Justiça e dolo



Para os legalistas que querem ver a Lusa na Série B, vou com Tostão, para quem a regra não pode estar acima do bom senso e da justiça.

A Portuguesa, pelo que se sabe, não agiu com má fé e não se beneficiou em nada com o episódio.

Sua diretoria e comissão técnica foram muito incompetentes no caso, mas há jurisprudência, pois o próprio STJD já livrou de punição times que infringiram o mesmo artigo que a Lusa, fora que em 2010 o Fluminense passou por problema igual e nada de punição.

Confesso a vocês que não vou acompanhar o julgamento de hoje à tarde, pois, seja qual for o resultado, quem perdeu com tudo isso foi o futebol brasileiro, que termina o ano de forma lastimável.

Espero apenas que todo esse caos sirva para repensarmos a estrutura do esporte no país e o modo de funcionamento da CBF e da Justiça Desportiva, que, a meu ver, faliu faz tempo.

Fico _para o futebol e para a vida_ com uma declaração do jurista uruguaio Eduardo Couture (1904-1956) dada a jovens bacharéis que li no blog do Juca Kfouri: “Teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justiça, lute pela Justiça.” É exatamente o que penso.

Aconteça o que acontecer, meus parabéns àqueles jogadores da Portuguesa que, mesmo contra tudo e todos e contra a própria diretoria do clube, que não paga salários em dia, honraram as cores e a camisa da Lusa e, no campo, mantiveram o time na Série A. Tapetão é outra história. Até porque entre gol de advogado e gol de jogador, fico com o segundo.

Boa semana a todos, João Carlos



  • caio natã

    você tem toda razão, da próxima vez vamos todos usar jogadores suspensos, aqueles que entram e fazem o gol da vitória aos 45 do segundo caso como Adriano, Sheik, Baier, Romário, Sávio, Fred, Felipe e tantos outros. Afinal isso é justiça onde tantos cumprem as regras até o fim e outros não, mas isso é justiça no Brasil.

    Parabéns para sua matéria muito justa mesmo.

    • Roberto

      Que dificuldade de interpretar um texto heim amigo? ele ta falando que não houve dolo, cada caso é um caso, se o tal do Heverton tivesse feito o gol da vitória caberia outra interpretação, mas o cara entrou no fim do jogo que não mudou em nada o andamento do jogo….

      • Fabio

        Vamos fazer um novo campeonato onde cada torcedor, sites e afins criam as próprias regras, por exemplo eu não somo pontos de time que não gosto (Fluminense, Flamengo, Cruzeiro, Corinthians, Vasco e São Paulo) mesmo que vençam seus jogos, dos outros eu somo 4, 5, até 6 pontos por vitória, assim teríamos vários campeões a critério de cada um e não precisaríamos de regras e leis. E rebaixamos quem quisermos também, afinal somos todos juristas, legalistas e hipócritas como o redator dessa matéria e muitos outros que encontramos por ae.

      • Luis Phillipe

        Se a Portuguesa trocou o jogador da partida, foi pra tentar ou ganhar o jogo, ou no minimo pra segurar o empate, ou o técnico trocou o jogador para perder o jogo? Essa questão de dolo não cabe nesse caso. O jogador não fez o gol mas poderia ter feito. Não tem cabimento essa linha de raciocínio. Então eu tento matar uma pessoa, mas erro o tiro….e não sou punido por isso…pq eu não acertei o tiro….como não teve dolo???? Óbvio que teve, como falei, o treinador não pos o cara pra Lusa perder o jogo, obviamente. Parem de criticar seus falsos moralistas. Lei é lei. O Fluminense poderia ter posto o Fred ao 40 do segundo tempo num jogo em que o Fred estava suspenso, e ele ter feito um gol, e o Flu não teria caído, mas não, o Flu seguiu o regulamento. Aff…

        • andreia

          Concordo com vc ,

        • Salgado

          Então meu amigo como falar em falso moralismo se em 2010 o seu Fluminense cometeu o mesmo erro e o próprio tribunal e as pessoas q hoje foram contra a Lusa deram parecer favorável ao seu time alegando q ñ seria justo e ético após o resultado ser obtido em campo mudá-lo no tapetão!! A verdade é uma só a CBF é carioca e como tal sempre beneficiou os times do rio…ñ poderia ter dois times grdes do estado na segundona…acho q deve ter punição sim, mas como o campeonato acabou, cumpra-se no próximo campeonato, comece com 4 ptos a menos…isso sim seria ético e moral…mas como neste país ética é só para ingles ver…#VERGONHA

          • Adib

            Comentar em blog com hashtag, isso sim é vergonha.

            Mas paciência, vamos lá. Você poderia ter se poupado dessa “#vergonha” se procurasse se informar sobre o inexistente “caso Tartá”.

    • janca

      Aqueles que entram e fazem gol aos 45 minutos do segundo tempo? Aquele jogo, naquela altura do campeonato, era um mero amistoso para a Portuguesa. Ou você acha que mudaria a história do campeonato? Não em campo. Nos tribunais já é outra história. E ainda prefiro ver o time se mantendo em campo mesmo que caia no tapetão a cair em campo e vencer no tapetão. Mas isso é questão de opinião, claro.

      • felipe de mello marinho

        Então agora vamos soltar o josé dirceu, que na sua juventude lutou pelo brasil, coitadinho dele, né é uma injustiça, sabe qual é o problema, se a CBF não cumprir com a lei vocês caem de PAU encima dela, mais se ela quer cumprir a lei vocês também caem de pau em cima dela, queria ver se fosse o famengo, que estivesse na cituação do fluminense, a imprenssa seria toda ela a favor do flamengo.sou tricolor acho que a queda do fluminense foi justa mais também acho que a justiça deva ser cumprida seja qualquer time que for se a portuguesa escalou o cara erradamente, que se cumpra a lei caso o fluminense tem que ser rebaixado

        • odair

          “cituação” kkkkkkkkkkk

      • Rodrigo Gatto

        Me desculpe, janca, mas o jogo valia sim. Valia para o Grêmio entrar na libertadores sem a fase prévia. Valia para o Inter e os outros clubes que ficaram atrás da portuguesa e do flamengo não conseguindo a classificação para a sul-americana. Valia três pontos como todas as outras partidas. Aliás se a justiça deve prevalecer, porque o Fluminense deve ser o rebaixado se o Criciúma terminou com o mesmo número de pontos de Flu e ganhou o jogo contra o São Paulo com um pênalti escandalosamente mal marcado? Nesse caso não há justiça? E a moral?

        • janca

          O Criciúma não foi o único beneficiado pela arbitragem. E se foi beneficiado aqui, foi prejudicado acolá. Como o próprio Fluminense foi beneficiado quando enfrentou um time misto do São Paulo no Rio. Enfim, como tenho dito, pelo menos em campo a Lusa ficou na Série A. E não por conta da entrada do jogador aos 32 minutos do segundo tempo, não. Prefiro ficar na Série A em campo a permanecer via tapetão. Vou com o jornalista Xico Sá: “Que benefício Maria levou com isso?”, referindo-se, claro, à entrada do jogador. Enfim, ainda seguindo a linha de Xico Sá, “Segunda Divisão não é vergonha, é o lugar “onde os fracos não têm vez”, pois quem tem dignidade cai e levanta com as próprias forças. Bom julgamento para você hoje, pois agora, pela terceira vez, escrevo meu famoso FUI, João. Mas eu volto, eu volto… Inclusive porque o futebol, seja qual for a decisão do tribunal, tem que ser repensado. Voltamos ao fundo do poço.

          • Paulo Carvalho

            Meus caros…

            Não é uma ABSURDA coincidência que dois jogadores, de dois times em risco de queda, tenham sido escalados irregularmente, na última rodada do campeonato???

            O primeiro irregular foi o André Santos, do flamengo, que jogou no sábado…

            O da Portuguesa entrou aos 32 minutos do segundo tempo, no jogo de domingo, aparentemente “desnecessariamente”, A NÃO SER QUE:

            Com o risco de ser rebaixado, o flamengo, ou alguém, ou alguma entidade, ou alguma empresa, ou uma poderosa rede de TV, enfim, um deles LEVOU UMA MALA RECHEADA DE GRANA para que esse imbróglio acontecesse e salvasse o “campeão de audiência” da TV brasileira.

            Lógico que devia fazer parte do “pacote” a defesa ferrenha (e financeira) da Lusa nos tribunais e, principalmente na mídia – que é o que estamos vendo com o linchamento covarde do Fluminense.

            Se são levianos e covardes ao ponto de lançarem suspeitas sobre o Fluminense, tenho toda a liberdade de “supor” que esse ESQUEMA foi montado para livrar a cara do flamengo, com o apoio arriscado da Lusa.

            Afinal, o clube já havia “vendido” seu mando de campo no primeiro turno ao flamengo..

            Infelizmente, tudo o que penso (e acredito) é POSSÍVEL…

          • rodrigo

            nao sou nem tricolor, mas me pergunto, qual a relacao entre o time misto do Sao Paulo e um flagrante erro de arbitragem?por acaso quando o criciuma pegou o spfc ele estava brigando pelo brasileiro? e a desculpa de que a arbitragem erra pros dois lados e portanto é justa é uma falacia sem tamanho. vide o corinthians campeao em cima do vasco, o fluminense campeao ano passado. no ano que a arbitragem erra mais pra certo time ele ganha. nao digo que exista conspiracao, mas esses erros toscos abrem brecha para critica. deveria haver alguma forma de se revisar lances, principalmente os toscos como aquele penaltimpedimento (gostou do meu neologismo?)

      • Leonardo

        Caro Janca fale da Lusa e não cite episódios passados como em 2010 em que você afirma que o Fluminense passou por uma situação parecida a da Portuguesa, só que se esqueceu de pesquisar ou não quis. Mas o fato é que o jogador Tartá atuou de forma REGULAR como citou o Jornalista Paulo Vinicius Coelho em seu blog, portanto o Fluminense não teria que ser punido. ST.

      • Luis Phillipe

        Se a Portuguesa trocou o jogador da partida, foi pra tentar ou ganhar o jogo, ou no minimo pra segurar o empate, ou o técnico trocou o jogador para perder o jogo? Essa questão de dolo não cabe nesse caso. O jogador não fez o gol mas poderia ter feito. Não tem cabimento essa linha de raciocínio. Então eu tento matar uma pessoa, mas erro o tiro….e não sou punido por isso…pq eu não acertei o tiro….como não teve dolo???? Óbvio que teve, como falei, o treinador não pos o cara pra Lusa perder o jogo, obviamente. Parem de criticar seus falsos moralistas. Lei é lei. O Fluminense poderia ter posto o Fred ao 40 do segundo tempo num jogo em que o Fred estava suspenso, e ele ter feito um gol, e o Flu não teria caído, mas não, o Flu seguiu o regulamento. Aff…

      • claro que mudaria, o grêmio lutava por vaga na libertadores, e a portuguesa com certeza queria melhor colocação. Agora vamos enumerarmos os fatos:
        1- o Coritiba estava ameaçado de rebaixamento e ia entrar ou entrou com uma liminar contra a portuguesa, solicitando a perda dos pontos por ter excesso de jogadores emprestado de outros times da série A e nada foi comentado com esse alarde.
        2- na realidade o Flamengo cometeu o delito no sábado e seria punido, e como a Portuguesa cometeu o mesmo equivoco quiseram livrar a cara do Flamengo. Mas o culpado é Fluminense.
        3- Se fosse a Portuguesa na 17º posição e tivesse na disputa dois grandes do futebol para cair
        estaria esta polêmica toda. A jurisprudência é para todos ninguém está isento, acho que nem os menores infratores eram para estar isento, mas, isso é outra esfera.
        4- Doa a quem doer o campeonato e feita de 38 rodadas e se ouve a 39ª como os leigos e reacionários vem questionando, e porque houve dolo na 38ª, deixem de falso moralismo e lembrem-se na lei o direito de um começa com o de outrem termina. E na vida farinha pouca meu pirão primeiro, isso é visão de justiça fechamos os olhos para impunidades, a lei e claro o suspenso não pode jogar, não interessa se vai modificar o resultado, se é confraternização entre amigos, existe um campeonato com regras e times que depende de seus resultados e resultados dos outros, será se o São Paulo não entrega o jogo para o Coritiba, ou juiz dá penalty com 3 metros de impedimento estaríamos aqui discutindo a queda do Flamengo.
        Por fim que a justiça seja feita, e se o time do Fluminense jogar a série B não desonra alguma, o Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Botafogo entre outros jogaram e nem por isso sua torcida deixou de amá-los. E se jogar série A que respeitem o clube pois a decisão foi justa, a infrator e ele deve ser punido independente de sua casta na sociedade esportiva.

      • Gonçalo Vieira

        Não valia nada? mero amistoso? e a vaga pra sulamericana que foi perdida pelo Internacional por causa deste resultado? e a garantia de vaga direta por parte do Gremio por culpa deste resultado? use outros argumentos mas o que tal jogo não valia nada é falho e vazio, todo jogo vale algo, tanto para os times envolvidos como para os terceiros.

      • Adib

        Diga isso a algum flamenguista, que venceu no tapetão. Arrumou um pato pra ser rebaixado no seu lugar e outro pra ser apedrejado na internet.

        E ninguém é rebaixado “em campo”. Campanha medíocre o Criciúma, Coritiba e a própria Portuguesa também fizeram. Quem os rebaixou foi o regulamento, que rebaixa apenas 4.

        Não deixa de ser interessante e bizarro essas realidades paralelas que você pode frequentar dependendo do blog que visita. Aqui, por exemplo, eu sinto um cheiro forte de carniça. A Portuguesa (ahem… a Portuguesa né… sei…) devia ir à justiça comum, ao Serasa, até ao tribunal de Haia.

        Eu prevejo que o risco Brasil aumentará quando todos os urubus cancelarem seu gatonet. O apocalipse está chegando.

    • Lopes

      Aposto que no caso Tarta você defendeu com veemência o não cumprimento da Lei, e o mesmo vale nas DUAS viradas de mesas anteriores, ou quando o Flumimense passou DIRETO DA SÉRIE C PARA A SÉRIE A.
      O torcedor do Fluminense não tem o DIREITO de falar em cumprimento de leis, pois é o Clube mais sujo do Brasil.

    • Eduardo

      Caio, volte para o Gibi, este texto não é para seu nível…

  • Mario

    os atleticanos do Galo gritam : “caiu no orto , ta morto”
    os tricolores do Flu gritam: “caiu no STJD ta morto”

    o STJD não é serio , não liga p/o que é certo ou errado , eles são politiqueiros que ferram os menores e privelegiam os maiores , não vou ficar espantado com nada que eles fizerem de ruim p/o futebol.

    janca abrçs , boa semana e boas festas

    • janca

      Mario, ótima semana pra você também e boas festas desde já, Janca

  • João, tem razão… para que regulamentos? Bom senso é fundamental nessas decisões. O atacante Fred cumpriu justa e corretamente os jogos que pegou na decisão do tribunal em jogo contra o Vasco. Vários outros jogadores cumpriram suas penas ao longo do campeonato 2013, nas quatro séries. Mas a pobrezinha da Lusa, em um jogo não oficial, fora do campeonato, escalou um jogador com quem não poderia contar… Besteira! Foi expulso, pegou dois jogos… mas não vale nada mesmo (opa!valia o vice campeonato para o Grêmio), coloque-se o jogador na súmula, coloque-o em campo… não há leis, há bom senso. Justiça? E quem cumpriu as penas aplicadas? E se o Fred voltasse um jogo antes do permitido? Você concordaria com ele ou escreveria texto afirmando sobre virada de mesa? Amigo, é melhor não escrever asneira, pois a intenção é clara: ver o Fluminense na série B, encobrindo a falta de organização de um clube profissional, série A. E se fosse no lugar do Flu o time para o qual você torce? Certeza que o discurso seria outro. Bairrismo não, irmão. Pode chorar, pois o Flu estará de volta à série A, SEM VIRADA DE MESA. Chore, irmão!

    • janca

      Como de volta à Série A? Se estará de volta, é porque caiu para a B…

    • Guilherme

      Um clube altamente organizado fez isso em 2010……..

    • Sergio B

      Por mim, a Lusa tem que pagar porém para o próximo calendário, assim fica tudo certo, ela paga e não altera o campeonato….ai quero ver qual vai ser o argumento dos torcedores que so sabem agir com a emoção e não com a razão

  • marcio lopez

    Caro amigo,informe-se melhor pois como jornalista é sua obrigação.Em 2010 o “problema igual” que vc cita por qual o Fluminense passou foi na verdade completamente diferente e o jogador Tartá tinha totais condições de jogo.Não vou ficar explicando o que houve para vc,pois,repito,é sua OBRIGAÇÃO COMO JORNALISTA PESQUISAR E ANALISAR OS FATOS ANTES DE SAIR ESCREVENDO MENTIRAS TENDENCIOSAS EM SEU BLOG.Abçs.

    • janca

      São similares, sim. E há jurisprudência.

      • Guilherme

        Poxa Janca, vc insiste nesse tópico de 2010. Tartá cumpriu a suspensão correta e jogou de forma regular. Ao menos leia o que escreveu o PVC. Senão, pesquise. Faça seu trabalho com o brilhantismo usual. Não se deixe levar pela paixão cega, pelo nevoeiro da mágoa, ok?

      • Marcio Costa

        Ou tu és muito mal informado ou então és pior e não merece estar em veículo tão importante. Se tu não te informastes que o Tartá, ao ser transferido para o Flu, trazia consigo 2 cartões amarelos e, na primeira oportunidade em que foi punido jogando pelo Flu acumulou o terceiro e, portanto, estava automaticamente suspenso no jogo seguinte (PUNIÇÃO QUE FOI CUMPRIDA CORRETAMENtE), como tu podes estar afirmando haver semelhanças? Que semelhança, carapálida? A tese que tentaram criar era a de que ele devia ser punido ao levar o terceiro no novo clube, o que chega a ser ridículo, afinal, quem herdaria os dois cartões anteriores no clube de origem? Se estiver difícil de entenderes, posso colorir. Ou será apenas MÁ FÉ?
        Em tempo: sou colorado e meu time foi sim prejudicado por conta da classificação final. E se no futuro as cotas de TV forem estabelecidas usando esse critério, como é na Europa? E a Sulamericana?

  • Deveriam ter avisado antes ao Fluminense, só assim ele tb poderia ter usado o Fred nas 4 partidas que ele ficou suspenso.

    • janca

      Aí seria diferente, porque ficaria clara a intenção de tirar vantagem.

      • coelho

        entao escalar o jogador sem condicoes de jogo e ou nao e tirar vantagem?
        ‘Pelo jeito esse e mais um blog que vou parar de ler…”
        O regulamento preve perda de pontos. Entao e isso que DEVE acontecer e TODOS os advogados acostumados a esse tal de STJD dizem que isso que vai acontecer (vide Daniel Cravo).
        Bom mesmo seria se dois times chegassem na ultima rodada com tres jogadores suspensos, lutando pelo campeonato e jogassem um contra o outro na ultima rodada. Um time deixa os jogadores suspensos sem jogar e perde o jogo. Enquanto o outro escala os jogadores suspensos e ganha o jogo. Esse time e o Campeao entao???? descumpre a regra e ganha o campeonato….”Nos olhos dos outros e refresco…”

  • Victor Dunstan

    Fala Janca…continuo achando que foi erro por parte do advogado,esse pago pela cbf…e esse tal de Stjd deveria ter site indicando as coisas,ser mais claro em relação a esse asunto,expor o que aconteceu e talss!!

    • janca

      Deveria inclusive comunicar _por meio de um site próprio, como você bem aponta_ quem tem e quem não tem condições de jogo. Mas por que iria simplificar se pode complicar?

  • Jérsão

    Janca, te digo o seguinte: se houver (mais uma…) virada de mesa pró fluminense, não assisto um jogo sequer do campeonato do ano que vem, quiçá nem dos seguintes, até que o fluminense jogue a segunda divisão. Não sou palhaço!

    • Paulo Eduardo

      somos dois!se o flor for beneficiado de alguma coisa sou a favor do Vasco e da Portuguesa e sei lá quem mais for prejudicado entrar com ação em justiça comum,recurso e sei lá mais o nome que se possa dar e melar esse campeonato todo,que dentro de campo já foi sofrivel e fora tá feio demais…o argumento principal do presidente do julgamento que puniu o Vasco e o Atletico com os portoes fechados foi o artigo da FIFA,e a mesma tem um artigo que possibilita os clubes punidos terem seus pontos no campeonato seguinte quando esse mesmo campeonato já tiver o seu fim..vamos ver se eles sao tao coerentes quanto dizem

    • Adib

      Tem certeza? Tá falando como um.

  • Jorge Augusto

    Me desculpe, Janca…. mas sua informação a respeito do Cruzeiro (neste ano) e do Fluminense (em 2010) está equivocada. Sem muito esforço, busquei as informações oficiais destes casos. No Caso do Cruzeiro, não houve condenação a pagar multa e não retirar os pontos. O STJD ABSOLVEU o Cruzeiro, por entender que não houve falha do Cruzeiro e sim da Federação Mineira de Futebol, que recebeu o contrato do goleiro reserva (relacionado para o banco e que não jogou) e não o publicou no BID. Mesmo assim, a decisão foi por maioria e não por unanimidade (como no caso da Lusa e do Flamengo). Mesmo assim, o procurador do STJD recorreu da decisão de sua própria corte.
    No caso do Fluminense em 2010, seu erro é mais grosseiro ainda (não julgo sua intenção, pois não me cabe): O Tarta levou dois cartões amarelos pelo Atlético-PR e mais um pelo Fluminense: como DETERMINAVA A REGRA, cumpriu a suspenção no jogo seguinte. Simples assim. Posterior a este fato, o Duque de Caxias passou pela MESMA SUTUAÇÃO DO FLU na série B, sendo que, neste caso, o jogador em questão foi escalado. A CBF comunicou, o STJD denunciou e foi a julgamento. Por decisão também dividida, o STJD não retirou os pontos do Duque de Caxias, por também entender que a falha foi no registro dos cartões. Neste caso de 2010, não houve sequer comunicação ou denúncia contra o Fluminense. Nem por parte da CBF ou do Cruzeiro ou do Corinthians (beneficiados indiretos, caso houvesse punição). Mas friso: não houve QUALQUER IREEGULARIDADE POR PARTE DO FLUMINENSE OU DE REGULAMENTO NESTE CASO.

    • janca

      Então converse com o Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD, que se contradisse de 2010 para 2013, o mesmo que afirmou que não há escapatória para a Lusa e que quer punir agora o Cruzeiro, algo que não havia feito, por usar jogador irregular nesse ano, tirando-lhe três pontos. Como se tirar pontos do campeão disparado agora fizesse muita diferença…

      • Caro Janca, larga de ser ridículo! Seja homem e assuma que está errado. Contra fatos não há argumentos. Lamentável. Desculpe a sinceridade, mas te respeitava como profissional. Agora não mais….

        • clovis

          CHORA FLOR!

  • Rafael

    Bom dia João Carlos,

    Meu caro me desculpe, mas suas palavras não dizem as verdades dos fatos, no caso do Brasileiro de 2010, foi levantada a suspeita, porém ficou comprovado que não houve irregularidade no caso Tarta. Sei que pode achar que defendo o meu lado no comentário e também acho que o Flu não precisa de acordo com a sua grandeza de ajuda, mas isso não se configura, o fato é que infelizmente a Portuguesa errou e tem que ser punida, não tem como abrir precedentes senão vira bagunça, todos cobram mudança no país mas quando vêm, querem dar um jeito pra voltar como era antes. Só pra finalizar independente da série não deixarei nunca de torcer pelo meu time!!!

    • janca

      Espero que continue torcendo, pois foi o que fizeram torcedores do Corinthians, que depois até campeão mundial foi, Grêmio, Botafogo, Palmeiras (duas vezes), Vasco, Atlético-MG, atual campeão da Libertadores. E foi o que fizeram os próprios torcedores do Fluminense quando o time jogou a Série C, Rafael. Um abraço, boa sorte no tapetão, vida que segue, futebol brasileiro e Justiça (?) Desportiva precisando de revisão completa e agora FUI. Ainda com os votos de uma ótima semana a todos, João Carlos

  • marcus

    perfeito!!!

  • EMERSON

    bebi muito ontem, peguei o carro e atropelei uma familia, sem intenção, foi um pequeno erro de calculo…
    danem-se as leis, por favor me ajudem, eu nao tive a inteção…

    • janca

      Se você bebeu, assumiu o risco de matar. E tem que pagar por isso.

      • Amilton Filho

        OPA! ENTÃO SE A LUSA COLOCOU UM JOGADOR IRREGULAR, ASSUMIU O RISCO E TEM QUE SER PUNIDA TAMBÉM?

        • luiz carlos fernandes

          caro vai torcer paro outro time que voce sofre menos ok

        • Dudu

          Ótima ilustração Amilton, bate o martelo que esse tal de Janca não tem mais argumentos.

  • cosme

    OS TORCEDORES DO FLUMINENSE ACHAM QUE CAIR P/ A SERIE B É A SUPREMA VERGONHA DE UM CLUBE,NÃO É,GRANDES CLUBES DO BRASIL E DO MUNDO JÁ CAIRAM,GRANDES EUROPEUS INCLUSIVE,MUITO MAIS VERGONHOSO É ESTA BUSCA FORA DE CAMPO P/ PERMANECER NA SERIE A,A SERIE B NÃO APAGARÁ A HISTORIA DO FLU,COMO NÃO APAGOU AS DOS DEMAIS,MAS A MANCHA DE PERMANECER NA SERIE A POR UM DETALHE,JÁ QUE A COMPETENCIA DENTRO DE CAMPO NÃO CONSEGUIU NÃO HONRA E NÃO DIGNIFICA A HISTORIA DO FLU,QUE SE PUNA PORTUGUESA E FLAMENGO ,MAS NO BRASILEIRÃO 2014,POIS O DE 2013 JÁ ACABOU,AFINAL SER GRANDE NÃO É JOGAR A SERIE A DO BRASILEIRO É AGIR COM HONRA ,DIGNIDADE E GRANDEZA,E P/ OS DE MÁ FÉ ,O TOSTÃO NÃO ESTA DEFENDENDO BURLAR AS LEIS,ELE LEMBRA SABIAMENTE QUE SE AS LEIS NÃO FOREM TEMPERADAS COM O BOM SENSO NÃO PASSARÃO DE LETRAS MORTAS,QUE SERVEM MAIS A ILEGALIDADE DO QUE O CONTRARIO…

    • Caro Cosme. Engano seu. Jogamos a 3a divisão juntos com o time. Com o Flu onde o Flu estiver. Agora regulamento é feito para ser cumprido. Um abraço e Feliz Natal!

    • marco

      É isso aí Cosme. A única coisa que o Fluminense vai conseguir é atrair o desprezo e irritação dos demais torcedores.

  • Janca, pra mim que caiu pra segundona foi o STJD e para terceirona foi a CBF. Com suas regras e suas decisoes. Eles estao sempre caindo no lugar do fluminense. Pois quando nao tem leis que o salve… eles mudam o campeonato para servir de convites pro flu nao jogar a segundona. Esse clube tem mais advogado bons doque jogadores. Entao perde a vaga em campo , por ter time horrorosos e ganha um jeito de focar na primeirona. E o pikr que a imagem deles com isso so nos deixa com muita raivas deles por esses merdele todo e srn.

  • João Paulo

    Só uma correção, você que é um jornalista de um portal tão renomado deveria informar-se melhor sobre certos assuntos, o caso da fluminense não é igual ao ora apresentando pela portugues, no caso de 2010 vc pode até questionar o posicionamento do procurador do STJD, mas oq ocorreu de fato naquele caso foi que:

    – o duque de caixias escalou de forma irregular um jogador na 2ª divisão, jogador este que havia sido punido com um cartão amarelo em seu clube anterior, deveria então cumprir suspensão automatica ao receber mais dois cartões pelo duqe de caxias, mas como o duque provou que não havia como saber desse primeiro cartão pois no guia de transferência do jogador não existe o registro de tais ocorrências o tribunal optou pelo absolvisão.

    – no caso do fluminense o jogador Tartá recebeu dois cartões amarelos pelo Atl-pr e mais um depois de se tranferir para o flu, logo no jogo seguinte cumpriu a suspensão automatica como determinar a lei.

    – o fato do duque de caxias ter sido absolvido não alterou a legislação, da mesma forma que em caso de absolvição da portuguesa a legislação deve continuar em vigor, até pq não é o tribunal quem dita as regas ele apenas as aplica ao caso concreto.

    – quanto ao posicionamento do procurador do STJD esse sim pode ser atacado e condenado.

  • Anderson

    Antes de publicar essa asneira procure se informar, pelo que todos sabem a tal história do Flu em 2010 o jogador do Tarta não passa de caô da impressa, pegue as sumulas e verás que tarta cumpriu 1 jogo de suspensão automática naquele ano, recebeu 2 cartões pelo patético paranaense e um pelo FLU, 2 + 1 igual a 3, no jogo seguinte ele não jogou. Para de querer inventar história impressa marrom…Por isso que o Paulo Vinicius Coelho é o melhor comentarista esportivo, o cara fala e mostra os fatos…

  • joe LHP

    STJD não possui credibilidade nenhuma, todos sabemos o real interesse desse tribunal de faz de conta.

  • Marco

    FLOR PAGUEM A SÉRIE B

  • Marcão Mengão

    Deprimente ver gente aqui nos comentários querendo dar uma de gato-mestre entendedor de futebol, de leis e blablablá…

    Pra começo de conversa, NÃO SOU ADVOGADO, mas sei que leis são INTERPRETATIVAS. Ou alguém acha que Direito é uma ciência exata? Então, pode ser que o resultado desse julgamento tenha uma centena de desfechos, como, por exemplo, ninguém ser punido, só um ser punido, ambos serem punidos E perderem pontos, ambos serem punidos com perda de pontos NO ANO SEGUINTE, enfim, tudo que se puder pensar poderá acontecer hoje e, de qualquer maneira, abrir-se-á uma série de precedentes.

    Outra questão é com relação à JURISPRUDÊNCIA. Não é o que o povo ACHA que é um caso igual, parecido ou diferente. É o que de fato É igual, parecido ou diferente em termos de MODO e EFEITO. Sem falar no entendimento e na INTERPRETAÇÃO do STJD.

    Não estou aqui defendendo nenhuma tese, mesmo sendo flamenguista. Sei que QUALQUER COISA PODE SER RESOLVIDA HOJE, justamente pelas explicações que faço acima. O que vier, virá, independendo do gosto de tricolores, flamenguistas, lusitanos ou outros.

    E, claro, sempre lembrando que as intenções do STJD podem ser escusas, até porque, a lei, mais uma vez, é INTERPRETATIVA.

    SRN’s!

    • janca

      É bem por aí, Marcão. Sua explicação e suas ponderações são muito boas, porque o direito não é mesmo uma ciência exata. Nem poderia ser. E seja qual for a decisão do STJD a questão tem que ir além. É hora, como tenho insistido, de rediscutir uma série de pontos do nosso futebol, não só o calendário. A própria estrutura da CBF, federações estaduais e “Justiça” Desportiva, por que não? Bom julgamento (parece piada…) a todos que por hoje FUI mesmo, João

      • Marcão Mengão

        Claro, Janca! A coisa tem que mudar! Não adianta dizer que “é a lei, e a lei tem que ser cumprida” se isso só acontecer nesse caso. Aí, chega ano que vem, acontece o mesmo caso e a interpretação muda. Como fica?

        Ontem estava analisando duas possibilidades de retirada dos pontos, dada a condenação da Lusa e do Flamengo, uma vez que o campeonato brasileiro de 2013 acabou:

        1-) Tirar pontos na tabela definitiva poderia abrir precedente para pleitos em campeonatos passados.

        2-) Mover a decisão para o próximo campeonato poderia abrir precedente para os clubes usarem das mais variadas tramóias nas rodadas finais, já que a punição poderia ser cumprida no ano seguinte…

        Dado esse quadro, sem falar ainda na questão da diversificação da punição ao ATLETA e/ou ao CLUBE em caso de transferência do jogador de uma temporada para a outra, creio que uma mudança, apesar de muito necessária, deveria ser extremamente bem pensada e amarrada, pois a esculhambação e a malandragem sempre poderão ter lugar em casos os mais variados possíveis.

        Particularmente, até acho que a possibilidade aberta de manobras de qualquer tipo é que faz com que o futebol não se modernize…

        SRN’s!

        • janca

          Você tem razão. Se o caso acontece ano que vem e com outras agremiações envolvidas é bem possível que a interpretação mude. Até porque o direito não é uma ciência exata. Abs.

    • marcelo

      Realmente…o direito não é uma ciência exata, visto que é possível várias interpretações sobre o texto legal; todavia, a pena imposta é o que é previsto na lei, e no caso em tela, me parece que é a perda de três pontos, mais o conquistado na partida em que ocorreu a provável irregularidade. A pena não pode ser interpretada; agora, se na pena haver, a perda de pontos, ou outra punição aí já é outra coisa; não me dei ao trabalho de ler o tipo penal, mas é assim que funciona. Não torço para o Fluminense, e adoraria, vê-lo na segunda divisão, mas acho que quem vai cair é a Portuguesa, e isso está ocorrendo por interesse de terceiros interessados.

  • RENA

    Vai tomar no seu CUUUUUUUUUUUUUUUUUU seu safado.

  • Amilton Filho

    Você é burro ou se faz de burro? Não é possível uma pessoa dessa ter um blog em um site sério como o Lancenet! Meu filho, o caso de 2010 do Flu nada tem a ver, o Tartá mudou de time e com isso levou os cartões que ele havia recebido, SIMPLES, CRISTALINO, após o terceiro cartão amarelo o jogador está suspenso e CUMPRE A SUSPENSÃO! Foi o que ocorreu, até meu primo de 10 anos entende, você não?!
    Regulamento vale, pra primeira, terceira e até para a última, o jogo valia sim, vaga na Sulamericana, Vice pro Grêmio e vaga direta na Libertadores para o mesmo, se você não está satisfeito com isso, pergunte a quem pagou pelo ingresso!
    O Fluminense nada tem a ver com o erro dos outros, ouve dolo?! Não sei, o mesmo jogador pode ter roubado uma bola que levaria ao gol do Grêmio, tirado um escanteio, pode ter entrado no lugar de um jogador que poderia fazer um gol, futebol é isso, já viu o filme efeito borboleta?! Mais ou menos assim, ele entrou em campo quando não podia, e influenciou sim no resultado da partida!
    FUTEBOL É LEI + CAMPO, uma coisa está atrelada a outra, se não cumpriu a lei, está passível de punição!
    Por que você não escreve sobre o Flamengo? que pode muito bem ter comprada a Lusa para escalar tal jogador!

    • James Leal Borges

      O Flamengo está lutando pelos seus interesses, parem de tentar colocar o Rubro-Negro da Gávea no meio desta confusão em que ele não tem participação alguma, se o Fluminense ou a Portuguesa serão rebaixados isto não será causado pela perda de pontos do Flamengo, infelizmente não se esquece do nosso clube de forma alguma, somos os culpados pela incompetência alheia sempre.

      • Cris

        Concordo com vc James, tem idiotas dizendo que o fla comprou a lusa porque seria rebaixada na ultima rodada, só sendo acéfalo mesmo, com 48 pontos?, se eu já tinha nojo desse time de terceira, agora mesmo que odeio, o único time da CBF chama-se florminenC que depois que caiu para terceira divisão tem medo de disputar a segunda pois não subirá nunca mais, esse ano apanharam no carioca e no brasileiro e em 2014 vai ser pior as tacas que o flamengo vai aplicar nesse timinho, quanto a nossa diretoria, nota zero, Jayme lerdo demais, como escalar a ruindade do A.Santos sem certeza, o jurídico tem que ser demitido total, é muita incompetência para uma diretoria que se acha melhor que as passadas, essa CBF de merda com aquele bambi na presidência vai fazer de tudo pra ferrar o fla por causa da taça de bolinhas, mais não perdoou essa burrice cometida por essa diretoria e esse jurídico de merda.

  • artur matias

    como ja disse um grade professor de direito aos seus alunos:

    “o teu dever é defender o direito, mas quando o direito entra em conflito com a justiça, briga pela justiça.”

    não tem algo que caiba mais nesse caso que esta frase.

  • Marcelo

    Quando o sujeiro precisa mentir pra defender sua opinião é pq tem algo errado. Você mente em relação ao caso Tartá.

  • Lúcius

    Dê uma multa que está bom demais! E o Flu que volte em 2015. E fim de papo.

    • Wagner Medeiros

      Pragmático !!!!!!!!!!

  • Guedes Bsb

    Seguindo a linha da imprensa, vamos então caracterizar o “dolo”. A portuguesa escalou equivocadamente, não houve “dolo” pois o jogo não valia mais nada pra ela, mas para o Grêmio valia sim, a classificação na libertadores… E agora!? Tudo bem coitada da portuguesa… E o Flamengo, sabia que não podia escalar e escalou… Como é que fica isso!?! Se formos seguir essa linha exdrúxula da propagada sem responsabilidade pela imprensa, o Flamengo deve ser rebaixado.
    Para o campeonato ser decidio em campo, o mesmo requer o cumprimento de regras, logo…

  • É claro que mudaria, em uma competição sempre há interesses, sem essa de cumprir tabela, e os outros competidores, o grêmio lutava por vaga na libertadores, e a portuguesa com certeza queria melhor colocação. Agora vamos enumerarmos os fatos:
    1- o Coritiba estava ameaçado de rebaixamento e ia entrar ou entrou com uma liminar contra a portuguesa, solicitando a perda dos pontos por ter excesso de jogadores emprestado de outros times da série A e nada foi comentado com esse alarde.
    2- na realidade o Flamengo cometeu o delito no sábado e seria punido, e como a Portuguesa cometeu o mesmo equivoco quiseram livrar a cara do Flamengo. Mas o culpado é Fluminense.
    3- Se fosse a Portuguesa na 17º posição e tivesse na disputa dois grandes do futebol para cair
    estaria esta polêmica toda. A jurisprudência é para todos ninguém está isento, acho que nem os menores infratores eram para estar isento, mas, isso é outra esfera.
    4- Doa a quem doer o campeonato e feita de 38 rodadas e se ouve a 39ª como os leigos e reacionários vem questionando, e porque houve dolo na 38ª, deixem de falso moralismo e lembrem-se na lei o direito de um começa com o de outrem termina. E na vida farinha pouca meu pirão primeiro, isso é visão de justiça fechamos os olhos para impunidades, a lei e claro o suspenso não pode jogar, não interessa se vai modificar o resultado, se é confraternização entre amigos, existe um campeonato com regras e times que depende de seus resultados e resultados dos outros, será se o São Paulo não entrega o jogo para o Coritiba, ou juiz dá penalty com 3 metros de impedimento estaríamos aqui discutindo a queda do Flamengo.
    Por fim que a justiça seja feita, e se o time do Fluminense jogar a série B não desonra alguma, o Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Botafogo entre outros jogaram e nem por isso sua torcida deixou de amá-los. E se jogar série A que respeitem o clube pois a decisão foi justa, a infrator e ele deve ser punido independente de sua casta na sociedade esportiva.

  • Luiz

    Prezado João Carlos,

    A tese que LEGALISTAS estão querendo derrubar a Portuguesa é um grave equívoco. Assumir que o cumprimento do regulamento é um equivoco gera no mínimo a certeza que a passionalidade está sobrepujando as razões com precedentes perigosíssimos. Como torcedor, concordo que o Fluminense fez uma campanha pífia, tecnicamente mediocre e que a queda de divisão (se acontecer) é consequência e não justiça. Consequência é resultado de critérios técnicos legais (o termo justiça é muito mais amplo). Me assombra estas bravatas de JUSTIÇA CONTRA O MERECIDAMENTE REBAIXADO EM CAMPO MESMO QUE A QUALQUER CUSTO, atribuição que muitos jornalistas escondem debaixo de textos bem escritos induzindo leigos a engolir que há injustiça no rebaixamento da Portuguesa e falta de bom senso. O Fluminense fez 46 pontos, O MESMO NÚMERO DE PONTOS do CRICIUMA, sendo que venceu os dois confrontos contra o time de SANTA CATARINA. Mas por causa do regulamento o número de vitórias independente do adversário tem mais peso que o confronto direto entre as equipes. Isto é JUSTO? Talvez você argumente: ué, mas isso era a regra do jogo! Então por que este clamor para não aplicar a regra do jogo? Porque é o Fluminense? Por qual motivo? Porque em 96 o Fluminense não caiu porque os times que teriam que ser rebaixados eram Atlético Paranaense e Corinthians por esquemas fraudulentos de arbitragem e o Fluminense acabou “beneficiado” (grande mentira para justificar o não rebaixamento do Corinthians)? Ou por que em 1999 o Gama entrou na justiça por causa de um embróglio entre Botafogo, São Paulo, Sandro Hiroshi e o (super poderoso) Fluminense se autopromoveu a série A? Será então que é por isso? Então não se trata de justiça, se trata de vingança…

  • JP

    Problema do Tartá não igual (termo utilizado), mas, no máximo, semelhante (que, para mim, também não é): ele recebeu 1 cartão amarelo pelo Atlético-PR e 2 pelo Fluminense, logo, cumpriu um jogo de suspensão; porém, ao receber mais 1 cartão pelo Fluminense e atuar em seguida, denunciou-se que estaria irregular pois seria o 3º cartão (no Fluminense); por óbvio, a absolvição foi completamente justa, naquele caso, pois a punição é pelo 3º cartão do jogador (independente de transferência, não se exigindo que seja no mesmo clube). Não havendo disposição alguma para anulação dos cartões anteriores quando o jogador mudar de equipe no curso do campeonato, caso em que, aí sim, exigir-se-ia que todos os cartões amarelos fossem recebidos pelo mesmo clube. A situação é diversa, pois a suspensão foi devidamente cumprida: entendimento contrário implicaria em suspensão no 3º cartão geral (1 no Atlético-PR + 2 no Fluminense) e no 4º cartão geral (3º atuando pelo Fluminense), ou seja, dupla punição; ainda, em injustiça de apenas ser punido no 4º cartão geral (enquanto os jogadores que não mudaram de equipe são punidos no 3º). A bem da informação, é necessária a retificação do texto, ou, ao menos, uma observação explicativa. Parabéns pelo blog.

  • PELO AMOR DE DEUS FLUMINENSE CAIA PRA B DISPUTE-A E VOLTE COMO TODOS OS OUTROS É SIMPLES, COMO JÁ DISSE O JANCA OS DOIS ÚLTIMOS VENCEDORES DA LIBERTA CAÍRAM RECENTEMENTE E VOLTARAM NA BOLA PQ NÃO FAZEM O MESMO????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • Nelson

    O que mais me espanta é esse discurso dos torcedores do Fluminense de que “o regulamento está aí e deve ser cumprido, doa a quem doer”. Quero saber se eles vão devolver o título de 2010 então, ou ainda, vão jogar a série B em razão daquela queda para a série C.
    Eu teria vergonha se meu time, ser beneficiado no tapetão mais uma vez às custas de uma canetada, de uma decisão. Palmeiras, Corinthians, Vasco, Atlético Mineiro, Grêmio e tantos outros cairam na bola e voltaram na bola, sem marmelada, sem deslealdade, sem milonga.

    Muito mais feio e vergonhoso do que cair, é permanecer na série A por uma decisão de um Tribunal. VERGONHA!!

  • Edson – Santo André

    Olá Janca,

    Que deprimente ver comentários de pessoas que se escondem atráz do computador, sendo tão mal educadas e chulas desse jeito só porque você emitiu uma opinião sobre esta situação do STJD.

    Não sou advogado de ninguém, nem pretendo ser, mas deve dar cada vez menos vontade de compartilhar informações e idéias com pessoas que simplesmente não respeitam opiniões diferentes.

    Cada um pode defende sua tese, mas não precisar ser tão ofensivo e mal educado assim!

    Infelizmente esse é o País que vivemos, onde o respeito esta sendo jogado na lata do lixo por muitos…

    Sobre o caso do STJD, como o Marcão Mengão disse e concordo, mas é deprimente ver o que foi feito em campo poder ser desfeito no tapetão.

    Só a CBF, patrocinadores e as emissoras que transmitem os jogos não veem que essas atitudes só desprestigiam o seu próprio produto ou, em outras palavras, é um tiro de bazuca nos dois pés.

    Abraço.

  • Reinaldo

    É só lembrar que Adolf Hitler agiu sempre dentro da mais estrita legalidade. A questão está muito além da legalidade ou não da medida. Trata-se de uma questão de moralidade. A Portuguesa, apesar de não ter agido por dolo, foi extremamente imprudente e por isso deve ser punida. Porém, punir a Lusa com a pena de rebaixamento é aplicar uma punição extremamente injusta e desproporcional.

  • Jorge

    Janca,

    A verdade é uma só: a justiça só é boa quando nos prevalece!

    Boas festas e ótimo ano!

  • Leoncant

    Nossa quanta choradeira e mais um blogueiro paulista preocupado com favorecimento de outro clube carioca. Pra piorar é o Flu, que eles não engolem pois tirou dois títulos quase seguidos do Curintia. Queria ver a repercussão entre esses blogueiros se o eventual beneficiado fosse a Ponte ou o Náutico.

    O que me surpreende, é essas pessoa ditas experientes no futebol ficarem tapando o sol com a peneira, querendo atenuar a burrice da Lusa com este papo de justiça. Que lindo. Pena que o STJD não julga moralidade ou justiça, mas sim REGULAMENTO, esse monstro recebido por todos no início do campeonato, discutido, validado e assinado por todos no inicio do campeonato e que vale, rigorosamente a mesma coisa, no final do campeonato.

    Qualquer coisa à margem deste entendimento é bairrismo, clubismo ou seja lá como vcs desejem chamar.

    Fla e Lusa um abraço e tratem de contratar profissionais eficientes, dentro e fora do campo, pois as forças agem juntas em prol do clube.

    • dermivaldo

      O Fluminense ganhou dois títulos graças a erros de arbitragem e entregadas do São Paulo e do Palmeiras.
      O fato é que o Fluminense tem pouca torcida e o clube não tem estrutura, não tem estádio, não tem centro de treinamento, não dá audiência na TV, não é um clube transparente e é um dos quatro clubes mais endividados das Américas, caloteiro e sonega impostos. Vá ver quanto vale a marca do Fluminense.
      Se não fosse a esmola do dono da Unimed já teria falido.

  • SHAOLIN

    Esse time VIRGEM DE LIBERTADORES, tem mais que pagar a série B e C que esta devendo, e devolver o titulo de 2010 para o Cruzeiro, se realmente querem justiça.
    SANTOS FC, octacampeão brasileiro, tri campeão da Libertadores, Bi-Mundial, nunca precisou de tapetão. INCAÍVEL, o unico q nunca esteve na série B.

    • JP

      1982: estaduais classificavam para a disputa da taça de ouro (série A), mas o Santos não se classificou e deveria ter jogado a taça de prata (série B); realmente, não precisou de tapetão (tribunal), foi colocado diretamente, na cara dura mesmo. “Caiu” mas não jogou a série B? Pague a série B! 😀

  • Dermivaldo

    Nunca vi clube carioca perder no STJD ou no tapetão.
    Quando há um dos grandes cariocas envolvidos em julgamento há dois pesos e duas medidas à seu favor. Isso vale até para os casos de doping, só neste ano Deco absolvido, Carlos Alberto absolvido.
    Em caso parecido o Fluminense foi absolvido e graças à isso sagrou-se campeão.
    Já era Portuguesa, infelizmente. Vergonha.

    • Nivaldo Pereira

      Escrever fatos para mostrar seus fatos e emitir sua opinião que não passa de “MERDA”.
      a expressão “merda” no final é ser Fluminense.
      Se quiser falar de fatos mostro que você desconhece a verdadeira história do futebol brasileiro.
      Posso te assegurar que o FLAMENGO foi incluído nessa história de julgamento no mesmo dia e na mesma hora de Portuguesa(Série A) e Fluminense(Série B) apenas para salvar seu fluzinho de mais um vexame de que é de disputar pela terceira vez a Serie B do futebol brasileiro, o FLAMENGO serviu apenas de pêso para dar credibilidade a punição da Portuguesa, ou seja, os Orgãos que manipulam o futebol brasileiro sabe bem definir que neste julgamento a Portuguesa seria punida, então como justificaria absorver o FLAMENGO pela suposta mesma irregularidade?
      Então seu esclarecido está justificado porque seu fluzinho voltou de novo pela janela.
      Seu ignorante de futebol e esclarecedor apenas de interesses próprios nos prove onde você leu que Flamengo e Internacional seriam rebaixados por descumprimento de regulamento.
      Primeiro me mostre qual o Regulamento da COPA UNIÃO de 1987 e onde está voce leu rebaixamento para clubes que descumpram o regulamento. Sabe a origem da Copa União 87?
      Segundo o fluzinho foi para Série B, que foi para Série C e deveria ter disputado a Serie C para voltar por méritos e por integridade moral, ética, honesta e de regulamento para a Série A e como não teve méritos, não teve ética, não teve moral e nem honestidade virou a mesa, isto sim é fato que o Brasil inteiro conhece, sabe e está escrito da história negra do futebol brasileiro assim como hoje 16/12/2013 onde o Fluminense é mais uma vez o maior protagonista de mais um escândalo no nosso futebol.
      Não compare a nobreza com o seu fluminense pois ser nobre não é ser desonesto, isto é fato que não serve de Inveja para o torcedor brasileiro de todas as classes e níveis socias.

  • Toni Paz

    Baseado neste mesmo princípio de Eduardo Couture e utilizando esse argumento, o do justiceiro, é que ditadores e ditaduras fizeram o que fizeram nos últimos 150 anos.

    Mas, independente disso, respeito a sua e a opinião do Juca. Opinião cada um tem a sua e deve ser respeitada. Eu, por exemplo, na linha do tema em voga (justiça x legalidade), acho injusto o critério de desempate ser por número de vitórias. De 9 em cada 10 campeonatos pelo mundo, o critério é confronto direto seguido de saldo de gols. E, por este critério, o Criciuma que cairia e não o Fluminense, mas a lei fala em número de vitórias e por isso acho mais que legítima a permanência do Criciuma na série A (Olha aí a legalidade valendo).

    O mais louvável, tanto em você, quanto em relação ao Juca, é que ambos não cometeram a tremenda injustiça, insensatez e irresponsabilidade de relacionarem ao Fluminense o ônus da justiça ou da injustiça ou da legalidade ou da ilegalidade.

    Boa semana para você também

  • MARIO

    Esses cariocas conseguiram acabar e desmoralizar o campeonato estadual deles, e só ver o publico a renda do campeonato passado, e agora querem acabar também com o Brasileirão.
    Muda…muda…já.

    • Paulo Eduardo

      esses cariocas uma virgula parceiro!esse resultado foi uma vergonha!!

  • NIVALDO PEREIRA

    Bem, sou torcedor de futebol e não desejo entrar no mérito da questão LEI no futebol, Lei???
    Tem e deve haver uma fórmula para evitar esse tipo de situação, os pontos corridos dão margem a este tipo de dolo(se é que houve o tal dolo).
    Poder-se-ia começar com pontos corridos e terminar no mata-mata porém deve-se cercar de todo os cuidados para que a Portuguesa de Desportos não seja vititma, ou será que não teve mesmo a sorte com este descuido?
    Será que o Flumiense tem esta sorte toda de ter um jogador irregular no último jogo e no combate direto pela vaga para ser rebaixado diretamente com a Portguesa?
    Será que o BAHIA por já não correr riscos de rebaixamento perdeu o interesse da vitória apesar de estar ganhando o jogo por 1×0 e permitir a virada para 2×1?
    Será que o Fluminense que já foi rebixado 3 vezes, Séries B, C, e B e virou a mesa porque?

  • Carlos Ayrton dos Santos

    Concordo com a punição da Lusa, afinal, devemos fazer a coisa certa. E como estamos falando de justiça, nada mais justo que o Fluminense também perca pontos por ilegalidades, afinal, estão ilegalmente disputando a primeira divisão há 14 anos sem ter saído da 3ª!!!!! Tem que perder todos os pontos desses 14 anos!!!!!!

  • NIVALDO PEREIRA

    Bem, sou torcedor de futebol e não desejo entrar no mérito da questão LEI no futebol, Lei???
    Tem e deve haver uma fórmula para evitar esse tipo de situação, os pontos corridos dão margem a este tipo de dolo(se é que houve o tal dolo, má fé ou plano B para o FLu escapar).
    Poder-se-ia começar a competição com pontos corridos e terminar no mata-mata porém deve-se cercar de todo os cuidados para que a Portuguesa de Desportos não seja vititma, ou será que a Portuguesa não teve mesmo sorte com este descuido?
    Será que o Flumiense tem esta sorte toda de ter um jogador irregular extamente no último jogo e no combate direto pela vaga para ser rebaixado diretamente com a Portguesa de Desportos?
    Será que o BAHIA por já por não correr riscos de rebaixamento perdeu o interesse da vitória apesar de estar ganhando o jogo por 1×0 e permitir a virada para 2×1?
    Será que o Fluminense que já foi rebaixado 3 vezes, Séries B, C, e B e virou a mesa porque?

  • NIVALDO PEREIRA

    Sou torcedor de futebol e não desejo entrar no mérito da questão LEI no futebol, Lei???
    Tem e deve haver uma fórmula para evitar esse tipo de situação, os pontos corridos dão margem a este tipo de dolo(se é que houve o tal dolo, má fé ou plano B para o FLu escapar).
    Poder-se-ia começar a competição com pontos corridos e terminar no mata-mata porém deve-se cercar de todo os cuidados para que a Portuguesa de Desportos não seja vititma, ou será que a Portuguesa não teve mesmo sorte com este descuido?
    Será que o Flumiense tem esta sorte toda de ter um jogador irregular extamente no último jogo e no combate direto pela vaga para ser rebaixado diretamente com a Portguesa de Desportos?
    Será que o BAHIA por já por não correr riscos de rebaixamento perdeu o interesse da vitória apesar de estar ganhando o jogo por 1×0 e permitir a virada para 2×1?
    Será que o Fluminense que já foi rebaixado 3 vezes, Séries B, C, e B e virou a mesa porque?

  • NIVALDO PEREIRA

    Torcedor de futebol e não deve entrar no mérito da questão LEI no futebol, Lei no futebol?
    Tem e deve haver uma fórmula para evitar esse tipo de situação, os pontos corridos dão margem a este tipo de dolo(se é que houve o tal dolo, má fé ou plano B de parte interessada).
    Poder-se-ia começar a competição com pontos corridos e terminar no mata-mata porém deve-se cercar de todo os cuidados para que a Portuguesa de Desportos não seja vitíma, ou será que a Portuguesa não teve mesmo sorte com este descuido? A Porguesa e vítima ou vitimar alguém com seu êrro, ou até mesmo ela própria?
    Será que o Flumiense tem esta sorte toda de ter um jogador irregular no adversário extamente no último jogo e no combate direto pela vaga para ser rebaixado diretamente com a Portguesa de Desportos?
    Será que o BAHIA por já por não correr riscos de rebaixamento perdeu o interesse da vitória apesar de estar ganhando o jogo por 1×0 e permitir a virada para 2×1?
    Será que o Fluminense que já foi rebaixado 3 vezes, Séries B, C, e B e virou a mesa porque?

  • Nilton Ballero

    Corinthians, Botafogo, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio , todos esses times caíram como pequenos e voltaram como grandes
    Fluminense mais uma vez beneficiado por meio de tapetão, assim como em 1996, agora 2013
    o próprio Fluminense em 2010 cometeu a mesma infração e não foi punido

    caiu como pequeno e voltou para série A como pequeno

    lamentável

  • dilson motta

    Janca, tenho maior admiração por você, mas comparar o caso do Tartá com o do Hewerton é desconhecimento, pois, sei que você não teria má fé.
    Tartá jogou o começo do campeonato de 2010 pelo Atlético PR, lá recebeu um cartão amarelo. Retornou para o Fluminense e recebeu mais dois cartões, logo cumpriu um jogo de suspensão. O que se tentou caracterizar é que ao se transferir o cartão seria zerado, o que não é o diz a Lei. Portanto, os casos são completamente diferentes. Abraço

  • laércio mendes castro

    O CARA QUE ESCREVEU ISSO ESTÁ, COMO DISSE O AUDITOR NO JULGAMENTO, NA PARTE DOS MAL INFORMADOS OU MAL INTENCIONADOS?

  • Karlos Antonelli

    “A VERDADE SOBRE “Irregularidades do Brasileirão”!!!
    1981 – Palmeiras saiu da Segunda para a primeira divisão no mesmo ano.
    1983 – Vasco, Santos e Guarani não se classificaram para o Campeonato Brasileiro de 1984 e entraram pela janela.
    1986 – Santos em penúltimo em 86, foi salvo pela Copa União em 1987, assim como o Botafogo.
    1987 – Flamengo e Internacional descumpriram o regulamento e deveriam ser rebaixados por isso, como foi o Coritiba em 1989.
    1992 – O Grêmio ficou em oitavo na Segundona e o que fez a CBF?
    Mudou o regulamento para subir 8 times e assim o Grêmio foi beneficiado.
    1993 – Botafogo e Atlético MG ficaram nas últimas posições, mas não foram rebaixados.
    1996 – A virada de mesa que salvou de tabela o Fluminense e o Bragantino (este, time do presidente da CBF, Nabi Abi Chedid), na verdade foi uma composição entre a CBF e o Clube dos 13 pra salvar o Corinthians e Atlético PR envolvidos em um escândalo de arbitragem.
    1999 – A Copa João Havelange foi criada em 2000 para salvar o São Paulo (que escalou o Sandro Hiroshi irregular), Botafogo e Internacional (clubes que fugiram do descenso no tapetão). Nesse ano não houve disputa da série A, B, ou C. Houve um torneio só com todas as divisões, divididas em módulos, classificados pelo ranking.
    O Fluminense disputou a Série C em 99, foi campeão e estava com tabela pronta na série B em 2000, e só voltou pra Série A em 2001, por mérito, porque foi um dos melhores classificados na João Havelange em 2000, como o São Caetano (que veio do módulo amarelo).
    2000 – O Corinthians termina a João Havelange em penúltimo, mas também não é rebaixado…
    ”PAGUE A SÉRIE B?” Vão remar!
    Querem falar do time dos outros mas… não olham para o seu próprio umbigo.
    Obs.: Sem falar no Flamengo, que deveria jogar a série B do Carioca de 1933, e o de 1988, por causa das papeletas amarelas, que deveria ter provocado seu rebaixamento, do Carioca, e consequentemente do Brasileiro, mas foi abafado…CHEGA A SER INTRIGANTE A IMPLICÂNCIA DE ALGUNS COM O FLUSÃO…
    O FLUMINENSE NÃO É A MAIOR TORCIDA, E NÃO É O MAIOR PAPÃO DE TÍTULOS DOS ÚLTIMOS 20 ANOS, E MESMO ASSIM, É O MAIOR ALVO DOS INVEJOSOS…
    DE FATO, A HISTÓRIA, A NOBREZA, E AS GLÓRIAS DO FLUSÃO PROVOCAM A MAIOR INVEJA… ISSO SIM É FATO INCONTESTÁVEL…”

    • Nivaldo Pereira

      Babaca escreve fatos para mostrar seus fatos e emitir sua opinião que não passa de “MERDA”.
      a expressão “merda” no final é ser Fluminense.
      Se quiser falar de fatos mostro que você desconhece a verdadeira história do futebol brasileiro.
      Posso te assegurar que o FLAMENGO foi incluído nessa história de julgamento no mesmo dia e na mesma hora de Portuguesa(Série A) e Fluminense(Série B) apenas para salvar seu fluzinho de mais um vexame de que é de disputar pela terceira vez a Serie B do futebol brasileiro, o FLAMENGO serviu apenas de pêso para dar credibilidade a punição da Portuguesa, ou seja, os Orgãos que manipulam o futebol brasileira sabe bem definir que nesto julgamento a Portuguesa seria punida, então como justificaria absorver o FLAMENGO pela suposta mesma irregularidade?
      Seu ignorante de futebol e esclarecedor apenas de interesses próprios nos prove onde você leu que Flamengo e Internacional seriam rebaixados por descumprimento de regulamento.
      Primeiro me mostre qual o Regulamento da COPA UNIÃO de 1987 e onde está voce leu rebaixamento para clubes que descumpram o regulamento. Sabe a origem da Copa União 87?
      Segundo o fluzinho foi para Série B, que foi para Série C e deveria ter disputado a Serie C para voltar por méritos e por integridade moral, ética, honesta e de regulamento para a Série A e como não teve méritos, não teve ética, não teve moral e nem honestidade virou a mesa, isto sim é fato que o Brasil inteiro conhece, sabe e está escrito da história negra do futebol brasileiro assim como hoje 16/12/2013 onde o Fluminense é mais uma vez o maior protaganista de mais um escândalo no nosso futebol.
      Não compare a nobreza com o seu fluminense pois ser nobre não é ser desonesto, isto é fato que não serve de Inveja para o torcedor brasileiro de todas as classes e níveis socias.

  • Antonio Dario

    Esse tal de Janca é nada mais nem menos de um tremendo filho de uma #%&*, ta querendo o que com essa materia sem fundamento, urubu recalcado.

    • janca

      O Flamengo teve um ano muito digno. Chegou, no campo, ao título da Copa do Brasil e se salvou, no campo, do rebaixamento para a Série B.

  • Ewerton

    Tem q passar é chumbo nesses BANDIDOS, O Governador manda o BOPE pra TSJD e manda coçar o dedo com vontade. Agora o Juca Kfuri ta dando a informação que o Presidente do TSJD está no cargo há 10 (dez) anos e a lei só permite 8(oito) se é questão de aplicar a lei pq a lei não se aplica a ele? COISA DE BANDIDO …

    • janca

      Passar o chumbo, não. Era só o que faltava… Mas que é algo para deixar o torcedor indignado, é. De novo um campeonato decidido no tapetão. Não o Cruzeiro, campeão com todos os méritos, mas quem caiu em campo pode se manter via STJD. Isso é triste. Para o futebol brasileiro.

  • O Fluminense já é um time desmoralizado por natureza, então não vou perder tempo. Perder na bola e caindo parar segunda e terceira divisão, não merece comentários.
    O tribunal sim este q acabou de se afundar tentado salvar este timinho de terceira divisão, um órgão q passa por cima das leis da FIFA e CBF serve para q.
    O jogador Dória do Botafogo está esperando até hj para ser julgado. Pois bem o campeonato acabou. Chupa essa.

    • janca

      Mas foi o tribunal que julgou… E é o tribunal que está em xeque, não o Fluminense. Se bem que se eu fosse torcedor do Fluminense preferiria disputar a Série B e voltar no campo _porque certamente voltaria_ a ter a imagem mais uma vez marcada por um tapetão.

  • João Raposo

    Mais um jornalistazinho!

  • Nivaldo Pereira

    Babaca escreve fatos para mostrar seus fatos e emitir sua opinião que não passa de “MERDA”.
    a expressão “merda” no final é ser Fluminense.
    Se quiser falar de fatos mostro que você desconhece a verdadeira história do futebol brasileiro.
    Posso te assegurar que o FLAMENGO foi incluído nessa história de julgamento no mesmo dia e na mesma hora de Portuguesa(Série A) e Fluminense(Série B) apenas para salvar seu fluzinho de mais um vexame de que é de disputar pela terceira vez a Serie B do futebol brasileiro, o FLAMENGO serviu apenas de pêso para dar credibilidade a punição da Portuguesa, ou seja, os Orgãos que manipulam o futebol brasileira sabe bem definir que nesto julgamento a Portuguesa seria punida, então como justificaria absorver o FLAMENGO pela suposta mesma irregularidade?
    Seu ignorante de futebol e esclarecedor apenas de interesses próprios nos prove onde você leu que Flamengo e Internacional seriam rebaixados por descumprimento de regulamento.
    Primeiro me mostre qual o Regulamento da COPA UNIÃO de 1987 e onde está voce leu rebaixamento para clubes que descumpram o regulamento. Sabe a origem da Copa União 87?
    Segundo o fluzinho foi para Série B, que foi para Série C e deveria ter disputado a Serie C para voltar por méritos e por integridade moral, ética, honesta e de regulamento para a Série A e como não teve méritos, não teve ética, não teve moral e nem honestidade virou a mesa, isto sim é fato que o Brasil inteiro conhece, sabe e está escrito da história negra do futebol brasileiro assim como hoje 16/12/2013 onde o Fluminense é mais uma vez o maior protaganista de mais um escândalo no nosso futebol.
    Não compare a nobreza com o seu fluminense pois ser nobre não é ser desonesto, isto é fato que não serve de Inveja para o torcedor brasileiro de todas as classes e níveis socias.

  • Nivaldo Pereira

    Escrever fatos para mostrar seus fatos e emitir sua opinião que não passa de “MERDA”.
    a expressão “merda” no final é ser Fluminense.
    Se quiser falar de fatos mostro que você desconhece a verdadeira história do futebol brasileiro.
    Posso te assegurar que o FLAMENGO foi incluído nessa história de julgamento no mesmo dia e na mesma hora de Portuguesa(Série A) e Fluminense(Série B) apenas para salvar seu fluzinho de mais um vexame de que é de disputar pela terceira vez a Serie B do futebol brasileiro, o FLAMENGO serviu apenas de pêso para dar credibilidade a punição da Portuguesa, ou seja, os Orgãos que manipulam o futebol brasileira sabe bem definir que neste julgamento a Portuguesa seria punida, então como justificaria absorver o FLAMENGO pela suposta mesma irregularidade?
    Seu ignorante de futebol e esclarecedor apenas de interesses próprios nos prove onde você leu que Flamengo e Internacional seriam rebaixados por descumprimento de regulamento.
    Primeiro me mostre qual o Regulamento da COPA UNIÃO de 1987 e onde está voce leu rebaixamento para clubes que descumpram o regulamento. Sabe a origem da Copa União 87?
    Segundo o fluzinho foi para Série B, que foi para Série C e deveria ter disputado a Serie C para voltar por méritos e por integridade moral, ética, honesta e de regulamento para a Série A e como não teve méritos, não teve ética, não teve moral e nem honestidade virou a mesa, isto sim é fato que o Brasil inteiro conhece, sabe e está escrito da história negra do futebol brasileiro assim como hoje 16/12/2013 onde o Fluminense é mais uma vez o maior protaganista de mais um escândalo no nosso futebol.
    Não compare a nobreza com o seu fluminense pois ser nobre não é ser desonesto, isto é fato que não serve de Inveja para o torcedor brasileiro de todas as classes e níveis socias.

  • Eduardo

    Cao Janca,

    Respeito a sua opiniao quanto ao excesso da pena, apesar de nao concordar, agora um jornalista mesmo teria pesquisado melhor este assunto de 2010! Tarta jogou de forma regular e o flu nunca foi denunciado e logo nao foi julgado no STJD. Comentarios sem pesquisa como estes inceideiam as torcidas contra o fluminense e geram violencias como ja ocorreu no RJ contra seus torcedores, isto é no minimo irresponsavel! Se voce pesquisar ira ver que igual ao Tarta em 2010, tiveram diversos jogadores de varios times que jogaram teriam jogado de forma regular, isto porque na epoca houve uma interpretacao erronea de que o julgamento do caso do Duque de Caxias faria com que Tarta e mais um monte de jogadores teriam jogado um outro monte de partidas irregulares em funçao de um pretendo precedente, mas todos eles jogaram de forma regular. Pesquise para entender como foi o caso! Nenhum jogador foi denunciado e o mais incrivel eh que so lembram que o Tarta jogou na situacao de ser punido com cartoes em um clube e depois de transferido punido com cartoes no segundo time, deve ter havido mais de 10 jogadores com igual situacao e que respeitaram a regra que vigora ate hoje. O julgamento do Duque de Caxias nao mudou a regra apenas aceitaram que naquele caso o time nao deveria ser punido.
    O caso atual da lusa e fla é mesmo discutivel e nao há lado certo ou errado, a unica coisa que deve ser dita é que nao punir ira gerar precedentes perigosos e punir sera injusto para com o futebol no que tange ao rebaixamento(sou fluminense e ainda sim penso assim), mas lembre-se que Gremio Inter e outros times ainda tinham interesse neste jogo, logo é mesmo dificil a situaçao.
    Por fim acho que deveriam ir mais fundo na questao da coincidencia de 2 times cometerem o mesmo erro na ultima rodada.

    • janca

      Segundo o Estatuto do Torcedor, lei federal, sobrepondo-se, portanto, ao que diz o texto do CBJD, revogando-o, é claro. As suspensões devem ser comunicadas nos sites das competições para terem validade. E isso só foi feito na segunda-feira, Eduardo. Portanto não é correto tirar pontos da Portuguesa. E ninguém está incendiando torcida nenhuma contra a do Fluminense. Mas em campo, queiramos ou não, o time caiu. Fora de campo é outra história.

MaisRecentes

Ainda dá?



Continue Lendo

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo