Futebol que enoja



Lamentável o final do Brasileiro de 2013. Depois da selvageria em Joinville, o campeonato vai terminar no tapetão, com as decisões do arcaico STJD, que tem de analisar, por exemplo, recurso do Vasco pedindo os três pontos do jogo contra o Atlético-PR.

No caso da Portuguesa, muita coisa mal explicada e que ainda vai dar o que falar. O advogado que teria representado o clube no tribunal avisou mesmo a diretoria do resultado do julgamento? Trabalhava pra quem? Ninguém do departamento de futebol ou da comissão técnica ligou sábado para saber da decisão do tribunal? O tribunal não entrou em contato com a Lusa? Para muita gente ligada à Portuguesa aí tem, aí tem…

Mas mais do que tudo isso, há muitos pontos a discutir. Como são nomeados os integrantes do tribunal? Já não tinha passado a hora de rediscutir seu formato? A escolha de seus membros? É por meritocracia ou por amizade/parentesco? Por que nada disso entra em discussão?

Tudo isso tira credibilidade do futebol brasileiro, mais uma vez decidido não no campo de jogo, mas no velho e nada bom tapetão.

Eu, que via evolução na era dos pontos corridos, tenho que admitir, como já apontavam muitos torcedores, que não é bem assim. Houve um grande retrocesso em 2013 e há clima para virada de mesa, sim. Especialmente se algum clube entrar na chamada Justiça comum.

Não acreditava muito em bruxas, mas que elas existem, existem… É mesmo de embrulhar o estômago esse final de campeonato, a começar pelos vândalos que vimos em ação domingo.

A discussão tem que ser muito mais ampla do que férias para jogadores ou calendário do futebol brasileiro. Muito maior, vide ligação de diretorias de clubes com suas organizadas, algo que poucos querem discutir.

Quem ganha com tudo isso? Não quem gosta de futebol, certamente não. Que essa bagunça toda sirva para mudar alguma coisa, embora duvide. Sinceramente duvido. Porque o torcedor… O torcedor, ó! Pobre torcedor brasileiro…



  • Bruno MD

    Janca,

    O Vasco realmente esta tentando virar a mesa, nao tem cabimento algum o recurso pedido pelo time do Rio e ainda acho que se uma investigação seria fosse feita seria descoberto que a propria diretoria vascaina armou essa briga pra melar o campeonato.

    Sobre o caso da Portuguesa, se tudo aconteceu como tem aparecido na midia o time merece cair pela burrice. Independe se o advogado agiu de ma fe. Cabe aos dirigentes e comissao tecnica verificar o resultado do julgamento. Apesar de achar o Fluminense deve pagar a serie B a regra deve ser cumprida. Imagina o precedente que seria aberto caso fique comprovado o erro da Portuguesa e o tribunal mantivesse os pontos? Nao existiria mais suspensao no futebol brasileiro. Ja o advogado deveria ter sua licença da OAB caçada, pois um “erro” (deve ter esquema com o Flu) assim vai custar milhoes a Lusa.

    • janca

      É uma situação polêmica, há versões e versões, diferentes entendimentos, inclusive de que a punição deveria começar a contar apenas após o primeiro dia útil após a decisão e até o que seria dia útil no caso do futebol. A Portuguesa também pode recorrer do julgamento de sexta, mas prefiro não ficar na especificidade de um caso ou de outro. A questão é mais abrangente e envolve inclusive a composição do tribunal, a forma de nomeação de seus integrantes… Essa rodada do Brasileirão, caso Lusa à parte, foi marcada por um vandalismo inacreditável, como vimos em Joinville, mas não dá para acusar A ou B. Nem advogado, nem a diretoria vascaína e prefiro não ficar na questão pontual. É o futebol brasileiro que tem de ser repensado. Simplesmente não dá para continuar como está. CBF e federações, caso da paulista e da do Rio, para ficar apenas em dois exemplos, são lastimáveis. Lastimáveis, Bruno. Enfim, o que vimos no final de semana foi de embrulhar o estômago.

      • carlos

        vc como colunista deveria ler pq senão fica parecendo que vc é uma pessoa como eu um torcedor que trabalha em outra área(faço molduras e por ser profissional da minha área tenho que saber tudo sobre o que faço),se vc ler o regulamento não falaria em dia útil, vai fazer o dever de casa antes de escrever em um site importante !!!!!!!!

        • janca

          Desconfio de pessoas como você que dizem que sabem tudo sobre o que fazem. Ninguém sabe tudo. E um pouco de humildade é importante. Quem tem muitas certezas volta e meia tropeça pelo caminho. Nesse caso, especialmente, eu tenho dúvidas, até porque não sou o dono da verdade.

    • édi

      O cruzeiro escalar um jogador que não podia e foi punido apenas com uma multa de 10 mil reais… Outra a responsabilidade jurídica de indicar a pena recai sobre o tribunal… não é a portuguesa que deve descobrir que foi punida… outra porque só foi publicada a decisão na segunda-feira, sendo que o STJD da expediente no sábado até a hora do almoço…

      • janca

        Como só foi publicada na segunda-feira, há quem entenda que passa a valer para o jogo seguinte, que seria apenas no ano que vem. Mas há quem entenda diferente. Tremenda confusão, embora o tribunal esteja propenso a punir a Portuguesa, vide declarações da cúpula do STJD. Seja como for, é o Brasileiro terminando no famoso tapetão.

    • wander

      FLU PAGAR A SÉRIE B????????????? INFORME-SE MELHOR.. SE O FLU TEM QUE PAGAR A B, QUASE TODOS OS OUTROS CLUBES TB DEVERÃO… PESQUISE…
      SANTOS, S.PAULO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, VASCO, BOTA, INTER, GRÊMIO, ATLÉTICO-MG, ATLÉTICO-PR, CORITIBA, BAHIA, FLAMENGO, … TODOS TB TÊM QUE PAGAR A B… AÍ SERIA UM BOM CAMPEONATO NA B… AÍ SERIA CORRETO. NÃO SERIA JUSTO SOMENTE O FLU PAGAR A B, QD TODOS JÁ FORAM BENEFICIADOS, DE UMA FORMA OU DE OUTRA… É SÓ PESQUISAR…

      • José Pereira da Silva

        Caro Wander se vc não tem o que falar, não tem o que fazer e ainda não descobriu a formula para defender o indefensável é melhor que você fique de boca calada, afinal o Fluminense não tem nenhum jurídico a seu favor, o que tem é uma maracutaia desgraçada a favor dele, inclusive dessa prática e faz parte a muito tempo, a CBF e o STJD estão a serviço dos clubes da cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente ao Botafogo e ao Fluminense, e depois a Flamengo e Vasco, a CBF e o STJD combinadinhos estão prestando um deserviço ao futebol brasileiro, proteger o Fluminense é safadeza, putaria, desculpe a expressão, tem que ter vergonha na cara pra fazer uma injustiça dessas, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, mas o clubes do Rio de Janeiro tem é que criar vergonha na cara e pagarem o que devem e jogar futebol e não arrendar um “tapetão” maquiavélico em conluio com a CBF e STJD, estes dois órgãos são a “PROSTITUTA” do futebol brasileiro e os cliente dessa prostituta na maioria dos casos são os clubes do Rio de Janeiro, acho que já passou da hora da justiça brasileira, principalmente a justiça desportiva (nesse caso) criar vergonha na cara e aprender ser séria, honesta, transparente, imparcial, impessoal e justa.

  • HEXA

    ME SINTO UM OTÁRIO TORCENDO PRO MEU TIME, POIS NÃO ADIANTA NADA TORCER PELO FUTEBOL APRESENTADO PELA EQUIPE, JÁ QUE, DEPOIS, DEPENDENDO DOS INTERESSES, TUDO MUDA NO TAPETÃO. JURO QUE SE PORTUGUESA E FLAMENGO PERDEREM PONTOS E VASCO GANHAR PONTOS DO JOGO DA PORRADARIA EU NUNCA MAIS VOU A UM ESTÁDIO PRA VER JOGO DE CAMPEONATO “ORGANIZADO” PELA CBF. VOU ESCOLHER UM TIME EUROPEU E TORCER PRA ELE PELA TV, É MAIS SENSATO.

    • israel

      concordo com vc cara depois falao pq desanima ver futebol brasileiro os time do rio n podem cair

      • JAIME RODRIGUES

        Se a Lusa não cumpriu com o regulamento, não se salvou em campo não. Tá mais do que na hora de se entender que que o campeonato brasileiro não é aquela pelada de fim de semana que entra quem chegou na hora, que o juiz é o pereba da turma e que as regras vão mudando de acordo com o nº de valentões no time….

        • janca

          Em campo conseguiu 48 pontos. No tribunal é que pode perder quatro.

    • André Carvalho

      Se decidam…

      Virada de mesa é cumprir as regras ou deixá-las de cumprir?

      Não to entendendo…

      • Matheus Brito

        Concordo. Se for comprovada a culpa de Flamengo e portuguesa, se eles não perderem os pontos, conforme rege o regulamento, é a falência do tribunal desportivo.

        • janca

          O tribunal desportivo faliu há muito tempo, Matheus.

          • francisco

            JANCA, tá lembrado da disputa do Paulista, PORTUGUESA E SANTOS….Armando Marques…Título atribuído aos dois clubes,,quem bateu menos pênalti?????? Muitos não sabem dessa jornada….. Ainda bem que CBF tava fora……..INFORME se assim souber e achar a imparcialidade, CARACTERÍSTICA DE QUEM SABE COMENTAR…

          • janca

            E qual a relação da decisão por pênaltis, em que o árbitro errou na contagem, com o que aconteceu na última rodada do Brasileiro?

        • Felipe

          Futebol se decide no campo, não fora dele! não custa nada a CBF fazer um sistema eletrônico onde cada time saberia os jogadores liberados para o jogo ou não, coisa mais fácil do mundo!!

  • Jocinei

    Janca , esse caso da Portuguesa não esta cheirando bem , acho que esse advogado ganhou alguma coisa para dar informação errada a Lusa , seria uma carta na manga do Fluminense caso não conseguisse ficar na primeira divisão no campo . Já o caso do Vasco , não vejo como o Vasco ganhar os pontos de um jogo terminado , infelizmente depois de alguns anos o fantasma do tapetão esta voltando , coincidência ou não , times do RJ envolvidos .

    • rubens

      sou obrigado a concordar, incompetência tem limite, o advogado da Lusa, caso tenha mesmo informado o resultado do julgamento de forma errada, estava mal intencionado.

    • janca

      Não dá para afirmar uma coisa dessas, mas que o caso não cheira bem, não cheira. E há diferentes interpretações, inclusive sobre o cumprimento da punição, se deveria ter sido já no domingo ou não _há quem entenda que não.

      • francisco

        O caso é que embora nem conheça o Advogado da Lusa, prefiro esperar o julgamento, pois afinal, salvo engano, a Lusa não pronunciou em momento algum, de forma segura ter sido comunicada de um jogo – suspensão- Caluniar ou difamar não é nada legal.

        • janca

          Tampouco confirmou ter sido avisada pelo advogado. E cabem vários questionamentos em relação ao caso, que não é simples, não. Tanto que até agora não está claro se ela foi avisada que o atleta não poderia jogar. E se foi avisada e resolveu escalar o jogador é algo esquisito. Ou não?

          • Cleber Gomes

            Não foi avisada? Foi um julgamento à revelia? Não existia um representante legal na figura do advogado do clube no julgamento?

          • janca

            Um advogado que em tese não avisa o clube? Se não avisou, por que não o fez? Se avisou, por que a Lusa escalou o jogador? Ficam as perguntas. Versões são várias. E por acaso a Portuguesa, já livre do rebaixamento naquela altura do jogo, colocou o atleta para tirar vantagem? Não. E no campo escapou. No tribunal são outros 500.

    • Regra é regra. Os clubes quando assinaram, concordaram com ela. Portuguesa e Flamengo tem que ser punido. Se não forem aí sim será uma virada de mesa. O advogado representa no último levantamento feito pela ESPN ano passado representava 24 clubes de todo o Brasil, ai que está o problema.

      • janca

        Quem representa 24 clubes não representa nenhum, inclusive porque eles têm interesses conflitantes na mesma competição.

    • MONICA

      FLU PAGAR A SÉRIE B????????????? INFORME-SE MELHOR.. SE O FLU TEM QUE PAGAR A B, QUASE TODOS OS OUTROS CLUBES TB DEVERÃO… PESQUISE…
      SANTOS, S.PAULO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, VASCO, BOTA, INTER, GRÊMIO, ATLÉTICO-MG, ATLÉTICO-PR, CORITIBA, BAHIA, FLAMENGO, … TODOS TB TÊM QUE PAGAR A B… AÍ SERIA UM BOM CAMPEONATO NA B… AÍ SERIA CORRETO. NÃO SERIA JUSTO SOMENTE O FLU PAGAR A B, QD TODOS JÁ FORAM BENEFICIADOS, DE UMA FORMA OU DE OUTRA… É SÓ PESQUISAR…

  • Luis Gustavo BS

    Pois é Janca, pelo que tudo indica o Fluminense vai se safar de novo. Coitada da Portuguesa, conseguiu se safar do rebaixamento em campo mas acabará sendo lesada fora dele. Decisão totalmente política!

    • janca

      Pelo menos em campo a Lusa se salvou. Isso é um alento. Mas fora dele a briga, de fato, é mais complicada.

      • Matheus Brito

        Amigo Janca, vamos tentar entender uma coisinha. Se a Lusa e o Flamengo forem considerados culpados, não acha correto que percam os pontos? Não seria o cumprimento do regulamento? O meu time nem seria beneficiado com isso(Vasco), mas Vamos analisar:

        No jogo contra o Náutico o Vasco teve o Guinazu e o Luan suspensos pelo terceiro cartão. Eles não jogaram contra o CAP e fizeram muita falta. Apesar que acredito que não mudariam o resultado do jogo. Mas e se o Vasco não respeitasse o regulamento, colocasse eles dois no jogo e o Vasco vencesse, rebaixando o Criciuma? você seria contra ou a favor do time catarinense entrar na justiça para reverter um resultado obtido no campo?
        Não é bem assim como muita gente já está falando em virada de mesa. virada de mesa é rasgar o regulamento, nesse caso o que está sendo exigido é o cumprimento dele. Absurdo será se só a Lusa perder os pontos. Aí amigo, realmente chegamos ao fim.

        • janca

          É que talvez o caso não seja tão simples assim. A Portuguesa foi notificada da punição? Era de um jogo só ou dois? Se o advogado avisou a Portuguesa e a comissão técnica colocou o atleta para jogar os últimos 13 minutos sabendo que o time perderia quatro pontos isso interessaria a quem? Não à Lusa. É um caso para ser bem investigado, pois até aqui vejo mais interrogações do que certezas. É uma situação bem nebulosa, diferente de você colocar o atleta em campo para ter alguma vantagem. Nesse caso só teria desvantagem, já que o jogo se tornara mero amistoso para a Lusa.

    • ANTONIO

      FLU PAGAR A SÉRIE B????????????? INFORME-SE MELHOR.. SE O FLU TEM QUE PAGAR A B, QUASE TODOS OS OUTROS CLUBES TB DEVERÃO… PESQUISE…
      SANTOS, S.PAULO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, VASCO, BOTA, INTER, GRÊMIO, ATLÉTICO-MG, ATLÉTICO-PR, CORITIBA, BAHIA, FLAMENGO, … TODOS TB TÊM QUE PAGAR A B… AÍ SERIA UM BOM CAMPEONATO NA B… AÍ SERIA CORRETO. NÃO SERIA JUSTO SOMENTE O FLU PAGAR A B, QD TODOS JÁ FORAM BENEFICIADOS, DE UMA FORMA OU DE OUTRA… É SÓ PESQUISAR…

  • rubens

    Essa história do advogado da Lusa no Rio, que representa o clube a 20 anos, informar errado justamente a suspensão do Heverton me parece muito suspeito hein?! como o cara ia se equivocar, ele estava lá somente para isso, acompanhar o julgamento e informar a direção da Portuguesa. Considerando o elenco da Lusa é lógico que o Heverton iria para o jogo contra o Grêmio, possibilitando esse recurso para o fluminense se manter na série A. Gostaria de ouvir o que o tal advogado tem a dizer, mas está cheirando corrupção e armação.

    • janca

      Tem muita gente que tem de se explicar nesse caso, inclusive o tribunal e a própria CBF.

  • Claudio

    Boa tarde nobre amigo Janca

    Tapetão nessa altura do fim de campeonato seria pra fechar as portas desse nosso falido futebol fracassado e sujo…Todos os clubes que cairam subiram na bola exceto o Fluminense…To na torcida pela sua Lusa e que se faça justiça apesar que não acredito muito nisso em se tratando da podridão que tomou conta desses dirigentes safados dessas federações..Um abraço.

    • janca

      Depois de tudo o que aconteceu nesse final de semana, Claudio, confesso que ando bem descrente. Mas acho que muita água vai rolar e muita confusão ainda pode acontecer. A bagunça pode acabar na Justiça comum, admita a Fifa ou não. Grande abraço, Janca

  • Victor Dunstan

    Fala Janca…Bem estranha essa história agora,estranho ainda mais ao saber que o advogado é pago pela CBF,um profissional trabalhando para diversas agremiações,num mesmo torneio, com informações privilegiadas dos clubes,bom tem doido pra tudo,mas só por ser um time carioca,a cbf não ia gostar de ter 2 cariocas na série B!!! Lamentável tudo isso…espero apenas o vídeo do julgamento,pra ver quem errou,ou se houve mesmo um erro!!!

    • janca

      E a Portuguesa pode e vai recorrer do julgamento. Mas desde setembro noticiavam que esse advogado seria pago pela CBF. A entidade nega. Há muita coisa estranha no ar. Um advogado representando vários times ao mesmo tempo? É isso mesmo? Muita coisa está nebulosa nesse caso, Victor. Pelo menos eu acho que há algo que não cheira bem. Enfim, aguardemos a disputa. Pena que não no campo da bola, onde deveria se dar, mas nos tribunais, com os engravatados. Uma lástima, aconteça o que acontecer.

  • Paulo Eduardo

    Janca o Cruzeiro nesta temporada escalou jogador irregular o goleiro Elisson e foi contra o próprio Vasco, mas nao perdeu nenhum ponto, apenas pagou uma multa de 10 mil reais. Se o Cruzeiro nao perdeu ponto, porque justamente o Flamengo e a Portuguesa teriam que perder? Isso já está começando a ficar estranho. Acho que já estao querendo beneficiar o Fluminense de outra forma. Futebol ta dando nojo,acho que vou começar a torcer pro Miami Heat

    • André Carvalho

      Paulo Eduardo,

      O caso do cruzeiro é bem diferente, era problema de contrato, no da Lusa, foi problema de suspensão.

      E não foi Conspiração, pelo amor de Deus, será que o Fluminense é tão poderoso assim, que é capaz inclusive de saber na sexta a noite qual posição iria terminar no domingo?

      Pense e raciocine rapaz, é bem mais fácil c

      • Paulo Eduardo

        $e ele é podero$o eu nao $ei…mai$ que ele tem de onde tirar i$$o tem…e nada me surpreenderia

        • André Carvalho

          Um simples ato de incompetência do setor jurídico da Lusa também não te surpreenderia?

          Amigo, sinceramente, tão querendo achar pêlo em ovo.

          • Alexandre

            Difícil é acreditar que, depois de anos sem ninguém perder pontos por este motivo, justamente no mesmo final de semana dois clubes cometeram o mesmo erro, e bem na última rodada.

  • André Carvalho

    Janca,

    Sinceramente, acho voce uma gota d’agua de credibilidade jornalística no meio dos seus colegas do meio, mas por favor não me decepcione, não se entregue a fácil tentação das “conspirações contra times de menor porte”.

    Houve incompetência da parte jurídica da Lusa, tá óbvio, tão óbvio que já mudaram de argumento, agora tentam levantar a hipótese da tal “conspiração”.

    Não temos um Futebol perfeito, mas desde 2003 voce tem que admitir que tivemos avanços, principalmente com relação à legislação desportiva, se não é perfeita, é melhor do que era.

    Aconteceu foi uma coincidência, da incompetência da Lusa beneficiar justamente o Fluminense
    que é marcado por decisões conturbadas do passado(diga-se de passagem nenhuma por sua causa vide caso Ivens Mendes e Sandro Hiroshi).

    Te pergunto, se ao invés de Fluminense, o beneficiado fosse Coritiba ou Criciúma, teria voce feito estas perguntas levantando no ar uma possível “conspiração”.

    Te pergunto ainda, se a rodada fosse no meio do campeonato ou no ínicio e não a última e derradeira, teria voce levantado tais questões?

    Lembrando que em 2010, o Grêmio Prudente foi punido com perda de 3 pontos por escalar irregularmente o Paulão, pelo mesmo motivo, e ninguem falou nada, nem levantou hipóteses conspiratórias.

    Abraços

    • Cleibsom Carlos

      Cara, não seja ingênuo…Senão tivesse caído nenhum time grande esta história da Portuguesa nunca viria à público. Ou você acha que uma história destas seria ventilada ao final de um campeonato para beneficiar o Coritiba ou o Cricíuma? Me engana que eu gosto!!!!!!!!!!!

      • LETICIA

        TAPETÃO???? SERÁ SE A PORTUGUESA NÃO PERDER OS PONTOS…

        FLU PAGAR A SÉRIE B????????????? INFORME-SE MELHOR.. SE O FLU TEM QUE PAGAR A B, QUASE TODOS OS OUTROS CLUBES TB DEVERÃO… PESQUISE…
        SANTOS, S.PAULO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, VASCO, BOTA, INTER, GRÊMIO, ATLÉTICO-MG, ATLÉTICO-PR, CORITIBA, BAHIA, FLAMENGO, … TODOS TB TÊM QUE PAGAR A B… AÍ SERIA UM BOM CAMPEONATO NA B… AÍ SERIA CORRETO. NÃO SERIA JUSTO SOMENTE O FLU PAGAR A B, QD TODOS JÁ FORAM BENEFICIADOS, DE UMA FORMA OU DE OUTRA… É SÓ PESQUISAR…

      • André Carvalho

        Não sou ingênuo, nem inocente, mas também não sou hipócrita.

        Faço a pergunta que me fez ao contrário, se não fosse o Fluminense o beneficiado, será que todos que hoje estão como paladinos da “justiça” falariam alguma coisa?

        Será que seu time, se fosse o beneficiado pela trapalhada da Lusa, voce estaria aqui como defensor da moral e dos bons costumes?

        Ser defensor da moral e dos bons costumes é ir contra a lei?

        Sou ingênuo ou voce e tantos outros que estão nesse blá blá blá todo, é que não são fascistas querendo impor o que é moral ou ético?

        • Alexandre

          Se você se sente bem com o fato de, pela terceira vez, seu time estar na Série A graças a questões extra-campo, então ótimo, problema seu.
          Mas não vá querer dizer como outros reagiriam se fosse com o time deles, porque você simplesmente não sabe.

    • janca

      Não citei o Fluminense uma vez no meu post. Mas pergunto: Se fosse Corinthians, Flamengo, Grêmio ou São Paulo no lugar da Portuguesa o tratamento do STJD seria o mesmo? Não sei, tenho minhas dúvidas e elas são absolutamente legítimas.

      • André Carvalho

        Janca,

        Me perdoe, sei que está emocionalmente envolvido no caso, pois é torcedor da Lusa, mas já que está exercendo aqui sua profissão, e sua profissão é muito importante para formação de opiniões dos cidadãos, então seja imparcial, ou então se não consegue, se abstenha de falar sobre, voce tem o direito de avocar a suspeição.

        O que não pode é um jornalista postar opiniões por achismos e dúvidas.

        Logo voce Janca.

        • janca

          Um jornalista tem o direito de colocar suas dúvidas, sim. E nesse caso tenho várias, André. Sobre torcer para a Lusa, nunca escondi em meus posts, mas poderia ter feito.

          • André Carvalho

            Janca,

            Se tem dúvidas, então apure antes as informações antes de publicar qualquer coisa.

            Não estou acusando simplesmente porque é torcedor da Lusa, aliás acho muito digno de sua parte admitir sua preferência clubística, mas entenda o que estou falando, existe muita coisa em jogo, voce com suas dúvidas não confirmadas apenas está colocando mais lenha na fogueira daqueles que querem manchar instituições como o Fluminense e a Lusa.

            Respeito voce, suas opiniões, mas opinião calcada em dúvidas, ou em achismos não combinam com jornalismo sério, me perdoe.

          • janca

            É por existir muita coisa em jogo que coloco uma série de questões, algumas das quais serão respondidas nos próximos dias, outras não, André. E não sou eu quem está manchando Lusa ou Fluminense, era só o que faltava.

          • janca

            Agora que tenho o direito de colocar minhas opiniões e questionamentos, tenho.

      • André Carvalho

        Janca,

        Quanto a não ter citado o Fluminense, não precisa né?

        Voce é um cara inteligente, tem o dom de escrever e passar o que quer mesmo sem explicitar.

        Como a minha e a sua Vovó dizia, “para um bom entendedor, um pingo é letra…”

        • janca

          Não estou discutindo o Fluminense. Estou discutindo a Portuguesa, André. Continuo achando que se fosse outro time _grande_ no lugar dela o tratamento poderia ser diferente. E continuo achando muita coisa nebulosa nesse caso. Talvez dentro da própria Lusa. E lamento que o Brasileiro tenha terminado do jeito que acabou. Ou acabará. Nos tribunais, inclusive com a ação do Vasco, e não no gramado. E nas arquibancadas, vide o que aconteceu em Joinville, que foi uma selvageria.

        • Alexandre

          E a minha vó já dizia: Aos amigos, tudo. Aos inimigo, a Lei!

  • Fred

    No campeonato do ano passado houve irregularidades mais graves do que um jogador suspenso jogar 15 minutos, foi pro STJD que até reconheceu os erros, mas alegou não poder alterar a pontuação e ficou por isso mesmo. Ué, agora pode? Certa estava a torcida do Atlético-MG quando levantou aquele painel “CBFLU”…

  • Cleber Gomes

    Uma pergunta e o desejo de uma resposta sua:
    Hipótese:
    São 5 os personagens da história que vou inventar agora: Um hospital, uma equipe com 2 médicos cirurgiões (2 personagens), você e o Fluminense!
    Imagine que hipoteticamente,vc tenha algo incurável no pé direito e o mesmo obrigatoriamente deve ser amputado junto com a parte da perna até o joelho sob o risco de perda de toda a perna.. Na hora da cirurgia, o médico A te anestesia e diz que é para cortar o pé direito. Feita a cirurgia, 3 dias depois , vc descobre que tem que perder toda a perna porque os caras cortaram apenas uma parte da perna (o pé) em vez de 2 ( o pé e do tornozelo até o joelho).
    Desculpe a bizarrice , mas como eu disse , tô inventando enquanto escrevo.
    Certamente você vai querer processar alguém né, então a pergunta é:
    Quem você irá processar?
    ( )O Hospital
    ( )O Médico A que avisou para cortar só o pé
    ( ) O Médico B que cortou só o pé
    ( ) As três opções acima
    ( ) O Fluminense

    • André Carvalho

      Cleber,

      Até entendi sua ironia, muita inteligente por sinal, mas a grande maioria do pessoal que lê este tipo de Blog (esportivo) é preguiçoso para interpretar, raciocinar e além do que sofrem do mal do esquecimento.

      Eu desafio qualquer um a dizer que algum time não foi alguma vez beneficiado, seja por uma decisão administrativa ou por arbitragem em campo de jogo.

      Mas voltando a sua pergunta, vão dizer que a culpa é do Fluminense, porque como é patrocinado por uma empresa de saúde, as verbas vão todas pro clube e não fica nada pra investir em médicos competentes e/ou hospitais melhores.

      Não adianta ficarmos falando aqui, mostrando argumentos e tal.

      Vão sempre querer gritar mais alto e dizer que tem algo estranho… que tem conspiração… é porque é CBFLU…

      O próprio Blogueiro levanta essa hipótese… fazer o que… é mais fácil do que perceber que existe incompetência, como no caso foi incompetencia do setor Jurídico da Lusa…

      To começando a achar que o Fluminense é mesmo poderosíssimo…rss

      • AMANDA

        TAPETÃO????? SERÁ SE A PORTUGUESA NÃO PERDER OS PONTOS…

        FLU PAGAR A SÉRIE B????????????? INFORMEM-SE MELHOR.. SE O FLU TEM QUE PAGAR A B, QUASE TODOS OS OUTROS CLUBES TB DEVERÃO… PESQUISE…
        SANTOS, S.PAULO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, VASCO, BOTA, INTER, GRÊMIO, ATLÉTICO-MG, ATLÉTICO-PR, CORITIBA, BAHIA, FLAMENGO, … TODOS TB TÊM QUE PAGAR A B… AÍ SERIA UM BOM CAMPEONATO NA B… AÍ SERIA CORRETO. NÃO SERIA JUSTO SOMENTE O FLU PAGAR A B, QD TODOS JÁ FORAM BENEFICIADOS, DE UMA FORMA OU DE OUTRA… É SÓ PESQUISAR…

  • Cleber Gomes

    Ops! reli o seu texto e vi que em nenhum momento citou o nome do Fluminense ao contrário de 999 sites de mil que ligam o caso da Lusa com a possível manutenção do Flu na série A. Nem em sua respostas até então citou o Flu. Por que faz diferente dos outros?

  • Brocador

    É isso aí Janca,

    To contigo e num abro.
    Que se dane o regulamento. O jogo nao valia mais nada. O CAMPEONATO JA TAVA DECIDIDO!!!!!E o cara mau jogo uns minutinhos. Tem um monte de gente que num respeita regulamento. Porque só agora vai respeita? pra ajudar os tricolete? só porque é grande? Quero que os Flor apodressa na B. Nunca deviam sair de lá. Abisurdo. Tudo muita armasão. Se eles volta pra A os times bons tem que recusa. Num pode aceita nunca. Tem colega seu falando que é a lei é a lei que lei é pra ser comprida mas só quando ferra o pequeninho. No grandão duvido. E avisamo pros caras num mexe com o Mengão.
    SRN

    • Cleber Gomes

      É correto então afirmar que o Fernandinho Beira-Mar nunca deveria ser julgado em uma sexta-feira ,pois teria direito de ir ao cinema durante o final de semana para só então se entregar na segunda que seria o primeiro dia útil? hein,menguinho…

      • janca

        Qual vantagem a Lusa teria em colocar o jogador em campo se já estava livre do rebaixamento naquela altura do campeonato? Fica a pergunta.

        • Cleber Gomes

          Nenhuma! Mas acho que a pergunta é equivocada. A correta seria: O erro aconteceu?
          Se Não – Tudo na mesma e o meu Fluminense na merecida 2a divisão
          Se Sim – Aplicação de regra pré-estabelecida e punição conforme regulamento.

          Tem mais crime envolvido? Apuração dos fatos e punição conforme leis que ele se enquadre.

          Eu estou é mais preocupado com uma garoupa de 100 pratas que entreguei a um Flamenguista , oriunda de uma aposta feita em junho sobre quem ficaria na frente. Vou ter que arrumar um advogado para reaver meus direitos contra o torcedor do “time da vela de macumba” se o Flamengo perder 4 pontos. rs
          Ah , para quem tem memória curta, o Fred foi expulso na final da Sulamericana de 2009 e pagou 2 jogos no início da Libertadores de 2011 – 2 competições diferentes, em anos diferentes de uma mesma instituição séria CONMEBOL. A CBF deveria seguir exemplo…

  • Guilherme Oliveira

    Seja lá quem saia ganhando nessa situação, tenho certeza que o futebol brasileiro já sai perdedor dela, antes de ser proferida a sentença.
    Eu gosto de futebol, conseguia até fazer um esforço para acompanhar os péssimos jogos em campo dos nossos campeonatos cada vez mais chinfrins.
    Mas com essa agora, não tenho mais vontade nenhuma de dar moral para essa gente.

  • Marcus

    Boa noite Janca,
    Janca uma situação dessas não poderia ser tratada como alguns jornalistas estão tratando. É regulamento de uma competição e alguém foi incompetente! Errou tem que pagar ou fica muito fácil! Do jeito que a imprensa está tratando como uma manipulação do Fluminense para não cair pode gerar uma confusão bem maior entre torcedores nos próximos jogos do FLU, o povo brasileiro só quer que as leis sejam cumpridas quando não interferem em suas vontades e por serem assim vão querer levar para o pessoal uma não queda do FLU e quem sabe esses vândalos que vimos no VASCO e ATLÉTICO façam mais vitimas motivadas pela não queda do FLU.
    O que percebo e um amadorismo muito grande de dois times importantes do nosso futebol! desde 2003 nossa organização melhorou muito, não é o que queremos mas e melhor do que no passado!
    Independente de quem caia Flu, Vasco, Fla ou Lusa o regulamento tem que ser seguido para não perdemos a crença em nossas leis!

    • janca

      Não é tão simples assim e há diferentes entendimentos para a questão. Inclusive o fato de a Portuguesa não ter sido comunicada da decisão, só “publicada” na segunda. E pode recorrer do julgamento. No campo caíram Náutico, Ponte, Vasco e Fluminense. No tribunal veremos.

  • rafael

    Olá Janca, tudo bem?

    Nojo é pouco diante deste possível desfecho do brasileirão. A permanência do Flu na primeira divisão e a queda da portuguesa, caso aconteça, deveria ser motivo de indignação e boicote ao próximo brasileirão. Torcedor paga caro pra comparecer ao estádio (e ainda arriscar a vida), outros pagam caro o pay per view e pra que? Armações e manipulações fora de campo!! A presença do fluminense na série A do ano que vem deve ser motivo para todos os clubes cruzarem os braços. E caso se confirme toda esta palhaçada o torcedor que pagou pra ir nos estádios ou pay per view devem ser reembolsados.

    • André Carvalho

      Por que Rafael?

      A permanência do fluminense na primeira divisão, se acontecer, será por incompetência da Lusa.

      Quando se organiza uma competição, existe um regulamento que todos devem seguir, não importa se o problema foi na rodada 1, 15, 25 ou 38, tem que ser cumprida em todas as rodadas.

      O que sugere? Qual ética e moral voce defende?

      A de fazer vista grossa, e deixar pra lá, só porque é a tadinha da Portuguesa? ou Porque o Fluminense é o grande vilão e merece ser lesado.

      Não to entendendo esse “nojo”, querem cumprir o regulamento, e voce fala que sente nojo?

      Será que sentiu nojo em 2005? Será que sentiu nojo em 99? será que sentiu nojo em 92?

      Sentiu nojo quando o Gremio Prudente pelo mesmo motivo perdeu 3 pontos no campeonato de 2010?

      Faça-me o favor.

      • rafael

        está claro que houve armação, o cruzeiro teve problema idêntico e foi multado. Os resultados são obtidos dentro de campo, se o fluminense não teve capacidade para consegui-los deve jogar a série B.

        • André Carvalho

          Rafael,

          Ou voce não procurou saber, ou está de má vontade.

          O problema do jogador do cruzeiro é contratual, não se aplicam os mesmos artigos que o caso da Lusa.

      • Marcus

        Rafael,

        A de fazer vista grossa, e deixar pra lá, só porque é a tadinha da Portuguesa? ou Porque o Fluminense é o grande vilão e merece ser lesado.

        Não to entendendo esse “nojo”, querem cumprir o regulamento, e voce fala que sente nojo?

        então Rafael
        Se você tem um carro e um pobre coitado está com a filha passando fome, rouba seu carro, vende para comprar comida para a filha dele, você vai pedir para a polícia não o prender? deixe de ser hipócrita menino!

        • rafael

          Marcus,

          Não se muda um resultado de uma partida de futebol para atender interesses.

          Pagamos para assistir este circo em que a manipulação predomina. Realmente é de dar nojo, e não me venha com comparações, se alguém roubar um pertence meu é outra situação. Se a Portuguesa errou não houve dolo, pois o risco de cair era praticamente nenhum. A presença daquele jogador não faria diferença alguma. Se errou foi por desatenção, então que seja punida com uma multa como no caso do Cruzeiro. O Fluminense foi rebaixado no campo e nada pode mudar isso, manter esse time na série A é como dar um tapa na cara dos torcedores.

          • janca

            Também acho que cabe no máximo uma multa, a Portuguesa naquela altura já estava livre do rebaixamento, concordo com você, Felipe, não colocou o jogador em campo para tirar proveito da situação.

    • wanderley

      TAPETÃO????? SERÁ SE A PORTUGUESA NÃO PERDER OS PONTOS…

      FLU PAGAR A SÉRIE B????????????? INFORME-SE MELHOR.. SE O FLU TEM QUE PAGAR A B, QUASE TODOS OS OUTROS CLUBES TB DEVERÃO… PESQUISE…
      SANTOS, S.PAULO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, VASCO, BOTA, INTER, GRÊMIO, ATLÉTICO-MG, ATLÉTICO-PR, CORITIBA, BAHIA, FLAMENGO, … TODOS TB TÊM QUE PAGAR A B… AÍ SERIA UM BOM CAMPEONATO NA B… AÍ SERIA CORRETO. NÃO SERIA JUSTO SOMENTE O FLU PAGAR A B, QD TODOS JÁ FORAM BENEFICIADOS, DE UMA FORMA OU DE OUTRA… É SÓ PESQUISAR…

    • janca

      Mas se tratando da Lusa tenho receio de que nada aconteça. Ela cai e acaba ficando por isso mesmo. A quem interessa sua permanência na primeira divisão? A muito poucos. Será que o caso teria o mesmo tratamento se no lugar dela estivesse um time grande como Corinthians, Internacional, Cruzeiro ou São Paulo, por exemplo? Tenho minhas dúvidas, Rafael.

  • regulamento

    na boa, tem um monte de gente falando besteira, inclusive vc quando associa o fato a um tapetão. lei é pra ser cumprida. regulamento é para ser cumprido. se a escalação foi irregular, tem que ser aplicada a pena que o regulamento prevê. tapetão é não cumprir o regulamento e beneficiar algum time por isso. acho q escolheu mal as palavras e comparou casos distintos. o caso do vasco é totalmente diferente do da lusa e do flamengo. se de fato for provado que as escalações foram irregulares como parece que foram, não há o que questionar sobre o cumprimento do que está previsto em regulamento. o resto é conversa fiada, papo de botequim, teoria da conspiração, etc.

    se quiserem discutir se a culpa do erro foi do advogado, do técnico, do supervisor, do diretor, do presidente, do jogador, do papa, do lobo mau, etc… já é uma outra questão que também não tem nada haver com tapetão.

  • Julio Cesar

    Alguem disse “esse advogado ganhou pra informar erroneamente a Portuguesa”. Mas e a possibilidade da Portuguesa levar, pra mandar a campo jogador em situação irregular aos 32 do segundo tempo ? A unimed tem muito mais a perder na segundona ! Pra Portuguesa voltar pra serie A é facil principalmente pq ja pode ir embutido no pacote.

    • André Carvalho

      Julio Cesar,

      Foi o Celso Barros junto a UNIMED que matou o Kennedy, e o john Lennon também.

      Matou o Tancredo e o jango tbm…

      Faça-me o favor!!!

  • Cleibsom Carlos

    Acho ingenuidade pensar em acaso…Como já dizia Gil Gomes: ” No crime não existem coincidências…”. Já ouvi por aí que se a Portuguesa fizer uma varredura encontrará diversos casos iguais ao dela durante o campeonato, jogadores que foram suspensos na 6ª feira, jogaram domingo e cumpriram a pena no jogo seguinte. Mas uma virada de mesa nesta altura dos acontecimentos eu acho muito perigoso para a CBF, seria dar muita munição para aqueles que querem moralizar o futebol brasileiro. Por mais que eu queira essa moralização, não quero ver a simpática lusinha entrar como mártir nessa história…

  • Valdir P.Ferreira

    O caso do Vasco é um caso perdido. Agora o da Portuguesa é sacanagem. Alguém ainda duvida da cbf ter ajudado o florminenC em 2012? Foi o ano com mais erros de arbitragens e sempre favorecendo os times do rio principalmente florminenC e flamídia, ao primeiro deu o título e o segundo o livrou do rebaixamento, foram de 12 a 15 pontos vergonhosamente dados a cada um. Eu acho que se a portuguesa comprovar que lhe foi passado pelo “adevogado” coincidente carioca e possivelmente torcedor do florminenC que seu atleta pegou um jogo de suspensão, nenhum torcedor brasileiro e nenhum time brasileiro fora do rio deve aceitar a decisão do STJD favorável ao florminenC, O STJD não tem capacidade moral para esse julgamento pois tudo indica que está atolado nessa armação, CBF STJD e FLOR todos num só balaio. Salvem o futebol brasileiro, retirando esses órgãos do rio de janeiro, URGENTE!

    • wanderley

      FLU FOI O MELHOR EM TUDO EM 2012… MAIS PONTOS QUE O CRUZEIRO AGORA… E MESMO PREJUDICADO MUITAS VEZES, GANHOU FÁCIL… É MAIS FÁCIL DESQUALIFICAR OS OUTROS DO QUE CONHECER MAIS FUTEBOL…

      SE VC NÃO SABE, O FLU É OPOSIÇÃO À CBF. NÃO TEM FAVORECIMENTO NENHUM, AO CONTRÁRIO…
      MAS PELO SEU PARCO ENTENDIMENTO, O FLU É O MAIS PODEROSO, NÉ… SE FOSSE, NÃO CAIRIA, MAS O CRICIÚMA QUE FOI AJUDADO NO JOGO CONTRA O S.PAULO, LEMBRA???

      TAPETÃO????? SERÁ SE A PORTUGUESA NÃO PERDER OS PONTOS…

      FLU PAGAR A SÉRIE B????????????? INFORME-SE MELHOR.. SE O FLU TEM QUE PAGAR A B, QUASE TODOS OS OUTROS CLUBES TB DEVERÃO… PESQUISE…
      SANTOS, S.PAULO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, VASCO, BOTA, INTER, GRÊMIO, ATLÉTICO-MG, ATLÉTICO-PR, CORITIBA, BAHIA, FLAMENGO, … TODOS TB TÊM QUE PAGAR A B… AÍ SERIA UM BOM CAMPEONATO NA B… AÍ SERIA CORRETO. NÃO SERIA JUSTO SOMENTE O FLU PAGAR A B, QD TODOS JÁ FORAM BENEFICIADOS, DE UMA FORMA OU DE OUTRA… É SÓ PESQUISAR…

    • André Carvalho

      O presidente da CBF é carioca?

      O vice presidente da CBF é Carioca?

      O procurador Paulo Schimitt é carioca?

      Quanto ao ano passado que voce se refere, o Fluminense foi prejudicado pela arbitragem aqui no rio contra o Atlético MG.

      O Fluminense já perdeu uma Copa do Brasil, vergonhosamente sendo garfado em 92 contra o INTERNACIONAL.

      Nunca se lembra de casos contra o Fluminense? Só os a favor?

      Comentarios como o seu, são bem casuísticos, tem certeza que seu time nunca foi beneficiado por um erro de arbitragem?

      Será que ser ético é fazer vista grossa para um erro que a Lusa cometeu,só porque é a Lusa coitadinha…

      • Valdir P.Ferreira

        Uma coisa meu amigo é um lance polêmico, um calcanhar de um zagueiro contra o topete de um atacante, outra coisa é inversão de falta “P.Preta” e um empurrão escandaloso de um zagueiro nas costas de um atacante impedido-o de marcar o gol “Náutico” Lances indiscutíveis que proporcionaram 06 pontos ao FlorminenC.” Só que eu me lembro e você deve lembrar também.

        • André Carvalho

          Ok,

          Só o Fluminense tem lances a seu favor que são cristalinamente roubos…

          Não dá pra argumentar com pessoas como vc…

          desculpas, continue com seu raciocínio, voce vai longe.

      • francisco

        André Carvalho, o bairrismo é muito chato!!!!! Por vezes é campeonato e comentários que enojam…. Lembro da DECISÃO PAULISTA NOS PÊNALTIS, Portuguesa e Santos que brusco erro…campeonato pros dois……….ARMANDO MARQUES….ARMANDO……..

    • Fábio

      Comentariozinho bairrista…. Quer colocar esses órgãos aonde, “por acaso” seria em SP? Você sinceramente acha que vai mudar alguma coisa? Piada..

  • Nilson

    Agora passou a existir a tal da “Teoria da conspiração” não é Janca? Entendi!

  • Tarcísio Rezende

    Pergunta que não quer calar: Já ouvimos muitos casos de supostos subornos a jogadores e árbitros de futebol, será que tem clube sofisticando o processo para profissionais e esferas mais formais ?
    Sinceramente, as pessoas do bem deveriam abandonar o futebol.

    • janca

      Muitas já abandonaram, Tarcísio. O futebol, como a política, está cheio de jogo de interesse. E o torcedor, assim como o brasileiro que paga impostos e não tem direito a nada ou quase nada, para muitos pouco importa.

  • Valdir P.Ferreira

    Se o advogado repassou que foi um jogo, a Lusa não deve perder os pontos. Mas se o advogado tiver repassado que o jogador tomou dois jogos, aí a portuguesa só não deve perder os pontos, mas deve ser mandado direto para a série D ou ficar uns 05 anos sem poder disputar um campeonato brasileiro de qualquer série tanto a Lusa quanto ao beneficiado, pois ficaria evidente que foi de propósito para livrar o fluminenC, sabiam do placar do CoritibaXSpaulo. Acho que é um caso de polícia e deveria investigar tudo inclusive com quebra de sigilo telefônico dos envolvidos.

    • André Carvalho

      Valdir,

      Que mal lhe pergunte, qual time vc torce?

      O julgamento foi na sexta feira a noite, o advogado repassou o desfecho na própria sexta a noite, ele próprio confirmou, a Lusa também confirmou a informação.

      Será que existe poderes mediúnicos envolvidos?

      Pelo amor de Deus.

      • janca

        A Lusa não confirmou a informação. Se sabia que não podia escalar o jogador e o colocou nos minutos finais, qual seria a motivação disso? Tirar quatro pontos do time que poderiam ajudar alguém na zona de rebaixamento? Tudo muito estranho.

      • Alexandre

        Que mal lhe pergunte: por que diabos um julgamento na sexta-feira à noite? Por que a publicação do resultado somente na segunda-feira?

    • janca

      Não descarto nada, Valdir. Há muitas interrogações aí e talvez seja mesmo um caso de polícia, não para a esfera esportiva e sim para a comum. Como disse não descarto nada.

  • wanderley

    FLU FOI O MELHOR EM TUDO EM 2012… MAIS PONTOS QUE O CRUZEIRO AGORA… E MESMO PREJUDICADO MUITAS VEZES, GANHOU FÁCIL… É MAIS FÁCIL DESQUALIFICAR OS OUTROS DO QUE CONHECER MAIS FUTEBOL…

    SE VC NÃO SABE, O FLU É OPOSIÇÃO À CBF. NÃO TEM FAVORECIMENTO NENHUM, AO CONTRÁRIO…
    MAS PELO SEU PARCO ENTENDIMENTO, O FLU É O MAIS PODEROSO, NÉ… SE FOSSE, NÃO CAIRIA, MAS O CRICIÚMA QUE FOI AJUDADO NO JOGO CONTRA O S.PAULO, LEMBRA??? O CRICIÚMA É QUE TERIA CAÍDO…NÃO O FLU…

    TAPETÃO????? SERÁ SE A PORTUGUESA NÃO PERDER OS PONTOS…
    SE FOSSE O FLU, IA TER UMA GRITA GERAL PRA ELE PERDER OS PONTOS… HIPOCRISIA!!!!

    FLU PAGAR A SÉRIE B????????????? INFORME-SE MELHOR.. SE O FLU TEM QUE PAGAR A B, QUASE TODOS OS OUTROS CLUBES TB DEVERÃO… PESQUISE…
    SANTOS, S.PAULO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, VASCO, BOTA, INTER, GRÊMIO, ATLÉTICO-MG, ATLÉTICO-PR, CORITIBA, BAHIA, FLAMENGO, … TODOS TB TÊM QUE PAGAR A B… AÍ SERIA UM BOM CAMPEONATO NA B… AÍ SERIA CORRETO. NÃO SERIA JUSTO SOMENTE O FLU PAGAR A B, QD TODOS JÁ FORAM BENEFICIADOS, DE UMA FORMA OU DE OUTRA… É SÓ PESQUISAR…

    • Valdir P.Ferreira

      Só que me lembro, teve um empurrão escandaloso no atacante do Náutico que ia fazer o gol de desempate, e dois erros contra a ponte preta, inclusive um impressionante inversão de falta que levaram os 03 pontos da ponte, só aí foram 06 pontos gratuitamente.

      • André Carvalho

        Voce também lembra do jogo escandaloso do Atletico MG contra o Sport na mesma rodada deste jogo do Flu contra a Ponte?

        Voce Lembra do jogo entre Atletico e Flu no primeiro turno no engenhão?

  • Angela

    Quem paga esse advogado? a Portuguesa. Vide site abaixo com a fala do advogado que atende a Portuguesa há 9 anos. Vocês jornalistas não sabem disso??? Tá na mídia!!! Antes de jogarem a pedra se informem, pelo menos.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/12/advogado-diz-que-informou-lusa-por-telefone-da-suspensao-de-heverton.html

    “Sestário acrescentou que não fez comunicação oficial por escrito:
    – São nove anos de relacionamento. É uma coisa meio automatica. Ligaram sobre o Gilberto e falei também sobre o Heverton. É um costume. Geralmente no outro dia faço um comunicado oficial, mas acabou não acontecendo porque falei por telefone.”

    Que AMADORISMO!!!! e na mesma sessão o douto advogado paulista ainda disse ter defendido 6 clubes (SPORTV 11/12/13 – vão assistir o vídeo onde conta toda a história) dentre eles, Atlético Paranaense, Criciúma, Portuguesa e mais 03 clubes da Série B.

    É mais fácil culpar o outro antes de APURAR os fatos. A DENÚNCIA FOI DA CBF (direção paulista MARIN e DEL PERO ou DEL NERO??), aliás, dois probos senhores que vocês paulistas bem conhecem.

    Então vamos deixar que os fatos falem por si, antes de levianamente acusar o Fluminense, UNIMED. Por que não falam do FLAMENGO??? também tá na mira do STJD???, mas a grande imprensa com a GLOBO, BLINDAM A FLAMENGADA. Tem jogador irregular, com registro mostrado pelo STJD. Vamos comentar do FLAMENGO???

    Até porque como JORNALISTAS FORMADORES DE OPINIÃO???, deveriam ser mais responsáveis na condução da matéria.

    Para o VALDIR: você esqueceu que para LIMPAR o FUTEBOL teria que tirar também a GLOBO, a IMPRENSA FRAPRESS e todos os manipuladores de opinião a favor do que só lhes interessa.

    Para terminar, depois de 13 anos a GLOBO dá a mão a palmatória e fala de todos os regulamentos que foram mudados para favorecer outros times, que não o Fluminense, na sua página principal do GLOBO.COM – 07/12/2013

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/12/pague-serie-b-frase-que-ganhou-fama-entre-os-rivais-e-persegue-o-flu.html

    • janca

      São muitas interrogações. Não é complicado um advogado defendendo diversos times com interesses conflitantes num mesmo torneio? A meu ver, é. E o advogado e a Portuguesa, que diz não ter sido avisada, não estão falando a mesma língua. E se a Portuguesa sabia que o jogador não podia atuar e o escalou, escalou-o por que motivo? Para perder os pontos e cair? Tudo muito nebuloso…

      • Hebe Lopes Cunha

        Janca, vá se informar. O sujeito é advogado da Lusa e muitos outros clubes desde o início da década passada. Tu queres passar a imagem de que é uma novidade um advogado defender o interesse de muitos clubes diferentes. Mas a Lusa SEMPRE preferiu assim, pelo menos nos últimos 9 anos. Foi escolha dela. Outra coisa ridícula é tu levantares suspeita sobre julgamento na sexta com publicação na segunda. Mais uma vez, SEMPRE que o julgamento é na sexta, a publicação SEMPRE é na segunda, a menos que seja feriado. Não seja amador e veja quantos julgamentos ocorreram em sextas apenas no torneio de 2013. Vá no site do tribunal e pesquise. E te antecipo aqui: EM TODOS OS CASOS AS PUNIÇÕES JA VALERAM NO SÁBADO E NO DOMINGO E TODAS FORAM RESPEITADAS PELOS CLUBES. Se pesquisar melhor, vai fazer a descoberta de que isso já aconteceu com a própria Portuguesa. Desculpe, sou tua leitora assídua, mas o teu amadorismo neste caso desqualifica o teu papel em um meio de tanta repercussão quanto o Lancenet. Seja mais responsável ou, ao menos, diga que está se manifestando por paixão e não por razão (o que ainda assim não seria aceitável para um profissional da imprensa). Em tempo: sou torcedora do Santos e meu time não foi favorecido ou prejudicado por essa circunstância.

        • janca

          Mas por que bem agora a Portuguesa não teria sido avisada do resultado do julgamento se nas outras vezes foi? Dessa vez algo diferente aconteceu. Bem na última rodada do Brasileiro, influenciando diretamente a briga pelo rebaixamento, tanto que o campeonato termina nos tribunais.

  • HORACIO

    O BRASILEIRAO 2014 TERA 24 CLUBES – NAO DESCERA NINGUEM – A VIRADA DE MESA VOLTOU

  • Marcelo

    WANDERLEY SEU TIME O FLU É PODRE!! NÃO TEM COMPETENCIA DE FORMAR ELENCO BOM E NEM DE SEGURAR SEUS JOGADORES E AI QUE VIRADA DE MESA? SEU TIME NEM CT TEM. SUE TORCIDA É MINÚSCULA. APRENDAM A FAZER FUTEBOL PROFISSIONAL COMO EM MG QUE TEM 02 CT DE PADRÃO EUROPEU. TOMA VERGONHA!!

  • Ivanilde

    Oi, Janca
    Que tristeza, né? Quanto retrocesso!
    As piores coisas de que se tem notícia na história de nosso futebol estão voltando “das profundas”….Eurico Miranda…..tapetão…..o Fluminense de novo sem pagar a série B.
    Pobres torcedores tricolores cariocas que terão que negar o próprio time, tamanha a vergonha!

  • Frederico Gosling

    A Portuguesa está tentando mudar o foco, o Fluminense não vai tirar nada da Lusa, só que se ela for punida, e será, a regra é bem clara, ela terá menos pontos que o Fluminense e cairá para a segundona, simples assim. Agora este Presidente da Lusa, totalmente incompetente falar em virada de mesa, isto é ridículo, a Lusa está caindo por incapacidade de seus Diretores, não existe nenhum movimento visando prejudicar a Lusa, ela se auto destruiu ao escalar um jogador suspenso, leis foram feitas para serem cumpridas. Esta atitude da Lusa só demonstra o despreparo dos seus Dirigentes, e com isto querem incentivar a impunidade, assumam que erraram, não houve nenhuma interferência externa, vocês escalaram o jogador, suspenso, e agora querem brigar por um direito que você perderam. Já existe jurisprudência sobre esta caso, então a perda de pontos não será nenhuma novidade, e olhe que o Fluminense estava se preparando para disputar a segundona. DEUS EXISTE

  • Cruzeiro foi julgado sob a acusação de q o goleiro Elisson ñ poderia nem ter ficado no banco na derrota para o Vasco porque estaria sem contrato.As situações são diferentes,mas o artigo ferido do CBJD é o mesmo:214.Ele prevê perda do número de pontos válidos na partida (3) mais os pontos conquistados pelo infrator,além de multa.A infração é incluir na equipe ou fazer constar na súmula atleta em situação irregular para a partida.Paulo Bracks,pediu a pena de três pontos e multa deR$ 10 mil,mas foi voto vencido.Os demais julgadores optaram pela absolvição, pois acataram os argumentos da defesa.

  • Frederico Gosling

    Mais NOJENTO que uma punição pelo STJF, só mesmo estes blogs capciosos principalmente do Lance, vocês são pagos para difundir a ideia do Lance, se errou tem que pagar. Talvez por esta Imprensa irresponsável falar tantas besteiras é que a impunidade só tem aumentado nosso Brasil, onde você tirou esta palavra NOJO, em se fazer Justiça. A Portuguesa errou e tem que pagar, tudo o mais é intriga e conspiração do Lance para vender jornal.

  • Maurício

    Janca, um problema latente no judiciário brasileiro é o positivismo jurídico, que significa aplicar a letra fria da lei sem levar em conta a intenção do legislador ao elaborá – la. Quando isso acontece, não se pode dizer que se está fazendo justiça. Um judiciário maduro julga primordialmente por princípios, não por leis. Assim, no caso da Portuguesa, ela infringiu a lei, mas não se pode, pelo menos ao meu ver, dizer que ela obteve alguma vantagem ao escalar o jagador Héverton. Então, pergunto: faz sentido punir o clube com pena máxima e alterar completamente um resultado obtido em campo? Será que se estaria fazendo justiça ao rebaixar a Portuguesa? Ao legislar, será que esse era o resultado esperado pelo legislador? Suponho que não. Se justiça significasse apenas aplicar o que está escrito, sem apreciação de mérito, não seria necessário um aparato jurídico tão amplo e caro, afinal, qualquer leigo é capaz de ler um código e condenar. Portanto, não há como ignorar o aspecto político e econômico de tudo o que está acontecendo. Lastimável.

    • janca

      Concordo contigo, Maurício. Qual a vantagem que o clube teria em colocar o jogador em campo por alguns minutos se já estava, naquela altura do campeonato, bem tranquila em relação ao rebaixamento? Não dá mesmo para ignorar interesses e aspectos políticos e econômicos em tudo o que está acontecendo.

  • francisco

    Frederico, o bairrismo é muito chato!!!!! Por vezes é campeonato e comentários que enojam…. Lembro da DECISÃO PAULISTA NOS PÊNALTIS, Portuguesa e Santos que brusco erro…campeonato pros dois……….ARMANDO MARQUES….ARMANDO…….. NOJENTOS COMENTÁRIOS QUE PREFIRO ESQUECER E NÃO PERDER TEMPO…

  • Cleibsom Carlos

    Este é o problema deste país: os órgãos, as instituições e as pessoas querem que as Leis sejam cumpridas apenas quando estas os beneficiam; quando as Leis os punem todos querem fazer vista grossa…É claro que as Leis têm de serem cumpridas doa a quem doer, mas por que estes arautos do direito não se manifestam quando tiram vantagem do não cumprimento das Leis? Depois os hipócritas são os outros.

  • André

    Janca
    Há muito que o futebol brasileiro vem perdendo credibilidade; quando imaginávamos que não teríamos mais este tipo de situação, surgem estas (reais) possibilidades de mudança no campeonato via tribunal. No caso específico da Portuguesa, o que mais revolta é a dúvida sobre quem errou nessa história. Ou é muita sacanagem de um lado ou é muita incompetência e amadorismo de outro. Mesmo que desta vez alegue não ter relação alguma com o episódio, fato é que o Fluminense se beneficiará pela terceira vez pelo tapetão.

    • janca

      É uma situação complicadíssima, inclusive porque quando aconteceu com o Cruzeiro, mês passado, o time foi apenas multado. Agora que aconteceu com a Lusa, o tribunal diz que pode rever a punição ao time mineiro e tirar-lhe uns pontinhos. Que não farão diferença nenhuma em termos de classificação.

MaisRecentes

Fuga de patrocínio



Continue Lendo

Verdão vai às compras



Continue Lendo

Contas corintianas



Continue Lendo