Nas entranhas do STJD



Continuo dizendo que há algo de bom em todo o imbróglio que envolve o Brasileiro-2013, que termina e muito mal no tapetão.

Temos que entrar nas entranhas do STJD e passa-lo a limpo, como começam a pedir por aí.

É possível que Flávio Zveiter, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, tenha entrada no órgão sabatinado pelo próprio pai, como bem coloca o ótimo jornalista Sérgio Rangel, quando tinha 19 anos e ainda cursava a faculdade de direito? Nem formado era…

Respondo: É possível, sim, porque a legislação permite isso. Permite nomeação por parentesco, amizade, sem necessidade de que o sujeito tenha completado o próprio curso de direito.

E Luiz Zveiter, já que a família deve se achar dona do tribunal, não acha que houve paternalismo. Com todo respeito, se isso não é paternalismo, não sei o que é… Notório saber é que não podia ser.



  • marcio-rubro-negro

    No momento que passam pela Ponte Rio-Niteroi, pois moram em Niterói, a mesma é praticamente interditada.
    Para o pessoal de São Paulo que não tem esta noção, é como se a Marginal Tietê fosse fechada para alguém passar.
    O Papa não teve tal regalia quando veio ao Rio.

  • Jonny Santista
    • janca

      Já tinha visto, Jonny. Mas os julgamentos no STJD têm um quê (e bote um quê nisso) de político. Há muitos interesses políticos em jogo nesse episódio, por isso não está sendo tratado como outros casos. Não como esse que você citou, não como o do Cruzeiro, obrigado apenas a pagar multa, nem como o do Fluminense, que foi campeão em 2010.

      • Alexandre

        Caro Janca,

        Acredito que você como jornalista, anda meio desatualizado. Estude e pesquise melhor o caso Tartá no ano 2010 ao invés de tentar lubridiar o leitores que hajem como manada e não possuem ao menos o bom senso de pesquisar os fatos para formarem uma opinião. Infelizmente no Brasil, criou-se o pensamento do que é errado está certo e o certo é o errado.
        Independente da portuguesa ter se beneficiado ou não pela escalação do jogador Héverton, “TODOS OS CLUBES QUE DISPUTARAM O BRASILEIRO DE 2013, TOMARAM CIÊNCIA DO REGULAMENTO E ASSINARAM CONCORDANDO COM O MESMO”, então como bom brasileiro e independente de clube pelo qual eu torço, seria muito mais bacana se o mesmo fosse respeitado!!!!!!!!!!!!!! Num mundo moderno, incompetência costuma custar caro!!!!!!!!! Então que os clubes e seus dirigentes sejam competentes!!!!!!!!! Por último, O fluminense citado por todos, ja deixou bem claro que vai se preparar para jogar e ganhar qualquer divisão que dispute. Será que seu clube tomaria tal atitude????? Acredito que a inveja tomou conta do futebol, uma vez, que ganhar 02 brasileiros em 03 anos, foi conseguido em campo por pouquíssimos clubes neste país.
        “O RESTO, É VIDA QUE SEGUE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

        • janca

          Em 2010 o Fluminense utilizou um jogador suspenso, o Cruzeiro reclamou que ele acabou cumprindo suspensão em jogo errado, mas o STJD preferiu não punir a equipe carioca. Na época Paulo Schmitt se disse contrário a punir o Fluminense.

  • Francisco

    Tapetão porque? Porque a Portuguesa perderá pontos pela incompetência de seu setor jurídico?
    Escolha melhor suas palavras, e diagrame melhor sua escrita. Uma bagunça.

    • janca

      Sim, o campeonato será decidido no tapetão. A Portuguesa _leia-se sua presidência (e também diretoria jurídica e de futebol, além da comissão técnica)_ errou no episódio, mas não houve dolo, há jurisprudência no mesmo campeonato, aliás, nada que deveria fazê-la perder quatro pontos. No campo, pelo menos, fez o suficiente para se manter na Série A, o que já é motivo de orgulho.

    • Carlos

      Francisca,

      Qualquer resultado que não seja obtido no campo é TAPETÃO!!!!!!

  • José

    É triste o que estão fazendo com a Associação Portuguesa de Desportos: Querer rebaixa-la para série B, para favorecimento ao Fluminense que todos nós sabemos, é lamentável, não fere apenas o clube, mas toda colonia portuguesa, com esta injustiça, que empobrece cada vez mais o sofrível futebol brasileiro. Precisamos de um Brasil com mais ética e credibilidade

    • ALEXANDRE

      A ÉTICA E CREDIBILIDADE COMEÇA COM O CUMPRIMENTO DE NORMAS, LEIS, REGULAMENTOS E ETC.
      SERÁ ISSO FOI CUMPRIDO? AINDA MAIS QUANDO VOCÊ ASSINA TOMANDO CONHECIMENTO E SE COMPROMETE A RESPEITÁ-LO? CARA ISSO É UTOPIA SUA!!!!!!!!!!!! A PORTUGUESA COMO O FLAMENGO NÃO RESPEITOU NEM UM E NEM OUTRO. VAI VER QUE É INCOMPETÊNCIA MESMO!!!!!!!!

      • janca

        Assim como o Fluminense escalou jogador irregular em 2010 e nada aconteceu, o Cruzeiro ainda esse ano recebeu apenas multa, jurisprudência abre brecha, como bem apontou a “Folha”, para salvação da Portuguesa. E não sou um legalista, prefiro ficar com a Justiça, como bem apontou o jurista uruguaio. Mas cada um, cada um. Caindo ou não para a Série B no tapetão, saber que em campo o time teve brios para se manter na Série A acho bacana. Melhor do que cair em campo e se manter via tribunal. Mas isso, repito, é questão de opinião.

  • Gustavo

    Janca eu já não vinha acompanhando mais o futebol brasileiro a uns 3 anos. Mesmo com a campanha vitoriosa do meu corinthians em 2012 eu nem acompanhei muito. Esse ano não consegui assisti um jogo, somente um certo domingo que consegui suportar ate os 15 minutos do primeiro tempo ate fechar o site em que estava acompanhando o jogo.

    O futebol br perdeu sua magina, saudade da década de 90 e inicio dos anos 2000. Essa geração brinquinho na orelha, chuteira colorida e cabelo alisado ta dando nos nervos. Mal mal consigo ver um jogo europeu, essa semana, só para não dizer que tenho implicância com futebol brasileiro, assisti Milan x Ajax da ucl e meu deus QUE PELADA HORROROSA.

    O tapetão que certamente ocorrera so fortaleceu mais ainda isso. HOJE não da pra assistir futebol muita coisa tem que ser revista, analisada. COLOCAR O STJD EM BRASILIA OU NO NORDESTE,E VARIOS E VARIOS FATORES NO FUTEBOL. Como exemplo em questão de salários, ta f…. ver um jogadorzinho que nao teria vaga nem na pelada do fds ganhando 300 mil por mês.

    • vilmar

      eis a questao em um pais que medico,professor,policia,etc… ganhao merreca um jogador ganhar r$ 20.000,00 ja e ridiculo.

  • ALESSANDRO

    BOA NOITE JANCA GOSTARIA DE FAZER ALGUMAS CONSIDERAÇOES SOBRE O QUE ESTA ACONTECENDO NO CASO PORTUGUESAXSTJD:

    1-ACHO UMA VERGONHA A POSTURA DOS GRANDES PAULISTAS E DA FPF ABANDONANDO A LUSA A PROPRIA SORTE,ENQUANTO O FLAMENGO QUE E DO RIO APOIA A PORTUGUESA,ACHO UM ATO DE COVARDIA DOS SRS MARIO GOBBI,PAULO NOBRE,JUVENAL JUVENCIO,LAOR E PRINCIPALMENTE DO SR MARCO POLO DEL NERO APESAR DE NAO SER UMA SURPRESA,POIS SABEMOS TODOS QUE TIPO DE GENTE E ESSE SR!!!

    2-SABE QUAL SERA O FIM DESSA CONFUSAO TODA????PODE ANOTAR AI:O STJD VAI REBAIXAR A LUSA,ALGUMAS DEZENAS DE TORCEDORES E CIDADAOS ENTRARAO NA JUSTIÇA COMUM,FICAREMOS POR ALGUNS MESES EM IMPASSES COM A FIA E CBF AMEAÇANDO COM PUNIÇOES E DE OUTRO LADO A JUSTIÇA COMUM GARANTINDO O DIREITO DA LUSA E NO FIM DE TUDO SE CHEGARA A UM GRANDE ACORDO: A SERIE A DE 2014 SENDO DISPUTADA POR 21 OU ATE 22 CLUBES(HIPOTESE QUE EU ACREDITO MAIS,VAO USAR A OPORTUNIDADE PARA SALVAR O VASCO)EU AFIRMO ISSO BASEADO EM UM PRECEDENTE OCORRIDO NA SERIE C DESTE ANO QUE EM VEZ DOS 20 CLUBES HABITUAIS FOI DISPUTADA POR 21 EQUIPES POR CONTA DE UM ACORDO PARA SE PARAR AÇOES DE 3 OU 4 CLUBES NA JUSTIÇA COMUM.PODE ANOTAR AI QUE E EXATAMENTE ISSO Q VAI ACONTECER!!!!

    • Gavião Brabo

      Claro que não. Vc quer salvar o teu timeco e os urubus sacaneando o meu timão? Se a tese do menguinho prevalece quem se ferra é o maior de todos, o coringão. Que não se meteu em confusão nenhuma. Se vierem mexer conosco, vão ver a encrenca em que estão se metendo. Por mim, pode cair o teu timeco, os flor, os bacalhau, os urubus. Pensando bem, ia ser fantástico ver tanto clássico carioca na segundona … Time carioca é tudo lixo. Só não mexam com o gigante, porque aí a coisa pega! Fui.

    • jc

      o flamengo está defendendo a lusa pq tem interesses …como o julgamento dele (fla) terminar e for punido, ele vai começar a defender o seu lado escreve o que eu estou falando…tudo isso está acontecendo pq é o fluminense que por ganhar do bahia ganhou a oportunidade de continuar na série A. futuramente irá acontecer outros erros e quero ver o que vão falar.

      • janca

        Com a vitória contra o Bahia o Fluminense terminou o campeonato entre os quatro últimos e, pelo menos em tese, os quatro últimos deveriam cair para a Série B. Não era o suficiente para ficar na Série A. Mas no tapetão pode ser diferente. Lá a história é outra, jc.

    • André

      Alessandro. Apesar de a cbf estar no Rio, quem a comanda são os paulistas (marin e del nero). Agora parem com essa babaquice de tratar a luza como coitadinha, vítima indefesa e mártir que ela não é nada disso, muito pelo contrário, visto que há poucos anos atrás ela junto com palmeiras e botafogo tentou instalar uma virada de mesa para não disputar a série b, segundo notícia do site da Folha de SÃO PAULO! Basta procurar no site da folha que você vai ver. E parem de demonizar o fluminense que não tem nada a ver com esse assunto e inclusive sua diretoria já está planejando a temporada 2014 com a disputa da série b!! E, pelo que estou acompanhando do noticiário, se o stjd der ganho de causa à luza, haverá uma forte possibilidade de ser o CORINTHIANS o rebaixado para a segundona, o que seria irônico já que o advogado da luza foi emprestado pelo CORINGÃO… Tem que parar com essa atitude imbecil de a maioria dos clubes brasileiros acharem que podem fazer o que bem entender em relação as regras do esporte achando que nunca vai dar em nada!! Taí: fizeram merda e vão ter que pagar!!! Se fossem mais profissionais e inteligentes como todos os dirigentes do futebol paulista gostam de se gabar que são, nada disso teria acontecido e o fluminense disputaria a série b numa boa como deveria, inclusive. Agora o desfecho é: a luza cai e o fluminense fica, ou a luza e o fluminense ficam e o CORINGÃO cai para a segundona. Ou o mais provável como você mesmo diz não cai ninguém mas com a série a não com 21 mas com 24 times!!! Tudo culpa desse clube, a “coitadinha” da luza que vocês insistem em defender!!! Portanto parem com esse discurso babaca e hipócrita e deixem a luza cair para a segundona que por essa atitude imbecil e irresponsável de seus dirigentes tem mais e que se ferrar para aprender a agir com mais inteligência e profissionalismo e sem esperar que alguém passe a mão na sua cabecinha como uma criança que faz algo errado e tenta se livrar do castigo se fazendo de vítima!!! Ah, antes que vocês insinuem, não torço pelo fluminense!!!

      • Mauro

        André, vc é muito cara de pau de querer comparar Fluminense com o Palmeiras. Caímos de cabeça baixa e subimos de cabeça erguida.

        Torcedor do Fluminense não pode falar nada de justiça e direito, vcs não tem moral.

        Quero que vcs caiam mesmo e paguem pelo menos uma série B.

        Já foram vários casos favorecendo seu time, 1996 que teve virada de mesa, e chegando ao cumulo do ano 2000 subindo da série C para a A.

        Que moral vcs tem?

      • ALESSANDRO

        ANDRE VC LEU SOMENTE A PRIMEIRA PARTE DO QUE ESCREVI E SE LEU O RESTANTE NAO ENTENDEU!!!

        TODA ESSA CONFUSAO E PROPOSITAL,A LUSA NAO VAI CAIR,NINGUEM VAI CAIR,ATE PARECE QUE NINGUEM AQUI CONHECE OS DIRIGENTES DE CLUBES E FEDERAÇOES QUE NOS TEMOS,TODA ESSA CONFUSAO TEM UMA UNICA FINALIDADE:SALVAR FLUMINENSE E VASCO,COMO EU JA DISSE PODEM ANOTAR AI EM 2014 A SERIE A DO BRASILEIRAO SERA DISPUTADA POR 22 CLUBES,ATRAVES DE UM GRANDE ACORDO PARA A LUSA RETIRAR AS AÇOES DA JUSTIÇA COMUM,QUE CERTAMENTE ELA IRA ENTRAR APOS PERDER O JULGAMENTO DE HOJE!!!!!!!!

    • André

      Apesar de a cbf estar no Rio, quem a comanda são os paulistas (marin e del nero). Agora parem com essa babaquice de tratar a luza como coitadinha, vítima indefesa e mártir que ela não é nada disso, muito pelo contrário, visto que há poucos anos atrás ela junto com palmeiras e botafogo tentou instalar uma virada de mesa para não disputar a série b, segundo notícia do site da Folha de SÃO PAULO! Basta procurar no site da folha que você vai ver. E parem de demonizar o fluminense que não tem nada a ver com esse assunto e inclusive sua diretoria já está planejando a temporada 2014 com a disputa da série b!! E, pelo que estou acompanhando do noticiário, se o stjd der ganho de causa à luza, haverá uma forte possibilidade de ser o CORINTHIANS o rebaixado para a segundona, o que seria irônico já que o advogado da luza foi emprestado pelo CORINGÃO… Tem que parar com essa atitude imbecil de a maioria dos clubes brasileiros acharem que podem fazer o que bem entender em relação as regras do esporte achando que nunca vai dar em nada!! Taí: fizeram merda e vão ter que pagar!!! Se fossem mais profissionais e inteligentes como todos os dirigentes do futebol paulista gostam de se gabar que são, nada disso teria acontecido e o fluminense disputaria a série b numa boa como deveria, inclusive. Agora o desfecho é: a luza cai e o fluminense fica, ou a luza e o fluminense ficam e o CORINGÃO cai para a segundona. Ou o mais provável como você mesmo diz não cai ninguém mas com a série a não com 21 mas com 24 times!!! Tudo culpa desse clube, a “coitadinha” da luza que vocês insistem em defender!!! Portanto parem com esse discurso babaca e hipócrita e deixem a luza cair para a segundona que por essa atitude imbecil e irresponsável de seus dirigentes tem mais e que se ferrar para aprender a agir com mais inteligência e profissionalismo e sem esperar que alguém passe a mão na sua cabecinha como uma criança que faz algo errado e tenta se livrar do castigo se fazendo de vítima!!! Ah, antes que vocês insinuem, não torço pelo fluminense!!!

      • vilmar

        e flutinha sim

    • Ricardo

      Estou avisando. Brasileirão 2014 terá 24 clubes!
      Um absurdo!

    • janca

      Que deve ter torcedor entrando na Justiça comum, deve. Agora como será o Brasileiro do ano que vem, não sei. Ainda acho que teremos 20 clubes e a Lusa na Série B, embora o clima nas últimas horas tenha mudado, com muita gente mostrando sua indignação. O silêncio dos demais clubes paulistas também me incomoda. Quem tem colocado a boca no trombone ao lado da Lusa é o Flamengo. Os paulistas têm feito papelão no episódio. Mas Del Nero e sua postura já eram esperados. Del Nero não iria brigar com o Fluminense e conta com o voto do time carioca para a eleição de 2014, quando pretende suceder na CBF José Maria Marin. Vê-lo ao lado do mais forte não é surpresa.

  • ANDRE

    janca,segue informaçao:
    http://esportes.terra.com.br/blog-do-sormani/blog/2013/12/11/contradicao-de-ex-presidente-do-stjd-e-artigo-do-cbjd-sao-aliados-da-portuguesa/
    CONTRADIÇÃO DE EX-PRESIDENTE DO STJD E ARTIGO DO CBJD SÃO ALIADOS DA PORTUGUESA

    No Esporte em Discussão desta quarta-feira, na Rádio Jovem Pan, debati com o ex-presidente do STJD Rubens Aprobatto Machado a questão Lusa/Héverton. Disse a Aprobatto que ninguém pode ser condenado por boca, como ele garantiu que acontece no STJD.

    Segundo Aprobatto, ficou acordado no órgão que o fato de um clube ser representado por seu advogado ou pelo atleta, ele já está automaticamente ciente da punição. Eu discordei; e argumentei: ser condenado por boca pode gerar confusão, pois se o juiz diz que Fulano de Tal foi suspenso por “mais” um jogo, o advogado pode entender por “apenas” um jogo. E aí, como fica?

    Por isso, disse a ele: tem que ser por escrito, tem que estar no papel, mostrando a decisão tomada pelo órgão, sob pena de equívocos na interpretação do resultado.

    Foi então que Aprobatto, ao discordar, caiu em profunda contradição. Disse ele: “Por que tem que estar no papel? Onde está escrito isso?”

    Viram a contradição? O próprio ex-presidente do STJD admite que se não está escrito, se não está no papel, não tem validade.

    Quando digo papel, entenda-se também e-mail, internet ou o raio que o parta, como disse. O que quero dizer é que tem que estar documentado. E o resultado do julgamento de Héverton só foi documentado na segunda-feira. Portanto, Héverton tinha condições de jogo no domingo diante do Grêmio.

    A Lusa, portanto, tem que se apegar nisso.

    E para corroborar ainda mais com o que digo, o artigo 43 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) em seu artigo 2º diz com todas as letras: “Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil se o início ou vencimento cair em sábado, domingo, feriado ou em dia em que não houver expediente normal na sede do órgão judicante”.

    E foi o que aconteceu: o julgamento foi na sexta-feira e o dia seguinte era um sábado. Portanto, a punição começaria na segunda-feira. Esse também é o entendimento do advogado especialista em Direito Desportivo Gustavo Lopes Pires Souza Pires. Disse ele ao site “Última Instância”: “Muitos argumentarão que todos os clubes costumam cumprir (a pena) logo no jogo seguinte e não no primeiro dia útil após a decisão. Mas isso não quer dizer que a Portuguesa errou. De acordo com o próprio código (CBJD), o jogador poderia sim estar em campo no domingo”.

    Portanto, minhas senhoras e meus senhores, se não houver marmelada, ou, se você preferir, se o julgamento não for de cartas marcadas, a Lusa não perde os pontos e consequentemente, não cai.

    A lei está do lado dela. No papel e no entendimento de juristas e até mesmo do ex-presidente do STJD.

    • janca

      Tenho lido os textos do Sormani, um ótimo jornalista e que tem feito excelente trabalho na cobertura do imbróglio que envolve a Lusa e o final triste deste Brasileirão. Esse texto, aliás, revela muita coisa. E o ato falho do Aprobatto, que parece louquinho para ver condenada a Lusa, revela muita coisa também. Muita coisa mesmo. O STJD é uma entidade arcaica. E ele, Aprobatto, não fez nada para melhorar a situação quando comandou a entidade. Tanto que vemos o que está acontecendo hoje, com o STJD na idade da pedra.

  • Com certeza eu como cidadão irei entrar na justiça comum pra defender a lusa mesmo morando no rio de janeiro,não tem como mais aceitar este tipo de coisa neste país,chamo todos os que tem esperança de ver este país melhor ainda que não seja na nossa geração mas que seja na dos nossos ta-tará netos, vamos fazer com que não tenha campeonato Brasileiro em 2014, entrando na justiça.

    • janca

      Tenho visto aqui e acolá torcedores pensando e pretendendo agir como você. Cansados do que se vê no futebol e fora dele. Apesar das ameaças de José Maria Marin a quem entrar na Justiça comum, acho que o campeonato não termina com o julgamento de hoje. Vem mais confusão pela frente.

  • Janca bom dia!!!! eu estou me colocando a disposição de todos que queiram entrar na justiça pela moralização do futebol Brasileiro quero fazer parte deste grupo, sou partidário,que fazendo assim estaremos ajudando a moralizar o futebol destas ratazanas com leptospirose futebolisticos, não haverá em 2014 campeonato Brasileiro até que seja corrigido esta sacanagem que querem fazer com a lusa, se isso acontecer vamos entrar na justiça,quem precisar conte comigo.

    • janca

      É um momento interessante, apesar de trágico para o futebol brasileiro, porque as pessoas voltam a mostrar indignação, inclusive com a estrutura que rege o esporte, o tribunal, seu procurador-geral, a CBF… É bom que as pessoas se mobilizem, seja qual for o resultado do julgamento, ainda mais porque ano que vem, em abril, teremos eleição para presidente da CBF e a entidade não pode continuar nas mãos dos mesmos. E a “Justiça” Desportiva, a meu ver, falida, tem que ser passada a limpo. Como é hoje não passa de uma piada de péssimo gosto.

  • Andre Luiz

    Gostaria de ver essa comoção Janca tendo o Corinthians escalado jogador irregular e caindo para segundona caso perdesse os pontos. O jornalismo brasileiro faliu, não é seu caso, pois respeito suas opiniões demais, mas veja como o fanatismo está destruindo as opiniões. O hipócrita Mauro C Pereira da espn pediu para que a Comenbol expulsasse o Corinthians no caso Oruro, pois estava na letra fria da lei e agora pede para relativizar a lei, esse flamenguista travestido de torcedor do Racing não engana ninguém. Esse mesmo cancer do jornalismo vive pedindo atitude ao MP para acabarem com as torcidas organizadas, mas acha lindo os barra bravas se matarem todo final de semana no país que ama.
    Não é só por parte dos jornalistas também, torcedores analisam e comentam como animais, no caso dos acidentes no estádio do corinthians muitos comemoravam, faziam piadas. Penso assim: não gosto nenhum pouco do Fluminense, mas a Portuguesa foi irresponsável e deve perder os pontos, como acho que o time que torço deveria ser punido de forma mais rigorosa.

  • Fernando Jorge

    Até o Branco, ídolo tricolor, acha uma grande sacanagem o que pretendem fazer com a Portuguesa!! Fica difícil defender o FLU. Na minha cabeça, a armação foi bem elaborada por um grupo de safados. Vejam: Se o Curitiba não tivesse ganho do São Paulo, nada disso estaria ocorrendo. A armação foi articulada para salvar o FLU, no caso de vitória do Curitiba. Reparem que o jogador da Portuguesa, zero a esquerda, que não atuou nem 95 minutos em todo o campeonato, entrou aos 32 minutos do segundo tempo, quando praticamente estava decretada a queda do FLU pela vitória do Curitiba!! GRANDE MARACUTAIA, TÍPICA DOS MESTRES DA ARMAÇÃO DO RIO.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo