura que dão aos seus times, e como clubes devem ser penalizados conforme prega o regulamento da competição, regulamento esse tão válido quanto as 17 regras que regem o jogo de futebol dentro de campo. Faz parte e não há nada de injusto em relação aos ditos “resultados de campo”, pois, como vimos, a tabela demonstra muito mais do que isso.O campeonato brasileiro pentacampeão do mundo e que movimenta cifras milionárias, definitivamente, não é um campeonato de pelada. É, acima de tudo, um campeonato entre clubes, e os principais do pais. Que o regulamento seja respeitado assim como as regras do jogo devem ser, pois assim é um campeonato desse porte. Inquestionavelmente.

  • vilson pimentel

    porque ninguém entrou na justiça antes do campeonato acabar, pelo menos não pareceria virada de mesa e porque essa novela toda se dá quando envolve times do rio de janeiro. isso é uma pouca vergonha pois a própria cbf deveria ter uma lei de prazo imediato para punir antes do campeonato acabar e não dar brachas para tapetão.è uma questão de logica é só aqui que isso acontece

    • janca

      A CBF não consegue nem disponibilizar em seu site para clubes, árbitros e delegados dos jogos quem tem ou não condições de jogo…

  • maria valente

    A Lusa deveria ter ficado na elite do futebol paulista, Mas onde fica o STJD? no RIO de Janeiro, onde todos votaram a favor do flu. Só pela insignificância da entrada do jogador, Heverton, em que nada mudou com ele, por que não aplicaram multa? Aqui neste país, nem tudo é para todos. Será que rebaixariam o flamengo, para dar lugar ao fluminense? Ahhhh vamos tomar vergonha na cara e devolver a querida Lusa, o seu lugar conquistado na primeira divisão.

    • ss

      santos

  • Tri Mundial Doom

    Esse marín é um idiota, além de precisar fazer um calendário para o ano que vem, que tem Copa, e dizer que o calendário será menor para 2015, a CBF não tá nem aí para criar um sistema que facilite o aviso e proibição do jogador suspenso de entrar em campo e agora fica implorando para que não dê resultado ruim na escolha que fez…PIADA!

  • ISAAC

    Se é pra cumprir a lei, então porque o fluminense não disputou a segunda divisão no começo da década inventaram uma tao de joao avelange e colocaram o time carioca la bando de corruptos

  • ANDRE

    Corrupção ? Advogado que “defendeu” Lusa, e salvou Fluminense, foi indicado – e pago – pela CBF

    Dr. Osvaldo Sestário , conhecido como “porta de STJD”, segundo a Portuguesa, o advogado que teria se “enganado” ao passar ao clube a suspensão de apenas uma partida do jogador Heverton – na verdade eram duas – foi indicado ao clube – e pago – pela CBF.

    A ação, sabe-se lá se apenas “equivocada”, deve salvar, nas próximas horas, o Fluminense da degola.

    Resta saber se realmente houve a maracutaia e quem nela, além da CBF, poderia estar envolvido.

    Seja por ação, omissão ou até, quem sabe, muito dinheiro.

    Certo é que o Fluminense, dias antes, havia se oferecido a quitar os salários atrasados do Náutico – quatro meses – para que o clube de pernambuco vencesse o rival Vasco da Gama – resultado que não aconteceu, demonstrando o desespero não apenas de seus dirigentes, mas também de sua “complicada” patrocinadora.

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/12/04/fluminense-ofereceu-dinheiro-para-quitar-salarios-atrasados-do-nautico/

    A Lusa, que teve, recentemente seu próprio mandatário, Manoel da Lupa, dando patrimônio do clube como garantia de empréstimo pessoal de R$ 30 milhões, não tem lá também dirigentes que demonstrem amor à instituição.

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/05/30/manoel-da-lupa-quer-entregar-a-portuguesa-para-o-banif/

    E a CBF, que pagou o advogado, dificilmente gostaria de ter duas grandes equipes do Rio de Janeiro disputando a sua Série B do Brasileirão.

    Muitos se enquadram no perfil de suspeição, mas, até o momento, a escolha do advogado, que a CBF indicava somente aos clubes das Séries B, C e D, para uma equipe de Série A, é realmente uma ação das mais suspeitas.

    Embora Sestário defenda a Lusa, sempre “patrocinado” pela entidade que rege o futebol brasileiro, pelo menos, desde a última participação do clube na segunda divisão nacional.

    Além disso tudo, é claro o conflito de interesses em se ter um profissional trabalhando para diversas agremiações, num mesmo torneio, com informações privilegiadas dos clubes que, se utilizadas, em tese, com má-fé, podem gerar negócios milionários, porém, não necessariamente lícitos.

    Confira abaixo matéria que o Blog do Paulinho publicou em 09 de setembro, denunciando o “esquema” entre CBF e Sestário

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/09/09/cbf-e-o-esquema-com-o-advogado-osvaldo-sestario/

MaisRecentes

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo

Mattos em xeque



Continue Lendo