Um grupo interessante



Se fosse nas mãos de Mano Menezes, seria complicadíssimo. Nas de Luiz Felipe Scolari, não.

O Brasil pegou um grupo interessante, com Croácia, que já enfrentamos na estreia da Copa da Alemanha, em 2006, vencendo por 1 a 0, México e Camarões. Três escolas diferentes, que darão trabalho, mas a possibilidade de o time engrenar na competição, como gosta Felipão, entrando com tudo nas oitavas de final.

O novo critério da Fifa, colocando Suíça, Bélgica e Colômbia entre os cabeças de chave, gerou complicações para alguns e, pelo menos em tese, boa vida para outros.

Uruguai, Inglaterra e Itália, três campeões mundiais no mesmo grupo, darão o que falar. Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Gana também, com os três primeiros, em tese, brigando por duas vagas. Espanha, Holanda, Chile e Austrália formam outra chave difícil, já que os chilenos podem dar trabalho aos europeus.

Baba mesmo para Argentina, que pega três adversários mais fracos, Bósnia, Irã e Nigéria.

A Suíça, cujos preparativos para a Copa devo acompanhar  ano que vem, terá França, Equador e Honduras. Deram sorte os franceses, escapando do grupo da morte, fica aí o desafio para os suíços se imporem como cabeças de chave. Podem, em tese, conseguir a vaga como segundos colocados ou até na liderança do grupo, caso repitam a campanha das eliminatórias.

A Copa, enfim, está começando. A cerimônia do sorteio foi ok, apesar do nervosismo de alguns, como Ronaldo e Bebeto, que têm cargos figurativos no Comitê Organizador Local e adotaram um tom bem ufanista, comportando-se como se fossem os dois que tivessem preparado o país para a Copa. Ou, no caso, não preparado, já que, como o próprio governo admite, há sério atraso no cronograma de pelo menos três estádios, um deles o de abertura do Mundial.

Mas nada que estragasse a cerimônia do sorteio dos grupos, que achei apenas pouco ousada, usando os clichês e estereótipos de sempre para tentar “vender” o Brasil ao mundo.



  • Eddie The Head

    Amigo,a melhor parte do sorteio foi o decote da Fernanda Lima. Isso foi tão notado que a partir da,se não me engano,quarta bolinha que ela abriu o corte da câmera mudou,enchendo mais a tela e não aparecendo seu lindo decote.

    Uma mulher linda como ela e com um decote chamativo como aquele. Os grupos,a própria Copa,eram meros detalhes.

    Ô lá em casa…

  • joe

    Vc é mãe Dinah pra saber se com o Mano seria ruim?Tbm pensava que com o Tite depois do Mano seria uma porcaria e queimei a lingua, futebol é coisa de louco e cuidado com esse otimismo pois não tem nenhuma baba nesse grupo do Brasil e o caminho no mata mata é espinhoso do começo ao fim e olho na Argentina que tem uma caminho bem suave até a final.

    • janca

      Não se trata de otimismo, mas que é um grupo que dá para passar, dá. E com o Mano seria complicado. Ele tremia diante do México, tremeu na Olimpíada, tremia diante de seleções de primeiro nível, tinha que jogar contra times do porte de Iraque, reservas da China, África do Sul… Fora que no Flamengo foi novo fiasco. Prefiro ver o Brasil com Felipão, ganhando (como na Copa das Confederações) ou perdendo, do que com o Mano Menezes.

  • Fred

    A FIFA quebrou o galho da França, hein? Mudou o critério na última hora e ajudou muito os franceses…
    E tomara que não, mas a FIFA pode ter feito uma bela lambança ao mudar as regras para os cabeças de chave: com 2 grupos cheios de seleções fortes, podemos ter nos cruzamentos vários jogos “de finais” nas oitavas e quartas, e depois jogos de seleções sem expressão nas semi e final. Vai ficar uma Copa sem graça, que não terá os grandes confrontos que entram pra história. Tudo porque a FIFA mudou cabeça de chave…

    • janca

      Os grupos, com o novo critério, ficaram bem desequilibrados mesmo.

  • Tarcísio Rezende

    João quero fazer uma aposta, quem será o artilheiro da copa ?
    meu palpite, Messi, … vai fazer de 6 a 7 gols só na primeira fase.
    Argentina x Inglaterra decidirão o mundial, mas sobre a final não aposto nada kkkkk.
    Vendo os jogos em cada cidade, excluindo Salvador, teremos mais peladas que clássicos, como o velho futebol está medíocre, os jogos beiram o tédio.
    Grande abraço, Tarcísio.

    • janca

      Se o Messi não estiver machucado também aposto nele. Sobre a final, sem palpites, Tarcísio. Antes da Copa de 2010 tinha apostado na Holanda, chegou até a final, perdeu da Espanha, mas foi vice. Não errei tanto assim. Mas em 2014 só acho que não teremos surpresa e uma seleção que já é campeã do mundo ganhará a Copa mais uma vez. Agora qual não me pergunte… Já achei que seria a Argentina, agora acho que não. Talvez apostasse num bi da Espanha, mas por que não no Brasil? Grande abraço, João

  • Fred

    Completando, podemos ter, nas oitavas ou quartas: um Brasil x Espanha (México é uma pedra no sapato), um Argentina x Itália, uma Inglaterra ou uma Holanda fora na primeira fase; pra depois termos nas semi Belgica, Suiça ou Colombia. Tudo pela mudança na regra pra cabeça de chave.

    • janca

      O próprio Uruguai corre sério risco de cair na primeira fase… Deu azar na composição dos grupos. Essa nova regra é mesmo polêmica e provocou algumas distorções.

  • NA VERDADE TEMOS QUE ESPERAR ESSA COPA DO MUNDO E DEIXAR OS JOGOS ROLAREM . FUTEBOL TEM MUITO DENOREX , OU SEJA , PARECE MAIS Ñ É .

  • rafael

    oi janca, td bem?? O grupo do Brasil não é dos mais difíceis mas o Brasil pode ter trabalho com a croácia. Em 2006 penamos pra vence-los na primeira fase e o México costuma crescer justamente contra o Brasil. De qualquer forma acredito que o Brasil passa pela primeira fase. O certo é que vamos enfrentar holanda e espanha nas oitavas, certamente uma pedreira logo de cara e o prognóstico é enfrentarmos só seleções campeãs mundiais até a final. Acho difícil este título considerando a provável sequencia de jogos que o Brasil vai ter até a final. Holanda não ser cabeça de chave é brincadeira de mal gosto, não acha?

    • janca

      É o novo critério da Fifa, que acabou fazendo de seleções como Suíça, Bélgica e Holanda cabeças de chave. O grupo do Brasil não é dos mais difíceis, mas tampouco é dos mais fáceis. São três adversários com características diferentes. Mas que dá para passar em primeiro, dá. A partir das oitavas e principalmente das quartas de final, qualquer descuido pode ser fatal.

      • rafael

        Janca, acho que uma seleção que se deu muito mal no sorteio foi a fortíssima alemanha. Entraram em um grupo complicado e vão ter que jogar no calor escaldante dos estados do ceará, bahia e pernambuco. Certamente passarão pela primeira fase mas estarão esgotados nas oitavas caso não façam uma preparação muito forte. Alemanha, inglaterra, itália, espanha e holanda pegaram a carne de pescoço na primeira fase. Argentina, França bélgica e colômbia vão pegar as babas.

        • janca

          É uma chave complicada mesmo, mas ainda assim acho que passa. E para ganhar uma Copa não adiante escolher adversário. Mas que caiu numa chave complicada também caiu. Já o grupo mais fraco, a meu ver, foi mesmo o da Argentina.

  • Gervázio

    Tenha dó Janca, você que metia o pau no Felipão, colocar o nome do Mano totalmente fora do contexto e conveniência, 2 anos depois de sua saída, ridículo, você é um recalcado ridículo, só quero ver se é homem o suficiente para posta esse comentário.

    • janca

      Defendia um técnico estrangeiro, de preferência o Guardiola, para a seleção, mas como a CBF preferiu um nome brasileiro, achei o do Felipão ótimo. O Mano fez um trabalho lastimável. Na seleção e depois no Flamengo.

  • t.

    Estou querendo mesmo é pagar trocentos reais pra assistir irã x bósnia e equador x suíça, pagando trocentos reais no ingresso, mais todo custo de deslocamento a cuiabá e manaus, pra assisti-los.

    • janca

      Eu sou dos que gostam desses jogos considerados periféricos ou alternativos, digamos assim.

  • Victor Dunstan

    Janca…Acho que o brasil passa da fase de grupo, mas não chega as quartas…qt a Felipão,preferia Muricy…mas de qualquer forma…foi so felipão começar a trabalhar que a seleção rendeu bem mais…futebol sério,correto…Mano conseguiu ser pior que o Dunga que nunca havia sido técnico na vida!! Mano amarelou ainda no Flamengo,deu moral ao Jayme e seus jogadores!!

    • janca

      Dunga acabou deixando a desejar na Copa da África, Victor, mas pelo menos conseguiu fazer a seleção jogar bonito nas eliminatórias, ganhou a Copa das Confederações e a Copa América, com o Mano até na Copa América paramos nas quartas de final!!! Você não é o único que preferia o Muricy ao Felipão, mas não é meu caso. Eu preferia o Felipão pela experiência que tem, já que a CBF decidiu apostar num técnico brasileiro. Mas achava que experimentar um técnico estrangeiro _um Pep Guardiola, no caso_ seria a melhor opção. Enfim, acho que passamos de grupo e embalamos para as oitavas. A partir daí qualquer descuido pode ser falta. Espero que avancemos pelo menos até as semifinais e acredito sinceramente que temos condições pra isso. Mesmo pegando uma Holanda ou um Chile nas oitavas. Ou até uma Espanha.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo