FPF abandona Lusa



A Portuguesa tem se sentido abandonada pela Federação Paulista de Futebol, que quer se ver longe do imbróglio que envolve a final do Brasileiro.

Marco Polo Del Nero já alegou compromissos de viagem para não se meter no caso. Está em situação desagradável, porque, além de presidir a federação, é vice da CBF e candidato à sucessão de José Maria Marin para as eleições do ano que vem.

Não quer que o caso Lusa abale sua candidatura, algo que pode vir a acontecer.

O vice da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos, que deve ocupar o lugar de Del Nero na federação ano que vem, também tem se esquivado do caso.

Já o Bom Senso F.C. não. Manifestou-se com veemência ontem, batendo de frente com Marin e criticando a forma como o Brasileiro de 2013 está terminando, ou melhor, não está terminando com as ações que devem pipocar na Justiça comum.

Por mais que Marin esteja pedindo para a Portuguesa e seus torcedores não recorrerem à Justiça comum, depois da derrota na Justiça Desportiva que é dada como certa também no julgamento do recurso do dia 27, a confusão vai longe. E ameaça o Brasileiro do ano que vem. Tanto que já tem advogado sugerindo um campeonato com 22 times em 2014…

Nas mãos da CBF e do STJD o futebol brasileiro segue. À deriva.



  • Michel PC

    É uma vergonha o que fizeram com o Brasileirão.

    Será que esse tipo de coisa acontece com a Bundesliga, a PremierLeague ou com o Campeonato Argentina?

    Absurdo o tipo de comunicação de suspensão de jogadores. Totalmente amador.

    Campeonato com 22 times é comédia.

    • janca

      Na era da informática a comunicação da suspensão de jogadores é uma piada mesmo. Mas por que simplificar se você pode complicar? E campeonato com 22 times seria uma comédia, ainda mais em ano de Copa com um calendário apertado como o nosso. Até por isso gostei de ver o Bom Senso F.C. se manifestar de novo. E agora atacando com veemência a direção da CBF. É importante para o futebol um movimento como esse. Não dá para ficarmos parados vendo o futebol afundar com briga de torcida, tapetão pra cá, tapetão pra lá… E o nível técnico dos jogos…

    • Nilson

      Claro que esse tipo de coisa não acontece lá. Em qualquer lugar do planeta se cumpre as leis e o regulamento se discutir, ao contrário desse país que sempre querem burlar as leis dando o famoso jeitinho.

      • Marcos

        O mais lamentável neste episódio são alguns jornalistas, em sua maioria formadores de opinião, que desprovidos de isenção, emitem comentários sem embasamento legal, insuflando uma maior revolta por parte dos verdadeiros infratores e seus simpatizantes. A moralidadae tanto elencada por estes profissionais, vai atá “página 2”, pois o que pleiteiam é o não cumprimento das regras. Lamentável, extraordinariamente LAMENTÁVEL.

        • Rodrigo

          Mas a questão não é o “cumprimento das regras”, mas o cumprimento seletivo das regras. Ou você realmente acredita que, se fosse o Flu a perder os pontos, o apego às regras seria tão, digamos, enfático. Bem vindo ao Brasil, filhote, onde uns são mais iguais que outros.

          • janca

            É bem por aí.

      • luiz carlos fernandes

        e nilson esse caminho o fluminense conhece mto bem de Burlar a lei

        • cesar castro

          Qual momento o senhor viu o Fluminense burlara a lei?
          Quando o Fla apareceu com as papeletas amarelas?
          Ou quando o Eurico fêz das saus?
          Ou quando o Botafogo em 19999 entrou no tapetão e tirou os pontos do São Paulo para não ser rebaixado?
          Não me lembro.
          Fale aí colega.

      • janca

        Até porque em boa parte do mundo os tribunais e as confederações sabem que existem a comunicação eletrônica para deixar as partes cientes de suas decisões. Transmiti-las por escrito três dias depois é piada.

  • Mario

    a Diretoria da lusa merece o Del Nero , vive apoiando ele , agora dançaram quando precisaram dele, e é um otimo recado p/os times medios e pequenos que apoiam esses cartolas FDP.

    infelizmente p/mudar as coisas serão necessaria greve , briga na justiça , o circo tem que pegar fogo p/as coisas mudarem.

    essa de virar outra copa joão retardo havellange não vai pegar , a globo e bom senso não aceitariam.

    • janca

      Nesse ponto concordo com você. A diretoria da Lusa e o Del Nero se merecem. Ótimo recado para times pequenos e médios que apoiam Del Nero e Reinaldo Carneiro Bastos. Mas não sei se eles vão entender o recado… Também acho bom o circo estar pegando fogo, pois isso pode significar mudanças. É o lado positivo de todo esse imbróglio. E gostei de ver o Bom Senso agindo e se pronunciando sobre o episódio.

  • cesar castro

    Não consigo ver nada disso que alguns comentam. Quem abandonou Portuguesa foi uma diretoria incompetente, amadora que deixou as coisas seguirem nesse rumo.
    Vou perguntar outra vez:
    Se o seu time fosseo segundo no brasileirão e a Lusa a primeira , e tivesse cometido o mesmo erro, você se contentaria em ficar com o 2º lugar por pena da lusa, por achar que fitebol se joga nop campo?
    Ah vê se não enche o saco e percebe que quem esta envergonhando o futebol são os caras que estão escrevendo bobagens.
    Lei é lei, e todos assinaram o regulamento.
    Só falta aparecer alguém falando que o jogador que entrou não era ele, era um clone.
    Parei com os zé arruelas.

    • FOFÃO

      QUEM ENVERGONHA O FUTEBOOL E UM TIME COMO ESTE FLUMINENC E TORCEDOR COMO VC QUE NÃO TEM MORAL E APOIA OS DESMANDO SEM CIVILIDADE ;LEI EXISTE MAS E APLICADO PARA BARGANHAR ALGUEM E SO VER OS ACONTECIMENTOS SEU TORCEDOR DE TIME MEDIOCRE….

      • cesar castro

        Você Fofão sabe o que é desmando? Na boa , você leu o que escreveu?
        Você leu o regulamento? Na boa, cara você esta escrevendo abobrinha, a regra é clara e foi quebrada, esta na cara que você não torce, destroce.
        Se tem raiva do Fluminense é outra coisa, mas se informe e fale a coisa certa.
        Quem esta contra é que é uma vergonha , o regulamento esta claro e foi quebrado.

    • Arthur

      Me contentaria sim. O jogador irregular entrou em campo aos 32 do segundo tempo, não teve influência nenhuma no resultado. A punição poderia muito bem ser convertida em multa ou jogada para o próximo campeonato para não precisar mexer com os pontos conquistados em campo, resultados “consumados”. É diferente começar um campeonato com 4 pontos a menos de tirar 4 pontos no final.

      • cesar castro

        Nobre colega Arthur:
        Onde esta escrito o que você sugeriu?
        Não se pode aplicar uma pena que não esta prevista.
        Por favor amigo lei os códigos e os regulamentos, não repita o que alguns comentáristas sem noção falaram por aí.
        A pena é uma só e foi aplicada.
        Esse negócio de multa esta escrito a onde?

    • janca

      Foi o que fez o Cruzeiro em 2010, contestando o título do Fluminense. Mas na época o procurador-geral do STJD tinha a tese de que futebol se decide em campo.

      • antonio scotton

        Prezado Janca , você está ocupando um espaco importante na mídia e por este motivo torna-se um formador de opinião . Portanto assume responsabilidades com as quais deve veicular noticias isentas e de forte teor de credibilidade. Se dê ao trabalho de ler matéria no próprio meio de comunicacão que você trabalha e tu vais ver que o Tartä recebeu 2 cartões pelo Atlético Paranaense e depois 1 cartão pelo Fluminense , então cumpriu a suspensão pelos 3 cartões . Depois recebeu mais 2 cartões e já tinha cumprido a suspensão . Esta besteira foi criada por algum mal intencionado ou idiota mesmo , e alguns desavisados saem repetindo esta besteira . Mas para um jornalista esportivo ganhar credibilidae é preciso ter cuidado e checar a origem da noticia . Você é jovem e tem futuro , mas tome mais cuidado ao afirmar alguma coisa .

        • janca

          Não sou formador de opinião nem tenho a pretensão de o ser. E tenho muito respeito pelos leitores e internautas, tanto que tento responder boa parte dos comentários. Não todos, porque alguns são de uma agressividade impressionante. Dignas de estádios de futebol, como o de Joinville, onde vimos aquela selvageria em Atlético-PR e Vasco.

          • André Carvalho

            Janca,

            Voce pode não ser “formador de Opinião”, mas suas opiniões ajudam seus leitores a formar as deles.

            Voce pode não pretender ser “formador de Opinião”, mas tem que ter responsabilidade com o que escreve e transmite no seu Blog.

            Por que?

            Porque isso é respeito com seus leitores, os que concordam e os que não concordam.

          • janca

            Tenho não só responsabilidade como respeito pelos leitores, embora muitos escrevam escondidos por um suposto anonimato e não aceitam a opinião alheia. E mesmo assim costumo responder boas partes dos comentários. Agora para alguns ter responsabilidade é escrever exatamente o que elas querem ler. E isso nem sempre vai acontecer. Sinto muito.

      • cesar castro

        Caro janca, se informe.
        O caso tartá foi mencionado no julgamento da Portuguesa e os advogados levaram o mesmo fora que vou te dar, se informa, o Tartá cumpriu a pena, não havia nada errado, não acredite em mídia de sem noção, se informe, pagar mico é muito chato, fala de ouvir falar, sem conhecimento.

        • janca

          Não se trata de fora. Trata-se de jurisprudência, que há para os dois lados, inclusive porque o direito não é uma ciência exata. Nem o futebol. Em campo às vezes surpresas acontecem, como a Portuguesa ter feito melhor campanha que o Fluminense. Ou o Raja Casablanca sair na frente contra o Atlético-MG. Uma pena, porque hoje sou Galo. Mas o jogo ainda não acabou… Nem no campo, no caso do Galo, nem no tribunal, no caso do Brasileiro.

          • cesar castro

            Amigo: Jurisprudência não é isso, jurisprudência é quando algo não previsto em lei, acontece tornando um fato dubio, dando razão a um ou a mais lados, paralelos com a lei.
            O caso da Portuguesa é claro, errou, todos viram que errou e pronto, aplique a pena.
            Se campanha melhor fosse motivo para alguma coisa, o Brasil de 50 , de 82 e 86 tinham então que ser campeões mundias?
            Cara pensa, você esta parecendo anti-tricolor, isso é grave antes de ser feio, lei é lei e acabou, se houvesse o menor vestigio de que a Portuguesa não cometeu a infração , ainda vá lá, mas fêz, e ficam um bando de pessoas inventando razões fabulosas, criando teorias da conspiração. Não faça como o André Rizek, que já conquistou a antipatia da torcida do Fluminense, seja com Luis Mendes , imparcial e querido por todos por suas opiniões.

          • janca

            Se fosse tão simples o presidente da CBF não estaria implorando para a Lusa e seus torcedores não entrarem na Justiça comum, onde a história tende a ser diferente. Sua visão é simplista. E você confunde lei com regulamento. Além de não ter procuração para falar em nome de toda a torcida do Fluminense. Isso é arrogância demais.

          • janca

            E como já escreveram no blog, não se trata de cumprimento ou não do regulamento, mas do cumprimento seletivo no outro, porque no Brasil _e não só no esporte_ alguns são mesmo mais “iguais” do que os outros, como em “A Revolução dos Bichos”, do George Orwell. Se não leu, recomendo a leitura.

    • Diego

      Amigo, se o jogo que a Portuguesa entrou irregular, tivesse afetado diretamente no resultado do Fluminense, seria justa essa punição.

      Nesse caso, a Portuguesa cometeu a irregularidade num jogo onde ganhou 1 ponto. Ponto esse que se não tivesse ganho, não iria influenciar em nada na vida do Flu. Ia cair do mesmo jeito.
      Acho que esse motivo, torna plausível uma pena como descontar os pontos no próximo campeonato, porque o Fluminense não mereceu ficar na Série A. caiu e será eternamente o rebaixado moral dese campeonato.

      Respondendo sua pergunta: Se meu time caísse do jeito que o Fluminense caiu e fizesse essa virada de mesa, eu teria vergonha de ser torcedor do mesmo.

  • Marcos

    Ontem, em Jacarepaguá, uma menina de 3 anos foi agredida verbalmente por uma mulher mais velha, por estar com a camisa do Fluminense.
    – Com essa blusa de merda, você nunca vai ser linda. E o episódio está se repetindo na cidade.

    Graças à imprensa esportiva, seu André Rizek, Mauro Cezar Pereira, Renato Maurício Prado, José Roberto Malia, André Kfouri e Juca Kfouri, dentre outros, que incitaram o ódio a um clube de futebol. Pode dar dinheiro público pro Corinthians e pro Flamengo, ao invés de construir escolas. Pode desperdiçar 1,5 bilhão num estádio. Pode ter mensalão, tudo. Mas a imprensa se preocupou em jogar para a galera, mesmo sabendo que a notícia era falsa.

    • Mario

      duvido que isso seja verdade ,aposto que é factoide p/fazer o Flu parecer vitima , agora a torcida do Flu que comemorou a virada de mesa de novo que aguente a o karma ruim que ela tras.

      e nos Corinthianos aguentamos todas as criticas que os erros que nossos dirigentes criaram e as cobranças que elas trazem , todos esses jornalistas que vc sitou bateram forte no Timão , se vc como torcedor do Fru-Fruminense não aguenta ser cobrado que vá nas laranjeiras pedir p/o seu time pagar a serie B e que não é só uma.

      • Gustavo

        Mario,
        nota-se que você é um completo IDIOTA. Parabéns. Não deve ter sido fácil você alcançar esse patamar.

        • Mario

          cada seu argumento para contestar o meu , ahhhhhhhhh não tem só sabe ofender , vc deve ser um daqueles boçais que só sabem brigar em estadio .

          • cesar castro

            Mario por favor peça a diretoria do seu clube para devolver o dinheiro público, que foi dado a vocês ilegalmente para construir um estádio.
            Por favor devolva, pode ser que um dia até sua familia precise de um hospital e não tem, pois virou estadio.
            E falar do Flu, kkkk , só pode ser sem noção.

          • Mario

            Cesar Castro primeiro meu time vai pagar os emprestimo junto ao BNDES e vc pode falar dos milhões de dividas do Flu em impostos e ações trabalistas que nunca pagam?

            ou das 3 segundas divições que seu time deve? kkkkkkkkkkkk

            vai comemorar que quando a unimed sair do FLu vcs vão irão cair para serie D direto sem escalas.

      • Marcos

        Está no Globo Esporte, meu amigo. Basta você ler ao invés de duvidar do que não sabe ainda.

        • Mario

          cara leio todos os sites de esporte e não vi nada em lugar nem um , agora só por que esta só Globo é verdade eu tenho que acreditar , a mesma Globo que ajudou a foder esse pais com um monte de mentiras?

          já faz pelo menos 5 anos parei de assistir a globo , só assisto jogo de futebol e muitas vezes com o som no mudo p/não ter que ouvir o Galvão Bueno.

      • Paulo

        E o curintias vai devolver o titulo de 2005 que o stjd roubou do inter pra dar pra voces otario

        • Mario

          o imbecil vai bater na porta do Juiz que fazia resultados arranjados e reclama com ele que foi o culpado.
          ahhhhhhhhh mas vc não sabe ne?

          vc é tapado e imbecil para fazer isso é mais facil vc culpar quem vc odeia .

    • janca

      Então a senhora mais velha tem que responder pelo que fez. Jogar a culpa em André Rizek, Mauro Cezar Pereira e Cia. é piada de mau gosto. Mas a sociedade é assim. Inclusive nesse blog não faltam pessoas que entram com “nomes” falsos e e-mails, idem. Seu caso, por exemplo. Esconder-se no anonimato pode ser fácil… E útil.

      • Cleber Gomes

        cara, desculpe-me se estou chato retrucando seus argumentos desde uns posts anteriores , mas coerentemente você faz uma grande analogia com tudo o que esta acontecendo. Alterando os personagens desta sua resposta ,explicitamente foi algo muito coerente e justo mesmo. Abaixo o sentido de justiça permaneceu:

        Então a “Portuguesa” tem que responder pelo que fez. Jogar a culpa em “Fluminense”. é piada de mau gosto.Mas a sociedade é assim.

        Tá vendo como você é imparcial quando quer, como no caso da velhinha que infringe no mínimo a ética ao atacar uma menina de 3 anos?rs

        • janca

          É que pensamos de forma diferente. Uma senhora atacar uma menina de três anos é uma coisa, agora quem disse que alguma vez eu joguei a culpa no Fluminense? Acho que a Portuguesa errou, escrevi várias vezes sobre isso, mas considero a pena dura demais pelo erro cometido e acho que CBF e STJD também erraram no mínimo por não terem se informatizado o suficiente. Notificação oficial só chegou na segunda. Não pode ser de boca. E continuo achando que se fosse outro time no lugar da Lusa, um Corinthians, um São Paulo ou um Grêmio, o tratamento para o caso seria outro. A situação não é tão simples como alguns querem dizer que é, Cleber.

  • vcs jornalistas esportivos ( garotos de programa ), se vendem para obter audiência, é muito fácil
    jogar para a galera irresponsavelmente e jogar o nome de uma instituição como o Fluminense
    Football Club na lama.

    Na copa das confederações o povo foi a rua para protestar pela legalidade e o cumprimento
    das leis, agora que é para cumprir a lei, vcs fazem esse carnaval de hipocresia. !!!!!!!

    O Fluminense e o Criciuma terminaram o campeonato com 46 pontos, o Fluminense foi rebaixado por ter uma vitória a menos que o nosso adversário.

    agora quando a mesma lei favorece o Fluminense, essa mesma lei e ilegal,imoral,ultrapassada.

    É muita Hipocresia. !!!!

    • O que mais me deixa chateado com os torcedores deste timinho chamado Fluminense é que a “LEI”que els tanto defendem só é valida quando convém. Ou seja, em 2010 a “LEI” foi derrubada e entrou em campo a “MORALIDADE”. Palavra repetida varias vezes no julgamento que envolvia o caso Tartá e que não foi citada uma única vez no caso Heverton! E se a “LEI” realmente fosse seguida a risca a CBF já teria denunciado o Fluminense por escalar o jogador Biro-biro de forma irregular na rodada 30. E só pesquisar!

    • janca

      Ninguém está jogando o nome do Fluminense na lama e não se trata de hipocrisia nenhuma. O Fluminense, aliás, é maior do que esse e outros tristes episódios e maior, como tenho dito, que seu patrocinador, mesmo que alguns achem o contrário. E não se trata de lei, mas de regulamento. E o Fluminense, tudo bem, como você mesmo disse foi rebaixado em campo por ter uma vitória a menos que o Criciúma. Mas não vai cair. Vai ficar na Série A.

  • Enquanto todos culpam o Flu, Héverton critica diretoria da Portuguesa
    Apoiador reclama da desorganização no clube paulista e nem sabia que seria julgado

    Publicado em 18 de dezembro de 2013 às 8:00
    Heverton deveria ter cumprido suspensão na última rodada do Brasileiro, mas entrou em campo
    Heverton deveria ter cumprido suspensão na última rodada do Brasileiro, mas entrou em campo

    A Portuguesa perdeu quatro pontos no Campeonato Brasileiro e caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Enquanto boa parte da mídia e da opinião pública culpam o Fluminense, beneficiado ocasionalmente, pelo cumprimento da competição, Héverton, jogador que atuou de maneira irregular na última rodada da competição, critica a diretoria da Lusa. O apoiador afirma que a desorganização do clube paulista não foi exclusiva no fim do Brasileirão, mas em todo o torneio, com constantes atrasos nos vencimentos do grupo. Ele nem sequer sabia que ia ser julgado.

    – A diretoria deixou muito a desejar o ano inteiro. Ela mandou muito mal em várias questões. Foram muitos atrasos de salários, direitos de imagem, auxílio-moradias e bichos por vitórias. Agora, foi esse erro de me escalar. Eu não fui avisado nem de que eu ia ser julgado – reclamou.

    Chateado com toda a repercussão do caso, Héverton cancelou uma viagem que faria nas férias e afirma querer jogar fora do Brasil

    • janca

      E quem disse que a diretoria da Portuguesa mandou bem? Mandou muito, muito mal, como escrevi, inclusive, no post anterior. A ela não dou nem os pêsames. Como a nenhum dirigente pelo triste fim do Brasileiro que estamos vendo nos tribunais. Aos jogadores da Portuguesa sim, rendo minha homenagem, pois grande parte deles, mesmo com salários atrasados, jogou com muita garra, alma e coração. E no campo salvou a Lusa do rebaixamento. Isso vale muito. Fora de campo, são outros 500. E como prefiro comemorar gol de jogador a festejar gol de adversário, rendo aqui minha singela homenagem, mais uma vez, aos jogadores da Lusa que atuaram com tanto afinco nesse Brasileirão.

  • SE LEI É LEI…

    Concordo com os torcedores sofridos do fluminenC…
    Se lei é lei…
    POR QUE ELES ACHAM QUE O SPORT FOI CAMPEÃO EM 87??

    SE TODOS ASSINARAM O REGULAMENTO ANTES DE COMEÇAR O CAMPEONATO…

    SER TETRA REBAIXADO É ÚNICO…
    ELES REALMENTE PRECISAM LUTAR PARA NÃO CAIR… DE NOVO!!!

    JOGADORES DE SEGUNDA…
    ADVOGADOS DE PRIMEIRA!!!!

  • Anderson

    A verdade é que futebol virou um grande (grande não…enorme) comércio. Não só no Brasil mas no mundo todo…a diferença é que aqui além disso existe a bagunça, desorganização, falta de planejamento e principalmente de ética. Eu duvido que se fosse Corinthians, flamengo, são paulo, palmeiras ou outro grande, se as coisas sairiam assim. Existe um interesse grande por parte dos mafiosos do futebol. Se os clubes fossem unidos as coisas seriam bem diferentes. Mas também existe interesse por parte dos dirigentes dos clubes. Dinheiro e poder é o que move o futebol hoje (sem contar a violência). E nós, otários que somos, ficamos discutindo, sofrendo, pagando caro (ingresso, PFC entre outros) por essa palhaçada. A cada ano eu me desanimo mais com o futebol…

    • janca

      Não é só você que fica desanimado, Anderson. A credibilidade da CBF e do STJD está lá embaixo. O que tem um lado bom. Fortalece o Bom Senso e a possibilidade de mudanças para nosso futebol. Só espero que não para pior, porque piorar sempre é possível.

  • Vinícius

    O presidente da lusa assumiu o erro. O jogador reclamou da deorganização da diretoria. E não vão punir?
    Em maéria do dia 06/12/2013, sexta-feira , véspera do jogo do flamengo, o LANCE publicou que o flamengo tinha sido punido e o treinador jaime armara o time titular sem o andré santos. Ora, se o LANCE sabia, o flamengo e a portuguesa não?

    E a culpa é de quem? Do FLuminense, da Unimed?

    Se fosse na 37ª rodada muito clube ia brigar para que a portuguesa e o flamengo perdessem os pontos. Verdade ou mentira?

    • janca

      Há punições e punições. Inclusive multa, como fizeram para o Cruzeiro e depois que estourou o caso Lusa o procurador-geral do STJD disse que iria rever. E que se tratava de mera coincidência de datas (e episódios).

      • Leonardo

        O caso do cruzeiro é diferente, quem errou foi a federação mineira e não o cruzeiro.

        • janca

          E aqui quem também errou foram a CBF e o STJD, que vivem na idade da pedra e não sabem que existe a internet. Tanto que a intimação oficial (sobre a punição), que é a que vale para a Justiça comum, só chegou na segunda-feira.

          • Rodrigo

            E o Flamengo? Que sábado escalou o jogador de seleção André Santos que atuou 90 minutos, que por volta das 10 horas da noite de sábado a diretoria já sabia a CAGADA que tinha feito, e coincidentemente arrumaram um buxa que estava exatamente embaixo dele para cometer o mesmo erro bisonho. Muito se fala da Lusa, mas quem tem um pingo de inteligencia ja notou que a Lusa salvou o Flamengo e não o Fluminense, e qual seria o discurso do Flamengo, ia dizer que o jogador só jogou 16 minutos? Que o jogador num é nenhum Pelé? Até onde eu sei André Santos é jogador de seleção.

            Quem usar o cérebro em vez de levianidade mesquinha vai ver que estamos de frente com uma das maiores maracutaias da história do Futebol.

            Mas eu esqueci, pra que pensar? É mais fácil colocar a culpa no Fluminense.

          • Nilson

            Estou com você Janca. A CBF e o STJD fizeram uma covardia com a Portuguesa. Ela não sabia de nada. Devolva os 4 pontos pra ela e tá tudo certo. Agora o framengo não! O framengo sabia e tem que manter a perda de 4 pontos. O que você acha da idéia?

          • janca

            Sou contra.

  • Gilson Silva

    Os Dirigentes FPF não estão fazendo nada porque sabem que a Portuguesa recebeu dinheiro do Flamengo para usar esse jogador , é só esses Jornalistas que estão criticando o Flu fazer uma investigação que vão descobrir onde esta a verdadeira verdade .
    Façam uma entrevista com o Técnico da Lusa que ele vai falar tudo que sabe o Heverton já detonou os dirigentes porque sabe o que realmente aconteceu.

    Duvido que vocês façam isso porque seria uma VERGONHA NACIONAL admitir a CULPA perante a SOCIEDADE.

  • Guilherme Oliveira

    Estou achando difícil o campeonato do ano que vem ter só 20 clubes na série A.
    Se falam em 22 é porque querem salvar o Vasco também.
    Se Lusa e Vasco forem salvos, o que impede Ponte Preta e Náutico de conseguirem o mesmo?
    Creio que nada. Então não cai ninguém e sobem 4, totalizando 24 clubes.
    Com 24 clubes, ano de Copa, vai ser inviável uma competição integral de pontos corridos.
    A solução é voltar a contar com mata-mata.
    Acho que sou muito afeito as teorias da conspiração, só que a cada fato novo, eu acho essa história toda ainda mais estranha…

    • janca

      E o pior é que há quem defenda a volta do velho mata-mata… Há muito interesse em jogo. E torcedores do Vasco também vão entrar na Justiça comum, já começam a fazê-lo, cobrando responsabilidade do Atlético-PR pela falta de segurança no jogo de Joinville e pedindo que se cumpra o regulamento. O jogo, em tese, não poderia ter ficado mais de uma hora parado… Só que um campeonato com 22 times ou 24 seria inviável. Não por pontos corridos.

  • Gustavo

    João Havelange, nota oficial do Fluminense Football Club: Como presidente de honra do clube cabe-me o dever de comunicar a todos o infausto acontecimento: Faleceu Ronald Biggs, o ladrão do século … o Fluminense vai decretar luto oficial no clube, afinal trata-se de seu torcedor símbolo …

  • Paulo Bandeira

    Tadinha da Portuguesa, tá carente … acho que os times de São Paulo deviam fazer companhia a ela na série B para ela não se sentir sozinha !

  • Rodrigo

    Mano quem tem CU tem medo, Marco Polo Del Nero e sua relação promíscua com as eleições da CBF, presidente da federação paulista de futebol anda mexendo seus pauzinhos para que o rebaixamento de cariocas sejam concluídos, penaltis e lances absurdos a favor de Criciúma nao me deixa mentir.muitos não sabem mas ano que na vem tem eleções na CBF, para definir a presidência da CBF. E o colégio eleitoral será formado por federações e Clubes da série A, ou seja seriam 5 paulistas na série A, e apenas 2 cariocas na série A, isso facilitaria convencer as outras federações tirar os cariocas da “boquinha”.Ou seja, se o Marco Polo del Nero se meter nessa história vai colocar o dele na reta também. E como bom politico que é não expor sua imagem numa história totalmente contraditória e denegrir a imagem que precisa para se tornar presidente da CBF. Não sejam tolos meus caros, estamos de olho não acreditem em mídia sensacionalista.

    Saudações tricolores.

    • Rodrigo

      Deixa ver se eu entendi: o futebol modorrento apresentado por Fluminense, Vasco e Flamengo ao longo de TODO o Campeonato Brasileiro foi o resultado de uma conspiração? É isso?

      • Rodrigo

        Acho que deveria expandir os horizontes de sua percepção, e notar que há muitos interesses conflitantes, o Flamengo ta com o dele na reta desde sábado passado, só que a mídia ta tentando esconder isso de qualquer jeito, colocando Fluminense e Portuguesa em evidência, o fato É que Flamengo escalou o jogador de seleção André Santos para jogar 90 minutos numa partida que ajudava a definir os interessados na copa sul-americana, e provavelmente as 10 horas de sábado a diretoria já devia saber a CAGADA que tinham cometido, ou seja com a classificação atualizada o Flamengo começou a manhã de Domingo com 45 pontos e 38 jogos. Ou seja já corria o risco de ser rebaixado no caso de vitórias de Fluminense e(ou) Vasco. Isso ninguém fala, ninguém se quer menciona, outra coisa é que ninguém menciona é que o “coincidentemente” a Portuguesa num jogo que começou 24 horas depois cometeu o mesmo “erro”, logo após o Fluminense fazer seu segundo gol em Salvador. Ou seja se colocando em situação pior que a do Flamengo, que um dia ANTES também escalou um jogador de SELEÇÃO irregular.

        Não precisa ser muito inteligente para saber que estamos de frente com uma das MAIORES MARACUTAIAS a história do Futebol.

        Usem o cérebro para pensar e não o intestino.

        ST.

        • Rodrigo

          É, talvez eu devesse “expandir mais meus horizontes da minha percepção” para poder “usar mais o cérebro que o intestino”. Lendo Dan Brown, talvez.

  • Carlos Eduardo

    Pela 5* rodada do brasileiro, o jogador do Fluminense, Rayhner, foi expulso por entrada violenta no jogador do Goiás! Na sexta rodada, portanto na seguinte, ele jogou contra o Botafogo, e ainda levou cartão amarelo.
    E ai? Fica só nisso??? Pesquisem é vejam a veracidade dos fatos! Caso esteja o Flu errado, divulguem para que se fala justiça ao menos uma vez nesse pais!!!!

  • SHAOLIN

    FLORMINENCCC E CRUZEIRO COMETERAM A MESMA INFRAÇÃO DA LUSA E NÃO FORAM PENALIZADOS SEVERAMENTE, PORTANTO A LUSA ESTA SENDO SOFRENDO UMA TREMENDA DISCRIMINAÇÃO POR NÃO TER FORÇA POLITICA E DE POUCO RECURSOS, E A MAIORIA DOS TORCEDORES POR SEREM LUSITANOS. TEM MAIS É Q RECORRER A JUSTIÇA COMUM POR DISCRIMINAÇÃO, UM ATO INCONSTITUCIONAL E HEDIONDO. VAMOS LA LUSA ATÉ AS ULTIMAS CONSEQUÊNCIAS.

  • Rafael Arakian

    Janca, me ajude. Acredito que mudar o campeonato, sendo em quantidade de clubes ou forma de disputa, acarretará em desobediência ao código de defesa do consumidor ou do torcedor, não sei. Salvo me engano,uma medida como essa só teria validade em 2015. Estou certo ou equivocado?

    • janca

      Sim, em tese não daria para mudar no ano que vem. Mas se um time ganhar a vaga na Justiça comum ela prevalece em relação à desportiva e a CBF terá que acatar e encontrar uma outra solução. Nem que seja uma nova Copa JH. Até por isso tenta convencer a Lusa e seus torcedores a não fazerem nada. Pode acabar numa tremenda confusão. O que acho que seria bom, pois iria desmascarar não só a CBF como também o STJD, que não podem funcionar do jeito que “funcionam”.

  • Eu mesmo

    Ainda acho que se investigarem isso a fundo, vão achar bem mais que uma simples “virada de mesa” do Fluminense… nenhum clube punido durante o campeonato inteiro e, coincidentemente, na ultima rodada dois clubes escalam jogadores irregulares, as federações tiram o corpo fora, CBF diz que não é com ela… com o festival de ações na justiça comum, duvido que esse brasileiro do ano que vem não seja disputado por 24 clubes, com a extinção (graças a deus) dos pontos corridos… pra alegria de muita gente que “manda” no campeonato.

  • André

    A virada de mesa favorece à Globo, que põe a culpa no Fluminense para livrar a cara do Flamengo. A Globo evita perder jogos no Maracanã em ano de Copa e abafa o verdadeiro culpado pelas irregularidades, o Flamengo.

    Vejamos se não é o que mais faz sentido no momento, já que tudo isso é uma grande confusão, até agora, sem sentido.

    A rodada começa Sábado. O Flamengo joga contra o Cruzeiro e não se dá conta que seu jogador está em campo de forma irregular. Em dado momento, é avisado, mas então, já é tarde. Em outro momento, ou durante o jogo, ou ao final deste, ou até mesmo no dia seguinte, descobre que vai ser julgado pela irregularidade. Descobre então, que perderá 4 pontos, já que a lei é clara e não terão como fugir disso.

    Não poderão correr da punição pois a informação de que seu jogador, André Santos, não poderia jogar, já havia sido divulgada. O Lance!, na sexta feira, 06/12/2013, publicou a matéria “Suspenso, André Santos não enfrenta o Cruzeiro pelo Brasileirão”. Abaixo, a imagem da página antes que tirem do ar: (clique na imagem para ver no tamanho original)

    O Flamengo, errando feio e jogando fora todo o planejamento de se manter na primeira divisão às custas de outras manobras já feitas, está em um dilema. Como resolver a irregularidade que já saiu na imprensa? Como saber se “alguém” leu a notícia do Lance!? A quem recorrer? À FlaPress, claro. Sabemos que a FlaPress mostra o errado dos adversários do Flamengo, e esconde os seus. Foi exatamente isso que foi feito. Nada foi falado sobre André Santos ter jogado.

    Não houve em nenhum veículo, no rádio, na web ou na TV, mais nenhuma menção a este erro até o ressurgimento do assunto como uma bomba mortal, no final da tarde de Terça-feira, dia 10 de Dezembro. “Como explicar que ninguém da imprensa notasse tal erro se a suspensão do jogador foi notícia na sexta-feira? Se alguém tivesse notado, não acham que o fato seria grave o suficiente para pautar todos os demais veículos de comunicação? Como explicar que nas transmissões de domingo à tarde na Globo ou no SporTV, tal fato sequer fosse citado? Ninguém sabia? Ninguém leu no Lance?” (trecho em itálico de Fatos e Suposições de Zeh Augusto Catalano)

    A equipe da Portuguesa, também tem seu jogador punido. A equipe da Portuguesa está precisando de dinheiro. Manoel da Lupa, o presidente da Portuguesa, já se envolveu em escândalos financeiros. Como pode ser lido no site da ESPN, “Manuel da Lupa, que não marcava presença no Canindé desde a derrota para o Bahia, em 24 de novembro, e ressurgiu somente nesta semana por conta de um compromisso diplomático. Na sua ausência, o novo mandatário, Ilídio Lico, que tomará posse somente em janeiro, teve de se desdobrar para driblar dificuldades financeiras que quase levaram o elenco lusitano a entrar em greve. Ao lado de seu ex-vice, Luis Iaúca, Da Lupa teve os seus bens penhorados na Justiça por conta de empréstimos tomados junto ao banco Banif e que agora estão sendo cobrados. Em manobra nos bastidores, ele tentou repassar sem sucesso a dívida para a Portuguesa.”

    O fato do jogador da Portuguesa ter entrado em campo e por isso, já estar irregular, derrubaria toda a tese aqui escrita. Mas vale lembrar o seguinte:

    O todo poderoso ultra mega estelar universal Flamengo cometeu um erro de jardim da infância, na escola da malandragem ao por seu jogador suspenso para jogar. O aviso no LanceNet de que ele estava suspenso não foi lembrado. Porque a Portuguesa não cometeria um erro infantil também? E se fosse induzida a obedecer à Globo/Flamengo sem saber que estar na súmula ou não, daria na mesma?

    A Portuguesa, pega de surpresa com o ocorrido, talvez em cima da hora, com o Sr. Lupa precisando mais e mais de dinheiro, aceitou sem pestanejar a oferta rubro negra, ou Global, não tendo verificado se o fato de estar na súmula, banco ou em pé fazendo xixi no pau da bandeira de escanteio, faria diferença de ele ter entrado em campo.

    É o respaldo duplo do Flamerda, que a partir de então, conta com duas saídas: A Lusa acatar o pedido mediante algum pagamento, ou não acatar, desde que esteja com o jogador escalado para a partida. Mas não iriam falar absolutamente nada para o pessoal da Portuguesa. Era a garantia para que o rebaixamento não ocorresse de forma alguma.

    Porque o Sr. Lupa aceitaria colocar a Portuguesa nessa situação? Entenda o caso de Da Lupa com o BANIF:

    “O Banif moveu quatro ações em quatro Varas Cíveis diferentes de São Paulo, para cobrar a dívida de R$ 43 milhões. Duas teriam valor de R$ 4,2 milhões e as outras de 17,1 milhões. Além da Portuguesa, foram notificados o próprio Da Lupa, sua esposa, Maria de Fátima Ferreira, e o Luiz Iaúca. Pelo fato das ações terem sido movidas em quatro locais diferentes, os processos devem ser unificados, o que levaria um tempo melhor. Caso a dívida seja executada, a Lusa corre o risco de ter bens penhorados. Isso caso não consiga um acordo antes da decisão final da Justiça. Além disso, tanto Da Lupa como Iaúca poderiam ser destituídos de seus cargos e ainda responder à Justiça pela dívida contraída em nome da equipe.”

    fonte:
    http://lusanews.com.br/2013/01/14/presidente-da-lusa-vai-a-publico-e-desabafa-sobre-possivel-acao-do-banif-na-justica

    Abaixo, reportagens sobre possíveis motivos de Da Lupa para obedecer aos pedidos de Flamengo e Globo:

    O Flamengo está verdadeiramente ameaçado de rebaixamento com a perda dos 4 pontos já conhecidos pela sua equipe jurídica. A ameaça vem do fato de o Fluminense vencer a partida contra o Bahia. O Vasco também não pode vencer, sendo essa, a pior situação, pois basta apenas um dos dois vencerem que o Flamengo será rebaixado, porém, melhor se for o Fluminense. Continuemos para entender melhor e porquê.

    Ciente da situação, e já sabendo que o único time que também poderá se enquadrar na mesma irregularidade é a Portuguesa, julgada inclusive no mesmo dia, a diretoria, sob a responsabilidade de qualquer um deles, resolve procurar a Portuguesa e esclarecer os fatos. O Flamengo quer pagar para a Portuguesa uma situação de respaldo. No Domingo, dia dos últimos jogos do Brasileirão de 2013, Portuguesa, Fluminense e Vasco vão jogar. O Fluminense, em uma demonstração de malandragem, atrasa a partida para saber dos resultados do jogos entre São Paulo e Coritiba, e Atlético-PR e Vasco antes que o seu próprio jogo termine. Em Joinville, a partida será a última a acabar devido a confusão entre as torcidas. O São Paulo não consegue empatar a sua partida e perde por 1×0 para o Coritiba. Esse resultado rebaixa o Fluminense, que vai empatando com o Bahia em 1×1.

    Até aí, Flamengo está salvo, pois ao perder seus 4 pontos no STJD, ficará ainda fora da Zona do Rebaixamento. Mas o jogo do Fluminense ainda não acabou, pois começou mais tarde. A diretoria do Flamengo sabe que se o Fluminense virar o jogo, será o rival tricolor quem rebaixará o Flamengo.

    Então, antes que isso possa ocorrer, nas conversas que foram mantidas entre a Portuguesa e o Flamengo foi decido: O Flamengo não pode cair e disputar a segunda divisão justamente no ano da Copa do Mundo no Brasil. Que vexame será para a Globo. Que vexame será para a Adidas que diminuirá, previsto no contrato, o valor pago ao time da Gávea. Se a Lusa usar o jogador irregular na partida, poderá, e deverá, perder os mesmos 4 pontos que o Flamengo, sendo ela, a rebaixada de 2013 no lugar do Fluminense se ele vencer o jogo e não mais o Flamengo. Qual o pagamento por isso? Não se sabe. Mas algo foi pago para que a Portuguesa, sabendo da irregularidade de seu jogador, o escalasse para a partida justamente no Banco de reservas. Atentos deveriam ficar, pois se o Fluminense virasse o jogo, deveria por jogador em campo. Começar a partida com Héverton em campo, era correr risco desnecessário, já que se o Fluminense perdesse, o Flamengo não correria risco perdendo seus 4 pontos.

    Mas com o jogo atrasado na Bahia e empatado desde os 10 minutos do segundo tempo, corriam o risco de o Fluminense virar a partida após o fim do jogo da Portuguesa. Se Heverton ficasse apenas no banco até o fim da partida, poderia não ser considerado irregularidade, ou na melhor das hipóteses, a Portuguesa ser punida apenas com a perda de 3 pontos, ficando na frente do Flamengo no fim, rebaixando o time da Gávea. Então, aos 32 do segundo tempo, entra em ação o plano da Gávea para garantir a permanência de forma extra campo, como nas oportunidades anteriores de 1987 e 2002. Heverton entra no jogo pois não podiam arriscar nos minutos finais do jogo entre Fluminense e Bahia, até então, ainda empatado em 1×1.

    Primeiro, a Portuguesa não poderia vencer o jogo de forma alguma, pois passaria o Flamengo na tabela. Segundo, deveriam fazer Heverton jogar para ser punida. E foi o que aconteceu. Assim, Flamengo está salvo mesmo que perca os 4 pontos no STJD, pois será a mesma pena aplicada à Lusa, não deixando margem para que o Flamengo entre na Zona do Rebaixamento. Mas… Ainda tem o Vasco que está totalmente atrasado. Incrivelmente, a Globo não desiste de transmitir a partida mesmo que isso atrase sua preciosa grade de programação em mais de uma hora. A Globo sabe que o jogo vai ser retomado, pois é muito provável que o Vasco saia perdedor. Se o time cruzmaltino virar o jogo, não terá apelação, o Flamengo será rebaixado. Se o jogo não prosseguir, o Vasco pode conquistar os 3 pontos da partida.

    Porque o jogo não foi suspenso, mesmo com a confusão? Porque a regra diz para esperar 30 minutos mais 30 minutos de bom censo caso seja claro que haja condições de jogo, mas nos primeiros 30 minutos de espera, não havia garantia nenhuma de jogo e nem sequer havia ambulância em campo, por tanto, não havia motivos para aguardar pelos 30 minutos adicionais? O jogo em Joinville estava garantido também ao Flamengo pela arbitragem?

    No final, o Fluminense vira o jogo e rebaixará o Flamengo assim que ocorrer a denúncia da irregularidade, mas a Portuguesa o salvará. Salvará a Globo. Salvará a FlaPress. Mas afundará o futebol de vez…

    No fim, como já podemos ver a Globo e demais ligadas à FlaPress já tem mostrado, o Vasco é o vilão maldito de Joinville, tendo aparecido na telinha mais vezes a cara do torcedor vascaíno batendo, após apanhar, no santinho do torcedor do Furacão, que Especial Roberto Carlos ao longo dos anos na Globo no fim de ano. Sabemos que as autoridades de Joinville já identificou mais de 60 torcedores na briga, a grande maioria é do Atlético-PR, e a Globo para de mostrar os envolvidos. O Vasco é visto como “o malvado”, o Fluminense é “malvado”, Flamengo é esquecido embora tenha real possibilidade de rebaixamento para que sua torcida fique blindada e a Portuguesa é a santinha e injustiçada equipe de São Paulo.

    E tem mais! No fim, o resultado do julgamento de hoje, para o caso das irregularidades, a Portuguesa foi punida e o Flamengo também. Perderam ambos 4 pontos. No momento, a Portuguesa está rebaixada, junto do Vasco, da Ponte Preta e do Náutico. Mas a virada de mesa será consumada e ninguém será rebaixado. Essa é a garantia da Lusa para permanecer na primeira divisão mesmo tendo obedecido o pedido/ordem de Flamengo/Globo e cia? Ano que vem poderemos ter um campeonato de 22 clubes ou 24. Mas antes disso, ainda haverá recursos de todas as partes.

    Caso resolvam salvar todos, o Fluminense por ter direito a permanecer devido a irregularidade do Flamengo, a portuguesa porque obedeceu, o Flamengo porque manobrou como sempre, teríamos um campeonato com 21 equipes!! (3 rebaixados e 4 promovidos)

    Mas 21 é número ímpar. Para ficar melhor, o próximo time rebaixado e que também está envolvido em recurso, com direito, (diga-se de passagem) o Vasco completaria o número par que melhor configura um campeonato. Mas Náutico e Ponte Preta não vão ficar de braços cruzados e se acomodarem com o ocorrido, pensando, “ah, vocês podem e nós não, tudo bem”… A CBF mantém os 20 e soma com os 4 promovidos, Palmeiras, Chapecoense, Sport e Figueirense.

    Melhor que isso, só se for feito o que já estavam manobrando há alguns anos. A volta dos mata-matas. Com 24 clubes, dois grupos de 12, classificam os 4 primeiros de cada grupo, ou outra fórmula qualquer, montam as Quartas, as Semis e a final. Campeonato “emocionante”, no ano de Copa do Mundo justamente no Brasil. Com a fase de mata-mata, o calendário fica mais curto, principalmente com a parada de um mês para a Copa do Mundo e agrada também ao Bom Censo FC, que procura justamente por isso. Será que estamos presenciando uma nova versão de um Clube dos 13 que está sendo criado?

    Não se deixem enganar. Esta é a opinião analisada de forma fria e com calma do AQIPOSSA. Forme você também sua opinião, Se for a mesma que está aqui neste post, DIVULGUE! ESPALHE! COMPARTILHE nos seus twitters e Facebooks. É um favor gigantesco que você fará pelo Futebol no Brasil. Tentem mostrar essa visão aos torcedores da Portuguesa também.

    O Flamengo no seu devido lugar! A série B!

    A SAÚDE DO FUTEBOL DEPENDE DELE SE LIBERTAR DA REDE GLOBO!

    • don pepito

      Que rolo… 24 clubes… mata-mata… que coisa mais anos 90.

      No mais, o correto é Bom Senso, com s. Bom Censo é o que o IBGE faz.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo