Bom Senso em ação



O Bom Senso faz bem em continuar protestando contra a CBF, cujo objetivo é enrolar o  movimento, fazer uma mexida aqui, outra acolá, mas manter a estrutura do futebol brasileiro exatamente como está.

A confederação aposta que a Globo, detentora dos direitos de TV dos principais campeonatos do país, e clubes irão dar um freio nos jogadores, algo de que não estou tão certo assim.

Para a CBF, uma coisa é atraso de um, dois, três ou quatro minutos, outra muito diferente é os jogadores partirem para greve ou retardarem o início de um jogo ou uma rodada em uma hora, atrapalhando a grade da Globo, que paga cotas de TV, das quais os clubes ainda são extremamente dependentes.

Sei não, sei não… Vejo o Bom Senso F.C. com ótimos olhos e acho que pode adotar, sim, uma estratégia mais agressiva, que faça a entidade se mexer.

O que não sei é o que acontecerá depois, pois no Brasil e em tantos outros lugares já vimos a esperança chegar ao poder e depois ser transformada por ele, há vários e vários exemplos que reproduzem a história de “A Revolução dos Bichos”. Mexer, mexer e mexer para voltar ao lugar inicial, como vemos na política, onde os dois principais partidos do país se parecem cada vez mais.

Mas melhor mexer e experimentar o novo, mesmo que um dia ele fique parecido com o velho, do que ficar parado e seguir nas mãos de Marins e Del Neros da vida. Mudar é preciso. Precisamos de uma revolução no futebol e no esporte brasileiro em geral, um choque nas CBFs e COBs da vida. Sem sonho, afinal, não vamos a lugar nenhum. Nem mesmo tentamos ir.



  • Sérgio Miranda

    Sou contra o Movimento do Bom Senso. Os jogadores querem menos partidas de futebol, mas será que eles aceitam reduzir os salários?
    Outra coisa, se estão insatisfeitos, que procurem outra atividade…
    Palhaçada!!!

    • janca

      O movimento não é unanimidade mesmo, nada, aliás, é. E alguns o veem como ação de jogadores da elite. Mas são eles que têm visibilidade e podem exigir os direitos também para quem está na parte de baixo, digamos assim. Só espero que não vire plataforma ou palanque político para ninguém e sigo vendo o Bom Senso com bons olhos. Antes o Bom Senso do que a arcaica CBF. E as arcaicas federações, Sérgio.

      • André

        Tem gente que acha que futebol é fácil. Quero ver qualquer um de nós jogar num ritmo intenso de duas a três vezes na semana, viajar, treinar e ainda ter que acatar as imposições de chefes que só têm olhos para o próprio umbigo.
        Aposto que quem reclama dos jogadores tb reclama do chefe que ele é isso ou aquilo e que eu trabalho demais. A situação deles é análoga a essa, tirando o salário.
        Acho mais do que justo lutarem por direitos adquiridos e o mínimo de dignidade, já que atleta profissional é profissional como toda outra profissão.

        • janca

          Fora a cobrança… E ok que alguns são muitíssimo bem remunerados e são mesmo, mas isso não lhes tira o direito de reivindicar. Mas concordo com Dida e Paulo André, que têm insistido também num olhar para os clubes pequenos e os jogadores que ficam inativos, quatro, cinco, seis meses por ano.

        • Ricardo

          E meu amigo “imbecil”, futebol é realmente dificil… rotina de treinos, jogos e etc.

          Imagine the job made by the dustman.

          The dustman, works everyday, not only two or three times on the week.

          I suggest you to think, before you defecate through your mouth.

          • Heitor

            Que pena Ricardo que existem pessoas como vc no mundo, que nem futebol sabem assistir e são como garotinhos que acham que todos os jogadores de futebol(nem vou citar internacional) ganham salários altos como um Fred, Ronaldinho Gaúcho ou o próprio Neymar.

            Jogadores como eles são uma minoria esmagadora do nosso futebol, existem um monte de “DUSTMAN” que jogam 2 a 3 meses no resto do ano tem de fazer outra coisa para sobreviver se não passam necessidade.

            O futebol brasileiro esta nas mãos da Globo e da CBF, que além de tudo gasta R$30 bi para financiar uma copa do mundo que não chegará nos patamares dos gastos na copa da Alemanha e será pior que ela.

            Mas pq isso acontece? Pq existem tantos pessoas como vc que DEFECATE THROUGH YOUR MOUTH e não pensam no contexto geral da situação.
            Pare de jogar Playstation e comece a ler um pouco mais.

            Orgulhe-se que pelo menos os jogadores com mais altos salários do Brasil estão lutando pela classe mais baixa do futebol. Será que os executivos da sua empresa lutarão por melhores condições para vc??

          • lubavaz

            Tai o tipo de cretino q acha q jogafdor trabalha so em dia de jogo

      • Marcelo

        Concordo Janca, antes, mas muito antes, o Bom Senso FC do que a CBF, as federações e a Rede Globo e seus desmandos… Abs

        • janca

          A Globo é importantíssima para o futebol e os clubes. Mas também terá que ceder em alguns pontos, imagino. Enfim, a discussão está apenas começando. Abs.

          • Marcelo

            Isso mesmo Janca, por isso minha crítica vai aos desmandos da Rede Globo… Abs

          • Paulo

            GLOBO, IMPORTANTISSIMA PARA O FUTEBOL???? TÁ LOUCO CAMARADA???

            EU QUERO É QUE ESSA ORGANIZAÇÃO VÁ PARA O INFERNO E SUMA DO MEU PAÍS.

            ESPERO QUE O SEU CONTROLE REMOTO NÃO TENHA SÓ UMA TECLA QUE FAZ PLIM PLIM NO SEU CÉREBRO.

          • janca

            O meu tem várias e várias teclas.

          • Germano Machado

            A Globo não é importante para os clubes e sim os clubes que são importantes para a Globo. Se a Globo não quiser passar jogos, tem outras emissoras que querem e pagam tanto quanto a Globo. Sem falar que essa ultima está transformando o Brasil numa Espanha, onde só tem 2 times que disputam o titulo, é só comparar a diferença de cota entres os clubes!!

          • janca

            Os clubes também precisam da TV.

          • Felipe

            Não diria que a Globo é importante, importante mesmo são os direitos que ela compra. Se ela não o fizer outra emissora fará.
            O grande problema são os adiantamentos que os clubes fazem ficando na mão dessa praga televisiva. Enquanto isso o torcedor se f… pra ver um jogo de meio de semana.

          • Douglas

            Janca, discordo completamente da rede Globo ser importantíssima para o futebol.
            Pelo contrário ela atrapalha aos clubes e ao torcedor brasileiro, e favorece apenas dois clubes corinthians e flamengo!!!

          • janca

            Cada um com sua opinião. E não se trata de favorecimento a Corinthians ou Flamengo, mas são os dois times que têm maiores torcidas e dão mais audiência. Natural que queiram receber mais e tenham cotas maiores também.

      • tu ne sabre de nada

    • Marcelo

      Sérgio Miranda, o “torcedor” dos sonhos da cartolagem brasileira e da Rede Globo…

    • luciano

      Sergio miranda vc nao esta informado!!!!!a CBF manda e desmanda e esta milionaria eos clubes falidos!!!!!!acordaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      • Lucas

        Verdade, a cbf está enriquecendo, e os clubes na merda! SEM CONTAR EM EMPRESARIOS QUE PAGAM A CBF PRA SEUS JOGADORES SEREM CONVOCADOS!!!FATO#
        AMIGOS QUE ENTENDEM DO QUE TÔ FALANDO UM ENORME ABRAÇO!

    • mario

      Sergio vc é um idiota , acorda o movimento é para melhor o nível do futebol no Brasil .

    • Moisés

      como pode?! nosso campeonato tem media de publico mais baixa que o campeonato australiano, times que jogam 3 meses, enquanto outros jogam toda semana?! times que atrasam salarios, a questão do Bom Senso não é só menos jogos, eles querem mudança na estrutura falida e arcaica do futebol brasileiro, o que vc acha q é melhor p/ seu time? jogar estadual que nao vale nada, ou fazer uma pre temporada de 90 dias como é na Europa onde os clubes podem excursionar pelo mundo a fora divulgando a marca e ganhando grana e fans pelo mundo alem de preparar o elenco para o ano todo? vc concorda quando seu time perde jogadores p/ seleções em rodadas importantes do campeonatos? nao sei se vc sabe mais o unico pais onde o campeonato nao para na data fifa é aqui!!! nosso calendario é uma paiada SIM!!!! se vc é contra o Bon Senso vc é contra uma melhora do nosso futebol!!!!

      • Gielson

        De onde você tirou que na Europa fazem pré-temporada de 3 meses? O Barcelona esse ano após 10 dias de treino já viajou para a Ásia fazendo a tal “pré-temporada” deles e aproveitando para ganhar dinheiro. Quando voltou já tinha a decisão da Copa do Rei senão me engano… Os clubes querem faturar… Como vão ficar parado todo esse tempo?

    • Carlos Ferreira

      Sai daí, zé ruela! Você no lugar deles faria o mesmo!

    • É por causa de gente alienada, preconceituosa e invejosa como você que o país está nessa m… Aposto que você considera Lula e Dilma como Adão e Eva, e o Brasil como o Jardim do Éden. Se você ainda não sabe, o Bom Senso está tentando melhorar a vida dos trabalhadores desse segmento (profissionais do futebol) de um modo geral, ou seja, pensando em emprego e salário para todos os praticantes, sejam eles atlétas, técnicos, preparadores, fisicultores, etc., até nos torcedores, que viriam a ter a possibilidade de assistir a ótimos espetáculos, ao invés dessa mediocridade que se vê hoje em dia. Enfim, se você ainda não entendeu, melhor deixar prá lá.

    • Ricardo

      Sergio,eu concordo com vc,o dinheiro que esses caras ganham,eu jogava bola de segunda a segunda.

    • José

      Os salários não irão diminuir mas eu, como torcedor, prefiro que meu time faça 50 jogos e os jogadores titulares atuem em todas, do que meu time fazer 70 partidas e os titulares só jogarem 35, por estarem contundidos grande parte do tempo.

    • jeferson

      o que nao pode é uma tv fazer o que quer mudar datas de jogos horarios e por quais tinmes quiser sou a favor em alguns pontos e contra outros, os jogadores hoje estao malas, salarios altos e chinelinhos cade a honra a camisa ganham muito e querem descansom, trabalahma com que gostam e ficam com essa patifaria mercenarios e abaixo a globo.

    • Evandro

      É triste ter que ler um comentário ignorante desse (lembrando que ignorância é não saber do que está falando).

      É fato que muitos jogadores ganham fortunas, mas a grande maioria recebe pouco (quando recebe), e o que o Bom Senso FC tende a arrumar são essas injustiças não somente com os “ricos” do futebol, mas os pobres também, esses sim tendem a ter um melhor resultado com o que é buscado por eles.

      Agora te pergunto, você acha fácil a vida de um jogador de futebol?

      1° Jogador de futebol de relativo sucesso (se não for um fenômeno) ganha relativamente bem durante no máximo 10 anos, depois o declínio acontece.

      2° Não tem uma moradia fixa, hoje eles podem estar jogando no RS amanhã no PA, no outro ano no Japão. Com uma vida assim não fica fácil conviver com uma família, com amigos ou seja, socializar.

      3° Tem que ter uma vida regrada que praticamente nenhuma outra profissão exige, um jogador de futebol não pode frequentar um bar e tomar cerveja alegremente com seus amigos ou pior, com seus colegas de trabalho, praticamente qualquer outra profissão pode. Não podem comer o que querem, com o perigo de não ficar em forma.

      4° Não podem mudar de emprego como qualquer outra pessoa, afinal a maioria tem seus “direitos federativos” ligados ao clube, assim podendo (os dirigentes) fazer o que querem com seus atletas.

      5° Viajam periodicamente, ficando em concentrações (algo que só existe nessa profissão), excedendo o horário de trabalho que qualquer ser humano pode ter (ficando inclusive afastado de seus familiares).

      6° Por causa de muitos motivos já citados anteriormente, é difícil para os jogadores estudarem e assim se especializarem em outras áreas assim que a sua carreira terminar, pois jogador de futebol não joga a vida toda.

      7° O lado psicológico, afinal muitos atletas com o distanciamento de seus familiares e amigos (e isso já começa na juventude) sentem-se só, ou em outros casos com o repentino sucesso tanto profissional como financeiro se não for bem estruturado, o atleta pode por tudo a perder.

      Por esses motivos (existem mais, óbvio) acredito sim que esse movimento seja necessário, o único problema dele é que ele veio tardiamente.

      Reflita antes de sair do seu mundinho pequeno e começar a criticar sem conhecimento de causa!

    • Alberto Coimbra

      Caro, Sérgio.

      Menos jogos não significa menos trabalho, afinal eles terão que treinar mais. O jogo só ganhará em qualidade com mais treinos. O que tem que reduzir é o cai-cai, a cera, o fair play falso, essas demandas poderiam ser bandeiras do movimento também.

    • José Borin

      Concordo plenamente. Será que é Bom Senso (FC) um jogador ganhar 700.000 mensais num país pobre como o Brasil? Se existem tantas partidas é para poder pagar o salário destes ex-jogadores (que não tem mais espaço na Europa).

    • Ewerton

      O Mané deixa de ser burro … isso tem q acabar msm num existe um calendário em que o jogador começa jogar no sol a pino 35 °C so pra atender uma televisão … o cara é ser humano, precisa de ferias, descanso, curtir.
      Cada um aqui tem uma profissão ou ao menos sonha com uma, pra trabalhar e curtir do jeito que der. Os jogadores estão pedindo mais respeito ao torcedor q sai de casa pra ver o jogo de quarta e chega por volta das 2:00 da madruga pq num tem mais Onibus, metro e o carai a quatro … BOM SENSO tem meu apoio no meio do jogo vcs poderia começar a jogar a bola pra fora durante 5 minutos e mandasse a Globo ir pra pqp.
      Absurdo o que fza no futebol brasileiro por isso jogador nenhum aguenta. Somos um país continental sem infraestrutura alguma, quando o jogador terminar o campeonato Brasileiro ele deu a volta ao mundo de tanto q joga e pega avião.

    • Robson do amaral

      EU ACHO QUE E MUITA FRESCURA DOS JOGADORES QUERO VER SE ELES CONSEGUEM FAZER IGUAL A MUITAS DONAS DE CASAS QUE TRABALHÃO FORA E PRA CHEGAR NO SERVIÇO PEGAM TRES CONDUÇÕES SEM CONTAR QUE Ñ GANHAM NEN 700 REAIS, Ñ SE TRATAM COM MELHORES MEDICOS,Ñ TEM ALIMENTAÇÃO FEITA POR NUTRICIONISTA , E AINDA SÃO FELIZ

  • roberto j. probst

    O bom Senso tem que priorizar suas reinvidicações, como calendario, numero de jogos, e planejamento para os times de interior que tem poucos jogos e sobrevivem por apenas 3 meses.
    Outro ponto tem que os jogos começarem as 20,00horas e as eleições nas federações e na CBF com mandato de 6 anos sem releição. Para que não fiquem perpetuamente no poder.

    • janca

      Seis anos sem reeleição? Seis anos é muito tempo. Prefiro quatro.

    • Júnior

      Se alguém ouviu as declarações do Rogério Ceni, ontem, após a partida contra o Flamengo, ficou por dentro de tuto o que eles querem,,,,,e não foge em nada do seu comentário.

  • Agrário Teixeira

    Tem que acaber também é com este horário absurdo 22 horas que a globosta insiste

    • janca

      Isso não está na pauta de reivindicações do Bom Senso.

  • Tiago Cardoso

    O Horário de 22h é horrível para todos os envolvidos exceto quem transmite.

    Os jogos poderiam começar depois do Jornal Nacional e a novela depois do jogo, quem vê novela esta em casa, pode ver mais tarde, quem vai ao jogo tem que se deslocar e sabemos que quanto mais tarde, menos serviço de transporte existe e mais inseguro se torna

  • Tiago Cardoso

    Tem que envolver a Conmebol também. Sul-Americana e Libertadores têm que ser disputada nos moldes de liga europa e champions.

    • janca

      Tem razão. O calendário deveria ser discutido internamente, mas também tem que envolver Conmebol devido à Sul-Americana e também à Libertadores, que virou alvo de desejo dos clubes brasileiros. Cada vez mais, aliás.

  • Concordo com vc é melhor mexer do que ficar igual parasitas parados sem fazer nada Marin é um Ditador todo mundo saber disso e o Del Nero só pensar em PODER é tanto que tá na CBF,FPF e na Conmebol um vigarista que quer ser Presidente da CBF.

  • Jocinei

    Vejo o movimento com muito bons olhos , uma luz no meio da escuridão que é o futebol brasileiro no comando da CBF. Não estou tão certo que a globo vai para o ladoda CBF , pois deu destaque no globo esporte sobre o Bom Senso .

    • janca

      Uma mudança para melhor _com redução da participação dos grandes nos Estaduais, por exemplo, e jogos mais “vendáveis”, digamos assim, que interessem mais ao público_ só fará bem para a Globo, que quer audiência _o que é absolutamente legítimo, aliás.

      • Jocinei

        Realmente uma mudança seria benéfica para todos , e também para a Globo , que querendo ou não paga muito para os clubes , e seria uma ótima para sua audiência .

  • Airton

    Se as duas instituições tivessem vergonha na cara reveriam todos os contratos, principalmente a inútil CBF, cabidaços de empregos pagando altíssimos salários até hoje para dois salafrários o Havelange e o ex genro Ricardão, vergonha…….

  • Jefferson

    Uma coisa é dizer que isso tudo que eles estao fazendo é pensando no torcedor,mas, por outro lado vc olha os caras ganhando 500 mil por mês e querendo trabalhar menos, jogam 2 vezes por semana tem tudo do bom e do melhor ( hotel e etc…) são as pessoas mais reconhecidas desse meu Brasil que faz com que um médico estude 8 anos pra ganhar uma merreca enquanto esses caras, muitos deles que não sabem nem escrever direito, ganhem fortunas e sejam idolatratos nessa nossa cultura do pão e circo, deixe que se matem com a globo e fiquem nessa briga sem propósito…

    • André

      um medico passa muito mais de 8 anos estudando e ainda assim só sabe oque ta escrito em livros tem incapacidade de entender qualquer coisa que não esteja em uma livro e quando não sabem qual é a doença que o paciente esta eles dizem que é uma gripe popular que ta dando em todos e isso de ficar comparando os salários deles com outros de outras profissões é besteira os jogadores não roubaram dinheiro de ninguém se os salários dos jogadores fossem menores não aumentaria os salários de outras pessoas eles só recebem esse dinheiro porque alguém da para eles

  • Glauco Ciarla

    Boa reportagem!

    Acompanho bastante os campeonatos inferiores, principalmente Série C e D do Brasileiro e Carioca B e C, pois vejo que nos campeonatos que tem menos estrutura em relação a campos de futebol (estádio), jogadores, transporte e etc. as federações insistem em fazer um campeonato longo para os times jogarem bastante, pois se acabar essa disputa o time irá ficar uns 6 meses sem jogar. Sendo que o ideal é cada federação fazer da sua forma com autorização da CBF.

    Sou a favor da Globo sim, mas ela tem que rever alguns conceitos, pois só mandar e querer do jeito dela também é muito ruim para o futebol…

    • janca

      A Globo tem que participar das discussões e vai fazê-lo. Todos terão que ceder um pouco, inclusive a emissora. Sobre o que você chama de campeonatos inferiores, concordo, não podemos deixá-los de lado, futebol não é só Série A ou Série B. Abs.

      • Vitor

        Concordo com tudo o que é solicitado pelo movimento, mas apenas atenção aos clubes de 03 ou 04 meses pois muitos são clubes de empresários que apenas aproveitam os estaduais para promover jogadores e depois vende-los aos times maiores. Acompanho muito o time da minha cidade e com isto acabo conhecendo a realidade destes times menores e infelizmente vejo isto acontecendo muito, como exemplo posso citar o Santo André que no primeiro semestre fez a final do paulista com o Santos e no segundo semestre estava sendo rebaixado no brasileiro devido ao desmonte do time. Muita gente ganhou dinheiro nisso mas que realmente se importava e acompanhava o time acabou sendo extremamente prejudicada. Como você diz no texto, uma nova realidade que volte a realidade anterior, é preciso tomar cuidado para não se abrir mais espaço para estes casos.

      • Mário Vieira

        Pensei em algo assim: a receita está aí dada pelas federações nordestinas. A Copa do Nordeste 2014 em acordo com a CBF dará ao campeão o direito a uma vaga na Sul-americana. As outras 7 vagas será como este ano, dentre os eliminados até a terceira fase da Copa do Brasil os que tiveram as melhores posições no Brasileirão do ano anterior ingressarão na competição da Conmebol.
        Em 2015 poderiam retornar as Copas Interestaduais: Torneio Rio-São Paulo, Copa Sul-Minas, Copa Norte e Copa Cetro-Oeste (aos que desconheciam, até sua última edição os times do estado do Espírito Santo participavam desta competição), mais a Copa do Nordeste que já faz parte do calendário – com número reduzido de equipes de modo a proporcionar as reivindicações do BSFC.
        Através desses campeonatos definiriam os participantes na Sul-americana de 2015, dessa forma os campeonatos regionais teriam a devida importância que todos reclamam.
        Os estaduais serviriam somente como forma de acesso para o interestadual, ou seja, os piores de cada estado no interestadual são rebaixados para o estadual, e os melhores no estadual garantem o acesso para o interestadual; tudo isso com fórmula e número de equipes a critério de cada federação (exemplo, no Rio-São Paulo a FPF determinaria 4 equipes paulistas rebaixadas enquanto a FERJ determina somente 2 equipes fluminenses rebaixadas).
        Para a Sul-americana seria o seguinte: Rio-São Paulo (2 vagas), Sul-Minas (2 vagas), Norte, Nordeste e Centro-Oeste (1 vaga cada). A oitava vaga para a Sul-americana seria dada ao Vice-Campeão da Copa do Brasil do ano anterior. Para efeitos de sorteio da Conmebol (não sei muito sobre o regulamento) o grau de força das equipes(1º ao 8º) seria informado pelo atual Ranking da CBF.
        O q vcs acham?

      • Honestamente acho que os clubes grandes nem deveriam mais disputar campeonatos estaduais. Deixem para os pequenos e os clubes do interior fazerem a festa deles. Daí aproveita-se esse período do campeonato para fazer uma pré-temporada satisfatória e estipula-se um calendário com Copa do Brasil no 1° semestre e Brasileiro no 2° semestre e tudo com datas especialmente adaptadas para os clubes que nesse interim participam da Libertadores e Sul-Americana. Tenho certeza que dá pra fazer dessa forma, basta organização, BOM SENSO e clubes de ponta definitivamente abrindo mão de estaduais que já não tem a mesma magia do passado, nem mesmo utilidade nenhuma a não ser ganhar uns trocados por premiação, mas na prática só atrapalha o calendário para esses clubes grandes. Pelo menos eu enxergo dessa forma.

  • mario

    acho que não dá para comparar com “A Revolução dos Bichos” pois p movimento não visa tomar o poder e se tomar podera perder credibilidade e ruir .
    é um movimento perfeito , tomara que outros atletas de outras modalidades sigam o exemplo do futebol.

  • julio

    é só a globo não passar a novela as quartas feiras, e o jogo começar apartir das 19;30 e logo após o término o jornal nacional. as mulheres não irão reclamar de não ter novela as quartas feiras.os estádios irão encher mais e os torcedores ficarão mais satisfeitos de chegarem em casa mais cedo.

    • janca

      E desde quando só mulher vê novela? Não é tão simples assim, não. E a discussão vai muito além dos horários de jogos. Muito além disso, Julio. Abs.

      • Glauco Ciarla

        Horário não muda em nada! Homem vê novela e mulher vê futebol, não é por ai… E outra coisa, muitas pessoas vão pra barzinho, noitada, dorme fora, trabalha e etc. e chegam em casa depois de meia noite. A desculpa não é o Horário de 22h pra ir ao estádio….

        • Tiago Cardoso

          Eu acho que a discussão do horário das 22h pode não ser a principal mas tem que ser considerada.

          Não dá para comparar o sujeito que sai a noite com o que frequenta futebol, a pessoa que sai a noite, tem opções perto de casa ou não, podem ir na hora que convém e etc….

          Deslocar para ir para um estádio você não tem opção de ir para o estádio mais perto de casa ou ir a hora que acha melhor e sair antes porque trabalha no dia seguinte cedo….

          Falando do RJ uma pessoa que mora na Zona Oeste ( Nem estou considerando baixada Fluminense ) se ela for em um jogo as 22h no Engenhão ou Maracanã, se depender de transporte público essa pessoa chegará facilmente após as 2h da manhã em casa.

          Eventualmente esse pode ser um sacrificio válido, mas no geral não é.

          Com o PPV se torna menos ainda, porque esse cara justamente vai preferir assistir o jogo no barzinho perto da sua casa do que se deslocar para o estádio…..

          Enfim…

          Acho que o horário máximo para as partidas seriam as 21h mas o ideal seria as 20:30 ou menos.

          Uma outra dúvida que tenho ainda relacionada a horário, é porque não usam o horário da manhã para jogos.

          Campeonatos de Série B, C, D….. são disputados nesses horários porque não vemos jogos da série A.

          Eu acho que seria um evento e tanto um jogo domingo de manhã ( 9h, 10h…)

  • rickdawis

    ENGRAÇADO que esses que são contra quando um jogador deles se contunde por causa de excesso de jogos são os primeiros a choramingar

  • Fabio

    TEM QUE LEVAR FAIXAS CONTRA A GLOBO MESMO,NUNGUEM MERECE IR PARA O JOGO AS 10 DA NOITE EM PLENA QUARTA FEIRA PARA A GLOBO COLOCAR NOVELA. GLOBO AMIGS DA CBF:E O BOM SENSO ?

    • janca

      Aí é que está. A CBF duvida que os jogadores levem faixas contra a Globo… E eu também, embora ache que ela tenha que participar das discussões, pois é parte importantíssima no negócio. E não tem se negado a sentar na mesa e discutir. Aliás tem muito mais capacidade e preparo para discutir e negociar do que a cúpula da CBF.

      • Hanry Dumond

        Vocês são ingênuos pensando que este movimento é puramente para melhorar o futebol brasileiro. Por trás dessa movimentação está o jornalista Juca Kfouri (amigo do Paulo André) que tem outras intenções que não aquelas defendidas publicamente. A detenção dos direitos de transmissão do Brasileirão está por trás de toda essa manobra e principalmente a ESPN Brasil é a maior interessada em ver o circo pegar fogo para poder tirar proveito da situação.

        • janca

          Como já respondi a você há tempos, muito tempo mesmo, o Juca luta por um futebol brasileiro melhor. Muito antes de trabalhar na ESPN Brasil. Muito antes de Marin assumir a CBF. Teixeira, aliás, que o diga.

  • RAclinilson

    Sou a favor,do bom senso,temos que melhorar o futebol brasileiro,que e uma verdadeira varzea,onde a cbf e globo fazem o que quiserem e ninguem diz e faz nada.
    Mesmo que a rede globo faca uma pressao aos clubes e jogadores,eles nao devem recuar e lembra que a globo depende deles,e nao o contrario,se nao tiver jogos ela vai ser obrigada a passar novelas e filmes,gastando mais,e nao tendo a mesma audiencia,do que um jogo de futebol.Os clubes deveriam se unir e criar um canal esportivo,so para eles,e com isso comandar o futebol,fazendo o calendario,com horario e dia dos jogos,ai todos os clubes,pequenos e grandes,teriam a mesma vitrine.

  • Hanry Dumond

    Vocês são ingênuos pensando que este movimento é puramente para melhorar o futebol brasileiro. Por trás dessa movimentação está o jornalista Juca Kfouri (amigo do Paulo André) que tem outras intenções que não aquelas defendidas publicamente. A detenção dos direitos de transmissão do Brasileirão está por trás de toda essa manobra e principalmente a ESPN Brasil é a maior interessada em ver o circo pegar fogo para poder tirar proveito da situação.

    • janca

      O Juca há muito tempo luta por um futebol brasileiro melhor. Muito antes de trabalhar na ESPN Brasil, Hanry.

  • Gielson

    O horário tem que ficar 22h mesmo. Esse horário que a Globo coloca é porque a maioria do público dela prefere a novela e não o futebol. Ainda não entenderam isso? Novela, 80% da população gosta. Futebol, apenas 50% mas como é jogo entre só dois times o interesse cai para uns 5%. O que a Globo ou qualquer emissora vai priorizar?

    • janca

      A audiência e é lógico que o faça. Mas que tem que participar da discussão sobre um novo calendário brasileiro, como uma das partes envolvidas e interessadas na questão, tem, claro.

  • marcelo

    Seria bom no bom senso futebol clube limitarem o salário dos jogadores ao nível da população brasileira….não é bom senso??? Então joga menos…..ganha menos…

  • Carioca

    isso é palhaçada, se não gostou que vá para o mercado de trabalho ganhar salario minimo

    se o jogador do meu time se machuca por causa da quantidade de jogos eu não to nem ai ou se vai para seleção pois os dos outros times tb vão

    é so fazer RIO-SÃO PAULO SUL-MINAS SANTA CATARINA-PARANA por exemplo, com 10 clubes cada campeonato com os 5 melhores colocados no brasileirão de cada região

    ex do rio-são paulo de 2014 – Botafogo, Flamengo, vasco, fluminense e macae – são paulo corinthians, santos, portuguesa e ponte preta

    e os outros disputão um estadual com menos clubes tb

    pronto dai ja tira um mes de jogos no calendario

  • fernando squarça

    Chega de bagunça chega de rede globo, chega de marin ladrão de medalha, chega de cob, copa do mundo e olimpiada, sei que os jogadores tem direito de reclamarem sim, são profissionais se os clubes que são patrões não aceitarem que rescindam os contratos deles, muita gente preocupada se jogador ganha muito ou não, mas o povo esquece que as entidades como cbf e cob e governo federal estão saqueando os cofres públicos para se manterem no poder e satisfazerem a si mesmos, acorda povo fica discutindo nos comentários o que é certo o que é errado, certo é não ter copa nem olimpiada em um pais pobre de saúde, educação, segurança, primeiro temos que aprender a lutar pelos nossos direitos e depois se preocupar com coisas futeis.

  • fernando squarça

    Quem vai pagar r$150,00 em um ingresso com o salário minimo de R$670,00, acorda povo, politico que ja foi condenado solto, policia matando gente inocente, vandalos quebrando o que é nosso e vcs preocupado com bom senso futebol clube. Acorda Brasil

  • BRUNO FERREIRA

    O interessante é quem organizou essa palhaçada toda são os jogadores velhos que estão voltando pro brasil pra encerrar a carreira e outros que estão aqui desde sempre ( r. Ceni). Eles ganham muito bem pro números de jogos aqui realizados, se não estão satisfeitos fassa igual ao vitinho… vai jogar na europa, lá tem poucos jogos, porém tem que ser bom de bola.

  • Roosevelt Ferreira

    Espero que a turma do Bom Senso, reduzam os altos salarios para que o nosso futebol seja profissional de verdade jogando pelas conquistas não jogando um ridiculo futebol a beira da queda da 2ª divisão igual está acontecendo com o São Paulo que precisou trocar de técnico por 3 vezes e são os mesmos jogadores que foram dirigido pelo 1º técnico será que foi o bom senso que prevaleceu?

  • Carioca

    Seria bom no bom senso futebol clube limitarem o salário dos jogadores ao nível da população brasileira….

    falou tudo o marcelo

    manda cada um ganhar 2 mil reais mais comissão por vitorias

    BOM SENSO COM A POPULAÇÃO

  • ricardo

    “Revolução dos Bichos”, perfeita comparação!,,, quem não leu, tem a obrigação de ler.

    • janca

      Livro incrível. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. A humanidade… O poder… A vaidade…

  • Raphael

    Quanta ignorância achar que os caras só querem trabalhar menos e ganhar muito. Só fala quem não vai ao estádio, de noite, voltando meia noite para casa, porque não pode ser mais cedo por conta da novela.

  • Cleibsom Carlos

    Janca, torço pelo Bom-Senso, mas culpar apenas a Globo é incorreto. Os presidentes dos clubes não valem coisa nenhuma e são eles que se ajoelharam diante da Vênus Platinada com cada um olhando somente para si. A própria CBF vem a reboque desta corja e à rigor não tem poder algum no que se refere ao campeonato brasileiro porque sua alçada se resume a seleção! Se os clubes negociaram os valores dos direitos de transmissão diretamente com a TV, é diretamente à TV que eles devem se dirigir para mudar o calendário. A CBF no fundo só faz a tabela do campeonato e mais nada! Os jogadores estão lutando, mas os clubes enquanto instituições permanecem calados…Acho este fato bastante sintomático! Quando se faz greve são os patrões que são questionados e o Bom-Senso está criticando o intermediário, no caso a rede Globo, e isto para mim é incoerência pura. São as cabeças dos presidentes dos clubes as primeiras que deveriam rolar!

    • Joao Pereira

      Eu amo a CBF sao lindos e cheirosos

    • janca

      Concordo. Culpar apenas a Globo não dá, mas os jogadores têm pressionado CBF e federações mais do que fazem com a emissora de TV.

      • cleibsom carlos

        Mas por que os jogadores silenciam quanto à culpa dos clubes, Janca? Acho curioso isso…A Globo só pensa em sua programação e merece ser criticada, isso é correto, mas os clubes aceitaram as cláusulas do contrato e agora têm que aguentar as consequências…Por que os clubes, na figura de seus presidentes, não bateram o pé antes de assinar a linha pontilhada e peitaram a Globo?

        • janca

          Não se trata de peitar a Globo. O que está em discussão é o calendário nacional, que envolve não só a Globo, mas especialmente CBF, federações e clubes. Que estão sendo pressionados, sim, tanto que o fair play financeiro também está em discussão.

  • rodrigo

    Sou a favor do bom senso, queria ver o meu time com estádio de primeiro mundo, com dinheiro nos cofres, recebendo a mesma quantia que as federações recebem, pagando as contas em dias, pois recebem merreca pelo futebol que produzem. Queria meu time recebendo muito por conquistas como libertadores, brasileiro entre outros, pois nossos times fazem viagens cansativas e as confederações e emissoras ficam com o dinheiro, e os clubes endividados, queria que o futebol brasileiro tivesse estádios cheios, times completos sem desfalques, recebendo no minimo 50 milhões por campeonato conquistado.O futebol brasileiro poderia ser referencia mundial pois é o país do futebol, temos que exportar os nossos melhores jogadores e somos obrigados a assistir campeonatos do exterior para ver os nossos craques e futebol de primeira. A entidade que se diz máxima, não está nem um pouco preocupada com qualidade e nem com torcedores brasileiros pois permite jogos em horários em que deveriam estar todos em casa com um sorriso no rosto de ver um futebol que deveria ser de encher os olhos.

  • josé aurélio

    acho muito importante esse movimento dos jogadores para acabar com essa safadeza que tem no futebol. Agora vem a CBF e falam que a globo pode isso pode aquilo isso infelizmente demonstra que quem manda mesmo no futebol nesse pais é ela a globo e não a própria CBF, uma verdadeira vergonha para a visão dos outros paises com relação ao brasil em matéria de futebol. Já to até vendo quem será o campeão dessa copa aqui ano que vem e não será por méritos de um bom futebol e sim por manobras e armações da poderosa rede globo. infelizmente uma pena isso

  • Ricardo

    Se eu estive se no lugar desses jogadores que ganham um caminhão de dinheiro,eu queria jogar bola de segunda a segunda…

  • Marcelo Soares

    Sabem no que isso vai dar? Hem “ABSOLUTAMENTE NADA” Falo isso sem medo de errar. Sabem por que? POR QUE A GLOBO NÃO QUER e se a GLOBO NÃO QUER, O Governo não quer, os políticos não querem os presidentes de clubes não querem os novos donos dos estádios de futebol ( Construtoras) e a sociedade manipulada por ela não quer. Simplesmente por isso. Felizmente não tenho a pretensão de mudar isso sozinho. ESCOLA PARA ESTE POVO GENTE. SÓ ASSIM PODEREMOS VER ALGUMA MELHORA NESTE PAÍS NO FUTURO. Há lembrei: O LANCE NET TAMBÉM NÃO QUER…Eles dificilmente vão deixar meu cometário ficar no site…rs…rs…. Abçs a todos

  • robertinho

    A mudança tem que ser geral e não só na Serie A , pois la estão os previlegiados do futebol , por que não perguntar a opiniao dos times pequenos que são maioria no Brasil , por que não pergunta a opinião dos jogadores menos favorecidos em seus salarios que mantem suas familias com dinheiro suado do futebol , ja que se fala tanto em Europa porque não fazer rodizio como é feito la ? ja vi varias vezes grandes jogadores no banco em um ou dois jogos .
    É muito comodo ganhar 200 , 500 , 800 mil reais e pedir melhorias para alongar a carreira , 30 dias mas 30 de pre-temporada só os times grandes farão pois os recursos só saem pra eles com isso não teremos aquelas surpresas que vemos no futebol Brasileiro e só , na Europa os grandes disputam um campeonato a parte exatamente por isso .
    Façam movimento pra mudar o comando da CBF , que está nas mãos de pessoas sem nenhuma historia no futebol e é cada vez mais politica !!

  • Essa CBF e essa Globo são o câncer do Futebol Brasileiro,o movimento não pode parar,pq se parar vai dar força para esse lixo deixar o futebol Brasileiro cada dia pior,a próxima vez que o arbitro dizer que vai dar cartão para todos deixa ele dar a porcaria desse cartão mais o movimento não podera parar,tem muitos aqui reclamando de salário de jogador,mais quem paga o alto salário são os club se alguém na empresa quisesse pagar um salário de 300 mil para alguém aqui todos aceitariam,então parem de ficar criticando salário de alguém pq recebe mais alto que vc,pq se todos tivessem condições ninguém iria negar o salário alto

  • dimas

    seria ótimo em ano de Copa do Mundo no Brasil os jogadores entrarem em greve por melhorias nas estruturas dos estádios, gramados e calendários e os árbitros por profissionalização de sua profissão. E se em 2016 os atletas brasileiros se negacem a disputar as Olimpíadas do Rio.

  • Marcio

    Demorou para os jogadores se manisfestarem contra esses ditadores que se perpetuam em cargos importantes geralmente indicados por seus antecessores e resistem insistentemente para não largar o cargo e perder o status e as mordomias. Aproveitando se do cargo e abusando do poder.
    Chega desses arranjos políticos com presidentes de federações inexpressivas no cenário futebolístico nacional para conseguir apoio.
    Chega de desviar jogos importantes de grandes clubes tradicionais para praças que não tem se quer um time que dispute uma competição de importância nacional impedindo os torcedores de coração de times de seu estado de acompanhar os jogos.
    Chega desse calendário oposto ao resto do mundo e do grande numero de competições que está acabando com a integridade fisíca de nossos jogadores e encerrando precocemente a carreira da grande maioria.
    Nosso futebol deve ser tratado como o que somos! os melhores do mundo e uma das paixão nacional. Bom Senso no futebol, Bom Senso nas atitudes, Bom senso com os torcedores.

  • marcos

    È um desrespeito principalmente com os torcedores partidas às 22:horas, falta de bom senso da Globo que quer abraçar o mundo de uma vez só. Se quer transmitir futebol que seja no horário que o torcedor verdadeiro possa ir ao estádio num horário que dê pra ele voltar para casa e poder descansar depois de um dia de trabalho. Novelas podem passar depois das 22:00 pois muitas delas influenciam muito mal nossas crianças. A maioria das pessoas que assistem novelas tem muito mais tempo pra perder.

  • Rafael

    Não sou contra o movimento,mas em minha opinião é ridiculo oque a CBF e esse Bom Senso fazem,vejam bem…
    A CPF por ser corrupta e etc,nenhuma novidade
    Ja o F.C Bom Senso tambem é ridiculo,pois ali tem jogador que recebe 50mil todo mes(Exemplo de um jogador tecnicamente ruim),e eu que recebo 50mil em 1 ano o cara recebe em 1mes
    Sendo que ele esta jogando bola,tem coisa mais divertida do que jogar bola? O cara ta ganhando 50mil/mes,fazendo oque ele ama fazer e ainda quer reclamar
    Se eu recebe-se 20mil/mes jogando bola eu ficaria de joelhos pra cbf

  • u

    globo é uma marfia,bando de pilantras,se na globo passa vasco,na band tem que ser vasco,não pode ser corinthians tem que ser oq eles queres bando de pilantras,cbf so tem landrão campeonato entra ano e sai ano a estrutura é a msm,pooo campeonato ingles,espanhol,frances,e outros tem um clip de entrada organização diferente e tudo aqui ja faz tempo q não vejo campeão levantar a taça de campeão nacional no campo tem que ser no tiatro,pq os jogadores jogão no tiatro fora globo fora cbf marfia

  • José Arouto

    Axo que os jogadores deviam jogar volei e se beijarem na boquinha

  • Hiran

    Concordo com o movimento, mas não entendo pq passam o pano em um dos maiores culpados disso td q acontece, que são as emissoras de tv, q exigem jogos todos e em horários pornográficos. Isso me faz pensar em 2 coisas:

    1. O Bom Senso é um movimento egoísta, q só pensa nos jogadores e não tá nem aí com o torcedor, que precisa sair do estádio meia noite e não tem como voltar para casa.

    2. As coisas ficaram de ponta cabeça: os times e torcedores se tornaram dependentes da TV, enqto a lógica deveria ser o contrário, pois sem times e sem torcida, não haveria futebol, mas o futebol sobrevive sem os desmandos da TV

    abs

  • Como disse dias atrás o Alex jogador do Coritiba: Quem manda no futebol brasileiro é a Globosta e a CBF é somente local das reuniões!
    É um absurdo jogos de futebol iniciar às 22h:00 prá atender essa emissora e o torcedor como fica ???
    Jogador de futebol de time grande em sua maioria ganha bem e daí??? porque quem reclama disso não vai jogar bola?? o desgaste físico é muito maior que no passado, pois a exigência física também é muito maior e por conta disso muitos jogadores tem problemas musculares.
    A CBF muitas vezes faz os times jogarem com apenas 48 horas de intervalo entre uma partida e outra quando a Lei manda obedecer 72 horas.
    Os clubes tem que ceder jogadores prá seleção brasileira para amistosos mesmo fora das datas FIFA!
    São muitos jogos seguidos entre os mesmos times quando estão disputando Copa do Brasil, Sul-Americana, e Brasileirão e isso está acabando com a qualidade do futebol brasileiro, muitas vezes os times tem que jogar pensando numa ou outra competição e prá manter um padrão de qualidade deveriam acabar com essa Copa do Brasil, nenhum time consegue financeiramente manter um elenco bom prá disputar simultaneamente duas competições!

  • Paulo H

    Janca acho que deveriam acabar os estaduais e fazer como na Inglaterra , um camp nacional com 10 series A,B,C etc.. e durar o ano inteiro começa em Fevereiro e termina começo de Dezembro , os jogadores poderiam ter ferias de 10/12 a 10/01 , dai uma pré temporada de 11/01 a 10/02, ou seja seriam 60 dias entre feria e pre temporada pra se preparar bem.
    Se os pequenos quisessem jogar contra os grandes que vão subindo de divisão e as federações e CBF poderiam dar prêmios em $$4 para os pequenos formadores de jogadores que que estiverem com as contas em dia , forçando os a investirem em categoria de base.
    Obrigar os grandes estipular teto salarial e estar com dia com fair play financeiro, e muitas outras coisas que é só ter um pouco de Bom Senso, que teremos campeonatos gostosos de assistir, estádios cheios.

    • janca

      Mas que eu saiba o Bom Senso não fala em teto salarial. Piso talvez, mas teto não.

  • Diógenes Soares

    Honestamente acho que os clubes grandes nem deveriam mais disputar campeonatos estaduais. Deixem para os pequenos e os clubes do interior fazerem a festa deles. Daí aproveita-se esse período do campeonato para fazer uma pré-temporada satisfatória e estipula-se um calendário com Copa do Brasil no 1° semestre e Brasileiro no 2° semestre e tudo com datas especialmente adaptadas para os clubes que nesse interim participam da Libertadores e Sul-Americana. Tenho certeza que dá pra fazer dessa forma, basta organização, BOM SENSO e clubes de ponta definitivamente abrindo mão de estaduais que já não tem a mesma magia do passado, nem mesmo utilidade nenhuma a não ser ganhar uns trocados por premiação, mas na prática só atrapalha o calendário para esses clubes grandes. Pelo menos eu enxergo dessa forma.

  • Tiago Cardoso

    Vejo que muita gente fala que o salário de jogador com menos jogos tem que diminuir.

    Ao meu ver não tem que diminuir, mas precisam definir uma legislação melhor.

    Para mim deveria haver teto, não pelo fato de um jogador merecer menos, mas para garantir que clubes não cometam verdadeiros absurdos com suas finanças, e acabam não pagando o acordado, o que acaba gerando em ações, multas, dívidas e etc….

    Mas isso é impossível, definir um teto acredito que possa ir contra as leis trabalhistas inclusive, e esse teto com certeza seria burlado através de bonificações entre outros…..

    Eu já pensei na possibilidade de jogador de futebol ser PJ, ele já trabalha sob contrato temporário mesmo, a diferença é que o clube seria desonerado de tributos e estes ficariam a cargo do próprio jogador… mas não sei se isso é possivel também.

    Enfim….

  • ahh faz favor ne meo , joga 3x na semana ganham rios de dinheiro ficam em hoteis 5 estrelas , uma porrada de gostosa atraz e ainda reclama? vai capinar roça para ver o quanto e bom esses jogadores sao e verdadeiros VAGABUNDOS

  • Leonardo Pimenta

    Pelo amor de Deus, ler que um comentário infeliz daquele dizendo que o Brasil vai ser que nem uma Espanha só dois times disputando titulos, realmente, concordo!
    Cota é totalmente diferente, mas olha os times que foram Campeões do Brasileiro, os times que brigaram, para com isso.

    Vamos parar de viajar.

    Concordo totalmente com o Janca, tem que correr atrás mesmo, horarios as vezes desumanos, eles tem familia assim como nós.

    Totalmente apoiado o Bom Senso, o que o São Paulo e o Flamengo fizeram ontem foi digno de aplausos
    E tem que haver isso sim.

  • BIDI JÚNIOR

    RSRSRS A GLOBO MANDA E DESMANDA, NÃO IRÃO ARRUMAR NADA, NA REALIDADE, ATÉ A CBF, É PROPRIEDADE DA GLOBO, SÓ NÃO ENXERGA, QUEM NÃO QUER…..

    A ÚNICA, QUE PODE TER OS JOGADORES, QUE QUISER, À HORA EM QUE BEM ENTENDER, SEM FORAR NENHUM, OU TER SOB CONTRATO, É A CBF!!!

    E A CBF, É A GLOBO…
    ESTE É O SISTEMA..

    E..QUEREM SABER??

    O BRASILEIRO, SE ACHA, REPRESENTADO, POR ESTA MERDA DE SELEMERDA,

    O POVO MERECE..

  • José Oliveira

    Heitor, VC falou tudo o que eu queria dizer. Muita gente só tem uma visão periférica do futebol.
    Gostaria de dizer que a interferencia da Globo é maléfica para o futebol, veja o que fizeram este ano, ao enfiar a copa do Brasil goela abaixo, misturando com as datas do Brasileirão, fazendo os clubes as vezes entrarem com jogadores reservas, apesar de estarem ameaçados de cair.

  • eu acho que os jogadores estão certos desse movimento. orque tem que protestar mesmo comtra essa tirania da globo que impõe horários e não respeita os jogadores quer mandar em tudo devem parar os campeonatos,retardar o máximo os jogos e todos os times pariciparem.é fácil jogar quarta sábadoe domingo com poucas folgas eles s´pensam em lucros fora rede bobo de televisão. televisão lider de audiência, lider só se for de alienar os telespectadores fora rede bobo

  • Esse Heitor la encima , e um otario mesnmo escrevendo em ingles dizendo merda para nao ser cortado ou censurado, otario metido a americanizado , Vai se fuder ,

MaisRecentes

Carille questionado



Continue Lendo

Ainda dá?



Continue Lendo

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo